Custou mas saiu a segunda parte da viagem destes Andarilhos pela Patagônia Argentina. Nosso correspondente especial, Molina, chega agora literalmente ao “Fim do Mundo”. Olha só:
Ushuaia, cuja pronúncia lá é “Ussuáia”, é a cidade mais austral do mundo, considerada capital da Terra do Fogo. Pertence a Argentina, mas por terra, só é possível chegar até lá passando antes pelo Chile.
Como Chegar em Ushuaia, na Patagônia Argentina
Esta cidade foi concebida para ser uma Zona Franca, assim como Manaus, e já foi um reduto para compra de eletroeletrônicos, que hoje se transferiu para Punta Arenas, no Chile.
Conta com um bom aeroporto internacional, digo que melhor que muitos do Brasil.
Como partimos de El Calafate a viagem durou cerca de 1h30 voando pela Aerolineas Argentinas, sendo um voo bem agradável e sem atrasos.
A viagem é bem interessante visto a mudança de clima e relevo que é percebida até a chegada em Ushuaia. Não importa a época do ano o clima sempre será frio e úmido. No verão a temperatura média é de 10 graus, enquanto no inverno, fica sempre abaixo de zero.
Antes de sair do aeroporto, aproveite e carimbe seu passaporte no centro de informações com a estampa – Ushuaia – Fin del Mundo.
É importante saber o que você vai querer ver e fazer nesta terra, pois em cada estação os passeios são diferentes. Mas não importa a época a cidade sempre estará repleta de turistas que descobriram mais essa região fantástica a ser explorada.
Onde ficar em Ushuaia
Há hotéis e hostels espalhados por toda a cidade. Os melhores estão um pouco mais afastados do centro, que tem uma estrutura melhor e mais requintados.
Os hotéis do centro, melhor localizados por sua vez, são mais velhos, com café da manhã mais restrito, porém com a facilidade de não precisar usar transporte algum para se locomover na cidade. Indico dois hotéis com excelente localização: Hotel Lennox (na Av. San Martin – a principal da cidade) e o Hotel Albatros. Estando em qualquer um destes hotéis dá pra fazer tudo a pé, com exceção do Parque Nacional.
O que comer
Ushuaia tem excelentes cafés e restaurantes. Ficamos praticamente sócios do Tante Sara. Era obrigatório uma parada diária lá, seja para um café, um chocolate calliente, um doce ou jantar.
Por ser uma cidade à beira do Canal Beagle, com águas geladas, você vai poder desgustar deliciosos pratos de peixes de águas profundas, como Merluza Negra e a famosa Centolla – carangueijo gigante.
Outro prato bem procurado é o Cordeiro Patagônico. No passeio Off Road comemos um delicioso churrasco argentino, que descrevo logo mais.
Passeios de Verão em Ushuaia
Bem, como disse lá no começo, dependendo da época que você for, os passeios serão bem diferentes. Como fomos no fim do verão (março/2014) fizemos os passeios disponíveis para esta estação. Fiquei frustrado por não fazer um passeio que queria muito, o Husky Experience – Trenó na Neve puxado por cães, que segundo uma amiga que foi em outra ocasião, é divertidíssimo.
Para os amantes de esportes de inverno, Ushuaia conta com várias pistas de sky, sendo Estação de Sky do Cerro Castor – a estação mais austral do mundo com a maior temporada do cone sul (de junho até outubro).
Vou falar então dos passeios que fizemos e que recomendo:
1) Passeio Off Road 4 X 4
Este roteiro ocupa praticamente um dia e segue para fora de Ushuaia, em direção à Ruta Nacional 3. O carro apanha as pessoas nos hotéis e segue em direção ao Parque Nacional, com uma primeira parada no Paso Garibaldi, de onde se pode avistar o Lago Escondido.
Posteriormente o carro segue a Ruta Nacional para poder entrar no bosque em direção ao Lago Fagnano. Antes de chegar no Lago mais uma parada para conhecer as Castoreiras.
