Ljubljana – a capital da Eslovênia – e uns dragões

Eu não sabia o que tinha de bom para fazer em Ljubljiana, a capital da Eslovênia, mesmo assim programamos nossa ida para lá. Nosso objetivo no país eram as cavernas, lagos e castelos do interior, mas escolhemos a cidade como base, para alcançar as outras atrações de carro.

Ljubljana Eslovenia Pontes sobre o Lubljanica

E como sempre digo, nada melhor do que visitar um lugar sem criar expectativas. Isso faz com que o nosso olhar veja as coisas com mais otimismo. Resultado: curti demais! E vou mostrar aqui para vocês o porquê.

 

 

Rolezinho em Ljubljana num sábado à noite

Pode ser que o dia da semana tenha sido um fator de sorte. Mas a verdade é que foi muito divertido caminhar pelas ruas do centro histórico em pleno sábado à noite. Vínhamos de um engarrafamento horrível ainda em Zagreb, na Croácia e ao chegar no hotel, tiramos um tempinho para descansar.

Mais posts dessa jornada:
+ Zagreb: a capital e o patinho feio da Croácia
+ Eslovênia: um país que vai surpreender você
+ Dica de Hotel: Penzion Tavcar

Já estava anoitecendo quando pegamos nosso carro, o GPS e apontamos para um estacionamento que ficasse o mais próximo possível do centro da cidade. Adoro essas garagens que existem nas cidades europeias. Geralmente subterrâneas, com cancelas automáticas e pagamento com cartão de crédito numa máquina conforme o tempo de uso. Super prático.

Ljubljana Eslovenia Estacionamento

E bem na praça onde saímos, o que rolava? Um mini jogo de basquete! Só meia quadra e uma galera vibrando na arquibancada. Uma cena totalmente inusitada, não acham? Na hora percebi que estava num lugar com um astral super bacana.

Ljubljana Eslovenia Jogo de Basquete

Ali por perto, uma mulher estava posando num manto de veludo, como se fosse uma rainha. Também paramos para ver do que se tratava e olha só, era um fotógrafo que cobrava das pessoas para retratá-las em trajes régios. Só que numa espécie de palco, com direito a trono, coroa e cetro. Louco, né?

Ljubljana Eslovenia Posando de Rainha

Mas aí a gente foi passear na beira do rio que banha Ljubljana, o Lubljanica. Ali a gente chegou no coração da parte histórica. E o que vimos? Centenas de pessoas se divertindo ao ar livre, bebendo seu vinho em barzinhos e comendo refeições de tudo quanto é tipo nos restaurantes dos arredores.

Ljubljana Eslovenia Sabado a noite

A região é compacta, fácil de percorrer a pé. E em volta, várias pontes, cada uma mais legal que a outra, cada uma com “tema”. Mas foi só no outro dia é que tiramos as fotos dessas pontes tão peculiares.

Ljubljana Eslovenia Rio Lubljanica

 

Curtindo um fim de tarde nas pontes de Ljubljana

Infelizmente, no outro dia, depois de fazer nossos passeios pelo interior do país, o tempo foi nublando até começar a chover. Daí nosso tour diurno não rendeu as fotos que eu gostaria.

Ljubljana Eslovenia Mais pontes

Das tais pontes, acabei só fotografando duas. Os cadeados deixados pelos casais apaixonados sobre o cabo de aço da Butcher’s Bridge, por exemplo, foram clicados com o Sandro segurando o guarda-chuva por cima de mim enquanto eu, agachado, continuava me molhando do mesmo jeito.

Ljubljana Eslovenia Cadeados Butchers Bridge

Já as fotos dos dragões verdes na Dragon Bridge, ícones da cidade, tiveram que sair usando o Zoom da câmera enquanto a gente se abrigava debaixo de um telhadinho ali por perto. Mas a região toda (que você conhece tranquilamente numa tarde) é cheia de esculturas ao ar livres e prédios de arquitetura bacana.

Ljubljana Eslovenia Dragoes

 

O Castelo de Ljubljana

Mas a visita não estaria completa sem uma passadinha no Castelo de Ljubljana, não é mesmo? Quem já nos conhece sabe dessa nossa paixão pela era medieval.

Castelo de Ljubljana Eslovenia

Nesse caso, a gente não quis pagar o ingresso para ver a exposição que há lá dentro (tínhamos pouco tempo). Mas mesmo assim foi legal porque visitar o pátio central é de graça.

