Capadócia, Turquia: onde São Jorge mata o dragão

Este post dá continuação à aventura do nosso correspondente especial pela Turquia: o Molina. Depois de conhecer a Capadócia do alto, em um voo de balão, agora é hora de conhecer a terra de São Jorge fazendo passeios pelas cavernas e cidades subterrâneas do país.

Selime Katedrali Turquia Capadocia

Mas se você quer ver os outros posts sobre a Turquia, pode ficar tranquilo que há vários links ao longo do texto e no final deste artigo. Com vocês, mais um artigo by Molina:

 


Passeios pela Capadócia

Depois de fazer o voo de balão pela Capadócia, ainda chegamos cedo no hotel, por volta das 9h30 da manhã. Resolvemos então, depois de um reforçado café da manhã, fazer um passeio bem bacana. Fomos conhecer lugares bem diferentes que valem a pena.

mapa da capadocia turquia

Leia mais:
+ Istambul
+ Voo de balão na Capadócia 

 

Grande Tour da Capadócia em um dia

Novamente o transfer foi nos buscar no hotel (detalhe: turco é pior que mineiro… não perdem a hora, então nunca se atrase, pois eles ficam loucos).

A primeira parada para uma sessão de belas fotos é Göreme Panorama, um local que na verdade é um lindo mirante, onde se vê toda a paisagem da Capadócia, inclusive um vulcão adormecido coberto de neve, bem ao fundo.

goreme grand tour mirante capadocia turquia

Dali a van segue em direção ao um lugar fascinante… A cidade subterrânea de Derinkuyu.

 

Derinkuyu

Esta é uma das 37 cidades subterrâneas descobertas, de outras 100 ainda escondidas que se tem relato, e onde viviam por um período uma população de até 10.000 habitantes. Essas pessoas utilizavam estas cidades subterrâneas como forma de fugir de perseguidores religiosos e ali podiam ficar com comida estocada por até 4 meses seguidos.

Derinkkuyu cidade subterranea goreme capadocia turquia

Um emaranhado de túneis e fossos compões a estrutura desta cidade de 85m de profundidade. Você vai ter a experiência de reconhecer salões, quartos, igrejas, dispensas de alimentos e conhecer a estrutura de aeração e exaustação de toda cidade debaixo da terra.

 

Vale de Ihlara

Saindo de Derinkuyu nossa van seguiu por uma planície, indo em direção ao vulcão adormecido, mas desviamos para conhecer o lindo Vale de Ihlara.

vulcao coberto de neve goreme capadócia turquia

No vale após descer uma escadaria e ter um bela visão você vai seguir a pé às margens do riacho por entre árvores, admirando as montanhas e percebendo que ali também há janelas provando que naquelas cavernas as pessoas também viviam e se escondiam dos ataques religiosos na época.

VAle de Ihlara Turquia

 

No vale há um restaurante onde geralmente várias excursões se reúnem para um bom almoço.

Almoço na Turquia Capadocia

 

Selime Katedralli

Após o almoço, seguimos em direção a uma das igrejas mais famosas da região. A Selime Katedralli (Catedral de Selime ou Castelo de Selime) é uma escultura fantástica, considerada a maior edificação esculpida do planeta datada do século VII.

Catedral de Selime

Vale a pena se emaranhar nos seus corredores e descobrir cada sala deste verdadeiro monastério bizantino. Não se espante se você que for um amante de ficção científica achar este local familiar. É  porque aqui serviu de cenário para o filme Star Wars.

Selime Cathedral Capadocia

 

Por do Sol na Capadócia

Depois de se deslumbrar vendo o alvorecer no alto de um balão nada mais lindo que contemplar um belo pôr do Sol sob os vales desta região. O nosso tour nos brindou com a visão do lindo Pigeon Valley (Vale dos Pombos).

Piggeons Valley Turquia

De cima a impressão que temos é que o vale é feito de açúcar e que foi desenhado. Outro impressionante local é o Red Valley, com suas rochas avermelhadas que nos remetem à sensação que estamos naqueles filmes em Marte.

Red Valley Goreme Capadocia Turquia

Depois do pôr do sol voltamos ao nosso hotel a fim de descansar e dar uma volta pelo centro de Göreme, com suas lojinhas de souvenir e cafés.

 

Walking Tour por Göreme, Capadócia

Reservamos para o nosso último dia na Capadócia uma tranquila caminhada rumo a um local também fantástico, localizado a pouco mais de 1km do centro da cidade e diferente de todo e qualquer museu que você ja conheceu – o Göreme Açık Hava Müzesi ou Museu a Céu Aberto de Göreme.

Goreme Open Air Museum Olho Turco

Considerado um Patrimonio da Humanidade pela UNESCO este museu consta de Igrejas e Monastérios do Império Bizantino esculpidas em rocha com maravilhosos afrescos nas suas paredes.

