Patagônia Argentina vista por El Calafate – by Molina

Artigo by Molina

Quando decidimos neste carnaval ir para a Patagônia Argentina, pra ser sincero não fiquei muito empolgado. Mas com certeza era por total desconhecimento de como essa viagem seria fascinante. Já havia ouvido muitos relatos de amigos que indicavam sempre este roteiro e resolvi encarar, já que o Luiz sempre quis fazer esta viagem.

Paisagens Patagônia Argentina

Bem, então qual roteiro fizemos? Escolhemos duas cidades já que tínhamos apenas o período do carnaval e estas foram El Calafate e Ushuaia.

 

Para Chegar à Patagônia Argentina

Compramos as passagens através do Decolar, cuja melhor opção era: Guarulhos – Buenos Aires – El Calafate – Ushuaia – Buenos Aires e Guarulhos. A Aerolineas Argentinas (surpreendentemente) nos atendeu muito bem neste roteiro, tanto com horários, como no serviço.

Como o voo para Buenos Aires era às 5h40 da madrugada e chegamos em São Paulo por volta das 22h do dia anterior, ficamos imaginando o que fazer para não ter que dormir no saguão do aeroporto.

Há uma boa opção de hospedagem no próprio aeroporto de Guarulhos – O Fast Sleep da rede Slaviero. São cabines com beliche e banheiro privativo, bom para um repouso ou até mesmo um descanso e banho antes de embarcar para uma viagem mais longa ou com horários ruins.

São duas opções, sendo uma no desembarque do Terminal 2 e outra no corredor que liga os dois terminais dentro do embarque internacional (sendo necessário já ter feito até mesmo imigração). Faça sua reserva antecipada no site: http://www.fastsleep.com.br/pt-br/ ou pelo Booking.com (daí a gente ganha uma comissão!).

O voo foi bem tranquilo, com aeronaves bem novinhas e super no horário. Muito legal apreciar a paisagem do avião sobrevoando a Patagônia. Parece aqueles filmes de ficção científica sobre Marte.

Paisagem de El Calafate Argenina

 

O Aeroporto Internacional de El Calafate apesar de pequeno é muito melhor que muitos aeroportos de algumas capitais do Brasil. Ele fica há aproximadamente 23 km da cidade. As opções para ir até a cidade são o transfer (que pode ser contratado no desembarque) ou táxi.

Laguna em El Calafate

 

Hospedagem e alimentação em El Calafate

El Calafate tem uma boa rede hoteleira com hotéis, hostels e acampamentos. Porém, às vezes estes estão em lugares mais distantes, dificultando a vida do turista que ou vai caminhar muito ou vai ficar dependendo de táxi.

Cabanas de La Isla SolitariaCabanas de La Isla Solitaria

A principal avenida da cidade é a Avenida Libertador San Martín. Quanto mais próximo à avenida e ao centrinho melhor será sua localização. Outras opções de hospedagem são lodges, alguns muito charmosos próximo ao Lago Argentino com uma linda vista deste e da Cordilheira ao fundo, porém mais uma vez aviso: são mais distantes do centrinho.

Centrinho de El Calafate

El Calafate também conta com bons restaurantes e barzinhos. O prato mais típico da cidade é o “Cordeiro Patagônico”, que é muito saboroso, acompanhado com deliciosas “papas fritas”. Vai bem com vinhos mais sabor mais pronunciados como um Malbec ou até mesmo cervejas patagônicas.

Cordeiro Patagonico em Ela Calafate Patagonia Argentina

Na minha opinião os melhores restaurantes são o La Tablita, La Lechuzza e o Casimiro Bigua. Para um drink sugiro o Pub Borges Y Alvarez Librobar que é bem bacana.

Casimiro Bigua Calafate Patagonia Argentina

Se quiser uma baladinha, as opções são o Don Diego – o mais popular da cidade, com música ao vivo e bandas locais e o La Tolderia – restaurante-bar que se transforma mais tarde em um pub. Agora se você gosta de um joguinho a cidade conta com alguns Cassinos. Tudo bem pertinho, na avenida San Martin.

Librobar Borges Y Alvarez

Já estava me esquecendo… não deixe de provar o delicioso sorvete de uma fruta típica que dá nome à cidade o Calafate. Lembra um mirtilo e o sorvete é muito gostoso. As chocolaterias também são obrigatórias, principalmente nas noites mais frias.

Hostel em El Calafate Patagonia ArgentinaHI Hostel em El Calafate

Em El Calafate você vai encontrar também charmosas cafeterias, para um lanchinho a tarde com uma deliciosa “media luna”(croissant).

 

Opções de Compras em El Calafate

No centrinho você vai encontrar boas lojas, principalmente para couro e roupas de frio. Os preços podem variar bastante de loja pra loja. Então, dê uma boa pesquisada.

Flores Patagonia Argentina

 

Passeios pela Patagônia Argentina de El Calafate

Bem, chega de enrolar e vamos falar do que fazer de legal nesta região. Quando se fala em Patagônia, talvez o que vem primeiro em nossa mente seja as famosas geleiras, ou como preferir, os Glaciares Andinos. Conhecer os glaciares é obrigatório ao ir pra El Calafate. Na avenida San Martín há inúmeras agências para você contratar os passeios. Os mais legais são:

1- Visita aos Balcões do Glaciar Perito Moreno

Talvez um dos passeios mais fantásticos que já fizemos, visto que pra nós brasileiros é totalmente diferente de tudo. Você pode contratar este passeio somente, mas sugiro que faça junto com o Minitrekking. Ao contratar o passeio você sairá pela manhã em direção ao Parque Nacional dos Glaciares.

Parque Nacional Los Glaciares

Pagamos 450 pesos por pessoa pelo passeio, fora os 90 pesos que devem ser pagos em DINHEIRO na entrada no Parque Nacional. Geralmente vão sugerir que levem um lanche, mas ao chegar no Parque Nacional, nos balcões para avistar o Perito Moreno há uma boa infra-estrutura com restaurante e banheiros.

Mirante para o Glaciar Perito Moreno Argentina

Um ônibus te leva até local dos balcões, dentro do Parque Nacional e você terá aproximadamente duas horas para contemplar o Glaciar. Já chegando ao Parque você começa a avistar e admirar aquela imensa geleira azul e a medida que vai se aproximando vai ficando extasiado com a cena.

Trilha na Geleira

Imagine uma geleira de 5 Km de largura e 60 metros de altura que avança das cordilheiras em direção ao Lago Argentino, chegando a tocar na Península de Magalhães. Destes balcões é possível contemplar numa vista privilegiada o Perito Moreno e no verão vai ouvir vários estrondos, às vezes assustadores, das placas de gelo se rompendo e caindo no lago.

