Barcelona e alma de Gaudi

By Rodrigo Molina

Hoje vou pela primeira vez publicar sozinho aqui no blog, aproveitando que nossos andarilhos Gleiber e Sandro estão desbravando a Irslândia (Irlândia e Islândia) e que em breve nos brindarão com suas aventuras por aqui…

Barcelona - Gaudi

Fazer uma viagem a Barcelona é sem dúvida mergulhar em vários encantos. Uma das cidades mais agitadas de toda a Europa, uma cidade alegre e cheia de vida, além de ter em pleno céu aberto obras de Gaudi espalhadas por toda a cidade.

 

Mas vamos partir do começo… É fácil chegar a Barcelona de qualquer lugar da Europa, seja de trem ou  de avião, enquanto do Brasil há um voo direto pela Singapore Airlines, que dizem ser excelente. Fui pela Swiss Air e como sempre, um voo muito tranquilo e bom serviço de bordo além de uma escala no tranquilo e confortável aeroporto de Zürick, na Suiça.

O aeroporto de Barcelona (El Prat) é o mais importante da região da Catalunha e o segundo do país, e está localizado a 18Km do centro (Plaça Calalunya). A maneira mais fácil e barata é ir de ônibus, que em meia hora chega ao seu destino, tendo ainda outras paradas. Outras opções seria o trem e taxi.

 

O Catalão

Ao ouvir o catalão, a língua mais falada em Barcelona e na Catalunha, com certeza vai sentir um estranhamento… Tentará compreender mas não vai conseguir… Uma mistura de espanhol, com francês e até mesmo em alguns momentos italiano ou português! Um exemplo é a palavra SORTIDA (saída) da junção do francês (Sortie) com o espanhol (Salida).

salida

 

 

Mas como começar a explorar a cidade de Barcelona?

Sugiro iniciar pelo marco zero da cidade, a Plaça Catalunya, localizada na região conhecida por Eixample (que significa expansão). Já vale ficar um tempinho ali para umas belas fotos e admirar os prédios históricos em volta. Esta praça é o ponto inicial para dois passeios – Las Ramblas e Passeig de Gracia.

IMG_1834

No Passeig de Gracia, uma via linda, arborizada e movimentada, você já vai se deparar com inúmeras obras de Gaudi, a começar pelos bancos por toda a via. Duas importantes casas projetadas por ele também devem ser visitadas. A Casa Batló. Uma fantástica obra encomendada por Josep Batló i Casanovas, concluída em 1906, mostra uma fachada com formas orgânicas, galerias em arco branco com a impressão de estar no esqueleto de um animal e telhado com chaminés e uma estrutura que lembra o dorso de um dragão. Até o reservatório de água tem seu charme com o reflexo nas paredes.

IMG_1801

A Casa Milà, também no Passeig de Gracia, chamada de La Pedrera é a maior construção de Gaudi à arquitetura civil de Barcelona. O que chama a atenção é não haver uma única parede reta no prédio.

560365_442967875717564_582277155_n

Ainda no Eixample você vai se deparar com a mais diferente das igrejas da Europa, o Temple Expiatori de la Sagrada Familia, e a maior obra de Gaudi. Uma obra ambiciosa iniciada em 1882 que tomou 14 anos de sua vida. Quando faleceu somente a torre da Natividade havia sido concluída. A obra é grandiosa e ainda está sendo construída. As fachadas da Paixão (oeste) e da Natividade (leste) são as mais lindas. Apresenta quatro torres que representam os evangelistas, oito campanários (serão doze, uma para cada apóstolo), escadarias e uma Cripta (onde está enterrado o corpo de Gaudi) e onde se realizam as missas. A fila que se forma para a visitação ao Templo é grande mas vale a pena aguardar.

Sagrada Família - Barcelona

IMG_1899

 

 

A Cidade Velha

Na cidade velha é possível conferir vários pontos interessantes da cidade, a começar pela mais famosa das avenidas – Las Ramblas (As Alamedas). Um mar de pessoas de todos os lugares do mundo poderá ser visto aqui. Vendedores ambulantes, lojas de flores, cafés e restaurantes charmosos chamam a atenção, além dos prédios históricos que margeiam esta grande alameda.

