Centro Qosqo – Danças peruanas em Cusco de graça

O nome oficial (em espanhol) do lugar é Centro Qosqo de Arte Nativo. E acredite: você provavelmente já pagou o ingresso para entrar lá e nem sabia. Sabe aquela coisa gostosa de fazer numa viagem e que surge no roteiro de forma totalmente inesperada? Foi assim que acabamos num espetáculo de danças folclóricas peruanas em Cusco.

Danca Folclorica Cusco Peru 05

E o melhor: foi tudo de graça!

Vamos com calma que eu já explico:

 

O primeiro centro de danças folclóricas peruanas nasceu em Cusco

A cultura Andina, herdada dos incas e quechuas, é parte essencial da cultura peruana. A gente vê isso fácil na indumentária, na culinária e no artesanato do povo simples que vive ali no alto da cordilheira.

Hotel Rio Sagrado peruanas

 

Quando passeamos pelo Vale Sagrado, conhecendo cidades como Chinchero, Pisaq e Ollantaytambo, vemos que ainda há pessoas que usam de verdade aquelas roupas coloridas e espalhafatosas na lida do campo. Algumas, entretanto, estão só atrás de umas moedas em troca de uma pose numa fotografia de turista.

Vale Sagrado Peru 06

Cusco, que hoje é a capital da província de mesmo nome, já foi a capital do império inca. Por isso mesmo, sempre centralizou as diversas manifestações culturais dos arredores. Se hoje é fácil ir de uma cidade a outra no alto da montanha, há 500 anos atrás, os povoados eram praticamente isolados uns dos outros.

Isso serviu para fazer surgir diferenças marcantes nas danças, nas roupas, no estilos e nas canções que nasciam ao longo do que hoje chamamos de Peru.

Danca Folclorica Cusco Peru 06Cada roupa e dança diferente representa a cultura específica de uma região do Peru

O Centro Qosqo de Arte Nativo tem a função de manter vivas essas diversas tradições que pipocaram ao longo da cordilheira dos Andes. Ali, dezenas de dançarinos e artesãos trabalham para oferecer diariamente um espetáculo de dança para que nós, turistas, possamos apreciar um pouco de suas danças folclóricas.

Danca Folclorica Cusco Peru 07

Além do show, uma sala pequena exibe amostras das roupas tradicionais utilizadas pelos povos andinos das mais diversas regiões. Ou seja, ir até lá é uma forma de ter um primeiro contato com a cultura peruana.

 

Como visitar o Centro Qosqo de Arte Nativo?

O Centro Qosqo de Arte Nativo fica na Avenida del Sol, bem do outro lado da rua, em frente ao Museu do Sítio de Qoricancha. Fica bem fácil de achar usando o mapinha que vem no Boleto Turístico de Cusco.

Qoricancha Cusco PeruEste é Qoricancha, clicado a partir da Avenida del Sol. O Centro Qosqo está nas minhas costas.

 

Esse boleto é algo que você provavelmente acabará comprando, porque serve como ingresso às principais atrações turísticas a serem visitadas na cidade. Se você vai fazer o City Tour de Cusco ou visitar o Vale Sagrado dos Incas, você obrigatoriamente terá que adquiri-lo.

Centro Qosqo de Arte Nativo Cusco PeruFachada simples e discreta do Centro Qosqo de Arte Nativo

Aí é que vem o macete: ele dá ingresso a vários museus em Cusco e dá ingresso ao Centro Qosqo de Arte Nativo! Para saber o horário de funcionamento, basta olhar no próprio boleto: no nosso vinha dizendo que o lugar abria de Segunda a Domingo das 18:30h às 20h.

boleto turistico de cusco versoMapa que fica no verso do Boleto Turístico de Cusco – o Centro Qosqo está no número 5 – repare nos horários de funcionamento e no mapa. Para entender melhor sobre o boleto, escrevemos um post exclusivo

 

Chegue no horário (ou mais cedo!) para poder conseguir cadeiras para assistir ao espetáculo sentado. Fomos na baixa temporada e acredite: quase ficamos sem lugar.