Geleira El Calafate

A cada período, que pode ser de cinco anos mais ou menos, o Glaciar toca a Península de Magalhães e obstrui parte do lago, que constitui o Brazo Rico. Forma-se então um dique que ao se encher leva ao rompimento desta parte do Glaciar formando uma ponte entre o próprio e a península.

Glaciar Perito Moreno Mirante El Calafate

Após algum tempo, com o derretimento esta ponte se rompe num fenômeno cíclico chamado de “Ruptura”, sendo que a última foi em dezembro de 2013. Imagino que deve ser uma visão fantástica de se assistir.

Glaciar Perito Moreno Despreendimento do Gelo

O que também impressiona é a cor dos glaciares, que devido a um fenômeno óptico o gelo muito compacto absorve os espectros da luz branca, com exceção do comprimento de onda azul, que é refletido. Assim temos a ilusão que todo o glaciar é desta cor. Quanto mais compacto o gelo, mais azulado ele aparentará, chegando a parecer às vezes arroxeado.

Geleira em El Calafate

Após contemplar o Perito Moreno dos balcões é hora de continuar o passeio indo até o embarcadouro onde um catamarã aguarda os turistas. Após 20 minutos de navegação o barco chega ao Embarcadouro “Bajo de Las Sombras”, de onde já se inicia uma pequena caminhada, com explicações sobre o que nos aguarda.

Perito Moreno de Perto El Calafate

Chegando bem próximo ao Perito Moreno é hora de arramar aos calçados os “crampons” que vão impedir de escorregar sobre o gelo. A superfície é bem irregular, porém firme e bastante segura, com várias paradas ao longo das 1h40 de caminhada.

Gelo Azul e Cursos de Agua na Geleira

No final, como forma de comemoração é servido alfajores e whisky com gelo do próprio glaciar. O passeio é indicado para pessoas de 10 a 65 anos de idade que não terão qualquer dificuldade para enfrentar a caminhada.

Trilha pelo Glaciar Perito Moreno

Dica do Andarilho: Sugiro alugar pelo menos uma calça impermeável, de preferencia com abrigo, que pode ser feito em El Calafate. Capriche no protetor solar, leve luva (obrigatório), gorro e um óculos de sol!!! Calçado impermeável também é uma boa sugestão. Optamos por comprar lá mesmo, com preço bem melhor do que se comprasse no Brasil.

Trilha no Gelo El Calafate Perito Moreno

Após retirar os crampons, a volta até o embarcadouro é pelo Bosque de Magalhães até um refúgio para um pequeno descanso e lanche (que você deve levar!!!)

Colocando os grampos nos calçados

 

2- Big Ice

Optamos por não fazer este passeio, cuja diferença do minitrekking era o tempo de caminhada na geleira – 3h30. Assim o esforço é bem maior sendo recomendado apenas para a faixa etária de 18 a 50 anos.

Grampos para a Trilha pela Geleira

 

3- Navegação pelo Lago Argentino – Todo Glaciares

Este passeio, também fizemos e recomendamos. É viagem de um dia todo, partindo as 8h do hotel para chegar no Porto Punta Bandera, localizado a 50 km de El Calafate. Para entrar no porto é necessário pagar a taxa de 90 pesos, então leve dinheiro, pois não aceitam dólar, reais ou cartões.

Passeio pelas Lagunas Patagonia Argentina

Deste porto partem os modernos catamarãs que navegam inicialmente até o maior dos glaciares – Glaciar Upsala, com 10km de comprimento e 50m de altura. Já próximo ao Upsala é possível ver e fotografar icebergs ao longo do lago, que foram se desprendendo do Glaciar.

Glaciar Upsala El Calafate

Os barcos chegam bem próximos aos glaciares e icebergs causando êxtase aos amantes de uma bela fotografia. Após deixar o Upsala, o barco parte em direção ao segundo Glaciar – Spegazzini.

Glaciar Spegazzini El Calafate Patagonia Argentina

Achei este mais bonito, pois ele cobre praticamente toda a montanha. Pausa para mais fotos e explicações dos guias e é logico um pouco de raiva, porque as pessoas às vezes não tem respeito e não te deixam tirar uma foto sequer.

Glaciar Spegazzini

O último Glaciar é novamente o Perito Moreno, que neste momento dispensava apresentações. Porém a visão do barco é bem diferente da que temos nos balcões, o que não torna o passeio repetitivo em nada. Após deixar o Perito Moreno voltamos em 2h até Punta Bandera para pegar novamente nosso transfer em direção ao hotel.

Glaciar de El Calafate Argentina

Dica 2 do Andarilho: Sugiro fazer o Big Ice ou Minitrekking antes do Todo Glaciares, por darem uma noção geológica e geográfica da região e entenderem a formação dos glaciares. Levar um bom abrigo do vento, pois o frio no barco é cortante.

Passeio de Lancha em El Calafate

 

Outros passeios imperdíveis em El Calafate

Além da gastronomia, passeio aos glaciares, cafés e o próprio passear pela cidade, admirando seu charme, há uma outra atração fantástica que é o Glaciarium – Museu de Gelo – onde está no seu subsolo o Bar de Gelo – GlacioBar Branca.

El Calafate Ice Bar

O Glaciarium fica há 6km do centro, seguindo a Ruta 11 (a mesma para o Parque Nacional dos Glaciares), mas há um transfer que parte de hora em hora das 10h30 às 20h em frente ao Departamento de Turismo, no centro. O transfer é grátis!!!

No Glaciarium há uma visita guiada onde é possível entender a glaciologia do local e a formação dos glaciares. Depois vale mais a pena ainda descer as escadas e conhecer o primeiro bar inteiramente de gelo da Argentina. Uma câmara frigorífica que pode chegar a -10 graus Célsius, mantem toda a estrutura de gelo, com esculturas e inclusive os copos onde as bebidas são apreciadas.

Bar de Gelo em El Calafate

O tempo máximo de permanência é de 25 minutos, entrando até 20 pessoas por vez, que recebem luvas e um abrigo especial. O preço foi o equivalente a R$ 30,00 e você pode beber o que quiser do cardápio, que é bem restrito. Em 25 minutos, quando muito, dá para tomar dois drinks.

Lago Nimez – Uma reserva há 1Km do centro repleto de aves e se der sorte é possível avistar inclusive flamingos. Dá pra ir andando tranquilamente.

