7 Coisas que eu gostei em Lima, Peru

Para não dizerem que fui injusto, agora é hora de falar das 7 coisas que eu gostei em Lima. No frigir dos ovos, não gostei da experiência que tive na capital peruana. Mas por outro lado, não posso negar suas qualidades.

Arte ao Ar Livre Plaza del Amor Lima Peru

Às vezes, a gente tem um azar de viver momentos ruins durante uma viagem (tipo dirigir no meio do trânsito caótico da cidade em que tudo é longe) e isso deixa uma impressão ruim. Mas se Lima vem sendo eleita como um dos lugares mais queridos no turismo da América Latina, isso deve ter alguma razão, não é mesmo?

Vamos enumerar 7 delas então?

 

1) Em Lima não chove

– Tá de sacanagem, Gleiber? Você escreve um post xingando o clima de Lima e agora vem elogiar?

Vamos explicar bem. Eu não gostei nada do clima eternamente nublado e cinza da cidade. Nas imagens, é super difícil achar um pedacinho de céu azul. Mas vamos ver o lado bom da moeda. Diferentemente daqui do Brasil, as nuvens carregadas de lá não viram chuva!

Saber de antemão que você não vai se molhar enquanto bate perna e passeia é muita vantagem. Não acham?

 

2) A cidade é muito limpa

No post em que falo das 7 coisas que não gostei em Lima, digo que achei a cidade muito parecida com o Brasil. Mas aqui confesso uma diferença crucial. Tirando raras exceções, a cidade é muito limpa!

Ruas impecavelmente limpas em Lima PeruUma rua aleatória de San Isidro – impecável

Dirigindo (e se perdendo), a gente acabou entrando em zonas menos turísticas e mais empobrecidas, tanto na periferia (indo ao aeroporto) quanto na região central (que costuma ser bem degradada nas grandes metrópoles). Mesmo assim, a gente não via tanta sujeira quanto vemos em regiões equivalentes do Brasil. Ponto para o Peru!

Plaz Mayor Lima PeruNo coração da cidade: a limpeza continua impecável

 

3) Lima é muito segura

Para uma cidade de terceiro mundo de um país que (por enquanto) é mais pobre que o nosso, é de invejar a segurança da capital peruana. Em poucos lugares a gente sentiu a necessidade de redobrar o cuidado com nossos pertences. Estacionamos nosso carro nas calçadas, andamos de noite e não vimos nem 10% do clima de violência que temos em cidades de porte médio aqui do Brasil.

Segurança para andar à noite em Lima PeruTotal segurança para andar à noite em Miraflores

Claro que na região mais degradada do centro, temos que ficar atentos. Mas em Paris, em Londres e em Roma, a situação é exatamente igual (talvez até pior!). A propósito, a polícia está sempre por perto (menos para multar as infrações de trânsito, lógico!).

 

4) O aeroporto é de primeiro mundo

O que é aquele Aeroporto de Lima, gente? Espaçoso, moderno, organizado… Coisa linda! Muuuuuitas lojas para você passar horas gastando o seu dinheiro em comprinhas, lembrancinhas e comidinhas…

Aeroporto de Lima Peru

Eu fiquei muito impressionado. De verdade. Não tem aeroporto no Brasil que chegue aos pés do Jorge Chavez. Não é à toa que eles vêm ganhando prêmios com frequência e investido cada vez mais em ampliações e infra-estrutura. Isso sim é exemplo para quem quer atrair turistas do mundo todo.

 

5) O povo peruano

Isso não é mérito só de Lima. Mas o Peru tem uma gente incrivelmente simpática. Sempre de sorriso no rosto, atendem de bom humor e estão dispostos a se engajar no nosso portunhol com extrema boa vontade.

Povo peruano em LimaMonster High também fazem sucesso entre as gurias de lá

Fomos muito bem tratados por onde andamos. A única exceção foi um chato que tentou me aplicar um golpe lá na Plaza de Armas (Plaza Mayor agora, né?).

Não vou me esquecer da disposição e da alegria da senhora do centro de informações turísticas e nem da mulher que se ofereceu para ser nossa guia no Convento de Santo Domingo em troca da contribuição que “nosso coração quisesse dar” – no fim do tour, o que tínhamos na carteira era pouco para pagar o show que foi visitar aquele lugar com a companhia dela.

 

6) A Gastronomia

Momento “tá de sacanagem?” parte 2. Se eu reclamei da comida lá no outro post, agora vou elogiar? Bem, que fique claro: não gostei da comida de buteco, da rua das Pizzas, dos fast foods locais. Em suma, não gostei da comida barata.

