Museus de Cusco inclusos no Boleto Turístico

Cusco, além de ser uma boa base para vários passeios legais pelo Vale Sagrado, tem um monte de atrações turísticas. A cidade foi o berço de escolas próprias de arte, construiu lindas igrejas e tem histórias para contar dos tempos do incas (e também da sangrenta invasão espanhola). Você sabia que visitar alguns museus de Cusco pode sair completamente de graça?

Monumento Pachacutec em Cusco

O segredo (nem é tão segredo assim) é bem fácil: o seu Boleto Turístico. Com ele, você tem ingresso garantido em 5 museus. Nem todos são, assim, superempolgantes. Mas para nós, serviu muito bem para um daqueles morosos dias de chuva.

Vamos conferir?

 

Usando o Boleto Turístico para visitar museus de Cusco

Você chegou em Cusco, comprou seu Boleto Turístico para fazer o City Tour e o Tour do Vale Sagrado. Se você prestar bem atenção vai reparar que ele vale por 14 dias e inclui um monte de outras atrações além dos roteiros mais famosos.

A gente, depois de examinar bem o nosso boleto, sentiu uma vontade incontrolável de completar a “coleção” e furar todas as atrações.

boleto turistico de cusco frente

 

Furar?

Isso mesmo! É só apresentar o papel na bilheteria e, em vez de pagar o ingresso, eles fazem um furo no seu boleto, indicando que você já visitou aquele lugar. E a nossa coleção ficou quase completa!

Os dois únicos furinhos que faltaram foram de ruínas que a gente visitou, mas não “furou”. Eu conto melhor essa história neste post (sobre o City Tour de Cusco, quando passamos só na frente de Puka Pukkara) e neste outro post aqui (em que o motorista nos levou até a Pikillakta errada durante o Tour do Vale Sagrado Sul).

 

Os Museus de Cusco Inclusos no Boleto Turístico

São 4 os Museus inclusos, além do um monumento, que tem um minimuseu dentro. Não vá imaginando atrações muito empolgantes, hein? Mas deu para cobrir uma manhã preguiçosa, enquanto esperávamos o horário para o nosso voo de partida, no último dia da nossa viagem.

Como saber os horários de abertura e fechamento? Como saber o endereço de cada um? Repare que no verso do próprio boleto estão estas informações, incluindo até mesmo um mapa da cidade. Foi assim que soubemos como encontrá-los.

Veja:

boleto turistico de cusco verso

 

Monumento Pachacuteq

Esse foi o mais difícil deles. A gente achava o tempo todo que o Monumento era simplesmente aquela estátua do Inca que fica na praça principal da cidade, a Plaza de Armas.

Torre da Igreja da Companhia de Jesus em CuscoO inca da plaza de Armas (este) não é o “Monumento Pachacutec” do Boleto Turístico!!!

Quanta ilusão… O monumento mesmo fica bem longe do centro, perto de uma estação de trem, no final da Avenida Sol.

Museus de Cusco - Avenida Sol

Quando estiver chegando perto, você verá que não tem como passar desapercebido.

Cusco Museus Monumento Pachacutec

Nós fomos à pé (tínhamos todo o tempo do mundo) e no caminho, descobrimos umas praças bonitinhas.

Praças de Cusco

Quando estávamos quase chegando lá, achamos o verdadeiro Mercado de artesanatos da cidade (até então, achávamos que era o Mercado São Pedro, no centro, perto da igreja de mesmo nome).

Mercado de Artesanato de CuscoMercado de Artesanato de Cusco

Para subir lá em cima e colocar as mãos nos pés da estátua imensa, você sobre uma escadaria em espiral. A cada andar, um minimuseu vai contando a história dos incas, da sua cultura e até da sua genealogia.

Monumento Pachacutec em Cusco

É pequeno, simples, mas interessante. E a vista lá do alto é incrível!

Museus de Cusco - vista da cidade

 

Museu de Sitio del Qorikancha

Esse é outro que pensávamos já ter visitado. Mas estávamos enganados. Como tínhamos já visitado Qorikancha durante o City Tour, achávamos que o Museu era a mesma coisa. Mas não! Qorikancha não faz parte do boleto. E o Museu incluso, que é bem pequeno, tem às portas abrindo para a Avenida Sol.

Museu de Sitio del QoricanchaEmbaixo o museu incluso no boleto, no alto Qorikancha propriamente dita

A fachada é pequenina, meio subterrânea, por isso discreta. Lá dentro, umas pérolas arqueológicas da cultura quéchua! Um do exemplos é a representação perfeita do ritual de prosperidade praticado pelos Xamãs da antiga cultura ainda nos dias de hoje. Sabemos que é real, porque no hotel Rio Sagrado havíamos participado de uma cerimônia como essa!

Museus de Cusco - Ritual de Prosperidade

O museu, gente, tem até exemplares de múmias! Desculpem a qualidade das imagens.

Múmia em um dos Museus de Cusco

Fotografar ali era proibido, então tivemos que usar algumas técnicas ninjas, digamos, ilícitas.