Flamingos em El Calafate

 

Dicas super úteis

  • Sempre é bom ter dinheiro à mão. Às vezes compensa comprar em dólar ou real. Veja sempre o câmbio do local, que pode ser diferente de um estabelecimento para outro!
  • É obrigatório pagar taxa de embarque nos aeroportos que devem ser em dinheiro.
  • Para fazer câmbio é obrigatório ter em mãos passaporte ou permissão de entrada no país.
  • A melhor época para conhecer El Calafate é no verão, sendo que pela localização o dia dura até as 21 horas e as atrações como Minitrekking e Big Ice estão disponíveis, além de ser melhor para passear na cidade.
  • Para os amantes de acampamento a cidade está repleta de espaços próprios e bem organizados.
  • El Chalten, bem próxima a El Calafate, é a cidade mais jovem da Argentina e foi eleita a capital do montanhismo e trekking, onde segundo quem entende está o Cerro Torre, considerado por muitos a montanha mais difícil do mundo.

Argentina Patagônia

 

Procurando um hotel em El Calafate? Se você usar nossa caixa de busca, a gente ganha uma comissão do Booking.com! Ajuda aeee!

 

Escrito por: Rodrigo Molina
Compartilhe:
comentarios:110
Posts Relacionados:
01
Apr
2014
110 comentários
  1. Paula Brum
    03/04/2014

    Como sempre, post maravilhoso. Sou fã de carterinha do Gleiber e do Molyna. Adorei as dicas, inclusive estou repassando a indicação para amigas que estão se organizando para a patagônia argentina. Delicioso, meninos. BjO!

    • Oi Paulinha… Um beijão! Que bom que você veio aí nos visitar.

    • Rodrigo Molina
      07/04/2014

      Oi Paula…
      Muito obrigado pela visita e pelos elogios sempre gentis!!!
      Suas amigas irão amar a viagem… é simplesmente fantástico e muito diferente de tudo!!!!
      BJs

  2. Manoela
    14/04/2014

    Aiiiiiiiiiiiiiiiii, ta batendo uma vontade daquelas de Visitar El calafate. Queria saber mais ideias de preços de passeios. Vcs tem???

    Bjooss!

    • Rodrigo Molina
      14/04/2014

      Oi Manoela….
      O minitrekking foi o passeio mais caro… 600 pesos, se não me engano, fora os 90 pesos para entrar no Parque Nacional…
      O Glaciarium foi 45 pesos e a NAvegação acho que uns 400 pesos.

      Mas te garanto que vale muito a pena!!!!

      Bjs!!!!

  3. Mila
    04/06/2014

    O minitrekking está disponivel em julho? Criança de 11-12 anos consegue fazer?

    Parabéns! Adorei as fotos!

  4. Margot Azevedo
    06/06/2014

    Oi Gente,

    Adorei o texto, as fotos e as dicas!

    Por favor, me esclareçam uma coisa: vocês são 3 ou 2? Quem escreveu sobre El Calafate foi o Molina mas no campo “quem escreve”, só aparece o Glelber e o Sandro. Quem é quem nesse site? (só para eu entender melhor)

    Parabéns pelo trabalho!

    Margot

    • Rodrigo Molina
      06/06/2014

      Então Margot!
      Os criadores do blog são o Gleiber e o Sandro! Eu comecei a escrever sobre minhas viagens e me tornei um “correspondente especial”. Vc vai encontrar outros relatos meus, como os da Espanha, Itália, Hungria…
      Confere lá!
      Grande abraço!
      Rodrigo Molina

  5. Margot Azevedo
    06/06/2014

    Oi Novamente,

    Molina, no seu texto sobre a viagem, que eu adorei, vc não menciona Ushuaia, só El Calafate. Gostaria de saber se vc foi nas duas cidades, como menciona logo no início, ou apenas em El Calafate. Se foi nas duas, poderia dar alguma dica sobre Ushuaia, como vai de uma cidade para a outra, distância, dicas, etc?

    Muito obrigada!

    Margot

    • Rodrigo Molina
      06/06/2014

      Oi Margot
      Fui nas duas sim! Pretendo escrever até domingo o texto sobre Ushuaia! É fantástico e diferente de tudo!!!!
      É longe e o melhor jeito é ir por avião de uma pra outra!!! Por terra tem que entrar no território Chileno!!!
      Aguarde o post com várias dicas!!!
      Grande abraço!!!
      Rodrigo Molina

  6. Margot Azevedo
    07/06/2014

    Vou aguardar, muito obrigada Molina!
    Um abraço,
    Margot

  7. Joice Garbin
    16/07/2014

    Olá!! Adorei o post!!! Gostaria de saber quando dias mais ou menos devo reservar para conhecer Ushuaia e El Calafate?

    • Rodrigo Molina
      19/07/2014

      Oi Joice!
      Uns 3 a 4 dias são mais que suficientes. Com este tempo da pra fazer todos os principais passeios!
      Grande abraço

      Rodrigo

      • Fernando
        04/11/2014

        Perdão, mas três ou quatro dias para cada cidade, ou no total?

  8. Lourdes Tavares
    31/07/2014

    Olá, parabéns… viagem, fotos espetaculares. Somos um grupo e pretendemos ir em setembro. O q vcs acham ?
    É uma época boa p os passeios?

  9. Reginaldo pedrotti
    26/08/2014

    Boa tarde. Queria saber qual e melhor época para conhecer ushuaia el calafate eu gosto de esquiar mais o principal e conhecer os glaciais perito moreno e fazer a caminhada. Isto e possível no inverno????

    • Rodrigo Molina
      26/08/2014

      Olá REginaldo

      Para você que gosta de esquiar o inverno é a melhor época, porém as melhores estações de esqui ficam em Ushuaia.
      Já para conhecer os Glaciares o verão é melhor, pois você não corre o risco dos passeios estarem indisponíveis, além de apreciar o fenômeno do desmoronamento do Perito Moreno.
      A caminhada sobre o Glaciar está disponível no verão.

      Grande abraço

      Rodrigo Molina

  10. Iuli
    08/09/2014

    Olá, li no post a respeito da taxa de embarque nos aeroportos.
    Esta taxa não está inclusa na passagem? Tem que ser paga a parte, vocês sabem me informar o valer destas taxas?
    Obrigada pelas dicas, conteúdo bem organizado 🙂

    • Rodrigo Molina
      08/09/2014

      Oi
      Então… é isso mesmo!
      Os aeroportos de El Calafate e Ushuaia cobram as taxas aeroportuárias separadas da passagem.
      Infelizmente não me lembro dos valores destas taxas, mas acho que era em torno de R$ 30,00 (reais)
      Espero ter ajudado.

      Grande abraço

      Rodrigo

  11. Patrícia Tanajura
    14/09/2014

    Só fiquei conhecendo esse blog a pouco(pesquisando (sobre Machu Picchu) e adorei saber mais sobre El Calafate, que pretendo ir tbm no próximo Carnaval, justamente por causa da época em que provavelmente há os desprendimentos do gelo. Vc cita que isso ocorre no verão, mas se vcs foram em fevereiro e não aconteceu, qual período do verão seria mais propício, então? Outra perguntinha: quantos dias seriam suficientes para conhecer o lugar e fazer dois passeios, por exemplo?
    Obrigadíssima, e adorei o formato super dinâmico, mas sem perder a visível paixão pela experimentância da viagem, do blog de vcs! Parabéns!

