Cavernas de Postojna – Eslovênia

Hoje vamos falar de uma das atrações mais famosas da Eslovênia: as cavernas de Postojna. Eu também achei que ia ser mais um daqueles lugares bem mais ou menos. No final, saímos maravilhados.

Cavernas de Postojna Eslovenia Saloes

Já vou avisando que as fotos, infelizmente, não fazem jus. Na verdade, até que estamos no lucro, porque fotografar no interior da caverna era até proibido!

Mas vamos começar essa história do começo.

 

Por que visitar a Caverna de Postojna?

Descobrimos sobre essa caverna logo nas primeiras pesquisas sobre a Eslovênia. Esta é com certeza a principal atração do país e, de fato, o número de turistas que a visitam é impressionante. Mas o que faz dela tão especial para a Glória Maria mostrá-la até num Globo Repórter?

Cavernas de Postojna Eslovenia

Em primeiro lugar, a antiguidade. O lugar se presta ao turismo desde o início do século XIX, gente famosa de todos lugares do mundo já passaram pelas cavernas de Postojna e deixaram sua assinatura no livro próprio. Para vocês terem uma ideia, o primeiro sistema de trilhos instalado para permitir a entrada de visitantes até o interior da caverna, foi construído há mais de 140 anos!

Cavernas de Postojna Eslovenia Centro de visitantes restauranteRestaurante do Centro de Visitantes

O sistema de túneis da caverna se estende por 21km. Não é o maior do mundo, mas é o mais bem conhecido, explorado e mapeado. A visita normal percorre apenas 5km, mas vejam só: 3,7km desses são percorridos de trenzinho. Você vai confortavelmente sentado apenas admirando as formações rochosas.

É uma experiência muito diferente! E o melhor, é muito organizada, bem estruturada.

 

Como é o Passeio?

Para começar, você tem que chegar lá. Postojna é uma cidadezinha que fica a a meros 52,3km de Ljubljana, a capital da Eslovênia. Se estiver de carro, são 40 minutinhos. O lugar tem estacionamento e é muito bem sinalizado. Se estiver de excursão, nem precisa se preocupar com essas coisas, hehehe.

Dá para ir de ônibus de linha, de trem e até de traslado organizado pela própria administração das cavernas. O site oficial explica direitinho as opções.

Daí você aporta no centro de visitantes e qual é a primeira impressão? De que o lugar parece o Cristo Redentor de tão animado! Era uma manhã de segunda-feira cinza e chuvosa. Mesmo assim, a fila para entrar nas cavernas já estava bem grande.

Cavernas de Postojna Eslovenia Entrada Centro de Visitantes

Como tudo na Eslovênia, o lugar impressiona no quesito organização. Lojinhas de souvenir, várias opções de comida, banheiros impecavelmente limpos… Tudo muito bem sinalizado em esloveno e em inglês. Para ninguém se perder.

Cavernas de Postojna Eslovenia Lojas e Hotel

Depois de comprar o ingresso (com horário marcado para o início do seu tour), a gente pega outra fila, para entrar no trenzinho. Depois de conseguir um lugar, é só ouvir as instruções de segurança e se preparar para desbravar a caverna.

Cavernas de Postojna Eslovenia Trem

Desde ali já era proibido fotografar, mas a gente precisava trabalhar pelo blog, né? Então lá fomos nós quase sendo atingidos por algumas pedras enquanto virávamos de costas para fazer nossos registros.

Se foto no escuro já não fica muito boa, imagina dentro de um carrinho em movimento. Foi só quando chegamos no salão é que saíram as primeiras fotos decentes. Ali ainda estávamos envergonhados, escondendo a câmera. Depois vimos que todo mundo estava fotografando também, então relaxamos.

Esse salão que funciona como estação interna para o trenzinho é tão imensa que chega a ser utilizada como anfiteatro para apresentações de orquestras sinfônicas. Imaginem o espetáculo! Imaginem a acústica!

Cavernas de Postojna Eslovenia Multidao

Depois, mais adiante, os turistas se dividem entre vários guias turísticos. Cada guia fala uma língua e vai conduzindo o seu grupo caverna adentro, sem atropelos, sem empurra-empurra. Nós escolhemos ouvir as instruções em inglês.

Cavernas Postojna Caves Eslovenia

A condução do tour segue por mais 1,3km entre salões, escadarias, plataformas e centenas de formações rochosas fantásticas. São estalactites e estalagmites de tudo quanto é jeito, forma, cor!

Cavernas de Postojna Eslovenia Formacoes de Calcario

Não pensem que vocês vão ter que passar abaixados ou espremidos em corredores escuros ou claustrofóbicos. Pelo contrário! Os ambientes são amplos e bem iluminados, na medida do possível. A maioria funciona com sensores de presença, que vão acendendo a luzes à medida que vamos entrando.

Cavernas de Postojna Eslovenia Estalactites

Ao final de aproximadamente 1:30h de passeio, a gente nem viu o tempo passar e curtimos cada segundo.

 

Outros passeios nas Cavernas de Postojna

Vocês vão ver que, para comprar os ingressos, há também a opção de incluir a visita a outras atrações que estão ali dentro, no mesmo complexo. Nós acabamos comprando o tíquete completo, que dava direito a tudo.

