O que fazer em Bergen – Noruega

Bergen é uma das cidades mais visitadas da Noruega, famosa pelas casinhas coloridas tombadas pela UNESCO em seu centro histórico. Ninguém discute que é a mais linda cidade do país, além de ser mais cosmopolita do que a própria capital.

Bergen Noruega bryggen

Infelizmente, não tínhamos muito tempo para conhecê-la. Era inverno e, apesar das principais atrações estarem funcionando, acabamos dando prioridade para conhecer outras cidades escandinavas. Uma pena. Mas serviu para compartilharmos esse aperitivo com vocês.

 

Como chegar a Bergen de avião

Bergen é muito bem servida de voos vindos de todos os cantos da Noruega. Claro que as principais companhias são as nacionais SAS, Norwegian e Widerøe. No nosso caso, estávamos vindo de Tromsø (onde tínhamos visto a Aurora Boreal), em um SAS que ao menos oferecia cafezinho de graça. Ficamos espantado com o atraso de uma hora na saída de lá, mas depois que vimos a neve caindo forte e o avião decolando assim mesmo, eu fiquei até impressionado do aeroporto estar funcionando.

A paisagem no caminho era lindamente branca, contrastando com o negro das águas do mar do norte. Fendas penetrantes cortavam as montanhas nevadas trazendo água salgada para dentro do continente: eram os fiordes vistos de cima. Lindo! Mas dava medo ver que a maioria estava congelada!

Bergen Noruega fiordes

Ao pousar em Bergen, mais um daqueles aeroportos com padrão de primeiro mundo, em que a organização é total. Na saída, duas opções de ônibus para o traslado até o centro: o Flybussen e o Flybussbergen. Este último custa NOK 10 mais barato, e foi o que nós pegamos. Ambos te deixam bem no centro histórico, mas têm outras paradas pelo caminho.

 

O melhor de Bergen: Bryggen

Bryggen é um quarteirão que fica bem ao lado do porto da cidade, com suas casinhas que datam do século XIV. Muita coisa foi destruída em um incêndio em 1702, mas 25% das propriedades ainda segue preservada até hoje.

Bergen Noruega bryggen de perto

O mais incrível nem é ver que as frágeis casinhas de madeira conseguiram se manter de pé depois de todos esses anos. É ver que elas ainda funcionam como hotéis, restaurantes e lojinhas de souvenir! Claro que algumas estão interditadas pelo risco de desabarem, mas mesmo assim ficamos bastante impressionados.

Bergen Noruega casas de bryggen tortas

Nosso hotel ficava por ali, em um desses edifícios antigos, mas podem deixar que eu vou reservar um post exclusivo só para falar sobre o Det Hanseatiske Hotel.

Bergen Noruega centro histórico

Na época em que foram construídas, esta região era lar de uma das quatro maiores cidades estrangeiras da liga Hanseática, uma sociedade comercial alemã que dominava economicamente os mares do norte da Europa. Nesta época, Bergen era a capital da Noruega inclusive.

Bergen Noruega patrimônio de bryggen

Para conhecer melhor essa história, vale visitar o Museu Bryggen e/ou o Museu Hanseático, sediados ali mesmo, no meio dos casebres que um dia pertenceram a mercadores muito poderosos.

Bergen Noruega zona tombada pela unesco bryggen

 

O Mercado de Peixe de Bergen

De longe, parece apenas um contêiner vermelho, tanto que custamos a perceber que o “famoso” mercado de peixe era aquela construção esquisita, em pleno porto. Na Escandinávia as coisas são assim mesmo, há sempre um design surpreendente por trás das coisas mais comuns.

Bergen Noruega mercado de peixe

Lá dentro, outra surpresa. O lugar é tão limpo que nem parece um mercado de peixe de verdade. Nem fede! Todos os guias turísticos sugerem que se faça ali ao menos uma refeição. E há lugar para isso, com cadeiras e balcões onde se pode desfrutar os mais diversos e exóticos frutos que o mar pode fornecer.

Bergen Noruega mercado de peixe por dentro

Se quiser, eles também montam pratos para viagem e até vendem peixe para fazer em casa. Não podíamos deixar de tirar foto das cabeças de bacalhau norueguês, para provar a todos que elas existem!

Bergen Noruega bacalhau e salmão

O mais louco é que a banquinha onde tiramos esta foto era de um uruguaio que imediatamente reconheceu o nosso sotaque e já apontou onde ficavam os bichos. “Todos os brasileiros tiram foto do bacalhau, pode vir aqui tirar a sua“. Adorei!

Bergen Noruega bacalhau vivo

 

Passeando pelas ruas de Bergen

Não tivemos tempos de fazer mais nada na cidade, acreditam? Não entramos no museu de arte (Bergen Kunst Museum), nem subimos o teleférico Fløibanen (se já estava frio lá embaixo, imaginem lá em cima!), que eram duas coisas que tínhamos planejado fazer.

