Hora La Prislop – festival de tradições na Romênia

Quando a gente viaja para um lugar distante e exótico como a Romênia, queremos vivenciar um pouco da cultura local, não é mesmo? Mas só podemos dizer que atingimos nosso objetivo depois de visitar o festival folclórico Hora La Prislop. Para vocês terem noção é “só” o mais tradicional de Maramures, a região onde as tradições do povo estão mais bem preservadas.

Hora La Prislop Maramures Romênia 08

O festival foi bem divertido, ouvimos músicas legais, fizemos umas comprinhas e adivinha? Tudo gratuitamente. O mais difícil, entretanto, foi achar informações na internet previamente. Pronto, acabamos de resolver esse problema. Aqui nos Andarilhos traremos tudo o que você precisa saber.

 

O Que É Hora La Prislop?

Primeiramente, vamos dizer do que se trata, né? Hora La Prislop, para começar não é nenhum “horário”. “Hora” em romeno é um tipo de dança circular, que poderíamos traduzir como uma “ciranda”, eu acho.

Na verdade, não deveríamos traduzir coisa nenhuma, porque essa dança só existe lá! Prislop, por sua vez, é o nome de um passo de montanha. Ou seja, é o nome do lugar onde a “Hora” será executada.

Hora La Prislop Maramures Romênia senhoras

A região de Maramures, na Romênia, fica ao norte da Transilvânia, na fronteira com a Ucrânia. Trata-se de um vale cercado de montanhas por todos os lados, um lugar de difícil acesso. Por isso, sua cultura ficou preservada ao longo dos últimos séculos, sobrevivendo inclusive à sovietização dos tempos comunistas do país.

paisagem em maramures

Escrevemos um post completo com as principais atrações e cidades dessa região e que vale a leitura para se entender melhor o que Maramures representa na cultura da Romênia.

Então acontece que anualmente, vários grupos de dança regionais se reúnem para se apresentar (e competir para ver que é o melhor, se entendi direito) numa paisagem estonteantemente linda, num palco ao ar livre, com música ao vivo e uma feirinha de comidas típicas e barraquinhas vendendo bugigangas.

Hora La Prislop Maramures Romênia 05Vamos exercitar a língua romena? Acho que dá para entender para que servem esses produtos, não?

 

As Apresentações

Já estávamos ficando habituados a ver danças e músicas folclóricas romenas depois de termos visitado o festival medieval de Fagaras e a festa de Botiza em Maramures.

Hora La Prislop Maramures Romênia 11

O que nos chamou atenção no Hora La Prislop, além do lugar (eu já disse que a paisagem ali é lindíssima???), é que não são apenas dançarinos e cantores que se apresentam. Há corais e declamação de poesias também! Não que a gente tenha entendido alguma coisa, mas foi bem divertido assistir.

Hora La Prislop Maramures Romênia 07

Fizemos até um vídeo para vocês terem uma ideia de como a coisa é:

 

Como Chegar no Hora La Prislop

O festival acontece nas proximidades de Borsa (lê-se Borxa, porque o S tem cedilha, mas o meu teclado não), uma cidadezinha que fica em Maramures. A cidade, na verdade, é tão pequena que eu nem me lembro dela. Mas no inverno, ali funciona uma importante estação de esqui.

Hora La Prislop Maramures Romênia 01Estação de Esqui de Borsa

De Borsa, pega-se a estrada que vai para o Sul, em direção aos Cárpatos, na fronteira de Maramures com a Transilvânia. Não vimos placas, avisos, nada que fizesse menção ao festival. Apenas sabíamos que a festa não era na cidade propriamente dita.

Hora La Prislop Maramures Romênia 02A gente parava no caminho para tirar fotos toda hora!

Simplesmente dirigimos na direção indicada (só tem uma estrada que passa em Borsa, então não tem erro!) e depois de várias curvas montanha acima começamos a ver um monte de carros estacionados na beira da pista. Tínhamos achado o lugar!


