Que roupas vestir para encarar o frio extremo?

A gente às vezes enlouquece e viaja para uns lugares, digamos, “anormais”: picos de montanha, geleiras, polo norte. Há quem prefira sair de férias para pegar uma praia. Mas há os aventureiros… E esses às vezes tem que saber que roupas vestir para encarar o frio extremo e a neve.

Tromso Noruega frio extremo congelante

Nós já encaramos montanhas no Chile, os Alpes suíços e, principalmente, a neve do polo norte na Islândia e na Noruega (para ver a Aurora Boreal). E se você também é um Andarilho do Mundo, acompanhe este post para aprender a não passar frio, independente das adversidades do clima.

 

O que é Frio Extremo?

Bem, é meio propaganda enganosa dizer que você não vai passar frio quando estiver em lugares com neve, abaixo de zero. Mas é possível passear, se divertir e curtir as atrações que o destino oferece se estiver preparado o suficiente.

Até a temperatura de 5 a 10 graus, não é preciso muita tecnologia para poder se agasalhar, na minha opinião. São temperaturas que chegamos a vivenciar aqui em Porto Alegre durante o nosso inverno. Então no nosso guarda-roupas, em geral, já temos acessórios suficientes para suportar bem.

Look do dia InvernoTirando onda com todo o aparato para o frio abaixo de zero em Estocolmo

Agora, quando o termômetro chega no zero, ou pior, abaixo dele, aí o bicho começa a pegar. Daí é melhor saber como se preparar para poder fazer os seus passeios normalmente. Engana-se quem acha que é só colocar 8 camadas das nossas blusas comuns e sair por aí que nem um monstro redondo, mal conseguindo caminhar. Você corre o risco de pagar mico e continuar com frio.

Quando falo de frio extremo, neste artigo, estou me referindo a abaixo de -10 graus. Nesse caso, preparar-se com casacos e acessórios tecnológicos passa a ser uma questão de saúde. Vocês já devem ter ouvido falar de gente que foi escalar montanhas e perdeu a orelha porque ela ficou congelada, né? E posso garantir que esses caras estavam com agasalhos próprios para os perigos que iam enfrentar.

calça bermudaAqui a temperatura estava em torno de 10 graus acima de zero

Então, galera, vamos levar a sério essa questão para que as férias em destinos de inverno sejam divertidas.

 

Roupas de neve para vestir o corpo

Na falta de termo melhor, estou falando aqui de camisetas, jaquetas, casacos… Entenderam? O segredo é usar os tecidos apropriados e fazer uma combinação de camadas na ordem certa. Se o frio não estiver tão forte, mesmo assim as dicas são válidas. É só você retirar uma camada ou substituir por algo mais corriqueiro.

 

Camada Interna – Underwear ou Segunda-pele

Essa vai bem coladinha no corpo. A ideia é que ela grude mesmo, sem deixar espaços, sem folgas (mas sem ficar muito apertado, né gordinho?). O tecido térmico deve ser de boa qualidade, e o efeito é isolante. Sabem aquelas roupas de borracha (ou neoprene) que surfistas usam para entrar na água gelada? A ideia é a mesma.

underwear ou segunda peleImagem: divulgação

A roupa vai manter o calor do seu corpo, mas vai permitir que a pele respire. Genial. Outra coisa boa, elas costumam ser de secagem rápida, para você poder lavar durante a viagem. E não use nada por baixo, para não perder o efeito. Dica: leve pelo menos duas na mala. Enquanto uma está secando, você está usando a outra.

 

Camada do Meio – Fleece ou Térmico

Tecnologia pura, um tecido fino, leve, polimérico, que consegue ser muito quente. Entra no lugar de uma peça de lã, mas ocupa muito menos espaço e é muito mais bonita. Para aguentar zero grau, basta uma. Para -10, você pode usar duas peças.

fleece ou térmicoImagem: divulgação

Para quando não estiver tão frio assim, dá para usar só underwear + fleece, por isso há uns modelos com gola, zíper e bolsos. Quando entrar num lugar aquecido, você vai tirar a camada de fora e vai ficar com sua fleece à mostra. Por essas e outras, a gente deve escolhê-la também pensando na beleza, não só no quanto é quentinha.

 

Camada Externa – Impermeável e Corta-vento

Agora vem a peça mais importante (e mais cara) para você encarar o frio extremo tranquilo. O tecido deve ser a prova d’água para não molhar a sua roupa quando a neve derreter. Se estiver muito frio, a neve que cai sobre você permanece sólida, mas é só entrar num lugar aquecido para ficar encharcado. E a última coisa que você vai querer é ficar molhado.

impermeávelImagem: divulgação

E é INDISPENSÁVEL que ela tenha uma tecnologia corta-vento. Na verdade, a sensação térmica depende muito de quanto o vento consegue levar de calor do seu corpo. Por isso é tão importante evitar o contato dele com a parte interna das suas roupas. As costuras, os bolsos e os zíperes são feitos de modo que o ar não entra ali. Resultado: você consegue se manter quente, mesmo que haja uma brisa (e sempre há!).

Saindo na foto com a Aurora BorealConfortáveis a -10 graus

Aqui há uma observação importante a fazer. Você vai encarar de zero a -10 graus, ou vai para lugares ainda mais frios? É que há dois tipos básicos de corta-vento: as fininhas e as com enchimento, indispensáveis para ficar confortável em lugares de -10 a -25 graus.

Esse enchimento deixa a roupa horrorosa (na minha opinião), mas garanto que vai esquentar mesmo. Tem gente até que usa camiseta comum + corta-vento com enchimento em lugares onde faz de 0 – 10 graus por causa do conforto e da praticidade. Quando chegar num lugar aquecido, deixa o casacão no cabideiro e fica tudo bem.

Corta vento com enchimento - PatagôniaFonte: divulgação

Eu não cheguei a comprar essa peça (só a corta-vento comum), porque não encarei tanto frio assim, na verdade. E quando precisei encarar -18 (para ver a Aurora Boreal), não foi por muito tempo. Detalhe: não é muito fácil achar esse tipo de jaqueta para vender aqui no Brasil.

 

Para as Pernas aguentarem o Frio Extremo

Aqui valem as mesmas dicas. Com uma diferença, em geral não é preciso usar todas as três camadas. A dica é usar sempre uma segunda-pele (também chamada de ceroula) de boa qualidade. Por cima dela, usei muito calça jeans em lugares de -5 graus, tranquilo.

três camadas

Mas eu sou muito calorento, sempre ficava muito quente quando usava underwear + fleece + calça-bermuda. A calça-bermuda, para quem não conhece, é uma peça de um tecido leve (tactel, em geral), com um zíper que serve para retirar a parte que fica abaixo do joelho. No verão, ela vira uma bermuda. Em lugares frios, dá para usar em cima das combinações acima.

calça bermudaAmbos estamos com calças-bermudas

Para lugares de frio extremo (abaixo de -10), dá para usar calça impermeável corta-vento por cima da segunda-pele + calça de fleece. A gente nem sequer achou essas peças aqui no Brasil para comprar. Quem já foi em estação de esqui já deve ter visto essas roupas.

calça de fleeceCalça de fleece: parece moletom, mas não é. Fonte: divulgação.

Há modelos de calça corta-vento para motociclistas e também para alpinistas. Quanto mais tecnológica, mais cara. Vimos algumas bem bonitas, simples e baratas para vender na Noruega. Mas, falando sério, não sentimos a menor falta.

calça de skiCalças para esqui: corta-vento e impermeáveis. Fonte: divulgação

 

Acessórios

Talvez aqui estejam os itens mais importantes. Usar tudo o que eu falei acima não vai adiantar de nada se você não proteger bem as extremidades: mãos, pés e cabeça.

 

Touca

Há vários modelos, inclusive de fleece. O segredo aqui é não esquecer de proteger a cabeça, com o modelo que combinar melhor com o seu estilo. Eu acho muito importante usar algo que também cubra bem as orelhas, que costumam ficar muito geladas nesses lugares.

Touca e luvasA propósito: odeio toucas, bonés e afins

 

Cachecol

Aprendi que, se o meu pescoço está quente, eu também estou. Também disponível numa infinidade de modelos e cores, o cachecol é indispensável em situações de frio extremo. Eu gostei muito de um modelo de fleece da Solo, que além de cachecol, pode também virar touca. Prático, leve e bem quentinho.

cachecol que serve para tapar nariz e bocaDá também para puxar o “cachecol” de fleece para cobrir a boca e o nariz. Perfeito!

 

Luvas

Esquece essa conversa de que há luvas que te permitem usar o seu smartphone touch-screen. Balela! Comprei uma fininha que garantia isso e não conseguia nem ligá-lo! Mesmo assim, ainda achei útil usar duas luvas. Uma do mesmo tecido da segunda-pele, bem aderida à mão e que vai servir para você poder manipular sua câmera sem perder tanto o tato.

Luva na neve

Por cima dela, a luva de verdade, grandalhona, de tecido térmico (o tal fleece) ou couro, ou lã. Essa é que vai esquentar de verdade. Se o exterior for impermeável, ainda melhor. Os esquiadores usam uma luva dessas, só que com a camada externa bem resistente para não rasgar durante a manipulação dos sticks.

 

Meias

Da mesma forma que as luvas, sistema de duas camadas (ou mais, para quem tem muito frio nos pés). Por baixo, uma meia “segunda-pele” e por fora, uma meia de lã térmica, apropriada para o inverno. Não são essas meias comuns que usamos por aqui, mas umas que também são feitas de tecido tecnológico, leves e mais eficientes.

meias polaresNeste caso, há uma camada impermeável por cima da meia de lã. Quente de verdade!

Para as mulheres, dá para usar também aquelas polainas. Fica com jeitão anos 80, mas ouvi dizer que essa moda andou voltando, né?

 

Botas

Indispensável que as botas sejam de cano mais alto, a prova d’água e térmicas. Um dos tecidos mais famosos é o Goretex, que é respirável e por isso, não fica quente demais se você for usar sua bota no verão. O solado não pode ser liso, para não escorregar no gelo e na neve.

Andarilhos do Mundo na Praia do Rio Novo JalapaoMinhas botas: para o inverno e para o verão

Não economize aqui, seus pés são os lugares que costumam ficar mais frios quando vai se aventurar num lugar como esse.

 

E para sair à noite? E para ambientes aquecidos?

Aí é que está o problema. Em lugares onde rola o turismo de inverno, andar com essas mesmas roupas que falei acima, pode até servir para jantar numa pizzaria à noite ou para uma balada dentro do resort de esqui (camiseta + fleece + corta-vento). Depois de entrar nos lugares aquecidos, mas lembre que a temperatura lá vai a 20 graus!

Todos os estabelecimentos vão ter um lugar para você pendurar o seu casaco e ficar mais à vontade. Então prepare-se para estar com uma roupa de baixo mais bacana e use por cima apenas o suficiente para ficar quente no caminho entre o seu hotel e o lugar onde você vai se divertir.

Bergen Noruega casas de bryggen tortasStyle para night, mas passando frio com zero grau

Como você não vai ficar exposto ao ar da rua por muito tempo, dá até para botar um sobretudo ou aquele casaco legal que você estava louco para achar uma ocasião para usar. Mas você vai perceber como essas roupas não esquentam nada quando o frio pega de verdade.

 

Alguém tem aí alguma coisa para acrescentar? Alguma dica? Alguma crítica? Será que eu falei alguma bobagem? Eu sei que há poucas lojas que vendem esses artigos aqui no Brasil. Se alguma tiver interesse em anunciar aqui no blog é só entrar em contato com o nosso email: marketing@andarilhosdomundo.com.br

Banner Horizontal Andarilhos Boreais

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:222
Posts Relacionados:
17
Oct
2013
222 comentários
  1. Boas dicas! O jeans às vezes funciona por cima da ceroula, mas o problema é que se ele molhar na neve ou chuva, demora muito para secar…

    • Exatamente… A gente usou mais quando não estava nevando, ou para variar mesmo. Serviu para passear pela cidade, entrar em lojas, shoppings e museus, naqueles dias sem muitas atividades ao ar livre.

