Dicas do que fazer em Dubrovnik, Croácia

Sabe aquele lugar elogiado por 100 entre 100 especialistas em Turismo? Duvido que você já tenha ouvido alguém falar mal dessa linda cidade croata, presa entre o mar e as montanhas, na costa ensolarada do Adriático. Depois de ver as nossas dicas do que fazer em Dubrovnik, decida você mesmo se é possível um lugar ser assim tão perfeito.

Dubrovnik Croácia Bandeira

Já vou dando a minha opinião. Este é, com certeza, um lugar que merece todos os elogios que você já ouviu por aí. Eu tenho, bem da verdade, só uma reclamaçãozinha, mas vou deixar para falar só no final do post para deixar vocês curiosos, hehehehe.

 

Chegando em Dubrovnik

Não inventamos muita moda quando chegamos na cidade. Tínhamos ouvido falar que o táxi ali não era muito caro e encaramos uma corrida entre o aeroporto e a cidade, que ficam 20km uma da outra.

Há, claro, a opção de ir de ônibus comum (transporte público) ou de ônibus executivo (“Atlas“). Este último sai por meros 5 euros, mas na época eu não entendi bem como funciona o esquema e resolvi não arriscar.

Infelizmente, eu não lembro do preço da corrida. Mas uma coisa eu digo: você já vai se deslumbrando com a paisagem só de fazer esse caminho. Penhascos a beira-mar e diversas curvas de montanha eram cenários que nos acompanhariam pelos próximos dias…

Dubrovnik Croácia Dalmacia

 

Centro Histórico de Dubrovnik

Com seus 30 mil habitantes, Dubrovnik não cabe toda dentro das muralhas medievais que protegem o seu centro histórico.  Só o aeroporto, como eu disse acima, fica a 20km de distância. O porto principal, a rodoviária, centros comerciais e muitos hotéis também ficam do lado de fora.

Dubrovnik Croácia fora dos murosEssa linda fonte fica do lado de fora da muralha

Só que o “quente” mesmo é o lado de dentro, onde não entram carros e as ruelas antigas lembram as labirínticas ruazinhas de Veneza.

Isso mesmo! Você jura que vai dobrar uma esquina e dar de cara com um canal (não fossem as ladeiras e escadarias, claro)! Culpa da arquitetura, que é, de fato, veneziana. Não é mera coincidência. É que a cidade (assim como quase todo o Adriático) pertenciam à Veneza ali pelos séculos XIII e XIV.

Dubrovnik Croácia ruelasRuelas “venezianas” ou napolitanas?

 

Para entrar lá dentro, desça do táxi (ou do busão) em frente ao portão de Pile e prepare-se para caminhar por umas rampas. Centenas (ou seriam milhares?) de turistas estarão caminhando pelas ruas, naquele clima despretensioso de cidade de praia.

Dubrovnik Croácia Portão PilePortão Pile

Do portão, a rua reta que temos cidadela adentro é a Stradun (Placa), o lugar por onde você vai passar 20 vezes por dia. Você vai experimentar todos os sorvetes do caminho e se espantar com o brilho do chão. Mas o mais curioso mesmo é a igreja que está bem ali no início da rua, do lado esquerdo de quem acabou de passar pelo portão.

Dubrovnik Croácia StradunStradun

Tem um degrau meio “nada a ver” na parede e todo mundo sobe ali, abre os braços e se equilibra por alguns segundos até que alguém tira a sua foto. Para quê? Qual o significado? Não sei! Mas, na dúvida, estava todo mundo fazendo e eu acabei tirando uma foto também!

Dubrovnik Croácia São Saviour

Bem em frente dessa igreja, fica uma fonte redonda, a “Grande Fonte de Onofrio”. Impossível passar batida, dado a profusão de artistas de rua e ambulantes (tinha um até com um tucano nos ombros!). É dali que saem os city tours à pé para conhecer a cidade. A gente não fez, mas deve ser legal!

Dubrovnik Croácia grande fonte de onofrio

Seguindo a Stradun até o pequeno porto, você vai chegar à torre do Relógio, a mais alta da cidade. Do lado esquerdo, está o Plácio Sponza, com seus arcos muito parecidos com o Palazzo Ducale de Veneza.

Dubrovnik Croácia relogioO relógio

Do lado direito, está a inconfundível igreja de São Brás, cheio de jovens sentados nas escadarias em seu clima de azaração permanente.

Dubrovnik Croácia São Blasio à noite

Dubrovnik Croácia igreja de são blasio

Tem uma hora que você, subindo uma escadaria, chega até um praça mais elevada, onde fica a catedral da cidade. A gente não entrou dentro de nada, mas caminhamos por todos os cantos até nos perdermos várias e várias vezes.

Dubrovnik Croácia escadarias

Apesar da grande beleza das construções e do astral über-divertido das dezenas de barzinhos, o mais legal da cidade, na minha opinião, é passar pela muralha que circunda a cidade. Ver os telhadinhos cor-de-laranja no por do Sol, então… Foi realmente inesquecível.

Dubrovnik Croácia telhados

 

A Muralha de Dubrovnik

Para comprar seus ingressos, vá a bilheteria que fica perto da grande fonte do Onofrio. O preço de 90 kunas é meio salgado, mas acredite, você nem vai dar bola depois que começar a caminhar. Há vários pontos ao longo da muralha em que dá para descer de volta para a cidade (e, consequentemente, vários pontos em que você pode ingressar nela).

Dubrovnik Croácia muralhas

Lembre-se de guardar o seu bilhete para poder entrar e sair à vontade caso dê vontade de abandonar o “tour” um pouco para curtir alguma das atrações que esteja enxergando “lá embaixo”. Para fazer toda a volta, programe-se para gastar 2 horas ou mais!

Dubrovnik Croácia paisagem

No dia em que estávamos por lá, o calor era de fritar ovo no asfalto (ainda bem que não há asfalto em Dubrovnik!). Então vá com calma e se hidrate bastante.

