Nosso roteiro pela Escandinávia

Está pensando em viajar para a Noruega, para a Suécia ou para a Dinamarca? Para todos esses países numa mesma viagem? Quer tentar assistir à Aurora Boreal? Seus problemas acabaram! A gente vai descrever passo a passo como foi o nosso roteiro pela Escandinávia.

Bergen Noruega bryggen

Se você quer seguir o nosso roteiro à risca, fiquem a vontade. A ideia é essa! Mas você pode (e deve) adaptar esse roteiro às suas necessidades e retirando tudo aquilo que a gente fez de ruim.

 

 

Por onde começar?

A gente começou por Oslo. Mas você pode começar o seu roteiro pela Escandinávia por qualquer capital: Copenhague, Oslo ou Estocolmo. O mínimo é ficar 3 dias em cada capital dessas. E depois, vá se deslocando entre elas…

Bem… A gente fez tudo diferente, na verdade. O nosso objetivo principal era ver o espetáculo da Aurora Boreal, na cidade de Tromsø, na Noruega. Então assim que chegamos em Oslo, só dormimos uma noite para descansar e fomos direto pra lá.

Oslo Noruega Arte ao Ar livre

 

1º dia: Oslo, com noite no Hotel Scandic Byporten
2º dia: voo de Oslo para Tromsø de SAS.

 

Prefeitura (Rådhus) de Oslo Noruega

Mas não faça como a gente!!! Fique direto uns 3 dias na sua primeira cidade, para não ter que ficar trocando de hotel várias vezes durante a viagem. Nós só fizemos assim porque se deixássemos para ir a Tromsø 3 dias depois, perderíamos os dias de Lua Nova, os mais perfeitos para ver a Aurora Boreal.

Para saber tudo sobre Oslo, leia os nossos posts:

+Dicas de Oslo – Informações Práticas
+Pontos Turísticos de Oslo

 

Tromsø

Depois de 3 dias em Oslo, vá para Tromsø ou para Bergen. Tromsø não é um destino que você precise realmente conhecer, a não ser que seja inverno e você pretenda ver o fenômeno chamado Aurora Boreal.

Como Fotografar a Aurora Boreal

Não sabe o que é a Aurora? Como fazer para vê-la? Adivinhe: é só ler nossos posts.

+ Como são os Tours de Caça à Aurora Boreal
+ Aurora Boreal: tudo o que você precisa saber
+ Como fotografar a Aurora Boreal

A gente não escreveu só sobre a Aurora, mas também escrevemos sobre a cidade de Tromsø, de onde saem os passeios.

Tromso Noruega frio congelante

Deixamos dicas de hotel, de como circular pela cidade e que outras atrações visitar, além dos tours de caça à Aurora Boreal. Vejam:

+ Guia de Atrações Turísticas
+ Informações Práticas
+ Resenha do Hotel Viking

Tromsø é um lugar muito bonitinho e com vários museus legais. Servem para se distrair enquanto se espera o cair da noite, quando a cidade se esvazia. Todo mundo pega uma van, ou ônibus para ver o espetáculo das luzes verdes do Norte.

Fotografando Aurora Boreal Borrando

No verão, Tromsø não tem Aurora. Por verão, entenda-se de Março a Setembro. Mas mesmo assim, muitos passeios passam pela cidade que fica bonita e verdejante, pelo que me contaram. Detalhe importante: não vale à pena chegar lá de outro jeito, só de avião. Foi o que fizemos.

Tromso Noruega catedral do ártico vista externa

E para sair de lá, idem. No nosso caso, viemos de Oslo e depois fomos para Bergen. Se você estiver vindo de Bergen, pegue o voo de saída para Oslo. E reserve, no mínimo, 4 noites para tentar ver a Aurora Boreal. É que ela pode não ser assim fácil de se ver. A maioria dos guias sugere reserver 7 noites para garantir.

Então vamos resumir:

 

3º, 4º e 5º dia: Tromsø – Hotel Viking
6º dia: voo de Tromsø para Bergen de Norwegian.
Noite no Hotel Det Hanseatiske

 

Você pode fazer esse roteiro invertido. Em vez de ir de Oslo para Tromsø e depois a Bergen, pode também ir de Oslo para Bergen e depois a Tromsø. Tanto faz.

 

Bergen

Bergen é uma cidade adorável no litoral oeste da Noruega. Uma base perfeita para fazer vários passeios pelos lindos fiordes do país. A gente só ficou uma noite lá, o que foi muito, mas muito errado. Um verdadeiro pecado.

