Centro Histórico de Lima, no Peru

É difícil falar tudo sobre o Centro Histórico de Lima, no Peru. A área é extensa (um bairro inteiro) e tem diversos prédios históricos, igrejas, palácios e edifícios governamentais. A Unesco tombou a região como patrimônio da humanidade, só para vocês terem noção da importância do lugar.

Prefeitura de Lima sede da municipalidade

Para vocês se situarem, vou começar pela Plaza Mayor, a praça principal da cidade (que curiosamente não se chama Plaza de Armas como toda praça central de toda a cidade de origem espanhola). Em volta dela estão as construções mais importantes e também as mais bonitas.

 

 A Plaza Mayor, no Centro Histórico de Lima

Sempre bem cuidada e impecavelmente limpa, serve como ponto de partida para desbravar o centro histórico de Lima. O primeiro prédio que vai chamar a atenção são duas grandes casas amarelas que estão lado a lado: o Palacio de La Unión e a Prefeitura de Lima. Na minha opinião, são as construções mais bonitas da praça, chamando bastante a atenção pela cor berrante e pelos balcões de madeira.

Prefeitura de Lima sede da municipalidade

A gente nem pensou em entrar nesses prédios do governo, mas sem brincar dá para visitar alguns deles.

Seguindo o sentido horário, o próximo prédio, que ocupa todo o quarteirão, é a sede do governo do Peru. Este é inconfundível porque terá vários guardas bem na frente e uma imensa bandeira do país hasteada bem no centro.

Palacio do Governo do Peru

O Palácio Arquiepiscopal fica na próxima esquina (sempre no sentido horário) e também chama a atenção por causa das sacadas (balcões?) de madeira. Lembro-me que a gente pensou em visitar o prédio, mas que o ingresso era bem caro, assim como a Catedral de Lima, que fica do seu lado esquerdo.

Centro Historico Lima Peru Palacio ArquiepiscopalPalácio Arquiepiscopal

Ficamos ali por quase uma hora até nos situarmos e entendermos o que era o quê e resolvemos pedir informações num centro de atendimento ao turista que fica ali perto, num calçadão. E foi ali que descobrimos a profusão de casas históricas que podem ser visitadas nos arredores.

Calcadao para Pedestres

Com dezenas de guias e mapas em mãos (eles são muito solícitos!), resolvemos escolher dois lugares para visitar. E por incrível que pareça, escolhemos duas atrações religiosas: o Convento de Santo Domingo e o Convento de São Francisco, duas instituições rivais em seu período áureo e que hoje contam muito da história da cidade e do país.

Catedral de LimaCatedral de Lima

 

Convento de Santo Domingo

Conhecê-lo foi uma adorável surpresa. A moça do centro de informações falou tão bem do lugar, que resolvemos conferir. A entrada era bem barata, mas não incluía nenhum guia. Para a nossa sorte, bem na porta estava uma senhora que se ofereceu para nos acompanhar. O trato foi que, ao final do tour, a gente daria a ela uma gorjeta conforme a nossa vontade.

Gente, vocês não têm noção! A mulher era um espetáculo. Eu não peguei nenhum contato dela (desculpem), mas deveria ter anotado ao menos um e-mail. Quando percebemos, já tinham passado quase três horas e se não estivesse anoitecendo, acho que ficaríamos lá ainda mais tempo.

Centro Historico Lima Peru Convento Santo Domingo

Várias obras de arte sacra contavam a vida do Santo Domingo, um homem capaz de realizar milagres e feitos assombrosos. Claro que vai da fé de cada um acreditar ou não em tudo aquilo que estava ali contado através de telas, afrescos e esculturas.

Santa Rosa de Lima

Dois santos peruanos vieram daquela convento: Santa Rosa de Lima e São Martin de Lima (em espanhol San Martín de Porres). A devoção a eles é imensa na cidade e em todo o país, há muitos peregrinos que vêm de longe pagar promessas e agradecer por graças alcançadas.

Sao Martin de Lima

A história incrível da vida deles também está toda exposta em várias salas. A tumba de Santa Rosa, inclusive, está aberta para a visitação. Tivemos a oportunidade de conhecer (e tocar) em vários objetos sagrados, altares, capelas, jardins…

Centro Historico Lima Peru Convento Dominicano Arcos

A nossa guia conseguiu acesso a lugares que estão normalmente fechados ao público e sua dedicação rendeu uma gorda gorjeta da nossa parte. Nada mais justo para um dos passeios que mais gostamos de fazer durante nossos 3 dias conhecendo o Centro Histórico de Lima.