Além das cavernas em si, tem também o “Vivarium do Proteus”. Para quem não conhece, o “Proteus” é o nome científico de uma salamandra branquela que vive em estado larval para sempre na escuridão completa da caverna.

Cavernas de Postojna Eslovenia Proteus

O interessante é que ele consegue manter o seu metabolismo tão lento, mas tão lento, que pode passar anos sem comer nada e mesmo assim se manter vivo. Perfeito para um ambiente onde há tão pouca comida, como as profundezas da caverna de Postojna.

Os Eslovenos parecem gostar muito de dragões. Até já comentei um pouco sobre isso aqui e aqui. Vejam só que interessante: povos mais antigos achavam que o bichinho pudesse ser um filhote de dragão. Legal, né?

Cavernas de Postojna Eslovenia Lanche AlmocoNosso lanchinho

O tal do Vivarium é um lugar escuro, onde vários aquários mostram as formas de vida que conseguem sobreviver no interior da caverna. Não espere ver nada muito animado, são alguns insetos, larvas e outros seres que mal dá para enxergar. Dentre eles, a estrela, o grande predador de Postojna: o bichinho de pouco mais de 5cm de comprimento.

Se achamos o lugar sem graça? Completamente! Mas pior ainda é a exibição de borboletas em sanduíches de vidro, pregadas na parede de um auditório. Ainda bem que saiu praticamente de graça.

Cavernas de Postojna Eslovenia Borboletas

 

O quarto passeio incluído no ingresso combinado é a visita ao castelo de Predjama, que fica ali pertinho. Esse sim foi bastante interessante. Mas será tema de um post exclusivo aqui no blog.

 

Serviço

Cavernas de Postojna
Site oficial: http://www.postojnska-jama.eu/en/
Horário: aberto 365 dias do ano, tour de horário marcado. Veja tabela.
Preço: € 22,90 por adulto. Para outras opções, veja aqui.
Tel: +386 5 7000 100
E-mail: info@postojnska-jama.eu

 

Está procurando um hotel na Eslovênia? Se você usar os nossos links (ou a caixa de pesquisa abaixo) para acessar o Booking.com, a gente ganha uma comissão quando você fizer sua reserva. Ajuda aeeeeee!

Mais sobre esta jornada pela Croácia e pela Eslovênia? Clique aqui ou no banner abaixo:

andarilhos do mundo croacia e eslovenia

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:10
Posts Relacionados:
27
May
2014
10 comentários
  1. Dayane
    23/10/2014

    Obrigada pelo post!

    O site indicado é muito útil, assim como todas as informações. Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao acesso ao castelo. É perto da caverna? Dá pra ir andando? Ao comprar o ingresso existe um roteiro que nos leva a ele ou temos que sair por conta própria até ele?

    Grata,
    Dayane

  2. Lúcia Schmitt
    31/10/2014

    Esta é a cidade natal da minha avó, cuja familia veio de lá para Porto Alegre depois da primeira guerra. Lindo post, com certeza quero visitar a terra dos meus ancestrais! Abraços!

  3. dirce pereira
    19/11/2014

    Estive neste lugar encantador há trinta dias. è encantador, belo, calmo. Vale muito a pena estar lá A beleza e a tranquilidade faz parte do passeio.

    • Oi Dirce,
      O lugar é lindo mesmo… Mas não estava nada tranquilo quando fomos, pelo contrário. Eram filas e filas e centenas de pessoas entrando ao mesmo tempo nas cavernas, ehehehhe. O que não tirou a beleza do passeio. Abraços.

  4. Guilherme Perito
    07/05/2015

    Eu estou planejando uma viagem para a Europa em julho deste ano e já decidi ficar um dia em Ljubljana, dois em Bled e um dia em Postoja… Você acha que esse tempo seria suficiente? Tem algum outro lugar interessante? Após Postojna eu vou pegar um trem para Zagreb na Croácia! Ah e por acaso é necessário dormir em Postojna, ou apenas faço os passeios e vou embora?

    • Oi Guilherme,
      Na verdade, eu dormiria todas as noites em Ljubljana, que é uma cidade de verdade, animadinha de noite. Bled até é legalzinha, dá para dormir lá também (acordar de manhã e caminhar na beira do lago deve ser muito show!). Mas dormir em Postjna eu não dormiria. E em Bled, duas noites é muito. 4 dias é suficiente para conhecer tudo. Fique tranquilo.
      Abração.

  5. Estive nas Cavernas de Postojna/Eslovenia no dia 8/9/2016 posso dizer com toda a certeza que foi o local mais lindo que já fui. O local é incrível muito bonito mesmo. A capital da Eslovenia (Ljubljana)lê-se Liubliana é muito bonita também.Abraços.

  6. Maria Betania de França
    01/02/2017

    Já visitei essa gruta, é um sonho!
    nunca me imaginei num lugar desses!
    sou brasileira, e vivo em Portugal.
    o meu actual companheiro tinha visitado há uns anos, entao levou me pra conhecer. é mesmo fabuloso!
    é único❤