Bergen Noruega bryggen de perto

Reserve ao menos 3 noites na cidade, principalmente se for verão. Dá também para fazer uma dobradinha com Stavanger, de onde partem passeios muito legais também. A gente só ficou uma noite, no Hotel Det Hanseatiske. Foi muito corrido.

Deu só para ter um gostinho de como a cidade é.

Mas no dia seguinte, seguimos viagem de volta a Oslo, usando um tour chamado Norway in a Nutshell. Esse passeio é simplesmente perfeito, muito legal mesmo. Tanto que escrevemos um post só sobre ele.

Bergen Ao Vivo 12

Para simplificar, esse tour tem a pretensão de te fazer conhecer tudo o que a Noruega tem para conhecer, em um só dia. Trata-se de uma jornada que sai dos fiordes do oeste do país, sobe os Alpes Escandinavos e termina em Oslo.

Norway in a Nutshell Aurlandsfjorden

Esse mesmo passeio pode ser feito no sentido inverso também, de Oslo para Bergen. Então minha dica é: não importa roteiro pela Escandinávia que você escolher, coloque o Norway in a Nutshell no meio.

Norway in a Nutshell Vilarejo na subida da montanha

Aí vai o que fizemos:

 

6º dia: Bergen, dormido no Hotel Det Hanseatiske
7º dia: tour Norway in a Nutshell
Noite no Scandic Byporten, em Oslo.

 

E os links para os nossos posts sobre Bergen e arredores:

O que fazer em Bergen
Norway in a Nutshell – toda a Noruega em um só dia

Hotel Det Hanseatiske

 

Dinamarca

Depois de fazermos o tour Norway in a Nutshell, a gente pegou um voo para Copenhague, a capital da Dinamarca. Lá, não tivemos tempo de conhecer muito do país, só mesmo da capital. Nosso voo foi pela SAS novamente.

Copenhagen Dinamarca Nyhavn

Decidimos ficar 3 noites, num hotel simples, perto da estação central de trens: o Hotel du Nord. Mesmo assim tiramos um dia inteiro para pegar um carro alugado e dirigimos até um castelo de Hillerød, o Frederiksborg.

Jardins do Frederiksborg Dinamarca

Vejam os links para os nossos posts sobre a Dinamarca:

O que tem para ver em Copenhague
+ Como ir do aeroporto de Copenhague para a cidade

Rosenborg Slot – um lindo castelo dentro de Copenhague
Christiania – a cidade livre
Hillerød e Hensingør – arredores de Copenhague
Hotel du Nord 

Castelo Rosenborg Copenhagen Dinamarca jardins

E seguindo o esquema do nosso roteiro, ficou assim:

 

 dia: Voo de Oslo para Copenhague, de SAS. Hotel du Nord.
 dia: Copenhague.
10º dia: Tour por Helsingør e Hillerød.
11º dia: Viagem de Copenhague para Estocolmo (de trem).

 

Christiania Copenhagen Dinamarca

 

Suécia

Se você quer ir de Oslo para Copenhague de trem, em vez de avião, pode também. Pesquise no site da SJ, a empresa sueca de trens. A gente preferiu o voo da SAS, mas o trem pode sair mais barato. Sempre veja nos sites o preço das duas alternativas.

Estocolmo Suecia Parlamento

De Copenhague para Estocolmo a gente simplesmente comprou um bilhete de trem. Foram longas horas de viagem, mas que valeu a pena, porque as paisagens que passava pela janelinha eram muito bonitas.

Estocolmo Suecia Ilha Skeppsholmen

Estocolmo é a mais linda das três capitais que conhecemos no nosso roteiro pela Escandinávia. Valeu demais os três dias que passamos por lá. E, claro, a gente escreveu posts detalhados sobre esta linda cidade.

Estocolmo Suecia Cais na Strandvägen

Veja os nossos links:

O que tem para ver em Estocolmo
Compras em Estocolmo e onde comer
Museu de História da Suécia
Dicas de Hotel em Estocolmo

Na Suécia, a gente não conheceu nada além da capital, Estocolmo. Não paramos nem em Gotemburgo, nem em Malmö, duas lindas cidades suecas. No verão, 3 dias podem ser pouco, fica a dica.

Estocolmo Suecia Cisnes no Cais

Deveríamos ter voltado para o Brasil direto de Estocolmo, sem precisar voltar para Oslo. Por isso que é bom fazer um bom planejamento antes de viajar. Acabamos passando mais horas e horas viajando até a Noruega só por causa do nosso voo.