Ramblas de Barcelona

IMG_2276

Deve ser dada atenção ao Gran Teatre del Liceu, onde tive o prazer de assistir a reabertura da ópera de Barcelona. Outro ponto de não pode ser deixado de visitar é o Mercat de Sant Josep, conhecido como La Boqueria. É o mercado de alimentos mais colorido de Barcelona. A dica do andarilho aqui é aproveitar no fim da tarde para ir ao mercado e comprar frutas e sucos de frutas na hora da xepa. Você vai comprar bandejas de frutas picadas e sucos frescos por um euro, além da visita ao mercado que é fantástico.

Mercado de Barcelona

No extremo das Ramblas, à beira mar, você vai encontrar o Monument a Colon (Estátua de Cristóvão Colombo). Detalhe, o seu braço está apontado para a África e não para as Américas.

Monument a Colon

Próximo às Ramblas temos o Bairri Gòtic, que é o verdadeiro centro de Barcelona. A Catedral de Barcelona é o ponto alto do bairro, com sua fachada do século XIX e no seu interior com pinturas medievais catalãs. Na Plaça de Sant Jaume ficava o antigo fórum romano e hoje se encontra o Palau de la Generalitat.

Catedral de Barcelona - Bairro Gótico

Dica de passeio – El Born

El Born é um minúsculo bairro ao lado do Bairro Gótico a partir da Via Laiteana. Neste bairro está uma das mais belas igrejas de Barcelona a Igreja Santa Maria del Mar. Esta igreja corresponde ao mais perfeito exemplo de arquitetura gótica catalã. Ao seu redor vários cafés convidam a uma paradinha e apreciar a fachada desta basílica.

533053_442981735716178_1631656328_n

O Museu Picasso inaugurado em 1963, com um acervo de 3 mil itens, mostra obras desde os 15 anos de Picasso. A obra em destaque deste museu é a série As Meninas, composta por 44 pinturas inspiradas na obra de Velázquez.

Vale a pena mais uma paradinha em algum dos barzinhos com mesas na rua nesta região. Sugiro a Taverna del Born onde o Pa amb tomaquet (Pão com tomate) e Tapas (Tira-gostos) de Jamon Serrano com uma cerveja catalã formam um excelente trio enquanto se observa o movimento na rua. O passeio termina com uma parada na Chocolateria Brunells.

539943_442982579049427_2066533493_n

Outro ponto legal do passeio é o Arc del Triomf  bem em frente ao Parc de la Ciutadella. Se você estiver em Barcelona no fim de semana, rola uma feirinha entre o Arco do Triunfo e o Parque. As comidas são ótimas!!!!

IMG_2423

 

 

Montjuïc

É uma colina junto ao porto comercial, no sul da cidade, considerada a maior área de lazer de Barcelona. Não deixe de passear por Poble Espanyol (Vila Espanhola), sempre muito frequentada à noite, o Museu Nacional d`Art de Catalunya e a Fundació Joan Miró.

Estando em Montjuïc, o passeio de bondinho é obrigatório, até o Castell de Montjuïc, uma grande construção do século XVIII, que hoje abriga o museu militar e proporciona uma exuberante vista de Barcelona. Na saída do bonde há um bom restaurante com uma linda vista de toda cidade, detalhe é que eu esqueci completamente o nome do restaurante!!!

 IMG_2089

Outros pontos Imperdíveis em Barcelona

Parc Güell

Ir a Barcelona e não ir ao Parc Güell é como ir a Roma e não visitar o Coliseu. Esta obra a céu aberto de Gaudi, encomendada em 1910 e sempre  lotada é um verdadeiro espetáculo. Desde a rua é possível ver as minitorres do parque e suas curvas sinuosas. Na escadaria da entrada já é possível observar um dos símbolos do parque, A Salamandra recoberta de mosaico e abaixo uma cabeça de serpente. De vários lugares é possível ter vistas lindas de Barcelona. Os destaques do parque são a Sala das Cem Colunas e a Praça com uma sinuosa bancada de mosaicos coloridos.

IMG_1996

IMG_2008

IMG_2023

 

 

Port Olimpic

A região do porto de Barcelona foi toda revitalizada e restaurada para as Olimpíadas de 1992 e se tornou uma região com bons restaurantes, bares, cafés e claro praia. No verão a praia é lotada e rola lual e várias festas.

