Nosso roteiro pela Croácia

Nosso roteiro pela Croácia não passou de um aperitivo: foram apenas 5 dias muito corridos. Apesar de parecer pequeno, o país tem tantas ilhas, praias e atrações históricas, que um mês talvez seja pouco para desbravá-lo.

Roteiro pela Croácia Bandeira

Mas se você estiver na mesma situação da gente, sem tanto tempo disponível, essa sugestão de roteiro pela Croácia pode ser de grande ajuda. Você nem deve tentar fazer exatamente igualzinho, porque acabamos cometendo alguns erros que você vai poder evitar.

Vamos lá?

 

Roteiro pela Croácia – Dia 1 – Dubrovnik

Dubrovnik é a cidade mais bonita da Croácia e ponto final. É um lugar alto astral, com turistas do mundo inteiro, cheio de atrações. A gente escreveu alguns posts sobre a cidade, explorando esse clima:

+ Atrações Turísticas de Dubrovnik
+ Dicas de Restaurantes em Dubrovnik

Dubrovnik Croácia fortes

Quanto tempo ficar na cidade? A gente dormiu duas noites. Logo depois de chegar no aeroporto e pegar um táxi até a cidade velha, começamos o bate-pernas na muralha e um reconhecimento das praças e ruelas medievais.

Muralhas de Dubrovnik Croácia

Mas se você tiver uma semana inteira livre, vai ter diversão para todos os dias. Há tours para várias atrações e ilhas do entorno, seja no continente, seja no meio do Mar Adriático.

Kolocep Dubrovnik Croácia 04

 

Roteiro pela Croácia – Dia 2 – Tour Elafiti Islands

No dia seguinte, fizemos um passeio de barco para as Elafiti Islands, fantástico! E escrevemos um post contando essa experiência.

+ Tour para Elafiti Islands

Canto esquerdo da Sunj Beach Lopud Dubrovnik Croácia

O tour chegou cedo e deu tempo de dar mais uma boa volta, explorando praças e monumentos. Gostaríamos de ter feito o city tour à pé (guiado) ou de ter feito o bate-e-volta até Kotor, em Montenegro, mas nosso destino nos levaria até Split, mais ao norte.

Croacia Dubrovnik a Split Bosnia Ponte

 

Roteiro pela Croácia – Dia 3 – Split

Bem cedo pegamos um ônibus até o porto de Dubrovnik, onde o nosso carro alugado nos esperava (dessa vez foi pela Budget). Dirigimos o dia inteiro até chegar em Split, mas no caminho passamos por um pedacinho da Bósnia.

+ De carro entre Dubrovnik e Split
+ Medjugorje, um Santuário da Nossa Senhora na Bósnia

Paisagem de cinema nas montanhas da Bosnia 03

A ideia original era percorrer esse caminho parando pelas deslumbrantes praias da estrada a beira-mar. Só que acabamos com vontade de nos aventurarmos pelo país da última guerra de verdade da Europa, há pouco mais de 20 anos.

Bandeira da Bosnia

Chegando em Split, tivemos uma tarde agradável, depois de fazer nosso check-in no apartamento que alugamos por uma noite, com estacionamento. Tivemos tempo para dar uma volta pelas praias urbanas da cidade.

+ Praias Urbanas de Split
+ Dica de hospedagem em Split

Por do Sol numa Praia de Split Croacia

Mas o melhor mesmo em Split é a região da cidade antiga, onde estão as ruínas do palácio de Deocleciano, um dos imperadores da Roma Antiga.

+ As principais atrações turísticas de Split

Turismo em Split Croacia Luminarias

 

Dia 4 – Hvar Island

No dia seguinte, depois do check-out, tivemos tempo de explorar um pouco mais as ruelas de Split antes de cometer o principal erro dessa viagem. Estávamos totalmente a mercê dos barcos que conectam o continente às ilhas.

Ilha de Hvar Croacia barcos

Então para o bate-e-volta que tínhamos planejado para a ilha mais paradisíaca do país, conseguimos arrumar um jeito, mas teríamos apenas poucas horas para explorá-la. Gastamos muito dinheiro, tiramos até umas fotos legais, mas não valeu a pena. Hvar merecia pelo menos uma semana, mas rendeu um post:

+ Hvar Island num bate-e-volta: não faça isso

Ilha de Hvar Croacia vista do porto

E no final do dia, corremos para conseguir chegar na região dos lagos de Plitvice dirigindo horas e horas durante a noite.

