Castelo e Lago de Bled – Eslovênia

O castelo e o lago de Bled são duas das atrações mais lindas de toda a Europa. Se fossem coisas separadas, já valiam a visita. Mas olhem só: elas vêm juntas, em combo.

Pense num grande lago verde esmeralda. Já é algo lindo de se ver, não é? Agora coloque uma floresta verdejante de pinheiros em volta e uma ilha perdida bem lá no meio, com uma torre de igreja pontiaguda. Para adornar as margens, adicione uns penhascos e para assistir a tudo do alto, um belo castelo.

Castelo e Lago Bled Eslovenia 15

É ou não é uma paisagem que dá vontade, ao menos, de botar no papel de parede do computador?

 

Onde encaixar uma visita ao castelo de Bled em seu roteiro

Bled é um dos principais motivos que nos levou à Eslovênia. Depois de ver fotos como estas que estampam o post, a gente começou a diminuir dias do nosso roteiro pela Croácia, só para conseguir conhecer mais desse país fantástico.

Eslovenia Panorama Lago Bled

Ainda bem que não é muito difícil chegar até lá. A cidade de Bled (sim, há também uma cidadezinha com esse mesmo nome), fica apenas a 56 km de Ljubljana a capital do país. Dá para chegar em 40 minutos se você estiver de carro.

Perto do centro da cidade, várias placas vão apontar o caminho até o castelo lá no alto das pedras. A propósito, Grad significa castelo na língua local. Há um estacionamento grande o suficiente, fique tranquilo.

Paisagem do castelo de Bled Eslovenia

Para quem está a pé, vale pegar uma excursão em Ljubljana mesmo. Várias agências vendem passeios com guia e traslado que te levam até lá. Esses passeios certamente vão se combinar com outras atrações, porque na verdade, a visita até Bled só lhe ocupará um turno, no máximo.

 

O Castelo de Bled

A gente começou pelo castelo. Como todo mundo sabe, somos loucos por castelos em geral e esse valeu muito cada clique. Lá do alto, a vista alcança quilômetros e mais quilômetros de uma paisagem verdejante e selvagem.

Região de Bled Eslovenia

Admirem com carinho essa vista, porque é um dos poucos resquícios na Europa da sua cobertura vegetal original. Dizem que ainda vivem ursos por ali, dá para acreditar?

Interior do Castelo de Bled Eslovenia

Mas a visita ao castelo não é legal só por causa do horizonte. Há vários ambientes reconstruídos para demonstrar a vida das pessoas que já habitaram esta belíssima fortificação.

Vinhos em Bled Eslovenia

Há também restaurantes, loja de vinhos, lojas de artigos típicos. Já pensou almoçar ali, com essa vista? A gente deu até uma olhadinha no cardápio e apesar de um pouco caro, não era nada absurdo. #ficadica

Gleiber em Bled EsloveniaReparem nas mesinhas do restaurante ali atrás

Por todos os lados, uma outra coisa nos chamava a atenção: dragões. Já falamos um pouco sobre eles quando escrevemos sobre Ljubljana, lembram? Então… Depois de ver vários deles esculpidos em ferro fundido, resolvemos levar um para a nossa coleção de lembrancinhas de viagem.

Dragões forjados em Bled Eslovenia

O mais legal é que eles são forjado ali mesmo no castelo, num salão próprio onde um ferreiro DE VERDADE trabalha como se ainda estivéssemos no século XVI. Eu curti demais.

Paredes do castelo de Bled Eslovenia

Nosso passeio ali valeu cada centavo. Mas não pense que dura horas e horas, pois o terraço e os salões podem ser conhecidos facilmente em 60-90 minutos.

Castelo de Bled Eslovenia

 

SERVIÇO

Castelo de Bled
Preço: € 9,00 por adulto
Horários: 8-18h no inverno (Novembro a Março) e das 8-20h no verão
Site oficial: http://www.blejski-grad.si/en/

 

O Lago de Bled

Depois de voltar até a cidadezinha, foi hora de procurar um lugar para estacionar para caminhar um pouco na orla mais charmosa dos Balcãs (pelo menos da NOSSA viagem pelos Balcãs).

Caminhando na Orla do Lago Bled Eslovenia 17

Não pensei que ia gostar tanto de simplesmente caminhar pelos jardins e fotografar os cisnes que deslizavam calmamente pelas águas cristalinas e mansas do lago.

O dia estava lindo e tinha muita gente aproveitando o Sol para esticar as pernas e levar as crianças para brincar. Mas não tinha gente demais a ponto de atrapalhar o nosso passeio. As flores estavam por toda parte e os jardins são impecavelmente bem cuidados.