Alta Gastronomia num Restaurante de Lima PeruNão fomos lá, mas dizem que é um ótimo restaurante da cidade

Nos restaurantes, entretanto… Prepare-se para sair do Peru apaixonado pelos temperos, pelas comidas exóticas, por pisco, choclo, ceviche, pelas batatas de cores e sabores que não existem por aqui. Inclusive esse é um mistério que não consigo desvendar. Como podemos estar tão perto deles e não termos por aqui nenhum daqueles legumes malucos (e deliciosos?).

Lima Primeiras Impressoes Peru 7Alguém se lembra do nome desse negocinho amarelinho aí? Eu simplesmente me apaixonei por esse tempero!

Além das matérias primas, o que se destacam mesmo são os restaurantes. A elegância da decoração, o capricho na elaboração dos pratos, o ponto perfeito dos assados… Não é de graça que Lima é considerada a capital gastronômica da América Latina. E eu não sou nem louco de discordar disso (quer dizer, vou discordar sim. Por que eles têm que temperar TUDO com coentro? ODEIO coentro!)

 

7) Miraflores

Já ouvi gente falar mal desse bairro, mas juro que não consigo entender um ser humano que teca qualquer crítica a Miraflores. Ruas limpinhas, lojas legais, comidas de todos os tipos à disposição, comércio aberto até tarde, tranquilidade de poder andar na rua até altas horas da madrugada sem medo de ser assaltado…

Feira de Flores em Miraflores Lima PeruUma feira de flores na praça Kennedy, em Miraflores

Que defeito pode ter Miraflores? Quem vai reclamar de um pedaço de primeiro mundo (melhor do que muita cidade europeia) onde tudo acontece, onde turistas do mundo inteiro se encontram e que termina num shopping todo estiloso que se debruça sobre um barranco a beira-mar?

Restaurante em Lima PeruUm restaurante aleatório em Miraflores

Se eu tivesse ficado quieto só passeando pelo bairro sem me aventurar pelo resto da cidade, ia sair do Peru dizendo que Lima é uma cidade perfeita!

 

E aí? Concordam com essas impressões? Apesar destas qualidades, vale a pena conferir os 7 defeitos que eu achei em Lima também. Só assim você vai entender como é possível que um lugar com tantos pontos positivos possa provocar uma experiência turística negativa em um estrangeiro.

 

E para pesquisar o seu hotel em Lima, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Se quiser ver mais posts nossos sobre o Peru, basta clicar no banner abaixo, ou ver os links relacionados mais adiante.

Banner Horizontal Peru

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:67
Posts Relacionados:
03
Dec
2013
67 comentários
  1. Fernanda
    03/12/2013

    Eu não conheço o Peru ainda, mas fiz uma conexão em Lima e o aeroporto é muito bom mesmo (consegui experimentar a Inca Kola pelo menos rs). Estou louca para experimentar os restaurantes de Lima!

  2. Ají amarillo 😛

    • ISSO! Ají amarillo! Aquilo é dos deuses!

      • Ernesto
        18/03/2016

        Ají amarillo. Realmente me faz falta. Sou peruano e moro no Brasil faz 8 anos. Minha familia, tem mais do dobro desse tempo aqui no Brasil. Então, com o tempo, e com a saudade pela nossa comida nunca nos animamos a tentar germinar estas plantas no nosso quintal. recentemente minha avó (que vai e volta de Perú, sempre ficando um tempo em cada lugar) nos conseguiu as sementes e colocamos no vaso, junto com outras flores do quintal da minha mãe. E já estão começando a crescer!!!!!! Só estamos esperando os primeiros resultados! Grande blog. E não esqueça, tem muitissimos outros lugares alem de Lima e Machu Picchu que você pode conhecer na minha terra.

        • Oi Ernesto,
          Que legal teu depoimento. Realmente o Peru é um país fascinante. Toda a região de Cusco é muito legal e ainda tem Arequipa, Puno, Huaraz, Huacachina… Tudo isso queremos conhecer ainda…
          Abraços

  3. Rafael Carvalho
    04/12/2013

    Aeeee adorei! Ótimos posts o “não gostei” e o “gostei”. Parabéns!

    • Valeu! Eu só fico meio triste porque os posts do “não gostei” sempre dão mais Ibope do que os “gostei”. Mas fazer o quê, né?

