Lagos de Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia

Os Lagos de Plitvice, sem sombra de dúvida, são a principal atração turística da Croácia e o nosso principal objetivo nessa viagem. Eu sei que muita gente gosta mesmo é de praia, balada e de gente bonita e nesse quesito, pode ficar tranquilo que o país dá show. Mas quando você der uma olhada na cor dessa água…

Lagos de Plitvice Croacia panorama

Dá para acreditar que ao vivo, ao olho nu, é ainda mais bonito? Pois é! Quando eu vi essas imagens na internet eu na hora disse para mim mesmo: “Preciso conhecer esse lugar”. Bem, a história da realização deste sonho é a que eu vou contar hoje.

 

Como chegar aos Lagos de Plitvice, na Croácia

De carro

Eu até já dei uma boa explicada sobre isso no post que fiz sobre o hotel em que ficamos nos arredores. Mas não custa explicar de novo e detalhar mais algumas dicas.

Leia mais:
+ Hotel Ethno Houses nos Lagos de Plitvice

Os Lagos ficam na região central do país, a meio caminho entre a capital Zagreb e o litoral. A A1 (E71 de Zagreb a Zadar e E65 de Zadar até perto de Neum, na Bósnia ) é uma auto-estrada pedagiada rápida, de pista dupla e que corta o país. Veja:

Autopista A1 Croácia

Seria muito bom se ela passasse dentro do parque nacional, mas por razões ecológicas, ela teve que se desviar da área de preservação ambiental. Para chegar aos Lagos Plitvice então, você vai ter que abandonar a A1 e entrar na D1. Veja:

No mapa acima, a A1 está em vermelho e você tem que pegar a rota azul até chegar aos lagos (representados pela figura da árvore verde).

  • Vindo do sul, você tem que pegar a 25 em Lički Osik, antes de entrar na D1. Pegue as placas apontando para Korenica.
  • Vindo do norte, você pega a D1 em Karlovac e passa por Slunj antes de chegar a Plitvice.

Na verdade, é tudo muito mais fácil porque é tudo muito bem sinalizado. Como atração turística importante e famosa, essas bifurcações são muito bem sinalizadas nas rodovias.

 

De ônibus

Tudo o que expliquei acima é importante para quem vem dirigindo por conta própria. Para quem vem de ônibus, o importante é saber de onde partir e em que horários. Os principais pontos de partida são as cidades de Zagreb, Zadar e Split.

  • De Zagreb: são 2:30h e há vários horários (10-12 por dia!) partindo do terminal de ônibus da capital. Veja o site oficial (em inglês). O preço está em torno de Kn 92,00, mas é impossível comprar com antecedência.
  • De Split: os ônibus levam entre 4h – 6:30h para fazer essa rota. Os horários e preços estão neste link (em inglês). São pelo menos 4 carros diários e o preço está por volta de Kn 132,00.

Atenção! A pontualidade não é o forte dos croatas. Esteja bem cedo nos terminais para garantir a sua passagem e saiba que podem haver atrasos ou até adiantamentos!

 

De avião

Os aeroportos mais próximos dos Lagos de Plitvice são os de Zagreb e o de Zadar. Split também dá para considerar no seu roteiro (é um aeroporto maior e por isso, com mais opções de voo do que o de Zadar). Do aeroporto, ou você aluga um carro, ou pega um ônibus, ou contrata um táxi ou ainda uma excursão. Só não dá para chegar é de trem.

 

Informações Práticas: Ingresso, Estacionamento, Horários de Abertura

Há dois estacionamentos no Parque Nacional dos Lagos Plitvice. O número 1, que é o primeiro de quem vem de Zagreb, no norte da Croácia e ou número 2 que fica mais ao sul. Funciona no esquema de shopping. Ao entrar você pega um tíquete que deve ser levado com você durante seu passeio.

Kunas estacionamento PlitviceO preço que pagamos pelo nosso estacionamento

Na hora de ir embora, dirija-se a um dos caixas (que aceitam cartões de crédito) para fazer o pagamento. Daí você tem uma tolerância de uns 30 minutos para abrir a cancela de saída com seu bilhete pago. O preço depende do tempo de permanência (7 kunas por hora). Veja todos os detalhes no site oficial.

Você pode entrar nos Lagos de Plitvice todos os dias do ano, das 08:00h – 16:00h (no verão abre mais cedo e fecha mais tarde). Os bilhetes para adultos custam Kn 110,00, mas podem ficar mais baratos se você estiver em um grupo pré-reservado, for estudante, estiver no parque em baixa temporada, ou comprar um tíquete combinado para 2 dias.

O site oficial traz os preços direitinho.

 

Como escolher a trilha certa dentro do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Chegou no parque, estacionou, achou uma entrada, comprou o tíquete e entrou no parque. E agora, por onde começar? Que trilha seguir? Qual caminho é o melhor? O próprio canhoto do ingresso que fica com você já tem um mapa simples dos lagos para ajudar, porque o lugar é realmente imenso.

Lagos de Plitvice Croacia mapa dos roteiros

Essa foto acima é de uma placa gigante que há logo na entrada. Mostra um mapa dos Lagos Plitvice e as opções de trilha para conhecê-lo. Elas são marcadas por letras, cada uma passando por atrações diferentes e classificadas pelo tempo que leva para percorrê-las.

Roteiro escolhido nos Lagos PlitviceEssa foi a rota que fizemos

Nós escolhemos a rota C, que era para durar de 4 a 6 horas. Pelo tíquete do estacionamento aí em cima, veja que nós entramos no estacionamento às 10:54h e saímos às 14:35h. Ou seja, fizemos tudo em muito menos tempo. Detalhe, nós costumamos caminhar rápido e não somos de ficar enrolando, hehehe.

