Praias urbanas de Split, na Croácia – dá para chamar aquilo de praia?

Conhecer as praias urbanas de Split, na Croácia, foi a primeira coisa que fizemos quando chegamos na cidade. O calor estava de rachar e a gente estava louco para dar um mergulho. Afinal, o litoral croata é famoso pelas águas cristalinas e segundo nosso mapa, havia várias prainhas bem próximas ao nosso hotel.

Por do Sol numa Praia de Split Croacia

Mas aí tenho que confessar que pela primeira vez durante esta viagem senti uma pontinha de decepção. Se a cidade em si não estava parecendo muito aquilo que eu esperava, as praias então… No fim, teve gente que nem entrou no mar, mas o passeio até rendeu boas fotos.

Vejam:

 

Chegando em Split – primeiras impressões

A gente tinha acabado de vir de Dubrovnik, uma cidade linda, compacta, com prédios antigos e cheia de charme. O caminho entre Dubrovnik e Split traz algumas benesses da vida moderna: uma auto-pista pedagiada cheia de viadutos: rápida, eficiente, mas sem nenhuma simpatia.

Leia mais nesses links:
Dicas do que fazer em Dubrovnik
Entre Dubrovnik e Split passando pela Bósnia

E aí a entrada da cidade: um monte de edifícios imensos. Uma cidade grande como as nossas aqui no Brasil, até com um pouco de trânsito. Nada simpático, né?

Cidade de Split Croacia

Mas daí fomos seguindo o GPS até achar a nossa rua. Nosso hotel ficava perto do Centro Histórico, uma zona muito mais simpática. Ufa! Uma ruelas arborizadas, turistas por perto, cheiro do mar, e um calor de quase 40 graus do tórrido verão europeu.

 

Praias urbanas de Split: pegando praia como os europeus

Depois de chegar no hotel, ganhamos um mapa da cidade. Nos aconchegamos para duas diárias, desfizemos a mala e pensamos: ainda dá tempo de ir à praia! Depois de termos passado o dia todo morrendo de calor, parecia uma boa ideia. Por acaso, algumas eram bem próximas dali – dava até para ir a pé!

Porto em Split CroaciaComeçamos nossa caminhada a beira-mar por esse porto, num iate clube

Então fomos. Já no caminho, nos surpreendemos com algo curioso: uma máquina automática para comprar gelo. Tipo essas que tem vendendo refrigerante, sabem? Só que, no caso, era só colocar as moedinhas e retirar uma bolsa de gelo na hora. Prático, né?

Maquina Automatica para vender gelo Croacia

A gente tinha só uma mochilinha e a nossa toalha. Percebemos que o jeito europeu de pegar praia era parecido. Nada de carregar guarda-sol ou cadeiras. Mas na hora de chegar perto do mar, veio a nossa surpresa: cadê a areia?

Praia de Pedra em Split Croacia

 

Split ao por do Sol? Dá para encarar o mar?

É muito estranha a definição croata de praia. Basta ser um pouco de mar onde dá para entrar e tomar banho, e já está valendo! Eles montam quiosques, erguem barzinhos, vendem bebidas e se brincar tem até salva-vidas.

Barzinho numa das Praias urbanas de Split Croacia

Mas praia de areia para eles é uma espécie de sub-categoria. Um luxo, sabem? Deve ser por isso que eles enlouquecem tanto quando vêm para o nosso litoral!

Pedras Praias de Split Croacia

Até tem um lugares com areia, mas que não é necessariamente branquinha ou amarelada. É sempre muito estranho porque o chão onde você fica muitas vezes também é revestido apenas de pedras, então dói o pé ao pisar!

Galera numa das Praias de Split Croacia

Apesar disso, a preocupação com a segurança faz com que eles coloquem demarcações separando as áreas de banhistas das zonas próprias para as lanchas e barcos.

Delimitacao numa das Praias Urbanas de Split Croacia

Em outros trechos eles chegam a cimentar a orla e o pessoal daí estica a toalha no concreto mesmo!

Guarda-sol numa das Praias Urbanas de Split Croacia

Já imaginaram ir à praia e ter uma escadinha para entrar e sair do mar? Só na Europa mesmo! O calor era forte, eu até mergulhei uma vez. Já o Sandro estranhou muito tudo aquilo e não se animou a entrar no mar. Bem, aquilo parecia mais um clube grátis com várias opções de piscina do que praia mesmo.

Escada para entrar no mar de Split Croacia

Bem, o Sol estava se pondo, fizemos nossos cliques e terminamos nossa indiada sem ter como recomendar muito esse tipo de passeio. Na verdade, Split é uma cidade muito legal e linda, mas sua beleza não está nos banhos de mar.

Chuveiro em uma das Praias Urbanas de Split Croacia

Depois, à noite, fomos passear nas ruínas históricas de Split e aí sim começamos a gostar da cidade. Veja o post mostrando o melhor da cidade:

+ Split: vale passar o dia?

Praia com cascalho em Split Croacia

 

Procurando um hotel no país? Se você usar nossa caixa de busca, a gente ganha uma comissão do Booking.com! Ajuda aeee!

Que ler mais posts sobre a Croácia? Clique no banner abaixo ou nos links relacionados a seguir:

andarilhos do mundo croacia e eslovenia

Veja mais:
Dicas do que fazer em Dubrovnik

Elafiti Islands num barco do século XVII
Praias urbanas de Split – dá para chamar aquilo de praia?
Medjugorje – um santuário da Virgem em plena Bósnia
Hvar em bate-e-volta: não faça isso!
+ Lagos de Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:2
Posts Relacionados:
11
Jan
2014
2 comentários
  1. Gleiber,

    Fiquei num hotel a alguns quilômetros do centro de Split. A praia de lá era neste mesmo estilo – praia de pedrinhas. Só que como era meio de maio, estava bem vazia. Quem quiser aproveitar uma praia melhor, tem que se mandar para uma das ilhas ao largo de Split, Brac ou Hvar.

    Abraço.

    • Exato. O litoral croata é cheio de praias lindíssimas. Mas se você estiver em Split vai ter que se deslocar um pouco para chegar até elas, pois elas não estão na cidade… Abração, cara! Seja bem vindo!