É impressionante ver o que estes roedores fizeram ao parque. Uma verdadeira devastação. A história é a seguinte: Na década de 40 foram importados 25 casais de castores do Canadá, com a intensão de criá-los para utilizar o pelo, porém alguns casais fugiram e rapidamente se adaptaram ao local, visto que na Terra do Fogo não há lobos ou ursos, que são seus predadores naturais.
Conclusão: após 65 anos a região conta com uma população de mais de 200 mil casais de castores que devastam os bosques quando criam as castoreiras para se abrigarem e se reproduzirem. Por isso o castor é o símbolo da região e dá nome a um dos morros andinos, o Cerro Castor.
Após a parada na castoreira o passeio segue de forma “off road” no meio do bosque do Parque Nacional chegando até o belíssimo e gelado Lago Fagnano, um dos maiores da América do Sul, com mais de 100km de extensão.
Mais uma parada para belas fotos para seguir a um ranchinho onde os próprios motoristas preparam uma parrilla argentina com linguiça, bife ancho, queijos, vinhos, água, chá, café e alfajores.
Detalhe para o anfitrião do local… uma rapozinha sempre à espera de um bom pedaço de carne.
Depois do almoço é hora de voltar para Ushuaia e aproveitar o resto do dia para passear pela cidade e apreciar a arquitetura e o comercio local, principalmente nas lojas, cafés e restaurantes da Av. San Martin. O passeio off road 4X4 pode não estar disponível no inverno. Digo que fiquei um pouco decepcionado, pois a parte off road poderia ser maior.
2) Trem do Fim do Mundo e Parque Nacional da Terra do Fogo
Outro passeio bem procurado por quem visita Ushuaia é fazer a rota do Trem do Fim Mundo. Durante a breve viagem em direção ao Parque Nacional você ouve, em vários idiomas e inclusive português brasileiro, a história da construção do presídio e como aquela linha férrea, a mais austral do mundo, era utilizada para levar os presos até os campos de extração de madeira.
Após o desembarque o passeio segue por carro ou ônibus, através do Parque Nacional, até a Baia de Lapataia. Uma pequena caminhada por uma trilha até a baia marca o fim da Ruta Nacional 3, ponto mais distante do Alaska. Este passeio dura toda a manhã sendo possível fazer a Pinguinera à tarde.
3) Canal Beagle e Pinguinera
O passeio inicia-se no porto, sendo necessário pagar em pesos a taxa portuária. Este passeio ocorre pela manhã, à tarde e no verão à noite, até as 22h, pois ainda está claro.
Os passageiros embarcam num grande catamarã que deixa a Baia de Ushuaia em direção ao Canal Beagle, sendo possível ver todo a cidade e ao fundo o paredão que compõe a cadeia dos Andes.
O nome do canal se deve ao nome do navio britânico HMS Beagle que fez parte das duas missões nas costas da América do Sul no inicio do século XIX. A segunda missão, chamada de Viagem do Beagle, é famosa pois levava a bordo Charles Darwin.
O primeiro ponto de interesse do passeio é a chamada Isla de Los Pajaros, onde habitam inúmeros Cormoranes, que às vezes são confundidos com pinguins, porém tratam-se de pássaros voadores, diferentes destes últimos. O segundo ponto é a Isla de Los Lobos, onde inúmeros lobos ou leões marinhos (que são os mesmos animais) e às vezes focas sobem para tomar sol.
Após uns 30 a 40 minutos de navegação é possível avistar o chamado Farol de Les Eclaireus, muitas vezes chamado de Farol do Fim do Mundo descrito no famoso livro de Julio Verne.
A última parada para fotos será a Isla Martillo ou simplesmente Pinguinera. Nesta ilha a embarcação chega bem próxima, mas não é possível desembarcar, mas mesmo assim é possível avistar os três tipos de Pinguins que compõe a fauna da ilha – Pinguim de Vincha, Pinguim Rei e o Pinguim de Magalhães.
