Praça dos Girassóis em Palmas – Tocantins

Tive pouquíssimo tempo para conhecer Palmas, no Tocantins, durante o Adventure Bloggers. Mas ainda assim, deu tempo de dar umas voltinhas na Praça do Girassóis, a segunda maior praça do mundo. De dia e de noite!

Monumento aos 18 do Forte de CopacabanaMonumento aos 18 do Forte de Copacabana, escultura forte

Como cidade planejada que é, Palmas conseguiu erguer um espaço bonito e interessante para passear quando você estiver pela cidade. Veja você mesmo se vale ou não a visita.

 

A Praça dos Girassóis à Noite

Dizem que boa companhia é o segredo para uma boa viagem. Não tenho a experiência ainda de viajar sozinho, mas digo que acredito nesta máxima.

Depois de 5 dias imersos na natureza do Jalapão, chegamos em Palmas sedentos por um pouco de internet. Mas, em vez de se atolar no Facebook ou enviar dezenas de fotos para o Instagram, o que fomos fazer?

Blogueiros do Adventure Bloggers

Jantar entre amigos e dar uma volta todos juntos na Praça, ué!

E o mais legal: contamos com a presença ilustre do Eduardo (o Dudu!), blogueiro de viagem e morador de Palmas. A ajuda dele foi essencial para todos nós, Adventure Bloggers e eu não me canso aqui de agradecer. Em troca, posso apenas deixar uns links para os sites do cara:

Blog: http://www.duduafora.com.br/
Fanpage no Facebook: Dudu Afora
Twitter: @duduafora
Instagram: @duduafora

A gente riu muito, viu a lua nascer e comprovou que a região é muito segura, mesmo tarde da noite. Só não era muito fácil fotografar sem tripé, mas até que conseguimos ver alguns palácios e monumentos.

Palácio Araguaia à Noite

A Roberta, sempre prevenida, salvou a pátria como sempre e conseguimos, no final, registrar alguns momentos no centro geodésico do Brasil (a cidade foi projetada para nascer em torno deste ponto!).

Blogueiros do Adventure Bloggers 2

 

Praça dos Girassóis de Dia

No outro dia de manhã, a parceria continuou. O Guilherme Mainieri, infelizmente, já tinha zarpado e o Eduardo dessa vez não pode se juntar ao grupo. Mas foi lindo ver todo mundo acordando cedo para clicar as atrações sob a luz do Sol.

Guarita para entrar no palácio do governo

E o que tem lá para ver? Tem o Memorial à Coluna Prestes, obra Niemeyeriana típica, impossível passar desapercebida.

Monumento Coluna Prestes

Tem os palácios de cada um dos três poderes. O Palácio Araguaia, sede do poder executivo, sem dúvida é uma verdadeira obra de arte.

Palácio do Governo Estadual do Tocantins

Tem também playground, espaço para lanches de rua, calçamento com motivos indígenas, uma rosa dos ventos gigante, o monumento aos 18 do Forte de Copacabana, e assim por diante.

Barracas fechadas de manhã

Bem, a praça é realmente imensa, dá para caminhar por algumas horas visitando tudo.

Blogueiros no Centro Geodésico do Brasil

A gente, obviamente, teve que voltar ao centro geodésico para fazermos mais uns cliques, né? Até porque, depois de termos parado uma viatura da polícia pedindo ajuda (para encontrar o lugar) na noite anterior, o mínimo que a gente podia fazer era aproveitar muuuuito e tirar duzentas mil fotos, concordam?

Marco do Centro Geodésico do Brasil

Mesmo no calor das 10 horas da manhã, já passando dos 30 graus, a boa companhia fez o tempo passar bem rápido (e com a ajuda da sombra de algumas árvores, hehehe). No fim, saí com uma excelente impressão da capital do Tocantins.

Flamboyants vermelho e amarelo

Isso que não deu para conhecer nem as praias, nem as cachoeiras do entorno de Palmas, hein?

E veja nossos outros posts sobre essa viagem:

O que tem para conhecer no Jalapão
Como é o acampamento da Korubo

Dia 1
Canyon Sussuapara

Dia 2
Andando (e caindo) de Caiaque

Dunas Douradas

Dia 3
Fervedouros do Jalapão – águas onde é impossível afundar
Cachoeira da Formiga
Artesanato de Capim Dourado em Mateiros

Dia 4
Trilha na Serra do Espírito Santo ao Por do Sol

Dia 5
Cachoeira da Velha e Prainha

Dia 6
Praça dos Girassóis em Palmas – TO

 

 

Nosso compromisso com nossos leitores e por transparência estará assegurado durante todo o evento. Apesar do patrocínio para a viagem, teremos total liberdade de contar nossas experiências para vocês, independentemente se elas forem boas ou ruins. Sem essa garantia, não teríamos topado o desafio.

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:7
Posts Relacionados:
04
Oct
2013
7 comentários
  1. Que legal os gifs!!! O Dudu é muito legal. Tô até com saudades do calor de Palmas!

  2. Dudu
    04/10/2013

    Iuruuu, massa demais!!! Valeu Gleiber e toda a turma do #AdventureBloggers, foi um “prazerzão” conhecer e tá com vcs!!!!Valeu mesmo, o #Post e animação ficou 1.000…eheheh..abçs… :))

    • Isso aí, parceiro! Tomara que eu consiga ajudar um pouco aí na divulgação do seu blog também, que é jóia.

  3. Cris Marques
    06/10/2013

    Genteee que irado esse post com gif. Adorei a ideia! Posso copiar? hahaha Realmente esse “passeio” noturno não teria sido tão bom se não fosse pelas pessoas queridas. Bjooos

  4. Palmas repercute positivamente como destino turístico em blogs de viagem | Diário do Congresso - Os Bastidores do Poder On-line
    10/02/2014