Compensa alugar carro em Foz do Iguaçu? Numa cidade em que tudo fica longe e com tantas atrações imperdíveis, só posso te dizer uma coisa. Vale a pena demais.
Claro que é possível conhecer tudo de transporte público ou até mesmo contratar passeios para cada lugar que você quiser visitar. Mas se alugar carro em Foz do Iguaçu não é a opção mais barata, certamente é a opção que te dará mais liberdade.
Por que alugar carro em Foz do Iguaçu?
Quando estávamos montando o nosso roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu, começamos a fazer o orçamento de cada passeio e concluímos: se a gente fosse pagar traslado para cada atração que quiséssemos conhecer, iríamos gastar uma fortuna!
Estávamos em 6 pessoas, equacionar isso nos deu um baita trabalho, mas no final, batemos o martelo. De carro alugado, se a coisa não saísse mais barata, pelo menos seria extremamente confortável.
Então entramos em contato com os nossos amigos da principal agência de turismo receptivo de Foz, a Loumar Turismo e eles descolaram uma cortesia para a gente. Para 6 pessoas, foram necessários 2 carros. Mas um, pelo menos, foi na faixa.
Se você já acompanha o nosso blog, sabe que essa é a preferência dos Andarilhos do Mundo. Sempre. De carro, podemos acordar a hora que der na telha, dirigir até a atração que nos interessa e sair de lá no nosso tempo.
Mas a principal razão de se alugar carro em Foz do Iguaçu é a liberdade de entrar e sair de Puerto Iguazú, na Argentina. Dá para jantar todas as noites nos excelentes restaurantes da cidade vizinha e aproveitar os baixos preços da boa gastronomia hermana.
Poder ficar no lado argentino das cataratas até a hora do parque fechar também é uma mordomia que só quem está de carro alugado em Foz do Iguaçu pode ter.
Mas como funciona para atravessar a fronteira de carro alugado?
Ao alugar carro em Foz do Iguaçu, com uma locadora local como a IguFoz (que nos patrocinou), eles geralmente preparam a documentação necessária, desde que você avise com 48h de antecedência.
Além da documentação normal necessária para o aluguel do carro (carteira de motorista válida e cartão de crédito), são necessários dois documentos adicionais.
O primeiro documento é a autorização feita pelo proprietário do veículo (no caso, a IguFoz) cedendo ao motorista uma autorização para cruzar a fronteira. Geralmente é cobrada uma pequena taxa para a emissão deste documento. Pergunte sempre ao fazer o seu orçamento.
Atenção: nenhuma locadora autoriza cruzar a fronteira com o Paraguai!
O segundo documento é a Carta Verde, um seguro que cobre danos a terceiros, obrigatório para circular nas estradas dos países do Mercosul.
Como funciona e quanto custa a Carta Verde?
Não sei se vocês sabem, mas a Carta Verde pode ser comprada em qualquer seguradora, em qualquer lugar do Brasil. Se você comprar com o seu corretor de seguros, não precisa comprar da IguFoz, por exemplo.
Você paga pelo número de dias que vai circular no exterior. No nosso caso, pagamos R$ 95,00 para os 3 dias. É bom avisar com 48h de antecedência que você vai precisar do documento, senão pode acontecer de a locadora não te autorizar a cruzar a fronteira com a Argentina, que é a principal razão de alugar carro em Foz do Iguaçu.
Já estou até prevendo a seguinte pergunta na caixa de comentários ali embaixo:
– A carta verde é realmente necessária? Mesmo para ir só em Puerto Iguazú?
Então… Nós cruzamos a fronteira duas vezes e eles não pediram para ver a nossa Carta Verde. Mas em ambas as vezes os agentes da imigração nos perguntaram onde iríamos e a gente explicou nosso destino, que era Puerto Iguazú e as Cataratas.
Parece (veja bem, parece) que a Carta Verde só é cobrada mesmo de quem vai seguir viagem pela Argentina além de Puerto Iguazú. Mas eu, se fosse você, não arriscaria.
No caso de qualquer acidente menor, o guarda de trânsito vai te cobrar o documento e se você não estiver com ele é multa na certa. Vamos fazer a coisa correta, né?
Gi (minha irmã) e o Alê no carro alugado, parceria nessa jornada
Agora que você já sabe tudo sobre como é alugar carro em Foz do Iguaçu, lembre-se de cotar com a IguFoz, que nos cedeu gentilmente esta cortesia.
Mas se a sua necessidade for um hotel na cidade, a caixa de busca abaixo pode te dar uma mão. Caso chegue a fechar uma reserva com o Booking.com, a gente ganha uma comissão de alguns centavos. É pouco, mas ajuda nosso blog a se manter vivo.
Muito bom post! E sobre a Carta Verde: Já me pediram, mesmo eu dizendo que iria só até Puerto Iguazú. Tivemos que dar meia volta… Realmente, não dá pra arriscar.
Oi Letícia!
Tá vendo! Eu sou sempre assim, meio caxias… Para evitar essa meia volta aí.