    • Rodrigo Molina
      15/09/2014

      Oi Patricia

      Que bom que gostou do blog e dos posts…
      Bem… aqui temos duas coisas diferentes. No verão ocorre o despendimento de gelo dos glaciares o tempo todo, que são placas menores que gelos que se rompem e caem na água, fazendo um barulho estrondoso!!! Já outro fenômeno é a “Ruptura do Perito Moreno”. Este fenômeno ocorre de tempos em tempos, somente após o Glacial vir em direção à Peninsula de Magalhães. Vc vai entender melhor assistindo este video: http://www.youtube.com/watch?v=6fgL8o9Gh54
      Em relação à sua outra pergunta, creio de 3 a 4 dias são suficientes para aproveitar bem cada região.
      Espero que tenha te instigado a conhecer El Calafate e Ushuaia. Tenho certeza que não se arrependerá!
      Grande abraço

      Rodrigo

  12. Pollyanna
    20/09/2014

    Olá Molina!

    Em qual hotel você se hospedou em El Calafate? Pode sugerir uns 3 no Centrinho?

    • Rodrigo Molina
      24/09/2014

      Oi Pollyanna…

      Fiquei hospedado no Terrazas Del Calafate. Um hotel muito bom, porem mais distante do centrinho, mas facil pra ir a pé, além do que o taxi é muito barato.
      O centrinho é ao redor da avenida Del Libertador Gral San Martin. Ali há várias opções que vc pode consultar no booking, olhando o mapinha e vendo quanto quer gastar na hospedagem. Lembro que El Calafate tem hotéis de alto níveis, top mesmo.
      Aproveite bastante sua viagem!!!

  13. Suellen Morais
    21/09/2014

    Olá!
    Vou fazer um tour pela patagônia agentina e chilena em novembro. O roteiro é Puerto Madryn/Ushuaia/PuertoNatales&Torres del Paine e El calafate por último.
    No total serão 22 dias.

    Gostaria de saber como foi que fez a troca de dinheiro. Não sei como proceder quanto a isso, já que vou viajar sozinha. O que é melhor? Troco aqui ou deixo pra trocar lá? Travel Money é uma boa opção? Sei que dá pra trocar dinheiro chegando em Buenos Aires, mas terei pouco tempo lá. O que me indica?

    Como é minha primeira viagem internacional e tenho intenção de fazer uma viagem econômica, estou em dúvida com relação a quanto levar e como gastar lá, já que não sei absolutamente nada de câmbio!

    Pode me ajudar?

    Obrigada!!!

    • Rodrigo Molina
      24/09/2014

      Oi Suellen

      Sempre faço algum cambio no Brasil. Já leve alguns pesos para uma urgência, tipo um taxi. Cambio no aeroporto em Buenos Aires é ruim pois pode pegar um valor abaixo do que conseguiria no Brasil.
      Leve dolares também, que é muito aceito, inclusive vc consegue um bom valor ao pagar contas em dolares, superior ao cambio de rua. Lembre-se que sempre ao pagar em moeda estrangeira o troco será em Pesos. Muito cuidado com taxi. São famosas as histórias de taxistas argentinos retornaram notas falsas.
      No mais, aproveite bastante esta viagem que vai ser inesquecível!!!
      Não se esqueça de depois contar aqui pra gente o que achou!!!
      Grande abraço

  14. Denise Naomi
    24/09/2014

    Adorei as dicas de vcs! Vou agora com meu marido para El Calafate e Ushuaia, embarcamos dia 29 de outubro. Gostaria de saber sobre os passeios, quero fazer o trekking no Glacial. Vcs compraram o passeio lá ou aqui no Brasil? Vi que tem alguns sites que vendem mas como é a minha primeira viagem internacional, fico com receio…

    • Rodrigo Molina
      24/09/2014

      Oi Denise
      Tenho certeza que vcs vão adorar essa viagem. Como está indo em outubro, por ser uma época de transição entre inverno e primavera, talvez vá conseguir fazer passeios das duas estações, principalmente em Ushuaia.
      O trekking no Perito Moreno é obrigatório! Imperdível…. Eu não costumo comprar nada no Brasil para minhas viagens, pois vai que eu mude de idéia e queira mudar algum roteiro ou fazer em outro dia aquele passeio. É super facil comprar lá. No centrinho de El Calafate tem inúmeras agencias de viagens, e o preço é o mesmo em todas.
      Sugiro também em El Calfate o Bar de Gelo e o passeio de barco pelo barco argentino a fim de conhecer as demais geleiras… e claro aproveitar a gastronomia local!!! Sorvete de Calafate é obrigatório!!!!
      Em Ushuaia, se estiver disponível, faça o passeio nos trenós de cães, castoreira e o passeio de barco pelo estreito de Magalhães;
      Pode comprar todos os passeios por lá!!!!
      Ótima viagem! Aproveitem e depois escreva aqui pra gente contando!!!

  15. Andressa Santoro Angelo
    24/09/2014

    Olá! Estou indo para El Calafate com meu namorado em janeiro. Vamos ficar 5 dias na cidade. Vi em outros sites um passeio até o Lago Rocca e outro chamado Safari Experience, de 4×4, na Reserva Natural Estancia 25 de Mayo. Você chegou a ouvir falar desses passeios? Fora isso, penso em fazer o minitrekking e o passeio de barco pelo Lago Argentino. Vamos alugar carro para termos mais liberdade de locomoção.

  16. Diego Martins Cordeiro
    28/09/2014

    Olá
    Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Li que janeiro é alta temporada em El Calafate e Ushuaia e tenho dúvida se agendo ou não os passeios aqui do Br p/ esse período. Eu tbém não costumo fechar passeios antes da viagem e nunca tive problemas, mas tenho dúvidas quanto a estrutura turística destas cidades e se há limite de acesso aos glaciares. O Q acha? Espero sua opinião….

    • Rodrigo Molina
      28/09/2014

      Oi Diego
      As cidades são preparadas para o turismo! Vc já vai ver ao chegar e ver o nível dos aeroportos! Pode ir tranquilo!
      Abraco

  17. Andressa Lima
    16/10/2014

    O minitrekkin tem em qual época do ano?