 

11º dia: Estocolmo, no Hotel Radisson Blu Waterfront
12º Dia: Estocolmo
13º Dia
Troca para o Hotel Scandic Sergel Plaza
14º Dia: Viagem de de Estocolmo para Oslo (trem)
15º Dia: Volta para o Brasil

 

 

Outras Sugestões de Roteiro pela Escandinávia 

Um roteiro pela Escandinávia melhor do que o nosso poderia ficar assim:

1º,2º e 3º Dia: Estocolmo
4º Dia: viagem para Copenhague (trem)
5º e 6º Dia: Copenhague
7º Dia: Viagem para Oslo (trem ou avião)
8º e 9º Dia: Oslo
10º Dia: Voo para Tromsø
10º ao 14º Dia: Tromsø com Aurora Boreal
15º Dia: Voo para Bergen
16º e 17º Dia: Bergen
18º Dia: Volta para Oslo via Norway in a Nutshell
19º Dia: Volta para o Brasil

Se for verão, tire os dias de Tromsø fora e coloque Stavanger se o seu tempo / orçamento permitirem. Se quiser diminuir alguns dias, dá para passar só dois dias em Oslo e só dois dias em Copenhague. Daí é só não visitar Hillerød, nem Helsingør.

Norway in a Nutshell Fiordes Noruegueses

E para completar, a gente ainda escreveu dois artigos com dicas importantes para quem pretende visitar a região.

Que roupas vestir para encarar o frio extremo?
Para andar de trem pela Escandinávia

 

Bem, pessoal, acho que era isso.

Se ficaram com alguma dúvida usem a caixa de comentários abaixo.

E se estão procurando algum hotel na Escandinávia, não esqueçam de dar uma olhada no site do Booking.com. Se você fechar alguma reserva depois de ter clicado no nosso link, você vai deixar uma comissão para nós, sem pagar mais caro por isso! Pesquise aí:

Banner Horizontal Andarilhos Boreais

Mais sobre a Escandinávia? Clique no banner acima.

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:53
Posts Relacionados:
03
Feb
2015
53 comentários
  1. Amanda Saviano
    13/02/2015

    Adorei o post, muito completo e bem explicado! Parabéns!

  2. GIOVANI MOREIRA
    16/02/2015

    Olá Gleiber e Sandro, parabéns pela viagem, a riqueza de informações e dicas do blog são excelentes, muito estão me ajudando na finalização de meu roteiro. Irei no dia 8/mar, viagem de 14 dias, onde apenas adquiri a chegada e o retorno, que será Londres e Estocolmo.
    Devo fazer o seguinte roteiro: Londres/Amsterdam/Bergen/Oslo/Copenhague ??/Estocolmo……… pois ainda estou fechando os hotéis e transportes….. e seu blog.
    Na Escandinávia, para compra de miudezas ou onde não se utilizar cartão de crédito,,, aceita-se Euro ?? ou terei que adquirir moeda local ?
    Sobre o passeio Norway in a Nutshell, vcs compraram o ticket antecipado pela net, ou compra-se diretamente no local e dia do passeio ?
    Um abraço, Giovani.

    • Oi Giovani
      Esqueci do Norway in a Nutshell! Eu comprei o ticket antecipado pela internet. Mas dá para pegar lá na hora também. Não vai lotar em Março, fique tranquilo.

  3. Deve ser fantástico conhecer a Aurora Boreal! As cidades onde vocês passaram também são lindas… Suas fotos ficaram show 🙂

  4. Wendel
    23/03/2015

    Olá Gleiber e Sandro.
    Acabei caindo aqui pesquisando quais os melhores roteiros e comparando com o meu para conhecer essa terra fascinante que é a escandinavia.
    Mas ainda tenho uma duvida quanto a comunicação. Só o inglês basta? Pessoal é bem reciproco a isso ? Ou é bom dar uma aprendida em pelo menos o básico de alguma lingua mais nórdica ?

    • Oi Wendel
      Não precisa nem do básico nas línguas escandinavas. Conto sempre a história de um atendente de um 7eleven em Tromsø que começou a se desculpar dizendo que não sabia falar inglês direito comigo. Conversa vai e conversa vem e eu gaguejava muito, mas muuuuuito mais que ele. TODO mundo fala inglês por lá. Pode ficar tranquilo.
      Abração

  5. Carolina Corazza
    20/05/2015

    Olá! Adorei o post! Estou querendo ir com meu marido final de setembro e inicio de outubro pra tentar ver a aurora boreal em tromso!! Vc acha que estará muito frio?Gostaria de saber se vc acha que dá pra colocar Helsinque ou se já foi pra lá! Obrigada!!