  4. MarioViana
    04/12/2013

    No post do gostei, pensei que você ia citar o Museo Del Oro e o Museu Nacional. Foi o que eu mais gostei, fora a comida. No post do não-gostei, achei que você acabou super-desvalorizando a mobilidade que é ruinzinha mesmo,mas eu fico comparando com minha Bahia e acho que não posso criticar…

    • Então, Mario… Vou confessar uma coisa. Eu não costumo gostar NUNCA de cidades grandes, e principalmente as nossas do terceiro mundo por causa da coisa da mobilidade. Adoro cidades pequenas, compactas, em que dá para fazer tudo a pé. Então AMEI Cusco, por exemplo… A cidade em si até não é pequena, mas a parte que interessa ao turista, sim! Eu conheço pouca coisa da Bahia, mas com certeza vou gostar mais das cidades menores (tipo Ilhéus, Itacaré, Morro). E já fico com medo de ir a Salvador. Já me conheço. E um dos principais motivos é a mobilidade… E sobre os Museus, eu não coloquei nenhuma atração em especial como motivo para gostar de uma cidade. Tirando Miraflores, que não é bem um ponto turística, mas um bairro. Por isso achei que era digno de nota.

  5. Tereza
    09/03/2014

    Olá, estou indo para Lima, Machu Picchu, Nazca e Ilhas Balestras em Agosto… Já vi muitas dicas aqui e adorei!!! Em Lima tbm vou ficar em Miraflores… Vc não citou os restaurantes que achou legal…ou pelo menos eu não vi… Pode me dar umas dicas… Sou completamente apaixonada por ceviche! Obrigada,

    • Pois é, Tereza. A gente comeu só fast food por lá (por economia, estávamos falidos depois de voltar da Ilha de Páscoa), por isso não deixamos dicas. Mas comemos ceviches em Cusco e eu também adorei!

    • Natalia
      07/05/2014

      Oi tereza
      tudo bom??? Restaurantes tem varios bons e baratos.Eu te aconselho s vc quere comer um bom ceviche em Lima va comer para o Callao(porto maritimo),jalea,etc..custa caro mais o peixe é fresquinho e tudo é preparado na hora.Vc não vai se arrepender!!!
      Chifa peruano?? ve para Capon no Centro de Lima…vc vai encontrar comida chinesa e tambem mixturada com peruana(lembre-se que a culinaria peruana tem mixtura com a comida espanhola,inca,afro e china)de varios preços.
      Se quere ir para um dos melhores restaurantes de Lima ve a ” La Rosa Nautica” o preço não é barato mais vai valer a pena.
      Quere um bom vinho de uva e de figo? vialha para Chincha ao sul de Lima são bons mesmos….
      Quere comer uma boa carapulcra(equivalente com a historia de voces com a feijoada) tambem vialha patra Chincha…é umas poucas horas de Lima capital
      e bom…tem muita coisa

      • Oi Natalia,
        Obrigado pelas dicas. Já que eu, por pura incompetência turística, não consegui encontrar lugares legais, assim outros leitores vão poder pegar as suas sugestões!!! Lima é muito famosa por sua gastronomia de qualidade, como eu mesmo disse no artigo, eu é que dei azar! Abraços.

  6. Luiz
    11/04/2014

    O tempero seria o “molho de aji amarillo”??

    Muito gostoso mesmo!! Estou indo pela terceira vez para o Peru, agora dia 22 de abril.

    Vou a Iquitos, a capital da Amazônia peruana.

    Uma curiosidade, é que nunca fui a Machu Pichu e por agora não tenho vontade em conhecer. XD

    • Oi Luiz
      Cara… Eu também são meio avesso a lugares clichê (às vezes vou, assim mesmo, mas evito). Mesmo assim gostei tanto de MP que voltaria lá numa próxima viagem, tranquilo. E eu vou ver se acho esse aji por aqui. É bom demais!
      Valeu

  7. Roberta Cunha
    24/04/2014

    Tenho um dia e meio em Lima. Alguma dica de roteiro, pra aproveitar o melhor da cidade? Adorei os posts “gostei” e “não gostei”.

  8. Roberta Cunha
    24/04/2014

    Ficarei hospedada em Miraflores.

  9. Patricia Gonsalez
    17/05/2014

    Estou planejamento ir pro Peru, no começo do ano que vem.

    Quero passar por Lima, Arequipa, Cusco e Machu Pichu!
    E, cara.. Você é ótimo nos posts, totalmente sincero, e muito claro nas explicações. Virei fã desse blog, estarei presente sempre por aqui, sempre aguardando mais dicas.