Centro Historico Lima Peru Convento Dominicano Altar

 

Convento de São Francisco

No outro dia, voltamos ao centro histórico de Lima para visitarmos o convento de São Francisco. Há alguns séculos atrás, as duas paróquias disputavam a devoção e a contribuição dos fiéis, incluindo aí os fidalgos e os homens mais ricos da mais próspera cidade da América Espanhola.

Centro Historico Lima Peru Basilica Sao Francisco

Depois da experiência fantástica no outro convento, achamos que ali seria parecido. Infelizmente, no convento franciscano, as fotos eram proibidas. Era opcional (e gratuito) se juntar a um guia que conduzia a visita pelos salões e capelas a um grupo de aproximadamente 15 pessoas.

O estilo arquitetônico era incrivelmente parecido e as histórias de como um convento queria sempre se sobressair frente ao concorrente eram bastante interessantes, mas no final das contas foi meio mais do mesmo (eu gostei mais do Dominicano!).

O que há de exclusivo aqui é a visita às Catacumbas, onde os mortos eram enterrados por séculos e séculos. Todos os fiéis (ou seja, toda a população de Lima) sonhavam em serem sepultados abaixo da igreja em que frequentavam, para ficarem mais próximos de Deus.

Catacumbas Sao Francisco

Com o passar dos anos, os subterrâneos dos conventos e basílicas da cidade passaram a se transformar em verdadeiros queijos-suíços, de tão esburacados. Por muito pouco as igrejas não acabaram desabando por causa dessa prática, proibida de vez apenas no início do século XX.

Centro Historico Lima Peru Catacumbas Ossadas

Hoje, dá para visitar vários túneis e algumas ossadas que estão sendo organizadas, catalogadas e estudadas por pesquisadores. Não sei vocês, mas eu me amarro nessas coisas. Ahn… Mesmo com fotografias proibidas, eu consegui fazer um ou outro clique para dar uma noção.

 

Outras Atrações do Centro Histórico de Lima

Como eu disse logo no início, não dá para falar de tudo. Há muitos e muitos lugares que podem ser visitados no bairro. Você pode passar dias entrando em museus e se divertindo com as histórias da capital do Império Espanhol nas Américas.

casario historico

Para mais informações, vou deixar alguns links úteis:

Museo y Catacumbas de Lima (Convento de São Francisco)
Convento de Santo Domingo de Lima
Centro Histórico de Lima – Wikipedia
Onde Comer no Centro Histórico de Lima – blog Dividindo a Bagagem

 

E para pesquisar o seu hotel em Lima, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Banner Horizontal Peru

Quer ler mais posts da nossa saga pelo Peru? Clique no banner acima ou navegue nos links abaixo:

7 Coisas que não gostei em Lima
7 Coisas que eu gostei em Lima
Circuito Mágico das Águas
Museu Larco

A Beira-mar de Lima

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:6
Posts Relacionados:
08
Jan
2014
6 comentários
  1. Fiquei morrendo de inveja desse dia ensolarado em Lima. rs. Que legal, deu para vocês explorarem bem, nós ficamos só 1 dia em Lima, foi uma correria. Abs.

    • A gente teve 3 longos dias… Deu para ver bastante coisa, mas muito menos do que estamos acostumados. Afinal, os deslocamentos lá eram sempre tão complicados, tudo era tão longe… Abração.

  2. Karl Leite
    14/02/2014

    Ola Pessoal:

    Acabei de ler suas dicas/relatos sobre o centro histórico de Lima. Gostei. Parabéns.
    Bom, planejo uma viagem a Quito/Equador e depois Lima/Peru. Pretendo ficar 5 dias em cada capital, acredito que terei tempo para conhecer o centro.
    A viagem será em Setembro. Natal/Quito e Lima/Natal. Entre Quito e Lima farei com uma empresa regional – TAME.
    Gostaria de conhecer os arredores das duas capitais… alguma cidade interessante, monumentos. Nada de Machu Picchu e Cuzco.
    Caso voces tenham mais informações, por favor, façam a gentileza de enviar-me. Só assim, poderei visitar mais a vontade.
    Muito obrigado pela atenção.
    Abs,
    Karl Leite
    Natal, RN

  3. Rafaella
    06/09/2015

    Oi, Gleiber, tudo bom?
    Você sabe o endereço do Estudio Fotografía Central E. Courret?
    Obrigada!!