Compras em Estocolmo (e onde comer)

Será que dá para fazer compras em Estocolmo? A linda capital na Suécia rivaliza com suas vizinhas Oslo e Copenhagen como um dos lugares de melhor qualidade de vida do mundo, mas isso cobra seu preço.

Estocolmo compras e onde comer mercado Saluhall vitrine peixes

E onde comer sem deixar um rim para pagar a conta? Num lugar onde tudo é tão caro, como o turista faz para se virar sem passar fome?

 

 

Bem, vou começar por um lugar que foi feito para se fazer compras, mas que na verdade serve é para você ir almoçar bem e “barato” em Estocolmo.

Leia mais:
+ O que tem para ver em Estocolmo?

 

Saluhall

Reparem que eu já comecei colocando aspas ali no “barato”. Não há lugar barato de verdade para se comer na Escandinávia, apenas opções mais baratas em relação aos restaurantes convencionais.

E o Saluhall é um lugar incrível para isso. Porque é, tipo, o mercado público de Estocolmo. Sabe aquele lugar que temos nas cidades brasileiras, cheias de bancas vendendo queijos, carnes, peixes e artesanato?

Estocolmo compras e onde comer Saluhall

Só que é a versão sueca disso…

Estocolmo compras e onde comer estandes Saluhall

Os estandes são todos bem decorados, as vitrines impecáveis e a decoração “rústico-chique”. É o que tem de mais “povão” no centro de uma cidade tão elegante. E foi lá que eu me achei.

Primeiro que nós adoramos um mercado público. Mesmo os que fedem a peixe ou a curry de segunda. O Sandro insistiu muito para que encontrássemos a versão dinamarquesa e a versão norueguesa do Saluhall em Copenhagen e em Oslo, mas eu falhei.

E o Saluhall a gente achou assim, sem querer. Na TV do hotel tinha um canal falando das atrações turísticas da cidade. E lá eles comentaram sobre o melhor lugar para se comer o prato nacional da Suécia: almôndegas.

Para tudo.

Almôndegas?

 

Vou te dizer que na TV o negócio parecia mesmo apetitoso. A gente ficou com água na boca, mas não sabíamos como perguntar o nome certo do lugar, porque perguntávamos como “Market” ou “Public Market”.

Estocolmo compras e onde comer mercado público

E acabamos esbarrando no Saluhall totalmente por acaso, enquanto andávamos na rua, num dia em que nos perdemos no caminho para o Museu Vasa.

Quando entramos lá dentro. Uau! Era o próprio lugar que vimos na TV e era justamente horário de almoço. A gente, então, teve que ir experimentar as almôndegas suecas para ver o que tinham de tão especiais.

Claro que não têm nada de muito diferente. Nossa escolha foi a do Husman Deli, sentados no balcão. O prato levava também um molhinho e purê de batatas. Não sei se era a fome, mas o tempero daquilo era tão bom, tão bom que a gente nunca vai esquecer!

Estocolmo compras e onde comer 18

Para mim, almôndega mal podia ser considerada um “prato”, quanto mais um “prato típico”. Mas depois da experiência, passei a respeitar esses gringos, viu? E o preço? SKK 90,00 para levar (90 coroas suecas, aproximadamente 35 reais). Tá bom, né?

Estocolmo compras e onde comer almondegas suecas

A dica é pegar também a geléia de uma frutinha vermelha para acompanhar o prato. A tradição manda usar linger berry (sei lá que fruta é essa), mas red currant também serve (groselha?).

Estocolmo compras e onde comer 21

Para você ver o que as swedish meatballs têm de tão diferente, confira o vídeo abaixo que achei por aí:

Depois de comer, veja se você consegue resistir ileso às vitrines de sobremesas!

Estocolmo compras e onde comer 22

 

 

Compras em Estocolmo: de verdade, agora!

Tá o Saluhall não é o lugar para compras que você estava esperando quando clicou para ler esse post, né? Então vamos direto aos shoppings da cidade, todos nos arredores da praça Sergels. Veja nosso mapa:

Para começar, a própria praça Sergels tem um super shopping no seu subterrâneo. Tá mais para uma galeria, mas é bem extensa e cheia de lojas de roupas “baratas”. Olha as aspas aí outra vez!

Estocolmo compras e onde comer Sergels Torg

É que quando falamos de comprar roupas na Suécia, o negócio é o seguinte. O preço se equipara muito ao preço no Brasil para a mesma qualidade. Mas aí temos uma vantagem. Você pode trazer peças bem diferentes e inovadoras sem que isso lhe custe os olhos da cara.

Afinal, comprar no Brasil todos estamos acostumados. Já é um consolo saber que pior do que aqui não vai ser!

Você vai ver na praça uma entradinha com uma placa vermelha onde está escrito Kulturhuset. Ali é tanto a entrada para a galeria Sergels Torg (que está nos andares inferiores e térreo), mas também para um centro cultural com cinema, exposições e teatro (nos andares superiores).

Estocolmo compras e onde comer Kulturhuset

Logo na entrada do Kulturhuset tem um bom bistrô, onde tomamos um delicioso café com croissant.

Pensa que acabou? Se você pegar o avenidão que desemboca na praça Sergels (Klarabergsgatan) e rumar na direção da estação de trem (oeste, no mapa), vai encontrar o shopping Ahléns City.

Estocolmo compras e onde comer 15

Essa foto, entretanto, não é do Ahléns City cujo endereço citamos acima. É que ela é uma loja de departamentos com várias filiais tanto na capital quanto no interior da Suécia. Esta é simplesmente a foto de uma das filiais de Estocolmo (a foto da sede principal não ficou tão boa, hehehe).