Dubrovnik Croácia Igreja

E prepare-se para tirar centenas de fotos lindíssimas. Além dos telhados super fotogênicos e das texturas surreais das paredes históricas, há várias fortalezas, torres, igrejas…

Olhando para o outro lado, o Adriático dá o seu show particular, com dezenas de barcos, ilhas, reentrâncias.

Dubrovnik Croácia fortes

Como não se apaixonar por Dubrovnik? <3

Dubrovnik Croácia por do sol

 

Muralhas de Dubrovnik – resumo

Site oficial: http://www.citywallsdubrovnik.hr/
Ingresso: 90 kunas (adultos) 30 kunas (crianças)
Horários: Das 08:00h às 19:30h na alta temporada; das 08:00h às 15h no inverno.
Uma vez que você deixe a muralha, tem 30 minutos para entrar de novo, pelo mesmo portão.

Dubrovnik Croácia vista

 

Mas afinal, o que fazer em Dubrovnik?

Dubrovnik é um lugar para se perder, para caminhar, para desfrutar. É um lugar ímpar, que combina beleza arquitetônica e natural. Então, não precisa preocupar-se com roteiros. Deixe-se levar!

Dubrovnik Croácia Andarilhos do Mundo

Claro que, no entorno da cidade, há diversas atrações que possam lhe interessar. A melhor vista para fotografar a cidade, por exemplo, fica a uns 5km na direção do aeroporto. Tem ainda um teleférico que te leva para o alto da montanha, caso queira ter o prazer de ver tudo de um outro ângulo.

Dubrovnik Croácia mar

Para os fãs de esportes, tem passeios de caiaque pelo mar em volta da cidade, além de tours de lancha pelos mares dos arredores.

Dubrovnik Croácia porto a noite

Tem até gente que paga a consumação caríssima dos barzinhos que tem “praia” privativa na face externa na muralha!

Dubrovnik Croácia praia

Tem passeios para ilhas vizinhas, para todos os gostos imagináveis (e com todos os preços possíveis também, incluindo um passeio de galeão ao estilo do século XVII, que a gente fez!).

Dubrovnik Croácia portoAlguns passeios saem desse porto, no centro histórico. Outros, saem do porto principal. Fique de olho!

Para um lugar que dá para conhecer bem à pé num único dia, você poderia até passar uma semana que não se entediaria. Garanto!

Dubrovnik Croácia troca da guarda

 

E qual era o defeito mesmo?

Sabe quando você tem a sensação de que todo mundo teve a mesma ideia que você? Que o lugar é tão cheio de gente que não dá para se sentir “paparicado” ou “exclusivo”? Sabe aquele lugar em que para comprar um mísero sorvete, você tem que enfrentar uma fila com mais um dúzia de outros turistas?

Dubrovnik Croácia povo na rua

Todo mundo já descobriu Dubrovnik… Esse é o seu único defeito. 🙁

Veja alguns blogs que também já estiveram em Dubrovnik:

VIAPLAN – Viagens Planejadas
Diário Radical
Contando as Horas
Catálogo de Viagens
Dri Everywhere
Manu do outro lado do mundo

 

Procurando um hotel no país? Se você usar nossa caixa de busca, a gente ganha uma comissão do Booking.com! Ajuda aeee!

Que ler mais posts sobre a Croácia? Clique no banner abaixo ou nos links relacionados a seguir:

andarilhos do mundo croacia e eslovenia

Veja mais:
Dicas do que fazer em Dubrovnik

Elafiti Islands num barco do século XVII
Praias urbanas de Split – dá para chamar aquilo de praia?
Medjugorje – um santuário da Virgem em plena Bósnia
Hvar em bate-e-volta: não faça isso!
+ Lagos de Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:112
Posts Relacionados:
08
Jul
2013
112 comentários
  1. Viviane Avila
    08/07/2013

    Adorei esse post!As fotos, os comentários e principalmente as dicas. Vcs arrasaram!!!Dubrovnik está na minha lista de desejos…Gostei mais ainda desse lugar! Sigo acompanhando vcs 🙂

  2. Isabelle
    08/07/2013

    Em que mês você foi?

  3. Luffi
    09/07/2013

    Dubrovnik foi uma das maiores supresas que as viagens me trouxeram, ainda hoje sonho com a beleza daquela cidade tão surpreendente. O Vosso psot está excelente e deu para recordar mais uma vez aquele lugar que todos deviamos visitar. Parabens

    • Que legal saber que o nosso blog também está sendo lido “além-mar”! Obrigado pela visita, adorei também o seu blog! Acho tão bonitinho quando vejo vocês, portugueses, usando a “segunda pessoa”… <3

  4. Lindas fotos!
    Bom saber que a Croácia é mais do que Zagreb. Dubrovnik é linda!
    Parabéns pelo post!
    Abraços!

    • Valeu Gustavo! Abração, véi

    • Cris
      31/07/2013

      Poxa! Sem dúvida há lugares maravilhosos na Croácia! É um dos meus países preferidos e olha que ainda não cogitei ir a Zagreb. As praias e a arquitetura de algumas cidades da istria como rovinj, motovun, groznjan, porec, etc., são deveras deslumbrantes.

  5. Manoela
    09/07/2013

    Gleiber, a Croácia não é um daqueles lugares que vc chega e pensa: dá pra passar um mês aqui? Caracas eu amei MUITO! Seriamente considero tirar um dia férias e só ir pra lá… e Dubrovnik, nossa é de tirar o fôlego! Vc ja viu uma série chamada GAME OF THRONES? Então foi gravada lá! Daí entendemos a riqueza do lugar em conseguir reproduzir até hj uma cidade medieval.
    Bjos!!

    • Siiiim! Eu adoro game of thrones, tô devorando os livros, inclusive. Mas minha paixão por Dubrovnik veio antes pela minha paixão pela série, ehehehe. E sobre o degrau, putz! Não fiz nenhum pedido, e agora?

