O Romantismo de Sintra por um dia

by Molina

Quem está em Lisboa tem um passeio obrigatório e uma linda cidade a descobrir. Conhecer a bela cidade serrana de Sintra, localizada a apenas 23Km da capital portuguesa.

Palacio Nacional da Pena parte alta Portugal Sintra

Chegar a esta pequena cidade é muito simples e pode ser feito pegando um comboio (trem), que mais parece um metrô de superfície na Estação Ferroviária do Rossio, localizado na parte Baixa de Lisboa. O trecho é feito em aproximadamente 30 minutos e é bem agradável.

 

Sugiro levar um agasalho, pois as temperaturas em Sintra são bem mais amenas que em Lisboa, devido sua localização nas montanhas.

Sintra Portugal

Vale a pena comentar que Sintra era a residência dos reis portugueses no verão devido às altas temperaturas da capital e hoje é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Saindo da pequena estação de trem, facilmente é possível ir caminhando em direção ao centro, distante a apenas 1Km.

Ruas de Sintra Portugal

Um dos belos edifícios que já são vistos na frente da estação e que rende algumas fotos é a Câmara Municipal de Sintra, que mais parece um castelo.

Camara Municipal de Sintra Portugal

De longe é possível avistar as duas grandes chaminés cônicas que compõe o Palácio Nacional e te guiará na direção do centro da cidade. No caminho aprecie e bela vista para o vale à sua direita, algumas construções e monumentos.

Casario Portugues Sintra

Na Praça da República está o comércio da cidade, com lojas, restaurantes e cafés. É também no centro que fica um dos monumentos que merecem ser visitados.

Praca da Republica Sintra Portugal

 

O Palácio Nacional de Sintra

Este palácio foi refúgio de verão dos reis portugueses desde a época de Dom Dinis (séc. XIII), que foi quem lhe conferiu as primeiras formas definitivas sendo reformado e ampliado por Dom João I (séc. XV) e Dom Manuel I (séc. XVI), imprimindo neste palácio estilos gótico, mudéjar e manuelino.

Palacio Nacional de Sintra

Nos seus interiores se encontram um grande acervo de azulejos mouriscos belíssimos, com destaque para as Sala dos Cisnes (com afrescos nas paredes), Sala das Pegas (pássaros decorando o teto), Sala dos Brasões, Sala das Caravelas (em forma de navio) e a Capela Palatina. Também deve ser conferida a cozinha e suas chaminés gêmeas de 33 metros.

Após a visita ao Palácio Nacional uma parada para um café ou almoço nos arredores é sempre bem vindo. Sugiro o Café Paris. Não deixe de provar o delicioso Queijo de Azeitão, com uma consistência cremosa não deixa nada a desejar a um bom camembert ou brie.

 

Palácio Nacional da Pena

A próxima sugestão de visita é o Palácio Nacional da Pena. Este castelo está um pouco distante do centro, então não seja muquirana e vá de ônibus (passagem a 5,00 euros com direito a volta). Você pode tomar o ônibus bem no centro (linha 434).

Vista de Sintra Portugal

Um pouco antes do Palácio da Pena fica o Castelo dos Mouros. Construído no século X, a fim de vigiar a aproximação das tropas inimigas a quilômetros de distância de onde se tem uma vista deslumbrante da Vila de Sintra, do Palácio da Pena, da serra e do oceano Atlântico.

Castelo dos Mouros Sintra

O antigo convento de monges Jerônimos de Nossa Senhora da Pena, de 1511 foi comprado em 1838 pelo rei D. Fernando II (esposo de Dona Maria II – filha de D. Pedro IV de Portugal, Pedro I no Brasil, o mesmo que proclamou nossa independência), que o comprou e fez uma série de reformas, dado seu gosto pelas artes (por isso chamado de Rei-Artista).

Palacio Nacional da Pena Sintra Portugal

Em 1843 o rei ainda ampliou o Palácio em uma nova ala (Palácio Novo). Ao redor do palácio, o rei mandou plantar o Parque da Pena.

 

 

Outras atrações em Sintra

Se houver tempo há ainda muito mais a se conhecer na cidade como a Quinta Regaleira, uma linda mansão com passagens secretas e jardins.

O Palácio Montserrate, outro palácio de verão real, o Palácio de Queluz também conhecido como o Versailles de Portugal. Temos ainda o Palácio do Seteais e o Museu do Brinquedo.

Antes de ir embora de Sintra de não deixe de provar uma iguaria típica da cidade – Queijadas. As mais tradicionais pastelarias são Casa da Periquita ou a Casa da Sapa.

Queijadas da Sapa Portugal Sintra

Assim espero que aproveitem bastante esta linda cidade, patrimônio da humanidade.

 

Se ficaram com alguma dúvida usem a caixa de comentários abaixo.

E se estão procurando algum hotel ali em Portugal, não esqueçam de dar uma olhada no site do Booking.com. Se você fechar alguma reserva depois de ter clicado no nosso link, você vai deixar uma comissão para nós, sem pagar mais caro por isso! Pesquise aí:

Escrito por: Rodrigo Molina
Compartilhe:
comentarios:2
Posts Relacionados:
17
Mar
2015
2 comentários
  1. Isabel Grácio
    18/03/2015

    Boa tarde,

    Já vos sigo a alguém tempo e planeie a viagem a Roménia com uma grande ajuda do vosso blogue.
    Sou de Lisboa vivo a 20 min de Sintra e quero dar-vos os parabéns excelente artigo sobre Sintra sem.dúvida uma das vilas mais bonitas de Portugal

    • Oi Isabel,
      Que legal!!! Temos leitores de além-mar! 😀 Eu (o Gleiber) ainda não conheci Sintra, mas o Molina deixou até a mim com água na boca. Abraços.