  2. Realmente frio é relativo, mas relativo ao que você está usado heheh
    Tenho comigo, que nada até -10ºC é frio Extremo, sim abaixo disto, porque passando de menos dez o frio queima, você não consegue ficar com nenhuma parte do corpo descoberta. Tem a sensações térmicas e blábláblá, mas depois do 10ºC ferrou.
    Excelente dicas anotadas e guardadas.
    Passei teu blog hoje ao meu irmão que tá indo para Oslo em novembro, as dicas da cidade estão show tb.
    Abraço.

    @GusBelli

  3. Débora
    17/10/2013

    Muito bom!!!
    Tinha esquecido de ver meias especiais!! 🙂
    Obrigada pelas dicas e pelo email!!!
    Débora

  4. Natália
    18/10/2013

    Aaah que post legal!!!! Já tenho quase tudo para minha expedição polar hahahaha, mas falta ainda a calça sem ser a jeans, tipo esta que vocês postaram que acharam até baratas para comprar na Noruega. Valeu muitão pelas dicas!

    • Oi Natália! Descobrimos uma coisa importante na Noruega. Apesar de tudo lá ser caríssimo, roupas e artigos de inverno tem preço igual ou mais barato que no Brasil. Então tudo o que não se acha aqui, pode-se deixar para comprar lá. 🙂

  5. Ótimo post!
    Já me vesti assim quando fui ao Alasca. A temperatura não estava nem abaixo de 0ºC, mas para mim estava frio demais!
    Acho difícil comprar esse tipo de roupa por aqui (principalmente em BH). E quando acha o preço é absurdo que quase paga a viagem! 😉

    Beijos,
    Lillian.

    • A gente comprou muito pouca coisa lá na Noruega, com medo de ser tudo muito caro. Usamos lojas online. Já ouvi dizer que os preços dessas coisas nos Estados Unidos é ridiculamente mais barato. Mas como nunca fui para lá… 🙁 :/

  6. Nossa, vou precisar desse guia quando for para algum lugar frio…não tenho nada de roupas.

    A foto da bota é no Jalapão, certo??

  7. Manuela
    04/11/2013

    Nossa muito obrigada!!!
    Sou de Cuiabá e estou de mudança pra Minneapolis em Janeiro e a média da temperatura por lá será -10C!!!
    To preocupada… lol. Vou providenciar essas roupas já!!
    Abraços!!

    • Os preços dessas coisas nos estados unidos costumam ser muito melhores do que os daqui, hein? Aproveite para comprar a maior parte do que você for precisar lá mesmo! Abraços.

  8. Cris
    13/11/2013

    Olá! Adorei as dicas. Eu e 2 amigos estamos entusiasmados em curtir as próximas férias de novembro/2014, na Escandinavia. Eu já estive lá num fevereiro de há muito tempo. Era frio, sem dúvida, mas consegui me virar bem com minhas roupitchas tupiniquins, porém para esta, num quase dezembro, quem já esteve por lá vem nos desanimando por conta do frio, da chuva, da neve, de dirigir na neve, dos lugares que fecham, dos hotéis que fecham … Etcha gente negativa. Enfim, vocês acham que novembro ainda dá pra curtir a Escandinavia, ou seria experiência crítica demais? Tipo, perder uma ótima oportunidade de ter uma viagem linda, porém no timing errado? Aguardo seus comentários. beijão.

  9. Gustavo Crivellari
    12/12/2013

    Adorei as dicas! Vou para Leipzig em janeiro e estou morrendo de medo do frio, hahaha.

    Mas fica um dúvida. Onde encontrar esses itens no Brasil?

    Moro na região de Campinas e estou de olho em lojas de equipamento esportivo, como a Decathlon. Alguma dica? 🙁

    • Bem. É um bom lugar para começar a procurar. Achei algumas underwears na Centauro, por exemplo. Consegui um conjunto fleece + impermeável muito bons numa loja Timberland aqui em Porto Alegre. A dica é buscar na internet. No site da Quechua, eles indicam as lojas que vendem seus produtos. E o catálogo do site Mundo Terra também é muito bom. No final, consegui encontrar quase tudo do que eu precisava no site deles. Comprei pela internet mesmo e tive que fazer algumas trocas, o que transcorreu sem problemas. Fui super bem atendido. Detalhe: eles têm loja física em Campinas!!! http://www.mundoterra.com.br/

  10. Vinicius
    12/12/2013

    Gente, uma dica pra quem tá querendo roupas de frio baratas é dar uma passada na Decathlon. Loja física eles só tem no estado de São Paulo se não me engano, mas a loja online deles é bem boa também.
    Se vc for fazer sua viagem internacional com conexão em SP, pode pensar se não vale a pena dar uma passada na loja do Lar Center, que fica perto do terminal Tiete. Tem um onibus da Aiport Bus Service que vai direto de GRU pra lá, mas o preco é meio salgado: uns 40 reais por trecho

  11. Icaro Tavares
    23/12/2013

    Muito boas suas dicas! Já peguei frio de -15ºC quando fui a Rússia. Realmente se não estiver protegido você pode ser dar mal. Fui descuidado um dia ao sair pro lado de fora da da casa sem segunda pele. Andei apenas 100m mas foi o suficiente para pegar um pouco de febre. Como o Gleiber comentou comprar as roupas pela internet é um bom caminho, você pode encontrar preços interessantes. Se estiver procurando botas também, um bom site para comprar é o http://www.fieroshop.com.br. Comprei uma bota lá e é muito boa.

    • Oi Icaro, valeu pela dica do site. Aqui no Brasil, onde não temos lá muitas ofertas desse tipo de produto, é sempre bom saber onde encontrar! Abraços e Feliz Natal.

  12. Adorei as dicas e a matéria. Estou indo para Chicago e nunca encarei algo abaixo de ZERO (Apesar que já fui para Pelotas no inverso e estava absurdamente frio!) O que vocês acham, de ZERO até -10 duas camadas esta bom? Estava pensando em comprar uma FLEECE e uma CORTA-VENTO. Não ficarei muito exposto… Enfim, dificil hein. Vi uma corta-vento na Decathlon por R$ 279,00, quase cai pra trás (e não foi de frio…rs). Parabéns pelo site, passarei a acompanhar mais de perto. Abs

    • Para zero a -10: undewear + fleece + corta-vento => Perfeição dos deuses! Se estiver com boas luvas, cachecol e um gorro quentinho você vai curtir a cidade sem passar frio. Prometo. Nos Estados Unidos esse tipo de roupa é incrivelmente mais barato que aqui, viu? Só para não dizer que não avisei, ehehehe

  13. Ana
    20/01/2014

    Oi Gleiber! Realmente é verdade! Acabei de chegar no Brasil dos Estados Unidos e estava fazendo um curso de inglês em Boston durante 6 meses com hospedagem, alimentação e atividades de lazer incluídas. No final do meu curso as temperaturas começaram a esfriar esfriar e bateu recordes de frio. Não passei frio pois já tive experiência com frios extremos. Eu estudei em uma típica escola de inglês em Boston no centro da cidade chamada Sprachcaffe e fiz várias amizades. Vale a pena conhecer os Estados Unidos como o todo.

  14. Artur Barz
    01/02/2014

    Vc falou que mesmo que a gente se encha de cassacos convencionais, isso não funcionará…Então, o que os antigos europeus, ou até mesmo os escandinavos faziam para se esquentar quando não existia essas tecnologias de segunda pele, lã térmica e afins? E qual é a eficácia de uma jaqueta jeans em temperaturas abaixo de zero?

    Bom, pelo que percebi, a ideia não é ter roupas grossas e espessas, mas roupas impermeáveis.

    • Oi Artur,
      Quando não existiam as roupas tecnológicas, os habitantes das zonas polares usavam peles de animais que eles caçavam ou criavam: peles de rena, foca, casacos de lã de ovelha etc. Hoje, com a preservação de espécies ameaçadas de extinção, há várias dessas peles que são até proibidas e outras que não são lá muito bonitas, ou outras até difíceis de lavar.
      Ainda bem que a modernidade chegou. Agora a gente pode ficar aquecido com roupas leves, finas e bonitas! Que bom, né? Para substituir um conjunto undewear + fleece + corta-vento, você teria que usar uns 6-7 casacos pesados de lã pura! Pensa na diferença na hora de fazer as malas. Acredite: jaqueta jeans não vai funcionar nada.
      Abração.

  15. sergio Fratini
    06/02/2014

    Boas Gleiber, muito loucas as dicas, mas sempre temos duvidas, rsrsr vou levar equipamentos prof. canos 5d mark II – 24-70 2.8 10mm 2.8 para fotografar, a duvida é Até quantos graus a maquina e lentes n se condensa, no site da canon 0 a 40 °C ou seja pode dar um defeito??? nunca fotografei em condições extremas,já li vários comentários, mas o que manda e a experiencia, estarei indo no começo de Março.
    abraço

    • Nossa, é verdade. Eu esqueci de comentar esse tópico importante! Funciona assim: sempre que sair num lugar muito frio (perto de zero ou abaixo), você usa a lente normalmente. Mas daí, antes de entrar em qualquer lugar aquecido (como a van ou o ônibus da excursão), você tem que ocluir a lente com a tampinha dela. Pronto! Com isso você evita que o vapor de água do lugar quente se condense na lente gelada (como acontece quando a gente tira uma garrafa de cerveja gelada do freezer e ela fica toda “suada”, entendeu?). Isso vale para qualquer passagem de um lugar frio para um lugar mais quente.

  16. Ana Calheiros
    10/02/2014

    Parabéns, Gleiber, muito legal o post! Mas fiquei com uma dúvida… Quando fui a San Pedro de Atacama, comprei um conjunto (blusa e calça) de segunda pele X-Power, da Solo. É todo justinho, como vc recomendou, e seu interior é de fleece. Agora, pretendo ir a Tromso; será que eu já posso considerar a primeira e a segunda camada satisfeitas?!?

    • Puxa Ana… Pergunta difícil, hein? Acho que essa deve ser só a segunda pele mesmo. Provavelmente você ainda vai precisar de mais uma fleece de verdade… Abraços e obrigado por nos visitar.

    • HERMANE WALKER
      07/03/2015

      Ana, em San Pedro, o preço da X-POWER da Solo é melhor que aqui no Brasil? Estou procurando aqui e os valores aqui são na faixa de 300 dilmas a camisa e 250 a calça…vale a pena deixar para comprar em Santiago ou Atacama ou é melhor comprar logo aqui?

  17. Ana Calheiros
    11/02/2014

    Ok… Só fico pensando o que eu, que sou de Recife e moro em Maceió, vou fazer tão encapotada… Mas, afinal, quem está na neve é pra (não) se molhar! Obrigada pela dica, Gleiber!

  18. Karla Santos
    17/02/2014

    oi Gleiber,

    As dicas de roupas pro frio foram bem legais. Estou indo pra Patagonia e Ushuaia no inicio de março e minha duvida são as calças. Onde posso encontrar calças mais quentes, mas com carinha mais feminina? Será melhor comprar lá? Vc comentou que se o frio nao for mto intenso, a calça jeans aguenta bem, mas vou precisar de uma meia-calça, né?
    Grata.

    • Até uns 5 graus underwear + jeans vai bem se você estiver com a parte de cima bem agasalhada. Abaixo disso vai precisar de algo melhorzinho. Vê nessas lojas especializadas que há modelos femininos sim. Tanto de fleece (que parece um pijamão, mas é bom de botar por baixo) quanto de calça-bermuda. Underwear + fleec + calça bermuda vai bem até uns -5 a zero grau.

  19. Dayro
    23/02/2014

    Oi..

