Fazenda do Sobrado – Rota Farroupilha

por Criz Azevedo

 

A Criz Azevedo esteve em São Lourenço do Sul /RS durante sua jornada pela Rota Farroupilha e escreveu vários textos para o nosso blog. Este é sobre a Fazenda do Sobrado, propriedade que conta um pouco da história da Revolução.

fazenda do sobrado sao lourenco externa

Um dos principais motivos para visitar São Lourenço do Sul, a Fazenda do Sobrado é daqueles lugares que você viaja no tempo ouvindo relatos sobre a história da casa, narrados pela proprietária Ivany Serpa.

 

São mais de 300 hectares de terras, onde encontra-se um tipo de alvenaria rara para os anos 1790 quando foi concluída: um sobrado. A edificação levou cerca de 10 anos para ser erguida, com paredes de 90 centímetros de espessura e pé direito muito alto, tendo materiais como barro e sangue de boi (para dar liga) entre outros insumos possíveis de encontrar na região (e para a época).

fazenda do sobrado sao lourenco rota farroupilha vista

Outro aspecto é a parte de marcenaria que foi talhada em madeira vinda da Bahia, pois o pampa é vegetação rasteira, um bioma com poucas árvores propícias para serem usadas em construções.

fazenda do sobrado sao lourenco criz na janela

A Fazenda do Sobrado pertenceu à Anna Joaquina Gonçalves da Silva, mais conhecida por Don’Anna, uma das irmãs de Bento Gonçalves, e foi presente de seu pai que ganhou terras da coroa portuguesa divididas em sesmarias.

fazenda do sobrado sao lourenco rota farroupilha porcelanas

Incluía uma charqueada e área para receber embarcações, servindo, também, de quartel general para líderes como Bento, Gomes Jardim, General Netto e Giuseppe Garibaldi fazerem suas reuniões durante o período da revolução.

fazenda do sobrado sao lourenco rota farroupilha sala

No sobrado há uma sala exclusiva para esses encontros, trazendo detalhes em homenagem à maçonaria, a começar pela escada de três degraus, a qual se sobe com o pé esquerdo (por ser o lado do coração), além de três janelas e três portas, número símbolo para os maçons.

fazenda do sobrado janela

Por ser um sobrado e estar a 800 metros da Lagoa dos Patos, era considerado estratégico, pois propiciava a visualização, caso um inimigo quisesse invadir, além de ser o caminho do meio entre Pelotas e Camaquã. De acordo com registros, a casa nunca chegou a ser invadida.

fazenda do sobrado sao lourenco fachada rota farroupilha

Desde 1965 é propriedade da família Serpa, e há 18 anos dispõe de serviços de turismo rural, com passeios a cavalo, visita guiada sobre a história da casa, almoço campeiro, hospedagem e locação para eventos, mediante agendamento.

fazenda do sobrado sao lourenco rota farroupilha roupa de epoca

A Fazenda do Sobrado fica a 1 quilômetro do centro de São Lourenço, e vale a pena conhecer pelo contexto histórico. No dia de nossa visita, devido ao mal tempo, não fizemos o passeio a cavalo.

fazenda do sobrado sao lourenco rota farroupilha frente

A área externa é muito bonita, usada para casamentos e formaturas, além de ter sido locação para a mini série Luna Caliente.

 

Serviço

Fazenda do Sobrado
Site oficial: http://fazendadosobrado.blogspot.com.br/
Telefone: 53 3251 2141 – Ivany Serpa ou Maurício Serpa
Email: mauricio.sobrado@gmail.com
Endereço: Alameda Mano Serpa 555 – São Lourenço do Sul/RS

 

Rota Farroupilha banner

Quer ler todos os nossos posts sobre a #RotaFarroupilha? É só clicar neste link ou no banner acima.

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.

rotafarroupilha

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:0
Posts Relacionados:
25
Jul
2016
Nenhum comentário