Mykonos – a mais badalada ilha grega – Grécia by Molina

Mais um relato formidável pela aventura de Rodrigo Molina pela Grécia:

Nenhuma viagem às ilhas gregas é completo se a ilha de Mykonos não fizer parte de seu roteiro. Seja por ar, barco ou fazendo um cruzeiro…

Panagia Paraportiani - igreja de Mykonos

A ilha de Mykonos encanta há muito tempo desde que se tornou famosa devido à presença constante da família Onassis que levou charme, requinte e glamour com a instalação de inúmeras joalherias.

Posteriormente ficou famosa por ser um dos destinos gays mais procurados, onde todos os exageros eram possíveis na década de 80, e agora nos anos 2000, com os ânimos mais calmos mostra um ambiente bem eclético e elegante.

 

 

Mykonos pode ser conhecida de vários modos, dependendo do período que você a visita. Claro que na alta temporada, no verão mediterrâneo, a ilha é bem movimentada, com inúmeras baladas e bares e muito, mas muito mais cara. Fora de temporada é bem mais calma, às vezes com bares e clubes fechados, mas com muito charme.

Esta ilha é o coração das ilhas Cíclades, com suas praias de areias claras e  repletas de casinhas brancas que mais parecem cubos de gelo.

Mykonos ciclades casas brancas

 

Como chegar a Mykonos

Várias são as opções para se chegar a Mykonos. A ilha conta com um simpático aeroporto, que no período de alta visitação chega a ser internacional com vários voos ao dia. Já na baixa temporada só é possível partir de Atenas.

Se esta for sua opção o site edreams é bastante confiável e vai te ajudar (www.edreams.com). As empresas aéreas que fazem este trajeto é a Aegean e Olympic. Optamos por ir de avião na época, por ser a forma mais rápida de chegar para quem está em Atenas (40 minutos).

Outras opções são: Do porto de Pireu (Atenas) são 6 horas de Ferryboat ou 3 horas de barco rápido e de Santorini são 6 horas de Ferry ou 4 de barco rápido (mas a opção de ir a partir de Santorini só é possível no verão – dê uma olhada neste site que você vai ter mais noção dos horários – http://www.directferries.pt/hellenic_seaways.htm).

 

Onde se hospedar em Mykonos

Em Mykonos opções de hospedagem não vão faltar. Sugiro que você se hospede na principal vila da ilha, conhecida por Mykonos Town ou Chora. Ficando nesta região você vai depender muito pouco de transporte na ilha, principalmente ao sair a noite. Ficamos em um hotel boutique que era um charme e com um excelente café da manhã – Harmony Boutique Hotel.

Piscina do Harmony Boutique Hotel Mykonos

De frente para o porto da ilha a visão ao acordar é simplesmente fantástica. Pra quem chega de avião ao desembarcar e pegar um taxi em direção a Chora já irá se extasiar com a visão do Mar Egeu de cor turquesa em contraste com o céu azul e as casinhas brancas.

Chora - centro de Mykonos GreciaVisão do centro de Mykonos (Chora)

 

O que fazer e onde visitar em Mykonos

Bem, antes de tudo já explico que a ilha não é tão grande, mas não é também, das menores. Para chegar a alguns lugares é necessário transporte. O meio de transporte mais utilizado é o quadriciclo que é facilmente alugado.

É o melhor meio para ir às praias. Nem todo lugar é possível chegar de carro, como por exemplo em Chora, que na verdade é um labirinto de ruelas. A ilha conta com apenas 31 taxis, então na alta temporada pode ser um problema.

 

Chora

Chora é o coração da ilha, um labirinto de ruelas com seu calçamento todo em pedra, formando um mosaico. Casas brancas com as portas coloridas, muitas flores e uma população simpática. Se perder ali não será nada desagradável.

Ruelas de Mykonos Grecia

É aqui em Chora que você vai encontrar excelentes restaurantes e cafés, muitos de nível internacional. Lojas de grife também estarão entremeadas às casas e igrejas, que são reconhecidas pelos seu telhado em forma de cúpula e pintadas em vermelho.

 

Little Venice

É um conjunto de casas construídas no século XVI banhadas pelo mar. Acredita-se que foram erguidas pelos piratas para facilitar quando descarregavam os barcos. É um dos lugares mais procurados de Mykonos, com uma paisagem fabulosa, sobretudo durante o pôr-do-sol, com o mar à frente e os moinhos ao lado. Destaque para o Caprice Cafe, para um drink e o Aqua Taverna, para um bom jantar.