    Abraços.

  10. Stephanie
    07/08/2014

    Olá!
    òtimo site e ótimas dicas! Adorei os dois posts sobre Lima.

    Um abraço!

  11. Bia
    21/08/2014

    Li teus posts do que gostou e o que não gostou de Lima.
    Adorei todos dois… mas senti falta de você comentar sobre o bairro Barranco.
    Você gostou?

    Abraços!

    • Oi Bia
      A gente não foi no bairro Barranco, então por isso a gente não falou dele.
      Mas só ouvi falar bem de lá.
      Abraços.

  12. Mariana C.
    12/09/2014

    Barranco é um bairro boêmio de Lima, varios restaurantes e barzinhos (nao deixe de experimentar o pisco sour e os chilcanos!)

  13. Hugo Barreto
    21/09/2014

    Gostaria de um conselho, em Dezembro vou com mais dois amigos para Nova York, porem vou ficar 7 horas em Lima até pegar outro avião, gostaria de saber o que podemos fazer em 7 horas lá, sei que não da pra quase nada, mas pelo menos pra conhecer um barzinho ou um ponto histórico próximo ao aeroporto, será possível?

    • Oi Hugo,
      A região próxima ao aeroporto não tem nada de turística. Minha sugestão é pegar um táxi direto para Miraflores ou para o bairro de Barranco (é longe, leva uns 45min para chegar), mas é a região mais legal da cidade, cheia de barzinhos. Na volta, lembre-se de pegar um táxi com antecedência para não se atrasar, hein?
      Abração.

  14. Kelly Janaina
    29/10/2014

    Amei sua matéria em fevereiro vou dar uma ida lá, e já tenho ideia de onde ir. Miraflores com certeza vai entrar no meu roteiro. Lá o costumes são barzinhos ou tem casas de shows, baladas como aqui no Brasil?

    • Oi Kelly,
      Lá tem barzinhos e restaurantes (em Miraflores). Eu não costumo ir em casas de shows, nem em baladas, por isso não prestei atenção se tinha ou não… 🙁
      Mas vai por mim, o lugar é muito legal.
      Abraços

  15. Elson Rocha
    11/11/2014

    Realmente, há vários pontos na cidade onde a limpeza é impecável. Mas não é em toda a cidade não, se você percorrer distritos como La Victoria, Breña, El Agustin, entre outros, perceberás que a coisa é horrivel. Claro que estou falando de lugares periféricos. Em geral, posso afirmar que boa parte dos Peruanos são “sujinhos”. Me desculpe mas a cordialidade deles só aparece quando percebem que podem fazer negócios vantajosos pra eles. São muito sistemáticos, desconfiam de tudo e todos. Enfim, mesmo expondo esses pontos negativos, eu gosto de Lima. Sinto muita tranquilidade em andar pelas ruas dessa cidade que ainda preserva traços coloniais.

    • Oi Elson,
      Eu gostei muito eles, de verdade. Mas numa cidade tão grande, pode se esperar que ela não seja 100% limpa e que tenha distritos mais empobrecidos. Mas nas zonas centrais, fiquei impressionado. Abraços.

  16. cristiana brigido
    15/12/2014

    Lima é adorável. Mobilidade nao me atrapalhou em nada. Passei uma semana andando de taxi, sao baratissimos. Se está em Miraflores come no shoping Larcomar. Nao eh caro e tem todo tipo de comida

    • Para quem não se importa em negociar o táxi, as corridas sempre são bem baratas mesmo. Abraços e obrigado pelas dicas.

  17. Carla Grabner
    22/01/2015

    Adorei as dicas, estou indo para Lima em março e estou lendo todas as dicas,

  18. maria da consolação nogueira de sousa
    11/02/2015

    Quero mesmo é fazer uma pergunta. Pretendo ir em junho lá é muito frio nessa época. Será que será uma boa?
    Grata,
    Consolação
    Envie a resporta o mais rápido possível para meu e-mail, se puder.

    • Oi Consolação,
      Nunca é muito frio em Lima. A temperatura pouco muda ao longo do ano. E qualquer época é boa para Lima.
      Abraços.

