Istambul: A Turquia de Mil e Uma Noites

by Molina

 

Alguns lugares do mundo sempre vão nos causar uma certa atração. Às vezes nem sabemos o porque, mas nos atraem. Nos países do Oriente Médio, antiga Ásia Menor, isso é uma verdade e a na Turquia sempre haverá alguma magia.

Me lembro quando resolvemos conhecer este país. Pra ser sincero a Capadócia me interessava muito mais do que o restante, mas já que vamos a um lugar tão distante porque não desbravar a bela Istambul, tão conhecida por nós das aulas de História Geral pelo seu antigo nome – Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente.

Turquia Andarilhos do Mundo

Muito me assustou quando após comprar as passagens vejo propaganda na televisão de uma novela que seria ambientada naquele país. E talvez como um impulso de marketing muitas pessoas tiveram o interesse em conhecer esse misterioso lugar.

Pois bem…

 

Onde ir na Turquia

A principal e talvez única porta de entrada para esse país que alberga dois continentes é sua mais célebre cidade, Istambul. Com um aeroporto moderno, há voos a todo momento chegando e partindo. Do Brasil é possível voar direto pela Turkish Airlines, que foi considerada recentemente uma das melhores companhias aéreas da Europa. Agora é possível também chegar a Istambul fazendo escala em alguma outra cidade da Europa. Como voei pela British Airways fiz conexão em Londres.

O Aeroporto de Ataturk é bem moderno e preza muito pela segurança dos passageiros. A dica aqui é que brasileiros, diferente de pessoas da comunidade europeia, não necessitam de visto, o qual é retirado e pago no momento da imigração.

Istambul Turquia

Acho que as primeiras perguntas que nós fazemos quando planejamos uma viagem é como chegar e onde ficar? Bem, como chegar eu já falei… agora qual o melhor lugar pra se hospedar em Istambul, uma cidade tão grande com tanta coisa pra ver?

Acho que o melhor lugar pra ficar hospedado é o bairro de Sultanahmet. É neste bairro onde você vai encontrar os principais monumentos da cidade. Fiquei num hotel bem legal e aconchegante, claro que com direito a toda decoração turca… beemmm exagerada, mas com uma vista fantástica. Sair na sacada e ficar em frente à Mesquita Azul não é nada mal. Pra quem se interessar o hotel é o Golden Horn Istambul.

Sultanahmet Istambul Turquia

Vou dar algumas indicações dos principais pontos turísticos nesta região.

 

A Mesquita Azul

A mais famosa mesquita da cidade e um das construções religiosas mais surpreendentes do mundo é simplesmente fantástica. Com seus seis minaretes (torres) é uma construção imponente. Vale a pena circular por toda a mesquita.

Mesquita Azul

Ela fica aberta ao público o dia todo, porém em horários de oração somente os fiéis entrarão. O nome desta mesquita é devido aos azulejos azuis utilizados na decoração no interior da mesquita. No salão principal todo acarpetado só se entra descalço. É fornecido saco plástico para colocar os sapatos, porém por causa disso o odor no interior pode às vezes não ser muito agradável.

Mesquita Azul domo Istambul Turquia

 

Mulheres não entram com roupas decotadas. Sugiro que durante toda sua viagem à Turquia carregue um lenço na bolsa… vai que…..

 

Hipódromo

Saindo da Mesquita Azul em direção à Santa Sofia você vai passar ao lado de um jardim, que já abrigou na antiguidade um gigantesco estádio, onde ocorria corridas de bigas. Ainda restaram as duas colunas – Obelisco Egípcio, que foi construído em Luxor no Egito e levado para Constantinopla por Constantino. Ao lado, encontra-se a Coluna de Serpentina.

 

Santa Sofia (Aya Sofya ou Haghia Sophia)

Construção imponente, a Igreja da Santa Sabedoria” hoje abriga um museu de arte bizantina, principalmente aqueles pintados em suas paredes internas.

Hagia Sofia Istambul Turquia por dentro

Vale explorar cada pedacinho deste monumento onde se pode fotografar tudo. Interessante é uma fila que se forma em uma das colunas da basílica onde se coloca o polegar e enquanto faz um giro de 360 graus é feito um pedido.