Lagos de Plitvice Croacia trilhas Sandro

Atenção! No site oficial, vi que as rotas hoje têm outras letras, então não adianta tentar seguir a nossa bem à risca, que pode não dar bem certo. Você vai ter que se basear nos mapas que encontrar lá na hora.

Lagos de Plitvice Croacia Andarilhos do Mundo

Se você não está com disposição para caminhar por tanto tempo, relaxe. Há outras opções. Você pode conhecer o mais importante em 2-3 horas, ou em 3-4 horas. Se for mais hardcore, dá até para fazer o caminho completo em até 8 horas!

 

Vou andar também de Barco? Trenzinho? Tem Restaurantes?

Sim! Veja no mapa acima que há os pontos P1, P2 e P3. Eles são os atracadouros para um barquinho elétrico muito simpático que te ajuda a atravessar o lago principal de ponta a ponta. Ele encurta muito a visita e certamente você vai precisar pegá-lo.

Lagos de Plitvice Croacia 11

A nossa amiga Monique, do blog Diário Radical, esteve nos Lagos de Plitvice um dia antes da gente e pegou uma fila quilométrica debaixo do calor de 40 graus do verão croata até chegar a sua vez. Quando a gente foi, não ficamos nem 10 minutos esperando. Nós pegamos no ponto P3 e fomos até P2.

Já os restaurantes… Lembre-se de começar cada caminhada bem alimentado, porque você pode passar até 2-3 horas até encontrar o próximo restaurante ou cafeteria. Os banheiros também ficam nesses mesmo sítios, então aproveite cada WC que encontrar. No mapa acima, banheiros e cafés estão nos pontos P3, nas entradas 1 e 2 do parque e na St4.

Lagos de Plitvice Croacia RestauranteCafé / restaurante do ponto P3

Os preços não são nada convidativos, então dá para cogitar fortemente trazer água mineral e um lanchinho para economizar uma grana. Isso sem falar na fila quilométrica por um mísero picolé. Nem vou comentar a dificuldade de se encontrar um lugar na sombra para se sentar, né? Fala sério!

Lagos de Plitvice Croacia 07Apesar de algumas dificuldades, acho que conhecer um lugar como esse aí compensa!

Os pontos marcados como St no mapa do parque são as estações do trenzinho, que é mais um ônibus elétrico com vários “vagões”. Ele liga o ponto St4, na parte mais alta do parque (onde terminamos o nosso roteiro), até o St1, pertinho da entrada 1, que está do lado do estacionamento 1, onde estava o nosso carro. Atenção! A St3 que aparece no mapa não existe, viu?

Lagos de Plitvice Croacia Onibus eletrico

Esses meios de transporte internos são gratuitos (incluso no preço no ingresso ao parque), por isso estão sujeitos a filas e atrasos.

 

Começando pelos Lagos Inferiores

Os lagos inferiores no complexo em Plitvice é por onde a gente começou nosso roteiro. Para vocês entenderem, essa parte do Parque Nacional é formada por diversas lagoas pequenas e rasas que se derramam uns sobre os outros.

Lagos de Plitvice Croacia cachoeira

Pelas dimensões menores, é possível para as passarelas te colocarem bem ao lado das pequenas quedas d’água e até sobre elas!

Lagos de Plitvice Croacia passarelas

O caminho começa acompanhando a margem direita, daí cruza as águas e começa a voltar pela margem esquerda do complexo, que fica bem no meio de uma espécie de cânion.

Lagos de Plitvice Croacia Lagos inferiores

Por isso mesmo, por ali há uma parte repleta de cachoeiras que vem lá do alto do penhasco desabar pertinho da gente. O país estava passando por uma espécie de seca naqueles meses. Imagine ver aquilo com bastante volume de água, hein?

Lagos de Plitvice Croacia cachoeira

Atenção para a placa que mostra um lugar chamado Vidikovac. É um mirante bem no alto de um paredão de rocha e subi-lo dá um bom trabalhinho. Mas para que ir lá em cima? Para ter a foto mais clássica e panorâmica dos Lagos Plitvice, esta aí:

Lagos de Plitvice Croacia mirante Vidikovac

Tá, ela nem está tão bonita como nos postais por causa da seca. O bom foi não precisar escalar o penhasco para chegar até lá.

Lembram que a gente se hospedou no Hotel Ethno Houses ali pertinho (post aqui)? O caminho do hotel até o Parque Nacional dos Lagos Plitvice passa por uma ponte numa estrada vicinal. Depois de ver uns carros estacionando e uma placa apontando para um tal mirante Vidikovac, resolvemos descobrir do que se tratava.

Mirante Vidikovac

O mirante fica a uns 5 minutos mato adentro. Tiramos nossa foto clássica e tivemos a visão completa das quedas logo no nossos primeiros minutos.

Voltando aos Lagos Inferiores, lá embaixo, o caminho termina no terminal do Barco (o P3), onde tem café e banheiro.

Lagos de Plitvice Croacia 04

Antes um pouco fica a parte mais bonita, perto de uma caverna chamada Supljara. A caverna mesmo, nem tem nada demais, mas as passarelas ali por perto são a região mais bonita de toda a trilha.

Lagos de Plitvice Croacia 05

 

Os Lagos Superiores

Depois de pegar o barquinho em P3, ele te deixa em P1. E começa a trilha para os Lagos Superiores, fechada no inverno. Como essa é a parte menos bonita (mesmo assim linda, veja as fotos!), ela cai fora dos circuitos mais curtinhos.

