Tromso, Noruega – Dicas Práticas

Você quer ir conhecer a Aurora Boreal e resolveu gastar milhões indo vê-la no lugar onde é mais provável e confortável. Então tá! Graças aos Andarilhos do Mundo, você agora vai saber como para chegar em Tromso, se deslocar, comer, fazer umas compras e se hospedar. Bora?

Noruega Tromso vista noturna

Não esqueçam que Tromso é um lugar muito peculiar. Ao norte do Círculo Polar Ártico, lá ocorrem tanto o Sol da meia-noite quanto a Noite Polar (quando o Sol não nasce). As temperaturas são menos frias do que deveriam graças à proximidade com o mar banhado pela corrente quente do Golfo.

Mas se você quer mais detalhes sobre como ver a Aurora Boreal, o post que conta tudo o que você precisa saber é esse outro.

 

Como chegar a Tromso

Esqueça os carros. Tromso fica tão ao norte da Noruega (1.640 km da capital), que dirigir até aqui seria programa de índio na certa. Você até pode alugar carro numa região circunvizinha e há estradas que vão te deixar bem no centro, numa boa. O litoral norueguês é recortado por fiordes (braços de mar que entram continente adentro), o que significa que você atravessará várias pontes e, em alguns pontos, dependerá de balsas.

Tromso Noruega avião

Lindo, mas improdutivo para um viajante de férias.

Tromso Noruega vista aérea

Logo, vamos nos concentrar em chegar de avião, vindo de Oslo.

 

Aeroporto de Tromso

Sabe aquela cidade pequena, de apenas 62mil habitantes, isolada quase no fim do mundo (literalmente)? O que você espera do aeroporto dela?

Tromso Noruega aeroporto da cidade

Se você estiver na Noruega, amigo, pode esperar tecnologia de primeiro mundo, máquinas limpando a neve da pista, e decolagem autorizada em meio a uma tempestade de flocos brancos, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo.

Tromso Noruega aeroporto

Pensou então que a estrutura fosse simplesinha? Enganou-se de novo. Boas cafeterias, bons restaurantes, banheiros impecáveis, salas de embarque confortáveis e wi-fi grátis por 2 horas, bastando fazer um cadastro e inserir a senha que eles enviam por SMS.

Tromso Noruega cafeteria do aeroporto

Do aeroporto para o centro da cidade, sincronizado com a chegada dos voos, um serviço de transporte através de ônibus executivos funciona impecavelmente. São NOK 70 por trajeto e dá para comprar os bilhetes de máquinas automáticas ao lado das esteiras de bagagem.

Ou até mesmo direto do motorista, dentro do ônibus, em cartão de crédito, amigos.

Tromso Noruega flybussen

As malas são carregadas no bagageiro do ônibus, que te deixa em vários pontos do centro da cidade. No nosso caso, o ponto mais próximo ficava em frente do City Living Hotel Tromso, na Gronnegata, a uma quadra do hotel onde ficamos, o Viking Hotel. Na volta, é só pegar o busão na rua debaixo, a Storgata, bem em frente ao Rica Gran Hotel.

Os horários estão afixados na placa de indicação da parada de ônibus, na rua mesmo. As timetables também estão no site do Flubussen.no e na própria recepção do hotel. Todo mundo usa.

Mas falando em hotel…

Veja nosso post exclusivo sobre o Viking Hotel, o hotel em que ficamos lá em Tromsø

Como se deslocar por Tromso

A pé, né? Ou de trenó, caso você tenha um… hehehehe

Noruega Tromso andando de trenó

Bem, a cidade não fica nevada o ano inteiro e dizem que é linda no verão. Mas mesmo no inverno, a pedida mesmo é caminhar, porque tudo é incrivelmente perto.

Todas as atrações turísticas importantes de Tromso ficam no centro à exceção da universidade, do zoo e do museu da cidade. Ahn, mas e a catedral do Ártico e o teleférico? Não ficam do outro lado da ponte?

Tromso Noruega - dicas práticas

Sim! Mas lá já é Tromsdale, hehehehe (piada infame, né?). Para atravessar a ponte, dá para ir à pé, caso você queira congelar com os ventos úmidos que sopram do mar. São 20 minutinhos que devem ser suficientes para perder os dedos, ou outras extremidades tão importantes quanto.

Bem, foi com esse argumento que o Sandro me convenceu a pagar NOK 70 (33 reais) por pessoa para termos direito a usar o sistema público de transporte livremente. Era isso, ou pagar NOK30 para ir e NOK30 para voltar. De ônibus, atravessar a ponte não leva 5 minutos.

Se quer saber mais sobre o sistema de ônibus de Tromso, é só acessar aqui.

Se já te caiu a ficha sobre como é caro fazer turismo na Noruega, fazer compras então deve ser uma missão impossível. Certo? Errado!

 

Fazendo compras na Noruega

A cidade tem alguns shoppings centers, galerias e lojas de souvenirs. Tá, os souvenirs são caros. Mas roupas e artigos de decoração “normais” tem preços incrivelmente “normais”. Pesquisando, dá para achar umas pechinchas. Compramos, por exemplo, bons agasalhos de moletom por R$100,00, com direito a termos o imposto devolvido na hora de deixar o país.

Tromso Noruega shopping

Compramos ainda uns jeans, um casaco e botas, a preços mais acessíveis do que no Brasil. Bem perto do hotel, um bom shopping é o Nestranda. Ali mesmo eu consegui resolver perrengues com o chip pré pago que comprei para conseguir usar o 3G do celular por preços baratíssimos…

Como todo shopping, tem loja para todos os bolsos, cafeterias, praça de alimentação.

Falando em comida…

 

Onde comer em Tromso

Restaurantes seguem a lógica dos hotéis e do transporte público na Escandinávia. Ou seja, preços abusivamente caríssimos! Mas isso não significa que morreríamos de fome! Porque sempre há uma 7eleven ou uma Narvesen para mandar ver num cachorro quente de 10 reais!