Hagia Sofia

 

Cisterna da Basílica

Ao lado de Santa Sofia está um lugar fantástico que é a Cisterna da Basílica. Ao entrar na cisterna, encontramos 336 colunas, muitas com desenhos e marcas diferentes. Em um ponto específico da cisterna, encontramos as colunas mais atrativas pois apresentam cabeças de medusas em suas bases. Nas águas baixas da cisterna normalmente jogamos moedas para que nossos pedidos sejam realizados.

 

Dia de compras…

Bem… falou em Istambul além da Mesquita Azul (até rimou) vem à mente também o famoso Gran Bazar…

Bem próximo a Sultanahmet fica esse labirinto de lojinhas amontoadas , porém muito simpáticas que é o Gran Bazar. Dividido por setores, como joias, roupas, tapeçaria, alimentação e souvenirs. Reserve uma manhã ou uma tarde para explorar cada corredor deste mercado antológico, além de muita disposição e vontade de tomar chá.

Grand Bazaar Istambul Turquia

A cada compra, o vendedor vai te oferecer um delicioso chá que pode ser de maçã verde ou romã (é ofensa não aceitar) e não se esqueça de barganhar. Esse ritual é obrigatório. Ofereça sempre 50% do que é cobrado e não amoleça se o vendedor fizer cara de ofendido. No final você vai comprar, mas quem fez um bom negócio foi o vendedor. Dica: cuidado com as falsificações! Não faltam no Gran Bazar!!!

Agora se você pretende comprar doces turcos, pistaches ou especiarias, o seu lugar é o Bazar Egípcio ou Bazar de Especiarias. Este mercado fica bem próximo ao Gran Bazar é bem menor mas extremamente simpático. Imperdível!!!

Bazar das Especiarias Istambul

Se a manhã foi de compras um bom passeio para a tarde é o Palácio Topkaki. Este enorme palácio construído por Mehmet II, logo após ter conquistado Constantinopla serviu como sede do governo por um longo período. O ponto alto do passeio no palácio é o Harém, um labirinto de aposentos suntuosos onde viviam as esposas e concubinas do sultão.

 

Mais passeios imperdíveis em Istambul

 

Bairro de Beyoglu

Ao passear na região do Chifre de Ouro em Kabatas você vai se deparar com um funicular. Este faz a ligação de Kabatas à Praça Taksim (Taksim Meydani). Desta praça você pode seguir a pé pela rua Istiklâl (Istikâl Caddesi), uma via somente para pedestres com inúmeros edifícios, lojas bacanas, galerias, cafés e restaurantes. Para quem gosta, nesta região há vários bares de Jazz e lojas de joias feitas à mão.

Vale a pena conhecer o famoso Hotel Pera Palace. Este hotel ficou conhecido por hospedar os passageiros do Expresso Oriente, inclusive Agatha Christie. Neste hotel há um charmoso café – Bar Grand Orient. Ótimo lugar para uma pausa para um café ou um drink.

cafe grand orient do Pera Palare Hotel

Um ponto inconfundível e bem visível em Beyoglu é a famosa Torre Galata (Galata Kulesi). Esta torre com cara de fortaleza tem 60 metros de altura e propõe uma bela vista do Chifre de Ouro. No seu topo há um restaurante com ares medievais, porem bem turístico. Não recomendo….

torre do gálata

Falando em comida turca, esta é deliciosa… Bem colorida e com sabores marcantes. Recomendo um almoço no famoso e honesto Hamdi Restaurant. Localizado ao lado do Bazar Egípcio, com certeza este restaurante não vai decepcioná-lo seja bela linda vista para o porto (Chifre de Ouro) ou principalmente pelo paladar com várias opções.

A sobremesa? Ora… doce é o que não falta neste país. E que doces!!! Turkish Delight (Delícias Turcas) são aqueles quadradinhos de goma com castanhas, deliciosas e que com certeza você vai voltar com algumas caixinhas delas!!!