    • Oi Carolina,
      Frio lá sempre é. Mas em Tromso é menos frio que qualquer outro lugar do mundo onde há Aurora Boreal. Então, no máximo, faz uns -5 graus na cidade, nos dias mais frios. Dá para combinar com Helsinque sim, mas a gente ainda não conheceu a Finlândia. Abraços

  6. Poliana
    28/05/2015

    Respondendo a pergunta aí de cima, dá super para ir a Finlândia! Em três semanas de viagem meu roteiro foi, nessa ordem:
    Estocolmo – Helsinki – Tallinn – Oslo – Flam – Bergen – Tromso – Stavanger – Oslo.

  7. Cristian
    28/06/2015

    Oi, Gleiber. Quando vocês fizeram essa viagem à Escandinávia?

  8. Mochileiro sem dinheiro
    03/10/2015

    Só sendo milionário pra fazer uma viagem dessas! Ainda mais com esses hotéis caríssimos! Pretendo fazer um mochilão pela Escandinávia e gastar durante a viagem inteira o que vocês gastaram em dois hoteis desses.

  9. Guilherme Zaniboni
    17/11/2015

    Olá amigos.

    Estamos planejando uma viagem por estas 3 capitais que vocês passaram. E talvez incluir alguma outra cidade. A ideia da viagem é acontecer no começo de Dezembro/16.
    Quais temperaturas pegaremos? Já tem neve por lá nesse fim de outono? Obrigado e parabéns pelo site!

    • Oi Guilherme
      Prepare-se para frio e possibilidade de neve sim. Não é certeza, certeza… Principalmente em época de aquecimento global, mas é quase certeza. Acho que deve estar entre -5 e +5 graus a temperatura em dezembro. Abraços.

  10. Luiza Diz
    12/02/2016

    Oi Gleiber!
    Ótimo post! Queria saber em que mês do ano vocês foram… Vou pra lá em outubro e ainda estou montando o roteiro pra tentar ver a aurora..
    Obrigada!

    • Oi Luiza,
      A gente foi em Março.
      As suas chances são tão boas quanto as nossas e ainda pode ser que faça menos frio.
      Abraços.

      • Luiza
        05/04/2016

        Oi Gleiber!
        Legal, obrigada!
        Acabei de adiar para dezembro/janeiro, então acho que o “menos frio” está fora de questão rs
        Sonho com essa viagem desde criança, então imagina a expectativa! Vou continuar acompanhando seu blog! Tem me ajuddo bastante!
        Abraço.

        • Carolina
          05/08/2016

          Luiza, você vai em janeiro/2017?
          Achou algum site bom para dar informações sobre a Escandinávia em pleno inverno?
          Eu gostaria de ir em janeiro também porque é a única época que tiro férias mas estou muito insegura quanto à epoca.
          Gleiber, o que você acha?
          Tromso ficaria mais ou menos no dia 27 de janeiro/2017.

          Obrigada

          • Gleiber Rodrigues

            Oi Carolina,
            A gente foi em Março, mas pegamos temperaturas mais frias daquele ano.
            Então nossas dicas servem para qualquer viagem de inverno. Acho janeiro ótimo para aurora boreal em Tromso e todas as outras atividades e passeios de inverno na região.
            Abraços.

  11. Mari
    11/04/2016

    Completando as informações de Tromsø: No verão não tem aurora Boreal, mas tem o sol da meia noite!!!É o máximo ver o sol se por e logo nascer! São 24 horas de luz do sol.
    Muito legal também é tomar uma cerveja na
    Mack’s Brewery (Macks Ølbryggeri) que é a cervejaria mais ao norte do planeta!!!
    Também é interessante saber que Tromsø encontra-se situada a 350 quilômetros norte do Círculo Ártico.
    🙂

  12. Roger
    15/05/2016

    Gostaria de saber o total gasto nessa viagem, to orçando para poder ir também, ai gostaria de saber mais ou menos o quanto foi gasto.
    Obrigado, curti muito o site.