Cachorro quente mais caro do mundo Oslo

E sempre há o Burger King, ou uma pizzaria não é mesmo? A propósito, curtimos bastante a pizza no “sistema pub” do Jonas Pizza (pertinho do Radisson, em frente ao Porto). Você pede no balcão, paga, leva as bebidas para a mesa e quando fica pronto eles te chamam pelo nome. Só precisa dar gorjeta se quiser… hehehe

Tromso Noruega cardápio

Tromso Noruega pizza

Outra dica de ouro é o supermercado. Calma! Não estou sugerindo que você almoce bolachinhas com chocolates (já fiz isso algumas vezes, mas não vem ao caso). É que eles tem um balcão quente com comidas prontas e você pode comprar por peso na quantidade que desejar. Eles colocam em recipientes plásticos e fornecem até garfos e facas de plástico. Depois é só levar para o hotel ou fazer um piquenique na praça da cidade a -5 graus e nevando.

Tromso Noruega jonas pizza

Nas horas mais impróprias, praça de alimentação de shopping sempre quebra o galho.

Tromso Noruega bistrô no shopping

 

Acho que era isso, galera. Sobre as atrações turísticas de Tromso a gente escreveu um post exclusivo. Se tiverem mais dúvidas, a caixa de comentários está aqui para isso!

 

E para pesquisar o seu hotel em Tromsø, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Banner Horizontal Andarilhos Boreais

Aurora Boreal

Em Busca da Aurora Boreal
Aurora Boreal: tudo o que você precisa saber
Como fotografar a Aurora Boreal

 

Tromso

Guia de Atrações Turísticas
Informações Práticas
Resenha do Hotel Viking
Andarilhos ao Vivo – Tromso / Noruega

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:104
Posts Relacionados:
22
Apr
2013
104 comentários
  1. Ei Gleiber,
    As fotos do aeroporto coberto de neve são impressionantes. Difícil imaginar um avião pousando ali.
    Abraços,
    Lillian.

    • A gente sentiu um medinho enquanto sobrevoávamos (na decolagem depois, a mesma sensação). Mas que nada! Para eles aquilo era a coisa mais normal do mundo!

  2. Mariana Leal
    25/05/2013

    Olhaaa to lendo todas as dicas…. E adorando tudo … E claruu sonhando com a minha vez …. Onde encontro os valores da moeda de la com o real ?

  3. Marly Borges
    19/07/2013

    Bom dia!
    Gostei das suas informações, não vejo a hora de irmos também.
    Tem voo direto?Somos de São Paulo. Qual viação? Quanto sai em média por pessoa?
    Se entendi da Noruega para Tronso é de onibus?
    Obrigada.
    Marly

    • Não tem voo direto para a Noruega não, mas várias empresas europeias chegam a Oslo (Lufhtansa, Air France, British etc). De Oslo para Tromso fomos de avião (de ônibus seriam umas 12h, ou mais!), tem a Norwegian, a SAS e a Wideroe.

  4. Heloisa
    03/09/2013

    Adorei tudo que li no blog. Vou para Tromso em outubro, dia 01 e gostaria de saber sobre a moeda local. Se levarmos euros encontraremos dificuldade para compras? Seria melhor levar dinheiro ou cartão? Vamos em busca da aurora boreal. Obrigada

    • Se levarem Euros, terão que fazer câmbio para coroas norueguesas. Mas tem caixas eletrônicos para saque em moeda local (débito ou crédito, conforme o seu cartão) por todo o país. Muito fácil. Aceitam cartão de crédito até para comprar balas.

  5. fernanda
    10/09/2013

    como faz isso do chip com 3g baratissimo? hehehe

    • É assim. Você vai numa loja dessas que vendem celular e Sim-cards (esse é o termo que eles usam). Compra um pré-pago e o preço do chip já vai te garantir um monte de 3G. Para navegar por mais tempo, talvez seja bom fazer um “top-up” (é o termo deles) com cartões que te colocam mais crédito. Exatamente como no Brasil. Preços iguais ou mais baratos que o Brasil. Conexão infinitamente melhor do que no Brasil! Boa sorte.

  6. fernanda
    10/09/2013

    estou passando um mês em tromso e sofrendo pra entender as coisas e descobrir o que vale a pena hahah toda ajuda é bem vinda!

  7. Aline
    08/10/2013

    Oi, adorei as dicas, nossa vocês dão tudo “mastigadinho”…entretanto gostaria de saber se as roupas pra levar são muito especias, por exemplo as botas para andar na neve são específicas, se compramos ou alugamos…casacos e etc pois pretendo ir em março caçar a aurora tb e quero dicas do quesito vestimenta. Valeu!

    • Estou preparando um artigo específico sobre isso. Vai sair em, no máximo, 2 semanas. Daí eu te mando um email avisando, por ser?

  8. Paulo Silvio
    16/10/2013

    Ola amigos.. Gostei muito da experiencia de vcs!
    So que, a minha esta sendo diferente e quero ajuda de vcs.. hehehe
    Vou fazer intercambio em Londres, de lá pego voo pra Oslo, super barato!
    Dai ficou dificil, pois passagens de Oslo pra Tromso é muito caraaaaaaaa…
    Existe algum outro método de ir ate la?
    Ouvir falar que se pode ir de Trem de Oslo até Bodo, e de Bodo pega onibus pra Tromso…
    Gostaria de ajuda amigos..
    Pretendo ir em fevereiro!!

    Abracs

  9. Mariana
    20/10/2013

    Pessoal,
    Adorei o site de vocês.
    Desde que defini Tromso como destino, venho planejando a viagem com a ‘ajuda’ de vocês.
    Adorei os posts. Além de explicar, as fotos ajudam muito!
    Parabéns!!
    Mariana

  10. Natália Sarkis
    31/10/2013

    Geeeeeente, adoraaaando os posts! Tudo MUITO útil e informativo, parabéns! (sim, sou eu que já enchi o saco de vocês lá no Face hahahahaha xD). Obrigada, obrigada, obrigadaaaa, não consigo ir dormir, fico lendo ! Abraços de Uberaba!

