A Lagoa dos Icebergs – Jökulsárlón

A Lagoa dos Icebergs é um lugar lá na Islândia onde uma geleira está derretendo constantemente e jogando imensos blocos de gelo dentro da água. Conheça esse lugar incrível chamado Jökulsárlón e a sua praia de areia negra cheia de icebergs encalhados.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - sandro

Esse lugar está na minha lista dos lugares mais importantes a serem visitados na Islândia. Não só pela beleza, mas pela possibilidade de estar tão perto de um iceberg, e até tocá-los. Isso, definitivamente, não é algo que se encontra em qualquer lugar do mundo, não acham?

 

 

Vou começar explicando para vocês como é o lugar e depois na segunda parte do post conto como foi a logística do passeio que contratamos para nos levar até lá.

 

Jökulsárlón – A Lagoa dos Icebergs propriamente dita

Sabem que eu fui procurar para ver se existia alguma palavra em português para o termo iceberg e não achei? Como é uma coisa que não existe nem aqui no Brasil e nem em Portugal (e nem em Moçambique, Angola… vocês entenderam, né?), acho ninguém se deu ao trabalho de aportuguesar a palavra.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - panorama

E a ideia de viajar para tão longe é justamente essa: conhecer uma coisa diferente, exótica, que não vemos todos os dias. É para isso que voamos por tantas conexões, não é mesmo? Para ser bem exato, foram 4 conexões!

Veja o post em que contamos nossa saga para chegar à Islândia

 

Vou tentar explicar bem rapidamente como se formam os icebergs para que vocês entendam como é especial este lugar. Para começar o processo todo, precisa haver uma geleira.

A propósito, no último post, a gente contou tudo o que aprendeu sobre geleiras.

 

A geleira pode ir se derretendo aos poucos, formando rios que traçam seu caminho até desaguarem no oceano. É assim na Falljokull, onde fizemos a nossa trilha. Era bem fácil de entender que do seu degelo formava-se um caudaloso rio.

Trilha pela Geleira Islandia - paisagem esculpidaGeleira Falljokull derretendo até chegar no mar

Mas quando a geleira fica bem à beira mar ou à beira de um lago como acontece em Jökulsárlón, não dá tempo para que o gelo se derreta aos poucos. A água que bate na base da geleira consegue fazer os blocos se partirem e caírem dentro d’água, particularmente no verão.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - geleiraA geleira está ali atrás, degelando

Como todos sabem, o gelo boia na água, e assim está formado o iceberg. Alguns são imensos, outros são pequenos. E como todos também sabem, o que vemos acima da superfície é apenas uma pequena parte de todo o bloco.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - ceu azulEsse era dos grandes

A lagoa dos icebergs tem uma pequena correnteza que vai levando todos esses blocos até o oceano. Só que para ficar ainda mais incrível, a saída dessa lagoa é bem estreita, então só blocos pequenos conseguem sair. Os grandes ficam dias e dias flutuando até derreterem o suficiente para passarem.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon IslandiaMais um grande

O resultado é uma lagoa de icebergs cheia deles e nós, sortudos turistas, conseguimos não só vê-los de longe, mas também navegar entre eles ao menos durante o verão. No inverno, infelizmente, parte da água da lagoa se congela, daí os passeios de barco se tornam impossíveis.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - geloE um pouquinho de céu azul para ajudar na foto

Para quem quiser saber mais sobre trilhas sobre geleiras e icebergs, recomendo checar o post do Molina sobre El Calafate aqui pertinho, na Argentina. Este é outro local do mundo onde também pode viver essa experiência. Não fui ainda conhecer a Patagônia, mas arrisco a dizer que o degelo do Perito Moreno é ainda mais incrível do que a lagoa dos icebergs da Islândia.

 

Tour para Jökulsárlón

Nós contratamos a Glacier Guides, uma empresa islandesa que faz passeios pelas geleiras e pela Jökulsárlón. Pagamos a conta do nosso bolso, reservando via internet nosso passeio, antecipadamente. Não acho que isso seja obrigatório, mas eu tenho sempre medo de deixar as coisas para a última hora.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - glacier guides skaftafell

Eles têm uma sede no centro de visitantes de Skaftafell, um parque nacional na base da geleira Vatnajokull, bem no sul do país. E há diversas opções de passeios que podem ser feitos com a agência.

