Bodegas Carrau em Rivera – Rota Farroupilha

As Bodegas Carrau estão entre as mais antigas do Uruguai. Fundada pela família de mesmo nome em 1752, tem uma tradição “só” de 264 anos. Vocês conseguem ter noção? Porque eu não consigo. É muita história para uma vinícola só.

Bodegas Carrau Rivera Rota Farroupilha - vinicola brasileira

E apesar da nossa visita da Rota Farroupilha passar por marcos históricos da Revolução mais famosa do Rio Grande do Sul, nossa passagem por Santana do Livramento não podia deixar de fora essa incrível atração turística.

Só que não é para espalhar, tá?

 

 

Bodegas Carrau em Rivera e em Montevidéu

Eu não sei se vocês sabem, mas o Uruguai aqui do lado é um produtor de vinhos mundialmente conhecido há bastante tempo. O Brasil só entrou nesse mercado muito recentemente, comparativamente ao nosso vizinho.

Eu já ouvi dizer que o nosso clima quente e chuvoso não é legal para as parreiras e que por isso, seria impossível produzirmos vinhos de boa qualidade. Só recentemente é que se provou que não é bem assim e nossa indústria deu um salto incrível.

Bodega Carrau Rivera Rota Farroupilha - pampa

Se o Uruguai aqui perto consegue produzir vinhos de boa qualidade, a gente no Brasil também consegue, não acham? Por isso estão bombando os vinhos da campanha gaúcha, uma das áreas vitivinicultoras descobertas mais recentemente.

Talvez não seja coincidência estarem bem no paralelo 31 (onde também estão bons vinhos chilenos, da África do Sul e da Austrália).

Bodega Carrau Rivera Rota Farroupilha - vinhedos

A história das Bodegas Carrau começa, na verdade, na Catalunha em 1752. Desde esta época a família vem produzindo vinhos lá na Espanha, só tendo chegado ao Uruguai em 1930. A estrela aqui na América do Sul foi a uva Tannat, uma variedade tinta de sabor marcante e que se adaptou muito bem ao terroir local.

Bodega Carrau Rivera Rota Farroupilha - adega pessoal ignacio

Hoje as Bodegas Carrau se consagraram como uma das mais famosas do seu país e seus vinhedos se espalham por diferentes regiões do Uruguai. A sede principal da vinícola fica perto de Montevidéu, mas há também duas outras sedes próximas de nós.

Bodegas Carrau Rivera Rota Farroupilha - parreira maeParreira mãe

Uma delas é a vinícola de Cerro Chapéu, no lado uruguaio da fronteira, em Rivera. E aqui um aparte. A construção da bodega foi pensada de modo a facilitar a produção usando a própria gravidade para escoar os líquidos até o engarrafamento que fica na parte mais debaixo do edifício.

Cerro Chapeu Bodegas CarrauImagem retirada do site oficial da vinícola – Todos os direitos reservados

Como o terreno lá é inclinado, deu para fazer isso direitinho. As uvas entram em cima, são colocadas nos tanques de fermentação, depois descem para um andar inferior onde ficam as barricas de carvalho (e a temperatura é sempre bem mais fria que fora, ajudando no processo) e depois descem mais outro andar até onde os vinhos são engarrafados.

Bodega Carrau Rivera Rota Farroupilha - vinícola

Daí os caminhões podem entrar pelo portão de acesso direito na parte de baixo para levar os produtos à revenda.

Bodega Carrau Rivera Rota Farroupilha - tecnologia vinícola

 

Bodegas Carrau no Brasil

A região é tão promissora que a família Carrau comprou algumas terras dentro do território brasileiro. Sim! Teremos Carrau como produtor gaúcho em breve! Já estão construindo a vinícola do lado de dentro da fronteira, em Santana do Livramento.

Bodegas Carrau Rivera Rota Farroupilha - vinicola brasileira

Mas essa área ainda não está em operação. Nome a bodega já tem: Bodega Cerro Trindade (que é o nome do cerro que se avista de lá).

Bodega Carrau Rivera Rota Farroupilha - cerro trindade

Mesmo em obras, visitar tudo isso foi muito legal e surpreendente.

 

Tá, mas é segredo

Quero visitar as bodegas Carrau quando for a Rivera, como faço? Então… O Ignacio Carrau pediu para a gente não espalhar muito a notícia. Ele é o proprietário do lugar e nos recebeu muito gentilmente.

É que o lugar ainda está em fase de estruturação para receber turistas. Ainda não tem uma lojinha para a gente comprar os vinhos e nem um salão de degustação legal. E não dá, obviamente, para chegar lá assim, sem avisar.

Bodegas Carrau Rivera Rota Farroupilha - sede propriedadeSede da propriedade – privativa da família

Então por que escrever um texto aqui no blog?

Primeiro para agradecer ao Ignacio, que foi muito, mas muito gentil mesmo durante nossa estadia em Livramento, nos ciceroneando e nos mostrando toda a beleza do lugar. E também porque tem um jeitinho para se visitar o lugar, principalmente se você for do ramo enológico.

Bodegas Carrau Rivera Rota Farroupilha - IgnacioEste é o Ignacio, mostrando sua adega particular para nós

É que dá para entrar em contato como Ignacio por email e se ele puder, pode ser que consiga conduzir você por um passeio pela propriedade. Mas veja bem. Não prometo nada, é só se ELE puder, tá? Recomendo que só entre em contato quem for do ramo de enologia. Turista comum, como eu e você, acho que não rola (pelo menos por enquanto).

Bodegas Carrau Rivera Rota Farroupilha - barris uruguaiBarricas em uso de verdade no lado uruguaio da propriedade

No site oficial das Bodegas Carrau, dá para ver que essa visita agendada é possível. Mas entendam que visitar a Bodega em Rivera (Cerro Chapéu) é uma experiência muito diferente de visitar a sede principal, em Montevidéu. Lá na capital uruguaia, a estrutura para o turista está toda pronta, montadinha e funcionando a todo vapor.

Bodega Carrau Rivera Rota Farroupilha - barris brasilBarricas para exibição na parte brasileira, ainda em construção

Anotem o que eu estou dizendo. Daqui a alguns anos tudo aquilo lá vai estar prontinho e talvez até com uma pousada, hein? Lugar para isso eles já tem. Acho que é só uma questão de tempo…

Bodegas Carrau Rivera Rota Farroupilha - futura pousadaJá imaginaram esse lugar transformado em pousada? Eu também! Tomara que um dia seja!

 

Serviço

Bodegas Carrau
Endereço (Montevidéu): César Mayo Gutiérrez 2556 Montevidéu, Uruguai
Endereço (Rivera): Latitude S 30º58´36.86´´ / Longitud O 55º26´37.16´´
Telefone (Montevidéu): (+598) 2320 0238
Email (Montevidéu): visitas@bodegascarrau.com
Email (Ignacio / Rivera): ignaciocarrau@gmail.com
Site oficial

 

Rota Farroupilha banner

Quer ler todos os nossos posts sobre a #RotaFarroupilha? É só clicar neste link ou no banner acima.

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.

rotafarroupilha

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:0
Posts Relacionados:
08
Aug
2016
Nenhum comentário