Viajar de Trem pela Escandinávia

Viajar de trem pela Escandinávia é sempre algo a se considerar. Pontualidade, eficiência e praticidade são garantidos. Bons preços, nem sempre… 🙁 Nem preciso dizer que é meio de transporte preferido dos locais. E a gente aprovou.

Trem pela Escandinavia 12

Você terá várias oportunidades de usar um trem quando estiver na Dinamarca, na Noruega e na Suécia. Eles estão ali, não só para te levar de uma cidade para outra, como também podem ser o passeio propriamente dito.

Vamos explicar.

 

 

Usando os trens da Escandinávia na sua viagem

Diferente de nós, brasileiros, os europeus investem bastante no sistema ferroviário de transporte. Por isso, quando inventam de construir uma ponte, eles também aproveitam para colocar trilhos, não só asfalto.

A ligação entre Copenhagen com a Suécia é feita por uma ponte dessas. De um lado, a capital dinamarquesa, do outro lado Malmö, uma próspera cidade sueca, ligadas por uma ponte por onde passam trens e carros.

Já a ligação entre Estocolmo (Suécia) e Oslo (Noruega), pode ser feita pelo continente mesmo, com lindas paisagens passando pela janelinha. E adivinhem! Embora a gente tenha feito esse trecho de avião, dá para ir de Oslo para Copenhagen de trem também, passando por Malmö.

Veja:

Trens Escandinávia

Que legal, Gleiber. Mas e aí? Como faço para comprar esses bilhetes e ver o preço? Então… É só entrar no site das companhias ferroviárias correspondentes.

A companhia da Noruega é a NSB. Clicando no link você já vai para a página em que tudo está em inglês. Pode até comprar sua passagem online com antecedência, se quiser (sai mais barato). Para se situar, Lufthavn significa aeroporto. Oslo S é a estação central de Oslo.

A companhia da Dinamarca é a DSB. Clicando no nosso link, você já vai para a página em inglês. Mas a pegadinha aqui é que a companhia que te leva de Copenhague para o outro lado da ponte (Malmö, na Suécia) é a Oresundståg. A DSB é mais para trens dentro da Dinamarca mesmo.

A companhia Sueca, por sua vez, é a SJ. Clique no link para fazer as suas simulações e emissões de bilhetes em inglês. Fique atento que, se você vai cruzar um país, pode ser difícil achar o bilhete para vender nesses sites que indiquei acima.

 

Mas daí vem a dica dos Andarilhos do Mundo:

Se o seu trem vai cruzar a Suécia em algum ponto, pesquise no site da SJ! É o mais completo.

 

Exemplo: quer ir de Copenhague a Oslo? No site da SJ (sueco) você compra, mesmo que vá usar o trem Oresundståg (dinamarquês) para o trajeto Copenhague – Gotemburgo e depois um trem da NSB (norueguês) para o trajeto Gotemburgo – Oslo.

 

Como são as estações de trem na Escandinávia?

Bem, são muito mais limpas e organizadas que as nossas rodoviárias. Em alguns casos, comparáveis aos nossos aeroportos. As principais têm um verdadeiro Shopping Center em volta (como o Shopping Byporten, no caso de Oslo).

Trem pela Escandinavia Estação de CopenhagueCopenhague

Ali dentro você tem lojas de conveniência, caixas eletrônicos, lanchonetes, restaurantes, guarda-malas, tudo o que você pode precisar. A arquitetura às vezes compensa até uma visita, mesmo que você não for pegar nenhum trem.

Trem pela Escandinavia BergenEstação de Bergen, na Noruega

Vamos confessar que fizemos várias das nossas refeições durante essa viagem nas estações de trem. Os preços são melhores e as lojas ficam abertas até mais tarde.

Trem pela Escandinavia Estacao EstocolmoEssa era em Estocolmo

 

A experiência de viajar de trem pela Escandinávia

Viajar de trem é experimentar outro jeito de viajar, com o qual a gente não está muito acostumado. Dá um pouco de medo no início, a gente ouve vários boatos sobre turistas cometendo gafes e perdendo o dinheiro de passagens quase sempre bem caras.

