Capim Dourado – a Jóia do Jalapão

Eu sei que tem muita gente que nem ouviu falar. Mas quem conhece sabe o quanto é lindo. O capim dourado é, assim, uma espécie de pedra preciosa que , trabalhada pelas mãos de artesãos habilidosos, se transforma em lindas obras de arte.

Capim Dourado no Acampamento da Korubo Jalapao

O Jalapão é uma das principais áreas do Tocantins onde nasce essa planta (um tipo de sempre-viva). Enquanto visitávamos as atrações nacionais do parque, tivemos a chance de visitar vários pontos de venda deste artesanato típico. Mas o maior deles fica na cidade de Mateiros, onde há uma cooperativa.

E os preços eram muito baratos! Comparando com o que se vê nos Shoppings de São Paulo, ou do Rio, coloque aí um aumento de 300 a 500%, no mínimo!

 

Capim Dourado – a planta

Caminhando pelas trilhas do Jalapão, a gente passava por ele várias vezes e nem notava. É um capim mesmo, bem à toa, que nasce no meio dos outros capins e tem uma florzinha bem pequena, branca e sem lá “grande apelo estético” (risos).

Capim Dourado Jalapao Cachoeira da Velha

A gente foi na época da colheita, quando está mais alto e mais fácil de ser reconhecido (por causa da flor). Mesmo assim, confesso, era difícil notá-lo.

Capim Dourado a planta

Mas é quando centenas deles estão juntos, formando um feixe de ramos é que notamos o seu brilho característico e natural. O ouro vegetal, matéria-prima para a produção de bijuterias usadas por madames mundo afora.

 

A Cooperativa de Artesãos de Mateiros

No terceiro dia da nossa viagem pelo Jalapão, depois de conhecermos os Fervedouros e a Cachoeira da Formiga, nosso roteiro incluía uma passadinha em Mateiros. A cidade é bem pequena, as ruas são todas de terra, mas é lá que fica a Casa do Artesão.

Capim Dourado Jalapao Casa do Artesao

O lugar é bem simples, mas as peças que estão expostas lá dentro são feitas pelas mãos do povo da terra. Os próprios nativos extraem o capim, fazem as tranças e usam sua criatividade para produzir peças 100% artesanais.

Artesanato de Capim Dourado Jalapao

As mulherada pirava nas bijus: brincos, pulseiras e outros acessórios. Tem ainda várias coisinhas úteis para usar em casa. Eu sou meio avesso a compras, mas mesmo assim trouxe uns apoios para panelas bem legais. Enquanto a galera enchia os carrinhos de compras, eu aproveitei para falar ao celular com a família. Não deu para usar internet (nem 3G, nem Edge), mas sinal de celular tinha!

Capim Dourado Artesanato Jalapao

Atenção pessoal: o pagamento ali era só em dinheiro vivo e como tudo era baratinho, é legal trazer uns trocado para dar uma mão às gurias. Não deve ser fácil atender a 20 turistas, cada um trazendo apenas notas de R$ 50,00!

Capim Dourado Jalapao Casa do Artesao

 

Mateiros

Mateiros é um bom ponto de apoio para os turistas independentes que querem conhecer o Jalapão. Tem posto de gasolina, pousadas e alguns botecos. Tem até lugar para tomar sorvete, gente! Tomei lá um delicioso suco de buriti para aliviar o calor e a fome. Tudo incrivelmente barato.

Mateiros a terra do Capim Dourado Jalapao

A cidade tem uma pracinha bem simpática e ruas de terra. Por todos lados que olhamos, só vemos caminhonetes 4×4, os únicos veículos que conseguem entrar ou sair da cidade.

Mateiros Tocantins Capim Dourado Jalapao

Depois de termos tempo tranquilos para telefonar, fazer as compras de artesanato e tomar um sorvete, era hora de voltar para o acampamento. Tinha sido mais um dia fantástico no Jalapão. Mas para fechar com chave de ouro, tivemos a sorte de vermos mais um lindo por do Sol clicado da beira da estrada.

Por do Sol Jalapao

 

Mais Capim Dourado no Acampamento da Korubo

Em todas atrações que visitamos no Jalapão, se havia alguém morando por perto, também havia alguma coisa exposta feita de capim dourado para vender. No acampamento da Korubo não era diferente. Perto de lá, há uma comunidade muito humilde que também produz suas peças.

Capim Dourado Jalapao Korubo

Nada mais justo do que ajudar a população da região permitindo que os artesãos exponhas seu trabalho gratuitamente ali. Eu não sei julgar muito a qualidade, mas achei tudo muito bonito e os preços, imbatíveis.

Capim Dourado Jalapao Bijuterias

 

Serviço

Se alguém quiser conhecer mais sobre esse artesanato, dá para comprar pela internet de um Tocantinense autêntico. Isso mesmo! É só encomendar pelo blog Ouro do Jalapão e receber o seu produto em casa.