Patio do Castelo de Ljubljana Eslovenia 11

Lá do alto, a vista da cidade compensa a subida da ladeira, que felizmente, pudemos fazer de carro. Para quem está a pé, o funicular (uma espécie de elevador panorâmico) será uma mão na roda. Há um parque verde em volta, usado pelos eslovenos para caminhadas e corridas.

Ljubljana Eslovenia Vista da cidade

A bandeira da cidade de Ljubljana mostra justamente este castelo com um dragãozinho caminhando em cima, sob um fundo verde e branco. E dragões não faltam com símbolo heráldico da região. Eles também aparecem em ornamentos, luminárias, fechaduras, tanto ali quanto em outros lugares da Eslovênia. Não é demais?

Ljubljana Eslovenia Dragao no Castelo

A essa altura, já estávamos decididos sobre que tipo de souvenir trazer para casa. Faltava só encontrar um bem bonito… Mas isso é tema de outro post dessa aventura.

Ljubljana Eslovenia Castelo

 

Serviço

Castelo de Ljubljana – Site oficial
Endereço:
Grajska planota 1, 1000 Ljubljana
Horário: veja a tabela no site
Preço: a partir de € 8,00 para um adulto

Review do Hotel em que ficamos: Penzion Tavcar

Está procurando um hotel na Eslovênia? Se você usar os nossos links (ou a caixa de pesquisa abaixo) para acessar o Booking.com, a gente ganha uma comissão quando você fizer sua reserva. Ajuda aeeeeee!

Mais sobre esta jornada pela Croácia e pela Eslovênia? Clique aqui ou no banner abaixo:

andarilhos do mundo croacia e eslovenia

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:17
Posts Relacionados:
20
Apr
2014
17 comentários
  1. Fernanda
    21/04/2014

    Eu sempre quis visitar Ljubljiana mesmo sem saber direito o que fazer por lá hehehe. Acho que é pelo nome rs!

  2. Boia Paulista
    26/04/2014

    Oi, Gleiber. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    • Oi Natalie! Muuuuito obrigado! Fiquei felizão por aqui. Bjim

      • Darcon Rocha
        23/05/2014

        Fera.. sou Aluno de Adm da UFSM e preciso realizar um trabalho sobre a venda de vodka na eslovênia. Gostaria de saber se possível, com quantos anos a venda de bebidas é liberada, se o consumo de alcool é elevado, qual a faixa etária dos consumidores de vodka.. Agradeço já a sua ajuda.

  3. Fábio G
    02/12/2014

    OLá amigo!

    Que época do ano você esteve por lá.

    Minha ideia é ir pra lá em março.
    É época legal?

    • A gente foi no verão e foi muito, muito massa. No inverno talvez fique tudo mais cinza, os barzinhos com mesas na calçada talvez não estejam tão animados. Mas creio que a cidade não deve perder seu charme mesmo assim.
      Abraços.

  4. mari
    01/01/2015

    Estou aqui hj com minha familia…adorando,mas a temperatura e -7. A cidade esta linda toda enfeitada pro Natal.

  5. […] Ljubljana, a capital: uma cidade alegre, para quem gosta de curtir um programa ao ar livre às margens do rio Ljubljana. O símbolo da cidade, um dragão verde, pode ser visto em esculturas e souvenirs. […]

  6. A Eslovênia era um país que estava nos planos de viagem e tivemos o prazer de fazer um super roteiro por lá. As dicas aqui foram utilizadas. Muito legal!

    • Que legal, Dan
      Se você publicar algum post sobre o país, nos avise para a gente poder ler.
      Abraços

  7. Amanda Strahler
    25/07/2015

    Gleiber,td bem?
    Precisando de uma dica
    Estaremos chegando de carro de Zagreb e queria saber se é fácil achar estacionamento no centro da cidade. Pois o hotel que estamos pensando em ficar nao é tao perto do centro. E quero saber como é para estacionar no centro. Pode me dar algumas dicas?

    • Oi Amanda,
      Não achei fácil vaga no centro não.
      Acabei estacionando num shopping em Zagreb.
      Abraços.

  8. Maria Clara
    28/04/2016

    Oi Gleiber! Parabéns pelo post. Muito legal e objetivo Estou indo à Liubliana em Setembro e ficaremos em um hotel no Centro. Como iremos alugar um carro para visitar as outras regiões do país, queria saber se é fácil achar estacionamento no CentRO de Liubliana. Nosso hotel não disponibiliza. Sabe dizer a média de preço? Obrigada e mais uma vez parabéns!

    • Oi Maria Clara,
      Eu não me lembro dos preços, mas tem aqueles estacionamentos subterrâneos, por lá. Um deles fica embaixo da praça principal. Mas acho que eram caros.
      Abraços.