  6. Manoela
    09/07/2013

    Ahhh Gleiber!!! Esqueci de falar! O degrau no meio da parede!! As pessoas sobem ali, se equilibram e fazem um pedido. Dizem que ele tb dá sorte! :o)
    Bjoss

  7. INCRÍVEL post DOC! Parabéns!
    Deu vontade de voar pra Croatia agorinha mesmo! 😉
    Tamo junto!

    • Depois você não acredita quando eu digo que na Europa tem uns lugares irados, hein? 😛

  8. Leonardo Sá
    10/07/2013

    Dubrovnik é muito legal! merece cada elogio!
    e a ilha de Lokrum é imperdível pra quem quer curtir praia!

  9. Boia Paulista
    11/07/2013

    Oi, Gleiber. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  10. Mage Santos
    13/07/2013

    Oi Gleiber!!
    Passei por Dubrovini sábado passado, voltando para a Itália. Me apaixonei, é mesmo linda e vale a visita. Cidade limpa, organizada, centro histórico medieval e suas construções daquela mesma cor clarinha… Linda!!
    Fomos ao Palácio do Reitor e andamos pelas muralhas. As atrações turísticas tem mesmo preços salgados, mas valem a pena.
    Quero voltar assim que der.
    Abraço,
    Mage

    • Que legal Mage! O bom é que para vocês aí está bem pertinho, né? Dá para ir e voltar várias vezes por ano… E muuuuito obrigado pela dica do São Braz. Estou corrigindo lá! Bjos.

  11. Carlos André
    16/07/2013

    Oi Gleiber, vamos para Croácia agora em agosto, mas vamos fica em Hvar antes, pensamos em ir até Dubrovnik de carro e talvez ficar de carro lá. O que você acha? Existem lugares legais, em especial praias, para onde possamos ir de carro, ou os melhores passeios são de barco? Adorei as suas fotos e o seu blog!

    • Tem muitos lugares para ir de carro sim. A gente também curtiu o país de carro, alugamos na saída de Dubrovnik. Só que, detalhe, na CIDADE de Dubrovnik, dentro das muralhas, os carros não circulam. Vc vai ter que ficar no hotel fora das muralhas. O caminho entre Split e Dubrovnik é recheado de praias lindas e para o sul, idem. Vcs vão adorar!

  12. Carlos André
    17/07/2013

    Oi Gleiber, então você acha que vale a pena ficar de carro em Dubrovnik? Nós vamos ficar fora daas muralhas, mas ficaremos em um hotel de onde poderemos ir à pé para o centro histórico e que tem estacionamento.

    • Até dá para ficar de carro um ou dois dias para poder passear pelos arredores (dá para ir a Kotor, em Montenegro de forma autônoma, por exemplo). Mas se vocês quiserem ver as coisas de Dubrovnik MESMO ou se forem fazer passeios de barco pelas ilhas do entorno, definitivamente o carro não é necessário. A gente, por questão de economia e praticidade, só pegou carro na hora de sair da cidade.

  13. Carlos André
    18/07/2013

    Legal Gleiber, nós vamos de Hvar para Dubrovnik de carro. Então devolvemos o carro logo quando chegar, e optamos por passeios de barco, então. Depois conto como foi. Valeu pela dica! Vou acompanhar seu blog a partir de agora!

  14. Fernando Gomes
    01/08/2013

    Oi Gleiber, td bem?
    Estamos indo de Split a Dubrovinik de carro de 4 a 6 de setembro . Vamos ficar no centro velho, dentro da muralha.
    Pergunto: vc idéia do preço da diária dos estacionamentos públicos??
    Obrigado
    Fernando

  15. Fernando Gomes
    01/08/2013

    Olá Gleiber, boa tarde.
    Mais uma informação: É possível ir de Dubrovinik para Hvar de catamarã ou Ferry ?
    Se houver, vc tem informações de horários e preços?
    Desde já agradeço,

    Abraço
    Fernando

  16. Ju Peghini
    04/08/2013

    Queries Gleiber, que saudades!
    Para mim é um orgulho, e porque não dizer uma emoção, ler e aprender um pouco mais sobre os destinos da minha lua de mel no seu site!!! Um beijo grande

    • Oi Ju!!! Que legal, a Croácia é linda, linda, linda!!! Perfeita para uma lua de mel. Não se esqueça de avisar isso ao pessoal do hotel, viu? Sempre rola uma paparicada básica! Bjão!

  17. Gisela
    06/08/2013

    Olá, irei a Croácia em setembro em excursão. Ficaremos um dia inteiro em Dubrovnik e no segundo dia, temos a opção de mais um dia lá ou um passeio a Montenegro. Estou completamente em dúvida se vale a pena conhecer Montenegro ou aproveitar mais um dia para explorar melhor esta linda cidade. Qual a sua opinião? Mais um pergunta, penso que o clima em setembro continuará quente, não?
    Abraço,
    Gisela

    • Sim! A Croácia é bem quente em setembro. Todos dizem que esse passeio a Montenegro é muito legal. Com o tempo que eu tinha, optei por fazer um passeio de barco pelas ilhas Elafite. Mas fiquei muuuuito na dúvida. Uma diferença prática: optar por ficar em Dubrovnik ou por fazer passeios pelos arredores também vai ser divertido e, definitivamente, mais barato.

  18. Glicia
    28/08/2013

    Olá! Tenho uma agencia de turismo em Macae, Rj to indo inicio de setembro p Eslovénia, Sérvia, Croácia e volto pela Áustria,por 20 dias de viagem, já sabemos algumas coisas sobre esses países, mande aquela dica q não pode faltar p viajantes fissurados…Ah, acredita q o mês de setembro êh calor? Só de dia? Melhores lugares p comer, não sou gastronômica e meu paladar êh quase infantil… Obrigada.