    • Oi Roger,
      Não tenho a menor condição de estimar um orçamento para a viagem. Ela aconteceu já fazem 3 anos e na época o dólar custava bem menos do que hoje. Sugiro pesquisar passagens nos sites como o Skyscanner ou o Hipmunk e hospedagem no Airbnb ou no Booking.com. Daí você já vai ter uma boa ideia.
      Abraços.

  13. MARGARIDA MARIA DA SILVA
    19/05/2016

    Oi mochileiros boreais estamos indo pra Oslo, Tromso e outras cidades agora em junho/2016 e te pergunto: Qual seria a melhor moeda pra se levar dolar ou euros?

    • Leve Euros, Margarida.
      Abraços e boa viagem!

    • Jéssica
      09/12/2016

      Margarida, vocês foram? Quero ir em junho de 2017. Mas estou indo sozinha, meu ingles é péssimo e tenho pouco dinheiro….rsrs… Por isso toda ajuda com informações seria bem vinda! Vc poderia me relatar como foi sua viagem?

      Gleiber,

      Sabe onde posso baixar um guia Lonely Planet da Noruega em espanhol?

  14. Placido Gomes
    19/07/2016

    Oi Gleiber! Parabéns pelo roteiro !!! Irei fazer exatamente o que fizeram agora em set/2016!!! Os 3 países!! Só que chego em Copenhage e volto por Estocolmo!! Passagens já comparadas !!! Quais minhas chances de ver a aurora boreal em Tronson? como faz pra comprar esse Norway in a nutshell?? Melhor chegar por Bergen via Copenhagen e depois do nutshell ir a Oslo passar por Tronson e só depois seguir a Estocolmo !!?? Tem voos Tronson / Estocolmo?? Ou terei que voltar a Oslo?? Estes trajetos melhor avião ??? Não vale a pena o Escandinavian Europass??? Grato

    • Oi Placido
      Muitas chances de ver aurora sim! Época favorável.
      O Norway in a Nutshell a gente comprou pelo site deles oficial mesmo
      Esse roteiro que você falou é uma boa opção sim: Copenhagen, Bergen, Oslo, Tromso, Estocolmo.
      Não tem voo direito Tromso – Estocolmo, mas tem com conexão em Oslo, você não precisa nem descer.
      Acho melhor fazer tudo de avião porque as distâncias são imensas (exceto o Norway in a Nutshell, que é de trem, óbvio)
      Abraços.

  15. Carla Rosana Zinn Farias
    24/08/2016

    Oi Gleiber!

    Achar as dicas de vocês foi o empurrão que precisávamos para decidir fazer nossa viagem pela Escandinávia. MUITO OBRIGADA!!!
    Vamos aproveitar a promoção da Lufthansa e comprar as passagens para fevereiro.
    Fiquei ainda com uma dúvida: que dinheiro levar, tendo em vista que há coroa norueguesa, coroa dinamarquesa e coroa sueca. Precisamos levar essas moedas ou eles aceitam euro em todos os lugares???
    Também somos de Porto Alegre. Adoraríamos conhecer vocês pessoalmente.
    Abração.

    • Oi Carla
      Então… Você pode comprar euros aqui no Brasil e depois lá você vai trocando aos poucos nas casas de câmbio, para o dinheiro de cada país, conforme for precisando. Leve sempre cartão em caso de necessidade.
      Abraços.

  16. ARLETE
    29/08/2016

    ADOREI A DICA DE VIAGEM DE VOCES! GOSTARIA DE SABER SE NO MES DE MAIO ESSA VIAGEM DA ESCANDINÁVIA É EPOCA BOA E QUAL A TEMPERATURA?? VALE A PENA NESSA ÉPOCA? POIS É MEU MES DE FÉRAIS E ESTOU PROGRAMANDO. OBRIGADA.

    • Oi Arlete
      Excelente época
      Prepare-se para temperaturas entre 5-15 graus. Muito raro fazer temperaturas negativas nessa época ou nevar. E também não faz mais do que 20 graus, com certeza.
      Abraços.

  17. Carla
    29/08/2016

    Ok. Muito obrigada!!!
    Abraços.

  18. Lais
    09/09/2016

    Olá, pretende ir em dezembro para a Islândia (é essencial no meu roteiro), porém vou ficar apenas 20 dias, e estou com medo de ir em muitos lugares e não conseguir aproveitar muito. Desses três países qual vc acha que não pode faltar? Vai ser minha primeira experiência de viagem internacional sozinha e quero que minhas memórias sejam perfeitas.