Lagos de Plitvice Croacia lago atravessado com o barcoEssa é a cor inacreditável do lago onde o barquinho passa

A principal diferença da trilha que escolhemos para a trilha mais completa de todas é justamente essa parte do barquinho. A trilha K não tem atalho atravessando o maior dos lagos sentadinho no conforto da poltrona ao lado dos japoneses. Nela, você margeia as águas turquesas caminhando mesmo, em trilhas no meio da mata.

Daí ambos grupos chegam no mesmo lugar para percorrer os Lagos Superiores que são bem grandes. Daí, não dá para passar por cima deles, mas apenas margeá-los.

Lagos de Plitvice Croacia lagos superiores

Não sei se nessa parte a gente já estava mais cansado (e com fome), mas achei esta região mais contemplativa e menos interativa. Entendem? Aqui a gente vai na beira do lago e fotografa sua imensidão, na outra parte a gente se sente parte das cascatas.

Lagos de Plitvice Croacia algumas passarelasAté há algumas passarelas por ali também

Mesmo assim, há alguns pontos incríveis e eu até acho que as fotos mais bonitas eu cliquei por ali.

Lagos de Plitvice Croacia margeando os lagos

Não é muito fácil ter uma visão panorâmica na câmera quando se está nos Lagos Plitvice. A gente acaba conhecendo o Parque pedaço a pedaço e a imensidão daquelas águas multicoloridas não cabe nunca num só enquadramento.

Só estando lá para entender a grandiosidade daquela maravilha da natureza.

Lagos de Plitvice Croacia cor inacreditável

 

Voltando… e ainda se surpreendendo…

Ao fim da trilha pelos Lagos Superiores, a gente chega na estação de ônibus St4. Ali a gente parou para comer alguma coisa e descansar. Embarcamos no veículo (elétrico, para não poluir) e descemos na última parada, a St1.

De lá, ainda tinha uma pernada até chegar na Entrada 1, de onde sairíamos para pegar nosso carro e seguir viagem. Esse trecho (de St1 até a primeira entrada) rendeu muitas fotos incríveis. Isso porque ele segue pela parte mais alta e dá para avistar a beleza de todo o Parque Nacional dos Lagos Plitvice de cima.

Lagos de Plitvice Croacia tentativa de panorama

Foi demais!

 

E no Inverno? Dá para ir também?

A gente foi no auge do verão europeu e passamos muito calor. Já no inverno, o Parque continua aberto, só que não dá para visitar tudo. Esta região da Croácia é um pouco elevada, então prepare-se para pegar até neve. Dizem que às vezes até dá para esquiar por ali.

Lembre-se que esta paisagem que você está vendo se modifica completamente! E fique de olho sempre no site oficial, porque ele mostra direitinho o que está funcionando ou não para cada época do ano (os ingressos, por exemplo ficam bem mais baratos).

 

Gente, se faltou alguma informação é só perguntar aí na caixa de comentários.

E se você está procurando alguma hospedagem na Croácia, dê uma olhadinha no hotel em que ficamos ou faça uma pesquisa no Booking.com usando a caixa abaixo. Caso você reserve alguma coisa, a gente ganha uma comissão!

Quer ver mais artigos aqui do blog sobre a Croácia? Clique no banner abaixo ou nos links relacionados a seguir:

andarilhos do mundo croacia e eslovenia

Dubrovnik, Bósnia e Split

Dicas do que fazer em Dubrovnik
Entre Dubrovnik e Split passando por Neum, na Bósnia
Praias urbanas de Split – dá para chamar aquilo de praia?
Split – vale passar um dia?
Ilha de Hvar num bate e volta – não faça isso!

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:106
Posts Relacionados:
26
Feb
2014
106 comentários
  1. Cris Marques
    26/02/2014

    Uau! Que post lindo e super detalhado de informações! Adorei!!! Os Lagos de Plitvice estão na minha lista de desejos e agora, vendo suas fotos fiquei com mais vontade de conhece-los.
    Bjoo grande!

    • Oi Cris!!!! Então… Tentei fazer praticamente um guia visual, na medida do possível. O lugar é tão lindo que mereceu todo o meu capricho e esforço! Um beijão e um abraço de bom dia!

  2. Sensacional, o lugar já é um escândalo, mas as fotos estão demais!!! Nunca tinha ouvido falar, rs, mas agora já está na minha wishlist também. Abraços.

    • Oi Fábio! A Croácia é um país todo lindo, mas esses lagos… Sabe que tem gente que não fica com tanta vontade? Vi gente reclamar que não gosta muito de fazer trilha / caminhada no “mato”. Isso que nem tem lá muito mato. É tudo sinalizado, passarelas limpas. Coisa de país desenvolvido… Abração, irmão.

  3. Alexandra
    27/02/2014

    Olá pessoal! Muito bom o post sobre os lagos. Esse é um dos lugares mais bonitos que já vi realmente. E só por ficar dentro da Croácia já ganha pontos a mais!!! Pois, amo este país!

    • A Croácia é ou não é um lugar perfeito, gente? Obrigado por deixar seu comentário, Alexandra!

  4. Amei! Já “namoro” esse lugar há um tempo e vc me convenceu de vez! Adorei o post detalhado, está muito bom! (obrigada)! 😉
    Bjs

  5. Boia Paulista
    27/02/2014

    Oi, Gleiber. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    • Valeu Natalie!!! Nossa! Fico muito feliz, principalmente porque esse post é sobre um lugar muito especial para mim. Bjão e obrigado!