  19. Elaine
    23/09/2013

    Obrigado pelas dicas!

  20. Andriele
    26/09/2013

    Muito bom!!!! Nosso segundo dia aqui e resolvi procurar na net o que fazer, seu site eh ótimo!!! Parabéns!!!

  21. tulio pinheiro
    30/09/2013

    Vc despertou-nos uma vontade enorme de viajar pela região. Faremos 35 anos de casados em breve. Já sei onde me inspirar.
    Parabéns!!!!!

  22. Denise
    03/10/2013

    Acabei de voltar da Croácia e amei tudo. Muito mesmo ! A beleza das formações rochosas, a cor das águas, a arquitetura. Sem esquecer da segurança de caminhar pelas ruas (sem violência alguma nem trânsito complicado). Comida boa, também. rs. Já tava friozinho no final de setembro.

    Dubrovnik e Zadar ficaram como favoritas. Tbm gostei de Zagreb para bater perna sem compromisso.

    Obrigada pelas dicas (li antes de viajar).

  23. Alberto dos santos pereira
    14/01/2014

    Estive em dubrovnik e em split, um paraíso mais lindo do que as fotos, realmente um atmosfera unica. Seus olhos brilharão com nunca neste lugar. E SPLIT é um charme os barzinhos, a loja Zara, o Castelo de onde saiu a raça Dalmatas, foi o primeiro cão da raça que vivia no castelo do imperador Valério.

    • É verdade. Eu até publiquei um post falando mal das “praias” urbanas de Split, mas logo vou publicar sobre o lado bom da cidade. Pode deixar. Também amei Drubrovnik, claro.

  24. Mário Fernando
    16/01/2014

    Gleiber,

    Parabéns pelo texto, informativo e conciso.
    Estou viajando com vários familiares para a Europa agora em maio e pretendemos passar três dias na Croácia, Zagreb ou Dubrovnik. No grupo, há idosos de até 80 anos e este com dificuldades para caminhar. Percebi que há ladeiras e escadarias em razoável quantidade em Dubrovnik, confere? Fica difícil para idosos?

    Abraços, Mário Fernando.

    • Bem, para andar pelas muralhas há centenas de escadas. Mas para entrar dentro da cidade murada e andar pelas ruas principais, o caminho é plano até o porto. Dá para passear e ver muitas coisas sem um degrau sequer. Zagreb, por outro lado tem muuuuitos degraus e é uma cidade muito sem graça. Nem tenho dúvidas qual das duas indicaria, mesmo para idosos. Claro que em Zagreb, como há ruas transitáveis, dá para colocar todo mundo numa van e ir parando nas atrações sem precisar de caminhar muito. Mas sério… Fui em Zagreb só por obrigação (meu voo de volta ao Brasil partia de lá).
      Abraços.

  25. Thiago milhorini
    31/01/2014

    Muito bom Relato Gleiber!

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta, estou viajando junto com minha namorada para um Cruzeiro saindo de Veneza, e uma das escalas é Dubrovnik, como o Cruzeiro só fica cerca de 12 horas na região, o que aconselhas fazer? Abraços.

    • Bem, com certeza, faça o percurso pela muralha, que serve para conhecer a cidade toda! Apesar de ser compacta, esse tour em volta da Old Town vai te consumir umas 2 horas. O resto do tempo passe caminhando pelas ruelas, ladeiras, igrejas. Almoce / jante num lugar bacana. Dá tempo para fazer também um City Tour e até mesmo para dar a volta de caiaque para rodear a cidade! Ufa!
      Abraços e aproveite.

  26. Felipe Bruno Soares
    03/02/2014

    Conheci a Croácia em agosto de 2013, fiquei 1 semana (4 dias em Novalja e 3 dias em Split). Conheci o Plitvice Lakes National Park que é belíssimo. Em Novalja frequentava a Zrce Beach onde tem as melhores boates e as melhores festas da Europa, sempre com DJs conhecidos. Em Split conheci as praias próximas a cidade, que são as praias mais bonitas do pais como Brela, Baska Voda e Makaska. Passei um dia só na Ilha de Hvar. Agora em 2014 vou voltar pra Croácia pois o pais é sensacional, quero ficar pelo menos uns 10 dias, conhecendo todo o litoral de norte a sul, de Triste a Dubrovnik e vou estender até Montenegro que está do lado. Desta vez vou ficar mais dias em Hvar. Fiz tudo isso de carro e vou fazer de carro novamente, é a melhor coisa pois vc conhece todas as praias maravilhosas e “escondidas” entre as montanhas. Estrada perfeitas, a auto estrada parece uma Autoban alemã e a estrada do litoral tem um visual espetacular a cada curva. Comida excelente, pessoas super educadas e muito bonitas, pais super seguro (meu carro era conversível e várias vezes deixava a capota aberta) e o melhor que ainda é barato em comparação aos países tradicionais da Europa. Quem quiser dicas entre em contato comigo, felipebrunosoares@hotmail.com.

    • Legal Felipe! Fica aí a dica para o pessoa que acessar o post. Sabe que a gente tinha programado de ir na praia de Brela no caminho de carro entre Dubrovnik e Split, mas no fim acabamos inventando de ir em Medjugorje, na Bósnia e daí ficou tarde. Acabamos pegando a highway pedagiada para chegar em Split mais rápido e deixamos de conhecer uma das praias mais famosas do país. :/

  27. Daisy Feller
    12/02/2014

    Olá Gleiber,
    Gostei muito dos seus comentários.
    Eu meu marido e filho vamos para Croácia/Montenegro/Budapeste e Viena em julho.
    No post voê cita que alugou um carro. Também faremos isso.
    Gostaria de saber se você tem alguma dica para nos dar com relação as locadoras e os preços.
    Também gostaria de saber se podemos pegar o carro na Croácia e devolvê-lo em outro país.
    Abraços

    • Oi Daisy. Na época, eu fiz uma pesquisa usando o skyscanner. http://www.skyscanner.com.br/carhire/
      Acabei fechando com a Budget e foi tudo bem. Mas pegamos o carro em Dubrovnik e devolvemos em Zabreb, dentro da Croácia. Acho que fica beeeem caro devolver em outro país (tipo, dobra o preço).