    • Oi Laís. O mais legal para mim é a Noruega, porque tem cidades mágicas e de conto de fadas como Bergen, além dos fiordes que são lindos. Mas se quer cidade grande, a minha preferida é Estocolmo, na Suécia. Copenhagen vem em segundo lugar. Em 20 dias dá para conhecer os três países, na verdade. Por uma questão de logística, eu voaria da Islândia para Bergen, depois iria de trem para Oslo. De Oslo, pegaria o barco noturno para Copenhagem e só iria a Estocolmo se desse tempo no seu roteiro (de avião ou trem – a viagem de trem é beeeem longa). Abraços.

  19. Esthefany
    04/10/2016

    Olá,
    Em que época do ano vcs fizeram esse roteiro?
    Achei sensacional!

    Obrigada

  20. Fernanda Brand
    10/11/2016

    Eu e meu marido(falecido) fizemos uma viagem p Escandinávia há alguns anos e revendo esses posts deu saudade. Fomos de trem de Bergen para Oslo… inesquecível!

  21. Jeremias
    14/11/2016

    Olá Gleiber! Obrigado pelas informações. Não é fácil encontrar alguém que fez essa viagem no inverno. Esterei la entre fim de dezembro e início de Janeiro. Gostaria de saber sobre os “caçadores de aurora boreal”. Vc escolheu esse serviço lá? Ou ja contratou daqui? Quantos dias vc saiu pra ver as auroras? Qual seu aproveitamento, tipo, sai três dias e vi em 2. Em Tromso, o aeroporto fica perto do centro, onde estão os hotéis? Como vc fez pra chegar do aeroporto para o hotel?
    Desculpa o monte de perguntas!!!!!!rsrsrs

    • Oi Jeremias
      Todas as respostas estão ao longo dos nossos posts.
      Sugiro dar uma olhadinha neles. Aproveitamento de aurora: saímos 3 dias e vimos em 2 dias.
      Abraços.

  22. milton
    27/11/2016

    Olá, ótimo o post… mas me permita uma única pergunta, para um viajante que não fala uma segunda língua, mas que tem experiência em viagens pela Europa, voce acha que ainda assim da para fazer uma viagem como essa sua? Dá pra se virar tendo um roteiro previamente definido e um guia de viagens na mão?

    • Olha, como eu sei falar (um pouco) de inglês, não consigo imaginar uma viagem sem uma segunda língua. Mas acho que é possível sim. Porque sempre consegui me virar perfeitamente em lugares que falam pouco inglês (tipo a Rússia e a Romênia).
      Abraços.

  23. Soraia
    03/01/2017

    OLÁ, ESTOU PENSANDO EM IR EM ABRIL, É UM MES BOM PARA AURORA BOREAL?
    NO AGUARDO.

  24. Zeildo Gabriel Menezes
    10/01/2017

    Olá Gleiber! Eu e minha esposa costumamos alugar carro e viajar sem muito roteiro (pra onde o nariz aponta). Estamos indo final de Janeiro por 30 dias pela Escandinávia, partindo de Copenhagen e não achei nenhum relato sobre viajar de carro nesse período. Se tiver alguma dica, desde já te agradeço. Abraço!

    • Eu fiquei com medo de dirigir na neve, Zeildo.
      Por isso em Março, optei por não alugar carro (exceto por um dia, no arredores de Copenhagen e foi tranquilo.
      Abraços.

  25. Sartenada
    09/02/2017

    Eu amo as fotos de Aurora Borealis. Obrigado

  26. Andre Zain
    07/03/2017

    OLA AMIGO estou na duvida se vamos ate agosto ou depois de 22 de dezembro no inverno la que me aconselhas 10 dia tens uma base de valores isto ficando casal em hostels! valeu muito bom suas dicas

    • Oi Andre
      Impossível ter ideia de valores depois de tantos anos, mas vá lá em https://quantocustaviajar.com/ pra ter uma ideia.
      Dezembro é baixa temporada, bem mais barato e bem mais frio. Agosto é bem muvucado, mas é uma das épocas mais lindas.
      Abraços

  27. Juliana
    28/03/2017

    A Escandinávia é lindaa!! Vendo as fotos dá a maior vontade de voltar!!

  28. Milene
    06/04/2017

    Um lugar realmente mágico… cheio de histórias e belas paisagens. Eu sugiro incluir a Islândia no roteiro, pelo menos 7 dias, sem dúvidas foi o lugar mais lindo que já estive na vida.