TchÊncontro – Blogueiros de Viagem invadem Porto Alegre

O TchÊncontro foi o primeiro encontro de blogueiros de viagem em Porto Alegre. E já de cara chegou chegando. Conseguiu a façanha de reunir 32 blogs de turismo e encheu dois ônibus daqueles de viagem para levar todo esse povo para a serra gaúcha.  😯

Tchencontro  - Tchencontro

Nós do Andarilhos do Mundo, não poderíamos ficar de fora de um evento desse porte, acontecendo na nossa cidade, né?

 

 

As atividades começaram numa sexta-feira de manhã e se estenderam até o domingo. Com direito a site oficial, o TchÊncontro gerou um baita burburinho nas redes sociais e conseguiu atrair a atenção de milhares de leitores para as belezas aqui do sul do Brasil.

Quero pedir desculpas desde já para a maravilhosa organização do evento pela demora em vir aqui no blog contar a nossa experiência. Já faz quase um ano que tudo isso aconteceu e só agora conseguimos escrever esse post. Mas antes tarde do que nunca, né gente?   😳

Já não bastava a gente não ter conseguido ajudar nada na organização… (que vergonha)

 

Primeiro dia: Porto Alegre

Mas vamos contar para vocês como foi o nosso dia a dia. Serve como roteiro para qualquer um interessado em conhecer a região. Não é só de Gramado e Canela que vivem o turismo gaúcho, como vocês poderão perceber.

Tchencontro  - Gasometro Porto AlegreA usina do gasômetro, um dos símbolos da cidade

Porto Alegre é uma cidade encantadora. Pelo menos na minha opinião, já que foi onde escolhi morar (vim de bem longe, lá das Minas Gerais).

Para esquentar um pouco os motores, nada melhor do que um passeio de barco pelo Guaiba, cujas águas banham a cidade. Já faz tanto tempo que o evento aconteceu, que o Cisne Branco até já foi desativado, depois de naufragar em uma tempestade que houve por aqui em Janeiro de 2016.

Tchencontro  - Skyline Porto Alegre

Reza a lenda que um dia ele voltará a funcionar, o que seria ótimo. Afinal, conhecer a skyline de Porto Alegre a partir da água é uma das coisas mais bonitas de se fazer em um dia de sol. #VoltaCisneBranco

Tchencontro  - Cais do Porto AlegreCais Mauá

Depois do naufrágio, fica difícil saber quando poderemos velejar pelas águas mansas do Guaiba novamente, visitando ilhas escondidas e reservas naturais. Acho que agora só em 2017…

Depois do passeio de barco mais famoso da cidade, a gente foi ao Mercado Público almoçar, outro programa tradicional para o turista. Eu até acho que há lugares melhores para se comer no centro histórico, mas com certeza há ali um certo charme.

Tchencontro  - Mercado Publico Porto Alegre

É um outro lugar que sofreu um destino trágico. Está ainda sendo restaurado depois do incêndio de 2013. As bancas, felizmente, estão todas abertas para compras inusitadas e principalmente, para se apreciar coisas típicas gaúchas. É um bom lugar para adquirir um souvenir.

Próxima atração: o POA Free Walking Tour. Assim com em outras capitais do mundo, Porto Alegre também tem um grupo de voluntários que levam turistas para conhecer a pé as principais atrações do seu centro histórico.

Tchencontro  - Free Walk Tour Porto Alegre

De graça. Isso mesmo! De graça. Todas as informações sobre como participar do Tour podem ser extraídas do site http://freewalkpoa.com. Hoje em dia, eles também estão fazendo caminhadas por outros bairros da cidade, sempre com muito bom humor e lições de história.

Tchencontro  - Blogueiros Free Walk Tour Porto Alegre GrupoImagem clicada pelo pessoal do Free Walk POA

Eu, particularmente, adoro o centro histórico da cidade. Há prédios de variados estilos arquitetônicos, alguns realmente bem antigos. Para quem tem tempo para uma esticadinha, vale conferir o MARGS (Museu de arte do Rio Grande do Sul) e o Santander Cultural.

Se esse tour levou o pessoal para conhecer o centro histórico, que tal seguir agora, de ônibus panorâmico, para dar uma voltinha pela cidade toda?

Tchencontro  - Porto Alegre

Porto Alegre tem duas opções para a sua “Linha Turismo“: uma que percorre o centro histórico e bairros adjacentes, e outra que vai até a Zona Sul e a Zona Rural da cidade. Neste dia, foi a vez de passear pela região central.

