Museu Larco em Lima – história além dos incas

Eis mais um lugar que eu adorei conhecer em Lima: o Museu Larco. Se você, assim como eu, pensava que história do Peru se resumia à civilização inca, seguida da invasão espanhola, prepare-se.

Museu Larco Lima Peru 10

Você vai descobrir ali tesouros deixados por povos que já desenvolviam cultura e tecnologia antes dos próprios incas existirem.

 

O Museu Larco

A propósito, o nome verdadeiro do Museu Larco é “Museo Rafael Larco Herrera”, um dos mais importantes e mais interessantes a se visitar em Lima.

Museu Larco Lima Peru 02

Apesar disso, vou confessar que só fui até lá por causa das dicas da Patrícia, do blog Turomaquia (a propósito, ADORO tudo o que ela publicou sobre o Peru). Quando as gente olha os guias turísticos locais, com informações resumidas sobre o museu, fica difícil sem empolgar.

Museu Larco Lima Peru 07

Mas afinal, do que se trata sua exposição e porque é tão interessante? O acervo do museu traz muita coisa dos povos que viveram no Peru antes mesmo da civilização inca se formar.

Museu Larco Lima Peru 05

E o mais legal é que a visita percorre as diversas épocas dando uma noção de como a tecnologia foi se desenvolvendo até chegar ao seu ápice, quando os espanhóis chegaram.

Museu Larco Lima Peru 04

Na verdade, no lugar que hoje chamamos de Peru, várias culturas diferentes nasceram e morreram. Muito conhecimento era transmitido entre civilizações inimigas quando uma conseguia dominar e subjugar a outra.

Museu Larco Lima Peru 08

A gente vai percebendo que havia ali uma sofisticação muito grande. Depois de visitar as diversas salas, você vai sair com uma ideia completamente nova do que foi a arte e a ciência pré-colombiana.

Museu Larco Lima Peru 09

 

Outras qualidades do Museu Larco

Apesar de ficar um pouco longe de qualquer outra coisa na cidade de Lima, acho uma qualidade ficar situado num bairro residencial e tranquilo. Como eu disse em outro post aqui no blog, não há como você escapar dos táxis porque tudo na cidade fica longe, de um jeito ou de outro.

Museu Larco Lima Peru 01

Chegando lá, chama atenção de como o lugar é elegante e bem cuidado, com jardins floridos e muitos cactos típicos da região andina.

Museu Larco Lima Peru 03

Um restaurante bastante elegante serve refeições com preço salgado, mas que devem ser fenomenais, a se julgar pela atmosfera. Estávamos ali bem na hora do almoço e confesso que fiquei morrendo de vontade de morrer com uns 100 reais por pessoa só para me sentar naquelas mesas ao ar livre dali.

Museu Larco Lima Peru 13

Mas para encerrar a visita com chave ouro, nada melhor do que visitar o acervo de arte erótica. Parece que os povos pré-incas não tinham os mesmo pudores que temos hoje e adoravam representar em cerâmica algumas cenas “cotidianas”.

Museu Larco Lima Peru 12

Depois de ver tudo aquilo exposto de forma muito bem humorada e natural, saí de lá refletindo. Será que não é hipocrisia demais da nossa parte esconder debaixo do tapete as diversas formas e peculiaridades de uma coisa tão humana e tão natural?

Museu Larco Lima Peru 11

Enquanto a civilização ocidental só foi permitir obras eróticas como arte com o surgimento da “arte contemporânea” no final do século XX, os peruanos já tinham trabalhado o assunto há mais de 700 anos atrás. Quem diria, hein?

 

Serviço

Museu Larco
Site oficial: http://www.museolarco.org/
Endereço: Av. Bolivar 1515, Pueblo Libre, Lima – Peru
Telefone: (00511) 461-1312- 461-1835 – 461-5640
Horários: Segunda a Domingo das 9:00h às 22:00h (incluindo feriados)
Ingresso: S/ 30.00 (30 soles)

 

 

 

E para pesquisar o seu hotel em Lima, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Quer ver mais coisas sobre o Peru aqui no blog? Clique no banner abaixo:

Banner Horizontal Peru

Lima

7 Coisas que não gostei em Lima
7 Coisas que eu gostei em Lima
Circuito Mágico das Águas

 

Machu Picchu

Como Chegar a Machu Picchu
Como montar seu Roteiro

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:0
Posts Relacionados:
17
Dec
2013
Nenhum comentário