    • Rodrigo Molina
      16/10/2014

      Oi Andressa

      Com certeza no verão há o minitrekkin, mas no inverno pode não estar disponível devido à dificuldade da embarcação chegar próximo ao Perito Moreno para dar início à aventura…

      Grande abraço

      Rodrigo

  18. LUCIANA LIMA
    24/10/2014

    Olá Gostaria de saber se a cidade é legal tambem para crianças. Quero visitar, mas tenho que levar meu filhos de 11, 07 e 4 anos juntos. Tem poções de passeios de 4 dias em El Calafate?
    Muito obrigada

    • Janaina Ito
      24/01/2016

      Olá Luciana estou indo daqui há 10 dias para EL Calafate, Torres del Paine e Ushuaia. Também irei com meus tres filhos de 11,8 e 3 anos. achei nossa situação semelhante, por isso decidi entrar em contato e receber suas dicas… Se puder me enviar algumas agradeço

  19. […] Andarilhos do Mundo Viagem e Viagens Tudo para Viajar My Destination Anywhere Trip Advisor […]

  20. marilda
    17/11/2014

    Gostaria de saber se p fazer a navegação todos glaciares ,preciso de entrar no parque ou seja ,pagar os 90 pesos ,(vou fazer o mini trekking) e se buscam no hotel.
    Obrigada Marilda

    • Rodrigo Molina
      24/11/2014

      Oi Marilda…

      É obrigatório pagar a taxa de 90 pesos para entrar no Parque Nacional dos Glaciares, sempre. E tem que ser em dinheiro vivo…. não aceitam cartão de crédito!!! Quando você fechar o passeio na agência de turismo, também irão oferecer o transfer do hotel ao porto (de onde partem os barcos para a navegação). O onibus que leva ao passeio no parque dos glaciares geralmente já está incluso e te pegam no hotel ou muito proximo a ele. Opte por comprar lá pois vc consegue preços melhores do que comprados em agências de turismo no Brasil.
      Grande abraço

  21. Daniela
    05/12/2014

    Nossa, gostei demais. Parece ser uma passeio fantástico. Como é o clima por lá em maio? D&D Mundo Afora.

    • Rodrigo Molina
      05/12/2014

      Oi Daniela
      Em maio já começa a esfriar, mas ainda está agradavel! Ushuaia é bem mais frio e diferente de tudo!!! Qq época la é fantástico!!!

  22. Marilda
    07/12/2014

    Obrigada pela informação e dica!!!
    Gde abraço!

  23. Marilda
    07/12/2014

    Oi!

    Esqueci de perguntar se lá além de dólares eles aceitam reais .
    Obrigada!

  24. Monica
    13/12/2014

    Olá ! Eu e meu marido vamos na semana de carnaval para Ushuaia e El Calafate… eu gostaria de saber se é possível alugar as roupas próprias para fazer o minitrekking por lá, porque serão usadas praticamente somente nesta viagem. Obrigada, bjs

    • Rodrigo Molina
      14/12/2014

      Olá Monica…
      Com certeza. É o melhor a fazer… Tem várias lojas para alugar as calças e blusas impermeáveis, alem dos calçados especiais…
      Vocês irão encontrar na avenida principal de El Calafate… Sugiro levar apenas uma segunda pele para vestir por baixo.
      Espero que aproveitem bem a viagem e quando retornarem escreva novamente aqui pra dizer se as dicas foram uteis ou até deixar outras pra gente…
      Bjs

  25. Raphael Araujo
    22/12/2014

    Oi, boa tarde! eu queria saber o nome da loja que alugaram as roupas de frio para o perito moreno. Nós vamos fazer o big ice e não temos esse tipo de roupa e aqui no brasil é muito caro. se valer a pena comprar la, também pode ser uma opção, mas a principio seria pra aluguel mesmo. podem ajudar? obrigado.

  26. Patrícia Tanajura
    27/12/2014

    Oi!
    Gostaria de saber sobre a média de temperatura em fevereiro e tbm, como Raphael aí em cima, indicações de lojas para alugar agasalhos. Aproveitando e já abusando, indicações de agências para os passeios lá!
    Ah, usei muuuuuito suas experiências pra me nortear( plus inspirar) minha viagem a Cuzco-M Picchu em novembro passado. Adoro a forma dinâmica e objetiva que vcs blogam. Brigadão! E ótimo 2015! 🙂

  27. Gustavo
    28/12/2014

    Conheci o site hoje e está nos meus favoritos. O post está ótimo e consegui dicas!

    Depois de conhecer o Deserto do Atacama, quero viagens mais exóticas como esta, porém, se souber me responder, você acha aconselhável ir em julho para Patagônia? É a época que tenho férias para tirar e gostaria de começar a planejar a viagem… Obrigado!

  28. Maria Oliveira
    30/12/2014

    Boa tarde !!

    Poderia esclarecer uma dúvida sobre passeios, depois de Perito moreno qual outro passei indicaria em Calafate, ou próximo a Calafate, qual cidade indicaria ?
    Fico no aguardo

  29. Norma Braga
    06/01/2015

    Muito legal suas sugestoes!!!!! As viagens de barcos em Ushuaia e Calafate da pra enjoar?? Tem que tomar remedio ou não mexe muito???? Obrigada. Norma

  30. Viviane Oliveira
    08/01/2015

    Amei as dicas, marquei viagem para o dia 02 de março!!!

  31. Ariane
    24/01/2015

    Olá… ótimas dicas, parabéns! Preciso saber sobre roupas… para enfrentar todo esse frio preciso levar muita roupa pesada ou consigo alugar lá em El Calafate? Dá pra passar com Jeans e casaco de lã comprados por aqui no Brasil mesmo ou preciso comprar calça e casaco especiais para usar o tempo todo?
    Nossa viagem está marcada para Agosto/2015.
    Obrigada!

  32. Vanessa Lima
    30/01/2015

    Olá…em janeiro de 2016 vou com minha família para El Calafete e depois Ushuaia. Como tenho dois filhos pequenos de 5 e 8 anos, embora estejam acostumados a viajar desde pequenos, estou preocupada. Dá para fazer os passeios com as crianças? Em Janeiro faz muito frio? Obrigada!

  33. Veronica
    19/02/2015

    Olá,
    Gostaria de saber se vocês compraram os passeios e transfers por alguma empresa, se já compraram no Brasil ou adquiriram la. Na internet não encontro muitas empresas que vendem os passeios, gostaria de ter uma idéia dos valores.

    Obrigada!

    =)

  34. Liliane Cristina Rodrigues Augusto
    22/02/2015

    Adorei seu post, Molina! Optamos por passar o natal e ano novo – 2015/2016 em Ushuaya…El Calafate…Torres del Paine…terminando por Mendonza. Muito otimista de que será uma das melhores viagens dos últimos anos, já que não posso falar a melhor de todas porque tenho muito que conhecer ainda. Parabéns pelas lindas fotos e um grande abraço!