 

Depois de tanto tempo passeando, chegou a hora de voltar para o hotel, tomar um banho e se arrumar para a night. Blogueiro de viagem que é blogueiro de viagem passa a night onde? Em um hotel!!!

O Íbis Moinhos de Vento (Moinhos de Vento é o nome de um dos bairros mais “cool” de Porto Alegre) convidou o pessoal para um coquetel com finger foods e todo mundo apareceu por lá.

Tchencontro  - Glacy no Coquetel do ibisGlacy, doBlog da Glacy, à esquerda – foto by Alessandra do blog Tô Pensando em Viajar

Sucesso. Foi um bom momento para a gente confraternizar e fazer o nossa abertura oficial. As organizadoras Paula, do Mochilinha Gaúcha, Glacy do Blog da Glacy e Laura do Colecionando Viagens deram as boas vindas a todos, com direito a brindes de espumante…

Tchencontro  - Laura Coquetel ibis Porto AlegreLaura, do blog Colecionando Viagens – foto by Alessandra do blog Tô Pensando em Viajar

… e brindes mesmo! Ganhamos vários presentinhos dos patrocinadores.

Depois da festa, hora de dormir um pouco que o outro dia começava bem cedo…

 

Segundo dia: Serra Gaúcha

Cedo do dia estávamos todos a postos para subir a serra rumo a Bento Gonçalves, nosso primeiro destino. O objetivo era chegar numa região chamado “Caminhos de Pedra”, um circuito turístico cheio de edifícios históricos e atrações campeiras.

A Casa da Ovelha foi a primeira a nos receber. Fizemos a principal atividade da casa, que é a demonstração do pastoreio das ovelhas com uma cadelinha Border Collie. Muito legal.

Tchencontro  - Casa da Ovelha Caminhos de Pedra Bento Goncalves

Pode parecer atração para a crianças, mas prometo que vocês não vão se arrepender de ver o talento da cachorrinha que conduzia o rebanho seguindo os apitos inaudíveis da adestradora.

Tchencontro  - Casa da Ovelha Blogueiros Bento Goncalves

Depois de um momento “ownnn” com os filhotinhos, foi a hora de degustar os produtos lácteos produzidos na casa e vendidos nos nossos supermercados. Cada coisa mais boa que a outra. Definitivamente, foi o ponto alto da nossa jornada pela serra.

Para mais informações, visite http://www.casadaovelha.com.br/

 

A próxima parada já foi para o almoço, no maravilhoso Casa Ângelo. A casa funciona assim: você paga um preço fixo e pode comer à vontade. Salada e sobremesas são servidas no buffet. Os pratos quentes de inspiração italiana (com massas e carnes) passam na mesa como rodízio.

Tchencontro  - Almoco Bento Goncalves Casa Angelo Caminhos de Pedra

Preço justo, sabor excelente e caprichado. Recomendo. Clique para acessar aqui a fanpage da Casa Ângelo no Facebook.

 

Mais duas atrações nos esperavam nos Caminhos de Pedra. A Casa da Erva-mate era a próxima, mostrando tudo sobre como se produz a erva e, principalmente, sobre como se faz o chimarrão tradicional.

Tchencontro  - Moendo Erva Mate Chimarrao Caminhos de Pedra Bento Goncalves

E tinhas coisas lá não tão tradicionais assim, como o sorvete de erva-mate. Gostei, viu? (Mas teve gente que não curtiu).

Tchencontro  - Chimarrao Caminhos de Pedra Bento Goncalves

E para terminar o roteiro, visitamos também a Salumeria do Caminhos de Pedra. Um lugar para provar todos os tipos de salame e copa. Te desafio a sair de lá sem levar ao menos algum para casa.

Tchencontro  - Salumeria Caminhos de Pedra Bento Goncalves

 

No fim da tarde, rumamos para Garibaldi, uma cidade que fica do ladinho de Bento Gonçalves, onde se situa uma das mais antigas produtoras de espumantes de qualidade do Brasil: a Peterlongo.

Tchencontro  - Peterlongo Garibaldi

Muito, muito, mas muito legal. Eu já fui a várias vinícolas da Serra Gaúcha e sempre gosto muito do passeio e das degustações. Mas a Peterlongo me surpreendeu muito, porque sua história é especial dentre todas elas.

Você vai aprender como foi que a casa conseguiu o direito na justiça de chamar o seu espumante de Champanhe, mesmo sendo produzido aqui em solo nacional.