  6. Claudia
    27/02/2014

    Oi! Vamos em maio e estou em dúvida se fica muito cansativo bater perna no parque e sair do parque e ainda dirigir até Zadar…que vcs acham? Adorei o post! Vou ler todos!
    Claudia @pequenoviajante

    • A gente dirigiu vindo de Split (saindo de Split ao anoitecer!!!). Depois de visitar o parque, fomos de carro até Ljubljana e chegamos ainda de dia no nosso hotel (17h mais ou menos). Foi super tranquilo. Dá tempo tranquilo para ir até Zadar sem ficar cansativo, são menos de 2h!

  7. Jennefer
    27/02/2014

    Que água absurda!!! Como é que vcs conseguem curtir tudo andando tão rápido?

  8. Elizabeth
    27/02/2014

    Estive lá em 2009, suas fotos são muito boas mas ainda assim é impossível retratar a beleza e as cores de Plitvice. Ótimo post.

  9. Fátima
    03/03/2014

    Eu visitei os lagos em Setembro de 1980 numa viagem pela ex Jugoslávia no que é agora a Eslovénia, a Croácia e a Bósnia. Esses lagos já eram património da Unesco e parque natural.
    Foi deveras surpreendente a beleza natural a serenidade do lugar as várias cores das águas. Passei lá um dia inteiro sem comer porque não havia restaurantes, apenas umas senhoras que vendiam umas barritas de frutos com mel do parque, saí por um sítio muito longe da entrada onde o carro tinha ficado mas tudo valeu a pena para visitar um lugar tão deslumbrante.
    Obrigada por me fazer recordar um dia inesquecível da minha vida.

    • Oi Fátima!
      Que legal, emocionante seu depoimento. E é bom saber que houve uma evolução na organização e na estrutura do Parque. Mesmo assim, pelo jeito, a beleza continua a mesma! Abração e obrigado por nos visitar.

  10. luiz fernando mello
    03/03/2014

    muito bom o post, ja tinha muita vontade de conhecer a croacia depois do post aumentou ainda mais minha vontade, com quantos reais (mais ou menos, sei que é dificil calcular, mais ua base apenas), consigo ir juntamnte com minha esposa, e ficar na croacia mais ou menos uns 5 a 7 dias,

    sou facinado com a croacia. quais outros lugares na croacia que o amigo me indicaria, como praias, trilhas.

    abraço

    SENSACIONAL O BLOG! CURTINDO DEMAIS! PARABÉNS

    • Poxa, Luiz Fernando… Não é uma pergunta fácil. Não sei se você quer saber do preço também do aéreo, ou só da parte terrestre… Bem por alto, acho que é possível fazer uma semana na Croácia, com alguns deslocamentos de carro e 7 diárias de hotel por aproximadamente 6.000 reais por casal. O ideal é fazer uma planilha, selecionar alguns hotéis, orçar o preço dos passeios, ver quanto custa o aluguel do carro e colocar mais uns 30-40% para comida e gastos extras. #ficadica
      Sobre outros lugares, veja os outros posts nossos sobre o país em http://andarilhosdomundo.com.br/destinos/europa/a-d/croacia/

      Abração

  11. Olá…
    Adorei o seu post, estou indo para a Croácia em agosto e já pensava em ficar dois dias em Plitvice, agora tenho certeza.
    Você visitou mais alguns lugares da Croácia, como Pula, Zagreb, Havar, Drubvinik?
    Tem algumas dicas?

    Chegou a ver ursos em Plitvice? Li muitos textos que falam que é comum vê-los por lá.

  12. Juliana
    12/04/2014

    simplesmente adorei o post. extremamente detalhado e util. estarei por la no meio de junho vindo de onibus de zagreb e saindo dos lagos ora zadar.. a minha duvida eh: tem algum lugar onde eu possa deixar minha mochila? obrigada

    • Puxa Juliana,
      Eu não me lembro, mas acho que tem sim. O centro de visitantes é bem grandinho…
      Abraços.

  13. Jorge Guedes
    07/05/2014

    Olá Gleiber. Como está a moeda por lá? É melhor levar Euro né? Cartão de crédito é bem aceito no país? Tem alguma bandeira que tu tenha reparado que fosse mais aceita?
    Tu comentou que deixou o carro no shopping em Zagreb. é um shopping no modelo dos nossos?
    desculpe tanta pergunta!

    • Oi Jorge!
      Leve euros. Você troca facilmente por kunas, mas a maioria dos lugares só aceita kunas, viu? (exceto hotéis e restaurantes, que podem aceitar euros também). Tenho Visa e Mastercard e usei os dois. Aceitação liberada. Os shopping que usei em Zagreb era exatamente como os nossos! O mesmo sistema de estacionamento, inclusive. Abraços e pode perguntar à vontade.

      • Jorge Guedes
        13/05/2014

        Muito obrigado Gleiber! estamos embarcando no próximo sábado!
        abço!

  14. Suzana
    08/05/2014

    Boa tarde Glauber, quanto tempo de carro você levou de Split ate os lagos?

  15. Caroline
    10/05/2014

    Amei o post! Achei supercompleto e detalhado na medida.

    Estou indo à Croácia em Julho/Agosto e não vejo a hora de conhecer estas lindas paisagens pessoalmente. Estou cada vez mais empolgada!

    Muito obrigada por compartilhar sua experiência, nos ajudará muito no nosso mochilão!

    Sds

    • Que legal que você curtiu, Caroline! Foi um dos lugares mais lindos que já visitamos. Você vai amar.

  16. Kristina
    16/05/2014

    Não é permitido tomar banho neste passeio, certo?

  17. Samara Medeiros
    26/05/2014

    Oi Gleiber! Estou indo para os Lagos quarta-feira e estou empolgadíssima! Dessa vez vamos conhecer apenas essa parte da Croácia (vamos de carro, da França e teremos pouco tempo), apesar de ter muitos outros lugares do país na minha lista de viagens (tenho uma amiga croata que fica me fazendo vontade, então a lista só cresce)!
    Parabéns pelo post!! Muito informativo!

