Guia de Atrações Turísticas de Tromso – Noruega

O que dois brasileiros fazem numa cidade tão perto do polo norte como Tromso, na Noruega? E o pior: em pleno inverno! A pergunta, felizmente, é fácil de responder. Para quem não sabe, Tromso é a capital mundial da Aurora Boreal e caçá-la era o nosso objetivo nessa terra longínqua.

Tromso Noruega Igreja na Praça Principal

Agora, se você não sabe o que é Aurora Boreal, dá uma conferida nos nossos posts sobre o assunto. É só clicar no link e ficar de queixo caído com esse lindo fenômeno da natureza.

Todos os guias sugerem sempre passar ao menos uma semana em Tromso para maximizar as chances de visualizar as Luzes do Norte. Beleza! A programação está garantida para todos os dias à noite (caçar a Aurora). Mas e para o dia? A cidade tem atrações o bastante para uma semana de turismo?

 

Óbvio que não, né?

Tromso Noruega frio congelante

Em uma semana, você já vai ter conhecido por nome praticamente todos os habitantes da maior cidade norueguesa ao norte do Círculo Polar Ártico.

 

Felizes como Pataxós na Neve

Se você ainda não conhece a expressão, veja o post que a explica.

Tromso Noruega caminhando na neve (feliz?)

Nós, com medo de morrer de tédio, não ousamos ficar 7 dias. Achamos que 4 seriam suficientes. E adivinhem? Tromso é tão legal que poderíamos ficar uma semana, que ainda assim nos divertiríamos.

Tromso Noruega paisagem

É bem verdade que gostamos mais de vilarejos aconchegantes do que de capitais cosmopolitas. E o inverno gelado, a neve caindo incessantemente e os termômetros gentilmente oscilando entre -5 e 0°C me deixaram feliz que nem pataxó na neve. Mesmo!

Tromso Noruega Porto

 

E o que tem para fazer em Tromso?

Ver a Aurora Boreal. E isso já é razão o bastante para justificar a viagem de alguém, não acham?

Saindo na foto com a Aurora Boreal

Mas o que pouca gente sabe é que, no verão, quando não tem Aurora, os noruegueses costumam passear na linda costa da região, que está no roteiro de vários cruzeiros.

Tromso Noruega montanha na vizinhança

Tromso, claro, vem aproveitando sua vocação portuária e se estruturando para receber turistas em todas as épocas do ano.

Tromso Noruega pistas de skiReparem nas pistas de esqui na montanha

 

Atrações Turísticas de Tromso

Tromso é bem compacta, basicamente duas ruas principais paralelas ao mar e meia dúzia de museus ali no entorno. Dá para fazer tudo a pé, ou de trenó caso a nevasca da noite passada tenha sido muito forte, hehehe.

Tromso Noruega trenó

 

Museu Polaria

O Polaria é um grande aquário, impossível de se passar desapercebido. Quando a gente entra lá dentro, temos uma noção melhor da quantidade enorme de turistas que estão na cidade. Porque, obviamente, os locais não ficam indo ao aquário todos os dias, né?

Tromso Noruega estrela do mar

Duas coisas são surpreendentes neste museu: a arquitetura e as focas.

A beleza da arquitetura é óbvia. De quem foi a ideia de colocar um aquário dentre de um monte de placas de “gelo” caindo como dominó? É de deixar qualquer um impressionado!

Tromso Noruega polaria

Lá dentro, vemos estrelas-do-mar, linguados, tanques com peixes de cara exótica e uns outros bichinhos nem tão incomuns assim. Coisas corriqueiras de se ver em um aquário qualquer do mundo (se bem que aqueles bichos com a cara derretida eu nunca tinha visto!).

Tromso Noruega linguado e blobfish

Mas no andar de cima, as focas são um show à parte. Se você estiver ali na hora da alimentação delas, quando rola uma apresentação ao público, sinta-se sortudo. É muito legal.