  11. Natália Sarkis
    31/10/2013

    Ah, e pessoal, há passagens de Oslo para Tromsø esses dias no site da SAS por 54 euros (até assustei)! \o/ Desde criança, reparava a miniatura de um aviãozinho de meu pai da SAS…nunca imaginei que fosse, um dia, pesquisar sobre aquela empresa…

  12. Natália Sarkis
    31/10/2013

    Ué Gleiber, li aqui que você estudou aqui em Uberaba hahaha. Que massa, que coincidência! Seu rosto não me é estranho hein? Estudou no Colégio Marista ? Até + !

    • Meus pais até hoje ainda moram em Uberaba, inclusive! Eu tinha amigos no Marista, mas era do José Ferreira. Fui até professor por lá.

  13. Elton Gerent
    02/11/2013

    Tentei te procurar no Facebook mas nao consegui!

    Cara, muito bom… estava com uma dúvida gigantesca referente a Tromso!
    Eu moro na Irlanda, consigo passagens aereas pra dezembro por míseros 15 euros (30 ida-volta) para Oslo… melhor impossível!!! E quero presentear minha namorada levando-a a Tromso.

    Minha dúvida é o seguinte… de Oslo gostaria de pegar um Trem até a cidade mais próxima de Tromso, local onde tu se hospedou (se der pra ir direto, melhor ainda). Qual cidade consigo parar? Nao gostaria de pegar novamente um voo de Oslo para Tromso, perderia toda a mágica do passeio pela Noruega por inteiro.

    Estou pra ir dias 2-15 de Dezembro! Vou sofrer com o clima ou por nao ter uma horinha de sol? hehe

    Abraços.

    • Oi Elton,
      De trem você só chega até Bodø, uma cidade que fica acima do círculo polar ártico. Ou seja, pode acontecer de rolar aurora lá! Claro que em Tromsø as chances são melhores e os passeios para sair da cidade para vê-la, mais organizado. Mas há uma possibilidade. Veja em: http://www.nsb.no/?lang=en_US Detalhe: a viagem entre Oslo e Bodø dura “só” 17 horas!!!

      Há uma outra cidade acessível de trem mais ao norte que Bodø: Narvik. Mas ela só é acessível a partir da Suécia. Você teria que comprar um bilhete Oslo – Stockholm – Narvik. Vai dar trabalho e deve custar caro, mas dá. Veja em: http://www.sj.se/?l=en A duração da viagem entre Estocolmo e Narvik é de 19:30h.

      De Narvík, dá para chegar a Tromsø de ônibus. (de Narvik a Tromsø: 4h30min, veja: http://www.visittromso.no/en/Articles/Tromso_useful-info/Travel-by-bus-and-train/).

      Sobre a noite polar (sem nascer do Sol), ela vai de 15/12 a 28/12 em Bodø, de 4/12 a 8/01 em Narvik e de 25/11 a 17/01 em Tromsø. Então, cara, acho que você vai sofrer sim! kkkk

      Abração

  14. Dilmar Genero
    03/11/2013

    Boa Noite Gleiber.
    Estamos indo para Noruega, eu e minha esposa, em Marco 2014. Chegaremos em Copenhaguem dia 12, dela estamos pensando em ir de carro ate Bergen e Alesund, passando por Oslo. Sera que é tranquilo de carro para fazer a região dos Fiordes em Marco(sso)??
    Obrigado.
    Dilmar

    • Oi Dilmar,
      Então… vai ter neve. Com certeza. Talvez algumas estradas fechem por causa de nevascas eventuais, mas o normal é que as estradas permaneçam transitáveis mesmo com neve (eles limpam quando acumula!). Eu não arrisquei, porque não me sinto seguro nesse tipo de terreno, mas vi em Tromsø que não é nenhum bicho de 7 cabeças.
      Abração.

  15. Izabela
    24/12/2013

    Nessa região que acontece o Sol da Meia Noite no verão? Mesmo no verão, eh frio?

    • Sim. É lá mesmo, Izabela. Mas mesmo no verão a temperatura chega geralmente apenas aos 15 graus e faz uns 5-6 graus à noite.

  16. César Brandão
    05/01/2014

    Boa noite Gleiber,

    Sou de Natal-Rn e estou com minha viagem marcada para Escandinávia dia 05 de fevereiro de 2014 onde vou passar 12 dias passando por Copenhagen, Bergen, Oslo, e Estocolmo sendo o destino final para Brasil. pretendo sair de Oslo e passar duas noites e Tromso nos dias 12 e 13 de fevereiro, será que nestas datas do inverno pesado da Noruega eu consigo ver a aurora Boreal em Tromso???? E o que você achou deste meu roteiro??? Comprei todos os trechos internos de avião pela Edreams para não perder tempo com longos trajetos de trem..

    Obs: Que horas sai as vans em tromso para ver a aurora Boreal para que eu programe meu vôo para tentar ver no mesmo dia que chegar em Tromso???

    Atenciosamente,

    César Brandão.

    • Oi César,

      Gostei do seu roteiro. Só tem um problema. Como você só vai ficar 2 dias em Tromso, PODE ACONTECER de você não conseguir ver a Aurora. Como ela é imprevisível, você corre este risco. Por outro lado, pode acontecer de você ver NOS DOIS DIAS!!!! Vou torcer para você ter sorte. A época é propícia, só não vi se vai ser lua cheia (isso atrapalha, o melhor é lua nova!)
      Os passeios saem ali pelas 18:30 – 19:00h
      Já usei o edreams e deu muito certo, viu?

      Abraços e boa sorte.