    Abraços!

  18. Artur Barz
    12/06/2014

    O livro que eu estou escrevendo me obriga a conhecer um pouco a Croácia, e tenho que te dizer uma coisa…Esse lugar é lindo pra caralho! Que vontade de nadar nessas águas, cara! É um dos lugares mais lindos do mundo!

  19. Renata Froes
    26/07/2014

    Sensacional o post e o lugar! Tô indo agora em agosto e queria saber se tem alguma agência ou alguém que você saiba que faria uma viagem guiada de Split para os Lagos levando 3 pessoas no meio da manhã e voltando a Split no fim do dia? E possivelmente nos orientando por lá….
    Obrigada e parabéns!!!

    • Oi Renata,
      Não sei de nada, assim, aqui do Brasil. Mas procurando lá em Split no centro de informações turísticas, você deve conseguir algum guia credenciado. Boa sorte.

  20. Maria Pereira
    28/07/2014

    No dia 24 de Agosto viajo para a Croácia. Com todas estas fotos de lindas paisagens não vejo a hora de conhecer. Obrigada pelas dicas são uma grande ajuda.

  21. Josias Junior
    05/08/2014

    Excelente relato Gleiber!
    Pretendo ir a Croácia entre abril e maio/2015,Plivtice já estava no roteiro e depois deste post estou mais ansioso ainda hehe. Vocês se deslocaram de carro por toda Croácia? As estradas são boas?
    Abs.

  22. Ana Paula Busca
    08/08/2014

    Vamos a Croácia agora em setembro e estavamos na dúvida de Plitvice apesar de várias recomendações.agora com suas fotos tive a certeza de que é mesmo maravilhoso.Parabéns pelas lindas fotos e excelentes dicas.abraços

  23. Renata Bastos
    21/08/2014

    Adoro o blog!!! Estou indo pra Croacia em Outubro e fixo babando aqui com as fotos…estou muito na duvida se vou para o Lago Plitvice de Zagreb ou de Split, por causa da distância que é um pouco maior partindo de Split! Bolei na minha cabeça, chegar pelo awroporto de zagreb, e se la ir para o lago de mala e tudo e depois partir pra split direto! Não sei se é possível! Rs. Se tiver alguma dica…
    🙂

    • Oi Renata,
      Possível é. Mas talvez fique bastante cansativo. Você teria que pegar um ônibus em Zagreb que pare em Plitvice. E depois outro ônibus de Plitvice até Split. Tudo depois de ter feito um voo até Zagreb desde sei-lá-onde. Se você for para Split direto, dá para procurar lá com calma uma agência que faça o passeio bate-e-volta de um dia para Plitvice. Também vai ficar cansativo, mas ao menos assim você parcela um pouco o perrengue.
      Abraços.

  24. Renata Bastos
    21/08/2014

    Muito obrigada pela dica!!!

  25. Diego
    01/09/2014

    Ola! parabéns pelo relato e pelas fotos! Incriveis!
    Estou indo para la semana que vem!
    Te lembra quanto tempo demora a travessia de barco e de trem? Estou na duvida ainda se farei o roteiro C ou K.
    Obrigado!

    • Oi Diego. Não lembro, assim, exatamente, mas acho que tanto a travessia de barco quanto o trajeto de trenzinho levavam uns 20 minutos. E eu vi umas fotos mais recentes do parque, mostrando as trilhas e acho que eles fizeram uma atualização. As letras C e K de hoje podem não ser mais as mesmas das letras da nossa época. Minha sugestão é que você escolha lá na hora, para não errar de letra, ok? Abração.

  26. Elaine Coutinho
    09/09/2014

    Eu moro em Moscou e estou planejando visitar a Croácia em outubro. Adorei seu blog!!! Adorei suas dicas!!! Parabéns!!!!

  27. Brenda
    15/09/2014

    Oi! Adorei o blog! Ajudou muito.

    Estou pensando em pegar um onibus de split para passar o dia. Acha que fica muito cansativo ir de manhã, visitar o parque e volta no mesmo dia? Temos que dormir por lá? Ou vale a pena alugar o carro por um dia?
    Obrigada!

    • Oi Brenda,
      O problema do ônibus de linha é que eles podem não cumprir o horário rigorosamente como é aqui no Brasil. Se não conversar muito bem, corre o risco de pegar um desses pinga-pinga que demora ainda mais que o normal. E de Split a Plitvice é longinho. De carro fica tudo mais fácil, porque não vai haver o perigo de você perder tempo com algo que não é interessante. São umas 4 horas para ir e 4 para voltar (de carro). Cansativo é, mas não é nada assim horrível demais, né? Se você for de van turística (excursão), vai ter a comodidade de saber certinho o horário de saída e chegada, mas a visita ao parque tem que cumprir o cronograma da empresa turística. Talvez fosse a minha opção, se já não estivesse de carro alugado mesmo… Abração.

  28. Luisa
    26/09/2014

    Bela matéria, lindas fotos! Obrigada. Dá mesmo vontade de viajar. Não sei se será possível você nos orientar, mas vou tentar: nós pensamos em viajar de Zagreb para os Lagos Plitvice, dormir por lá, e depois seguir para Split, tudo de ônibus (e com uma mala pequena). É uma boa idéia? Se for o caso, dá para chegar ao hotel próximo aos Lagos e depois seguir para o passeio ecológico?