  28. Daisy Feller
    13/02/2014

    Legal Gleiber! Obrigada por ter respondido. Acho que faremos o mesmo que vcs, pegar em Dubrovnik e devolver em Zagreb. Provável que façamos o resto de trem.
    Valeu a dica!!!
    abraços

  29. Lidia Johansen
    23/02/2014

    Hi Glelber !!
    Adorei seu blog. Moro na Noruega e estava escolhendo um lugar para fazer uma viagem curta com minha mae que vem nos visitar em abril/maio. Buscando no google lugares interessantes para conhecer, encontrei seu Blog com suas dicas e comentarios, adorei e claro, ja vou comprar as passagens !!! Obrigada por dividir conosco suas experiencias. Um grande abraco !!

    • Que legal, Lidia. Aguarde o próximo post sobre os Lagos de Plitvice na Croácia. Se vai para lá, não deixe de conhecer essa atração imperdível! Obrigado pela visita. Abraços.

  30. Giovani Toigo
    23/02/2014

    Realmente com quem se fala sobre Croácia ou do seu litoral, é muito bonito.
    Penso em visitar Dubrawnik em Setembro, acredito que ainda consigo pegar um calor e aproveitar o litoral. O melhor seria partir de Veneza ou Bari.
    Aguardo umas dicas.

  31. Leila Ossi
    01/03/2014

    Adorei o seu Blog, eu ia fazer o cruzeiro que saí de Veneza, agora no final de abril, por estar viajando sozinha. Mas o tempo em Dubrovnik, e muito pequeno, aliás acho que em todas as paradas do navio, são muito rápidas. Não vai dar para aproveitar quase nada. Gosto de viajar sozinha e descobrir lugares novos. Fiz isto em agosto na Cracovia. Final de abril e um bom mês? A Croácia e um lugar seguro para se viajar sozinha? Vale a pena depois dar uma ida a Budapeste, ou a Monte Negro? Ou e melhor explorar outras cidades da Croácia? Quais? Desde já obrigada e desculpe por tantas perguntas. Abraços, Leila

    • Bem, vou te responder em tópicos para facilitar, tá Leila?

      1) Sobre cruzeiros: também acho legal passar mais tempo em cada lugar. Gosto pessoal.
      2) Final de abril ainda não é quente o suficiente para entrar no mar. Mas o clima mediterrâneo vai te ajudar nessa época: pouca muvuca e tempo seco. As florestas não vão estar verdejantes, mas as flores da primavera já estarão começando a brotar.
      3) Montenegro vale muito a pena, porque é do lado. Você pode até fazer um bate-e-volta. Já Budapeste, depende do tempo que você tem disponível. A cidade é fantástica, mas talvez você tenha que encarar um voo extra ou uma viagem longa de trem.
      4) Outros destinos na Croácia? Veja a lista de posts que escrevemos sobre o país (e ainda não terminamos de escrever tudo!)
      http://andarilhosdomundo.com.br/destinos/europa/a-d/croacia/

  32. Paula
    21/03/2014

    Oi, obrigada pelas informações sobre a Croácia no seu blog. Vou ser mais uma pessoa a amolar com perguntas que talvez vocês já tenham respondido, mas se puder me responder, agradeço muito. Estou chegando em Dubrovnik no dia 7 de agosto e volto dia 24 por Zagreb. Não dirijo e ainda não tenho muito noção sobre a Croácia. Meu plano é visitar Dubrovnik, Kotor (Montenegro), Korcula, Hvar, Split (e Trogir, a partir de Split?), Sibenik (parque Krka), Zadar, Plitvice Lakes, Roviny e finalmente Zagreb. Já nem sei mais porque Roviny, estou pensando até em descartar porque está ficando longe. Queria saber qual melhor lugar para ficar para poder fazer os Lakes, se em Zagreb ou outro lugar. Enfim, estou imaginando que não preciso me hospedar em todos esses lugares, mas que dá para fazer alguns lugares como base para me movimentar entre eles. Se tiver qualquer dica, inclusive de hospedagem econômica, agradeço muito. qqr coisa pesquiso mais no teu blog. Muito obrigada

    • Oi Paula,
      Não se preocupe em perguntar. Eu adoro responder perguntas! 😀
      Com certeza o ideal é fazer bases e daí fazer os passeios para as atrações voltando para dormir na cidade em que está hospedada. Dubrovnik é base para Kotor. Hvar você tem que dormir, e acho que Korcula também (são ilhas grandes e não vale a pena fazer bate-e-volta). Dormindo em Split, dá para ir a Trogir sim e também fazer bate-e-volta para Zadar. Para os Lagos Plitvice, acho Zagreb uma boa base. Assim, você deixaria uns 3-4 dias para Dubrovnik, 3 dias para Korcula, 4 dias para Hvar, 3 dias para Split (indo a Zadar num dia e Trogir em outro) e 3 para Zagreb (com um dia em Plitvice). Krka e Roviny eu precisava pesquisar melhor aí para ver onde incluir.
      Sobre hospedagens, a gente só colocou post sobre uma sugestão em Split e outra nos próprios Lagos (boa para quem está de carro). Nossa viagem pela Croácia foi bem mais rápida do que a sua.
      Abraços

  33. Francisco
    05/04/2014

    Gleiber e Sando. Esse post sobre a Croácia me animou muito a querer ir conhecer essas maravilhas que vcs tão sabiamente descrevem aqui. Ansioso agora pra ler sobre a Eslovénia. Em agosto próximo, vou conhecer essas maravilhas. Até lá, vou encher a caixa tirando duvidas. Parabéns.