Depois de várias fotos o catamarã segue novamente ao porto de Ushuaia voltando em 1h30 a duas horas ao porto.
Dica do Andarilho: Leve seu passaporte e peça para a guia da viagem carimbá-lo mostrando que você esteve no Canal Beagle. Lembro que o catamarã é muito confortável e dispõe de cafeteria. Vá muito bem agasalhado pois o vento gélido e cortante da região vai te congelar ao sair pra fotografar as ilhas.
Muitas pessoas confundem os passeios achando que neste é possível desembarcar na Pinguinera e caminhar próximo aos pinguins, porém trata-se de passeios distintos.
Para se chegar à Pinguinera o passeio é terrestre por ônibus, numa estrada ruim e posteriormente se pega um bote para chegar à Pinguinera e caminhar por 1 hora sobre esta, porém é proibido tocar os pinguins. Este passeio só está disponível no verão, visto que é a época em os pinguins são vistos nesta região.
Outros Passeios na Cidade
A cidade de Ushuaia conta com outros passeios sendo os mais importantes:
1) City Tour
Este passeio é feito num ônibus azul, estilo londrino, nos principais pontos turísticos da cidade.
2) Castoreira
Tour guiado durante a noite para observar os castores que saem neste período.
3) Museu do Presídio e Museu Marítimo
Nos cinco pavimentos existentes funcionam hoje o Museu do Presídio, o Museu Marítimo, galerias de arte, lanchonete, lojinha de souvenir, correio e ainda um pavimento mantido sem móveis, com a construção original. Também há uma reprodução em tamanho real do Farol do Fim do Mundo verdadeiro.
O Museu pode ser visitado sozinho, visita guiada ou teatralizada, no qual atores representam os presos na época. Os visitantes participam da teatralização e também se vestem como os presos. Esta visita especial ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras às 20h com um número máximo de participantes.
4) Museu do Fim do Mundo
Localizado em frente ao porto de Ushuaia em uma construção histórica apresenta um acervo eclético com peças e mobiliários antropológicos, animais típicos da região empalhados e resgates de naufrágios, além da história da cidade e região.
5) Museu Yámana
Conta a cultura da população nativa em maquetes.
6) Aquarium
Aquário que contém espécies próprias do Canal Beagle.
7) Centro de Ushuaia e Porto Turistico
É muito agradável passear pela Av. San Martin e suas paralelas, observando a arquitetura e construções. Um importante centro comercial e até mini shoppings pode ser encontrado nesta região. Dependendo da época do ano, você pode comprar excelentes marcas de roupas de inverno, que no Brasil seriam muito mais caras, como Columbia, North Face….
O calçadão do Porto também é um agradável local para um passeio e fotos, principalmente na Placa Turística “Ushuaia – Fin del Mundo” e no apontador de distâncias. Aproveite para comprar souvenir na feirinha de artesanato ao lado.
É bom lembrar que a vida diurna de Ushuaia é mais animada que a vida noturna, assim não espere grandes opções à noite. Para bailar a melhor opção é a casa noturna Nautico.
Agora, se a opção é se divertir, beber e ver gente a cidade conta com alguns pubs, sendo o mais movimentado, após as 22h, o Dublin Irish Pub. Como nenhuma viagem passa batida, quase pagamos um mico neste pub, pois só depois de beber e comer descobrimos que não era possível pagar com cartão, somente em cash, mas no final estávamos com dinheiro suficiente para pagar a conta, senão íamos acabar lavando pratos, porque sacar dinheiro a noite é impossível.
Para quem gosta de uma boa aposta o Casino Club, localizado na Av. Maipu pode matar sua vontade.
Para comer um delicioso churro com aquele maravilhoso dulce de letche argentino não deixe de ir à pequena lojinha Dody, na avenida San Martin. Cuidado para não viciar.
