Vinícola Guatambu – Rota Farroupilha

A Guatambu foi a minha maior surpresa durante os quatro dias que tive percorrendo a Rota Farroupilha. Sem dúvida. Já havia ouvido falar da qualidade dos vinhos produzidos na campanha gaúcha, mas não tinha ideia de que havia um lugar tão legal para o turista.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - vinicola guatambu

A Vinícola fica em Dom Pedrito e não faz muito tempo que foi fundada. As primeiras uvas foram plantadas em 2003 e a estância que visitamos como turistas ficou pronta só em 2013. Mesmo assim não estamos falando de gente amadora. A família que está por trás desse empreendimento de sucesso já tem mais de 50 anos de tradição em agropecuária de ponta.

 

 

Tá. É propaganda. Eu sei. A gente ganhou a visita e a degustação deles quando fizemos a #RotaFarroupilha. Mas é uma propaganda do bem, de algo que vale até mudar a estrada que você está acostumado a pegar entre Porto Alegre e suas compras no Uruguai.

É que visitar a vinícola Guatambu é uma boa desculpa para passar por Dom Pedrito e eu explico bem isso no post específico que escrevi sobre a cidade. Só não esqueça de que o motorista não pode participar da degustação, viu? A não ser que vocês estejam de excursão e hospedados por perto (veja a dica do Hotel Alexandre).

Dom Pedrito

 

A Estância do Vinho

Para quem não conhece, a Guatambu é uma produtora de vinhos ali da região da campanha gaúcha. E, veja só, tem ganhado vários prêmios por aí por sua qualidade. Mas para alguém que não entende nada de vinho como eu, fica difícil explicar os detalhes.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - espumantes guatambu

Vou dar o meu depoimento então como turista que já visitou várias vinícolas pelo mundo (inclusive em Mendoza e em Portugal). Uma coisa que é enriquece muito a experiência é quando somos ciceroneados por pessoas apaixonadas pelo que fazem. Não sei se foi sorte nossa, mas além da “guia” ter sido uma enóloga, estava lá também o próprio dono da Guatambu.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - parreiras guatambu

Essa hospitalidade é a cara da região da campanha gaúcha e torna tudo mais pessoal e agradável. Não é só visitar tanques e ver barris de envelhecimento de vinho. É também ouvir as histórias por trás da fundação (nesse caso bem recente) de um negócio de família.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - guatambu externa

Sabiam que a Guatambu usa 100% de energia renovável para o seu funcionamento? Recentemente eles instalaram painéis solares e zeraram a conta de luz. Na verdade, hoje é a companhia de energia elétrica que deve para eles, pois a sobra de eletricidade voltar para a rede. Sustentabilidade.

 

Degustação na Vinícola Guatambu

A degustação, como esperado, é o melhor momento da visita. Vem sempre acompanhada de uma mesa de frios, tanto na degustação tradicional quanto na premium.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - degustacao vinicola guatambu

Quando estivemos lá, estava junto com a gente um grupo de produtores uruguaios. Mesmo sabendo da experiência da sua audiência, a enóloga fez questão de explicar todas aquelas coisas básicas que eu já ouvi 20 vezes, mas nunca aprendo.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - sala de degustacao guatambu

Outra coisa legal: um ambiente super acolhedor, com lareira e janelões para o pampa. E para matar a pau: a opção pela degustação premium inclui a linha “épico”, vinho top da casa.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - lareira guatambu

E depois de provar 6 rótulos diferentes, a alegria que a gente fica é a receita para o sucesso do estabelecimento. Voltei cheio de vinhos para casa, depois da passagem obrigatória pela lojinha. Os preços são absurdamente baratos pela qualidade.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - mesa degustacao guatambu

Falei que eles organizam almoços harmonizados lá também? No site oficial dá para pesquisar quando será o próximo (sempre tem um programado). Dê uma olhada. E já fiquei sabendo que a comida é outro ponto forte da casa. Eles servem produtos típicos do pampa gaúcho ao estilo campeiro. Sacam aquele esquema rústico-chique? Perfeito!

Dom Pedrito Rota Farroupilha - guatambu

O único problema. Para fazer a visita com degustação é indispensável o agendamento prévio por email ou telefone. Então fique atento para programar bem a sua passagem por lá para não perder essa.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - guatambu fachada

 

Serviço

Vinícola Guatambu – Estância do Vinho
Endereço: BR 293, Km 265  – Dom Pedrito – RS
Fone: (53)3243.3295 – (53)9997.9016
Email: visita@guatambuvinhos.com.br
Site oficial | Facebook | Preços | Almoço Harmonizado

 

Rota Farroupilha banner

Quer ler todos os nossos posts sobre a #RotaFarroupilha? É só clicar neste link ou no banner acima.

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.

rotafarroupilha

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:0
Posts Relacionados:
04
Aug
2016
Nenhum comentário