  34. Francisco
    07/04/2014

    Gleiber, fiquei tão fã dessas descrições da Eslovénia e Croácia que acabo de comprar passagem pra lá. Não dei nem tempo pra procurar um amigo pra perguntar se queria ir comigo. Se eu for mesmo sozinho, tu acha que consigo me virar bem entre os dois países e passeios sem alugar um carro, só usando trens e o onibus?
    Terei 15 dias de ferias em agosto. Tempo suficiente? Alguma dica em especial?
    Abraço.

    • Oi Francisco
      Com certeza. Dá para andar de trem entre Zagreb, Split e Ljubljana. Entre Dubrovnik e Split, ônibus. Quando for fazer os passeios para os pontos turísticos da Eslovênia, pegue excursões. Para as ilhas croatas, idem. 15 dias estão ótimos. A gente teve um bom panorama em apenas 8 dias, mas 15 é o ideal.
      Minha dia, leia nossos posts dessa viagem! Todos! kkk Abração. http://andarilhosdomundo.com.br/destinos/europa/croacia/

  35. André Cavalcanti
    08/04/2014

    Gleiber, onde vocês se hospedaram? Pode me dizer o nome do hotel. Além disso, queria saber a melhor maneira de chegar em Dubrovnik vindo de Budapeste. Tenho apenas dois ou três dias, no final da viagem, para conhecer alguma coisa na Croácia. Creio que o melhor é concentrar-me em Dubrovnik mesmo né? Ainda mais porque meu ovo de volta ao Brasil sai de lá. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo seu trabalho.

    • Oi André. A gente ficou num ap alugado na cidade velha, foi o http://www.booking.com/hotel/hr/old-town-selection.pt-br.html?aid=364605;label=dubrovnik
      Mas não gostamos muito do lugar, era no alto de uma escadaria (foi horrível carregar as malas) e o quarto era bem feio, a cama desconfortável. Correu tudo bem, talvez sejamos um pouco exigentes demais, ehehehe. Mas é que hospedagens dentro da cidade velha são bem caras e a gente esperava algo mais legal.
      Se tem só 3 dias, fique os 3 em Dubrovnik. Vai por mim, você vai adorar. Se for o caso, pegue um tour de barco para as ilhas vizinhas para curtir uma praia. Há umas 10 opções dessas diferentes, daria para passar um mês em Dubrovnik sem enjoar. Acredite.

  36. André Cavalcanti
    08/04/2014

    *voo

  37. ana carla
    29/05/2014

    parabens muito legal

  38. Cicero
    17/06/2014

    Qual ~e a dica para tomar um banho de mar em Dubrovnik?

    • Há alguns bares que cobrar uma taxa de consumação e cercam uma área vip onde dá para tomar banho na cidade velha de Dubrovnik. Mas não é praia de areia, são pedras. Praia de areia como você, brasileiro, conhece, fica em Lopud Island. Daí você tem que pegar um tour que te leve até lá. Tem uns até baratos que te levam de manhã, você pode passar o dia todo na praia, e voltam de tarde. Abraços.

  39. Rafaella
    17/06/2014

    Ola tudo bem?
    Adorei o blog, estou indo para Montenegro, e tirarei um dia para Dubrovnik.
    Voce sabe me dizer se terei que trocar os euros la? ou eles aceitam alem da Kuna o euro tambem?
    Obrigada

    • Em Dubrovnik, eles só aceitam euros para pagar diárias de hotel ou na contratação de um ou outro passeio. Depende do restaurante, até aceitam euro também. Mas na maioria dos lugares eles aceitam só kuna mesmo. Vá trocando conforme for precisando e no final do dia, troque de volta. A diferença da cotação entre compra e venda não é tão brutal como aqui no Brasil.

  40. Luiz
    24/07/2014

    Oi, mt bom seu blog. Eu e dois amigos vamos fazer uma viagem pela Europa e vamos chegar no dia 14.08 de manhã em Dubrovnik e no dia 18.08 temos que ir pra Budapest onde passamos mais 2 dias e pegamos o avião pra outra cidade, do dia 14 a 18 queríamos passar um em Dubrovnik, três em Split, sendo q em um dia queríamos fazer um bate-volta para Hvar e um em Zagreb, pensamos em alugar um carro no aeroporto de Dubrovnik e devolver em Zagreb, lendo seu post achei melhor alugar o carro só quando tiver saindo de Dubrovnik (assim economizo uma diária), a pergunta é, você acha uma boa ideia esse roteiro de carro? Vamos ter dificuldades para estacionar e andar nesses lugares?
    Desde já agradeço mt, obrigado!!!!!

    • Oi Luiz, seu roteiro vai ficar muito corrido! Fazer bate-e-volta em Hvar pode ser terrivelmente decepcionante (leu nosso post? http://andarilhosdomundo.com.br/2014/02/ilha-de-hvar-num-bate-e-volta-nao-faca-isso/ )
      Minha dica: desista ou de Zagreb, ou de Hvar. Como ir para a ilha faz você ficar dependente dos horários dos barcos, eu cancelaria Hvar e faria passeios de barco de dia inteiro por outras ilhas dos arredores, caso você queira muito visitar as praias de areia do país. Sugestão:
      14/08: Dubrovnik
      15/08: alugue o carro cedo, vá para Split, passe em Brela Beach e visite o palácio de Deocleciano à noite.
      16/08: Faça um passeio de barco saindo do porto de Split que você tenha contratado na noite anterior. Tinha um que ia a Bol e voltava no mesmo dia!
      17/08: Vá aos lagos Plitvice e chegue em Zagreb de tardezinha, dá tempo de passear na cidade.
      18/08: Vc vai a Budapeste de carro? Pegar num país e devolver em outro é caríssimo! Veja bem se não compensa ir de avião. Abraços.