    Parabéns pelo site, mesmo eu ter lindo post, confesso tenho duvidas rs.
    Bom moro em Balsas-MA o clima aqui e bem quente já chegou pra frio uns 25° com sensação térmica de uns 30°, pretendo ir morar e estudar no Sul do pais, pra ser mais exato no Rio Grande do Sul, bom muitas pessoas já me falaram que lá e frio e tal.certo que lá seja frio e fato, minhas duvida e a seguinte nunca passei muito frio ,queria saber o que vai ser realmente necessário pra min enfrentar o frio de lá, lembrando eu vou nos meses mais frios o mês de Julho…
    desde já agradeço.
    abraços..

    • Oi Dayro. Para o frio do Rio Grande do Sul, onde vivemos, não precisa nada disso que falamos no artigo. Basta usar camadas, mas usando as coisas comuns: casacos de lã (1 ou 2 se você é friorento) e jaqueta com enchimento. Uma underwear térmica que cito no artigo é muito boa para usar debaixo da calça jeans também. Aqui, dificilmente a temperatura chega a zero (isso na serra, em Porto Alegre é difícil cair de 10). Abração.

  20. Dayro
    24/02/2014

    Bom dia Gleiber..

    Uma pergunta,como eu vou no mês mais frios para Sul , queria saber poderiam me indicar sites onde posso esta comprando as roupas adequadas para clima frio.
    Desde já agradeço..
    abraços..

  21. Danilo Lima
    03/03/2014

    Gleiber, parabens pelo Post! Estou indo para Cortina D’Ampezzo e usei suas dicas para me equipar para o frio! Comprei os equipamentos na loja Decathlon em Paris na Avenue de France com bons preços! Vi a dica da loja em outro blog, mas usei suas instruções e foram muito valiosas!

  22. Geison Farias
    07/03/2014

    Fala ai Gleiber! Primeiramente, você ja deve estar de saco cheio de ler isso.. Mas “parabenizo-o” pela bela iniciativa de criar esse site cheio de dicas e macetes aos brazucas aventureiros. Sou de Manaus (terra quente) porém não fui criado por lá. Mas sempre morei em terras quentes tipo o norte, nordeste e suldeste. Atualmente moro em Floripa! Habituei-me com o frio. Já fui a serra catarinense em julho 2013 e peguei frio de ‘rachar’ o bico, horas antes de cair aquela neve! Bem, minha viagem para Noruega está programada desde o ano passado. Irei passar 17 dias agora em Março 2014. E pra ser sincero, desse tempo todo me programando, 80% das informações que precisei peguei ao entrar no seu site (via Google). Detalhe! Com uma semana antes de embarcar nessa missão. Bem, posso me considerar um felizardo sortudo, pois tenho parentes que moram lá (duas primas) e já peguei muitas dicas com elas. Mas seu site revela e detalha muito bem coisas que eu não espera. Elas falam: “Traga roupa de frio!” Mas não especificam o tipo! “Aaaah não venha pra cá achando que irá almoçar”! “Aqui eles lancham um cachorro quente caro pra dedéu”. Dentre outras… em, dificuldade sempre teremos (até onde moramos encontramos) imagine em outro país?! Mas com suas dicas confesso que irei um pouco mais seguro com meu inglês MADE IN BRAZIL e com um tradutor no celular engatilhado no noruegues, caso precise! Pois bem, agora as dúvidas: Com relação ‘rede’ de dados, a postagem de fotos via internet celular para publicar uma foto na hora que tir! (não acho uma boa idéia usar o pacote de dados que minha operadora “Sem fronteiras” disponibiliza), pois é uma fortuna a diária. Te pergunto: Como é o sistema de internet WiFi e móvel por lá? Posso levar meu chip mesmo ou aconselhas comprar um Chip de telefonia avulso por lá? E com relação as montanhas. Faremos um passeio em Hovden para esquiar (meu sonho). O tipo de roupa que você destaca aqui, para o frio intenso, serve para 3 dias de aventura descendo, caindo e subindo aquelas montanhas de esqui e esqui cross? Ou é outro tipo mais específico de agasalho? Já vi que teremos que alugar alguns equipamentos por lá, mas a roupa está inclusa? Desde já agradeço sua atenção e gostaria de alguma forma poder contribuir com vocês, caso seja necessário, com um pouco da experiência que terei. OSss!!!

    • Oi Geison,
      Tudo beleza, cara? Obrigado pelas palavras carinhosas. Fica tranquilo que a gente não fica cansado nunca ao ouvir comentários legais como o seu. A gente adora!!! Mas vamos lá.
      1) Sobre a rede de dados: a minha operadora também é essa aí, cheia de “fronteiras”. Não rola de usar de jeito nenhum!!! Há muitos lugares com Wi-fi disponível para clientes sim, mas vou te confessar. Eu fui numa operadora e habilitei um chip local para o meu celular. Procure por “SIM Card” e não por “chip”, pq eles não vão te entender!!! (Acho que tem tantas palavras com a pronúncia parecida com “chip”, que eles acham que a gente está dizendo “ship”, ou “cheap”, ou “sheep”!). Comprei também créditos e lembro que saiu mais barato do que se fosse fazer o mesmo aqui no Brasil. Mas quando mudei de país (Dinamarca), os créditos se foram rapidinho.
      2) Esquiar: a única “diferença” é que tanto a calça quanto a blusa devem ser impermeáveis (e corta-vento, se possível), para não “molhar” com a neve. A bota idem. Vou dizer que eu suei tanto por excesso de roupa quando esquiei uma vez na Suíça, que indicaria só underwear + corta-vento, com fleece fininha só na parte de cima (usei calça de fleece tb e fiquei ensopado de suor!).
      3) Quando se aluga equipamento, roupa não está inclusa (se quiser, tem que alugar a parte)

  23. Jeferson
    12/03/2014

    Boas dicas, quero sim viajar mas não vim aqui com este intuito. Na verdade minha namorada é o cúmulo de frienta, no momento estamos no verão (a benditos 40ºC) e certos dias de noite que chega a 25ºC ela já esta tremendo… Entra também problemas de pressão mas fazer o que..

    Tive a ideia de comprar essas ‘segunda-pele’ pra ela, e acabei chegando aqui. haha

    Gostaria de perguntar onde você indica a compra de tais roupas até a segunda camada como dito acima, no inverno aqui onde moro chega a 3ºC e tenho certeza que no mínimo a primeira camada vai ajuda-la.
    Obs: fui no site da Quechua, mas não tinha nada feminino por la… é assim mesmo?).

  24. Bruno Lima
    18/03/2014

    Olá Gleiber!

    Primeiramente parabéns pelo tópico, as informações estão sendo bastante úteis para mim. Com relação ao esqui, vi que você escreveu que chegou a ficar bastante suado esquiando na Suíça. Nesse caso você estava usando roupa impermeável e respirável, ou seria apenas impermeável? Se tratava de 3a camada própria para esqui, ou um corta-vento impermeável para outras atividades, como trekking? Pergunto pois estou indo para o Chile esquiar em julho e estou avaliando a compra da 3a camada aqui no Brasil mesmo, na Decathlon (produtos Quechua). Achei o preço muito bom comparado com marcas mais famosas, como The North Face, Marmott, Patagonia, etc. Será que vale a compra, ou eu deveria partir para algo realmente mais técnico (de uma dessas marcas especializadas em produtos para esqui), e logicamente mais caro?

    • Eu estava usando uma underwear, uma blusa de lã (eu não tinha fleece na época) e aluguei uma corta-vento impermeável. As de ski tem exatamente a mesma tecnologia das jaquetas de 3a camada que falo no texto (como a Quechua). O que muda é o design e a grife! Eu acho que eu esqueci de contar que estavam uns 10 graus no dia que esquiei, ehehehhe. Mas a coisa é que queria enfatizar é que o esqui é uma atividade física, você usa muito a musculatura, como em uma corrida leve por exemplo. Então você não pode se agasalhar da mesma maneira de quem vai só andar na rua tirando foto. Entendeu? Abração.

  25. Francisco Alencar
    31/03/2014

    Pow Gleiber, teu blog caiu do ceu. Já peguei boas dicas. Tenho 63 anos e estou indo ao leste europeu agora em abri e sei que lá vou encarar um bom frio, estou pensando em uma segunda pele e um casaco será que resolve? E para complicar vou em julho a Bolivia e ao Peru me estendendo ao Salar de Uyuni. Será que encontrei bons agasalhos em Budapeste. Se alguem tem alguma dica favor me passa. Obrigado.
    Alencar

    • Você acha bons agasalhos em Budapeste, sim! E com preços melhores do que no Brasil, viu? Se o casaco foi desses bons, tecnológicos, com enchimento em corta-vento, basta! Coloque a segunda-pele, uma camiseta ou polo por cima e depois o casaco. Assim, quando chegar a um restaurante / museu ou outro lugar aquecido, basta pendurar o casaco e você estará confortável.

  26. Claudia
    19/04/2014

    Olá parabéns pelo site. Estou indo morar na Suécia (Sodertalje) agosto a dezembro 2014 e meu filho de 2 anos vai junto e as minhas duvidas são c as roupas para ele e p mim, já que tenho muito frio.
    Vc acha que já devo comprar aqui ou melhor comprar lá as roupas?
    Abraço

    • Se você vai morar lá, compre lá. Com certeza. Em agosto, acredite, é verão. Então você não vai sentir frio! Dá para ir comprando conforme a necessidade e depois de pesquisar bem. Lá há muito mais variedade, para todos os tipos de bolso, do que aqui no Brasil.

  27. Aparecida Silva
    22/04/2014

    Interessante seu blog Gleiber. Estava mesmo precisando de dicas como estas. Minha fiha vai para um intercâmbio escolar em Ushuaia e eu estava um pouco na dúvida do que levar e onde encontrar essas peças.Se souber onde posso encontrar essas peças com preços mais acessíveis ,deixe a dica,ou qualquer outra dica será bem vinda.Valeu

    • Eu só conheço sites que fazem essas vendas, Aparecida. Comprei as minhas no Mundo Terra. Mas há outros. Afinal, não é muito fácil achar esse tipo de roupa por aqui.

  28. Dayro
    24/04/2014

    Bom dia..
    Gleiber Rodrigues

    Olha eu aqui de novo , bom segui suas dicas, a respeito da compra de agasalhos para o frio do Sul rs.
    são os links das peças que comprei , acredito que tive acerto na compra…
    http://www.dafiti.com.br/Casaco-Lemon-Grove-Street-Bege-1382477.html
    http://www.dafiti.com.br/Sueter-Lucca-Salvatore-Mennie-Azul-1446497.html
    http://www.dafiti.com.br/Camiseta-FiveBlu-Bordado-Verde-1424576.html
    Já até recebi a mercadoria , tenho a dizer que de fato recomendo,os produtos são refinados e de ótima qualidade top!. sem falar que eu fiz uma boa compra pois nos mesmo paguei no boleto R$ 284,70, acreditou eu que foi ate bom desconto nas três peças, agradeço muito por ter contado com você nas soluções para minha duvidas. bom adiantei minha viagem pra 27 de junho ,ficarei em Campinas do Sul RS, ansioso pela viagem que der tudo certo!!!

    desde já obrigado..
    abraços..

  29. André Vitor
    01/05/2014

    Bom dia Gleiber, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog e dicas. Estou viajando para Noruega em setembro e ficarei até dezembro. Tive uma dúvida quanto ao vestimento para sair a algum bar, pizzaria etc… Basta um casaco e uma roupa interna comum, por conta do caminho “rápido” até o estabelecimento ?

  30. Simone
    25/05/2014

    Bom Dia, Gleuber! Gostaria de obter dicas quanto ao que levar para uma viagem de intercambio, se possivel a quantidade mínima. Meu filho de 16 anos irá passar 30 dias em Liverpool em janeiro/2015 estudando.
    Agradeço desde já,
    Simone Meireles

    • Puxa, Simone. Você quer, tipo assim, quantos itens de cada roupa? Sei lá. Na minha viagem de turista, levei várias roupas de baixo, mas as de cima eram as mesmas para todos os dias! Já para intercâmbio, acho melhor dar uma variada, né?
      Abração.