  35. Ricarda
    05/03/2015

    Ola boa tarde
    Parabens pelas fotos
    Estamos indo em abril
    De 8 a 14
    Para fazer 3 passeios legais quantos pesos vou gastar ?

    • suely meder
      31/01/2016

      Ola Ricarda

      Vcs foram em ABRIL/??
      Estou querendo ir em Abril proximo mas tenho lido muito que nao e’ uma boa epoca e que muitos passeios ja nao da’ mais para fazer.
      Se possivel responda pelo meu mail
      Super obrigada
      Suely

  36. João Raphael Fernandes
    10/03/2015

    Vale a pena ir em Janeiro?

  37. Felipe Ristow
    30/03/2015

    Excelente blog.

    Tenha umas duvidas:

    – Vou para Ushuaia e El Calafate dos dias 01/10 e 10/10. Qual o clima nessa época? quais atividades estarão abertas e voce recomenda fazer? Questao de aéreo, alguma dica mais pontual?

    Grande abraço

  38. tania
    07/04/2015

    Adorei as dicas p el calafate. Estou indo 27/4. Dá para me indicar o nome da agência q vcs compraram os passeios? Receio perder muito tempo escolhendo entre as várias agências q vcs disseram ter por lá. Grata.Tania

  39. Nathalia
    17/06/2015

    Ola, adorei o post!!!!
    Vou para El Calafate em Outubro, chegaremos na cidade as 09hs e sei que a maioria dos passeios saem bem cedo, então queria dicas do que fazer nesse dia, para não perder o dia…
    Já anotei aqui o Glaciarium e o Lago Nimez, mas queria saber se na cidade há onde cavalgar, se tem alguma agencia que faz isso, ou se o passeio para Cerro Frias acontece a qualquer hora do dia…
    Obrigadaaaa pelas dicas!

  40. Fernanda Spader
    09/07/2015

    Oiii amei as dicas… Estamos planejando viajar no início de setembro, será que conseguimos fazer o minitrekking? Vc tem dicas de agencias locais para fazer os passeios de El Calafate e Ushuaia?? Obrigaduuuu

  41. Karine
    18/07/2015

    Boa noite!!!
    Adorei o posto!!
    Estou indo para Ushuaia e El Calafate em Setembro deste ano!
    Sobre os pacotes, vocês reservaram os passeios com antecendência (indicam alguma agência), ou lá mesmo?
    Sabem se em Setembro é possível fazer o mini trekking? Li em alguns locais que é possível e em outros não.
    Obrigada!!!!!

    • Rodrigo Molina
      13/08/2015

      Oi Karine…

      Comprei todos os passeios lá mesmo, pois assim não pagamos taxas que seriam cobradas comprando aqui. Nossas viagens podem mudar completamente de uma hora pra outra, entao nao gostamos de viajar com datas fixas para passeios…
      A maioria vc compra até mesmo no dia anterior. É super tranquilo!
      Geralmente os passeios nos glaciares ocorrem no verão!
      Mas olhando aqui no site oficial da empresa que faz o mini-trekking parece que há possibilidade sim em setembro: http://www.hieloyaventura.com/2010/mini-trekking-glaciar-perito-moreno.asp
      Vc pode inclusive reservar pelo site seu passeio!

      Boa viagem!!!!

  42. karoline
    28/07/2015

    Olá, eu amei as dicas. pretendo ir com meu marido em Março de 2016. tenho uma duvida, se eu alugar um carro consigo fazer passeios sem ter que pagar,tipo por conta própria? Sei que terei que pagar para entrar no Parque mais poderei andar livremente por lá?

    • Rodrigo Molina
      13/08/2015

      Oi Karoline…
      Obrigado pela msg e desculpe pela demora em responder…
      Sinceramente nao vejo necessidade em alugar um carro em El Calafate… A cidade é pequena, sendo melhor fazer os passeios por empresas, pois os melhores são as visitas aos glaciares. Quando vc compra em agencias já estará tudo incluido. Mas é possivel sim passear no Parque.
      Tenho certeza que irão adorar a viagem!
      Depois conta aqui pra gente se as dicas ajudaram e deixe sua impressão sobre esta cidade incrível!!!
      Grande abraço!

  43. Warley
    08/08/2015

    Olá. Muito bom o post. Tenho as mesmas dúvidas da Karine! Além disso, que tipo de roupa vcs compraram por lá!? Valeu realmente!?

    • Rodrigo Molina
      13/08/2015

      Olá Warley…
      Respondi as duvidas da Karine,,, de uma olhadinha!
      Já em relação às roupas, aluguei aquelas para fazer os passeios aos glaciares, pois aqui não teriam qq utilidade, além de serem pesadas e ocupar lugar na mala. Preferi comprar um sapato. É possivel comprar casacos de marcas bem conhecidas como North Wind e Columbia nas várias lojas da avenida principal.
      Grande abraço!

  44. Valeria
    15/09/2015

    Adorei as dicas, me diz uma coisa quantos dias vcs ficaram? Fizeram os dois juntos El Calafate e Ushuaia? E hotel, quero um bem charmoso voce tem dica?

  45. Aline
    16/09/2015

    Olá primeiro Parabéns,informações preciosas e muito bem organizadas, olha só vou com meu marido para el calafate e será nossa primeira viagem para um lugar tão frio,vamos em novembro e ficaremos 4 dias, e minha dúvida é com relação às roupas,é tranquilo alugar lá em el calafate? Ou até mesmo comprar?O que vcs indicam?O que devo levar do Brasil,o que devo comprar lá?Helpp

  46. Maurício Alves Pereira
    18/09/2015

    Gostaria que me indicasse agência de turismo em El Calafate para fazer o Tour ao Parque Nacional Torres del Paine na Patagônia chilena, e o Todo Glaciares em El Calafate.

  47. Sebá Paiva
    21/09/2015

    Olá Amigos !!!! Estou indo com minha esposa e filhos (2 e 11) em Novembro… Pelo que vi… Meu pequeno não poderá pisar no gelo já que li que é a partir de 10 anos… Ou poderá ??? Alguém tem alguma dica para eu poder coloca-los em contato direto com o gelo ou a neve ??? (estarei em Ushuaia Tb)

    • Oi Sebá,
      Nunca ouvi falar isso que criança não pode pisar no gelo. Está se referindo a alguma atividade específica? Tipo o glaciar? Daí sim pode haver restrições de segurança.
      Abração.

  48. Sula
    26/09/2015

    Olá Gleiber! Post maravilhoso. Estou indo com meu marido em outubro e eu amei as dicas, consegui montar os passeios, perfeito, obrigada! Abraços.

