Fomos para Mediugorie / Medjugorje assim mesmo de supetão, de repente. Para quem ia tirar um dia para pegar praia, acabar fazendo uma peregrinação a um santuário da Virgem foi uma mudança e tanto.
Mas vou deixar o Sandro contar melhor essa história para vocês. Assim o pessoal mata as saudades dele, que muito pouco aparece. Com vocês, Sandro Vaz, o outro Andarilho:
“Olá a todos amigos! Resolvi escrever um pouco no Blog mesmo sendo um Andarilho um tanto ermitão. O Gleiber costuma falar que não gosto de pisar meus pés em lugares que não tragam algo de transcendental. Realmente, é fato.
Para mim, uma viagem deve sempre acrescentar algo a nossas vidas, vivências não devem ser vãs. Há destinos que parecem até ressuscitar lembranças escondidas em nossos inconscientes. Gosto dos mistérios e principalmente, de tudo o que habita na fé humana.
Estávamos a caminho de Split na Croácia quando o Gleiber viu uma placa na estrada apontando para o Santuário de Nossa Senhora de Mediugorie. O plano original era percorrer esta estrada parando de praia em praia e tínhamos o dia todo para isso.
Vejam a coincidência: tenho uma foto da Nossa Senhora de Medjugorje atrás da porta do meu quarto! Sou devoto dela de verdade. Isso atiçou meu interesse em mudar os planos ali mesmo e fazermos um desvio para dentro da Bósnia e Herzegovina.
Tirei a ilustração de dentro do quadro para provar!
Como é entrar de carro na Bósnia
Para quem deseja entrar de carro na Bósnia ao invés de excursão (pois vimos vários ônibus especializados neste tipo de turismo indo rumo ao santuário na estrada), vamos deixar as nossas dicas.
Ao chegarmos na fronteira entre a Croácia e a Bósnia, pegamos uma fila de 01:30h para conseguirmos atravessar a aduana, sob um calor de quase 40 graus. A nossa sorte é que tínhamos ar condicionado no carro alugado, do contrário estaríamos ferrados.
Na passagem, somente apresentamos os passaportes. Eles não perguntaram nada sobre onde vínhamos ou onde íamos. Nem sequer carimbaram nada!
Saindo da aduana já dentro da Bósnia, pegamos a estrada novamente e dirigimos 30km até o santuário entre paisagens lindas, montanhas e vales. Nem preciso dizer que a estrada tinha muitas curvas, além de ser um tanto estreita. Mas a vista lá do alto valeu bastante a pena.
Pagando o estacionamento sem dinheiro local
Chegamos a Mediugorie entre muitos fiéis, ônibus de excursão e vários peregrinos. Felizmente, não tivemos problema em estacionar, mas lembramos nessa hora que estávamos sem dinheiro bósnio (Marco Conversível).
E agora? Precisávamos de moedas para pagar o parquímetro! Vendo a gente se enrolando para entender o aparelho, apresentou-se um senhor muito simpático ao nosso lado com uma pochete cheia de moedas. Óbvio que ele não falava uma palavra em inglês, né?
O Gleiber ficou ali quieto olhando o homem.. Eu ai pensei: “Vou começar a fazer mímica”. No fim da história nos entendemos. Compramos dele umas moedinhas pagando com kunas (dinheiro croata), e ficou tudo resolvido.
Chegando no Santuário de Medjugorje / Mediugorie
Ao chegarmos no santuário, vimos que há uma pracinha bem em frente. Lá fica uma das imagens mais belas da Nossa Senhora, onde fiéis colocam pedidos, fotos e agradecimentos por graças concedidas.
Nessa altura, eu não via a hora de entrar e sentir a energia do local, de ver a imagem da Virgem. Ao entrar, o clima é realmente de muita fé e devoção. Tanto que as fotografias são proibidas. As pessoas estavam em silêncio, cada uma imersa em seus pensamentos.
Mesmo proibido, o Gleiber conseguiu tirar essa foto sem ninguém ver
Ao me aproximar, não tive como evitar. Os olhos se encheram de lágrimas e foi difícil conter a emoção. São tantas lembranças, tantas orações, tantas graças alcançadas…
Sei dizer a vocês que a imagem é linda demais, e dizem que lá já ocorreram diversos milagres e aparições da virgem. A primeira aparição foi em 24 de Junho de 1981. Na época, o país ainda vivia um regime comunista e era proibido às pessoas expressarem sua fé.
Ainda hoje, a Igreja não reconhece oficialmente essas aparições como verdadeiras, mas… A fé é de cada um.
O Turismo Religioso próximo ao Santuário de Mediugorie
Existem restaurantes, sorveterias e hotéis no local. Bem em frente ao santuário, há também várias lojinhas de souvenir, onde se podem adquirir imagens da Nossa Senhora, rosários, cartões postais entre outros.
Posso dizer que foi muito gratificante ter ido até lá. Vivi um momento de imensa paz e tive chance de me recolher em reflexão, mesmo que por apenas uns minutos. Acredito que a vida é muito curta e se não tivermos fé em algo, fica difícil vencer o tão difícil dia-a-dia.
“A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. – Hebreus 11:1
Aos andarilhos, peregrinos e turistas que desejem conhecer o santuário de carro, fica a recomendação de uma experiência inesquecível.”
Mas para quem já estiver na Croácia e desejar também visitar a região, descobrimos uma site que explica como chegar até Medjugorje / Mediugorie de ônibus. Veja o site: http://www.nossasenhorademedjugorje.org/como-ir-a-medjugorje.html.
E para pesquisar o seu hotel, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!
Leia mais:
+ Entre Dubrovnik e Split de carro passando pela Bósnia
E para quem quer ler outros posts nossos sobre a Croácia, basta clicar no banner abaixo:
Esse lugar deve ser mesmo incrível! Uma das aparições mais longas de Nossa Senhora, que convida todos à fé em Cristo e uma verdadeira conversão. Seu relato de viagem afirma mais a vontade que tenho em conhecer esse lugar! Abraço.
Foi muito enriquecedor o relato de vcs sobre essa experiencia de fe. So veio a aumentar ainda mais a vontade e o desejo de conhecer esse lugar. E um sonho que espero um dia poder realizar. Valeu.