  31. Tiago Pessoa
    31/05/2014

    Parabéns pelas dicas. Gostaria que me tirasse algumas dúvidas: vou para o Chile no final de junho, e passarei uns 5 dias. Andei pesquisando e o frio é muito grande por lá. Por ter morado em São Paulo possui roupas de frio, Casacos de couro, casacos impermeáveis e blusas de manga comprida de lã, Minha dúvidas são:
    1) Posso usar uma camisa básica + camisa de manga cumprida + casado de couro para aguentar o frio?
    2)Com relação ao sapatos, gostaria de saber qual tipo de calçado mais útil para aguentar o frio no chile esta época do ano? e as meias, deve ter duas camadas?
    3)Com relação à calça jeans, é viável usar sem passar frio?
    4) Onde comprar roupas de frio (segunda pelo, fleece) aqui no brasil?

    abraço

    • Oi Tiago
      1) Até uns 10 graus dá. Abaixo disso vai precisar de lã ou fleece
      2) Eu gosto de botas impermeáveis (veja no post). O Sandro gosta mais de botinas e investe em meias bem quentes. Meias de duas camadas funcionam muito bem abaixo dos 5 graus. E a camada externa deve ser de lã grossa.
      3) Jeans vai até uns 10 graus. Com underwear, você aguenta até 5 graus sossegado. Abaixo disso, com uma fleece por baixo, vai até zero grau ou mais frio.
      4) Tem várias lojas, inclusive que vendem online:
      http://www.decathlon.com.br/
      http://www.mundoterra.com.br/
      http://www.arcoeflecha.com.br/

  32. Marta Pinto
    08/06/2014

    Mto legal essas dicas! Adorei todas!! Eu estava c/ dúvidas em relação a marca Quechua vendida em GO pela Decathlon, mas posso confiar né??? Acredito que vou sobreviver usando essas roupas no frio da Patagônia em outubro(primavera lá).

    • Oi Marta,
      São boas sim! Eu ganhei um kit deles e levei para a Islândia. Deu super certo!

  33. Luisa Louro
    09/06/2014

    Olá Gleiber, sabe dizer que tipo de roupa devo levar para a Islândia em finais junho e princípio de julho? É Europa mas eu sou de Portugal e o verão aqui não é como lá não é verdade?!…
    Obrigada e um abraço

    • Oi Luisa
      Lá é frio, mesmo no verão. Mas não vai cair abaixo de zero. A gente levou esses kits de 3 camadas, mas nem sempre usamos todas as camadas, nem para as trilhas nas geleiras. Fazia mínima de 5-6 graus de madrugada e 13 graus de tarde.
      Abraços.

  34. Vitor Moreira
    11/06/2014

    Parabéns Gleiber! Muito útil as dicas. Vou para as serras gaúchas no fim de Julho agora com minha noiva. Ouvir dizer q a temperatura la pode cair ate 0 graus. Esse sistema de 3 camadas seria o caso? Ou apenas uma segunda pele + agasalho simples resolve? Outra dúvida eh se eh melhor comprar na minha cidade (BH) ou deixar p comprar la mesmo?

    • Oi Vitor
      Eu sou uma pessoa calorenta. Mas mesmo levando isso em consideração, não acho que essas roupas tecnológicas sejam necessárias para o frio aqui da nossa serra gaúcha não. Até pode fazer perto de zero, mas é exceção, só em alguns dias do mês. Geralmente fica entre 5-10 graus no máximo! Dá para usar camiseta (se tiver segunda pele, ótimo), blusa de lã e casaco grosso por cima que você vai ficar quente. Se não ficar quente o bastante assim, use duas camadas de lã e acrescente luvas / gorro / cachecol. Leve as roupas que você já tem aí em Minas. Mas deixe para comprar luvas / gorros por aqui. As luvas daí não são tão boas.

  35. Vitor Moreira
    15/06/2014

    Obrigado pelas dicas Gleiber! É bom saber que não precisarei deste aparato tecnológico! De qualquer forma, guardarei este post, pois pretendo conhecer Bariloche na proxima férias! Abraços

  36. Gabriela
    19/06/2014

    Otimas dicas, mas nao sei se sao suficientes para mim, que vou fazer um intercambio no canada, onde as temperaturas chegam a -40graus!!! :S

    • Oi Gabriela, dá para usar algumas das dicas sim, mas pense que tudo vai ter que ser muito mais espesso. O casaco externo, por exemplo, tem que ser aqueles imensos, com enchimento de pena de ganso. As melhores luvas, as melhores meias etc… Abraços e boa sorte.

  37. Larissa
    22/06/2014

    Adorei a página. Ótimas dicas! Moro em São Paulo e vou para Edimburgo em janeiro do ano que vem. Eu queria saber em quais lojas posso comprar as roupas que vocês indicaram. Vi que lá a média no inverno é de 0 a 5 graus, mas como sinto muito frio e sei que chove e venta o tempo todo, já queira ir minimamente preparada. Obrigada!! =]

    • Oi Larissa,
      Compra na Decathlon (loja física), ou até na Dafiti (online). A gente comprou na Mundo Terra (loja online).
      Abração.

  38. Bruna Melo
    23/06/2014

    Adorei as Dicas Gleiber!
    Vou para o Canadá no fim do ano….beeem frio!
    Estou pesquisando e os preços variam bastante dependendo da marca.
    Quechua e The North Face…vc sabe se as duas estão no mesmo nível? Se esquentam do mesmo jeito?
    The North Face tem casacos de 1.500 reais!!!!! Mta grana!
    Enquanto que da Quechua tem de 200 e de 400,00…. tenho medo de ir pela mais barata e passar muito frio!
    Obrigada!
    Bruna

    • Oi Bruna, marcas / grifes podem cobrar caro pela etiqueta exibida, com pouca diferença no efeito térmico. A Quéchua é uma marca com 17 anos de idade, francesa na sua origem, com o compromisso de manter preço acessível. A North Face tem 40 anos de idade e já está bem estabelecida no mercado. Mas aqui entre nós, essa diferença de preço não corresponde a produtos de mesma qualidade não, viu? Os casacos de 400 da Quéchua não são o mesmo produto do casaco de 1.500 da North Face. Só compare produtos similares, hein?

  39. katia lima
    01/07/2014

    Olá Geiger, estaremos em ushuaia no período de 14 a 24 de outubro de 2014 e ja nos disseram que temperatura talvez seja de 0 a 10 graus. Seguimos a linha undewear+fleece+corta vento? Obrigadíssima!

    • Com certeza! E se forem friorentas, talvez duas fleeces. E não esqueçam das luvas, gorros, meias grossas! Abraços

  40. Rinaldo
    02/07/2014

    Olá!
    Ótimas as suas dicas. Já viajei para Europa em novembro de 2007 e não senti tanto frio. Nem cheguei a usar segunda pele; luvas e gorros só em algumas cidades como Londres e Santiago de Compustela. Estou indo ao chile de norte a sul na segunda quinzena de agosto e já vi que vou pegar temperaturas baixas, mas nada que chegue a zero graus. Dessa vez a segunda pele vai cair bem (sou do Recife). rsrs

    • Oi Rinaldo. A segunda pele é muito confortável, né? Além de quentinha. Mesmo sendo de Recife, acho que você é calorento… Tudo fica mais fácil.

  41. Andrea
    10/07/2014

    Oi Gleiber!
    Como todos…seus posts tem ajudado muito! Já tinha me esquecido das meias e olha que tô sempre com o pé super gelado aqui no sul mesmo…..ia congelar se não fosse você!
    Vamos para o Chile em agosto, para a pequena conhecer a neve (e nós tb, a ideia não é esquiar, talvez um tubbing e tirolesa em Farellones, nesse caso uma segunda pele e a calça jeans seguram bem?! Para a filhota comprei uma impermeável rosa, mas eu confesso que prefiro passar frio (moramos em P.Alegre tb) do que ter que colocar uma meia calça por baixo, me sinto presa…então usar uma segunda pele/ceroula já vai ser um tormento, colocar uma 3ª acho que surto…. só para brincadeiras não vou congelar!?
    Mais uma vez obrigada pela sua disposição em ajudar, abçs

    • Oi Andrea. Quando estivemos em Farellones estavam uns 10 graus, eu acho. Então estávamos de jeans e casaco. Mas se estiver abaixo de zero, acho bom se prevenir com todas as camadas, e luvas e meias, e etc! Melhor estar preparada, né?

  42. Loyana Souza
    25/07/2014

    Olá, estou pretendendo ir à Copa da Rússia em 2018, já me disseram que lá em junho/julho (período da Copa) é verão, maaaas verão da Rússia não é o mesmo que no Brasil né? Ainda mais pra mim que sou de Belém/PA e não tenho a mínima vivência com frio, pra mim abaixo de 20º é o Pólo Norte… Se vc pudesse fazer umas dicas especiais pra quem quer curtir o “verão” russo eu gradeço viu. abraços

    • Oi Loyana,
      Então… Preste atenção se você vai para alguma cidade bem ao norte do país ou em alguma região montanhosa. A Rússia é um país grande como o Brasil (bem maior, na verdade) e mesmo as cidades da copa, que são só na parte europeia, ficam beeeem longe uma da outra, com climas distintos. São Petersburgo, por exemplo, deve fazer frio mesmo no verão, pelo menos à noite, mas acredite. Pode fazer 30-40 graus! Leve um blusão de lã, um casaco legal que combine com ele para um frio mais intenso, num visu mais social/noite. Para o bate-perna do dia a dia, leve um agasalho esportivo e uma blusa de fleece. Para 20 graus, use o agasalho, para os 10-15, use o fleece por baixo. Leve um par de meias de lã e um cachecol. O resto das roupas da sua mala podem ser do mesmo tipo que você usa aí em Belém!

  43. leandro
    25/07/2014

    Vou embarcar em um lugar que esta -8° c , queria saber se a roupa de neoprene de surfista 3mm ajuda contra o frio.

    • Oi Leandro
      Honestamente, eu não tenho nenhuma experiência no assunto (nunca usei ou comprei essas roupas), mas pela lógica, acho que deve ajudar sim! Tenta e depois conta pra gente?

  44. Sabrina Cardozo
    29/07/2014

    Boa tarde Gleiber, moro em Sant’Ana do Livramento/RS, fronteira com o Uruguai. Aqui tem sempre um vento, que chamamos de ‘vento minuano’, um vento frio e forte, que dá a sensação que corta a pele. Gostaria de saber se não há nenhum problema em usar por baixo das roupas aquelas roupas de neoprene de surfista? Mesmo sendo frio aqui, às vezes suamos, esse tipo de roupa não retêm o suor? Obrigada!

    • Oi Sabrina,
      Vou te confessar, não tenho nenhuma experiência com roupas de neoprene. Mas acho que elas absorvem o suor sim! (só acho, ok?).
      Essa underwear (segunda-pele) que eu falo no artigo é um tecido especial.
      Abraços.

  45. Bruna Navarro
    03/08/2014

    Adorei suas dicas! Estou morando na New Zealand, vou para a ilha sul agora e tenho algumas dessas peças mas acho q nunca usei elas da maneira correta hahaha ajudou muito seu post. Eu amo o frio mas passar frio nao rola neh? 🙂 Obrigada

  46. Inês Cristina B. Melo
    16/08/2014

    Estou indo para Bariloche no dia 24 de agosto e volto 2 de setembro! posso deixa para aluga roupa lá!

    • Exatamente, Inês! Há várias casas que alugam as roupas apropriadas. Você não precisa comprá-las se vai usar apenas algumas vezes e depois nunca mais. Abraços.

  47. Manoel Baratta
    20/08/2014

    Boa noite, Gleiber! Parabéns pela qualidade das informações disponibilizadas no site!! Moro em São Luís-MA e a cada férias vou à Europa. Desta vez, agora em Setembro, estou indo a Bélgica, Holanda e Dinamarca! É a primeira vez que vou mais ao norte, que roupas você sugere para o clima que vou encontrar lá?? Gosto muito de fotografia e não me separo da minha Nikon, como você resolve a situação com a máquina, quando começa a chover e ainda assim a gente quer registrar a cena?? Obrigado desde já pela atenção! Abs!