Exibir mapa ampliado

Por sorte, conseguimos uma vaga bem em frente à entrada do lugar, que fica na parte mais alta do passo Prislop. Deixamos o carro e descemos, já ouvindo a música animada, o cheirinho de churrasquinho feito na hora e a multidão aglomerada.

Barraquinhas e bugigangas à venda em Maramures

 

Quando?

O festival tem data marcada para acontecer, que varia ano a ano, geralmente no mês de Agosto. Em 2012, foi no dia 12. Em 2013, a festa rola no dia 11/08. E nesse site você pode ver as datas dos festivais dos anos subsequentes.

Hora La Prislop Maramures Romênia 10

E o horário? Essa era informação que tivemos mais dificuldades em obter. No fim, a coisa começa ali pelo meio-dia e segue a tarde inteira, parece que até anoitecer. Há uma igreja bem em frente e, pelo que consegui descobrir, antes das danças e da música começarem, acontece uma missa.

Hora La Prislop Maramures Romênia 12É aqui!

Nós chegamos ali pelas 15:30h – 16h depois de termos feito o passeio de maria-fumaça (Mocanita, clique para ver o post). Estávamos com medo de chegarmos no final da festa e, de fato, muita gente estava já indo embora. No fim, assistimos muita coisa, comemos nosso lanchinho e compramos lembrancinhas.

 

Como Foi?

Assistir a um desfile de romenos vestidos em seus trajes tradicionais multicoloridos e ouvir senhorinhas idosas cantarolando cantigas antigas num lugar tão cênico como este foi uma das experiências mais legais desta viagem. Muitas vezes a gente paga caro para assistir a uma apresentação feita “para turista ver” em outros países do mundo, que nem sequer refletem a verdadeira cultura local, não é verdade?

Neste caso, além da entrada ser completamente gratuita, pode-se dizer que conseguimos nos sentir um pouco como os próprios romenos. Compartilhamos a mesma mesa, ouvimos as mesmas canções e quase entendíamos as piadas do senhor que declamava poesias. Na saída, quase comprei um chapeuzinho para mim de uma barraca de ciganos.

Hora La Prislop Maramures Romênia 04

Mas daí também, já achei que era demais…

 

 

andarilhos do mundo na transilvânia

Quer ler mais posts sobra a Romênia? Clique no banner acima ou navegue nos links relacionados abaixo:

 

Maramures

Maramures – Exótico até para os Romenos
Mocanita – uma maria-fumaça na Romênia

 

Hunedoara

Meu Castelo Preferido

 

Sibiu e arredores

Torneio Medieval em Fagaras
Estradas Incríveis do Mundo – Transfagarasan
Trilha nas Montanhas Fagaras
O Verdadeiro Castelo do Drácula

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:3
Posts Relacionados:
07
May
2013
3 comentários
  1. Muito interessante! Valeu a dica! 🙂

  2. Lena Monteiro
    13/06/2016

    Boa tarde,

    Sou carioca morando no Canada e adoramos viajar.

    No momento estamos pesquisando a Romenia e achei super interessante tuas dicas.

    Queria saber se vocês tem ideia dos tratamentos de saude feitos por la. Ouvi dizer que tem coisas maravilhosas.

    Meu marido eh fotografo , se tiver interesse, ele tem um blog dentro do site dele.
    http://www.celsobressan.com

    O meu ainda esta ficando pronto.

    Tenho um video com fotos da China: https://www.youtube.com/watch?v=WoH5lau50M4

    Aguardo retorno e vou ficar de olho aqui neste blog.

    Adorei!
    Abraços

    • Oi Lena
      Tratamentos de saúde? Hum… Não estou sabendo de nada.
      Mas legal os links que vocês mandaram. Vou deixar aí para todos verem. Fotos e vídeos ótimos. Abraços e obrigado.