  17. César Brandão
    07/01/2014

    Bom dia Gleiber,

    Fico muito grato pelas suas preciosas dicas para minha viagem, esta de parabéns em ter criado este fantástico blog Andarilhos do mundo que facilita bastante a vida dos viajantes como eu que bato os quatro cantos do mundo.
    Como estarei de férias em Abril e maio da Petrobras, vou deixar para ir ver a aurora boreal nas férias porque chegando em Tromso só saio quando conseguir ver esta fantástica obra da natureza e depois sigo para Filandia até Moscou, aproveito agora nesta viagem de fevereiro para conhecer bem melhor as cidades de Bergen e Oslo.
    Um grande abraço e sucesso.
    César Brandão

    • Oi César… Não se esqueça que em Abril já começa a ficar difícil ver a Aurora, hein? Já é fora de temporada, os dias começam a ficar mais longos e os passeios começam a rarear. Não é impossível, mas acho que é melhor você tentar esses 2 dias em fevereiro e se não conseguir, tente de novo em Abril. A Aurora é sempre uma dama muito geniosa. Melhor se prevenir do que voltar de mão abanando. Acredite: Tromsø é um lugar muito legal, com ou sem Aurora de qualquer jeito.

  18. Antonio Brugnaro
    13/01/2014

    Adorei as dicas para viajar ate Tromso, maravilha e muito obrigado!!!

  19. marleide
    23/01/2014

    gostaria de sabe como faço pra i de natal rn para tromso,como chego lá,pretendo ir esse ano,quanto custa?de natal devo ir ate onde pra depois chega ai?

  20. César Brandão
    31/01/2014

    Prezado Gleiber,
    Se possível queria sua indicação num um hotel bem central em Estocolmo na Suécia, estarei terminando minha viagem por lá onde vou ficar 04 diarias nesta segunda semana de fevereiro. Em Tromso ja fiz a reserva no hotel Vinking através do seu site pelo booking.com, vou tentar ver a aurora Boreal apesar de estar entrando na lua cheia dia 14/02 e vou chegar em Tromso dia 12/02 e permaneço por lá 03 dias.
    Um grande abraço,
    Att: César Brandão.

    • Oi César,
      Que legal que você reservou depois de clicar no nosso link! Sabia que a gente ganha uma comissão de até 3%??? Legal, né? Tomara que vocês gostem do lugar. É um hotel simples, mas com os preços estratosféricos de Tromsø, fiquei muito satisfeito.
      Já em Estocolmo, a gente inventou de bancar um Radisson Blu. Fica do lado da estação de trem central da cidade, mas é um hotel para executivos, meio que caro demais para nós, turistas. A gente conseguiu pegar uma promoção (veja só) no Booking.com e pagamos a metade do preço. Tomara que você tenha a mesma sorte.
      No nosso último dia em Estocolmo, ficamos no Scandic Sergel Plaza. Também é bem central, confortável, com um café da manhã deslumbrante. Mas achei meio bagunçado porque tinha muita gente lá (havia uma conferência, algo assim). Detalhe: o mesmo preço do Radisson, mas piorzinho.
      Aí vão os links do booking para você dar uma olhada. E se quiser ajudar a gente, não precisa reservar o mesmo hotel que a gente não! Bastar reservar QUALQUER hotel depois de clicar neste link que eles passam a comissão depois. Obrigado!!! 🙂
      Radisson: http://www.booking.com/hotel/se/radisson-blu-waterfront.pt-br.html?aid=364605
      Scandic: http://www.booking.com/hotel/se/scandic-sergel-plaza.pt-br.html?aid=364605

  21. César Brandão
    31/01/2014

    Boa noite Glaiber Rodrigues,
    Valeu as dicas dos hotéis em Estocolmo amigo, como estou fazendo esta viagem sozinho sem acompanhante não faço grandes exigências quanto ao luxo dos hotéis apenas quero que seja limpo e bem localizado. Sempre faço minhas reservas pelo Booking.com em todos os lugares que viajei pelo mundo a fora, a partir de agora vou entrar no booking sempre pelo seu blog para fazer minha reservas porque já me cadastrei no Andarilhos do mundo e na sua pagina do faceboock.
    Só me tire uma duvida,será que vou conseguir ver a Aurora Boreal e o sol da meia noite faltando dois dias para lua cheia em Tromso????
    Atenciosamente,
    César Brandão.
    Obs: Que site digito nesta caixa de texto acima para enviar minhas mensagens para seu blog? estou sempre deixando em branco.

    • Poxa César,
      Valeu mesmo! Que legal que você vem nos acompanhando. Espero que o material que temos ainda a publicar se entusiasme para mais e mais viagens! E sobre Tromsø, você até pode conseguir ver a Aurora (mas infelizmente a lua vai atrapalhar sim, viu? Se der Aurora fraca, por exemplo, pode ser que vocês não vejam nada. Mas se for Aurora forte, não tem problema), mas o Sol da meia-noite só rola no verão, entre Junho e Agosto. Os dias serão bem curto na época em que você vai, cerca de 16h de noite e 8 horas de luz.
      Sobre a caixa de texto pedindo “site” não precisa colocar nada! Deixa em branco que está tudo certo. A função dela é que quando o dono de algum site de turismo deixa aqui um comentário, fica o link para o site da pessoa, caso eu queira retribuir a visita. Entendeu?
      Abração e boa sorte na sua viagem.

  22. Rosimary luzia
    06/03/2014

    Estive na noruega ano passado por tres mêses e amei,fiquei em uma cidadezinha ao norte da noruega chamada balanger,fui a tromsø também,estive lá no verão e posso lhe dizer que nunca vi lugar mais bonito na minha vida,pra quem gosta de natureza é o lugar perfeito.fui de carro de balanger para tromsø 5 hs de viajem com meu noivo curtindo as lindas paisagens da noruega.agora ansiosa para ir outra vez em julho. Amo a noruega.