Se errar o caminho e pegar o avenidão na direção leste (Hamngatan), não dá nada. Você também vai acabar achando dois grandes shoppings. O primeiro será o Gallerian.

Estocolmo compras e onde comer gallerian

E o segundo shopping, um pouquinho mais à frente, será o NK Mall. Esse, na minha humilde opinião, um shopping um pouco mais classudo.

Estocolmo compras e onde comer 12

A gente só passeou por esses shoppings, não chegamos nem a comprar nada. Não faltou vontade, entretanto, mas espaço na mala.

Estocolmo compras e onde comer 13

Nesses mega shoppings você encontra desde roupas e acessórios, até eletrônicos e artigos de decoração para casa. Aliás, a Escandinávia como um todo e a Suécia em particular são conhecidos mundialmente pela qualidade de seus designers.

E a loja da Ikea? Bem, a gente nem viu nenhuma acreditam?

Leia mais:
+ O que tem para ver em Estocolmo?

 

Compras de Rua e Souvenirs

Apesar de saber que há um público que gosta bastante de explorar lojas e shoppings quando estão de férias, a minha é muito mais parar nas lojinhas simples dos bairros históricos.

Estocolmo Suecia Gamla Stan

E Gamla Stan, o bairro medieval de Estocolmo, é cheio de lojinhas legais dessas, vendendo todo tipo de bugiganga.

Estocolmo compras e onde comer 02Uma lojinha de bonecas em Gamla Stan para se abrigar da neve

Outra rua legal para fazer compras em Estocolmo de itens simples, como artigos de papelaria ou presentes para a família, é o calçadão da Drottninggatan. Para facilitar, é a rua que se segue do Parlamento em direção a Sergels Torg (a praça dos Shoppings).

Estocolmo Suecia Cachorro Quente no Calcadao

Ali a gente chegou a ver até carrocinha de cachorro-quente e uns camelôs ali mais perto da praça.

Outra sugestão é procurar as livrarias da cidade. Mesmo sem entender uma palavra em sueco, adoro o astral do lugar. Sempre dá para ouvir alguns CDs de música nacional e se entreter com o acervo em inglês.

Estocolmo compras e onde comer 24

Isso sem falar da infalível combinação livraria + cafeteria: uma das melhores invenção das cidades para cativar o turista.

 

Alguns lugares para comer barato em Estocolmo

Bem, algumas das minhas dicas eu já dei aí em cima. O Saluhall tem outras opções além do Humans Deli. Você pode optar também por comer outros pratos além das clássicas almôndegas. Fazer um lanche numa cafeteria ou um almoço rápido na entrada da Kulturmuset também estão valendo.

Restaurante, restaurante mesmo a gente só foi em um. E parecia até mais um barzinho / bistrô do que restaurante mesmo. Mas adoramos. É o Cafe Dox, numa portinha bem modesta da Stora Nygatan, umas das ruas de Gamla Stan, o bairro medieval da cidade.

O lugar fica no subterrâneo, e tem as tubulações de ar aparentes, as paredes com reboco propositadamente falhando em alguns pedaços. E um ar de taverna.

Estocolmo compras e onde comer 08

Para não pagar caro, comemos só um Goulash, que estava delicioso.

Estocolmo compras e onde comer 09

Arrisquei também uma cervejinha local que não fez feio.

Estocolmo compras e onde comer 07

Outro bistrô que visitamos foi o Cafe Kladdkakan, também em Gamla Stan, mas mesma rua do Cafe Dox. Ali só comemos um sanduichinho mesmo, para aplacar a fome entre o farto café da manhã do hotel e a janta, mais tarde.

Estocolmo compras e onde comer cafe Kladdkakan
Estocolmo compras e onde comer 01

Detalhe: a gente não costuma jantar de verdade dependendo do país e da cidade em que estamos viajando. Muitas vezes a gente só passa numa padaria legal e traz alguma coisa boa para comer no hotel antes de dormir e de mexer no computador um pouco.

Estocolmo compras e onde comer 03

E isso é o que não falta em Estocolmo: boas padarias. Tem até na estação de trem, como essa acima, onde comprei uns macarons para experimentar.

Leia mais:
+ O que tem para ver em Estocolmo?

A minha última dica são os bistrôs dos museus da cidade. Um dos que visitamos foi o Museu Histórico (link para o site oficial), e o seu restaurante tinha o opção de refeição ao estilo prato feito no almoço. Mas chegamos tarde e já tinha acabado. Por isso, acabamos de sanduíche de novo.

Estocolmo compras e onde comer 05

Quando é bom e “barato”, a gente não reclama, né? Olha a cara de satisfeito do Sandro:

Estocolmo compras e onde comer 04

Mas veja bem, barato aqui é comer um sanduba a 30-40 reais. Não é barato de verdade, hein? Lembre-se: você está na Escandinávia! Comer em Estocolmo tem seu preço.

+ Veja nossa experiência no Museu de História da Suécia

 

Quer ver nossos outros posts dessa jornada? Clique no banner abaixo ou nos nossos links.

Banner Horizontal Andarilhos Boreais

Leia mais:
+ O que tem para ver em Estocolmo?
+ Museu de História da Suécia

E se você estiver procurando um hotel na cidade, não deixe de dar uma forcinha para a gente, clicando em um dos nossos links. Se você fizer isso, na hora de efetuar sua reserva, a gente ganha uma comissãozinha (mixuruca, mas já vale!) do Booking.com.

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentario:1
Posts Relacionados:
12
Dec
2014
1 comentário
  1. […] uma das bancas do Östermalms Saluhall, um mercado de comidas em Estocolmo. Assim como o pessoal do Andarilhos do Mundo, também escolhemos as da Husman Deli e comemos ali, sentados no […]