 

Assista agora ao lindo vídeo feito pelo Fábio, do blog Viagens Cinematográficas, sobre as atividades do nosso terceiro dia no Jalapão:

 

E veja nossos outros posts sobre essa viagem:

O que tem para conhecer no Jalapão
Como é o acampamento da Korubo

Dia 1
Canyon Sussuapara

Dia 2
Andando (e caindo) de Caiaque

Dunas Douradas

Dia 3
Fervedouros do Jalapão – águas onde é impossível afundar
Cachoeira da Formiga
Artesanato de Capim Dourado em Mateiros

Dia 4
Trilha na Serra do Espírito Santo ao Por do Sol

Dia 5
Cachoeira da Velha e Prainha

Dia 6
Praça dos Girassóis em Palmas – TO

 

 

Nosso compromisso com nossos leitores e por transparência estará assegurado durante todo o evento. Apesar do patrocínio para a viagem, teremos total liberdade de contar nossas experiências para vocês, independentemente se elas forem boas ou ruins. Sem essa garantia, não teríamos topado o desafio.

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:21
Posts Relacionados:
06
Nov
2013
21 comentários
  1. Rafael Carvalho
    07/11/2013

    Muito legal, acho impressionante o capim dourado. Lembro que conheci a primeira vez em Belém, é demais! Abraços

  2. Fernanda
    07/11/2013

    “Gente que nem ouviu falar”, só se for homem! rs Essas bijus começaram a fazer sucesso em SP uns anos atrás e realmente tudo é muito caro por aqui, mas mesmo assim, todo mundo quer! rs

  3. Mandaram bem nas fotos, hein! Lindas imagens!

  4. Jennefer
    10/11/2013

    Suco de buriti? Engraçado né, aki tem buriti pra tudo quanto é lado mas a gente num usa muito. Vamos de picolé de buriti a próxima vez que vc vier pra casa 🙂
    As peças de capim dourado são lindas mesmo, vira e mexe vejo alguém com brinco por aki.

    • Parece um açaí amarelo! Uma delícia. Se bem que teve gente lá que não curtiu muito. Afinal, se tem gente que não gosta de cupuaçu… kkkkk Bjos, querida.

  5. Cris Marques
    11/11/2013

    Nossa Gleiber, como você conseguiu tirar fotos tão boas assim? Oo Parabéns pelos lindos registros! Quero ser igual você quando crescer… rsrs Adorei a indicação para o blog do Mauro. 😉

    bjo grande!

    • Oi guria! Então… não vem com essa aí… kkkkk Se com a máquina com defeito no foco você tirou as fotos que tirou, não quero nem ver quando você estiver com uma câmera que funciona na mão! Beijos, querida.

  6. Se quando fui para Fortaleza e Bonito já comprei um monte de joias de capim dourado de lembrança, imagina se for direto para a terra que a produz. Vão me chamar de contrabandista. Hehehe. De fato são produtos belíssimos que é produzido com esse material.

    • E aí, Thiago! Então… Como é bonito, né? Depois de voltar de lá, passei a notar que várias mulheres usam brincos e colares de capim dourado. Está na moda, sem sombra de dúvidas! Abração e obrigado pela visita.

  7. adriano arlen rodrigues de almeida
    01/08/2014

    boa tarde
    gosta de saber como eu posso compra as peças de capim dourado em atacado?

  8. Silvia Casado
    30/09/2014

    Boa,
    Conheci o Capim Dourado em junho/2014
    Quando fui visitar o meu filho que está morando em Palmas
    É muito lindoooo
    E vi o Jalapão de longe rsrs
    A cidade é linda
    Tudo lá é muito lindo
    Só é quente por de mais
    Lá não se conhece o inverno
    Só se conhece o calorão e
    O extenso periodo de chuva
    Mas é tudo muito lindo
    Me apaixonei pela cidade
    E pelo artesanato do Capim Dourado
    Eu gostaria muito de participar de
    Um passeio como este
    Mas não tenho um grupo para acompanhar
    Esse tipo de passeio só é completo com amigos
    Um grande abraço a todos de Palmas-TO

    • Oi Silvia,
      Que legal! Adorei sua poesia. Mas essa viagem também pode ser feita em casal, viu? Lá no acompamento, todos viramos um grande grupo de amigos.
      Abraços.

  9. cristiane oliveira
    30/01/2015

    Gostaria de saber como faço para comprar algumas peças.
    Tem como enviar fotos e valores.
    Fico no aguardo.
    Cristiane

  10. Adryelly
    10/06/2015

    ola, sou de Ponte Alta do Tocantins, fabrico brincos, colares, pulseiras e bolsas.
    se alguém se enteressar entre em contato comigo pelo email: dricaadryelly@gmail.com ou pelo Whatsaap 6384843991

  11. Maria de souza
    29/08/2016

    Bom dia
    Gostaria que me enviasse fotos e preços
    Das de capim dourado . me enteressa