Orla em Bled Eslovenia

Depois de perguntar para algumas pessoas, descobrimos que há vários pontos de onde saem os barquinhos que te levam até a ilha que fica lá no meio do lago. Não me lembro bem do preço que pagamos, mas uma coisa que não vou esquecer é que levou quase meia hora até juntar gente suficiente para encher a embarcação.

Eslovenia Panorama Bandeira no Barquinho

A jornada não tem hora marcada. E só sai quando o remador decide que já há gente o suficiente. Com todos a postos, lá fomos nós, sendo alavancados pelo muque do cara. É que para manter as águas do lago puras, os barcos não podem ter motor.

Lago e Castleo de Bled Eslovenia

Chegando na ilha, marcamos o horário para voltar e deu tempo tranquilo para visitarmos tudo o que era possível ser visto. Afinal, o lugar é mesmo pequeno e a igreja é a única atração.

Ilha em Bled Eslovenia

Nem íamos pagar a taxa de visita (sim, tem que pagar para entrar dentro da igreja), mas tínhamos assistido a um Globo Repórter sobre o país em que a Glória Maria recomendava muito tocar o sino desta bendita igreja. Parecia algo meio besta, mas se muito peregrinos vem de tão longe só por causa dos seus efeitos milagrosos, achei que não custava tentar.

Igreja para tocar o sino em Bled Eslovenia

Na verdade custava sim, mas era baratinho. Depois de entrar na igreja, estava lá pendurada em frente do altar a corda que, puxada, fazia soar o sino. Não tinha ninguém quando entramos, então nos sentimos como se estivéssemos fazendo alguma traquinagem.

Mas foi só a gente começar o barulho que logo veio um monte de outros turistas fazer o mesmo.

 

Pior que eu não me lembro mais do meu pedido para saber se ele foi realizado ou não! Que blogueiro desnaturado eu sou, né?

 

Está procurando um hotel na Eslovênia? Se você usar os nossos links (ou a caixa de pesquisa abaixo) para acessar o Booking.com, a gente ganha uma comissão quando você fizer sua reserva. Ajuda aeeeeee!

Mais sobre esta jornada pela Croácia e pela Eslovênia? Clique aqui ou no banner abaixo:

andarilhos do mundo croacia e eslovenia

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:17
Posts Relacionados:
21
May
2014
17 comentários
  1. Gisselle
    14/04/2015

    Uauuuuu…Conheci o blog de vcs hoje…e desde cedo não consigo mais sair da frente do computador…Super detalhado, já visitei vários outros blogs, mas esse com certeza é o melhor..Parabéns

  2. Maria Aparecida
    01/05/2015

    Eu tive o prazer de conhecer Bled. Fiquei encantada. E simplesmente maravilhoso.

  3. Janaina
    06/05/2015

    Vou conhecer Bled e Plivtce em Agosto. O site de vcs está ajudando mtooo! Mto bem escrito, bem explicado. …dá vontade de conhecer todos esses lugares…Bjinhoss

  4. jr caimi
    18/05/2015

    Que show! Estou indo viajar semana que vem e Bled está nos planos 😉

    • Oi Jr!
      Que legal! Bled é top, top, top. Torço para pegarem tempo bom!
      Abração companheiro!

  5. Ana Carla
    07/06/2015

    Super dicas!
    Sou “viajandona” também e me encantei com o lugar. Dicas ótimas! Acho que farei descendo da Áustria de carro e voltando via Veneza, pra voltar pro Rio. Recomenda vir por onde?Pela própria capital?

    • Oi Ana Carla
      Sim, excelente ideia. Passe pela capital sim, Ljubljana. No caminho, tem uma cidade linda no sul da Áustria chamada Hallstatt. Não deixe de visitá-la também. Abraços.

  6. natalia
    18/08/2015

    Olá Gleiber, muito bacana o site de vocês! Estou indo para Veneza em Setembro e simplesmente me apaixonei pelo Lago Bled e quero encaixar no meu roteiro, mas tenho apenas 4 dias para viajar nesta região. Sabe quanto tempo deve levar de carro à partir de Veneza até Bled?

    • Oi Natália
      São 3 horas de carro. Para nós, brasileiros, é bem pertinho. E vc passa por Ljubljana no caminho, que é um amor de cidade.
      Abraços.