    • Nossa! Fiquei com vontade de voltar agora! Deve ser lindo ver o Sol da meia noite naquela paisagem dos sonhos! Obrigado por visitar nosso blog!

  23. Denise Schmitt
    17/03/2014

    Olá, meu filho de 11 anos irá participar de um Village do CISV e ficará 01 mes em Troms, em JUL. Vi no mapa e achei o fim do mundo mesmo! Kkkkk! Tipo perto do Papai Noel! Gostaria de saber um pouco mais sobre o sol da meia noite. São dias sem noite, é isso? E a segurança na cidade? Ele ficará em acampamento e em casas de familia.E com relação ao dinheiro? Mando dolar ou euro? Obrigada!

    • Oi Denise
      O Sol da meia-noite é quando o Sol não se põe, simples assim. Essa fase dura mais ou menos um mês em Tromsø (ao norte do Círculo Polar Ártico o fenômeno acontece, e é mais duradouro quanto mais perto do pólo norte).
      Tromsø é uma cidade pequena, mas fantástica e que recebe muitos turistas no verão por sua beleza natural incrível. É super segura, mas tudo é muito caro, viu? Lá só se usam coroas norueguesas, mas euros podem ser trocados facilmente em casas de câmbio ao chegar na Noruega.
      Abraços.

  24. Edson Oliveira
    21/03/2014

    Andarilho Gleiber ! Tudo bem ? Vou chegar em Frankfurt no dia 05/04. Sei que o mes de Abril não é o mais apropriado para ver a Aurora Boreal, mas tb não seria impossível. Vc tem alguma dica para chegar até Tromso, da maneira mais rápida e com bom custo benefício ? Tenho o Global Eurail Pass. Ja estive na Noruega (Oslo, Bergen, Bodo, Svolvaer – Ilhas Lofoten), em Março/13, mas não consegui ver a Aurora Boreal. Um abraço.

    • Oi Edson,
      Infelizmente, é muito difícil chegar a Tromsø de trem. Você tem que chegar Narvik e depois seguir de ônibus por umas 12h! Uma maneira mais fácil se você quiser ir de trem é ir ver a Aurora Boreal no Norte da Suécia. Você pode ir de trem de Estocolmo até Kiruna – são 17h de viagem, mas o seu passe vai servir. Na verdade, o jeito mais fácil mesmo é ir de avião, viu? Sem choro nem vela. A SAS (http://www.flysas.com) e a Norwegian são boas opções, principalmente a partir de Oslo (voos diretos!).

  25. Clovis Jardim Farias
    20/04/2014

    Gleider, teus relatos sinceros e dicas bem claras estão sendo fundamentais para programar minha viagem a Tromso para fotografar a Aurora Boreal. Grato por dividir esta experiência.

  26. Lucilia Filizzola
    22/05/2014

    Oi Gleiber!! Foi a primeira vez q vi seu Blog e adorei!! Estou começando a planejar uma viagem a Tromso p 25/11/15 (aniversario de casamento) sei q falta muito tempo ainda, mas gosto de programar tudo com antecedência, gostaria de saber se posso contar c vc para me ajudar nas milhões de duvidas que surgirão. Um abraço

    • Claro Lucilia. Recomendo que você leia bem os nossos artigos, o que não estiver lá me avise. Abração.

  27. Claudia
    27/05/2014

    Jà estou começando a planejar uma viagem a Tromso, para caça à aurora boreal,em final de novembro/2015, mas vejo que a melhor opção para chegar lá é de avião. Ocorre que o limite de bagagem no voo interno Oslo/Tromso é de 23kg, certo? Acho difícil uma mala de 23kg para uma viagem à Noruega, no frio, partindo do Brasil, ainda mais quando pretendo ficar mais uns 15 a 20 dias entre Bruxelas, Amsterdã, Paris e Londres. A opção do trem é ruim, vi que você respondeu a outra pessoa. Como você resolveria isso? Obrigada pela ajuda.

    • Oi Claudia. 23kg é mais do que suficiente para uma pessoa! Relaxe e se acostume a usar a mesma roupa todos os dias. É o jeito. Senão, terá que pagar excesso de bagagem. Infelizmente.

  28. Chico Tattini
    08/06/2014

    Caro Gleiber,
    o que pode nos dizer sobre hospedagem em Tromso?
    Tenho procurado alternativas, mas sinto que ainda não encontrei a melhor (ou então, não tive certeza de encontra-la).

    Meu plano é caçar a aurora na primeira semana de janeiro, num baita frio… ouvi dizer que alugar um apto (airbnb, por ex) é uma boa alternativa, ainda mais porque posso cozinhar e tal (economizando nos jantares),

    Enfim, o que pode nos dizer?

    Obrigado desde já!

  29. Priscila
    07/07/2014

    Olá Gleiber,
    Vou em janeiro para a europa e pretendo separar 15 / 20 dias dias para a Noruega e talvez a Suécia… Pois ainda não conheço esses 2 países É um sonho ver a aurora boreal, será que é possível ve-la em janeiro em tromso?? e na sua opinão, tendo 15/20 dias em janeiro para conhecer essa região, quais cidades você recomenda? Muito obrigada

    • Claro que sim, Priscila! É a época ideal (noites longas). Fique uns 7 dias por lá e faça os passeios diurnos disponíveis. Vá também a Bergen e se puder, a Svalbard. Na Suécia, no inverno, acho que Estocolomo e só. Se sobrar tempo, Copenhague ou Helsinque. No fim, o inverno é uma boa época para a Aurora, mas é uma péssima época para os países escandinavos, em que tudo fica meio que dormente… As noites são longas e muito frias. Então as grandes cidades são a melhor sugestão.

      • Priscila
        09/07/2014

        Adorei as dicas, muito obrigada = )

  30. maria angela
    24/07/2014

    Olá Gleiber!
    Vou para Tromso em meados de setembro.
    Você disse que podemos trocar euros..e dolar? é bem aceito também?
    Obrigada pelas dicas!