Little Venice ou Alefkandra Mykonos Grecia

 

Moinhos de Vento – Vonís

Cartão de visita da ilha. Em um dos pontos mais alto se avistam cinco moinhos do século XVI construídos por venezianos para moagem de trigo, mas hoje desativados. Desta região se tem um visão espetacular de toda Mykonos. Compre uma garrafa de vinho branco e venha degustar aqui curtindo um lindo por do sol.

Moinhos de Vento em Mykonos Grecia

 

Igreja Panayia Paraportiani

Destaca-se das mais de 300 igrejas da ilha. É uma mistura de várias delas, construída por volta de 1425, é toda branca e contrasta com o céu azul. Local de um por do sol fantástico.

Por do Sol na Igreja de Paraportiani - Mykonos

 

Museu Folclórico

Em Chora, na região do Kastro, este museu expõe inúmeros objetos do período bizantino, além de um moinho de vento de mais de quinhentos anos.

Kastro em Mykonos

 

Ano Mera

Um vilarejo localizado a oito quilómetros do centro de Mykonos. Depois da capital, é o povoado mais antigo e mais importante da ilha. Um lugar tranquilo, menos agitado do que Chora com bons restaurantes na praça central.

Aqui encontrará alguns mosteiros e igrejas e poderá usufruir das melhores praias da ilha, como Paradise, Super Paradaise, Elia, Platys Giales e Paranga (ou Paraga). Poderá, também, encontrar outras praias na parte de cima da ilha, como Kalafati, Ftelias, Panormos e Faros Armenistis.

 

Monastério de Panagia Tourliani

Um mosteiro de 1542. Local que fará contraste com a agitada Mykonos. Muita paz e serenidade pode ser aqui encontrado em meio a inúmeros ícones sagrados.

Panagia Tourliani Monastery

 

Praias Paradisíacas

As praias de Mykonos são suas principais atrações. No verão estão sempre lotadas. São inúmeras as praias, algumas até distantes uma das outras necessitando de barco-taxi para se chegar nelas. As praias do sul são as mais famosas.

Mykonos PraiaPlatis Gialos

Com nome bem chamativo Paradise Beach tem o contraste do mar azul turquesa com a areia branca e fofa e boa infra-estrutura.

Paradise Beach Mykonos

A praia seguinte é a Super Paradise, reconhecida como uma praia mais democrática por ser considerada uma praia mais gay e naturista, mas de qualquer formas todos se respeitam na maior harmonia, inclusive com famílias completas, como deve ser.

Super Paradise Beach Mykonos

Em Super Paradise um bar com uma piscina que se confunde com o bar é um local perfeito para um drink. Quem quiser uma praia com um clima mais sofisticado sugiro a praia de Psarou.

 

Interessante

A ilha de Mykonos é repleta de gatos. Repleta mesmo… não se assuste com a quantidade que encontrar nas ruas.

Gatos de Mykonos

Também não se assuste se ao andar pelas ruas de Chora se deparar com um Pelicano enorme… É o Petros, mascote da ilha… Na verdade o Petros original já faleceu e se encontra empalhado no museu folclórico, porém logo a população da ilha tratou de substituir por outro.

Petrus o pelicano de Mykonos

Se você tiver mais tempo na ilha, vale a pena fazer um tour pela ilha de Delos, bem próximo a Mykonos, onde se encontram as ruínas dos Templo dos Deuses irmãos – Apolo e Ártemis, além das ruínas do Templo do Oráculo de Delos, o segundo mais importante depois do de Delfos.

 

E para pesquisar o seu hotel, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Veja mais posts sobre a Grécia no nosso blog:

Atenas

   Um livro de história a céu aberto – by Molina
   Centro de Atenas – by Gleiber
   Cruzeiro de um dia pelas Ilhas Gregas

 

Santorini

   Transportes em Santorini
   Praias de Santorini
   Santorini: o Pôr do Sol Perfeito
   Santorini: Ruínas, Catedrais e Museus

Escrito por: Rodrigo Molina
Compartilhe:
comentarios:17
Posts Relacionados:
10
Feb
2014
17 comentários
  1. Boia Paulista
    10/02/2014

    Oi, pessoal. Tubo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    • Que legal!!! Molina, olha isso!!! \o/

    • Rodrigo Molina
      10/02/2014

      Oi Natalie…

      Fico muito feliz que gostaram do post e pela seleção… nos anima a querer contar cada vez mais sobre nossos viagens…
      E agradeço muito ao Gleiber e Sandro por me darem esse espacinho pra fazer a segunda coisa que mais gosto, falar de viagens, pois a primeira é viajar mesmo!!!
      Grande abraço!!!