Abraços.
Eu li sobre a Carta Verde em blogs, mas quando aluguei carro em El Calafate para cruzar a fronteira con o Chile, nem na locadora e nem na aduaneira chilena ou argentina me foi solicitada. Eu estava com o seguro de veículos oferecido pelo meu cartão de crédito. Quando perguntei à funcionária da Hertz sobre a necessidade da tal Carta Verde, ela desdenhou. Será que é só para quem cruza a fronteira saindo do Brasil?
Então…
A Carta Verde é um seguro com cobertura de danos a terceiros, feito para veículos brasileiros quando estiverem nos países do Mercosul. No seu caso, você pegou um veículo argentino, daí pode ser que a regra seja outra.
Independente disso, uma coisa é certeza: desde o final de 2013, veículos estrangeiros devem entrar no Chile portando um seguro exclusivo, chamado SOAPEX. Veja o link: http://www.magallanes.cl/MagallanesWebNeo/index.aspx?channel=8212
Abraços.
Ja atravessei pra argentina sem a carta verde, e acabei que bati em um outro carro, nada grave, só um amassado… mas me pediram a carta verde, dizendo que é por ela que a seguradora cobre… tive que pagar o amassado pro argentino na hora, pq senão eles iriam apreender o meu carro, para garantir que eu assumisse o prejuízo. Morri com 300 reais ali na hora… e se eu nao tivesse dinheiro?
Oi Alessandro,
É isso mesmo. Já pensou se o dano fosse maior? Eu sempre sempre tento andar conforme as regras e me precaver ao máximo. Muito legal compartilhar com a gente a sua história. Obrigado.
Abraços
[…] é pegar um transfer e pagar R$49,00 pela Loumar Turismo, e outra é alugar carro (achei neste blog umas dicas […]
Excelente dicas! Até citei vocês no post que fiz no blog https://tenhominhaloucura.wordpress.com/2015/06/13/viagem-relampago-foz-do-iguacu-e-missiones/. Abraço
Obrigado pela indicação Nery! Curti muito seu blog. Super legal!!!
gostaria de saber se as agencias dao autorizacfao para a travessia ao Paraguai e se la no Paraguai temos facilidade de encontrar estacionamento? obrigada.
Não dão, Maria das Graças. As seguradoras não cobrem sinistros no país. 🙁
Melhor ir a pé ou de van.
Abraços.
Boa tarde. Adorei as dicas, como somos 4 (família) realmente salgaria os passeios por agências, bem como essa questão da liberdade de horário. Bem. Vc tbm daria dica de hospedagem de bom custo benefício em Foz, e se é melhor compras na ARG ou PAR? *no caso, Paraguai só por transporte contratado, já q a locadora não permite?
Oi Thiago,
Sobre hotel, acho sempre mais fácil usar o Booking.com e sua ferramenta de busca.
Sobre ir para o Paraguai com carro alugado, os seguros não cobrem qualquer sinistro, por isso não é indicado.
Abraços.
Oi Gleiber, Bom dia, achei seu blog hoje e dixa ver se eu entendi : De carro alugado no Paraguai não dá mesmo que voce tenha comprado o Carta Verde? Mesmo com o seguro a locadora não autoriza?
Oi Ana,
A carta verde é uma coisa, o seguro é outra.
A carta verde é exigida pelo país (no caso o Paraguai) para permitir que você circule lá dentro. Ela garante proteção contra terceiros caso você se meta num sinistro.
O seguro protege você e seu carro. E os seguros NÃO dão cobertura a sinistros no Paraguai. Por isso as locadoras não permitem. Tecnicamente, você até poderia atravessar a fronteira, mas se o seu carro for roubado do lado de lá, você terá que dar um carro novo para locadora, entendeu? Porque o seguro não cobre!
Abraços.
Olá Gleiber, estarei indo a Foz do Iguaçu em Novembro, iremos de carro próprio e um dos passeios é conhecer a Argentina, principalmente o IceBar.
Como é carro próprio, como será meu procedimento para atravessar a fronteira. Poderia me ajudar?
Obrigada.
Oi Mayara,
Basta levar os documentos do carro, dos ocupantes (carteira de motorista e identidade ou passaporte), além do seguro carta verde. Normalmente, só para ir em Puerto Iguazu eles não perdem a carta verde não, mas é bom garantir. O carro precisa estar no nome de uma das pessoas que está viajando com vocês. Ou seja, super tranquilo.
Abraços.
Mayara, apenas complementando a resposta, como irá viajar com carro próprio, pode se adiantar e pedir a Carta Verde na sua cidade mesmo. Eu pedi em Porto Alegre, quando viajei para Montevideo com o meu carro 🙂
Olá Gleiber, se eu deixar meu carro no estacionamento antes de atravessar a ponte da amizade, na hora da volta com compras você acha seguro voltar a pé pela ponte da amizade? O que fazer?
Eu fui e voltei a pé. Não vi nenhum problema.
Abraços.