    • Oi Maria Angela,
      Nas casas de câmbio de qualquer lugar do mundo, sempre se aceitam dólares ou euros.
      Mas nas compras do dia a dia, só são aceitas as coroas norueguesas.
      Abraços.

  31. fernanda
    09/08/2014

    Olá Gleiber, estamos pensando em ir a Tromso ver a aurora boreal em janeiro de 2015. Como vejo as fases da lua ? Janeiro é um bom mês para esta finalidade (aurora)?

    • Oi Fernanda.
      Janeiro é um mês frio e com noites longas, ou seja, excelente para ver a Aurora.
      Sobre as fases da Lua, pergunte para o mestre Google. Para facilitar, eu mesmo coloquei as palavras-chave e descobri pra ti (“fases da lua em janeiro de 2015”):
      05/01: Lua Cheia
      20/01: Lua Nova (melhor época!)
      Abraços

  32. maria angela campos
    07/09/2014

    Ola Gleiber, vou para Tromso agora no final de setembro/14.. tentar ver a Aurora Boreal. Ficarei 10 dias.. Estou acompanhando a temperatura de lá. Parece-me que nesse época nao é tao frio! Estou levando pouca roupa mas tudo térmica… Li as suas dicas e aproveitei bastante. Alias tirei uma copia do seu artigo que pretendo levar! Obrigada pelas dicas!!!

    • Oi Maria Ângela, Tromsø nunca é muito fria. Tem aquela proximidade do mar e talz. A gente pegou tempestades de neve, mas na cidade fez -5 de madrugada como mínima. (E zero grau de máxima durante o dia!). Mas se você pensar que está perto do polo norte, até que não é tão frio, né?

  33. Joao Carlo Rocha
    19/09/2014

    Boa tarde mestre Andarilho. Tudo bem? Moro em Sao Paulo e pretendo passar 3 meses na Noruega em Julho do proximo ano. Quando vcs foram precisaram de visto? Elea exigem alguma quantia em dinheiro para entrar no pais? Agradedo a atenção.

    • Oi João Carlo,
      A Noruega não exige visto para até 90 dias. Mas na imigração, quando entrar no espaço Schengen (se o seu voo chega em Madri, por exemplo, a imigração é em Madri e você não passa na imigração de novo ao ir para a Noruega, por exemplo), são exigidas as condições de praxe: hotel em que vai ficar hospedado, seguro-viagem, passagem de volta e às vezes eles perguntam quanto de dinheiro está levando. Da última vez, eles me perguntaram isso sim. E eu tive que dizer quanto tinha de dinheiro vivo, quantos cartões de crédito tinha e dar por alto o limite deles. Eles não pediram para conferir nada, só foi uma coisa verbal mesmo. Abraços e boa sorte.

  34. Paula
    29/09/2014

    Oiii 🙂
    Primeiro de tudo, parabéns pelo blog!!! Como ajuda os futuros viajantes! Estou querendo ir pra Noruega ano que vem em outubro ficar 1 semana no máximo!

    Queria is a Oslo, trolltunga (1 dia só pra fazer uma trilha) e tromso! Mas seria no estilo mochilao hahaha!! Queia saber qual foi a maior de despesas, o que é mais caro lá?
    Como não terá neve, vc acha que viável alugar um carro em tromso?

    Quanto mais ou menos vc acha que essa viagem sai por?

    Obrigadaaa 🙂

    • Oi Paula,
      Se não tiver neve E o tempo estiver bom, alugar carro é mais barato do que pagar o tour de caçada à aurora. Daí é só dirigir para o interior do país, achar um lugar bem escuro de céu estrelado e esperar para ver a Aurora aparecer.
      O mais caro, na minha opinião, é a comida. Mas nada que um supermercado não resolva.
      Uma semana na Noruega, sem as passagens aéreas desde o Brasil (só com as passagens locais), deve sair uns 5.000 por pessoa (incluindo refeições).
      Abraços e boa sorte.

  35. Thais
    02/10/2014

    Desejo um dia ir à Oslo e também em tromso , quanto custaria toda a viagem com 4pessoas para um mês ou dois meses?

    • Oi Thais,
      Tão difícil fazer essa previsão…
      Nem saberia por onde começar a fazer o cálculo.
      Abraços.

  36. Carina
    27/10/2014

    Olá, gostaria de saber se posso comprar o “Return ticket”. Pelo que li no site (http://www.flybussen.no/en/Troms%C3%B8/document/4574) posso comprá-lo por 100 NOKs e usar duas vezes. É isso mesmo?

    • Oi Carina,
      Isso mesmo. O return ticket serve para a ida e a volta no mesmo bilhete e você economiza uma grana.
      Abraços

  37. Rodolfo K. G.
    28/12/2014

    Olá, Gleiber!! Pretendo ir a Noruega ano que vem através de Intercâmbio. Uma das minhas opções seriam Tromsø. Já li a respeito do clima da região. Mas no meses mais frios (Dez, Jan e Fev) vc já presenciou temperaturas de -10°C, -15°C ou -20°C em Tromsø?? Pergunto isso, porque há alguns sites que mostram temperaturas diárias registradas na cidade e queria saber se isso poderiam ser verídico, já que como toda Noruega recebe o ar quente do Golfo. E em relação ao vento na cidade, são gelados até no Verão também??

    • Oi Rodolfo,
      Acho que o verão lá não deve ser “fresquinho”. Dizem que as temperaturas lá são muito menos frias do que em Oslo, porque Oslo fica mais distante da corrente do Golfo. Já Bergen deve ser mais quente, entretanto, é mais chuvosa. A gente pegou a época mais fria naquele ano (2013) justamente em Março e fez -5 graus na cidade. Indo em direção ao continente para buscar a Aurora é que pegamos -18. Mas esse lugar ficava a quase 100km da cidade na direção da Lapônia. E fique tranquilo que tudo por lá é estruturado e aquecido para enfrentar o inverno. Abraços.