 

Dia 5 – Lagos de Plitvice

Programamos um dia inteiro para a atração turística que mais sonhávamos conhecer. Era a parte do roteiro que não iríamos mudar, o principal motivo que nos levou ao país.

Lagos de Plitvice Croacia margeando os lagos

Dormimos a véspera num excelente hotel, que não aproveitamos, pois chegamos muito tarde e saímos assim que acordamos no outro dia. E quanto ao Parque Nacional, tombado pela UNESCO, total deleite! Saímos mais impressionados do que poderíamos imaginar.

Lagos de Plitvice Croacia 07

+ Lagos de Plitvice
+ Ethno Houses – dica de hotel nos Lagos de Plitvice

Lagos de Plitvice Croacia panorama

 

Final do Dia 5 – Zagreb

Depois dos Lagos de Plitvice, a gente foi para a Eslovênia. Depois de explorar o parque, dirigimos até Ljubljana, que será tema de outros artigos, separados em sua seção própria. Mas no nosso último dia de viagem, dirigimos de volta até a Croácia até Zagreb, sua capital.

+ Zagreb: a capital da Croácia

Zagreb Croacia Igreja de Sao Marcos

Deu tempo de passear durante metade da tarde na capital sem-gracinha e devolver o carro no aeroporto. Uma decisão acertada foi pegar um hotel-pensão pertinho do aeroporto. Nosso voo saía super cedo no dia seguinte e fomos a pé!

+ Dica de Hotel ao lado do Aeroporto de Zagreb

 

E assim terminou a nossa jornada. Corrida? Sim. Mas valeu cada minuto. Como eu disse acima, dá para reformular essa viagem de forma a torná-la muito mais interessante. Há cidades croatas que deixamos de fora e que eu colocaria em qualquer roteiro, como Zadar, por exemplo.

Se tiverem alguma dúvida, não deixem de usar a caixa de comentários aí embaixo.

Procurando um hotel no país? Se você usar nossa caixa de busca, a gente ganha uma comissão do Booking.com! Ajuda aeee!

Que ler mais posts sobre a Croácia? Clique no banner abaixo ou nos links relacionados a seguir:

andarilhos do mundo croacia e eslovenia

Veja mais:
Dicas do que fazer em Dubrovnik

Elafiti Islands num barco do século XVII
Praias urbanas de Split – dá para chamar aquilo de praia?
Lagos de Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:43
Posts Relacionados:
31
Mar
2014
43 comentários
  1. Maíra
    31/03/2014

    “Só que acabamos com vontade de se aventurar…” (De NOS AVENTURARMOS).

  2. Boia Paulista
    03/04/2014

    Oi, Gleiber. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    • Que legal, Natalie!!! Foi um post leve, compilador. Que bom que vocês gostaram!!! Obrigado!

  3. Camila
    03/04/2014

    Ficou muito corrido hein? Eu indicaria dividir 5 dias em, no máximo, 2 cidades. E olhe lá, dependendo da cidade, pq Hvar realmente pede uns 5 dias.

    • Com certeza, Camila. A gente é meio louco! kkkkk. Os três dias que ficamos na Eslovênia, deveríamos ter “investido” em Hvar. Seria perfeito, mas daí teríamos que conhecer a Eslovênia numa outra viagem. Mas não nos arrependemos, porque gostamos mais da Eslovênia do que da Croácia, acredita?

  4. Erika
    04/04/2014

    Olá! Cheguei aqui pela #viajosfera do VnV.
    Muito boas as dicas! Mas realmente vcs fizeram milagre pra ver tudo isso em 5 dias! Rsrrrrs

    Estou pensando em visitar a Croácia em 2015, ficando 15 dias por lá e 15 na Grécia 🙂

    O que vcs acharam de dirigir por lá? As estradas croatas são boas?