    • Oi Luisa,
      Dá certo sim. Há alguns hotéis bem próximos à entrada do parque nacional. São poucos e são simples, mas existem.
      Abraços

  29. Livia Viana
    15/12/2014

    Olá. Adorei o seu depoimento e suas fotos. Estou indo em maio/2015 e queria saber como faço pra ver os horários de saída dos onibus do Lago para Zadar e se é tranquilo sair de Zagreb de manha, pegar o onibus pro lago e seguir também de onibus pra Zadar no mesmo dia. Desde já, agradeço!

  30. Leo
    16/12/2014

    Olá Gleiber, eu vi esses Lagos no Globo repórter e como vc falou, eu pensei na hora: “Preciso conhecer esse lugar”. Bem, estou indo pra França e quero (preciso) colocar esse lugar em meu roteiro. O problema é que provavelmente visitaria no maio de fevereiro, que ainda é inverno. Minha dúvida seria se valeria à pena visitar esse local no inverno? Se continuaria lindo desse jeito?!

    • Oi Leo,
      Então… No inverno o lugar continua lindo, mas é outra beleza, bem diferente. Honestamente, eu deixaria para ir no verão em uma outra época. Até porque muitas trilhas ficam bloqueadas por razões de segurança pela quantidade de neve no inverno. Mas se quiser ver como o lugar fica debaixo de gelo, dê uma olhadinha no google images: http://goo.gl/X6jJhW

  31. OCTAVIO AUGUSTO MARTINS LOPES
    01/01/2015

    Oi Gleiber, tudo bem? Muito bacana o seu blog: informativo, com lindas ilustrações. Parabéns! Irei à Croácia em julho. Viajarei com a esposa e dois filhos (6 e 7 anos). Eles praticam muitos esportes e gostam de caminhadas. Você acha que em um dia de trilhas dá para ter uma panorâmica do parque? Quantas horas precisaríamos? Obrigado pela atenção. Abraço,
    Octávio

    • Oi Octavio
      Um dia dá tranquilo!
      Todos vocês irão adorar. A trilha mais longa é de 6 horas… Abraços.

  32. maria reis
    17/01/2015

    Amei esse lugar, fica em que parte da Croácia, estive lá em Outubro mas só conheci Zagreb,Varadin. Godu selo, Ivanec, Novi Marof gostaria de conhecer a parte onde fica o mar e prais,e lagos. fico agradecida

  33. Livia
    17/01/2015

    Muito show o lugar e o blog, me deu muita vontade de ir!!
    Saberia me informar se é facil chegar la a partir de SPLIT? Nao consegui comprar bilhete pelo site da companhia de onibus, ai nao sei se da para comprar na hora!

    • Oi Lívia,
      Dá para comprar na hora sim. Mas é uma viagem longa e cansativa. Tente ir o mais cedo possível. Abraços.

  34. vinicius dos anjos
    17/02/2015

    Que lugar incrivel, parabens pelas fotos.
    Vou a Croacia nesse verão e não poderia ter encontrado melhor post para me ajudar na escolha do destino no pais, muito obrigado mesmo.

  35. Nanda
    07/03/2015

    Post maravilhoso ! Amei 🙂
    Estarei na Croácia em julho e vou incluir no meu roteiro e pegar suas dicas aqui. Parabéns

  36. Lilian
    22/03/2015

    Oi Gleiber!
    Encantada com suas fotos!
    Irei com mais 3 amigas para a Croácia em Maio e vamos de carro de Viena para Dubrovnik… Inicialmente iriamos sair de Viena pela manhã, passar pelo parque e seguir viagem direto para Dubrovnik, mas lendo seu post achei que fica muito cansativo e tlz peguemos estradas a noite (o que não deve ser mto bom né.. hehehe). Você acha que é valido dormirmos uma noite lá e perder uma noite em Dubrovnik? Obrigada por todas dicas!! Tudo anotado! 🙂

    • Oi Lilian
      Que será cansativo, será. Mas perder uma noite em Dubrovnik é bem ruim também, viu?
      Nesse seu caso, você pode tentar dirigir até onde der e dormir em qualquer cidade do caminho (veja onde consegue chegar quando anoitecer). Depois no outro dia cedo, vocês terminam de chegar em Dubrovnik. Abraços e boa sorte.

  37. Marianna Rocha
    31/03/2015

    Oi! Gostaria de saber se por acaso há lockers para malas no parque.
    Estaremos de carro, descendo de Zagreb para dormir em Split!
    Muito obrigada!

    • Oi Marianna,
      Não lembro… 🙁
      Mas vendo o site deles, parece que não há lockers não… Deixa no porta-malas do carro, uai.
      Abraços

  38. Priscila Beatriz
    11/05/2015

    Oi!! Tudo bem??
    Você acha que dá para sair cedo de Zagreb, passar o dia no parque e dormir em Split??
    Obrigada

    • Oi Priscila,
      Dá sim. Perfeitamente. A gente dirigiu por umas 6 horas de Split até o Parque e depois mais 2-3h do Parque até Zagreb. Dá bem certinho.
      Abraços

  39. Ana Claudia Oyama
    07/06/2015

    Olá, tudo bem? Adorei sua explanação sobre o parque, foi o melhor que encontrei !!!
    Vou agora em julho para lá, pretendo passar pelo parque no meio de uma viagem entre Zadar e Rovinj (destino final), vc acha que é viável?
    Outra dúvida, quando vc escolhe um trajeto, vc tem que ficar nele até o fim ou se quiser mudar o trajeto no meio do caminho é possível? Ou ainda, se eu terminar cedo a trilha escolhida, como vcs terminaram, e quiser conhecer mais alguma coisa que não fazia parte da minha primeira trilha, eu posso ? Teria que pagar algo novamente ou simplesmente posso sair andando por lá?
    Desde já agradeço. Grande abraço.