    • Oi Manoel,
      Em Setembro ainda não é muito frio. Acho até que você não precisa de nenhuma das roupas que citei nesse artigo. Dá para se virar bem com casacos e blusões de lã, porque dificilmente a temperatura vai chegar perto de zero.
      Sobre a chuva, amigo, quando você descobrir o que fazer quando chove, me conta! kkkkk Eu tento deixar a camera debaixo de um guarda-chuva. Mas é bem difícil. Na neve, o bom é que ela não molha (é sólida), mas chuva mesmo é muito ruim. Abração.

  48. Christian Garbin
    29/08/2014

    Eai Gleiber, beleza?
    Cara, eu tenho todo esse vestuário.
    Porém, já estão velhos.
    Quero dar um upgrade no guarda roupa.
    Ví que tu postou alguns sites, mas todos brasileiros.
    Sabe citar algumas marcas realmente boas, para eu procurar por aqui?(Irlanda)
    Obrigado, parabéns pelo post.
    Um abraço

    • Oi Christian,
      Gosto de Timberland e The North Face. Os americanos usam muito Columbia. A Quechua é francesa. Mas devem ter outras melhores que não conheço. Abraços.

  49. Marcos Assunção
    01/09/2014

    Caramba. Sou de Recife. Cidade extremamente quente. Tenho problemas respiratórios e nunca encarei frio abaixo dede 10. Pretendo ir p/ o Chile em julho. Será que vou conseguir encarar a temperatura de lá??

    • Oi Marcos,
      Com a roupa apropriada, é claro que você consegue. Leve também sua medicação de uso habitual, por via das dúvidas. Abraços e boa viagem.

  50. Dri Sanches
    09/09/2014

    Estou morando em Mankato, MN, há 3 semanas e, segundo os noticiários, o inverno esse ano vai ser um dos mais rigorosos. E o pior: vai chegar um mês antes do esperado! E eu ainda não tenho roupa apropriada pra enfrentar o inverno. Estou há dias pesquisando sobre como me vestir apropriadamente e suas dicas foram até agora as mais completas.

    • Oi Dri! Muito obrigado pelo feedback! E tomara que você consiga se agasalhar bem por aí! Abraços.

  51. Marlos
    10/09/2014

    Eu tenho um amigo que viaja todo ano para Murmansk, uma cidade no extremo-norte da Rússia. Ele diz que fica bem protegido do frio se vestindo como um russo, usando um sobretudo de lã, camisa térmica e luvas que unem todos os dedos(tipo aquelas pra tirar o bolo do forno). Dizem que se for luva com dedos separados é pior. Ele também usa o shapka, que é um chapéu de pele muito usado na Rússia.
    Você acha que um suéter bem justo é uma boa para proteger a pele, em vez da roupa tipo de surfista, amigo?

    • Pois é, Marlos,
      Suéter para contato direto com a pele eu não acho uma boa. Melhor uma underwear própria e até mesmo o neoprene do que lã.
      Essas peças de pele são MUITO quentes. Perfeitas para o frio extremos, mas também bem caras. Dependendo do frio que vai se pegar, nem sempre necessárias.
      Abração

  52. Marlos
    10/09/2014

    Amigo eu tenho uma pergunta! Você não teve problemas com a polícia de lá por usar essa balaclava igual a de Black Block?

    • kkkkk
      Oi Marlos
      Eu não comprei uma balaclava, mas usei uma touca que me deixou com cara de bandido! kkkkkk

  53. Simone
    16/09/2014

    Gleiber!
    Vou para o Chicago em Dezembro, lá é muito frio nesta epoca.
    Gostaria de saber se você conhece alguma loja em Belo Horizonte/Minas Gerais que eu possa comprar os itens que você indicou?

    • Oi Simone,
      Não sei de nenhuma loja em BH, mas você pode fazer compras pela internet. Minha dica é comprar somente um trio básico (under+fleece+corta-vento) bem baratos aqui no Brasil e lá em Chicago você compra mais. Até porque lá você vai ter muito mais opções e os preços vão compensar muuuuito! Abraços.

  54. André
    16/09/2014

    Olá, primeiro, gostaria de parabenizar pelo excelente post, que usei como base para escolher as roupas para a viagem que vou fazer 🙂 Vou fazer uma viagem de 11 dias para a Noruega e para a Suécia em Fevereiro e estou em dúvida em quantas mudas de segunda-pele eu devo levar… o que você recomendaria? O quanto ela é reutilizável sem precisar ter que lavar?
    Valeu!

    • Oi André,
      Eu lavava todos os dias (bem, houve um ou outro dia que não, hehehehe), mas elas secam bem rápido. Pense que é como cueca. Dá para lavar durante o banho e deixar para secar durante a noite (seca até mais rápido do que uma cueca, a propósito, por causa do tipo de tecido). Eu levei 3.
      Abraços.

  55. Patricia Samara
    27/09/2014

    Oieee!!!
    Super validas as dicas, ja que em breve (janeiro/2015) eu e meu marido vamos pra Alemanha, Paris, Italia e estamos mesmo meio perdidos e preocupados em curtir sem sofrer com a baixa temperatura. Abs.,

  56. Martina
    13/10/2014

    Olá, seu post foi muito útil para mim realizar um trabalho da faculdade. Parabéns e obrigada!!!
    Gostaria de deixar uma dica de um site bacana para quem procura esses produtos: http://www.gauderioadventure.com.br. Tem loja física também, em Gramado-RS, perto da prefeitura se não me engano.
    Sei que eles trabalham com The North Face, Solo, Conquista.. e tem esquipamentos também.
    Vale dar uma pesquisada 😉

    Mais uma vez parabens pelo site!

  57. Laura
    24/10/2014

    Olá, Gleiber. Curti muito seu post… Estou grávida de 21 semanas e acredito que sinto mais frio do que antes da gravidez. hehehe… No meu caso, sigo as mesmas dicas para frio de 0 a -10 graus (segunda pele + fleece + Corta vento)?
    Moro em SP e achei as roupas da Decathlon muito boas e em um preço realmente bastante acessível.
    Muito obrigada pelas dicas!

    • Oi Laura,
      Na verdade, com o evoluir da gravidez, essas sensações mudem mudar ou até inverter (daqui a pouco você vai estar sentindo mais calor que o normal, por exemplo…). Então siga a faixa de temperatura indicada (hehehe), mas sempre leve um apetrechos para a faixa de temperatura logo abaixo… tipo luvas / meias mais grossas/tecnológicas. Abração e boa sorte com o baby.

  58. Caio
    25/10/2014

    Estou indo para a Europa em dezembro e irei pegar bastante frio. Você acha que uma jaqueta poliamida e forro poliéster faz alguma diferença e seria suficiente? Claro, com outras camadas por baixo contando com segunda pele.

    • Oi Caio. Essa jaqueta pode ajudar a compor o visual, mas certamente vc vai precisar de uma fleece por baixo, hein? (o fleece é que esquenta de verdade, sem ser muito grosso). E se for frio MESMO essa jaqueta deveria ter enchimento. Se estiver em alguma cidade onde pode haver vento (quase todas, ehehehe), prefira um modelo com a tecnologia corta-vento. Importante é curtir o frio sem sofrer.

  59. Lia
    28/10/2014

    Oi Gleiber!
    No início do ano estou indo passar 1 mês Europa (Itália e Londres) e suas dicas ajudaram bastante para eu perceber que não possuo absolutamente nada em casa para enfrentar o inverno europeu, rsrsrsrs.
    Onde você comprou a segunda pele? Aqui no Brasil? Fico em dúvida se compro as peças aqui ou espero chegar lá.
    Obrigada,
    Abraço

    • Oi Lia, se você vai passar um mês lá, há tempo de você comprar coisas lá. Você encontra mais opções e preços melhores (em geral). Mas aqui no Brasil, dá para comprar da Decathlon, lojas de departamento esportivas ou até em lojas de esportes radicais. As minhas vieram da Mundo Terra, que tem um site muito bom e completo de uma loja de Santa Maria (comprei online). Abraços.

  60. Drieli Rodrigues
    29/10/2014

    Oi,pela primeira vez estarei viajando para suica um passeio de 10 a 15 dias,em fevereiro ou marco de 2014. Moro no interior de sao paulo e n tenho a menor ideia de como me preparar pra essa viagem.alguem pode me ajudar?

    • Então Drieli,
      O post é justamente para explicar que roupas usar, explico detalhadamente a função de cada uma e tal… Você tem alguma dúvida mais específica? Abraços.

  61. Felipe
    10/11/2014

    Muito boas as dicas, estava a procura exatamente disso. Sobre alguém ter perguntado sobre lojas para esses tipos de roupas em BH, tem a Euroblazer.

  62. Zenilde
    11/11/2014

    Oi Gleiber, você foi criado aqui na minha terrinhaaaaaaa! Maravilha! Então, sabes que p clima daqui é quente, mas eu sou friorenta, mesmo assim adoro viajar para lugares frios (porque calor tenho aqui!), queria dicas de roupas de frio femininas, calças sem ser jeans porque esse tecido esquenta no calor e esfria no frio, então, o que vestir? Protejo a parte de cima do corpo, mas sinto muito frio nas pernas. Curto muito ler seu blog, saber das suas viagens, quero fazer todas, rsrs. Super beijo com sabor de açaí, mas sem granola, por favor, rsrs

    • Oi Zenilde,
      Ainda prefiro cupuaçu, mas também gosto de açaí, ehehehehe.
      A dica é usar a underwear debaixo da calça e a mais quente é a calça de fleece. Mas não é lá muito bonita. Mas as lojas têm modelos femininos. Abraços e boa sorte.

  63. Julio Boaro
    18/11/2014

    Olá Gleiber. Seu site é nota 10!! Parabéns! Preciso de umas dicas: passarei 8 dias no inverno romano, cuja média histórica é de 10 graus, e dois dias em Veneza, cuja temperatura em dezembro, (quando irei) é de 5 graus positivos. Pergunto: duas “segunda pele” já são suficiente como roupa de baixo?

    • Oi Julio,
      Que eu saiba, não compensa usar duas “segundas peles”, uma sobre a outra. Para ter o efeito desejado, basta uma! Daí coloque uma fleece por cima e um casaco comum por cima da fleece. Vai ficar bem quentinho, tenho certeza. Abraços.

  64. Luiza Di Abreu Pinheiro
    21/11/2014

    Oi Gleiber estou apaixonada pelo Blog estou indo daqui a 20 dias para Toronto passar 3 meses e diz a lenda que la faz -15°, sou cearense e estou prestes a desistir hihihihi… mas lendo o seu blog estou me animando mais! Acho que vou investir nas roupas da famosa North Face,.ouvi falar que Polo Ralph LAurent tbm é muito bom pro frio o que vc acha???? Abraço

    • Oi Luiza,
      A North Face é uma marca especializada em esportes de aventura e tem uma coleção completa de roupas apropriadas para o frio extremo. Eu não sabia que a Polo Ralph Laurent também tinha.. E lembre-se, a marca não é mais importante do que o tipo certo de tecnologia e de roupa, tá?
      Abraços.

  65. Gilmar
    08/12/2014

    Olá Marcos!
    Gostei muito das dicas. Com certeza, serão muito úteis.
    Estarei indo para NY em janeiro e vou enfrentar temperaturas um pouco inferiores as que estou acostumado em Porto Alegre, além da neve é claro.
    Pretendo comprar roupas mais adequadas por lá, Nova York.
    Saberias me informar onde encontro boas marcas de vestuários em NY além da Columbia? Adoro neve e odeio frio.
    Desde já agradeço.
    Abraçooo!

    • Oi Gilmar,
      Tem a North Face e a Timberland, só para lembrar algumas. Além da Quechua e várias outras… Lá você vai ver dezenas e dezenas de opções.
      Abraços.

  66. Dayvidson Gustavo
    19/12/2014

    Olá Gleiber,
    Gostei bastante das dicas, o site Decatlon que recomendou gostei muito, tem tudo q se precisa pra viagens, mas ainda tenho algumas duvidas sobre as roupas.

