Flajoke, artesanato em biscuit
por Criz Azevedo
A Rota Farroupilha percorre os marcos deixados pela Guerra dos Farrapos na história e na cultura do Rio Grande do Sul. Pelo caminho, visitou artesanato, história, cultura e boa gastronomia. A Criz Azevedo foi nossa convidada para participar dessa jornada e nos conta neste texto como foi conhecer o Sítio Flajoke.
O tempo não estava muito amigável pela manhã, após deixarmos o Hotel das Figueiras. Chovia muito em São Lourenço do Sul. Mesmo assim, não abrimos mão de visitar o Sítio Flajoke, na localidade de Banhado Grande, que faz parte do Caminho Pomerano.
A região do Caminho Pomerano merece um roteiro mais dedicado e exclusivo, pois é cheio de atrativos, os quais não tivemos tempo de conhecer, e fugiria um pouco da Rota Farroupilha.
O Flajoke é o lar de um casal de artesãos que, após anos trabalhando na capital gaúcha, escolheu esse rincão para criar suas filhas. José Carlos Neutzling e Flávia Coelho de Souza fazem parte da associação Bichos do Mar de Dentro, confeccionando mini animais silvestres em biscuit e com detalhes aproveitados de resíduos da indústria de sucos, como o caroço de butiá.
As peças remetem a espécies encontradas na região da Costa Doce, têm excelente acabamento, riqueza de detalhes, e são vendidas no Mercado Municipal de Pelotas. O trabalho é lindo e diferenciado, e pode ser adquirido em mini esculturas individuais, jogos de xadrez, jogos da velha, resta-um entre outros produtos da coleção.
Além do artesanato, o Flajoke recebe visitantes, mediante agendamento. Entre as atividades, há a contação de fatos sobre a história, hábitos e costumes da extinta Pomerânia, a qual ficava entre a Polônia e a Alemanha, chegando a disseminar a cultura no Brasil, por volta do século XVIII, quando vieram os primeiros imigrantes para cá.
Uma das curiosidades, narradas por Neutzling, são as noivas de preto, uma tradição da época feudal que perdurou por muitos séculos, inclusive em colônias no Rio Grande do Sul.
Para saber mais sobre o Caminho Pomerano, entre em contato com a Secretaria do Turismo pelo telefone (53) 32519519.
Para apreciar os biscuits de Flávia e Neutzling, acesse o site da associação que divulga trabalhos de vários artistas, bem como outras técnicas de artesanato que têm como foco os animais da Costa Doce.
Serviço
Sítio Flajoke
Endereço: RS 265 – São Lourenço do Sul / RS (Distrito de Banhado Grande)
Fanpage no Facebook
Site oficial da associação de artesãos: http://www.bichosmardedentro.com.br/
Quer ler todos os nossos posts sobre a #RotaFarroupilha? É só clicar neste link ou no banner acima.
A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma Flor, Café Viagem, Mochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.