    • Solange
      24/10/2016

      Oi tudo bem ? Em janeiro de 2015 fui ao Brasil e na minha volta veio a minha prima passear aqui na Europa e como vivo na Italia há 27 anos há conheço vários lugares lindos e especiais como o Lago de Bled .e assim fomos a Roma por 3 dias e de lá com o trem bala …Trenitalia FlecciaArgento das 10.50 fomos a Veneza depois de 4 horas de trem bala chegamos a Veneza e quase perdemos o outro trem interegionale pra Trieste.ai lado da estação de trieste tem a rodoviária para a Eslovénia e tinha um ônibus as 18.00 para Ljubljana .. Mas como estava nevando muito e quando chegamos lá o Ônibus para Bled só as 20.00 .. Quer dizer perdemos outro ônibus ..assim esperamos o próximo e seguimos para Bled chegamos lá as 21.30 .. Bom como olhei o hotel no booking e achei um ótimo Studios Oriana na rua Zupanciceva 2 … E não tinha Táxis por causa da neve ..e por sorte como eu converso com muita gente… Pedi informação a um rapaz e por sinal muito gentil que me disse que era longe uns 2 km ..afffiii mas como a sua namorada ia pega-lo poderia levar nós no hotel … E finalmente chegamos as 22.00 no Studios Oriana que mos deu bem-vindas com suco de laranja que era tudo de bom …wow … Nossa depois de 12 horas de viajem de atravessada da Roma a Eslovénia e entra a sai de trem e ônibus chegamos a nossa lindíssima Lago de Bled ..isto foi a ida…foi uma aventura mas valeu a pena e tudo maravilhoso tudo limpo e organizado tudo tem o seu lugar humm um paraíso forao 3 dias indimenticaveis tiramos muitas fotos lindas … Caminhamos em volta do lago com os patinhos-d’água que nós seguiam …kkkk muitas risadas fiz vários filmes ..tem um Bar Art da Nina muito aconchegante no centro.Como tinha 80 cm de neve não fomos ao castelo … Será para a próxima vez… E na volta pegamos o trem a Jesero Bled as 11.30 .. Eu achei muito barato pelas as paisagens só 5.99 euros Para Nova Gorica …O trem viaja ao lado do rio Isonzo que e cor verde água lindíssimo .. E tem vários túneis que se pode fazer fotos maravilhosas e com suas casas no estilo eslovenico e tudo com muito curado. Bom chegamos a Nova Gorica as 15.30 ..são 3 horas de puro divertimento .A estação está na divisa com a Italia ,assim e só atravessar a rua e pegar o ônibus 1 € 1.20 para a estação de trem de Gorizia .
      Agora dia 9 /10 fui novamente a Bled com uma amiga de Brasília q veio me visitar e desta vez nós saímos de Estação de Ferrara as 8.50 até Mestre e trocamos de trem até Gorizia e paguei € 21.00 a pessoa , ônibus até Nova Gorica na Eslovénia o trem até Jesero Bled e desta vez fomos ver o Castelo e Su a pé mais ou menos 300 degraus e muitas subidas muito inclinadas ..afffiii mas foi ótimo pois a cada parada uma vista maravilhosa do lago e chegando no Grad Castelo paguei 10.00 euros que não achei caro pois no bar tem uma deliciosa torta feita com creme e chantily e pasta esfolha hummm que com o ingresso vc paga a metade … Delicius… Adorei o castelo mostra como era anos atras antes de ter o lago . Tudo de bom ..de se vê bem o Triglav que são os 3 Alpes onde se vai para esquiar…
      a noite fui ao Casino’ que não paga para entrar e lá joguei só 5 euros por sinal já os perdi …kkkk mas foi bom porque te oferecem um drink !!!! Nós aceitamos no final das contas o dia ja tinha terminado e também já tinha perdido …o €€ e amanhã e outro dia ..mas longe do casino’…. Porque quem viaja não faz rima com Casino’….e assim adorei Bled no Outuno com suas cores avermelhadas e alaranjadas de suas árvores ao redor deste esplêndido Lago de Bled…

  7. Leonardo Beuttenmüller
    09/09/2015

    Fala meu camarada,blz?
    Estava em Veneza e resolvi dar um pulo em Bled por causa do teu blog.
    Cara,é coisa de cinema mesmo esse lago.Aluguei uma bike e resolvi dar a volta no lago todo.Muitas fotos incríveis e de todos os ângulos.Ficamos 2 dias lá.Perfeito!
    Valeu pela dica..abç

    • E aí, Leonardo?
      Que legal que você dedicou um pouco do seu tempo para nos deixar o seu feedback! Bom para as pessoas verem que não é mentira quando digo que esse lugar é de enlouquecer.
      Abração

  8. Juliane
    22/09/2015

    Olá, quero muito ir a Bled, pesquisei muito em inglês mas achei pouquíssimas informações para quem não vai alugar um carro, depois de ler aqui a opção mais segura que achei foi viajar no ônibus noturno de Salzburgo até a capital eslovena e de lá pegar uma dessas excursões que você citou, saberia me informar nome de alguma empresa e ideia de preço? agradeço desde já, abraços

    • Oi Juliane,
      A gente não sabe indicar porque fomos de carro, hehehehe
      Mas a gente viu lá em Ljubljana que havia várias excursões.
      Então fica tranquila que é possível. Lá você mesma se informa no seu hotel.
      Abração