Castelo de Predjama e Castelo Otocec – duas joias da Eslovênia

O Castelo de Predjama é mais uma daquelas atrações turísticas que nos fizeram buscar a Eslovênia como nosso destino de viagem. Foi bem aquilo de ver uma foto e imediatamente ficar com vontade de ir até lá conferir.

Castelo Predjama

Já o castelo de Otocec a gente resolveu conhecer por acaso, depois de descobrir que passaríamos, necessariamente ao lado dele durante a nossa jornada.

Vamos lá então?

 

O Castelo de Predjama

Você já foram alguma vez num castelo construído dentro de uma rocha? Então… Concordam que a gente precisava ver como era isso? São paredes, telhado, terraços e vários andares, todos se equilibrando na beira de um abismo recheado de túneis e cavernas.

Terraco Castelo Predjama Eslovenia

Legal demais, né não?

Para quem vai fazer uma viagem pela Eslovênia, não tem como se perder. A atração mais importante / famosa / visitada do país são as cavernas de Postojna (a gente já escreveu um post sobre elas aqui no blog). E o castelo de Predjama fica do lado!

Predjama Castle

São só 10 quilômetro entre eles, dá até para ir a pé. Já que você vai conhecer um, aproveite para conhecer também o vizinho, ambos situados a 56km da capital do país, Ljubljana. A coisa é tão óbvia que eles já vendem o ingresso combinado que dá direito às duas atrações turísticas.

Dentro do Castelo Predjama

Na dúvida, o site oficial esclarece sobre os meios de transporte possíveis, incluindo a opção de chegar lá de trem, via estação de Postojna.

Outra coisa importante a decidir. Você vai querer visitar o sistema de cavernas que fica no subterrâneo do castelo de Predjama? Se sim, compre o ingresso apropriado, porque a entrada nas cavernas ocorrem em grupos com guia, com hora marcada. As visitas funcionam de Maio a Setembro às 11h, 13h, 15h e 17h.

Entrada para as Cavernas no Castelo PredjamaEntrada para as cavernas

Saber isso de antemão é importante para você organizar bem a sua viagem. A gente visitou primeiro Postojna (com hora marcada), depois visitamos as cavernas de Predjama (hora marcada também) e depois usamos o tempo livre restante para o castelo. Dependendo dos horários que vocês conseguirem, essa ordem pode ser invertida.

A parte das cavernas em Predjama não é tão legal, na verdade. Não sei se foi porque a gente tinha acabado de ver o espetáculo que é o sistema de Postojna. Achamos tudo mais escuro, mais apertado e mais sem graça. Isso sem falar das escadarias intermináveis que temos que subir. Ou seja, não é um passeio, assim, indispensável.

Se você vai a Postojna, pode pular essa parte sem medo. O legal é que eles dão umas lanternas para algumas pessoas levarem e ajudarem a iluminar o caminho.

Cavernas de Predjama Lanterna

E o castelo? Bem, o interior dele não tem nada demais. Há vários salões em que se tentou reconstruir como era a vida por ali há alguns séculos atrás. Tudo bem parecido com o que está exposto no castelo de Bled, por exemplo.

Cenas cotidianas dentro do Castelo Predjama

O legal ali, na verdade, é ver a integração dele com a rocha e com os túneis das cavernas abaixo. A vista da região rural da Eslovênia e as histórias das batalhas que já aconteceram por ali também são bem interessantes.

Paisagem vista do castelo Predjama Eslovenia

Reza a lenda que era possível sair do castelo por uma passagem secreta que se abria muitos quilômetros abaixo, próximos a um rio subterrâneo que passa por ali.

Otocec Slovenia

Melhor ainda seria se a gente tivesse conseguido estar no castelo durante o festival medieval que rola por ali em Julho. A gente viu algumas fotos no centro de visitantes das pessoas vestidas a caráter. Deve ser algo inesquecível. No site oficial dá para ver a programação para o próximo ano.