    Você tem alguma dica para quem vai para o Chile?
    A segunda pele tem que ser usada no corpo todo, como mãos e pés? A segunda camada pode ser de outro tipo de tecido ou só de fleece?

    As suas dicas são de grande importância para viajantes.

    Obg.

    • Oi Dayvidson,
      Que dica você precisa mais especificamente sobre o Chile? Talvez possa te ajudar sim.
      A segunda pele é como uma calça / camiseta apertada, não vai nas mãos nem nos pés. Nesses locais você usa luvas e meias. Há luvas e meias do mesmo material das underwears.
      O fleece é um tecido muito quente e ao mesmo tempo leve e fininho, por isso recomendamos. Mas você pode usar lã ou casacos por cima da segunda pele normalmente.
      Abração.

  67. Dayvidson Gustavo
    22/12/2014

    Bom dia,
    Tipos de passeio, locais onde ficar, lojas, restaurantes.
    essas coisas.

    Abraço

    • Oi Dayvidson,
      Perguntei se queria alguma dica específica porque vi que você achou nossos posts sobre o Chile. Como só conhecemos Santiago, só temos dicas de lá e das estações de ski ali perto: El Colorado e Farellones, no caso, que foi a que visitamos. Veja nossos posts na guia Chile do nosso índice:
      http://andarilhosdomundo.com.br/destinos/america/chile/

  68. Dandara Lidia
    26/12/2014

    Olá!Parabéns ótimo post!!! vou para Ushuaia e El Calafat (patagonia) em julho é minha duvida é se alugo as roupas aqui no Brasil ou na Argentina e quanto vou gastar com a roupa total já que julho lá é inverno.

  69. Lilí
    26/12/2014

    Olá Gleiber,

    Não sei se conseguirá me responder, pois tú es homem, mas talvez uma namorada
    ou uma colega sua já tenha lhe dito:
    – ouví dizer que na mulher a roupa segunda-pele tem que ficar bem no corpo
    e, após ela é que se usa o sutien. É verdade?

    • Oi Lilí
      Na verdade o sutiã vai em contato com a pele e a underwear vai por cima do sutiã.
      Abraços.

  70. Moacir Machado
    29/12/2014

    Olá, meus queridos. Em janeiro/fevereiro estarei indo para Portugal, Espanha e Itália com minha mulher. Sei que o frio nestas paragens não é tão intenso como no inverno dos lugares citados, mas tenho uma pergunta: será que se pode comprar esse tipo de roupa em Lisboa, por onde começaremos nossa viagem? Agradeço muito a quem poder me informar. Abraços.

    • Oi Moacir,
      Com certeza. Se até no Brasil a gente acha essas coisas, com certeza você também encontra esse tipo de artigo em Portugal. Mas não sei exatamente em que loja (até porque nunca fomos a Portugal antes). Abraços e boa sorte.

  71. GIAZI
    06/01/2015

    bom dia, Gleiber,
    Estou indo para Londres e Paris comemorar meus 30 anos de casados, – mereço né? Agora dia 23/01/15. Me disseram que o frio la pega nesta epoca e talvez tenhamos ate neve – minha intenção. Da uma força ai, o que levar e onde achar no Brasil pra comprar pelo menos o basico pra chegar la e nao congelar no aeroporto. Ps minha esposa e eu temos 52 anos e ela moooorrrre de frio. obrigado, abc.

    • Oi Giazi,
      Então… Minha dica é comprar os itens que descrevo no post na loja da Decathlon (tem em São Paulo, mas também tem online, com entrega para todo o país). Vocês conseguem que todas as peças sejam entregues em casa e dá para trocar caso não tenha servido. Abraços.

  72. Diogo
    09/01/2015

    Olá! Parabéns pelo site e pelas informações. Estou indo para os EUA em fevereiro/março. Acho que pegarei temperatura entre zero a 10 graus positivos. Você acha que uma segunda pele, camiseta comum e moletom comum são suficiemtes? Acrescentando um corta vento dependendo do clima (chuva/neve).
    Abraços.

    • Oi Diogo.
      Com certeza não. Segunda pele, camiseta e fleece!!! Moleton não dá. Não esquenta nada…
      Abraços.

  73. Marco
    15/01/2015

    Olá, muito boas dicas! Help! Estou indo para Abisko daqui alguns dias, dia 27/01. Antes ficarei 3 dias em Berlim e 2 em Estocolmo! Onde devo comprar essas roupas específicas para frio extremo? Aqui ou Berlim ou Estocolmo? Qual marca recomenda?

    • Oi Marco,
      Leve alguma coisa comprada no Brasil (pode comprar no site da Decathlon ou da Mundo Terra – garantido), mas deixe para comprar o mais caro lá, porque você terá mais opções de marca, cor e preço. Abraços.

  74. Gigi
    25/01/2015

    Oi Gleiber,

    Amei as dicas sobre as roupas. Irei à Suíça, em fevereiro, numa viagem de 12 dias, e todas as dicas do site são úteis. Mesmo que não consiga comprar as roupas pelos sites que você indicou (muito bons, já dei uma olhada), porque está bem em cima da hora, usarei as dicas na próxima viagem. Obrigada

  75. Ana Cláudia
    10/02/2015

    Bom dia, adorei as dicas! Vou para Alemanha e agora consegui ter ideia sobre roupas de frio 🙂

  76. margareth
    06/03/2015

    Estou me preparando para Alemanha e leste europeu em dezembro.
    Tenho muitas duvidas sobre calçados quanto a espessura da sola. Sabe a mais indicada?
    E casaco de couro? Serve de corta vento ou é bobagem?
    Obrigada pelas dicas!

    • Oi Margareth
      Tem que ser corta-vento sim. Isso não é nenhuma bobagem. E casacos de couro não são corta-vento!!! Esquentam pouco, na verdade. Servem para frio de até 5-10 graus somente.
      Nunca prestei atenção quanto à espessura da sola. O importante é que seja impermeável na costura entre a sola e o calçado em si. A neve que derrete pode entrar no seu calçado e molhar os pés. Daí danou-se!
      abraços

  77. Marcela Ferreira Marinho
    07/03/2015

    Oi Gleiber! Ameiiiiii teus comentários. .. queria tê-los a 7 anos atrás quando morei aí em Caxias do Sul. Mas se tudo der certo, volto este ano. Só queria dizer três coisas… a primeira é que, como nordestina, acostumada com calores de 30 35° pegar 0 ou -4°… ou mesmo 10°… isso é um frio extremo! Pense na diferença térmica e na ausência de vivência. A segunda é enquanto moradora da cidade Caxias… nossa! Não estão preparados nem para o frio nem para o verão. .. fui pra estudar e no começo era difícil. .. os lugares n eram preparados. O terceiro!!!! Obrigada pelo acolhimento… eu me senti acolhida por você, por todos os detalhes e até mesmo uma sensação de carinho e preocupação com o outro… muitoooo obrigada!!! Se eu passar na prova e estiver por porto quero te conhecer! Trocar ideias sobre o mundo… sou turismóloga! Um grande abraço.

  78. […] Do blog Andarilhos do Mundo: Que roupas vestir para encarar o frio extremo? […]

  79. Madeleine
    09/04/2015

    Olá, estou indo para o Atacama em outubro e estou meio perdida, pois tem passeios que são feitos ao amanhecer quando a temperatura chega a-4° e durante o dia faz por volta de 20°. Será que dá para usar as mesmas roupas? Obrigada!

    • Oi Madeleine,
      Você vai ter que usar camadas. Quando estiver -4, vai ter que estar com segunda-pele + fleece + corta-vento. A 20 graus, vai estar só com a segunda-pele. Entendeu?

  80. Hélio
    17/04/2015

    Boa noite Gleiber, primeiro parabéns pelas informações e sei que é de muita valia a todos nós, principalmente para mim e minha família que estamos nos preparando para fazer a nossa primeira viagem para o exterior, no inicio de fevereiro de 2016, estamos nos preparando para ir para Roma, Itália, pesquisando sei que ainda estará no final do inverno, pretendemos ficar uns 13 dias, mas estou muito em dúvida o que comprar de agasalho e calçado? Pois estamos habituados a climas quentes do Goiás. Li como esta no fim do inverno então terá muitas liquidações nas lojas, e melhor comprar um pouco aqui e o restante por lá?

    • Isso mesmo Hélio,
      Compre um pouco aqui (levem um casaco grosso de lã por pessoa) e o restante deixem para comprar lá.
      Abraços.

  81. Bruno Coelho
    20/04/2015

    Cara, achei bem completo seu post. Parabéns.
    Porém estou com algumas dúvidas. Irei pegar o inverno de Boston, com temperaturas que podem chegar a -25, por 3 meses. Estou com receio de usar a combinação de segunda-pele + fleece + corta-vento e no momento que eu entrar em um local aquecido (Metrô, lanchonetes e prédios) sentir muito calor com a segunda pele. Sou da Bahia e estou acostumando com temperaturas que chegam os 39.
    O que você acho que devo usar no dia a dia?

    • Oi Bruno.
      Dentro do metrô, pode ser que você queira ficar só de segunda pele mesmo (isso já aconteceu comigo). Por isso compro segundas-peles bonitinhas.
      É a solução que encontrei. Por outro lado, você também pode usar uma camiseta básica (sem segunda pele) e reforçar a sua corta-vento (tem umas com enchimento beeeeem bom, pelos e peles etc).
      Acho que isso vai resolver o seu problema
      Abraços.

  82. Lorena
    22/04/2015

    Olá Gleiber, onde encontro essa meia térmica?
    Obrigada.

  83. RAQUEL BITTENCURT
    22/04/2015

    Olá, Gleiber, boa noite!!

    Vou subir o Pico da Bandeira e Julho, e como fui no ano passado e levei tanta roupa de frio e nenhuma especializada, passei muuuuito frio, logo gostaria de uma dica quanto a roupa certa para está lá em cima. Gostaria de saber se preciso usar as 3 camadas?e nas pernas tb será necessário as 3 camadas?
    segue o link da roupa que pretendo comprar:

    http://www.decathlon.com.br/montanha—aventura/aventura-mulher/impermeaveis—camada-3-38159/jaqueta-3-em-1-impermeavel-arpenaz-300-feminina_54826?skuId=1716976

    Vc acha que essa é suficiente ou é necessário uma segunda pele?

    A adorei o seu blog, excelentes dicas!!

    • Oi Raquel,
      No Pico da Bandeira, chega a 0 grau fácil. Então é bom usar as 3 camadas sim! Nas pernas em geral não precisam das três. Mas as duas mais importantes são a segunda-pele e a fleece. Adorei a roupa que você escolheu. Mas use uma segunda pele também! Abraços e obrigado.

  84. Emerson galassi
    24/05/2015

    Olá
    Gleiber, parabéns pelo post
    E por doar seu tempo para ajudar as pessoas
    Vou para noruega em 15 de Setembro fico 15 dias lá
    Gostaria de cruzar o país até fazer o passeio no pólo norte
    Meu vôo tem escala de 11h em Miami
    Sou de campinas tem decathlon aqui.
    Vc acha que compensa comprar as 2 primeiras camadas aqui e comprar a terceira em Miami ?
    Tem algumas dicas para me dar Noruega?
    Obrigado

    Abracos

    • Oi Emerson,
      Se for mesmo fazer compras em Miami, deixe para comprar todas as camadas lá!
      Numa loja só você já compra tudo isso, com preços bem melhores do que no Brasil.
      Agora, se não tiver certeza de que terá tempo para isso, então é melhor levar pelo menos uma fleece já do Brasil.
      Abraços.

  85. san
    03/06/2015

    Show de bola cara suas dicas!
    Pensa ai eu do nordeste querendo ir para ushuaia no inverno (maio e junho), e meu filho de 8 anos. Pergunto sera que a gente se acostuma com frio desses de -10 graus com essas roupas ai que voce indicou.
    no mais agradeço sua atençao!

