Camaquã, parada estratégica

por Criz Azevedo

A Rota Farroupilha é um itinerário de muito charme pelo extremo sul brasileiro que visita os marcos deixados pela revolução mais importante do Rio Grande do Sul – a Revolução Farroupilha. A Criz Azevedo, jornalista, é nossa convidada para contar como foi conhecer Camaquã, uma das primeiras cidades desse roteiro.

fundos do museu de camaqua

Discreta, assim é Camaquã, localizada a 129 quilômetros da capital gaúcha. A cidade é daqueles lugares cujos atrativos você vai descobrindo enquanto conversa com o historiador e pesquisador Paulo Vianna Sant’Anna.

 

O estilo aparentemente pacato camaquense, pode-se dizer, não mudou muito desde os tempos da Revolução Farroupilha. Mas não se engane com essa serenidade. Os camaquenses são como os mineiros: trabalham em silêncio.

Museu Municipal Divino Alziro Beckel camaqua rota farroupilhaMuseu Municipal Divino Alziro Beckel

acervo do museu municipal camaqua rotafarroupilhaAcervo do Museu Municipal

Naquela época, não houve batalhas na cidade, tampouco invasões. No entanto, foi ponto estratégico para que os revolucionários pudessem desenvolver seus planos de ação, entre eles, a construção de barcos para serem usados por Giuseppe Garibaldi.

Camaquã, atualmente, é conhecida como capital nacional do arroz parbolizado, devido às extensas plantações do grão, além de outras atividades agropecuárias importantes.

rota farroupilha camaqua museuMais do Museu

A cidade conta com prédios históricos, como a Igreja Matriz São João Batista; o Museu Municipal Divino Alziro Beckel, com mais de 800 peças e onde abriga um espaço dedicado ao historiador Barbosa Lessa, que tem o maior acervo sobre cultura gaúcha do estado.

igreja matriz sao joao batista camaqua rota farroupilhaIgreja Matriz

Também é possível apreciar o Cine Teatro Coliseu; a Casa do Poeta Camaquense, única no Brasil dentro de uma praça. Outro ponto que vale a pena conhecer é a barragem do Arroio Duro, que fica junto a um parque e rende belas fotos ao pôr do sol.

barragem de camaqua represaBarragem do Arroio Duro

Para saber mais sobre a história de Camaquã e fazer um tour guiado com Paulo Vianna, entre em contato pelo telefone 51-85569247 ou e-mail pvsa21@yahoo.com.br

 

Rota Farroupilha banner

Quer ler todos os nossos posts sobre a #RotaFarroupilha? É só clicar neste link ou no banner acima.

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.

rotafarroupilha

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:0
Posts Relacionados:
17
Jul
2016
Nenhum comentário