Voando de Balão na Capadócia: Turquia by Molina

Continuando nossa viagem fantástica pelas arábias, quer dizer pela Turquia, vamos explorar uma região espetacular deste pais tão exótico: a Capadócia.

Baloes sendo inflados na capadócia turquia

Mas primeiro o que é a Capadócia? Não é um estado ou uma cidade e sim uma grande região na parte asiática da Turquia, conhecida por Anatólia Central. Várias cidades compõe esta região tão amplamente visitada e reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

 

Então frente a tantas cidades qual seria a melhor pra montar uma base. Na minha opinião Göreme seria a cidade perfeita. Esta foi a mesma cidade que o pessoal da novela Salve Jorge ficou pra gravar as cenas na Capadócia.

 

Como chegar na Capadócia?

De avião você tem que desembarcar em algumas das cidades que tem aeroporto para se deslocar por terra até onde vai montar sua base.

mapa da capadocia turquia

Pela proximidade optamos por ir até  Kayseri. Outra opção pode ser Nevşehir. Destas você pega transfer até Göreme, distantes 88km. Contratamos o transfer no site Cappadocia Exclusive (http://www.cappadociaexclusive.com/shuttle.html).

O legal é que ao desembarcar o transfer já estava nos esperando com plaquinha e tudo, levando direto ao hotel.

 

Göreme – estamos no planeta Terra?

A primeira coisa que vem à mente ao chegar em Göreme é: “- Ainda estamos na Terra? É uma paisagem totalmente diferente de Istambul. Um vale entre montanhas esculpidas por milhares de anos que deram formas fascinantes às montanhas de rocha macia… Isso mesmo, macia… tanto que o vento as esculpe.

Leia mais:
+ Istambul: a Turquia das Mil e Uma Noites

Paisagem da Capadocia Turquia

A cidade é pequena, com uma população em torno de 6.000 habitantes, mas que na alta temporada pode quadruplicar… Talvez não seja a opção mais barata para ficar hospedado mas com certeza é a melhor localização em toda Capadócia.

Os hotéis são mais luxuosos e requintados do que em outras cidades da região e com certeza com uma melhor estrutura, com vários restaurantes, cafés e lojinhas.

Orient Restaurant em Goreme Capadocia TurquiaRestaurante fantástico em Göreme

Nos hospedamos em um hotel recém inaugurado (Ottoman Cave Suite) e claro localizado em cavernas, que é o mais legal de ficar na Capadócia… Já pensou? Hotéis cavernas!!!! Experiência única. Nos próprios hotéis os hospedes podem receber orientações de passeios turísticos pela região.

 

Voo de Balão – Passeio obrigatório

O voo de balão pela Capadócia é um passeio obrigatório para quem vai à Turquia e tem a possibilidade de conhecer essa região fascinante. Eu que já havia voado de balão na infância e vivi embalado pelo programa Balão Mágico, não conseguia mais conter a expectativa desta jornada.

Voo de Balao na Turquia

Já havia reservado o voo aqui mesmo no Brasil pela Sultan Ballons (http://www.sultanballoons.com/PT/ana-sayfa/31-0/20140118.html), depois de uma pesquisa árdua em outros blogs de viagens.

Fiz a opção por esta empresa, entre inúmeras na região, devido à segurança e o diferencial – o piloto português Carlos Souza, com uma experiência e bom humor ímpar, que conseguiu conter até mesmo o pavor do Luiz, que estava bem apavorado com a possibilidade de ficar por mais de uma hora flutuando em um cesto sobre rochas e montanhas…

Veja o vídeo:

Nada melhor do que além de uma visão incrível poder ouvir cada explicação no seu idioma.

Paisagem extreterrestre na capadocia turquia goreme

O passeio contratado previamente fica mais em conta do que quando reservado de véspera. Uma coisa tem que haver sempre… uma grande torcida para o dia estar bonito para que o passeio ocorra.

Após a confirmação, a própria empresa se encarrega de buscá-lo no hotel, porém durma cedo na noite anterior, pois irão passar no seu hotel às 5 horas da madrugada.

Baloes levantando voo na capadocia turquia

Chegando no ponto de decolagem, geralmente numa planície, você já vai ter a linda visão dos balões sendo enchidos. Geralmente preparam um café da manhã simples com biscoitos, leite e café até terminarem de encher os balões… enquanto isso aproveite e aprecie a bela imagem e guarde em lindos cliques.

Ceu repleto de baloes capadocia turquia

O passeio é fantástico. É uma sensação única levitar entre um mar de balões que colorem o céu azul da Capadócia. Sem falar no alvorecer lindíssimo, cujos raios do sol imprimem cores diferentes sobre os vários tipos de montanhas nos vales da Capadócia.

Vales surreais no voo de balao pela capadocia turquia

Cavernas que eram casas ou igrejas são facilmente identificados do alto, entre montanhas que foram esculpidas pelo vento que deram formas de picos, cogumelos ou “chaminé de fadas” como são conhecidas. E à medida que o sol vai se elevando as cores das pedras vão se modificando assim como suas sombras.

cidades esculpidas na rocha na capadocia goreme turquia

Não se assuste se em algum momento os pilotos resolverem descer um pouco com o balão e voar bem baixinho… o controle deles é absoluto e a sua única preocupação é aproveitar ao máximo o passeio.

Após quase uma hora e meia de voo ocorre a descida onde a “equipe de resgate” estará aguardando com a mesa montada pra o brinde. Na Turquia é proibido fazer uso de bebidas alcoólicas em locais públicos, assim o brinde é com suco gaseificado.

Brinde a moda turca no final do passeio de balao

Depois, cada tripulante ganha seu certificado pra provar que fez o espetacular voo pela Capadócia. Logo após, o mesmo transfer te devolve são e salvo ao hotel.

Balao desinflado na Turquia

 

Estão pensando que acabou? No próximo post da série, o Molina vai contar como são os outros passeios dessa região mágica e ímpar. Aguardem.

 

Serviço

Hotel Ottoman Cave Suítes
Site oficial: http://www.ottomancavesuites.com/pt/index.html
Reserve por este link no Booking.com (e a gente ganha uma comissão! Yes!)
50180 Göreme – NEVŞEHİR / KAPADOKYA / TÜRKİYE
Tel: +90 384 271 3090 – +90 384 271 3091
info@ottomancavesuites.com

 

E para pesquisar o seu hotel, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Leia mais:
+ Istambul: a Turquia das Mil e Uma Noites
+ Capadócia: onde São Jorge mata o Dragão

Escrito por: Rodrigo Molina
Compartilhe:
comentarios:2
Posts Relacionados:
23
Jan
2014
2 comentários
  1. Isa
    26/01/2014

    Nossa, um sonho esse lugar hein, lindo demais!! Um dia conhecerei!!
    Lindas fotos!

    • Rodrigo Molina
      27/01/2014

      Olá Isa… Muito obrigado pelo comentário.
      A Capadocia é um lugar fantástico mesmo, que vale muito a pena conhecer!!!
      Espero que você possa ir em breve e que compartilhe aqui com a gente!!!
      Grande abraço!!!!