  49. Juliana
    16/10/2015

    Olá! também adorei as dicas que li aqui. E eu também gostaria de dica sobre compra de passeios. Pois vou em Dezembro/15 e li que vc escreveu que é tranquilo comprar os passeios estando lá… porém ficarei apenas 2 dias em El Calafate, e se eu não conseguir passeio pra esses 2 dias, já era… Então resolvi pesquisar preços pela internet, mas realmente achei muito caro… No site do Hielo y Aventura, o preço para o mini trekking do Perito Moreno está 1200 pesos + 300 peos de transfer… Será que em dezembro (dias 8 e 9) consigo chegar e já comprar passeio pro dia seguinte? Abraços

  50. Cristina
    13/11/2015

    Olá, estou procurando dicas sobre a Patagônia e li o post. “Adorei”. Se vcs puderem me ajudar eu agradeceria muito. Vou com minha família – marido e dois filhos (13 e 10 anos) para Patagônia – El Calafate e Ushuaia no final de dezembro e pretendo ficar uns 14 dias. Fiz contato com uma agência e quando recebi o orçamento achei bem caro; US$ 3.000 por pessoa – Passeios e hoteis inclusos e parte aérea por fora. Imagino que é dificil vc analisar sem ver a programação, mas meu medo é não fechar por aqui e não conseguir comprar o passeio lá. Li que tem limites de pessoas em alguns passeios. Vc me ajuda?

  51. Fábio Serafim
    18/11/2015

    Boa tarde, estou pretendendo ir apenas para El Calafate em meados de Novembro do ano que vem 2016, o que vc axa ? uma data boa ?
    A QUESTÃO DOS PASSEIOS, EU QUERIA FAZER UM EM CADA DIA!! OS QUAIS VOCÊ RECOMENDA ? E QUANTOS DIAS FICAR LA PARA APROVEITAR BEM?
    HAAA A QUESTÃO DOS VALORES DOS PASSEIOS, MAIS OU MENOS QUANTO CUSTA CADA PASSEIO, ESTOU COM MEDO DE CHEGAR LA E SER MUITO CARO!! QUANTO É CADA PASSEIO MAIS OU MENOS ?
    FICO NO AGUARDO O QUANTO ANTES
    OBRIGADO

    • Rodrigo Molina
      07/12/2015

      Oi Fabio…
      Desculpe a demora em responder!
      Então! Olha os passeios ficavam em torno de R$ 200,00, se não me engano, mas eram passeios de um dia todo!
      Em El Calafate, não se esqueça de sempre ter Pesos Argentinos na mão, pois no parque tem que pagar “em cash” e em peso, para entrar, mesmo indo em excursão!
      Recomendo pelo menos uns 3 dias em El Calafate. Se puder ficar 4 dias é o ideal, pois um dia vc faz o Perito moreno com o trakking, no outro pode fazer o passeio de barco pelas geleiras, um dia pra conhecer bem a cidade (que é pequena, mas bem charmosa) e ainda fazer outros passeios proximos.
      Tenho certeza que vai adorar!
      Depois conta aqui pra gente!
      Grande abraço!
      Rodrigo

      • Fábio Serafim
        05/01/2016

        Humm legal muito obrigado, então os passeios saem mais ou menos R$200,00 por pessoa cada passeio? isso? e a data Novembro sera que é uma data legal?
        fico no aguardo obrigadoo

        • Rodrigo Molina
          06/01/2016

          Oi Fabio…
          Então… com a desvalorização do nosso dinheiro talvez até uns R$ 300,00 por passeio…
          Novembro é legal sim, pois é final da primavera… Vai conseguir fazer os mesmos passeios que fiz, diferente dos passeios de inverno!
          Com certeza vc vai curtir muito!
          Abraço

  52. Claudio
    19/11/2015

    Interessante seu post. Nos deu idéias claras dos passeios a realizar.
    Estamos indo para a Patagônica agora em dezembro/2015 e iremos de carro.
    Se tivessem um post sobre a carretera austral, agradeceria o envio. Pois vamos pela costa da argentina e voltaremos pelo chile via carretera.

    • Rodrigo Molina
      07/12/2015

      Olá Claudio.
      Nossa! Vai ser uma viagem e tanto!
      Infelizmente não tenho nada pra te mandar, pois fizemos tudo de avião!
      Depois mande estas dicas pra gente colocar aqui no blog!
      Grande abraço e ótima viagem!
      Rodrigo

  53. Carolina
    09/12/2015

    Olá, Rodrigo!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog e por este post fantástico! Está ajudando demais…
    Vou para El Calafate com meu marido no final de março/16, e como será surpresa para ele, estou reservando e programando tudo sozinha.
    Vamos ficar por lá 6 dias, e já fiz reserva num hotel “melhorzinho”, com a suposta melhor vista para o Lago Argentino. No entanto, o hotel é bem longe do centro, e não oferece transfer gratuito (como a grande maioria dos hotéis). Já me arrependi um pouco de ter reservado esse hotel, mas fiz a opção não-reembolsável…
    Minha dúvida é a seguinte: você acredita que valha a pena alugar carro por esses 6 dias? Estou considerando a possibilidade pois dizem que vamos gastar bastante com táxi para ir e vir do centro. E também gostaria muito de ir até El Chalten, e os passeios com agência são bem carinhos (em torno de AR 2100,00). Queria muito ir até Torres del Paines, mas atravessar a fronteira de carro alugado não rola…
    Você acha que é uma boa fazer os passeios de carro? Acha que vale a pena? É tranquilo?
    Um abraço, e muito obrigada desde já!

    • Rodrigo Molina
      06/01/2016

      Oi Carolina…
      Vai fazer um passeio maravilhoso…
      Olha… Apesar de vc estar mais longe do centrinho, nada em el Calafate é tão longe assim… Se vcs estiverem acostumados a andar vão gostar bastante, pois passear na cidade é muito gostoso…
      Pra ir para outras cidades eu não iria dirigindo também não, pois dirigir em estradas na América é muito diferente de dirigir na Europa ou EUA.
      De uma olhada em outros blogs onde há esta informação mais precisa…
      Espero que aproveite muito, com muitas fotos!
      E claro, conte aqui pra gente se a dicas ajudaram!!
      Boa viagem!

      Rodrigo

  54. Olá!! Estou indo para El Calafate em janeiro/2016. Tenho pesquisado os passeios e, pelo que ando encontrando na internet, compensa comprar por lá mesmo. É isso? Pretendia fazer o minitrekking num dia e as passarelas Perito Moreno em outro, mas pelo que li nos comentários, o minitrekking inclui as passarelas, certo? Se assim for, no segundo dia faço a navegação e no terceiro o Montain Bike, que sai do teleférico. Compensa? E no último dia, tour pela cidade, caminhadas pelo lago… posso considerar este roteiro? Agradeço se puder avaliar minhas opções, obrigada!!!