Para os que não perdem nenhuma comprinha, na cidade de Ushuaia você encontra dois shoppings. O Paseo del Fuego tem várias lojas, cinema, academia e praça de alimentação, mas não é tão grande como os que estamos acostumados. Pode ser um passeio diferente caso queira fazer compras principalmente das marcas The North Face, Popper, Freddo, Kevingston.
E tem também o Duty Free Shop Atlântico Sur, na Av. San Martin, com grande variedade de produtos, entre eletrônicos, bebidas alcoólicas, chocolates, malas, roupas, brinquedos infantis, móveis para casa, artigos de decoração e cozinha, perfumes e cosméticos. Há vários atendentes na loja e não é preciso apresentar documentos para realizar compras.
Para os chocólatras recomendamos a Laguna Negra Chocolates, onde não se pode perder a oportunidade de tomar um delicioso chocolate quente e levar alguns chocolates para casa.
Gostou da ideia de ir para o fim do mundo no verão? Comente aí embaixo ou use a caixa de comentários para tirar suas dúvidas. Para buscar hospedagem, não se esqueça de pesquisar no Booking.com! A gente ganha uma comissãozinha se você se hospedar usando o sistema deles! Yes! \o/
Mais sobre a Patagônia Argentina? Veja nosso post sobre El Calafate.
Parabéns Pelo Post
Estou planejando ir com a minha noiva em Ushuaia e em El Calafate no próximo carnaval, gostaria se vocês tem alguma dica de lugar para comprar os passeios tanto em Ushuaia como em El Calafate e se vale mais a pena comprar os passeios pela internet ou quando chegar lá?
Abraços e obrigado
Oi Alexandre…
Muito obrigado pelo contato aqui…
É muito fácil comprar os passeios tanto em El Calafate, como em Ushuaia, pois as cidades são pequenas e há inúmeras agencias de turismo na cidade.
Sugiro comprar lá, pois você pode programar melhor seus dias e quais passeios irá fazer, além de não pagar sobretaxas de agencias brasileiras.
Nos próprios hoteis podem te dar dicas de onde comprar mais perto cada pacote, lembrando que os transfers devem ser pagos em dinheiro no ato da reserva dos passeios…
Espero ter ajudado…
Grande abraço!!!
Estive lá em janeiro de 2013. Fiz toda Patagônia argentina e um pedaço da chilena por terra. Ushuaia me dá muita saudade, assim com El Calafate, Puerto Pirâmides (Península Valdez), Torres Del Paine no Chile… adorei o post!!!
=)
Ola Marilia / Andarilhos. Estou planejando ir em janeiro de 2015. Gostaria de saber se vale a pena tendo em vista que é Verão.
Oi Marília
Muito obrigado pela mensagem. Essa região é fantástica!
Grande abraço
Rodrigo
Olá, gostaria de saber por qual empresa vocês fizeram o passeio: ) Canal Beagle e Pinguinera.
Obrigada
Oi Erika
Se não me engano foi pela Piratour.
Grande abraço
Rodrigo
Olá Rodrigo.
Parabéns pelo post! Muito bom e informativo. Também vi o post El Calafate.
Vou fazer esta viagem no fim de março. Serão 3 dias em cada cidade. Gostaria que você, se possível, me falasse, na sua opinião, o que é imperdível fazer.
Os hotéis que nós hospedaremos são o Sierra Nevada e Los Ñires, conhece?
Olá,
Eu e minha irmã planejamos fazer uma viagem para El Calafate e Ushuaia, no fim de fevereiro. Temos oito dias no total. Vocês acham que dá pra curtir os dois lugares, fazendo os passeios “imperdíveis” nesse tempo? Obrigada! abraços.
Ola Rodrigo,
Embarcarei para Ushuaia em 6 de fevereiro proximo, indo para Calafate em 12, retornando ao brasil em 14 de fev.