  19. wellington jose borges
    14/03/2015

    muito boa as dicas que vc passou aqui mas te deixo uma pessoal porque vivi no peru com minha esposa que é peruana…quando vc for pegar um taxi evite pegar aqueles muito novos de companhias taxistas…pegue aqueles mas simples cobrão menos….ex:queria ir de mira flores a santa rosa callao o de “luxo” me pedia 50 soles e o mas simples me levava por 20 ate 15 soles cheguei a pagar….e o creme que você mencionou é o aji amarillo eu plantei em minha casa aluns pes para ter fresquinho…

  20. wellington jose borges
    14/03/2015

    uma outra coisa que não comentei para aqueles que gostam de se aventurar mas… vc pode ir por terra passando pelo acre entrando em iñapari peru ou por corumba no mato grosso do sul ai vc atravessa toda a bolivia e entra no peru por puno passando pelo lago titi caca nas islas flutuantes….eu gastei +- 550 reais de passagen no total para ir (e só uma base de tempo.. direto sem ficar em hotel 3 dias e meio a 4 dias de onibus)

    • #FicaDica
      Mas daí é para aventureiros de verdade, né? A economia, entretanto, é considerável.
      Abraços.

  21. Sandra Andrea
    28/03/2015

    Eh faltou muita coisa. Os aspectos gerais foram legais mas eh interessante dar dicas de lugares como museus parques comidas
    . Lima também tem uma cerimônia de troca de guarda aos domingos de manhã que eh belíssima. Se eu fosse você voltava para conferir de novo.

  22. Bruna Bonilha
    09/04/2015

    Acabei de passar 3 dias em Lima (de 5 a 7 de abril) e o sol estava escancarado e o céu incrivelmente azul todos os dias!

  23. Luciana
    25/05/2015

    Olá!! Obrigada pelas dicas, ótimas! Tem um molho, além do Ají Amarillo, que se chama Huancaina, esse é mais cremoso e delicioso!! Seus posts ajudam muito no planejamento da viagem! Obrigada

  24. milena
    30/09/2015

    Olá….li os posts negativos e positivos e tenho q discordar de algumas coisas…estive em Lima a 20 dias…fiquei hospedada em San Isidro. ..visitei Miraflores…shopping Larcomar…Barranco…shopping Real Plaza…Pachacamac…fiz alguns city tour…almocei em bons restaurantes como o Calla e o La Rosa Náutica…jantei no Astrid y Gaston…Parque da Reserva com toda aquela beleza das fontes…a Praça das Armas e assisti a troca da guarda…o trânsito é caótico sim…mas normal das grandes cidades…os taxistas são educados e qdo se programa uma viagem e sabe que a forma de transporte é essa não tem do que reclamar…aproveitei o período e visitei o festival gastronomico Mistura…internacionalmente connecido…a limpeza…organização e educação de todos nos faz pensar que nos é que somos terceiro mundo…alias poder curtir uma cidade desse porte com segurança pra caminhar até de madrugada sem o risco de ser assaltado já vale muito…etb nao se ve pixacoes..coisas que destroem a imagem de uma cidade…tomei muito pisco e desgustei mt ceviche…resumindo…consultar o roteiro a ser visitado e aproveitar o melhor que a cidade pode oferecer…novas experiências…culturas e costumes locais faz com que a viagem seja extremamente agradável…eu indico a quem possa e tenha interesse em conhecer…curtam o que de melhor possam ter e não fiquem visitando e comendo em lugares “mais acessíveis” para não ficarem tb insatisfeitos. ..realmente vc G. deu azar ou não soube aproveitar.

    • Ingrid
      27/02/2016

      Desculpa, mas eu discordo, moro em Lima a 2 anos e a cidade, falando da CIDADE… É bem suja as pessoas fazem o mesmo que no Brasil, a periferia da cidade ainda falta muito para ser exemplo, cuanto a comida nunca pude me acostumar e comi tambem em bons restaurantes, chifas e de tudo um pouco. Recomendo que venham e fiquem por Miraflores, San Isidro, Barranco que sim é bonito e organizado. Os demas lugares estamos empate…
      Obs: os primeiros dias me maravilhei con os distritos mencionados, mas viver aqui é outra coisa bem diferente

  25. wesleandro emerich
    06/10/2015

    Estou indo a Lima a trabalho, alguem tem dicas de empresas de importação de granitos por lá? Estou indo captar clientes por lá. Se quiserem podem deixar informações no meu e-mail wesemerich@aol.com, obrigado desde já.

  26. Adorei “coisas que gostei” e coisas que não gostei”! Estou programando uma viagem para o Peru e suas informações foram ótimas!