  41. Luiz
    13/08/2014

    Oi Gleiber, gostei mt da sua resposta, estou em Dubrovnik nesse exato momento, aqui é mt bom, vi antes seus outros posts e mudei um pouco o roteiro, não vou alugar mais carro por conta dos custo e q não teria uma grande serventia dentro das cidades, amanhã estou indo para Split passar só um dia (vi seu post onde não parece ser um lugar legal) no dia seguinte vou para Hvar passar 3 noites (tb vi no seu post q não valia a pena o bate e volta e como o barco era cedo achei melhor ficar em Split), no dia 18 tenho que ir para budapest, ainda não sei como, os horários de trem, ônibus e avião são mts confusos. No dia em q ficar em Split vou tentar seguir suas novas sugestões. Agradeço mt sua ajuda e quando voltar passo aqui pra dizer cm foi a viagem. valeu!!

    • Beleza, Luiz! Conte mesmo. Fico muito feliz quando vocês dão esse retorno para a gente. Nas cidades é bem isso, o carro não adianta muito não. Abração.

  42. Vivi em Viagens
    16/08/2014

    Olá!
    Estou de volta no seu site, mas agora para agradecer suas informações sobre a Croácia, que me auxiliaram a montar meu roteiro para lá em Junho deste ano! Obrigada e parabéns pelo site!

    • Oi Vivi!
      Obrigado você por dar esse feedback, espero que tenha gostado da Croácia? Já escreveu no seu blog sobre a cidade? Pode deixar o link aqui para que os leitores também vejam.

  43. Daniela
    17/08/2014

    Oi Gleiber! Adorei seus posts da Cróácia. Estão me ajudando muito no planejamento da minha viagem. Gostaria de saber se você acha que ficar fora do Centro Histórico em Dubrovnik é furada. Como estarei de carro e vi que as diárias eram mais em conta fora do centro, estou pensando nessa opção. Mas gostaria de uma opinião de quem esteve lá. Abs.

    • Oi Daniela,
      De carro, você pode pegar uma hospedagem que tenha garagem e que fique na periferia de Dubrovnik (periferia, no caso, com vista para o mar e linda!) numa boa. Só que para curtir o centro histórico te recomendo pegar um táxi ou até mesmo ônibus do transporte público. A gente pegou ônibus quando estivemos lá. Foi fácil de entender, é limpo e confortável. Ou seja, não é furada nenhuma! Se eu voltar a Dubrovnik, vou ficar longe do centro. Pegamos uma hospedagem ruim e muito cara só porque era dentro da Old Town. Embora tenha sido prático, prefiro pagar mais barato e ter mais conforto. Abraços.

  44. Reyna
    22/08/2014

    Oi Gleiber! Adorei seus posts, estão me ajudando mt com minha viagem!
    Estou indo para Croácia em Setembro e estou pensando em fazer Pula-Rovinj-Plitivice-Novalja-Split-Har-Dubrovnik nessa ordem. estou pensando em alugar um carro. Vc acha que é melhor pegar ônibus?? Obrigada.

    • Oi Reyna,
      Eu adoro fazer minhas viagens de carro. Sempre. Mas como encarece um pouco as coisas, muitos preferem fazer de ônibus. A única sugestão é deixar o seu carro em Split, atravessar para Hvar no ferry a pé e, se necessário, alugar um carro só para passear em Hvar mesmo. Depois, quando voltar a Split, você pode alugar outro carro para estar motorizada em Dubrovnik ou então pegar um ônibus direto, porque na verdade estar de carro em Dubrovnik pode ser mal negócio. Abraços.

  45. Julia
    05/01/2015

    Olá Gleiber!!

    Adorei as dicas e fiquei mais encantada ainda pela Croácia… o que ao mesmo tempo me deixa cada vez mais confusa sobre os locais que conhecer!!
    Vou no começo de Maio de 2015 para lá e ficarei em torno de 12 dias, para depois ir a Itália. Quais locais você acha indispensável ficar e conhecer e por quanto tempo??

    Obrigaada!!

    • Oi Julia,
      Dubrovnik 2-3 dias
      Hvar Island 3 dias
      Lagos Plitvice 1 dia
      Isso é o indispensável.
      Split, Zadar e Zagreb são opcionais interessantes.
      Abraços.

  46. Ivan
    22/01/2015

    Dear Mr. Gleiber, I’m glad you liked Dubrovnik,
    but it never belonged to Venice,

    With kind regards, Ivan.

  47. Juliano
    23/01/2015

    Oi Gleiber
    tenho uma passageiro que após conher varias ilhas da Grécia quer ir 3 dias apenas para Croácia. como só temos 3 dias, o que vender???
    Zagreb ou Dubrovnik????
    Te aguardo
    obrigado
    Juliano

  48. Maris
    10/02/2015

    Gleiber
    Tudo de bom seu post sobre esse lugar incrível, suas dicas estao todas anotadas. Pretendo ir no começo de julho e tratando de localização queria saber se o Hilton é uma boa opção?
    Obrigada 🙂

  49. Helena
    01/03/2015

    Oi, Gleiber! Adorei as suas dicas para Dubrovnik. Só não entendi uma coisa: o ingresso de $$ 90,00 é pra que? Grata. Helena

    • Oi Helena
      É o ingresso para percorrer as Muralhas que circundam a cidade antiga. Se não pagar, não pode subir.
      Abraços.

  50. Anna
    17/03/2015

    Oi,

    mas em que época do ano vc foi?
    será que em maio é cheio?
    e as praias?
    o parque nacional?
    tem alguma dica?
    valeu
    Anna

  51. alvaro nogueira
    03/04/2015

    Ola Gleiber belas informaçoes. Vamos ficar 12 dias na croacia em junho deste ano, quantos dias voce acha de bom tamanho para ficarmos em Dubrovinik ?. Além de Dubrovinik o que mais conhecer na croácia ? Obrigado de novo.