Mas acho legal aprender coisas novas quando viajo, nem que seja operar aquelas máquinas automáticas de venda de bilhetes.

Algumas coisas são muito interessantes, e não são exclusividade dos trens escandinavos. Alguns vagões tem Wi-fi grátis, outros permitem que você entre com a sua bicicleta, por exemplo, o que é indispensável numa cidade como Copenhague.

Trem pela Escandinavia wi-fi gratis

Outra coisa legal é o vagão do silêncio, onde você entra de celular desligado e não pode fazer nenhum barulho. Acho que o objetivo ali é conseguir dormir durante as longas horas da jornada.

Trem pela Escandinavia vagao do silencio

Experimentamos nessa última viagem trens urbanos, trens internacionais e trens turísticos. Viajamos de segunda classe na maior parte do tempo, mas inventei até de pegar um vagão de primeira classe no trajeto Estocolmo – Oslo.

Trem pela Escandinavia primeira classe

Era final de viagem e a gente estava bastante cansado. O Sandro bateu o pé e disse que era dinheiro desperdiçado. No final, ele tinha razão. O cansaço da longa viagem seria o mesmo em qualquer classe.

E nem wi-fi grátis tinha, como eu pensava. Viajar de segunda-classe, a não ser quando o trem está lotado, é praticamente a mesma coisa.

Trem pela Escandinavia segunda classe

Uma dúvida que todo mundo tem é sobre a bagagem. Tem espaço para acomodá-las? Na verdade sim e não.

Sim, porque sempre se dá um jeito. A mala vai entrar no trem e pronto. Não tem como você deixá-la para trás.

Não, porque nem sempre você vai poder deixá-la em um lugar seguro, protegido. Malas grandes geralmente ficam nas pontas dos vagões, normalmente longe da nossa vista.

Trem pela Escandinavia 05Quando o trem está vazio fica fácil acomodar a bagagem

Nós, brasileiros, ficamos meio paranóicos como medo de sermos roubados, o que dificilmente acontece por lá. Por via das dúvidas, entretanto, tente sempre viajar leve. Sempre há espaço para uma mochila / bagagem de mão nos compartimentos superiores.

Sobre os trens turísticos, eles são um capítulo à parte, emprestando charme à viagem. Servem normalmente para te levar a lugares que os carros não chegam e as paisagens na janela são exclusivas.

Trem pela Escandinavia 04

A gente pegou trens assim durante o tour Norway in a Nutshell, que cruza a Noruega de Leste a Oeste. O capricho na decoração dos vagões era de babar.

Para ver mais sobre esse tour, clique aqui.

 

Bem, pessoal, acho que era isso.

Se ficaram com alguma dúvida usem a caixa de comentários abaixo.

E se estão procurando algum hotel na Escandinávia, não esqueçam de dar uma olhada no site do Booking.com. Se você fechar alguma reserva depois de ter clicado no nosso link, você vai deixar uma comissão para nós, sem pagar mais caro por isso! Pesquise aí:

Banner Horizontal Andarilhos Boreais

Mais sobre a Escandinávia? Clique no banner ou siga os links relacionados abaixo.

 

Noruega

Dicas de Oslo – Informações Práticas
Pontos Turísticos de Oslo
Em Busca da Aurora Boreal
Aurora Boreal: tudo o que você precisa saber
O que fazer em Bergen
Tour Norway in a Nutshell

 

Dinamarca

O que tem para ver em Copenhague
Um tour por Hillerød e Helsingør
Rosenborg Slot – um lindo castelo

 

Suécia

O que tem para ver em Estocolmo

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:36
Posts Relacionados:
26
Jan
2015
36 comentários
  1. Bóia
    26/01/2015

    Oi, Gleiber. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. Alexandre Belló
    26/01/2015