    • Rodrigo Molina
      16/12/2015

      Oi Patricia

      O minitrekking inclui as passarelas sim! Acho que sua distribuição de passeios ficou ótima!!!
      Aproveite!!!!
      Depois conta aqui pra gente!
      Grande abraço

      Rodrigo Molina

  55. Carolina
    12/12/2015

    Oi, Rodrigo.
    Acabei de ver sua resposta para a Karoline, lá em cima…
    Obrigada!

  56. aline
    15/12/2015

    Ola! Adorei as dicas.
    Estou querendo ir em abril de 2016 para el calafete.
    Vc acha que e uma viagem bacana para fazer sozinha?
    Obrigada!

  57. Írley
    03/02/2016

    Estou simplesmente encantada!! Texto fácil de ler e ficar imaginando cada lugar. Tudo parece muito especial com o relato de vocês. Tenho certeza que o meu passeio será melhor depois de ler o blog “Andarilhos do Mundo”. Obrigada por compartilhar conosco! Sucesso e muitas e muitas viagens mundo afora!

    • Rodrigo Molina
      03/02/2016

      Muito obrigado pelo comentário é observações!!!
      E que todos nós possamos viajar bastante!!!
      Grande abraço

      Rodrigo

  58. Claudia Borowski
    14/02/2016

    Olá Rodrigo! Estamos indo para Patagônia agora em março. Ficaremos 3 dias inteiros em Ushuaia e 2 dias e meio em El Calafate. Achas adequado ou devo alterar?
    O passeio pela geleira devo comprar antecipadamente ou lá mesmo?
    Adorei suas dicas, vamos aproveitá-las!

    • Rodrigo Molina
      15/02/2016

      Oi Claudia
      El Calafate é bem bacana e por ter vários passeios eu ficaria 3 dias completos pra não ficar muito corrido, até mesmo pra vcs poderem passear tranquilamente na cidadezinha, sair pra almoçar e jantar.
      Lembro que o minitrekking dura um dia todo e o passeio de barco pelos glaciares também dura um dia.
      Ainda tem o Bar de Gelo pra conhecer e outros passeios na cidade.

      Espero que aproveitem e depois conte aqui pra gente se o blog ajudou.

      Boa viagem!!!!

      Rodrigo

  59. leandro patricio
    24/02/2016

    Eu irei para calafate em Novembro e ficarei 5 dias la,.. Quais passeios vc me indicaria…

  60. delio perim
    01/03/2016

    É possível pagar hotel com dólar em El Calafate e Ushuaia?
    O câmbio geralmente é melhor?

  61. ana paula
    20/04/2016

    oi estou com muitas duvidas e a minha primeira viajem e estou meio perdida ganhei uma passagem para o uruguai e estava pensando em ir para el calafate de la mas n tou sabendo montar …pensei assim montevideu el calafate dai para ir p ushuaia so de aviao mesmo ou tem alguma outra maneira de chegar la qtos dias p os dois tb ouutra coisa o dinheiro vcs trocaram tudo la…obg

    • Rodrigo Molina
      21/04/2016

      Entao…
      De El Calafate a Ushuaia somente de avião, pois teria que cruzar o Chile…
      Ai fica mais complicado ir via terrestre.
      Não me lembro quanto trocamos…
      Acho que 3 dias completos em cada um com 3 noites já da pra aproveitar bastante!!!

      Otima viagem…

  62. Danilo
    28/04/2016

    Olá ótimas dicas . Confesso que estou fascinado com muita vontato de conhecer Ushuaia / El Calafate . Estou com muitas dúvidas , pretendo ir sozinho via pacote CVC . Porém não teno em mente o quanto devo levar em dinheiro (reais) para trocar em pesos . Me de uma dica do que fazer . Sou viajante de primeira viajem e estou perdido . Fico com medo de não levar dinheiro suficiente sei lá . Agradeço a atenção . Gracias .

  63. André Silva
    15/05/2016

    Olá no mês de Setembro de 04 a 10 irei para El Calafate (Muito Ansioso estou), graças a vocês estou tirando muitas duvidas a respeito, comprei apenas as passagens. Pretendo ficar em hostel o que acham? Gostaria de saber sobre os passeios se tem um lugar confiável para comprar, me falaram que roupas é bem melhor alugar por lá é verdade? Desde já agradeço a atenção

  64. Bel Lebro
    12/06/2016

    Boa tarde, Rodrigo. Estou com dúvidas sobre Ushuaia e El Calafate. Vou no fim de julho. Será que poderia me ajudar? rs.. Bem.. em El Calafate, vou alugar carro. Vou fazer Ríos de Hielo em um dia e Parque Perito Moreno em outro dia. Consigo fazer sem agência já que estarei de carro? Ir até o local de embarque e ao parque e pagar as entradas sem intermédio de agência? Já em Ushuaia, não vou alugar carro, mas consigo navegar pelo canal Beagle indo direto ao local de saída do barco? Você indica alguma agência lá, pois li muitos pontos negativos da Piratour (uma das mais conhecidas) no Tripadvisor. Agradeço desde já, Bel Lebro.

  65. Carolina
    04/09/2016

    Olá, adorei as dicas do site! Quanto tempo durou o minitrekking no total? Fica com a tarde livre para fazer outros passeios?
    Obrigada

    • Rodrigo Molina
      04/09/2016

      Oi Carolina
      Obrigado pela visita

      O minitrekkin tem duração de 4 horas. Vale muito a pena.
      Não deixe de fazer!

      Abraço

  66. Fernanda
    10/10/2016

    Oi! Em dezembro programei 6 dias em Calafate. Exagerei?
    Estou pensando em fazer o passeio de 3 dias com a Marpatag e o Safari experience. Vale a pena? Alguma outra sugestão ou consideração?
    Espero ansiosamente o retorno de vcs!
    Obrigada!
    🙂

  67. Rita de Lima
    14/10/2016

    Olá Rodrigo!!!
    Estarei chegando com uma amiga de 02/11 a tarde em El Calafate. Queremos fazer Perito Moreno com minitrekkin no dia seguinte.
    Vc me aconselha a contratar o passeio com antecedência ou conseguiremos agendá-lo qdo chegarmos?

  68. Gastão Bastos
    02/01/2017

    ôpa! Parabéns, muito esclarecedor seu blog, e o texto, informativo, fluido e agradável. Pretendo ir a Ushuaia e Calafate para uma estadia de 10 dias, com esposa e 2 filhos adolescentes. Minha questão é quanto levar em espécie, por pessoa e por dia? Vale a pena levar dólares? Agradeço antecipadamente! Um abraço!