  38. Erick
    09/01/2015

    Olá Gleiber. Vou para Tromso dia 9 de outubro, e ficarei até dia 15, sozinho. Pelo que li, a temperatura nessa época fica entre 0 e 6 graus. Como não conheço os roteiros para caçar a aurora, acha que terei dificuldade em alugar carro e percorrer a região, ou você indicaria apenas a contratação daqueles serviços de van para isso? E o que você achou de Estocolmo? Acha que ficar 3 dias lá é suficiente?

    • Oi Erick, se o tempo estiver aberto, não há nenhuma dificuldade para caçar a Aurora sozinho! Sobre Estocolmo, nós ficamos 3 dias. Foi suficiente porque era inverno. Se fosse verão íamos querer mais uns 2 dias, com certeza. Abraços.

  39. Felipe Navarro
    19/01/2015

    Olá Gleiber!

    Eu e minha namorada vamos para escandinavia em fevereiro e um dos destinos é Tromso, vamos ficar la do dia 20 ao dia 25… Temos grandes chances de ver a aurora? Que horas você recomenda acordar para aproveitar o maximo do dia? É possível alugar um carro em Tromso com 22 anos de idade? Precisa de carteira de motorista internacional?

    Desculpa a quantidade de perguntar, nunca fui para um lugar desses e estou com algumas dúvidas hahaha…

    • Oi Felipe
      TODAS as chances. Dá para acordar tarde em Tromsø, porque os dias são curtos de qualquer jeito e se acordar muito cedo pode acontecer de você ter conhecido todas as atrações possíveis em 2 dias! kkkkk
      Dá para alugar carro sim, e basta a sua carteira de motorista brasileira mesmo. Mas sobre a idade, pesquisa nos sites principais agências (Avis, Europcar, Sixty…). Nunca prestei muita atenção nessa questão, hehehehe
      Abraços.

  40. Amanda
    21/01/2015

    Ola Gleiber!
    Por favor, qual ônibus eu pego para chegar na rua do hotel (viking)?
    Eu entrei no sistema de ônibus do site ‘visit tromso’, mas não entendi mto bem os mapas… Vc ainda se çlembra do nome e em que lugar do aeroporto pegou?
    Quais restaurantes vc me sugere? Estou super ansiosa, contando os dias!!!
    Estou indo em 10/02 e ficarei 8 dias. Espero ver a querida aurora!
    Obrigada novamente!

    • Oi Amanda,
      Eu peguei o ônibus Flybussen:
      http://www.flybussen.no/en/Troms%C3%B8
      Usando a rota Scandic Ishavshotel – Polaria – Tromsø lufthavn, desça na parada “Grand Hotel”, que fica na rua Grønegatta, a duas quadras do hotel Viking. Para ajudar, essa rua é de mão única. Então quando descer do ônibus a pé, caminhe na direção contrária ao fluxo dos veículos. É bem pertinho.
      No aeroporto, a parada do ônibus é super sinalizada. Você não tem como errar. Tem até maquininha automática para vender o tíquete (mas você pode comprar do próprio motorista também).
      Abraços.

      • Amanda
        28/01/2015

        Como sempre, MUITO OBRIGADA!!!
        Tenho certeza que, com a ajuda de vcs, a realização do meu sonho terá mais sucesso!

  41. Fabiane
    25/01/2015

    Boa noite, Gleiber.

    Eu e meu marido estamos morando na França e sonhamos em ver a Aurora Boreal. Planejamos ir a Tromso entre os dias 13 e 17 de maio, quando estaremos comemorando aniversário de casamento.
    É uma boa época pra ver a Aurora Boreal?
    Quando será a sua próxima excursão para Tromso? Gostaria de um guia para a “caça a Aurora”.
    Abraços

    • Oi Fabiane,
      Maio, infelizmente, não tem aurora… Os dias já ficam muito longos e a luz do Sol/crepúsculo ocultam o fenômeno. Vai ter que ser mais no inverno.
      A gente não organiza excursões para a Aurora não. O que a gente fez foi organizar sozinhos a nossa própria viagem, daí a gente compartilhou como fizemos como vocês. É essa a função do nosso blog. Abraços.

  42. RONALDO PONTES
    31/01/2015

    Olá, Gleiber.

    Estou querendo ir a Tromso para tentar ver a Aurora Boreal.
    Desanimei um pouco quando li que em fase de lua cheia não é bom.
    Tu acha que é impossível de ver nessa época?

    Iria agora, dia 03 ou 04 de fevereiro.

    Muito obrigado!

  43. Ronaldo
    05/02/2015

    Gleiber estou em Tromso ainda. .cheguei segunda e vou embora para Londres amanhã.
    Fui rm dois tours e vi a Aurora nos dois dias!
    Estou curtindo cidade agora.
    Tromso já deixou saudades!
    Obrigado pelas dicas muitississimo úteis!

    • Cara, que legal!!! Você deu sorte. O tempo estava bom? Fico muito feliz quando conseguimos ajudar as pessoas a realizar seus sonhos. Estamos sempre às ordens por aqui. Abração

    • Marcela
      19/12/2016

      Oi Ronaldo, estou indo a Tromso em janeiro, vc agendou os passeios com antecedência ou fez tudo la na hora?

      • Oi Marcela
        A gente agendou o primeiro passeio da Aurora pela internet, mas os outros foram lá na hora.
        Abraços.

  44. geraldo eugenio de assis
    09/05/2015

    Parabens pelas dicas Gleiber. Vou estar em Tronso no dia 31/12/15. Não falo ingles. Mas estive em paises como a Russia e Estonia. Alguma recomendação ou da para se virar? Além disso, como faço com os dedos. Ja cheguei a desistir de um passeio na Russia por causa da sensação de perde-los por causa do frio. O que é mais complicado é que para fazer fotos. Tenho que retirar as luvas. Se nao fosse isso ate que dava rsrs. Ainda nao li os detalhes para ver a aurora. Pela qualidade de seus depoimentos acredito que nao haverá duvidas. Achei muito bom. Quem sabe voce se interessa em divulgar algo na minha revista? Grande abraço!!