Sera que dividi bem a viagem?
outra coisa, os passeios, é facil adquirir por la, nos hoteis ou preciso sair do brasil comprando direto nos pacotes? os precos no brasil sao mais baratos?
obrigado,
Angelo
Olá, estou adorando os posts, estou planejando ir em Junho, pretendo ir do Rio de Janeiro para Ushuaia de lá para El Calafete e voltar pro Rio, só que a passagem aérea só de ida (ou volta) acaba saindo bem mais caro que ida e volta, alguma dica?
Parabéns pelo post, Rodrigo!
Vou com minha mulher no Carnaval de 2015 pra El Calafate e Ushuaia (nessa ordem). Já comprei os passeios de El Calafate pela internet no cartão de crédito porque estava com medo de acabarem, por ser alta temporada. Mas, ficaram um pouco mais caros que o normal, pois incide a cobrança de IOF. Achei os preços dos passeios em El Calafate bem salgados…
Então, por ser uma época muito requisitada, eu tava querendo saber se não é muito arriscado deixar pra comprar os passeios de Ushuaia só quando chegarmos lá. Acha que não terei problema com a possibilidade de estarem esgotados?
Abraços,
Raphael
Olá! Estamos planejando uma viagem a El Calafate e Ushuaia final de junho, você saberia me dizer se nessa época consigo esquiar em Cerro castor? Se possível me passa teu e-mail para eu tirar umas duvidas sobre quanto levar em dinheiro e onde comprar/alugar roupas de frio.
Olá,
estou planejando uma viagem a Ushuaia e El Calafate em maio.
Suas dicas foram as melhores!
Obrigada pela ajuda.
Maisa
Olá Rodrigo
Estamos planejando visitar Ushuaia e El Calafate em maio quando estaremos de férias eu e meu marido. Achei o seu relato muito banaca. Gostaria se pudesse me informar aproximadamente o custo com passagens, hotel e passeios.
Grata,
Regina
Olá. Como vcs compraram as passagens no decolar, já com destino ushuaia. Não estou conseguindo opção p comprar:Guarulhos – Buenos Aires – El Calafate – Ushuaia – Buenos Aires e Guarulhos. É uma passagem só já incluso a de ushuaia??
Um abraço.
Se você vai querer dormir em Buenos Aires, em El Calafate e em Ushuaia, acho bom comprar isso por telefone ou numa agência. Agora se quer somente ir a Ushuaia e El Calafate, tente o modo multitrechos: Guarulhos – El Calafate, El Calafate – Ushuaia e depois Ushuaia – Guarulhos. Se der muito caro, tente comprar por telefone.
Abraços
Molina, excelente dicas, comentarios e fotos… é um guia e tanto pra quem quer visitar. Planejo ir em Nov/15 e quero fazer o msm roteiro, mas pela cotação do dolar, nao sei… Qual foi o custo dos passeios q vcs fizeram nos 2 locais? Obrigada e otimas viagens pra vcs!!
olá,.
Sobre gastos.. quanto em dinheiro mais o menos para uns 3/4 dias?
E otima reportagem! Moro em Rosario, provincia de Snta Fé…um bom lugar para conhecer tambem aqui na Argentina!
obrigado!
Olá! Onde se consegue o tour noturno pelo canal de beagle ( saindo após as 18h?)
Oi Renata…
Este passeio eu não fiz, mas com certeza vc vai conseguir informações na agência que faz o passeio pelo Canal Beagle. Nas várias agências da Avenida San Martin haverá essa possibilidade se estiver disponível.
Oi! Pretendo ir para Ushuaia em dezembro desse ano e já vi vários passeios que quero fazer inclusive os que você citou no post, mas gostaria de saber a melhor forma de comprar os tickets. Na hora ou em agência? Qual agência? Tem como comprar por aqui, antes de ir? Você gastou por volta de quanto no total nos passeios que fez? Muitas perguntas hahaha
Obrigada desde já! 😀
Oi Raquel….