Museu de Sitio de Qorikancha cosmologia inca

 

Museu Histórico Regional

Este museu é um charme. Tem muitos objetos arqueológicos dentro de uma construção que lembra muito antigos conventos barrocos que tivemos a oportunidade de visitar pelo país.

Museus de Cusco - Museu Historico Regional

Visitando seus dois andares, a gente começou a perceber que estávamos gastando mais tempo do que tínhamos planejado e tivemos até que nos apressar para poder conseguir ver tudo.

Museus de Cusco - objetos arqueologicos

Deu tempo, felizmente, para admirar umas obras da escola de arte Cusqueña, que tem por característica usar elementos da cultura inca em sincretismo com imagens católicas. Veja o saiote desse Cristo, por exemplo:

Museu Histórico Regional de Cusco

Deu para viajar bastante ali, que foi o meu museu preferido.

Museu Histórico Regional de Cusco - Pintura cusqueña

 

Museu de Arte Popular

Este é um lugar divertido. Fica bem embaixo do lugar onde se compra o Boleto Turístico, inclusive. Dica: se você for comprar o boleto você, já dê uma passadinha ali, que é grátis.

Museus de Cusco - Museu de Arte Popular

Neste espaço, estão representadas manifestações da cultura popular andina. Tem artesanato, máscaras usadas nos festejos religiosos e até roupas típicas.

Museus de Cusco - máscaras festivas

Adoramos as miniaturas de igrejas e também esta obra feita de lascas de madeira mostrando uma batalha entre um condor e uma serpente (eu acho).

Obra de arte no Museu de Arte Popular

 

Museu de Arte Contemporaneo

Este foi o último museu que visitamos, já debaixo de chuva. #Ficadica para você que pode ficar sem ter muito o que fazer na cidade em caso de mau tempo,hehehehe.

Museu de Arte Contemporaneo

O edifício tem a mesma arquitetura do Museu Historico Regional, mas também serve como sede para alguma outra coisa, porque tinha um monte de estudantes fazendo fila para assistir a alguma apresentação num auditório.

Obra do Museu de Arte Contemporanea de cusco

A sala do museu mesmo é bem pequena, praticamente tendo apenas alguns quadros de um artista contemporâneo à venda. Como linha geral, víamos uma tentativa de retratar um pouco da alma do povo da Cordilheira. Lindas obras.

Museus de Cusco - Arte Contemporânea

 

E o Centro Qosqo de Arte Nativo?

Esta é outra atração inclusa no Boleto Turístico, mas que merece um post à parte. Lá rola apresentações de dança todas as noites, um evento muito legal e que dura cerca de uma hora.

 

Quer pesquisar agora um hotel para ficar em Cusco? Vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando lá após ter clicado no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Banner Horizontal Peru

Quer ler outros posts nossos sobre o Peru? Clique no banner acima. Ou navegue nos links abaixo:

Cusco

City Tour em Cusco – Catedral e Qorikancha e Sacsayhuaman
Entenda o Boleto Turístico de Cusco

 

Vale Sagrado

Vale Sagrado dos Incas
Maras e Moray

 

Machu Picchu

Como Chegar a Machu Picchu
Aguas Calientes – o portal para Machu Picchu
E finalmente… Visitando Machu Picchu

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:6
Posts Relacionados:
10
Sep
2013
6 comentários
  1. Poxa, não fiz nada disso. Nossa viagem foi muito corrida, passamos uma tarde em Cuzco, gostaria de ter ficado mais tempo. Ótimo o post, deu pra ter uma ideia boa dos lugares. E adorei as técnicas ninjas de fotografia, também adoto. Odeio esses lugares onde não pode fotografar. rs. Abs.

    • Pelo menos esse era o único dos museus em que era proibido. Não entendi por quê… 🙁 Mas com essas visitas a gente praticamente completou os furinhos. Isso é que importa! kkkkk

  2. Nathalia
    19/07/2014

    Querido Gleiber, super obrigada pelas dicas de museus! Estou indo em agosto pra lá e adorei!! Vocês chegaram a fazer o Planetário em Cusco? Vou fazer pois vi avaliações incríveis no TripAdvisor, mas queria uma dica sua também rs

    • Oi Nathalia. A gente não foi no planetário não. Estamos sabendo da existência dele através de ti. 🙂

      • Nathalia
        04/09/2014

        Oi Gleiber, tudo bem? Queria de dar um retorno sobre o planetário, pois estive lá na última segunda. O valor foi 300 soles para meu pai e eu (exclusive tour), com duração de 1h40 (incluindo a meia hora de ida e volta na van), sendo que houve desconto pois agendamos com mais de 1 mês de antecedência. O passeio apresenta uma explicação visual sobre constelações + a observação do espaço por um telescópio amador (eles mesmos disseram isso). Vale a pena, mas não é nada do outro mundo! Espero que a dica ajude outros viajantes. Beijos!

        • Oi Nathalia
          Legal compartilhar com a gente. Eu fui só uma vez num planetário e não gostei muito. Pelo jeito o de Cusco é só mais um deles, hehehehe
          Abração.