Bergen Noruega museu

Deu tempo ao menos de ir até a estação de trem pegar nossos bilhetes para o passeio do dia seguinte: o Norway in a Nutshell, o tour mais famoso de toda a Noruega. No caminho, almoçamos às 16h num Friday’s (restaurante de rede norte-americano, lembra o Outback) e tiramos algumas fotos ao lado do lago congelado.

Bergen Noruega lago congelado

Bergen é uma cidade grande para os padrões noruegueses, com seus 263mil habitantes (é a segunda maior cidade do país). Tem, portanto, um bom sistema de ônibus, trams (metrôs de superfície) e como eu disse acima, é bem servido de voos, incluindo vários internacionais.

Bergen Noruega coreto

Suas praças são bastante charmosas e o seu povo, difícil de distinguir dos turistas de todo o mundo que a visitam.

Bergen Noruega praça

Mesmo sendo apenas uma passagem antes de fazer outros passeios que nos interessavam mais, Bergen valeu muito a pena.

 

E para pesquisar o seu hotel em Bergen, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Banner Horizontal Andarilhos Boreais

Mais sobre a Noruega? Quer acompanhar toda a nossa viagem pela Escandinávia? Clique no banner ou siga os links relacionados abaixo.

Oslo

Dicas de Oslo – Informações Práticas
Pontos Turísticos de Oslo 
Andarilhos ao Vivo – Oslo / Noruega

 

Aurora Boreal

Em Busca da Aurora Boreal
Aurora Boreal: tudo o que você precisa saber
Como fotografar a Aurora Boreal

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:23
Posts Relacionados:
10
May
2013
23 comentários
  1. Michel
    10/05/2013

    As dicas super valiosas (de sempre) anotadíssimas! E chegaram na hora exata, já que daqui poucos dias estarei desembarcando por lá 😀

    Show demais, só espero que o lago já esteja descongelado, porque de frio já passei o suficiente esse ano! 🙂

    Abração pra vcs e bom fds!
    Michel

    • Grande bro, pena a gente ter passado tão pouco tempo na cidade, senão tínhamos trazido dicas mais “originais”, ehehehehe. Esse foi mesmo o arroz com feijão. E pode ficar tranquilo: o inverno já se foi! Torça para não estar chovendo, porque esta é a cidade que mais chove na Noruega (300 dias por ano!). Boa sorte!

      • Michel
        15/05/2013

        Vira essa boca pra lá! huauhauhuha que nada, tão dando muita chuva, é torcer pra previsão mudar! Abração

  2. Ronaldo
    11/05/2013

    Gleiber / Michel,

    acabei de chegar de lá! Locamos um carro em Bergen e dirigimos até Alesund. Eum esposa e dois filhos (3 anos / 7 nmeses). O lago não está congelado não, mas te prepara com roupa de chuva. Passa teu roteiro que eu tento ajudar no que tiver feito em comum.

    • Deve estar tudo muito lindo por lá com a chegada da primavera. Já está tudo verdinho? 😀

  3. Ronaldo
    12/05/2013

    Tudo branquinho ainda, inverno longo. Ainda vimos lagos congelados (não o de Bergen), e pegamos neve em alguns trechos da estrada. Mas no final da viagem pegamos um sol muito lindo justamente no ponto que considero o mais bonito do trajeto, o mirante sobre o Geiranderfjord.

    • Que legal, um dia eu ainda vou para essa região do mundo no verão curtir as trilhas, os mirantes e as estradas cênicas. Ir no inverno foi só mesmo para dar mais vontade!

  4. Teresa
    10/12/2013

    Nossa passagem por Bergen foi rapida também, mas como fomos no verão, deu pra subir no funicular e como muito frio também, fomos ver o por do sol as 22:00h algo indiscritível ver Bergen à seus pés!!!!!!encontramos um brasileiro trabalhando no mercado do peixe, inclusive quem nos salvou na comunicação pois queria uma sopa de peixe mas que não podia ter camarão pois sou alérgica!!!!!!Foi uma aventura logo no outro dia seguimos viagem!Voltemos um dia lá, vale a pena!

    • Tinha um Uruguaio no Mercado de Peixe. Muito engraçado ele! Ele viu que a gente era brasileiro e foi logo dizendo: Pode tirar foto aí da cabeça do bacalhau, é esse mesmo aí do aquário”…. kkkkkk

  5. DAYANA
    15/11/2014

    Olá, parabéns pelo blog! Quero muito conhecer a Noruega e gostaria de saber quantos dias ficar para conhecer bem a região. Quero muito ir ao Trolltunga também. Setembro é um mês bom pra ir até lá? Obrigada pela ajuda.