    Olá, Gleiber! Minha esposa e eu gostamos muito do blog de vocês.
    Sobretudo, os posts sobre Escandinávia, cuja viagem fizemos em Maio / 2014. Bom, não preciso dizer que queremos voltar lá um dia.
    Fizemos tudo de trem e compramos um Eurail Sacandinavia Pass. Bergen, Oslo, Estocolmo, Copenhaguen. Só o passeio de Flam para Myrdal que tivemos que comprar à parte com o Norway in a Nutshell. Tudo funciona perfeitamente, como vocês comentam. Além de ser tudo muito tranquilo. Nosso roteiro foi praticamente o mesmo que vocês fizeram, só que foi na primavera.
    Parabéns pelo blog!

  3. Celina Martins
    27/01/2015

    Amei!!! tá na minha lista interminável de viagens que quero fazer e com esse guia, fiquei mais animada ainda! bjs querido!

    • Oi Celina!!!
      Que saudades de te ver por aqui. Vá no verão! Aposto que você vai querer voltar várias e várias vezes.
      Bjim

  4. Nívea
    28/01/2015

    Olá Gleiber!

    Quando li o post sobre o Norway in a Nutshell ia te perguntar sobre a bagagem nesse passeio, mas acabei não fazendo. Farei agora então.
    No site da empresa eles falam que podem cobrar uma taxa pela bagagem de quem não reservar hotéis em Bergen e Oslo com a Fjord Tours. Minha dúvida é se eles de fato cobram a mais para levar as malas, pois não pretendo reserva hotel com eles. Farei o mesmo percurso do passeio que vocês fizeram, porém irei no verão.

    Sobre os demais trens também pretendo andar neles, pois assim não tem vulcão da Islândia que cancele minha viagem. Afinal nunca sabemos quando será a próxima erupção. 😛

    Grata pelas inúmeras dicas.

    • Oi Nívea
      A gente não abusou, fomos cada um com uma bagagem média com peso < 23kg e uma mochila pequena cada um. Nenhum momento cogitou-se conferir a bagagem de ninguém. Mas era inverno e poucas pessoas faziam o passeio. Pode ser que eles apliquem uma restrição para evitar que pessoas façam sua mudança usando o sistema, hehehehe. Abraços.

  5. Confirmo por experiência: se comprar com antecedência conseguem-se preços muito mais em conta. O “problema” é que as tarifas mais baixas raramente permitem alterações, por isso requer um planeamento bem feito e fica menos espaço para a improvisação e viajar “ao sabor do vento”. Grande abraço de Portugal.

    • Oi Filipe,
      É isso mesmo. As tarifas mais econômicas são aquelas que não permitem remarcação. Mas compensam se você tiver feito uma boa programação.
      Abraços desde Porto Alegre!

  6. Giovani
    17/02/2015

    Olá Gleiber e Sandro, parabéns pela viagem e pelo blog, muito completo,, muito está me ajudando para finalização de meu roteiro.
    Uma dúvida, para gastos pequenos (que não aceitem c.cred.), na escandinávia aceita-se Euro ?? ou preciso ir munido de moeda local ??
    Confesso que quase todas minhas dúvidas foram esclarecidas neste blog, muito obrigado.
    Vou fazer uma viagem de 8/mar a 22/mar/15…. Londres/Amsterdam/Berlim/Bergen/Oslo/Estocolmo.
    Abraços.. Giovani

    • Oi Giovani,
      Eles não aceitam euro para nada.
      Mas leve euros e vá trocando aos poucos em casas de câmbio. Mas acredite, para quase tudo eles aceitam cartão. Até para coisas surpreendentes.
      Abraços.

  7. Adriana
    30/04/2015

    Gleber
    Quais estações devo escolher em Copenhague para ir para Oslo?Qual é a empresa que devo usar? Muito complicado o site deles!Voce pode mandar o link para mim?
    E de Bergen para Estocolomo?Tem trem de Estocolmo para Helsinque?
    Existe algum passe para todos estes trajetos?Inclusive São Petersburgo e Moscou?