Festival Medieval em PredjamaFoto promocional do evento que acontece todos os meses de Julho

 

Serviço

Castelo de Predjama
Site oficial: http://www.postojnska-jama.eu/en/other-sites/predjama-castle/
Horários: 9-18h no verão e das 10-16h no inverno. Veja horário exato no site oficial.
Preço: € 9,00 (adulto)

Cavernas de Predjama
Site oficial: http://www.postojnska-jama.eu/en/other-sites/cave-under-predjama-castle/
Horários: 11h, 13h, 15 e 17h
Preço: € 8,00 (adulto)

Predjama Castle Slovenia

 

Castelo de Otocec

Bem diferente de Bled e Predjama, que foram os principais motivos da nossa viagem para a Eslovênia, Otocec era apenas uma atração à beira do caminho. No caso, da estrada que liga Ljubljana (a capital da Eslovênia) a Zagreb (a capital da Croácia).

Como essa é uma auto-pista, o desvio dá um pouco de trabalho, mas nada que um bom GPS não resolva (ou mesmo as placas indicativas, segui-las costuma funcionar muito bem na Eslovênia).

Castelo Otocec Castle Eslovênia

O legal aqui não é nem o castelo em si, mas a sua localização, em uma ilha fluvial, ligada por duas charmosas pontes de madeira ao resto do mundo. A gente passou por ali perto do por do Sol, no dia que estávamos indo de Zagreb para Ljubljana, bem no nosso primeiro dia no país.

Dá para passear à vontade pelos jardins e pelas áreas verdes. Dentro do castelo, entretanto, as visitas são limitadas. Adivinhem por quê? O lugar é um hotel de luxo.

Area Verde Otocec

Dá até para organizar o seu casamento ali, desde que isso seja feito com uma certa antecedência.

Deve ser estranho compartilhar as áreas comuns do hotel com turistas a passeio, mas mesmo assim deu muita vontade de ver como era a experiência.

Hotel no Castelo Otocec Eslovenia

Mas dessa vez não deu. A gente não estava com cacife para tal extravagância no nosso orçamento. Mas quem sabe numa outra vez, não é mesmo?

Ponte no Castelo de Otocec Slovenia

 

Serviço

Castelo de Otocec
Site oficial: https://www.terme-krka.si/en/otocec/
Link para fazer reservas via Booking.com e deixar uma comissão para nós: AQUI.

Andarilhos no Castelo Otocec

 

Está procurando um hotel na Eslovênia? Se você usar os nossos links (ou a caixa de pesquisa abaixo) para acessar o Booking.com, a gente ganha uma comissão quando você fizer sua reserva. Ajuda aeeeeee!

Mais sobre esta jornada pela Croácia e pela Eslovênia? Clique aqui ou no banner abaixo:

andarilhos do mundo croacia e eslovenia

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:7
Posts Relacionados:
29
May
2014
7 comentários
  1. Boia Paulista
    05/06/2014

    Oi, Gleiber. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    • Oi Natalie!
      Que legal, a Eslovênia foi um país muito especial de conhecer. Que bom que vocês gostaram do post! Bjim e obrigado!!!!

  2. Roadrunner
    14/06/2014

    Diria que o tal castelo Predjama é muito, mas muito, parecido com Covadonga, nos Picos Europa, Astúrias (Espanha)!

    Saudações!

  3. Luiz Alberto Krainski
    07/05/2015

    Há também no nordeste da Turquia, próximo a Trabzon, o Mosteiro de Sumela, que foi construído praticamente sob a parede da montanha. Quando vi a foto do castelo Predjama, lembrei-me imediatamente de Sumela. Abraços e parabéns pelos magníficos posts.

    • Obrigado Luiz Alberto!
      Realmente é parecido. Já fiquei com vontade de conhecer.
      Abraços

  4. Luciene
    28/11/2016

    Estive no café do Castelo e na caverna em 2014 são mesmo lindos. Pena que aqui não tem a opção de postar fotos.