Dom Pedrito – Rota Farroupilha

Dom Pedrito foi a maior surpresa da minha rápida passagem pela Rota Farroupilha. Fica ali entre Bagé e Santana do Livramento, mas é bem pouco conhecida, talvez por ter somente 39mil habitantes.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - monumento paz

Carinhosamente conhecida como a capital da paz, foi palco de um dos momento mais importantes da história da Revolução Farroupilha. Lá foi assinado o tratado que deu fim à guerra.

 

 

A cidade de Dom Pedrito

Eu já devia esperar bastante história de uma cidade com quase 150 anos (fundada em 1872), não é mesmo? Mas a verdade é que eu não sabia disso quando ela pintou no roteiro. Resultado: surpresa boa.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - matriz dom pedritoInterior da igreja matriz Nossa Senhora do Patrocínio

Tivemos a oportunidade de dar uma caminhadinha rápida pela cidade na companhia do seu Adilson Nunes Oliveira, diretor do museu da cidade. Foi mesmo uma honra ser levado por ele para conhecer prédios centenários como escola Nossa Senhora do Horto e a igreja matriz Nossa Senhora do Patrocínio.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - nossa senhora do horto colegioEscola Nossa Senhora do Horto

Dom Pedrito Rota Farroupilha - capela nossa senhora do hortoInterior da capela Nossa Senhora do Horto, que fica dentro da escola

 

Abre Parênteses
Mas a história mais curiosa que ouvi do seu Adilson não tem muito a ver com a Revolução Farroupilha não. Dom Pedrito tem um parque de exposições, onde acontecem as feiras agropecuárias da cidade. Acreditam que o projeto do parque é uma cópia do parque de exposição de Uberaba – MG, onde vive minha família?

“Me caiu os butiá do bolso”, gente! Não chegamos a visitar o parque, mas tive que ir ao Google conferir essa e fiquei mesmo boquiaberto. Por causa dos direitos autorais, não posso publicar as fotos aqui sem autorização. Mas vocês podem ver si próprios. É só clicar nos links:

Parque Fernando Costa (Uberaba – MG)
Parque Juventino Corrêa de Moura (Dom Pedrito – RS)

Loucura, né?
Fecha Parênteses

 

Eu já ouvi piadinhas infames sobre a Caixa D’Água que fica na praça central como sendo a única atração turística da cidade. Mas discordo. Só o prédio da prefeitura, é de cair o queixo. Mais bonito do que o da prefeitura de Porto Alegre, não acham? Ou estou exagerando?

Dom Pedrito Rota Farroupilha - prefeituraPrefeitura de Dom Pedrito

Claro que é tudo muito fácil de percorrer a pé. Melhor ainda porque a cidade é bem plana. Chamou minha atenção também os quarteirões perfeitamente quadrados e simétricos, pois houve planejamento na construção da cidade na época da sua fundação.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - caixa daguaPraça da Caixa D’Água

O casario colonial está por toda parte, ainda bem preservado. As ruas são limpas, largas e o clima é muito pacífico. Deve ser por causa da história da cidade, onde o tratado de paz foi assinado, dando fim à Guerra dos Farrapos.

Há um obelisco no local exato onde isso aconteceu. Mas fica na zona rural e não tivemos tempo de ir até lá conferir.

 

O que fazer em Dom Pedrito?

Mas será que vale a pena ir para tão longe, só para visitar alguns edifícios bonitos? Essa caminhada leva no máximo uma hora. Se conseguir pegar o museu Paulo Firpo aberto, some mais 30 minutos. E aí? Acabou o que se tem para fazer na cidade, né?

Ledo engano. Dom Pedrito funciona bem como cidade de passagem, claro. O caminho de Livramento para Porto Alegre (depois das comprinhas no free shop de Rivera, no Uruguai) pode ser feito tanto por Rosário / São Gabriel quanto por Dom Pedrito e Bagé. Segundo o Google, essa mudança de roteiro aumenta só 15 minutos de viagem.

Dom Pedrito

Já pensou em ir por um caminho e voltar pelo outro? Daí você pode parar para conhecer o que tem de interessante nas duas rotas! E além da visita ao patrimônio histórico, Dom Pedrito tem uma coisa muito, mas muito legal. Uma das vinícolas mais legais de se visitar no Rio Grande do Sul, a Guatambu. Mas isso é tema para um outro post inteirinho.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - vinicola guatambu

Clique aqui para ler nosso post sobre a Vinícola Guatambu – Estância do Vinho

 

Museu Paulo Firpo
Endereço: Rua Júlio de Castlilhos, 1060 Dom Pedrito – RS
Horário: Ter a Sex: 8-11:30h e 13:30-16:30h e Sáb: 9-11:30h
Site: http://museupaulofirpo.blogspot.com.br/

 

Onde comer em Dom Pedrito

A principal opção da cidade é o restaurante Cumbuca, bem na praça principal, do lado do Hotel Alexandre. Eles estão na verdade interligados lá por dentro. E aviso de propaganda ! Sim, eles receberam a blogueirada da Rota Farroupilha na faixa.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - buffet cumbuca

No almoço, o Cumbuca serve um buffet daqueles bem elegantes. Muitas opções de salada e pratos quentes para se servir e pesar no final. A mesa de sobremesas é paga à parte e dá um show nas opções e no sabor.

Mas o melhor mesmo é menu a la carte do jantar. Vira e mexe rolam alguns eventos por lá e a música ao vivo é quase certa aos sábados. A gente deu sorte de estar por lá justamente no sábado e estava lotadinho!

Dom Pedrito Rota Farroupilha - carre cumbuca

Minha dica é reservar sua mesa com antecedência. O cardápio inclui vários pratos com a boa carne do pampa (destaque para o carré de cordeiro da foto, uma delícia) e boas opções de vinho para acompanhar.

Minha maior surpresa foi o preço, muito mais barato do que custaria em Porto Alegre, considerando um lugar de qualidade semelhante.

 

Serviço

Restaurante Cumbuca
Endereço: Av. Barão do Upacaray 1055 – Dom Pedrito – RS
Telefone: (53) 3243-1846
Facebook

 

Onde ficar em Dom Pedrito

Nossa casa em Dom Pedrito foi o Hotel Alexandre. Tão legal que também mereceu um post inteiro só sobre o hotel. Mas se você está com preguiça de ler nosso review, vou deixar os dados do hotel aqui embaixo para facilitar.

Dom Pedrito Rota Farroupilha - hotel alexandre

Serviço

Hotel Alexandre
Endereço: Av. Barão do Upacaraí 1055, Dom Pedrito – RS
Telefone: (53) 3243 3033
Email: hotelalexandre@gmail.com
Site oficial | Facebook
Reviews em outros blogs: Territórios | As Peripécias de uma Flor

 

Resumindo, adoramos a nossa passagem rápida pela cidade. E com certeza um dia voltaremos, principalmente porque preciso fazer o almoço harmonizado da Vinícola Guatambu um dia. Quem sabe num feriadão já não programo isso, junto com umas comprinhas em Rivera, hein?

 

Rota Farroupilha banner

Quer ler todos os nossos posts sobre a #RotaFarroupilha? É só clicar neste link ou no banner acima.

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.

rotafarroupilha

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:0
Posts Relacionados:
03
Aug
2016
Nenhum comentário