Eu pessoalmente prefiro comprar tudo “in loco”. Sempre os preços são melhores, evitando tantas agencias e atravessadores.
Lá a oferta é maior também com inumeras agencias. Com certeza fica mais em conta….
Já os valores não me lembro quanto gastei na época…
Grande abraço
Rodrigo
oi gostaria de saber o custo da viagem p ter uma nocao pretendo ficar em ushuaia e el calafate.obg
Oi Ana Paula…
Bem, em relação ao custo não poderia te falar pois não sei como está o cambio do peso argentino atualmente, ja que fomos há 2 anos…
Não é uma viagem cara, mas quando fomos o real estava bem mais valorizado.
Grande abraço
Olá Ana Paula…
Estou na minha última noite em El Calafate, e fui primeiro à Ushuaia.
Te falo que hoje, infelizmente nosso real não está nada valorizado, portanto a viagem já não é tão barata como quando nossos colegas do site foram. Tanto em Ushuaia quanto em El Calafate, os passeios não saem por menos de 700,00 pesos cada, e ainda tem o valor da entrada nos parques nacionais, que custam em média 250,00 pesos. Porém, dependendo do passeio que você queira ir, pode pagar algo em torno de até 2000,00 pesos.
Mas, se for possível, não deixe de vir. É incrível, exatamente como descrito nesta reportagem.
Legal Evandro vc comentar aqui os valores, pois muitas pessoas perguntam e é dificil dizer hj quanto custa cada passeio.
As inflações brasileira e argentina deram uma encarecida na viagem.
Mas o importante é que aproveitaram bastante.
Grande abraço
Rodrigo
Ola estamos indo em janeiro 2017 ! muito boas suas dicas obrigado.
Oi Alexandre…
Vlw pelo comentário.
Depois nos escreva contando suas experiências…
Grande abraço e ótima viagem!!!
Rodrigo
Olá…estou planejando ir a Ushuaia agora em agosto.
Todos os passeis são disponíveis no inverno?
Grata
Oi Martha…
Os passeios de inverso são diferentes.
Não é possivel fazer a pinguineira, porem as estações de esqui estarão abertas e um passeio que tinha vontade de fazer e não fiz pois fui no verão e que h´pa no inverno é o trenó de rusky.
Independente do período do ano, são passeios fantásticos
Grande abraço
Rodrigo
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre por onde começar a viagem, se por Ushuaia ou El Calafate??? Desde já agradeço a atenção
Oi Elisangela
Tudo bem?
Espero que sim…
Nos começamos por El Calafate, mas pra ser sincero é indiferente.
Avalie os como ficam os preços e horários de voos, acho isso mais importante.
Ambos são muito lindos e muito diferentes.
Grande abraço
Rodrigo
Olá, é realmente possível ver a aurora austral em Ushuaia?
Quando ocorrem tempestades solares beeeem intensas, dá para ver Aurora em Ushuaia sim, Rodrigo.
Mas tempestades nesses níveis de intensidade são bem raras, menos do que uma vez ao ano, e praticamente impossíveis de serem previstas. Então simplesmente não conte com isso.
Abraços.
Olá. Estou pensando em ir com meu filho à Ushuaia, mas gostaria de ver a Aurora Astral… Qual a melhor época? Agosto?
Difícil, viu Valeria? É muito raro conseguir ver lá. Não vá com essa intenção. Se bem que você pode até ter sorte.
Irei para o Ushuaia no final de dezembro/16, de carro! Gostaria de saber se é possível fazer o “Passeio Off Road 4 X 4” por conta própria, com meu veículo.
Obrigada! (:
Boa dicas, parabéns! Eu e meu esposo faremos uma viagem para Ushuaia, El Calafate e /encerraremos em Bariloche. Chegaremos dia 27/12 em Ushuaia e lá pasaremos três noites. Para este período do ano, que passeios você nos indicaria?
Grata,
Fátima.