Sítios Arqueológicos de Lima

Quando fomos para o Peru, descobrimos que além dos famosos sítios arqueológicos incas, há também muitos outros. Apesar de Machu Picchu ser uma verdadeira obra-prima, também foi legal conhecer as ruínas de outras épocas.

Sitios Arqueologicos em Lima Piramide de Adobe

Elas demonstram que as civilizações iam desenvolvendo sua tecnologia gradativamente, acumulando conhecimento sobre conhecimento. Bem, ao menos até os espanhóis chegarem e acabarem com tudo. 🙁

 

Tentando chegar aos Sítios Arqueológicos de Lima

Dois incríveis sítios arqueológicos de Lima ficam bem perto de Miraflores, o bairro mais badalados e simpático da cidade. Não poderíamos perder a visita, ou poderíamos?

É gente… Deslocar-se na capital do Peru não foi nada fácil para a gente. Tudo por se recusar a ficar negociando com os taxistas sempre que fôssemos ir de um lugar a outros. A gente acabou alugando um carro e se metendo no meio do caótico trânsito, o que fez da nossa experiência em Lima uma verdadeira tragédia. Tem até um post em que eu destilo meu veneno falando mal da cidade por isso. Veja: 7 coisas que não gostei em Lima.

Uma prova de que certas má escolhas podem estragar uma viagem é que eu estava cheio de expectativas para visitar os três sítios arqueológicos de Lima: Huaca Huallamarca, Huaca Pucllana e Pachacámac. Não deu tem tempo para ir no último deles. E nos outros, chegamos quase na hora de fechar, tendo que visitá-los correndo.

Sitios Arqueologicos em Lima Huallamarca San IsidroFique atento aos horários

Mesmo assim, achamos que valia a pena deixar a dica. Quem sabe vocês não têm melhor sorte e conseguem visitá-los com mais tempo?

 

Huaca Pucllana

Este foi o primeiro que tentamos conhecer. Fica em Miraflores, relativamente perto do nosso hotel (mas longe para ir à pé, ou seja: tivemos que nos meter no trânsito!).

Sitios Arqueologicos em Lima Huaca Pucclana

Era perto do horário de fechar, mas conseguimos entrar para tirar algumas fotos. Eles oferecem visitas guiadas, o que é muito importante para se compreender o que se está vendo. O último passeio já tinha saído, então a gente desistiu de conhecer a pirâmide de adobe (barro).

Sitios Arqueologicos em Lima Huaca Pucllana Miraflores

Reparem nos tijolos que formam as paredes da estrutura, que é imensa. Eles ainda estão restaurando o sítio que foi descoberto há relativamente pouco tempo, soterrado já sobre a própria cidade.

Contato:
Endereço: General Borgoño cuadra 8 – Miraflores, Lima, Perú
Tel: (01) 617-7148 / (01) 617-7138
Email huacapucllana@miraflores.gob.pe
Site oficial: http://huacapucllanamiraflores.pe/english/
Horário: das 9:00h às 17:00h (fecha nas terças-feiras)
Preço: S/ 12,00

 

Huaca Huallamarca

De carro, fica perto também. O curioso é que ele foi descoberto no meio do elegante bairro de San Isidro (onde vivem os endinheirados da cidade). Mais simples e sem a opção da visita guiada, a gente conseguiu visitar correndo em meia hora.

Sitios Arqueologicos em Lima em plena cidade

Tem um pequeno museu perto da recepção, também bem simples. Mas lá tem até uma múmia exposta. Muito legal ver a forma que a civilização que ali viveu enterrava seus mortos, ensacados em posição fetal. Eles costuravam um rosto como se fosse boneca em cima daquilo, como que avisando que ali estavam os restos mortais de alguém.

Sitios Arqueologicos em Lima cerimonia funebre

A pirâmide de tijolos de barro é bem grande e também está sendo estudada por arqueólogos. Os povos que a construíram viveram ali perto dos anos 200 – 400. Bem antes dos incas. Alguns dos adereços usados por eles podem ser vistos no Museu Larco.

Sitios Arqueologicos em Lima San Isidro

 

Contato:
Endereço:  Nicolás de Rivera 201 – San Isidro, Lima, Perú
Tel: (01) 222-4124
Site oficial: não encontamos
Horário: das 9:00h às 17:00h (fecha nas segundas-feiras)
Preço atual: S/ 5,50 (fonte: Lonely Planet)

 

A gente ficou com vontade de conhecer esses sítios depois de ler os relatos da Natalie e do Fred, autores do blog de viagens Sunday Cooks. Passem lá para verem o post deles.

Sitios Arqueologicos em Lima Huaca Huallamarca

 

E para pesquisar o seu hotel em Lima, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Mais sobre o Peru? Clique no banner abaixo ou clique nos links relacionados a seguir.

Banner Horizontal Peru

 

Lima

7 Coisas que não gostei em Lima
7 Coisas que eu gostei em Lima
Circuito Mágico das Águas
Museu Larco
A Beira-mar de Lima
Centro Histórico

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:0
Posts Relacionados:
09
Jan
2014
Nenhum comentário