    Até breve,

    Erika

    • As estradas croatas são excelentes! Foi muito fácil se deslocar, tudo muito bem sinalizado! Vai tranquila. Você vai aproveitar o país de verdade em 15 dias. A gente só aperitivou. kkkkk

  5. Marcial Monzani
    07/04/2014

    Tudo bom? Bem, to encantando com o roteiro, com o país visitado e já preparando meus 10 dias – de 13 a 23/06 para ir à Croácia.
    Dúvida cruel – o Bilhete quebrado – SP / Dubrovnik e depois Zagreb / SP fica 3 vezes mais caro que comprar, tipo SP / ZAGREB / SP. Vc tem alguma sugestão quanto a isso? Vale comprar então SP / Zagreb / SP e de Zagreb voar até Dubrovnik para voltar de carro?
    VAleu ai pelas dicas
    Abs
    marcial Monzani

    • O ideal e você fazer um orçamento para as duas possibilidades. Veja quanto custa a passagem Zabreb – Dubrovnik de avião e some todas as despesas. Lembre-se só que dia de aeroporto é dia perdido. A coisa de se deslocar até o aeroporto, fazer check-in, despachar bagagem etc sempre deixa o seu dia muito curto. Então pense nisso antes de tomar sua decisão, se o preço não for tão diferente, às vezes a comodidade vale a pena. Mas se é o triplo aí como você falou, eu faria SP-Zagreb-SP e voaria Zagreb-Dubrovnik no mesmo dia para se cansar tudo num dia só e minimizar a perda de tempo.
      Outra sugestão é ver se um agente de viagens não consegue comprar esses bilhetes de forma mais barata. Às vezes acontece.
      Abração.

  6. Geanne
    09/04/2014

    Olá, Gleiber!Estarei de férias na 2ª quinzena de junho… vc acha uma boa época pra visitar a Croácia? Terei 10 dias livres – vale a pena ficar somente por lá ou vc acha que devo explorar outros lugares? Abraços.

    • 10 dias? Fique só na Croácia, Geanne. É uma época perfeita. 3 dias em Dubrovnik, 1 dia em Split (e Brela), 3 dias em Hvar (tire um dia para Bol – Zlatni Rat), 1 dia em Zadar, 1 nos Lagos Plitvice e 1 dia em Zagreb (dia de pegar seu voo de voltar). Será perfeito!

  7. Eliza
    18/04/2014

    Oi, a minha viagem já está mais ou menos planejada, mas vou aproveitar muitas das suas dicas, obrigada! Que época que vocês foram? Nós vamos na segunda quinzena de Outubro e acho que já vai estar mais frio…

    • A gente esteve na Croácia no final de Agosto. Foi perfeito, muito calor. Na época que você vai já será bem mais frio sim.

  8. Gabriel
    04/06/2014

    Oi Gleiber!
    Muito bom o texto! Parabéns!
    Após a leitura, me surgiram algumas dúvidas.
    Você chegou a comparar o custo de uma viagem de carro pela Croácia a um trajeto por meio de outros transportes (ônibus, por exemplo)?
    Além disso, como você descreveria os custos e as burocracias envolvendo um aluguel de carro no país?
    Finalmente, há algum tipo de complicação na travessia pela Bósnia?

    • Oi Gabriel,
      Viajar de ônibus sai mais barato, com certeza!!! É que nós gostamos da liberdade, da independência e da comodidade de viajar de carro alugado. Não há grande diferença alugar carro lá ou em qualquer outro lugar do mundo. Exige-se carteira de motorista (a brasileira mesmo já serve) e é preciso fazer seguro. A travessia da Bósnia no caminho entre Dubrovnik e Split, a gente conta como foi aqui: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/10/entre-dubrovnik-e-split-de-carro-passando-pela-bosnia/
      Mas já vou adiantando. A fronteira é livre e aberta. No máximo você apresenta o passaporte para dizer que está com documentos.

  9. Rodrigo
    04/08/2014

    Por favor, preciso de ajuda.
    Passarei 7 dias na Croacia em lua de mel. Pensei inicialmente em dividir meus dias da seguinte forma: 3 dias em Dubrovnik, 3 dias em Hvar e 1 dia em Split.
    Porém, lendo o post fiquei na dúvida: seria melhor, na opinião de vocês manter o plano acima ou: 3 dias em Dubrivnik, 3 em Hvar e 1 nos Lagos Plitvice??
    Obrigado

    • Oi Rodrigo. Gostei muito dos lagos de Plitvice. Com certeza tiraria um dia para ficar por lá. Melhor do que tirar um dia inteiro em Split! Abraços e boa viagem.