Veja tudo no site oficial da Glacier Guides, com preços.

 

Nossa escolha foi o Grand Slam, o tour de dia inteiro que sai às 8:30h da sede em Skaftafell e volta ali pelas 17h depois de uma trilha de 5h pela geleira Falljokull. Já escrevemos sobre como foi a aventura na geleira em outro post.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - glacier guides bus

Ali pelas 13:30h, o simpático ônibus da companhia nos pega no sopé da geleira ao fim da trilha e nos leva até Jökulsárlón. O plano é chegar lá até as 15h, quando sai o barquinho anfíbio para o tour pela lagoa dos icebergs. Deu tudo certo, exceto pelo fato que não houve tempo livre para comer uma coisinha.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - barco anfibio

E o gordinho aqui já estava louco de fome, querendo atacar um lanche qualquer nessa lanchonete que tem bem ali ao lado do estacionamento. Deu tempo de ir lá depois do passeio de barco, mas imaginem a fila! Todo mundo do passeio e dos outros barcos devia estar com a mesma fome que a gente.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - centro de visitantes

Nem deu tempo para tirar foto do que comemos (um cappuccino e um muffin), de tão rápido que foi.

O passeio em si com o barco é bem legal porque é um momento relaxante e o guia dá uma aula sobre a formação da lagoa e dos icebergs em si. Faz demonstrações para explicar a cor azul do gelo (quanto mais compacto e transparente, mais ele parece azul para nós) e faz umas piadinhas aqui e ali.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - passeio

Pelo preço do passeio, vou dizer uma coisa talvez polêmica. Não é algo imperdível. Porque o que você vê a partir do barco é o mesmo que você vê da margem da lagoa, de graça. Fato. Então pode economizar essa grana.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - pessoasTuristas fotografando a lagoa de graça

Como a gente estava de carro alugado, poderíamos ter terminado o tour da geleira, descido em Skaftafell, pegado nossa campervan e seguido até Jökulsárlón por conta própria, comendo num restaurante com calma e passeando pelas margens da lagoa a pé mesmo. Economizaríamos uma boa grana.

Depois do término do passeio com o barco, eles sugerem que a gente conheça a praia de areia negra que está do outro lado da estrada N1, a uns 500m do estacionamento. Dá para ver direitinho os blocos menores de icebergs que conseguem achar o seu caminho rumo ao mar.

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - praia

E vários encalham na própria praia, rendendo fotos bem legais. Seria mais legal se não estivesse ventando tanto e tão frio. Mas mesmo assim lindo!

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - areia negra

No horário marcado, alimentados, foi hora de todo mundo subir no busão de novo e voltar até Skaftafell. Dê uma olhada no mapa que eu fiz mostrando esses trechos. Em Skaftafell estava a nossa campervan nos esperando para seguirmos viagem (chegamos ali pelas 17-17:30h).

Nossa próxima parada foi de volta a Vik para dormir no único camping ruim de toda a viagem. Mas isso é tema para outro post…

 

Serviço

Se é para ir tão longe do Brasil e pagar tão caro por tudo (a moeda da Islândia não é fácil não gente, super valorizada), então vamos afundar de uma vez o pé da na jaca e encarar passeio mais completo, né? Inclui a trilha pela geleira e mais Jökulsárlón.

Glacier Guides – Grand Slam
http://www.glacierguides.is/
Duração: 8h
Preço: ISK 21.190 ( EUR 151)
Saídas: 8:30h de Skaftafell

Lagoa dos Icebergs Jokulsarlon Islandia - terra firme

 

Não teríamos feito um passeio tão legal se não fosse a contribuição de outros blogueiros que foram antes da gente e nos contaram. Eis as nossas fontes:

London, sô!
Dri everywhere
De uns tempos pra cá
Contando as horas

 

Ahn! Só mais uma coisa!

E se você não quer dormir em camping e está procurando hospedagem na Islândia, não deixe de dar uma olhadinha nos nossos parceiros, o site Booking.com. Se fechar com eles depois de fazer a busca abaixo, a gente ganha uma comissão e você não paga nenhum centavo a mais por isso. Valeu!

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:2
Posts Relacionados:
06
Jul
2016
2 comentários
  1. Flora
    03/08/2016

    Ótimo post. Este é outro lugar que está muito na minha lista…