  8. DAISY
    16/08/2015

    Olá, Gleiber e Sandro. Estou adorando as dicas de vocês, principalmente os links para comprar passagens de trem. Estou com uma dúvida: chego em Copenhague (de avião) e no dia seguinte vamos para Gotemburgo. Minha mãe tem dificuldade de locomoção. Existe uma estação de trem no aeroporto? Ou é melhor pegar o trem na estação central?

    • Oi Daisy.
      Tem estação de trem no aeroporto sim. E vocês podem pegar o trem ali para Gotemburgo porque trem sai da estação central, passa no aeroporto e depois cruza a ponte e entra na Suécia (Malmo).
      Se vocês quiserem, podem dormir em um hotel perto do aeroporto (a gente fez isso numa viagem). Fica a dica.
      Abraços.

  9. DAISY
    16/08/2015

    Olá Gleiber e Sandro.

    Queria saber se existe uma estação ferroviária no aeroporto? para mim seria melhor do que a estação central? obrigada

  10. Danielle
    08/11/2015

    Olá Gleiber e Sandro. Parabéns pelo site de vocês! Eu e meu marido estamos programando uma viajam p a Escandinávia no final de maio/2016. Além das diversas dicas que vocês já nos presenteiam, poderiam me dar mais uma? Li que chegar de navio em Oslo, via Copenhagen, é muito lindo. Porém, pela posição, pretendo ir de Copenhagen para Gotemburgo e somente após para Oslo. Vocês teriam alguma sugestão? Desde logo agradeço. Danielle

    • Oi Danielle,
      Vi várias opções de ferry entre Copenhague e Oslo na época do programação da viagem. Lembro que eram demoradas e caras também. Eu iria de trem mesmo. Foi o que acabamos fazendo. Mas se você quer mesmo ter essa experiência, parece que vai precisar voltar a Copenhague para conseguir. Não achei nenhum ferry entre Gotemburgo e Oslo. 🙁
      Abraços.

  11. Rosangela veiga
    05/12/2015

    Olá estou pensando em viajar para Noruega, Suécia, Dinamarca. Começando pela Noruega em Oslo vou até bergim vou fazer o turismo Norway in a nutshell. Queria conhecer tb pulpit rock. Esse ponto fico no trajeto desse tur? Depois tenho como partir de bergim para estocolmo de trem. Ou preciso voltar para oslo?

    • Oi Rosangela,
      Pulpit rock não está no caminho do Norway in a Nutshell, você que tem que fazer um tour separado para ir até lá. No caminho de Bergen a Estocolmo, será obrigatório passar por Oslo (é caminho)
      Abraços.

  12. Olá adorei o blog, moro na Irlanda e sempre que viajo dou uma olhada aqui para ver se tem alguma dica. Dia 11 estou indo para Oslo e queria conhecer Dinamarca e Suécia também, há ônibus para lá? Não to conseguindo cotar a passagem no site da NSB :/ Quero baratear essa viagem ao máximo hehe

  13. rosalie
    19/07/2016

    Muito esclarecedor o blog de vocês. No entanto não consigo comprar passagens antecipadamente pelos sites SJ, ORESUNDTAD, DST nenhum delas. Consigo cotar e no momento de inserir o meu cartão de crédito internacional e desbloqueado a operação é interrompida dizendo que a operação é permitida somente para cartões emitidos na Europa. fiquei desapontada. O preço deles estava bem melhor que pela raileurope

    • Oi Rosalie
      Que pena. Talvez você consiga então comprar lá na hora. Quanto mais em cima da hora, mais caro, mas mesmo assim deve ser mais barato que na RailEurope. Eu, na época da viagem, consegui comprar tudo online com meu cartão brazuca. Mas podem ter mudado as coisas sim.
      Abraços.