    • Oi San,
      Bem agasalhado tudo fica mais confortável. No caso da temperatura de -10 dê muita atenção às extremidades: luvas e meias, gorro e cachecóis. E a camada externa deve ser bem estofado (“stuffed”) de preferência com penas de ganso para ficar leve e quente.
      Abraços.

  86. Gabriela Elise
    04/06/2015

    Ótimas Dicas!! Valeu mesmo..

  87. Cicléia Adade
    09/06/2015

    Oi Gleiber, fiquei impressionadas com teus conhecimentos sobre um assunto que perturba todo viajante: arrumar mala.
    Estou meio perdida quanto a que levar para um passeio que farei, agora em julho, para Moscou, S.Petersburgo, Praga, … terminando em Viena. Por alguns sites de climas, achei que em Moscou e S.Peters a temperatura é similar à de S.P. em julho, é isso mesmo?
    Por favor, mande dicas para eu e meu marido montarmos nossas malas.
    Obrigada pela atenção.

    Cicléia

    • Oi Cicléia,
      Isso mesmo. Lá vai ser verão nessa época. Não achei que vai ser que nem o nosso verão, mas não vai nevar, não vai fazer frio de verdade. Mas prepare-se para uns 8-10 graus à noite.
      Abraços.

  88. Thiago Carvalho
    28/06/2015

    Gleiber. Parabéns pelo site e principalmente pela paciência em responder tantas perguntas que te fazem….rs. Aproveitando também da sua camaradagem , me ajuda com a questão de qtas mudas de roupa levar? Como nao secam rápido qual seria a quantidade ideal de primeiras e segundas camadas? Onde encontrar 2nd camada de calca?? Em comprei 2nd pele mas nao acho a segunda camada…… To indo esquiar em bariloche/ushuaia e tb passear um pouco e nao sei qto levar para para 15 dias….ou se compro parte aqui e parte la caso precise…nao vou esquiar todos esses dias mas frio e neve vai ter… Obrigado! Um abraço !

    • Oi Thiago, uma parte da sua pergunta que faltou responder no outro comentário:
      deixe para comprar a segunda camada de calça lá. 🙂
      Abraços

  89. Thiago Carvalho
    28/06/2015

    Gleiber. Parabéns pelo site e principalmente pela paciência em responder tantas perguntas que te fazem….rs. Aproveitando também da sua camaradagem , me ajuda com a questão de qtas mudas de roupa levar? Como nao secam rápido qual seria a quantidade ideal de primeiras e segundas camadas? …… To indo esquiar em bariloche/ushuaia e tb passear um pouco e nao sei qto levar para para 15 dias….nao vou esquiar todos esses dias mas frio e neve vai ter….. Obrigado! Um abraço !

    • Oi Thiago,
      Leve umas 4 camisetas dessas segunda-pele para poder ir usando, lavando e usando de novo. Talvez 3 fossem suficientes. Segunda e terceira camada, basta uma. De verdade. Mas se você quiser variar de roupa, leve mais. Essas segundas-peles secam bem rapidinho. Pode levar camiseta comum/pijama também para dormir, dentro dos hotéis e bares/restaurantes, o clima é sempre aquecido.
      Abraços.

  90. salete
    06/07/2015

    Olá.
    Minha filha está indo passar 1 ano em Bergen-Noruega, pelo que li ela pode deixar para comprar roupas adequadas lá? Li que é tudo muito caro e peguei algumas peças aqui na Decathlon mas falta bota e várias coisas, além do que li que lá chove muito e na mala vai várias calças jeans, mas pela sua opinião isso não será muito útil? O que sugere?.
    Grata

    • Oi Salete,
      Lá as coisas vão ser mais caras. Principalmente com o aumento recente do dólar. As calças jeans são sempre úteis. Aquela roupa mais especializada é para atividades esportivas ou para turistas. Para as outras situações do cotidiano, sua filha vai usar jeans e andar por ambientes aquecidos.
      Abraços.

  91. Rodolfo Klautau
    26/07/2015

    Olá Gleiber! Eu vou me aventurar na Noruega a estudos!! O que eu tenho aqui sobre roupas é o basico mesmo, para frio do Sul do Brasil. Não tenho nada pra neve. Vc disse que encontrou até coisas simples, necessárias e baratas na Noruega. Eu vou morar em Oslo. Vc sabe se no verão, há liquidações boas para roupas de frio na cidade?? Ou eu devo esperar chegar próximo ao inverno pra comprar roupas mais adequadas?

    • Oi Rodolfo,
      Você vai achar roupas para neve em todas as épocas do ano por lá. Mas as liquidações são só em certas épocas (não sei bem quais, hehehehe). O bom é que lá há uma variedade imensa, de preço e de qualidade!
      Abraços e boa sorte.

  92. Giselle
    26/07/2015

    Olá Gleiber,
    Boa noite!!! Adorei as dicas…já tava batendo tipo um desespero,já que pretendo viajar para Alemanha, em dezembro!Eu sou muito friorenta,carioca, dá pra imaginar o perrengue?! Quando vou à Porto Alegre ( uma vez por ano, normalmente em novembro ou maio,pra visitar minha madrinha )já “sofro”,qdo pego um ventinho por aí!!!Mas vamos lá, não vou perder a oportunidade de estar em um lugar com os amigos!!!!Obrigaaaada e continue dando essa moral aí pra nós!!!! Abraço…

  93. Bruna
    06/08/2015

    Olá, boa tarde!
    Eu vou passar 3 meses em Mercersburg, Pensilvânia trabalhando em uma estação de esqui. Gostaria de saber se o casaco abaixo seria ideal para a situação?
    http://www.decathlon.com.br/montanha—aventura/aventura-mulher/impermeaveis—camada-3-38159/%C2%BF%C2%BF%C2%BF%C2%BF%C2%BF%C2%BF-forclaz-300-l_36951?skuId=1614694

    Muito obrigada!

    • Oi Bruna,
      Essa é uma corta-vento, a camada mas externa que você deve usar. Achei excelente preço, hein? 😉

  94. Muito massa esse jaco. mas deve pesquisar muito antes de comprar. é preciso ver né? pela internet acho meio arriscado e em lojas no Brasil são bem caros. Talvez uma dica é ver os preços em sites de comércio online e tentar ver o produto antes de comprar. Bacana o post! Ideal para quem vai pra neve.

    Abraços!

    • Oi Dan,
      Então… Eu faço isso com calçados. Não tem coragem de comprar um tênis sem ter experimentado. Mas depois de botar no pé e saber o número, dá para comprar pela internet tranquilo. O ruim é quem mora num lugar onde não há lojas como essas. Daí ou compra no escuro, ou arrisca pagar em dólar ou euro.
      Abração e obrigado por contribuir aí com a sua opinião.

  95. Fabi
    10/09/2015

    Boa noite! Adorei as dicas.
    Bem.. mulheres, em regra, são bastante “friorentas”.. rs!
    Irei com meu marido e outro casal no mês de outubro para Paris e algumas cidades da frança e suiça (zermatti e interlaken) e sei que lá é bastante frio.
    Andei olhando casacos da the north face.. meio caros.. e lá, com esse euro nas alturas, acredito não valer a pena comprar, pois devem estar o preço daqui. Qq 150 euros já serão preço do bsb.. e aqui parcelamos.. enfim..
    Você acha que casacos da the north face são ideais? Têm várias opções.. não sei se o pluma de ganso é melhor que um tal isolamento thermoball..
    complicado ajudar, né?
    Mas se for possível uma ajuda.. ficarei grata!!
    Abs!

    • Oi Fabi,
      Concordo contigo. Com o dólar alto deve vale a pena comprar aqui. Esse de pluma de ganso é muito bom. Super quente, garanto. Mas não conheço esse sistema thermoball… E North Face é uma boa marca.
      Abração.

  96. Camila
    30/09/2015

    Gleiber, vi que vem respondendo as mesmas perguntas desde 2013 sempre com muita simpatia parabéns!
    Estou de mudança para a Rússia a trabalho. Na verdade vou trabalhar em uma mina em regime fly in e fly out na região de Chukotka no Extremo Oriente da Federação Russa suas dicas estão valendo ouro!!

    Obrigada 🙂
    Camila

    • Oi Camilla,
      Que legal que você percebeu… Mas não resisto em conversar com as pessoas. Abração e obrigado pela visita.

  97. Estamos indo para a Suécia no dia 15 de novembro de 2015 e fiquei assustada com o frio, será?

    Sinto frio no inverno do Rio de Janeiro, será que eu tenho chance de sobreviver ??? rsrsrs

    Em Novembro o frio já é forte ? São apenas 6 dias!

    Eu tenho algumas blusas de fleeces, uma calça de fleece e o casaco de cortar o vento, mas não tenho nenhuma meia poderosa… e o meu pé congela. Será que eu consigo comprar por lá? Aonde ? Vamos ficar hospedados no Sheranton no centro de Estocolmo. Eu meu marido e minha filha. Muito obrigada pelas dicas do seu blogue! São ótimas!

    • Oi Cláudia,
      Bem, vai ser frio. Principalmente se você sente frio no inverno do Rio. Mas com certeza você vai achar coisas lá. Nem compre aqui no Brasil, é a minha dica.
      Abraços e obrigado pelo carinho.

  98. Olivia
    01/11/2015

    Olá,
    Acabei na loucura comprando passagem pra mim e meu marido pra Nova Iorque pro ano novo, mas já To quase me arrependendo kkkkk
    Só depois que fui pesquisar e saber que era tão frio. Já peguei finalzinho de inverno na Polônia, outono na Dinamarca, Inverno em Cusco mas ainda assim To cheia de medo de NY kkkk
    Amei suas dicas, mas uma pergunta, vc acha que mesmo com o dólar à 4 reais, ainda vale apenas comprar roupa de frio lá?
    Um abraço

    • Oi Olivia,
      Por incrível que pareça, acho que sim. A maior parte das boas roupas vendidas aqui são importadas, então acabam sofrendo o efeito da alta do dólar também.
      Abraços.

  99. Maria
    03/11/2015

    Boa tarde, você conhece a marca de segunda pele Frio Intenso da X3M Extreme – link
    http://www.extreme1.com.br/produto.php?cod_produto=2036085? Sou bem friorenta. Vou para Itália em Dezembro e a temperatura prevista é de 0 à 5 graus. Minha dúvida é se você conhece e é boa, pois, o preço está bem acessível.

  100. Bianca
    06/11/2015

    Olá, gostei muito do seu blog… E reparei que estava respondendo comentarios desde 2013, torci para chegar até 2015!! E chegou!!! Kkkkk Bom, seguinte, estou indo para winnipeg no canada em janeiro de 2016 para intercambio, e nessa epoca costuma fazer -30 ou -40 graus e acabei por comprar a jaqueta 3 em 1 da quechua, tenho as tres camadas q vc ja citou, segunda pele, fleece e a corta vento… Voce acha que se eu utilizar a segunda pele, um moletom (tipo gap) e esse casaco 3 em 1 da p aguentar?? Outra duvida que eu tenho é como se vestir em relacao às calças… Sao 3 camadas como a parte de cima? Desde já agradeço e parabéns pela dedicação e o carinho! Abracos!!

    • Oi Bianca,
      Para -30, -40 você precisa de uma camada externa com enchimento de pena de ganso. Essa da Quechua tem uma corta-vento fininha sem enchimento, não vai ser suficiente. Quanto à calça, dá para fazer o mesmo esquema. Para -30, qualquer ajuda é bem vinda. Há calças de fleece (bem quentes!) e você pode usar um tecido impermeável por cima (daí não precisa ser “corta-vento”), tipo uma dessas calças de trilha (que são largas), ou essas de ski.
      Abraços.

      • Bianca
        27/02/2016

        Oi!!! A jaqueta 3 em 1 nao adiantou mesmo como vc falou! Segui seu conselho e comprei essas camadas de calca e blusas! Gracas a Deus ta comecando a esquentar ja (-10/15) e estou me acostumando com esse “friozinho”! Obrigada pelas informacoes!!!