  10. Felipe
    10/08/2014

    Ola! Parabens pelas dicas. Minha duvida e a seguinte… Estou indo de lua de mel final de setembro. Meu voo e pra paris. Entao estou pensando pegar um voo ate dubrovic. La alugar carro ate split e hgvar. Vale a pena ir a zagreb? Ou concentrar nessas tres cidades? Tenho sete dias para croacia e pretendo ficar tres em paris.
    Aguardo

    Abs

    • Não vale a pena ir a Zagreb não (na minha opinião). Se tem só 7 dias, fique só em Dubrovnik, Hvar e Split. Veja se não vale a pena pegar voo Paris – Dubrovnik e depois Split – Paris ou vice-e-versa. Abraços.

  11. Felipe
    11/08/2014

    O que voce acha… Paris-split, porque podemos ir a hvar e nao precisaremos de carro. Na volta de hvar para ir a dubrovnik, alugariamos um carro ou ir de onibus? Entao pegariamos voo dubrovnik-paris. O que acha? Obrigado abs

    • Dá para ir de ônibus também entre Split e Dubrovnik, se quiser, viu? Mas de carro, dá para ir para praias no caminho. E dá até para ir a Plitvice num bate-e-volta. Abraços

  12. Vinicius Farias
    12/09/2014

    Olá Gleiber. Parabéns pelo seu trabalho.

    Preciso da sua ajuda para montar o meu roteiro para o ano que vem.
    Vou ficar 3 dias e meio em Dubrovnik e sair direto de Dubrovnik para Hvar. Assim quero pegar o ferry em Sucuraj até Hvar. Você indica?

    Quero ficar uns 3 dias em Hvar e depois descer em Split e ficar 1 dia por lá até seguir para Zadar. Em Zadar quero ficar 1 dia e seguir no outro logo pela manhã para conhecer Plitvice. Saindo de Plitvice quero ir a Zagreb por 1 dia e meio até voltar ao Rio de Janeiro.

    • Oi Vinicius,
      Dá para pegar o ferry de Sucuraj sim! Ferry é ferry, tudo igual, ehehhehehe
      Seu roteiro ficou muito bom!
      Abraços.

  13. Tais Pitta
    24/09/2014

    Andarilhos. O sitede vocês foi a minha base de consulta para planejar os meus 11 dias na Croácia. Foi perfeito. Por isso queria agradecer a vocês pelas ideias do que fazer, mas principalmente do que não fazer!! Hvar, por exemplo, fiquei 3 dias, e foi ótimo. Valeu demais, de verdade! Hvala!!!

    • Oi Tais,
      Que legal que deu tudo certo. É importante que a gente compartilhe as burradas justamente por isso. Um dia ainda conheço Hvar de verdade! Abração.

  14. Rafael Carvalho
    02/12/2014

    Adorei, Gleiber! Devorando aqui 😀

  15. Cintia Reis Costa
    13/03/2015

    Gleiber, boa tarde.

    Vc acha que ir em Setembro é uma boa pedida? ainda dá pra aproveitar as praias?

    • Oi Cintia,
      As praias já não eram lá muito quentes em Agosto, imagina em Setembro, hehehe. Mas acho que rola sim. Dá para aproveitar tudo, porque ainda está tudo aberto. Em outubro, entretanto, já não dá.
      Abraços.

  16. amanda
    15/03/2015

    Olá!

    Estou indo para a Croácia em Maio e estou com algumas dúvidas.
    Eu chego de Veneza direto em Zagreb. e terei certa de 4 dias inteiros lá… sei que é muito pouco, por isso minhas duvidas aumentam ainda mais.
    1- Vale a pena alugar carro?
    2- Contando que eu só tenho 4 dias o que acha mais interessante fazer?
    3- Levar Euro ou moeda local?

    Obg!!!

    • Oi Amanda,
      Fiquei na dúvida se você pretende dormir os 4 dias em Zagreb ou se tem a liberdade de dormir em outras cidade, ao longo desses 4 dias de Croácia.
      1) Eu alugaria um carro sim.
      2) Dia 1 – Zagreb, pernoite em Ljubljana
      Dia 2 – Conheceria Ljubljana e depois dirigia até Plitvice, dormindo em Plitvice
      Dia 3 – Passearia nos lagos de manhã e dirigia de tarde até Split
      Dia 4 – Conheceria Split e dormiria em Split, fim da viagem.
      3) Leve Euros e vá trocando por Kunas nas casas de câmbio à medida em que for precisando. Não se aceitam euros na Croácia, salvo alguns restaurantes e hotéis.