Goreme Open Air Museum

O mais procurado é o afresco que retrata o soldado que viveu naquela região e foi canonizado – São Jorge. Próximo ao museu você encontra um bazar onde dá pra comprar água, suco e até tirar fotos com camelos e dromedários.

Goreme Open Air Museum Museu

Uma possibilidade é fazer todo esse passeio a cavalo, pois há no caminho um pequeno haras para você alugar um.

Dica do Andarilho: vá cedo antes que o local fique lotado e dificulte a possibilidade de belas fotos, principalmente se houver uma excursão nipônica, coreana ou chinesa.

Museu a Ceu Aberto Goreme Capadocia Turquia

 

Haman (banho turco)

Outra atração que considero imperdível e que deixamos para fazer em Göreme foi o Haman, ou Banho Turco. O banho turco faz parte do povo e eu queria conhecer, pois em Istambul havia visto lugares muito lindos onde era possível fazer o tal banho.

Sala de Banho Turco Haman Goreme Capadocia

Em Göreme recebemos a dica de nunca frequentar banhos que não sejam turísticos, pois os populares não são tão higiênicos. Assim recebemos a indicação de conhecer o Tourist Hotel & Resort Haman.

As salas de banho se localizam no interior do hotel e você é muito bem atendido. Fizemos a opção de um pacote que continha sauna, banho, massagem e um tratamento de pele. Primeiramente te encaminham a um vestiário onde te fornecem toalhas e depois 15 minutos de sauna a vapor.

Após a sauna você segue para o banho em si, que consta de esfoliação total do corpo, massagem e o melhor… um banho de espuma, no qual você fica deitado sobre o mármore e despejam uma espuma como se você ficasse num casulo. Um silêncio total no qual você somente ouve o barulho da água levando a um relaxamento único.

Depois de enxaguar e secar a gente foi encaminhado para as salas de massagem. Para finalizar, foi feita uma máscara facial, que não me lembro pra que era mas que só me fez ter uma crise de riso. Recomendo demais essa experiência. Mas cuidado com qualquer tipo de brincadeira porque eles levam muito a sério os banhos turcos, que são centenários.

 

Turkish Night em Göreme 

Terminamos este dia participando de uma Turkish Night, que sinceramente foi o que menos gostei. Não achei que o investimento tenha valido a pena. Trata-se de um show de dança turca acompanhado de jantar, que não estava muito bom, mas valeu a experiência.

Goreme by Night Capadocia

No dia seguinte nosso transfer nos buscou no hotel para nos levar novamente a Kayseri e seguir de volta a Istambul

 

Dicas para a Capadócia

1- O melhor restaurante de Göreme é o Orient. Vale muito a pena conhecer….

Orient Restaurant em Goreme Capadocia Turquia

2- Reservar o voo de balão pela internet pode te trazer descontos.

3- A cidade é repleta de cafés bem charmosos

4- A comida é bem saborosa e barata. Não deixe de provar o Pão Pide (lembra nosso pão sírio, mas é assado na hora e chega inflado na mesa). Outro prato saboroso é o Kebap, que é um cozido de carne, a sua escolha, com vegetais que vem dentro de potes de barro fechado com massinha de pão. Para os amantes de cerveja deguste com uma Efes, cerveja turca.

5- Para os amantes de compras vale a pena perambular pelo centro da cidade e adquirir produtos de qualidade como tapetes turcos. Os preços são fantásticos comparados ao que pagaríamos aqui e ainda embalam direitinho pra você levar no avião.

Capadócia Turquia Ihlara Valley

 

E para pesquisar o seu hotel, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Quer ler mais posts sobre a Turquia?

+ Istambul
+ Voo de balão na Capadócia 

Escrito por: Rodrigo Molina
Compartilhe:
comentarios:4
Posts Relacionados:
28
Jan
2014
4 comentários
  1. joaquim vitrine
    05/02/2014

    A Capadócia parece mesmo um lugar a parte no mundo, como um conto de fadas,,,essas cavernas e arquitetura são surpreendentes!
    Estou planejando ir esse ano, se sobrar grana!
    Adorei o post e as fotos! Parabéns e continuem compartilhando suas experiencias!

  2. Ana Claudia gomes
    23/03/2014

    Olá,
    Estou indo para a Turquia e o seu blog me ajudou muito com várias dicas legais.
    Ainda estou na fase de programar o roteiro e gostaria de saber quanto em média você gastou para o transfer da van te levar as paisagens?
    Obrigada

  3. Diego Santos
    16/07/2015

    Pessoal, em qual agencia vocês pegaram esse Daily Tour ?

  4. William
    18/09/2016

    Vamos a Capadocia em outubro, somos devotos de São Jorge, por gentileza, sabes informar onde ficam os afrescos atribuidos a ele? Obrigado.