  27. Silvia Rodrigues
    14/03/2016

    Gente,adoreeeei Lima!E me senti dona do mundo negociando os táxis kkkk a comida achei melhor no bairro zuado que em miraflores,doideira!Primeiro fiquei em torno da avenida Peru,que achei meio baile de favela,mas os restaurantes eram muuuito baratos e gostosos,comida criolla maravilhosa!Depois fiquei em Miraflores,bairro lindo,oq é aquela praça dos gatos??Quero muito voltar!!!

  28. FRANCISCO CARLOS SALIM MARTINS
    09/04/2016

    Minha filha irá participar de um intercâmbio na área médica no Peru e seu Blog esclareceu muitas dúvidas. Parabéns.

  29. Vaulber B. Pellegrini
    09/05/2016

    Estive lá em 2006 e realmente a cidade é limpa e bastante segura. A gastronomia é fantástica. Não podemos esquecer da cerveja Cusqueña!

  30. Camila
    18/06/2016

    Oi! Eu estou indo para Lima agora em Julho, fazer um intercâmbio.
    Ficarei próxima da Vila Maria fel Triunfo.
    O que mais vc poderia dizer sobre a segurança ?
    Estou um pouco aflita.
    Obrigada.

  31. Camila
    18/06/2016

    Vila Maria del Triunfo*

  32. Carla Fraga
    24/08/2016

    Oi Gleiber, estamos em Lima. Jantamos ontem no Rosa Nautica-comida muito boa mas preços bem salgaditos!!!!

  33. Eduardo
    12/09/2016

    Amigo estou indo para o peru ano q vem com minha namorada, iremos fazer o trajeto d todo o sul do país,, partindo de lima e finalizando em cusco,,gostaria d saber se é uma boa deixar todos os hoteis reservados em cada cidade (lima,ica,nasca,arequipa,punho,cusco)? So fico com medo pelos horarios do onibus e dos passeios,tipo vale do colca,machu pichu,,nos quais teremos q dormir uma noite em algum povoado,o que vc acha?

    • Oi Eduardo,
      Eu sempre viajo com tudo planejadinho, mas realmente não é obrigatório / necessário. É que eu não gosto de perder tempo procurando hotel durante a viagem (e adoro perder tempo na internet pesquisando antes!!!). Em Cusco eu deixaria escolhido o hotel (porque é um lugar mais lotado e você acha boas ofertas se reservar com antecedência). Nos outros lugares, dá para reservar na hora com certeza.
      Abraços.

  34. Alda Marina Camargo
    01/10/2016

    Ola Gleiber, estou adorando suas dicas. Em marco de 2017, quero passar meu aniversário viajando com meu marido. Viagem rápida , pois nao posso me ausentar do trabalho. Planejei 5 dias. Estava pensando em ir para Lima ou Cartagena. O que vc sugere? Qual vc mais gostou? Obrigada

    • A gente não foi a Cartagena ainda, mesmo assim, acho que ia preferir Cartagena a Lima.
      abraços.

  35. Amanda
    11/10/2016

    Pela primeira vez, li o quê muitos não teriam coragem para escrever. Justamente pelas piores coisas é que realizamos as melhores. Adorei!!!

  36. José Neto
    05/01/2017

    Olá Gleiber, estou amando todas as suas dicas. Estou indo para Lima e Cusco, estou baseando todo o meu roteiro baseado nas suas dicas! Mas estou com uma dúvida muito grande, sobre o câmbio da moeda, teria algum conselho, onde realizar, é necessário ter tanto soles quanto dólar?? Me ajuda, desde já, muito obrigado!

    • Oi José Neto
      Leve dólares e troque por Soles aos poucos, à medida em que for precisando. Você vai usar soles para trocados, coisas baratas. Quase tudo que é turístico aceita dólar. Se bem que em Lima o uso dos soles é mais comum.
      Abraços.

  37. Emilio Giamboni
    19/01/2017

    Tudo isso é verdade. LIMA é uma surpresa pra quem tem aquela impressão dos anos 60 daqui. O transito estressado é devido ao aumento de renda da população, e a chegada das financeiras que estão vendendo autos em 5 anos para pagar. AInda bem que as motos não chegaram aqui ainda …. O forte é mesmo a Gastronomia , modernizada. Ao contrario da maioria, eu adoro Coentro…. então … to que enm pinto no lixo. Venham, vcs vão gostar de Lima !

  38. Marilyn
    09/02/2017

    Se oriente, rapaz, que você parece meio perdido no mundo real.