Tchencontro  - Blogueiros Peterlongo Garibaldi Serra Gaucha

Isso sem falar na trajetória da marca, que nos anos 80 acabou caindo na tentação de se popularizar. Distantes já desse passado, nos anos 2010 seus espumantes vêm sendo premiados em diversas feiras internacionais.

E esse foi o fim do nosso sábado…

 

Terceiro dia: Porto Alegre de novo

A programação de Domingo foi beeeem mais light, até porque a maioria dos blogueiros precisava voltar para as suas cidades à tarde.

Então a gente foi passar de Linha Turismo de novo de manhã, mas dessa vez no roteiro pela Zona Sul da cidade.

Tchencontro  - City Tour Porto Alegre Linha Turismo

Esse roteiro é bem mais longo e chega até a Zona Rural da cidade, mostrando fazendas que produzem uvas e pêssegos, bem aqui do nosso lado na capital. Isso sem falar nas praias do Guaiba, que só não são muito frequentadas por causa da poluição.  😐

Tchencontro  - Sandro Linha Turismo

O final da linha é no Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, com uma linda vista panorâmica da região. Esse roteiro a gente aqui do blog Andarilhos do Mundo fez pela primeira vez, mesmo morando em Porto Alegre há 13 anos. Aprovado!

Tchencontro  - Santuario Mae de Deus Porto Alegre

Se alguém estranhou a falta do churrasco, podem ficar tranquilos. O almoço do domingo foi no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) 35, um dos primeiros fundados no estado e que fica na capital mesmo, numa das avenidas mais movimentadas da cidade.

Tchencontro  - Almoco CTG 35 Churrascaria

Além de comida campeira tradicional, o CTG apresenta um show de danças tradicionais gaúchas. O Sandro, aqui dos Andarilhos do Mundo, conseguir ser escolhido para subir no palco e servir de cobaia durante a apresentação de boleadeiras. Hilário.

Tchencontro  - Palco do CTG 35 Porto Alegre

Mas como tudo tem que chegar ao fim, sobrou pouquinho tempo para uma visitar rápida ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, a última atração TchÊncontro. Um dos melhores museus de Porto Alegre e do país, indicados para crianças de todas as idades.

Tchencontro  - Museu de Ciencia e Tecnologia PUC Porto Alegre

 

Agradecimento final

Não poderíamos terminar esse post sem um agradecimento especial à pessoa da Paula, do blog Viagens da Mochilinha Gaúcha, que foi a idealizadora desse fantástico evento. Claro que sabemos a Glacy e a Laura também fizeram muito para que o projeto fosse levado a cabo, mas sem a garra e o carisma dessa gaúcha da campanha, essa baita confraternização não teria sido tão legal.

Tchencontro  - Paula Mochilinha Gaucha

E, claro, um pedido de desculpa a todos os patrocinadores pela demora para escrever esse humilde post. 🙁

logos_apoio

E aí vai a listinha de todos os blogs que participaram da festa:

 

Across The Universe
Blog da Glacy
Brasil Naturista
Café Viagem
Colecionando Imãs
Colecionando Viagens
Devaneios de Biela
Dicas e Roteiros de Viagem
Disney Guia
Dudu Afora
Férias de Mochila
A Fragata Surprise
Giros por Aí
Janela ou Corredor
Nécessaire na Mala
Nerds Viajantes
No Mundo com a Gente
Nós no Mundo
Por aí Por aqui
Tá indo pra onde?
Territórios
The Way Travel
Tô Pensando em Viajar
Turismo by Neneca Campos
Uma Senhora Viagem
Viagens da Mochilinha Gaúcha
Viagens que Sonhamos
Viaja, Bi!
Viajandinha Mafra
Viaje com a Flora

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:7
Posts Relacionados:
08
Jun
2016
7 comentários
  1. Paula Brum
    08/06/2016

    Ah, querido, foram dias excepcionais. Um Encontro alinhavado e realizado por muitas mãos, do tamanho do nosso sonho. Foi lindo e um prazer tirarmos a amizade do virtual para as ruas e mesas da cidade. Beijão!!!!

  2. Beta
    08/06/2016

    Nossa! Que delícia matar as saudades do Tchêncontro. Estava bom demais.

  3. Glacy
    08/06/2016

    O Tchêncontro foi “tudo”, foi uma boa experiência muito bem relembrada pelos Andarilhos do Mundo, um encontro marcado pelo calor do tempo e da alegria dos amigos que aqui se encontraram. Beijos no coração de todos vocês.

  4. Lilian Azevedo
    08/06/2016

    Que bom sair um post agora para matarmos as saudades e quem sabe animar o povo do Sul a pensar no TchÊncontro II,III,IV……