      Rodrigo Molina

  2. Marilia
    12/02/2014

    Lindíssima Mikonos.
    Adoro reviews de viagem e esse está divino.

  3. Execelente matéria, qual o periodo em que o tempo no local ( Ilha de Mykonos) esta bom e não seja alta temporada, e qual o periodo de alta temporada.
    desde ja agradeço, e parabens pelo materia.

    • Rodrigo Molina
      08/08/2014

      Olá Juan
      Muito obrigado pelo comentário!
      A Alta Temporada das ilhas gregas é no alto verão europeu, ou seja, de junho a setembro. Período em que os hotéis estão mais cheios, tudo está aberto, mas os preços de tudo estão lá no teto!!!
      Na segunda metade de setembro e outubro as coisas já vão se amenizando e as ilhas ficam mais tranqüilas! De novembro a abril está frio nas ilhas, com alguns hotéis e restaurantes fechados, inclusive para reforma, para a próxima temporada! Mas mesmo nesta época o charme das ilhas é enorme!!!
      Espero ter ajudado!
      Grande abraço

      Rodrigo

  4. Micheline
    24/05/2015

    mais uma vez, excelentes dicas e ótima descrição! Parabéns e obrigada! Já está tudo anotado!

  5. Ari
    08/12/2015

    Muito bom o post. Eu passei 2 semanas na Grécia, incluindo Mykonos e Ios, e escrevi algumas dicas também pra galera que curte uma festa. http://viajanteanonimo.com/2-semanas-grecia-muitas-festas-gringas-souvlakis/

    • Rodrigo Molina
      06/01/2016

      Oi Ari…
      Gostei muto do seu blog…
      Já vou salvar nos meus favoritos!!!
      Vlw demais!!!!

  6. Blog Check-In
    24/05/2016

    Oi Glauber!
    Estamos indo pra Mykonos em agosto, mas será uma passagem breve pois estaremos num cruzeiro. Chegaremos 18h e teremos 5 horas por lá, ou seja, a tempo de curtir o pôr-do-sol na ilha. Pelo post, parece que há muitos lugares legais pra curtir, mas qual que você recomendaria? Provavelmente ficaremos pela região de Little Venice mesmo.
    Obrigado!

    • Olá Gustavo e Graziele,
      Então… A região de Little Venice é linda. Tem aquelas ruazinhas típicas no entorno. Alguns bons spot são justamente a orla de Little Venice, a região do porto (onde costuma ficar o pelicano mascote da ilha – depois me contem se ele ainda está vivo!) com a igreja Paraportiani servindo para emoldurar a cena, ou subindo nos moinhos de vento, que deve dar uma linda foto. Na verdade, o centro (Chora) da ilha fica todo voltado para o Oeste. Deram sorte.
      Abraços.

  7. Scar Lopez
    27/05/2016

    Estamos indo fazer um cruzeiro em julho e vamos ficar em Santorinni das 14:00 às 22:00 e em Mykonos das 08:00 às 16:00 , tens lugares para indicar, queriamos conhecer tudo, mas infelizmente é pouco tempo, mas só de conhecer os museus, gastronomia e praia, eu fico muito feliz… E sei que voltarei, só de olhar as fotos fico encantada. Obrigado!

  8. carol
    26/06/2016

    ola, chegaremos de cruzeiro bem cedo e iremos embora as 19horas, o que voce nos recomendaria para fazer?

    • Oi Carol,
      Vê tudo que tem aí no post, menos as praias (dependendo, até pode dar tempo, viu?).
      Abração.

  9. Catharina
    06/07/2016

    Olá, procurei o transporte entre Mykonos e Milos de barco rápido, mas só encontro de Ferri, vc conhece algum site? Obrigada

  10. Ademir Santos
    15/07/2016

    Estive em mykonos dia 7 de junho, fui de navio, conheci o centro, moinho, e lugares proximos, achei lindo, as ruelas muito bem linpas, casinhas todas pintadas de branco e azul, pena que não tempo de conhecer as praias, mas adorei, pretendo voltar.