 

De barco pelo Bósforo

Um passeio que todo turista faz e é muito legal, mesmo sendo rápido, é o passeio de barco pelo Bósforo, aquela ligação entre o Mar Negro e o Mar de Mármara e que divide a Europa da Ásia. Por este passeio você vai ver uma Istambul diferente e muito bonita.

Outro passeio que aconselho é o pela Ponte do Bósforo, uma das que liga os dois continentes. Neste passeio você pode chegar até a Istambul Asiática. Bem menor, mas com seu charme é uma área mais residencial, mas que ainda possui alguns restaurantes e comércio. É toma lá da cá.

Ponte do Bósforo Istambul Turquia

 

Banhos Turcos

E os famosos banhos turcos? Bem… esta é mais uma especialidade deste país… As casas de banhos. Algumas bem tradicionais e outras bem turísticas. Algumas, principalmente no bairro de Sultanahmet são bem suntuosas e vale a pena conhecer. Sobre a aventura de ser dado banho, aguarde o passeio pela Capadócia, onde tomamos nosso banho turco!

 

Shopping Centers

E como é um relato meu não poderia finalizar sem falar de um passeio de nunca deixo de fazer… Os shoppings centers é claro. Adoro conhecer shoppings nos diversos países e em Istambul tive uma grata surpresa ao conhecer dois grandes Shoppings, principalmente pela imponência das construções e beleza arquitetônica.

Shopping Kanyon Mall Istambul Turquia

Não se assuste se ao chegar nos shoppings tiver que passar pelo raio X. A segurança é uma constante neste país. Recomendo, aos que gostam, conhecer o Kanyon Shopping e o Istinye Park. Excelentes para compras!!!

 

City Tour em Istambul, Turquia

Se você gostar também como eu, um city tour sempre vale a pena, para dar um giro pela cidade e ver algumas coisas que talvez poderia passar despercebidos.

Mesquita Azul crescente Turquia

 

Mesquitas

Mesquitas é o que não falta em Istambul. Parecia até uma competição entres sultões. Cada um queria mandar fazer um Mesquita. Seja para a esposa, mãe e irmã e não economizavam. Mas quem vê uma mesquita, viu todas…

Mesquita do Príncipe

Bem, esta foi um breve relato sobre uma cidade que me permitia dias e dias de escrita…. Veja agora o roteiro Capadócia:

+ Voando de Balão na Capadócia
+ Passeios pela Capadócia

 

E para pesquisar o seu hotel na Turquia, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Escrito por: Rodrigo Molina
Compartilhe:
comentarios:12
Posts Relacionados:
25
Jul
2013
12 comentários
  1. Adelaide Rossini de Jesus
    05/08/2013

    Estamos indo para a Turquia no dia 22/09/13 a 08/10/13. O que é melhor contratar uma excursão aqui ou ir até lá e fazer isso no local. Vale a pena alugar carro? Costumamos viajar de Motor-home, lá existem para alugar? Não achamos nada pela internet.
    Agradecida
    Adelaide

    • Dá para contratar as excursões lá mesmo. Experiência própria: sempre sai mais barato do que reservar pelo Brasil. Já ouvi relatos de gente que foi de carro alugado para lá, mas nunca ouvi fazer de Motor-home. Como as distâncias no país são bem grandes, parece que a rotina é ir de Istambul para a Capadócia de avião e lá fazer as excursões relevantes. Mas o país tem outros atrativos que combinariam bem com uma road-trip, principalmente o seu litoral. Veja mais sobre o país em http://diarioradical.blog.br/category/europa/turquia/ e http://essemundoenosso.com.br/category/turquia/