  17. JULIANA
    29/03/2015

    Oiee!! Me ajudem com uma coisa please? Vou ficar na Croácia entre os dias 15/06 a 24/06.
    Meu roteiro começa em Dubrovnik, onde fico até dia 18/06 e vou alugar um carro para ir em direção a Hvar.
    Fico em Hvar até dia 22/06 e ai começa minha dúvida.
    Vou sair cedo de Hvar, antes de meio dia em direção a Split. Vou dar só uma voltinha por la, ou nem vou, não me decidi ainda e ai estou pensando em:
    OU PARO EM ZADAR para passar o fim de tarde e a noite (do dia 22 para o 23) e sairia bem cedo no dia 23 em direção ao Lago Plitvice;
    OU saio de hvar/split diretooo para os lagos no dia 22/06.
    Estou com medo de ficar muto cansativo, sair de Hvar, parar em Zadar só para passar o final de tarde a noite e no dia seguinte bem cedo pegar estrada de novo para ir para o parque e aproveitar ele o dia 23 todo.
    O que vcs acham? as estradas são tranquilas?
    Acha que vale a pena eu fazer essa parada em Zadar dia 22 e sair bemmm cedo do dia 23 para o Lago??

    • Oi Juliana,
      Eu passaria em Zadar e dormiria lá de 22-23.
      Dirigir de Zadar para o Lago e passar o dia lá é bem tranquilo. Do Lago a Zagreb, por exemplo é relativamente perto (umas duas horas, no máximo de carro).
      Abraços.

  18. Renata
    12/04/2015

    Oiiii,

    Estarei em viena e de la quero ir a eslovenia e criacia. Estarei sozinha… Nao tenho problema em dirigir, ainda mais pq disseram que as estradas sao boas e o pais seguro.

    Tenho 8 dias no total saindo de viena. O que vcs me recomendam?

    • Oi Renata,
      Nossa! 8 dias dá para muita coisa. De Viena, vá para Zagreb e fique uma noite. Depois, Ljubljana: 3 noites. Dê tempo para conhecer bem a Eslovênia toda! No último dia, saia cedo até os lagos de Plitvice na Croácia, passe o dia lá e durma em Zadar. No outro dia, durma em Split e visite as praias dos arredores. Você pode ainda dormir as duas últimas noites em Dubrovnik, devolver o carro e voltar de avião para Viena.
      Se essa não for uma opção, volte de carro dormindo em Zagreb no caminho de volta.
      Abração e boa viagem!

  19. ana paula
    10/06/2015

    Ola

    Vou chegar em Dubrovnik e voltar por Zadar, Vc acha que vale a pena alugar um carro em Dubrovnik e de la ir pra Split e depois Hvar e terminar a viagem em Zadar?? To vendo que com carro a balsa fica bem cara, vc acha que vale a pena fazer de bus e balsa ou alugo um carro?? ficarei 7 dias

    mais uma pergunta os Lagos Plivitce, fica perto de Zadar??

    Me ajudem, to perdida!! 🙂

    • Oi Ana Paula
      Os Lagos Plitvice ficam a 150km (2h) de distância de Zadar. Acho perto. Eu faria tudo de carro, porque vai ser legal estar de carro em Hvar, apesar do preço mais caro da balsa.
      Abraços.

  20. caroline
    24/09/2015

    Em relação as kunas, é fácil encontrar casas de cambio pra conversão de euros? A cotação é boa?

    • Oi Caroline,
      Sim! Por toda a parte! Geralmente a cotação é bem parecida entre compra e venda.
      Abraços.

  21. Cláudia Martins
    08/11/2015

    Olá Gleiber!! Gostei das suas dicas. Quando viajo leio de tudo.
    Já sei que as Kunas valem metade do real. Você achou caro as coisas, ou seja, comida, bebida, aluguel de carro e passeios, porque no Chile o peso é menor que o real, mas tudo caro! E na Croácia?? Abraços e boas viagens.

    • Oi Cláudia,
      Lá as coisas eram um pouco mais caras do que no Brasil, mas isso era antes dessa última alta do dólar. Agora deve estar pior. 🙁
      Abraços

  22. wilson
    13/10/2016

    Esqueci de dizer que pretendemos ficar onze dias na Croacia.Junho de 2017
    Apreciaráamos sugestões quais lugares visitar . Corrigir o primeiro email para o acima.