 

Camp Nou

Para os amantes de futebol, e até mesmo para aqueles que não gostam, a visita ao Estádio do Barcelona Futebol Clube é um passeio fabuloso. É possível pisar no gramado, ir à sala dos troféus, na sala de imprensa e nos estúdios de narração. Se der sorte quem sabe não assiste a um treino e encontre Messi e Neimar.

575926_442965665717785_632115396_n

 

Dica do Andarilho:

A Estação de Metrô de Drassanes é considerada uma das 15 estações de metrô mais bonitas do mundo… Vale a pena conhecer!!!

 

Até agora não dei nenhuma dica gastronômica ou de lugar bacana pra se divertir, então chegou o momento… Barcelona é lugar pra não ficar parado. Rola festa e balada o ano todo, o melhor é saber qual o hot spot do momento.

IMG_1916

Quanto a restaurantes não posso deixar de sugerir o 7 Portes, um clássico e bem frequentado com uma excelente comida.

O Restaurant Tragaluz com sua impecável cozinha mediterrânea deve ser reservado. Fica na Passatge de la Concepció. Quase em frente temos o Boca Chica que já é ponto de encontro de gente bonita de Barcelona. No primeiro piso está o salão principal, luxuoso e sóbrio, com terraço que inspira a paz. No segundo andar, um bar de coquetéis e acima, terraço para fumantes. Mas o melhor do melhor é o sótão, onde estão os banheiros, integrados a uma mini discoteca, além das poltronas de cinema em meio às escadas!

Então aproveitem ao máximo Barcelona… Uma cidade que só vai te deixar saudades e vontade de voltar sempre!!!

Escrito por: Rodrigo Molina
Compartilhe:
comentarios:10
Posts Relacionados:
26
Aug
2013
10 comentários
  1. Roseane
    26/08/2013

    Bom dia!

    Nossa, parece até que vocês estavam adivinhando quando fizeram este post. Irei pra Barcelona agora em Setembro, apenas de passagem (1 dia e meio) e estava mesmo procurando saber o que poderia ver e fazer por lá. Com certeza a Sagrada Família já estava inclusa no meu roteiro e tb o Camp Nou, já que meus amigos e meu marido são fanáticos por futebol. Agora é tentar adaptar este pequeno espaço de tempo pra aproveitar um pouquinho dessa linda cidade.

    Até mais!
    Rose

    • Rodrigo Molina
      26/08/2013

      Oi Rose.
      Muito obrigado pelo comentário! Tenho certeza que vai querer voltar em Barcelona pq a cidade é fantástica! Vai faltar tempo pra tanto que ela tem a oferecer!
      Boa viagem e depois escreva aqui pra gente o que achou!!!
      Grande abraço!!!
      Rodrigo Molina

  2. Luiz Modesto
    26/08/2013

    Excelente post para quem pretende viajar para Barcelona.
    Muito bom, mt!
    Parabéns!

  3. debora borgs
    23/01/2014

    Amei! já quero ir! Agora! rs Parabéns pela matéria, mto bem escrita, consegui viajar com vc nos seus relatos!

    • Rodrigo Molina
      23/01/2014

      Mais uma vez obrigado Debora!!!
      Logo, logo tem mais viagens por ai…
      Abração

  4. Thiagonunes
    02/03/2014

    amigo, qual o melhor local para se hospedar ( próximo ao bairro gótico e estádio do barcelona? abraço

    • Rodrigo Molina
      03/03/2014

      Olá Thiago!
      Com certeza próximo ao bairro gótico!
      Vc ficará melhor localizado, com acesso a mais linhas de metrô e tram.
      Como ali é um pouco mais caro uma boa opção caso esteja com mais pessoas seria alugar um flat. Vc vai encontrar flats no bairro gótico ou El Born no booking.
      Espero ter ajudado!
      Grande abraço e depois nos conte aqui o que achou e se o post te ajudou!!!
      Boa viagem!!!

  5. Joab Maciel
    18/07/2014

    Vou passar três dias em Barcelona e com certeza usarei muitas das dicas encontradas aqui. Excelente postagem!

    • Rodrigo Molina
      19/07/2014

      Muito obrigado pela msg e quando regressar conte pra gente se o post ajudou! Grande abraço e ótima viagem!!!

      Rodrigo