    • Rodrigo Molina
      06/08/2013

      Oi Adelaide. Com certeza farão uma linda e agradável viagem. No Brasil havia apenas comprado as passagens aereas (trechos Brasil-Istambul-Brasil e o trecho Istambul-Kayseri-Istambul). Fiquei com medo de não achar voo disponivel estando lá ou pagar muito caro por comprar muito proximo à data da viagem. Como vai ter 3 semanas na Turquia vai poder aproveitar muito.
      Mas os trechos chaves são distantes. Vc pode ir de avião até a Capadocia (Kayseri ou Nevsehir) e de lá alugar um carro e curtir a região de Goreme, onde vale a pena ficar hospedado em um hotel caverna, fazer o voo de balão e conhecer as redondezas.
      Outra cidade belissima que vc deve desbravar é Izmir. O por do sol às margens do Mar Egeu é simplesmente fantástico. Talvez o melhor trajeto de carro seria fazer essa sequencia: Pumakkale (piscinas naturais de mármore), Efeso (onde está a ultima casa de Nossa Senhora), Izmir, Pergamo (atual Bergama, ruinas gregas e claro Troia. Com certeza será uma viagem fantástica… Aproveite e aguarde o post sobre a Capadócia…

  2. Erika Makino
    10/04/2014

    Olá!!

    Adorei o blog de vcs! Lindas as fotos!

    Pretendo visitar a Turquia em setembro e as dicas serão muito bem aproveitadas durante a minha viagem.

    Gostaria somente de saber qual é a melhor moeda a ser levada para lá…euro ou dólar?

    Obrigada!

    • Rodrigo Molina
      11/04/2014

      Olá Erika…
      Muito obrigado pela visita ao nosso blog…

      Vc pode optar por uma ou outra sem problema, pois chegando na Turquia terá que comprar a Lira Turca.
      Tudo vai depender do cambio da época.
      Em Istambul não há dificuldade alguma em realizar câmbio. É super fácil e vc encontrará casas de câmbio em vários locais na cidade…
      Aproveite bastante e depois venha contar pra gente se as dicas ajudaram…
      Grande abraço

      Rodrigo

  3. Erika Makino
    14/04/2014

    Muito obrigada Rodrigo!

    Com certeza irei aproveitar muito suas dicas!

    Erika

  4. bruna
    29/05/2014

    Olá, uma informação. Na imigração temos que estar portando dolar, euro ou moeda local? Quanto vc acha que tenho que ter em especie para uma viagem de 15 dias?
    desde já agradeço. abs.

    • Pode ser qualquer moeda, Bruna. Sempre é bom comprovar (não precisa levar em espécie, pode ser cartão de crédito), ao menos 50 euros por dia, por pessoa. Mas isso é para a União Europeia. Para a Turquia, dificilmente irão te perguntar sobre isso.

    • Rodrigo Molina
      02/06/2014

      Oi Bruna…
      Então… a Imigração na Turquia pode assustar, mas é super tranquila. Não costumam fazer qualquer pergunta. Sou sou de levar muito dinheiro em espécie e nunca tive problemas, nem na Europa.
      Uma boa dica na Imigração é caso vc tenha dupla cidadania sugiro entrar com o passaporte Brasileiro, visto que para a Comunidade Européia, tem que pagar uma taxa.
      Se forem perguntar algo pra você, com certeza será sobre a Copa do Mundo…
      Quanto à quantidade de dinheiro a levar, vai depender dos lugares onde for… quanto mais turistico, mais cara serão as coisas… O passeio a balão na Capadócia pode ser pago no cartão de credito, por exemplo… mas se for em espécie fica um pouco mais barato!!!
      Não compre os passeios por sites… deixe para comprar lá, pois sempre terá chance de barganhar!
      Grande abraço e tomara que conheça logo os encantos da Turquia!!!

  5. bruna
    02/06/2014

    Gleiber, obrigada pelo retorno.

  6. Alexandre Costa
    29/06/2014

    Como foi a comunicação em Istambul, você teve dificuldades em se comunicar? A população e comerciantes conseguem se comunicar pelo Inglês?

    • Rodrigo Molina
      29/06/2014

      Olá Alexandre…
      A comunicação foi bem tranquila. A maior parte das pessoas fala inglês (com bastante sotaque e bem devagar). Na área turística você não terá qualquer dificuldade. Sugiro apenas sempre que tomar um taxi anotar o nome da rua ou do local em um papel e entregar ao taxista, pois a dificuldade é nossa em pronunciar o nome dos locais ou endereços e eles acabam não nos entendendo, mas de resto é super tranquilo. Os comerciantes então farão de tudo para te entender e se fazer entender!!!!