Fátima e a devoção à Virgem Maria

by Molina

Fátima é considerada um dos maiores centros de peregrinação do mundo cristão. Não e à toa que atraia tanta gente, mesmo aqueles não tão devotos, mas que de alguma forma se encantam com a história da aparição de Maria aos três pastorinhos em 1917.

Santuario de Fatima

A cidade de Fátima fica a 130 km de distância de Lisboa, 85 km de Coimbra e 200 km do Porto.

 

 

Como chegar em Fátima

Para quem está em Lisboa e não quer ir de carro, a melhor forma é ir de ônibus. Para vocês terem uma ideia, a estação de trem de Fátima fica a 23Km de distância do Santuário, enquanto que a rodoviária fica somente a 5 minutos a pé.

Você pode utilizar os serviços da empresa Rede Expressos. Os ônibus partem da estação Sete Rios que fica ao lado da estação de metrô Jardim Zoológico.

Rodoviaria de Fatima Portugal

Os ônibus são muito confortáveis e pontuais, além de possuírem wi-fi grátis. As autopistas de Portugal são fantásticas, por isso vale a pena. Se você não pretende ir a outra cidade de Portugal, #ficadica de fazer esse bate-volta de ônibus.

 

Visitando Fátima

Reserve umas três horas para ver tudo com calma.

O Santuário é enorme, sendo a praça central, maior que a Praça de São Pedro, no Vaticano.

Santuario de Fatima Portugal

No local onde a Virgem fez as aparições aos três pastores (irmãos Francisco e Jacinta e sua prima Lúcia) havia uma árvore (azinheira) que foi destruída pelos próprios fiéis que arrancavam seus galhos.

Ali foi construída a Capela das Aparições, onde ocorrem as missas ao longo do dia.

Capelinha das Aparicoes Fatima Portugal

Na Basílica de Nossa Senhora de Fátima estão as relíquias dos hoje Beatos Francisco e Jacinta e da Irmã Lúcia, última a falecer.

Tumulos Fatima Portugal

Impossível não se emocionar e sentir paz, independente da fé que cada um possui. Só de estar em um local onde o que todos carregam são boas energias a paz e a serenidade reina.

Como a Basílica ficou pequena para a multidão de fiéis, principalmente os que visitam no dia 13 de maio, foi construída a Basílica da Santíssima Trindade que pode receber até 8000 pessoas.

Basilica de Nossa Senhora de Fatima

Se você ainda tiver algum tempo, a 3Km está o Aljustrel, onde estão a Via Sacra, composta de 14 capelinhas em memória da Paixão do Senhor e uma 15ª correspondente à Ressurreição.

Via Sacra Fatima Portugal

Lá também ficam as casas dos Beatos Francisco e Jacinta e de Lúcia.

Casa de Lucia

No fundo da casa de Lúcia está o Poço dos Pastorinhos, onde o Anjo da Paz (Anjo de Portugal) apareceu pela segunda vez em 1916.

Loca do Anjo

Ao lado do Santuário há vários restaurantes, cafés e inúmeras lojas onde é possível comprar lembranças para não se esquecer deste lugar sagrado.

 

E vocês? Já foram a Fátima? Já conheceram Portugal? Deixem suas dicas, dúvidas e comentários loga abaixo.

E se estão procurando algum hotel ali em Portugal, não esqueçam de dar uma olhada no site do Booking.com. Se você fechar alguma reserva depois de ter clicado no nosso link, você vai deixar uma comissão para nós, sem pagar mais caro por isso! Pesquise aí:

Escrito por: Rodrigo Molina
Compartilhe:
comentarios:2
Posts Relacionados:
19
Mar
2015
2 comentários
  1. Em 2003 tive o prazer em fazer a pé o Caminho de Compostela entre Burgos e Santiago, 520 km em 18 dias. Na sequencia conheci o Santuário de Fátima e realmente impressiona pela devoção dos peregrinos, que de joelhos seguem até os pés de N.Senhora. Ali pude provar o melhor bacalhau de nata que já comi em minha vida, uma sugestão do próprio taxista que pegamos na estação de trem para chegarmos até o Santuário… Parabéns pelo post. abraço e muitas viagens…

    • E aí Mauro,
      Que bom te ver por aqui.
      Se tiver algum link para o caminho de Santiago lá no teu blog, deixa aqui pra gente. Eu dei uma procurada e não encontrei. Vai dizer que não escreveu ainda???
      Mas a dica do bacalhau de nata está anotada!
      Abração