  14. hermann quintas neto
    25/08/2016

    ola gleiber ,pretendo conhecer [Dinamarca ,suecia,noruega] no começo de maio do ano que vem… estou simplesmente dissecando seus blogs que estão salvando minha pele.. a pergunta que quero fazer e sobre alugar carro, vale a pena fazer o percursso de carro?irei eu minha mulher ,,minha filha e meus sogros[4 adultos 1 criança]financeiramente e viável ou e mto mais carro que ir de trem? li no blog sobre norway in the nutshell q da para fazer o passeio de carro e economizar na compra do pacote turístico e viavel fazer de carro?grato..

    • Oi Hermann,
      Acho que em 5 pessoas fica muito mais barato de carro do que pagar cada passagem separadamente. A época também é boa. A gente foi em Março e temos um pouco de medo de dirigir na neve, pela falta de experiência. Já vocês não terão esse problema. Façam o mesmo roteiro do tour, mas de carro. Só na parte do passeio de barco, que vocês terão que mudar um pouquinho (terão que comprar bilhetes ida e volta no barco para poder pegar o carro na volta). Mas achei uma excelente ideia.
      Abraços.

  15. Fernanda Brand
    10/11/2016

    Eu e meu marido(falecido)fizemos uma viagem pra Escandinávia há alguns anos, e vendo esses posts deu saudade! Fizemos dentre outros percursos Bergen para Oslo de trem…

  16. Telma
    13/01/2017

    Oi Glauber! Parabéns pelo relato. Eu estava com dificuldade para bolar um roteiro para uns 13 dias e suas dicas ajudaram bastante! Vc teria uma sugestão de como calcular os gastos por dia em Euros? Qdo vou pra Europa costumo me programar em mais ou menos €60/dia (gastos gerais como alimentação, transporte público e algum passeio. Como a Escandinava é muito mais cara, qto vc sugerSugere

  17. Irene De Almeida
    24/02/2017

    Boa noite.
    Estou com o mesmo problema ditado acima pela Rosalie, desejo um bilhete de avião, trem ou ônibus de Arlanda Estocolmo a Umea Vasterbotten-Suecia, porém ocorre o mesmo erro citado pela Rosalie.
    Gostaria de saber de você, é possível encontrar bilhetes na hora?

    • Oi Irene,
      Claro. Depois de chegar ao país, vá na primeira estação de trem e já compre a sua passagem. Lembre-se: quanto mais em cima da hora, mais caro.
      Tem um aplicativo muito legal para celular (Android e iOS) que ajuda a achar rotas mundo a fora, chama-se Rome2rio. Dê uma olhadinha. #ficadica
      Abraços.

  18. CASSIA FONSECA
    05/03/2017

    Olá!
    Qual a melhor maneira de Bergen para Copenhagen? Queria por trem, mas sei que terei que ir via oslo e será uma viagem muito demorada e cheia de trocas. Sei da opção de voo pela Norwegian mas, alem de preferi trens e barcos, tem toda a burocracia de aeroportos e restrição de malas. O que me aconselha? Ferry?
    ps: parabens pelo post detalhado e muito elucidativo.

    • Oi Cassia,
      Eu acho que a opção de avião é a melhor. Há um ferry noturno de Oslo para Copenhagen, mas não sei se há algum entre Bergen e Copenhagen. Qualquer outra opção, além de mais cara, será mais demorada e cansativa ainda.
      Abraços.

  19. Rita de Cássia
    06/03/2017

    Olá Gleiber, tudo bem?

    Li o seu artigo e me ajudou muito uma vez que estou planejando ir em Julho/17 com o meu marido e meu filho adolescente. Por coincidência eu e meu marido também somos médicos e gostamos de viajar, porém, nunca fomos à Escandinávia. Você poderia me dizer quais empresas aéreas voam para estes lugares (moramos em São Paulo-SP) e se são necessários vistos para estes países.

    Obrigada,

    Rita de Cássia

  20. Rita de Cássia
    09/03/2017

    Muito obrigada pelas dicas. Geniais os sites de simulações de rotas.

    Obrigada,

    Rita de cássia