Danca Folclorica Cusco Peru 08

O show dura uma hora e passa rapidinho. Há uma moça que faz a apresentação dos grupos em espanhol e em inglês, explicando a origem e o significado de cada dança.

Danca Folclorica Cusco Peru 02

Um grupo de músicos completa o cenário, tocando ao vivo. As canções podem não ser lá tão famosos para nós, brasileiros, mas com certeza tocam a nossa alma evocando um certo espírito latino-americano que geralmente fica bem escondido lá no fundo dos nossos corações.

Danca Folclorica Cusco Peru 03

 

Tradição autêntica ou para turista ver?

Algumas pessoas vão dizer que é programa para turista ver e que de autêntico ali não tem nada. Eu também fiquei desconfiado disso, mas quer saber? Não estou nem aí. Afinal, por que o turismo não pode servir de alavanca para manter grupos de danças folclóricas ativos e trabalhando?

Danca Folclorica Cusco Peru 04

Seria muito legal poder ir a algum festival de fato que estivesse acontecendo em algumas daquelas comunidades andinas representadas. Mas fala sério: qual é a chance de você conseguir coincidir uma visita dessas com o seu roteiro turístico pelo Peru?

Danca Folclorica Cusco Peru 01

Então vamos parar com essa conversa fiada, assumir que somos turistas de uma vez por todas e curtir (para aqueles que curtem assistir a espetáculos de dança). Porque bonito é, eu garanto.

Veja esse nosso vídeo e comprove por si mesmo:

 E aí? É legal ou não é?

 

Quer pesquisar agora um hotel para ficar em Cusco? Vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando lá após ter clicado no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Banner Horizontal Peru

Para ver outros posts nossos sobre o Peru, basta clicar no banner acima ou nos links abaixo:

 

Machu Picchu

Como Chegar a Machu Picchu
Como montar seu Roteiro
Aguas Calientes – o portal para Machu Picchu
E finalmente… Visitando Machu Picchu
Subindo Huayna Picchu

Cusco

City Tour em Cusco parte 1 – Catedral e Qorikancha
City Tour em Cusco parte 2 – Sacsayhuaman
Entenda o Boleto Turístico de Cusco
Batendo pernas em Cusco – devagarinho…
Museus inclusos no Boleto Turístico

 

Vale Sagrado

Vale Sagrado dos Incas
Maras e Moray
Vale Sagrado Sul

 

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:4
Posts Relacionados:
14
Nov
2013
4 comentários
  1. Célia
    15/11/2013

    Maravilhoso, é meu sonho fazer esse mesmo passeio, amo viajar e conhecer lugares diferentes… vocês estão de parabéns….

  2. José
    05/07/2015

    Infelizmente programei mal a compra de minhas passagens e hotéis. Devo chegar a Cusco num sábado por volta de 16 horas. Para visitar o Qosqo é só com o Boleto Turístico, ou é possível comprar ingresso exclusivo na hora? No domingo quero fazer o Tour Vale Sagrado e segunda rumar a Machu Pichu. Na Volta, devo ficar em Cusco entre 11 e 15 horas para tentar visitar algum museu, num tempo apertado antes do vôo às 16:30h. Alguma recomendação dentro desses horários? Grato.

    • Oi José
      O Centro Qosqo de Arte Nativo abre à noite e o ingresso é o boleto turístico. Que eu me lembre, acho que não tem como comprar ingresso específico lá na hora não. Mas não tenho certeza.

      Caso você queira visitar algum museu no dia de ir embora, das 11-15h, vale comprar o boleto turístico completo (que servirá como ingresso para o Centro Qosqo).

      Algumas sugestões de lugares para visitar na corrida desses seu último dia podem ser vista no nosso post: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/09/museus-de-cusco-inclusos-no-boleto-turistico/

      Abraços.