  52. Natalia
    11/04/2015

    Olá Gleiber. Vou para Croácia em julho com meus filho (10 e 16) e minha mãe, e tenho usado bastante as informações do seu site para fazer nossa programação! Muito bacana, obrigada!!!
    Estou com a seguinte dúvida. Estou olhando os hotéis em Dubrovnik agora. Estou vendo que o mais bacana seria ficar na Old Town. Porém estou percebendo que não tem muitos “hotéis” meeesssmo lá dentro. Mais B&B, etc… É isso mesmo?
    Como é o transporte lá caso eu decida ficar fora da old town? É fácil?
    Agradeço se puder me informar!!! abçççç

    • Oi Natalia,
      Então…
      A Old Town tem mais B&B mesmo, o que acho super gostoso. A gente alugou um AP para 2 noites que era bem feinho, no alto de uma escadaria (horrível para levar as malas, que nem eram tão pesadas). Ou seja. Dá para ficar fora da Old Town também, pegando ônibus para se deslocar. Todo mundo faz isso e o transporte público é muito eficiente por lá.
      Abraços.

  53. Paulo
    01/05/2015

    Olá Gleiber!!Estou programando ir a Croácia de forma i dependente (sem excursão).Vc acha que é viável?

  54. Maria do Carmo
    19/05/2015

    Oi Adorei o seu poste sobre Dubrovnik, estou indo conhecê-la em julho então adorei as suas dicas, parabens pela viagem maravilhosa.

  55. Marina
    21/05/2015

    Olá! Estou indo pra Croácia em setembro e ainda tenho dúvidas sobre se incluo ou não Dubrovnik no meu roteiro. Vou a Split, Hvar, Zadar, Lagos Plitvice e Zagreb com certeza. Ficarei apenas 9 dias porque vou fazer o Leste Europeu também! Acha Dubrovnik imperdível????

    • Oi Marina,
      Na boa, acho sim! Dubrovnik é a cidade mais legal e bonita da Croácia. Bem mais interessante que Zagreb, por exemplo.
      Abraços. Tomara que você consiga ir lá.

  56. Sara
    31/05/2015

    Olá Gleiber =)
    Desde já muitos parabéns pelo seu trabalho, li todos os seus posts sobre a Croácia e estão espectaculares!
    Vou viajar no final de Junho para Dubrovnik e alguns locais na Croácia e os seus posts ajudaram muito.
    Gostaria de pedir a sua ajuda. Você diz que a melhor vista de Dubrovnik fica a 5km na direcção do aeroporto. Sabe dizer-me exatamente onde?

    Mais uma perguntinha seria: Quais as comidas típicas de Dubrovnik?

    Muito obrigado e continue o seu excelente trabalho!
    Sara

    • Oi Sara,
      Pois é…
      Tentei achar o ponto adequado para te mandar as coordenadas do Google Maps, mas não achei. Sei que a gente pegou o táxi do aeroporto para a cidade e quando vimos a cidade lá do alto da estrada, uau! Foi lindo. Tinha uns mirantes cheios de gente fotografando, mas não paramos. Uma sugestão é pegar o teleférico que te coloca num ponto bem alto. A vista deve ser parecida. Tente também esse endereço no Google: ˜View Point Srđ ul.20000, Dubrovnik Croácia” (link), dá para chegar ali de carro também.
      Abraços.

  57. Raquel
    03/07/2015

    oi quanto tempo demora de split pra hvar e posso voltar indo de hvar pra dubrovnik e posso comprar na hora mesmo a passagem da ferry:

    • Oi Raquel,
      O catamarã de Split a Hvar Town leva 1:05min. De Hvar para Dubrovnik não tem como ir de ferry direto, tem que combinar com trecho terrestre. Dá para ir de Sucuraj (na ilha de Hvar) para Drvenik de ferry. E depois de Drvenik para Dubrovnik de ônibus. Pode comprar na hora lá. Fique tranquila.
      Abraços.

  58. Helio Cudek
    09/07/2015

    Cara….. valeu. Eis que aproveitei muito tuas informações para passar pelo WhatsApp para meus primos que estavam lá, hoje 09/7/2015.
    E quer saber mais? Fiquei frustradérrrimo de não estar lá.
    São estes lugares que quero conhecer. Europa Oriental.
    E minha esposa vem me falar da Big Apple, seu auto custo e metrópole famosa.
    Concordo que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa mas, ….
    Agradeço a oportunidade de ter compartilhado tuas informações que encontrei no titio google.
    Gleiber. Dr. Gleiber. Obrigado.

    • Valeu Helio,
      Não sei se você reparou, mas a gente também nunca foi para a “América”. Será por quê?
      Abraços.

  59. Telma Rodrigues
    19/08/2015

    Obrigado pelas suas informações.
    Parti no dia 14 de julho de 2015 para Zagrebe. Fiquei 3 dias em zagreb, 1 em zadar, 2 em split, 3 em dubrovnik.

    Pelo meio ainda passei em liubliana, eslovénia, Bósnia e Montenegro (Bahia de kotor e Budva).
    Foi fantástico.

    Segui muitas das suas indicações e de outros blogs.
    Caso alguém queira receber mais dicas pode contactar-me por mail.

    cumprimentos,
    Tema Rodrigues (Portugal)

    • Que legal, Telma.
      Deve ter sido uma viagem muito linda. Essa região é mesmo fantástica.
      Abraços.

  60. Cláudia Martins
    29/03/2017

    Olá Gleiber!!
    Gostei do seu Blog!! Estou indo para Croácia em junho. Comemorar 25 anos de casamento.!!
    Primeiro vou dar uma passa na Itália e depois Croácia!
    Gostaria de saber se 04 dias para Dubrovink é muito? Primeiro vamos à Zagreb, Zadar, Split e depois Dubrovink. Dividi as cidades assim: 01 dia Zagreb, 01 Zadar, 02 Split e 04 Dubrovink.
    Em Split pretendo ir à Hvar.
    Aguardo resposta.
    Abraços.