    • Oi Dayana,
      A Noruega é um país muuuuito extenso. Tem um litoral super recortado e com milhares de fiordes, então você pode levar uma vida para conhecer o país inteiro. Na prática, você deve escolher o quer visitar e determinar o tempo necessário para cada atração. Bergen merece pelo menos 2-3 dias, para ir a Trolltunga, mais uns 3 dias (um dia para ir, um dia para visitar e um dia para seguir viagem adiante). E por aí vai.
      Abraços.

  6. Daniel Sousa
    13/06/2015

    Olá eu moro na Inglaterra e vim até Bergen trazer uma colega que se mudou para cá! Cheguei hj e vou embora amanhã! O pouco que vi adorei! Mas apesar da correria ja valeu a pena ter vindo! As montanhas são lindas e as vistas espetáculares!

  7. […] passeio parecido, mas no inverno e as paisagens são beeeeem diferentes   Aqui está o post deles sobre Bergen e o do Norway in a Nutshell (eles foram de Bergen a […]

  8. […] e os Fiordes da Noruega, do blog Malas e Panelas O que fazer em Bergen, do blog Andarilhos no Mundo Tudo sobre Bergen, no TripAdvisor Hotéis em […]

  9. Boa tarde,
    Já estou a ficar um pouco afastada dos anos da Mocidade,mas não deixo de viajar e de investigar.Vou com o meu marido,dois septuagenários amantes da natureza,fazer um cruzeiro aos fiordes da Noruega e temos uma paragem em Bergen.Preciso da vossa ajuda para organizar o roteiro
    manhã
    1….Podemos fazer todo o percurso desde o porto,admirar Bryggen,mercado do peixe e almoçar aí
    Tarde
    2…Ir até ao funicular a pé,observando aspetos da cidade,subir para admirar as paisagens lá de cima;descer.Continuar a dar mais umas voltinhas no centro e regressar a pé até ao porto ,onde o barco do cruzeiro nos espera

    2ª hipótese

    Se houver City Tour apanhar o autocarro junto ao cais velho?No porto?dar uma volta pela cidade,sair na entrada do funicular,depois votar a apanhar o autocarro(ou não)dar mais umas voltas e regressar ao porto do Cruzeiro

    Que acham?
    Haverá outras hipóteses?
    Que sugerem para os velhotes conhecerem Bergen?
    Aguardo os vossos comentários

    • Oi Maria Emídia,
      Gostei da primeira hipótese (não gosto muito de City Tour)
      Bergen é uma cidade muito agradável para passear e é tudo pertinho.
      Abraços.

  10. Sylvia Kuntz
    02/08/2016

    Olá,
    Vou a Bergen agora, no final de agosto.
    Gostaria de fazer esse passeio de trem q vc menciona: Norway in a Nutshell”. Qual seria o horário ideal p/comprar a passagem e voltar?
    Esse passeio dura qtas horas e vai até onde?
    Obrigada pelas dicas.
    Valeu!

  11. gloria sa
    12/08/2016

    adorei suas dicas, irei viajar agora dia 18, ate a volta.

  12. […] Eu nunca fiz essa viagem, mas está na minha lista, então já pesquisei muito sobre ela. Os links sobre as cidades são de blogs bem legais. Comece a viagem pela capital da Dinamarca e dedique quatro dias a ela. De lá, siga para Oslo, na Noruega, onde você pode ficar três dias. Hora de ver fiordes, recomendável ir de trem para ver paisagens maravilhosas: dois dias em Flam, três em Bergen. […]

  13. Laila
    13/10/2016

    Mt bom o site! Amei! Bem, comecei a planejar uma viagem à Escandinavia em junho ou setembro de 2017. Temos 25 dias. O q sugere? Tenho MTA vontade de conhecer a Islândia! Mas vc acha q daria p fazer Islândia, Copenhagen, Oslo, Estocolmo nesse tempo? Ou cortaria algum país e conheceria melhor algum outro? Obrigada!

    • Dá para conhecer tudo, Laila. Faça Copenhagem, Oslo /Bergen, EStocolmo e Islândia (5-6 dias só para a ilha, viu?). Deixe a Finlândia de fora (aproveite para conhecer quando foi numa viagem para os Bálticos).
      Abraços.

  14. Amanda
    05/04/2017

    Olá Gleiber, tudo bem?

    Estou planejando uma viagem à Bergen entre o dia 12 e 14 de Dezembro desse ano. Tenho interesse em fazer esse passeio do Norway Nutshell, mas estou receosa de não ver uma paisagem muito interessante.

    Você acha que vale a pena mesmo assim?

    Obrigada desde já pela atenção.