    • Oi Ana Claudia,
      Vamos às suas dúvidas:
      – Dá para encaixar no caminho entre Zadar e Rovinj sim. Vai ficar perfeito. Principalmente se estiverem de carro.
      – Pode mudar no meio sim. As placas, em cada bifurcação, mostram cada caminho possível.
      – Sim pode seguir à vontade lá dentro.
      Abraços

  40. Priscila Becker
    16/06/2015

    Olá Glelber! Vou à Croácia com meu marido e 2 filhos nas férias de julho e me deparei com seu blog. Amei o relato e principalmente as fotos. Parabéns! Tenho lido muito sobre este parque e uma coisa que notei é que diferente de outros blogueiros que enfatizam a multidão de turistas no parque nesta época do ano, você não comenta muito sobre isso, e pelas fotos percebi que talvez não seja tão caótico assim. O que você poderia me dizer? Terei muitos problemas desviando da multidão, cuidando das crianças para que não sejam empurradas ou posso sonhar com alguns trechos de caminhada tranquila? Nosso plano é chegar lá antes das 9h e pretendemos fazer a trilha de 4 a 6h (C ou H), você acha que é mais indicado começar pelos lagos inferiores ou superiores (entrada 1 ou 2)? Grande abraço…

    • Oi Priscila,
      Então… A gente foi em altíssima temporada e achei supertranquilo. Fomos em um dia de semana (se não me engano). E chegando cedo, vai ser super aproveitável. Os inferiores são os mais bonitos. Então se quiser fazer uma coisa que vai ficando melhor a cada passo, comece por ali. A gente começou pelos inferiores e foi superlegal também. Na verdade, não faz muita diferença, hehehe. Abração.

  41. Ariana
    23/06/2015

    Gleiber parabénssss!!!
    Muito informativo o post e com fotos sensacionais!
    Tenho uma dúvida…
    Pretendo ir em setembro e minha mãe vai viajar comigo, ela tem 65 anos, mas é uma pessoa bem ativa que gosta de caminhar bastante.
    Você acha que as trilhas mais fáceis são bem planas? Ou todas tem algum nível de dificuldade? Por essas trilhas mais fácei conseguimos ver bastante lugares tops?
    Distância não é o problema para ela, porém subidas e lugares escorregadios me preocupam um pouco…vi crianças em algumas fotos das passarelas e isso me animou um pouco rs
    Abraço!

    • Oi Ariana,
      As trilhas são muito fáceis sim. Nem todas são planas, mas a boa notícia é que a maioria delas, as que mostram o lado mais bonito do parque, são planas sim. Não há como escorregar. Podem ir tranquilas, mas com tempo para poder caminhar sem pressa. Abraços.

  42. ana maria
    23/06/2015

    Oi Gente
    Somos 4 pessoas de cerca de 60 anos que vamos para a toscana em inicio de novembro e queremos ir ate o parque croata Plitvice. Precisamos de ajuda, pois temos duvida se é melhor ir de carro por Venesa, se e melhor ir ate Zagreb de trem e pegar um onibus ate o parque, ou se ha alguma outra forma. Ja ouvimos que ha uma balsa que se pode atravessar durante a noite, mas nao dei de onde e nem pra onde. Toda informação correta é importante.
    Queremos comprar o ingresso com antecedencia, pra nao dar zebra. Alguem sabe como fazer isso e que roteiro seria melhor dentro do parque pra essa epoca (primeira semana de novembro), e qual a entrada certa do parque?

    Muito obrigada!!!

    • Oi Ana Maria,
      Dá para ir de carro por veneza e também dá para ir de trem até Zagreb e depois ir de ônibus. De carro eu sempre acho mais legal, porque dá para ir parando non caminho e tornar isso uma parte legal da viagem. Mas é perfeitamente possível fazer isso sem alugar carro. Não precisa comprar ingresso com antecedência (acho que nem dá). Chegando lá você compra na entrada, não se corre o risco de esgotar. Sobre os roteiros nesta época, infelizmente é inverno. E haverão bem menos rotas abertas do que no verão. Vocês vão ter que ver lá na hora (no próprio ingresso vem um mapa do parque com as rotas, é muito fácil, é só seguir). As duas entradas ficam abertas o ano todo. Vc pode entrar por qualquer uma.
      Abraços.

  43. Sharmian
    05/08/2015

    Oi GLeiber!
    Adorei seu post! Super explicadinho!
    So nao nao me lembro de ter lido algo sobre mergulhar nos lagos. E possivel?

    Abraco

  44. Mariângela Zagar
    05/09/2015

    Eu adorei a Croácia, saí do Brasil no dia 15 de Agosto de 2015 do Aeroporto Tom Jobim, desembarquei em Roma e de Roma peguei um avião até Zagreb, de Zagreb fomos de excursão até este parque, fiquei muito encantada. Conheci a terra dos meus avós paternos, valeu a pena eu ter conhecido.
    A Europa é linda, esta foi a terceira vez que eu fui a Europa.

  45. Sebastiao Filho
    16/09/2015

    Excelente texto. Rico em detalhes importantíssimos para viajantes autônomos. Além de conter belas fotos.

  46. Olivia Mendes
    18/09/2015

    Oi Gleiber, esta de parabens! Tenho uma duvida, se sair de Zagreb de onibus para plitvice, os bilhetees valem para a volta ? Ou eu poderia comprar a volta direto para split???

    obrigada

    • Olívia, deve ter como comprar bilhetes de Zagreb para Plitvice e de Plitvice depois para Split. Certeza.