    • Oi Geraldo,
      Sobre os dedos, eu achei uma luva mais fina (do mesmo material que fazem as roupas de segunda pele) que eu não tirava nunca e conseguia mexer na câmera, mas ela não esquenta muito, então tinha que colocar a luva de verdade por cima e esperar a mão esquentar para poder tirar mais fotos. Realmente incomoda muito.
      Abraços

  45. Flavia
    15/06/2015

    Olá, Gleiber, boa noite!

    Estou alucinada por fazer essa viagem mas confesso que estou um pouco receosa ser ser muito hard pra faze by myself como já fiz várias outras. Andei pesquisando na internet mas a única opção que encontro é pacote para brasileiros o que, confesso, não me agrada muito.

    No pacote que pesquisei o roteiro é o seguinte:
    1. chegada em Os,o
    2. Oslo – Svolvaer, capilal das Ilhas Lofoten
    3. Passeio com destino ao sul de Lofoten
    4. Embarque em transatlantico com destino a Tromso
    5 . Passeio até Kilpisjarv, vilarejo isolado no extremo norte da Laponia

    Vc acha que consigo esse tipode roteiro com agencias locais? alem das Vans noturnas para a “caça” da aurora boreal, é claro

    Obrigada

    • Oi Flávia,
      A gente não procurou nenhum desses passeios por lá. Então não posso dizer se são fáceis ou difíceis de encontrar. Infelizmente essa vou ficar te devendo…

  46. Alexsandro Sousa
    04/10/2015

    Iai Gleiber, parabéns pelos posts. Queria q vc desse dicas para uma pessoa q nunca viajou para fora do país, mas q tem o sonho de viajar pra região escandinava (EU). Os maiores objetivos são: 1º ver a aurora boreal; 2º conhecer a cultura viking. Queria saber na media de quanto irei gastar (modo mas econômico possível, mas sem mendigar kkk), como fica a questão da língua? lá tem guias q falam português? (meu inglês é péssimo), A questão do frio, moro na bahia, não sei oq eh frio, então preciso de dicas de vestuario .. kkkkk.

    Agradeço desde já irmão!!
    Grande Abraço.

    • Oi Alexsandro,
      Bem, lá você não vai encontrar guias em português não. Mas inglês básico costuma resolver. Com a subida do dólar, calculo que o mínimo que você precisa por dia é de 250-300 reais, fora passeios, passagens e hospedagens. Veja nossa página sobre a Noruega, lá a gente dá dicas de roupas apropriadas e de preços dos passeios para caçar a Aurora.

      Todos os links sobre a Noruega

  47. Flora
    26/11/2015

    Olá companheiros do Tchêncontro… Li tudinho de novo todos os posts, agora mais focada. Quanta informação ótima. Já até fiz uma reserva cancelável no Vicking(por aqui, claro). Eu e minha filha vamos agora em Março. Pensamos em ir com o Marco Brotto depois do carnaval, mas uma informação lida por acaso aqui acendeu a luz vermelha. O período é de lua cheia. Pesquisei mais e muitos sites confirmam a sua informação. Mudamos então para a lua nova de Março e foi até mais fácil ela e uma amiga que vai junto trocarem seus plantões (pediatra é fogo né). Agora é programar o resto… Eu já fui pra Noruega e Finlândia em 2 viagens anteriores, mas ambas no verão. E não vi as auroras. Vamos passar na volta em Portugal. Tenho um irmão que mora lá. Vou procurar nos seus posts alguma coisa legal para levar as meninas que não conhecem Portugal. Ainda bem que lá, casa e comida é as custas do meus irmão, para compensar os altos preços da Noruega, né. Um abração para você e pro Sandro.

  48. Flora
    26/11/2015

    Escrevi tanto que esqueci de perguntar:alguma dica especial que já não esteja aqui? Viu por lá algum passeio que vai para aquela tríplice fronteira Noruega/Finlandia/Suecia?

  49. Paula
    19/07/2016

    Olá
    Vocês lembram o preço da passagem entre Oslo e tromso?
    90 euros cada perna pela Norwegian parece ok? Achei meio caro mas não sei se ainda cai o preço..
    Obrigada!!

    • Oi Paula,
      Não me lembro mais o preço na época, mas achei OK. Eu compraria.. hehehehe
      Abraços.

  50. Priscilia Queiroz
    05/11/2016

    Oie, estamos indo dia 13 de Junho para Oslo e Tromso. Alguma dica em relação ao clima?

    Vamos paticipar de uma corrida na região de Kopenhague!

    Beijos

  51. Iracema
    29/12/2016

    Gleiber! Parabéns pelo blog. Muito útil!
    Iremos a Bodo em fevereiro de 2017.
    Você tem dicas de lugares a visitar?

  52. sonia lipolis seixas
    13/01/2017

    oi Gleiber e a primeira vez que entre em contato para tirar algumas dicas com você . Somos 3 migas e estamos querendo ir para tronso em agosto.
    será que da para ver a aurora boreal no mês de agosto ou so no inverno deles que para nos e muito frio. alguns dizem que so entre nov e março acontece a aurora . Isto e verdade?

    • Oi Sonia
      Em agosto, os dias ainda são muito longos. Então mesmo que a Aurora aconteça, não vai dá para ver porque a luz do sol é mais forte. É como querer ver um céu estrelado com Sol. Não dá… 🙁 Você pode até ter a sorte de acontecer uma aurora nas horas escuras do dia, mas daí seria muuuuuita sorte. Jamais viaje contando com isso.
      Abraços.