  101. Jorge Gonçalves
    14/02/2016

    Olá Gleiber,
    Descobri o seu site ao planear a viagem que vou fazer ao Perú em Março/Abril e tem sido fantástico!! Tem ajudado imenso a tirar dúvidas, com dicas e a planear o melhor roteiro. Parabéns!!
    Quanto a roupa, já comprei algumas peças como anorak e fleece, mas continuo sem saber se para Machu Picchu ou Vale del Colca vou precisar de calças especiais… o que você acha?

  102. Rejane
    25/02/2016

    Olá!
    Irei em junho para o salar de Uyuni. Sinto muito frio, 25º pra mim já é congelante, por isso estou com muito medo. Já vi que tem que ter as 3 camadas, mas gostaria, se possível, de indicações de produtos com referências.
    Obrigada!

    • Oi Rejane,
      Me parece suficiente sim! Perfeito.
      Deixe para comprar meias e luvas lá se você não tiver já.
      Abraços.

  103. Paulo
    18/03/2016

    Olá, Gleiber
    Estou com um intercambio agendado para Vancouver. Ficarei lá do dia 05 de novembro até 10 de dezembro. Pelo que pesquisei a temperatura fica em torno de -2 a 10 graus. Estou na dúvida de quais roupas comprar. O que você acha?

  104. Oi Gleiber! Adorei o seu site! Estamos indo a MACHUPICHU por 8 dias, saindo de Porto algre ate lima e Lima/ Cusco, agora em Abril. O que nos preocupa e este tsunami que deu no Equador, achas que podemos nao conseguir ver as ruinas na terca feira 26 de abril por causa da neblina? E se tiver chovendo podemos ir no dia seguinte ou iremos perder os ingressos ja comprados no Brasil? Att Jaque

  105. Guilherme
    04/05/2016

    Olá parabéns pelo blog. Estou indo para Rosário/Argentina em novembro para estudar lá e gostaria de saber se essas roupas lá seriam úteis no inverno, já que vejo que tem dias que a temperatura beira os 0ºC, ou será que é muito exagero?

    • Seria úteis sim, Guilherme. Talvez você não precise usar todas ao mesmo tempo, mas com certeza valerá a pena.
      Abraços.

  106. Luciana Brito
    06/06/2016

    Oi Gleiber! Adorei o seu site, Parabéns! estou indo para Ushuaia e El Calafate em Agosto, época de frio lá, e fiquei na dúvida quanto a diversidade de preços de roupas segunda pele, pela net, dai fico com medo de comprar uma mais em conta e depois passar frio lá, ai queria sua opinião. Vi umas peças no site da Declathon, por R$ 39,90 e R$59,90 que fala “roupa térmica TÉCNICA e EXTENSÍVEL que proporcione CALOR”, e vi outras por R$ 150,00 o conjunto (blusa e calça) no mercado livre que fala” extremo frio até -15°”. Qual sua opinião sobre o tipo de roupa q devo comprar? La em Ushuaia e El Calafate a média da temperatura é 0° pra baixo, vc acha que essa da declathon, me atenderia, ou melhor não arriscar e comprar a mais cara? Obrigada, desde já.! Abs

  107. Guto
    13/06/2016

    Boa tarde!
    Nota 10 para sua matéria! Excelente!
    Obrigado!

  108. david valerio
    17/06/2016

    que tal alguma sugestão para os motociclista ? que tem que encarar frio e chuva ? desde já agradecido

    • Oi David,
      Obrigatório sistema corta-vento e impermeabilização. Daí, conforme a temperatura que vai se encarar, mais estofamento. Investindo-se numa boa camada externa (para corpo e pernas, além de proteção para todas as extremidades), a camada interno deve ser a mesma (fleece).
      Abraços.

  109. Priscila Mendes
    21/06/2016

    Que post top!
    Eu e meu esposo estamos com uma viagem programada para Escandinávia em Novembro! Parabéns pelo blog! Está ajudando muito!!!

  110. Priscila Mendes
    21/06/2016

    Sobre a aurora boreal, a fase da lua influencia de fato na possibilidade de conseguirmos vê-la?

    • Oi Priscila
      Sim! Quanto mais luminosidade no céu (tipo lua cheia), menos se enxerga a Aurora. Quando ela vem muito forte, dá para enxergar com lua e tudo, mas isso depende da sorte (pegar dia de Aurora forte quando é lua cheia).
      Abraços.

  111. Rafael
    14/07/2016

    Muito boas as dicas, vou para o Chile, estou precisando de doação ou de um bom preço

  112. Marina
    17/07/2016

    Olá! As roupas são muito caras na Noruega (em comparação ao Brasil)? Vale a pena deixar para comprar algumas lá (devido à qualidade …)?

    • Oi Marina,
      Acho que vale a pena arriscar. Como a moeda estrangeira está oscilando muito, é difícil dar essa informação exata já que nossa viagem para lá já fazem 4 anos (e nunca mais voltamos). Mas você, sem dúvida, terá mais opções em todas as faixas de preço, incluindo roupas de excelente qualidade, difíceis de achar por aqui. Eu compraria alguma coisa básica suficiente para o primeiro dia e tentaria comprar alguma coisa lá.
      Abraços.

  113. Alexandre Pereira
    09/09/2016

    Olá Gleiber,
    primeiramente, parabéns pelo excelente Post.
    Pode me ajudar com uma dúvida ?
    Irei no final de Outubro para o deserto do atacama+Salar de Uyuni. Farei um Tour astronômico até o amanhecer, em pleno deserto. Segundo o guia, bate os -6 graus;

    Já comprei um casaco no mercado livre, segundo eles segura frio, mas achei muito
    levinho, talvez seja pela tecnologia. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782787216-jaqueta-columbia-omni-heat-interchange-termica-_JM
    No mais, vou comprar a segunda e terceira pela da Columbia, ambas com tecnologia Omni Heat Reflexive.
    Meu maior medo é chegar lá na madrugada e passar frio. Tanta tecnologia e pouco calor. 🙂
    Obrigado pela ajuda e parabéns pelos posts.
    Abs,

    • Oi Alexandre
      Essa Columbia me parece boa, é 3a camada se entendi bem, né? Se for preciso, leve 2 peças de fleece (duas segundas-camadas), porque é o fleece que mais aquece. E proteger as extremidades é muito importante! Boa luva, boa bota, boa meia. Abraços.

  114. Thais
    06/11/2016

    Olá
    Estou morando em Toronto e ainda nem e inverno e as temperaturas já estão chegando no negativo! Ano passado pegamos frio de -32 graus! Realmente é muito frio. Estou até com medo porque as pessoas estão dizendo que p inverno será muito mais forte esse ano. Suas dicas são maravilhosas. Irei aplica-las pra ver se passo menos frio esse ano

  115. Paulo Roberto
    24/11/2016

    Em 2015 fui para NY já sabendo que estava muito frio, houve tempestade de neve 48 e 24h antes da partida e fui preparado. Ao chegar lá pela manhã marcava -9C/16F, estava muito frio e caíra neve quando o avião pousava. Durante o voo já fui colocando lentamente no banheiro as 1ª e 2ª camadas quando faltavam três horas para pousar, deixando para após a saída do JFK a camada externa, mas isso pode ser feito no banheiro dos aeroportos que sãoaquecidos. Havia mais de 40 cm de neve em alguns pontos da cidade apesar do sol brilhante e do vento que é constante em NY. Uma calça e camiseta segunda pele para frio de -10C, mais uma blusa de linha e uma parca comprida deram conta do recado, touca de lã acrílica e luvas de neoprene ou couro acolchoadas sobre uma luva de meia fina, que eu uso para tirar a luva externa e fotografar rapidamente sem expor as mãos ao frio. Nos pés eu havia comprado no Walmart em outras viagens, botas masculinas para homens que trabalham nas ruas dos EUA e encaram frio, não são estilosas (moda é para quem vive em climas muito frios, tropicalistas tem de ser funcionais) mas elas funcionam espetacularmente, no Brasil não dá para usar pois esquentam demais os pés, mas lá, com aquele frio e usando uma meia social fina + um meião de futebol por sobre a ceroula térmica funcionaram muito bem, aqui vai a minha dica: comprar as botas para frio intenso um número acima pois com duas ou mais camadas de meias ou com meias térmicas (já comprei umas para a Patagônia 2017) pode acontecer desconforto ao caminhar e dor nos pés e não dá para aliviar-se tirando-os a uma temperatura de -9C. tenho também 4 botas da Timberland todas com GoreTex. Outro artigo muito importante que comprei e que funciona muito bem chama-se goleira, que encaixa e trava muito bem no pescoço, a minha é em tecido fleece e por sobre ela se ficar exposto ao vento noturno, eu ainda enrolo um cachecol. Em NY eu comprei um tapa orelhas por 2,99 numa loja barateira e que funcionou muito bem, ventava demais e como fiz aqueles passeios de barcos pelo Rio Hudson e atravessei várias vezes a ponte do Brooklyn caminhando, o vento era cortante. Fico normalmente 14-15 em NY e aos poucos o frio foi diminuindo durante o dia chegando a 0C o que é comemorado pelos nativos. No último dia fazia +9C e estava vestindo uma calça tactel de ginástica sem a ceroula, uma camiseta e um agasalho tactel para andar nas ruas. Interessante como o corpo acostuma com frio extremo e o que para um brasileiro do sudeste acostumado a temperaturas acima de +30C o que seria muito frio +9C, após conviver duas semanas abaixo de zero, fica confortável e nem tão frio assim. Outra dica, não use tênis comum mesmo com meias térmicas, se chover o pé vai virar picolé, salvo se for de couro todo fechado e de marca boa. Por fim, para a próxima viagem a patagônia em abril 17, eu providenciei uma espécie de poncho impermeável com capacidade para mochilas nas costas de até 10 litros, existem modelos que cobrem mochilas de até 100 litros, mas não era o meu caso. Elas são de plástico grosso, protegem da chuva e do vento retendo dessa forma um pouco mais de calor e tem capuz pois esqueçam os guardas chuvas no sul do continente e eu levo na mochila aquelas mini toalhas de mãos para secar imediatamente o rosto caso molhe com chuva, afinal frio e umidade sobre a pele não combinam.

  116. Carlos
    14/01/2017

    Na Russia, onde estive no à dois anos, essas roupas de “frio extramo” congelam e quebram como vidro. E nem estava muito vento, porque quando estava o congelamento éra muito mais rápido. O que fizeram é como ir ao frigorifico de um matadouro e lá ficar umas horas.

  117. Sarah Ponzo Lugon
    01/03/2017

    Parabens pelo blog e pela matéria Gleiber! To rezando aqui pra voce ainda responder comentarios! É que voce comentou uma coisa interessante…falou que é mais barato comprar roupas lá na noruega do que aqui no Brasil. Procede mesmo? Eu vou direto para Tromso e imagino que lá deve ser cariiiiissimo… mas sinceramente… está muito dificil comprar por aqui. Já li muita coisa, já fui na decatlon, mas olhei no site que a temperatura media de tromso é de -10 graus no periodo que eu estarei lá e fui na loja da decatlon e um moço teve a cara e pau de fazer um conjutno pra mim de : underwear + fleece de 50 GRAMAS + casaco corta vendo 300.
    Agora pesquisando mais um pouco vejo que um fleece de 50 gramas mal vai dar pra dormir aquecida, que dirá pra sair no frio à caça da aurora boreal…
    Já olhei o arco e flecha, mundoterra e tá batendo desespero.. Não tenho cacife pra bancar um casaco de (no minimo) 1000 da north face…
    🙁

    • Oi Sarah
      Então… quando eu disse que lá podia sair o mesmo preço ou mais barato, estava dizendo de produtos nessa faixa aí de 1000 reais da North Face. 300 reais para roupa térmica está muito barato. Talvez você ache coisas na faixa de 700 reais por lá, mas não espere algo mais barato que isso também. Não vou dizer que não exista. Mas esteja preparada. Ver a aurora não é nada barato também por isso.. 🙁