  47. Vanessa
    23/09/2015

    Quero agradecer pelas dicas!!! Me ajudaram muito na viagem de minha familia! Fizemos os 18 km do lago em 6 horas. Incrivel ! Continuem viajando e encantando a todos nos com essas belezas que voces encontram!

  48. Fe
    23/09/2015

    Olá! Vc sabe a rota certinha de Zadar pra lá? Sei que seria o estacionamento 2… Desse ponto será q consigo fazer as mesmas trilhas? Até aquele pedaço seu final panoramico? Obrigada

    • Oi Fê,
      Veja bem no início do post, eu coloquei uma mapa chamado “Como chegar a Plitvice” com as rotas. Tem Zadar indicado lá. E de qualquer dos estacionamentos dá para fazer a trilha completa, porque ela é circular. Mesmo começando num lugar diferente, dá para ver tudo. Abração.

  49. Fernanda
    03/11/2015

    Oi Gleiber tudo bem? ADOREI, e quero muito conhecer o lugar. Pode fazer mergulho? ou entrar na água?

  50. Yvonne Stern
    18/02/2016

    Gleiber, parabéns por seu relato sobre a viagem à Croácia. Você é um excelente narrador, você escreve num tom coloquial e relata os passeios com todos detalhes. Aprendi muito sobre a Croácia lendo seu blog. Um grande abraço.

  51. Eduardo
    24/04/2016

    Rapaz, eu já pesquisei muito os recantos da natureza mais lindos do mundo e me arrisco a dizer que Plitvice é o lugar mais lindo não só da Europa, mas do MUNDO TODO…..a cor azul-esverdeada desses lagos, aa arvores que de verdinhas no verão ficam amarelo-avermelhadas no outono, os lagos congelam no inverno…isso é o proprio paraíso, rapaz…meu sonho era morar permanentemente lá….

    Vc sabe a razão de que é proibido entrar na agua ? Será pro pessoal não mijar e cagar lá dentro ?

    • Oi Eduardo,
      Concordo que lá é mesmo muito lindo.
      Deve ser proibido entrar na água para preservação sim.
      Abraços

  52. Maria Conceição
    05/05/2016

    Parabéns pelo texto, estamos indo para lá e temos certeza que com as suas dicas, teremos um maior aproveitamento do tempo.

  53. Maiara
    12/06/2016

    Muito bom! Me ajudou muito :)) so queria saber uma coisa, por favor: sobre os tickets do Parque, so eh possivel comprar na hora ou tem como comprar antecipado? Nao estou achando vendas antecipadas… caso seja na hora mesmo, eh bom chegar com muita antecedencia ou nao precisa? tem muitas filas na entrada? muuuitissimo obrigada e parabens pelo otimo post!

    • Oi Maiara,
      A gente comprou lá na hora e não tinha muita fila não. Era agosto (auge do verão e no período de férias de verão).
      Então vai tranquila.

  54. Ciro
    13/06/2016

    Oi Gleiber, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo blog.

    Bom, viajo em setembro e estou planejando meu roteiro (que inclui Zagreb, Lagos Plitvice e Dubrovnik, na Croácia) Só que estou quebrando a cabeça aqui com alguns desses trajetos e queria saber se vc teria como me ajudar.

    Zagreb – Lagos Plitvice: Inicialmente são dois dias dedicados para Zagreb, sendo 1 para conhecer a cidade e o outro para servir de ponto fixo para um bate-volta aos lagos Plitvice, sendo que a ideia é quando chegar em Zagreb no fim do dia (retornando dos Lagos) já emendar em uma viagem noturna para Dubrovnik. Não estou mt confortável com essa ideia por achar que pode ser mt cansativo. Outra opção seria ir de mala e cuia para os lagos, e de lá seguir para Dubrovnik, mas não encontrei horários de ônibus para essa rota nas minhas pesquisas. A outra alternativa então, era ir do Lago para Split (de noite) e de Split para Dubrovnik (primeiro horário). Qual dessas opções vc acha a mais viável e menos cansativa?

    Obrigado!!

    • Oi Ciro,
      Eu dividiria. Gostei da última opção: Zagreb – Lagos – Split – Dubrovnik
      Com certeza a menos cansativa. E você ainda conhece Split mesmo que rapidinho.
      Abraços.

  55. SIONE
    28/07/2016

    eu gostaria de passar 8 dias na Croacia, acho que devo chegar por split; quero conhecer o parque Plitvice, Hyar, Dubrovnik e mais algumas cidade , proximas. Qual melhor local pra alugar carro, para fazer estes percursos. tem alguma empresa que vc achou q ficou mais barata?
    Voce acha que 8 dias dá pra conhecer as principais, pois antes vou ficar 4 dias em Paris e 2 em Atenas.

    • Oi Sione
      8 dias está ótimo (a gente teve 5 ou 6, nem lembro mais)
      E a gente sempre cota com todas as operadoras. Acho que reservamos pela Budget na Croácia, se não me engano… Mas os preços mudam muito
      Abraços.

  56. Renata
    25/08/2016

    Primeiro: POST DIVINO! Super detalhado!Está me ajudando muito! E agora um favorzinho…rs! Vou de ônibus de Zagreb para o parque Plitvice, mas tentarei não voltar para Zagreb e ir do parque Plitvice direto para Split (de ônibus também). Minha dúvida: Vcs sabem se o parque oferece algum tipo de armário? Dessa forma eu poderia guardar a minha mochila durante a visita e depois ir para outra cidade, evitando alumas horas de estrada… Fico muito grata se vcs puderem me ajudar, mas obrigada desde já, pois o blog está 10! =)

    • Oi Renata,
      Poxa, isso eu não sei. Como estávamos de carro, não foi uma preocupação para a gente.
      Já tentou procurar a informação no site do parque?
      Abraços.