Tromso Noruega focas adestradas polaria

E o tanque onde elas ficam brincando é envidraçado por baixo. Dá para vê-las nadando, dormindo, comendo…

Tromso Noruega focas

Umas são imensas, outras nem tanto. Há várias espécies por ali sendo cuidadas e estudadas pelos biólogos locais. Dá para ter uma boa ideia de como é a rica vida selvagem do Ártico.

Tromso Noruega estrela do mar aquário polaria

Não deixe de ver os vídeos na sala de cinema bem na entrada, com cenas aéreas do selvagem arquipélago de Svalbard, um santuário para várias espécies animais do ártico (ursos polares, focas, morsas e diversas aves). Tem um outro vídeo que é exibido nesta mesma sala, de onde tirei muitas das coisas que digo sobre a Aurora Boreal num outro post aqui do blog.

 

Museu Polar

Viram como o nome desse museu é bem parecido com o outro? Só que eles não têm nada a ver um com o outro, tá?

Tromso Noruega museu polar

Se o Polaria é um aquário, com arquitetura exótica e show de focas adestradas, este é um amontoado de animais empalhados e ambientes reconstruídos para demonstrar a vida dos habitantes do ártico e sua relação com a natureza selvagem do extremo norte do planeta.

Tromso Noruega museu polar roupas

Celebra também algumas invenções e alguns heróis noruegueses, como navegadores e soldados que lutaram contra os nazistas no tempo da II Guerra Mundial.

Tromso Noruega focas e peles

Não passa de uma antiga casa revestida de madeira, semelhante às habitações tradicionais do interior do país. Nos seus dois andares cabe muito mais coisa do que parece a uma primeira vista.

Tromso Noruega animais empalhados

 

Catedral do Ártico

Se você prestou atenção nas imagens da cidade, percebeu que há uma mega-super ponte em Tromso que liga o centro da cidade até Tromsdale, do outro lado do fiorde. E é lá, do outro lado, que fica outro lindo exemplo da arquitetura moderna nórdica: a Catedral do Ártico.

Tromso Noruega catedral do ártico

Também chamada de Ishavskatedralen na língua local, tem o inusitado formato triangular. Os vitrais que ficam atrás do altar são de uma beleza ímpar.

Tromso Noruega altar da catedral do ártico

No dia em que estivemos por lá, estava rolando uma apresentação de música erudita. Como não tínhamos nada melhor para fazer mesmo, fomos conferir.

Tromso Noruega catedral do ártico interna

Vou deixar a imaginação de vocês adivinhar como foi, tá? Tínhamos acordado cedo, dormido tarde, o fuso horário pegando… A musiquinha suave ecoando igreja adentro… O silêncio respeitoso de todos os presentes… Z…z…z…

Tromso Noruega catedral do ártico vista externa

Antes que começássemos a roncar, seguimos nosso caminho. Mas deu para ouvir umas três músicas (ou será que foram mais?). Eram lindas… Mas bem, hã, relaxantes…

 

Outras atrações de Tromso

Um pouco mais longe (precisa pegar ônibus), fica o planetário e o museu de ciências da cidade, bem na entrado do Campus da Universidade.

Tromso Noruega planetário

No fim, nossa intenção era visitar o Jardim Botânico, cuja entrada era gratuita e fica bem do ladinho do planetário. Mas, olha só que lindo que o jardim estava:

Tromso Noruega jardim botânico

Com dó de pagar a entrada caríssima do museu de ciências (e sabendo que temos um maravilhoso aqui em Porto Alegre), voltamos ao centro da cidade e fomos conhecer alguns outros museus gratuitos.

Tromso Noruega museu de artes visuaisMuseu de Arte do Norte da Noruega

Como o Museu de Arte do Norte da Noruega, onde admiramos alguns expoentes da pintura regional (de várias épocas).

Tromso Noruega museu de arte

Tinha até algumas obras bem modernas como essa, que eu adorei.

Tromso Noruega museu de arte obra moderna

Tem também o museu da perspectiva, com uma exposição temporária de fotografias mostrando a vida das mulheres muçulmanas.

Tromso Noruega museu da perspectiva

E também o museu de arte contemporânea que a gente não foi porque, também, já estávamos de saco cheio de obras de arte…

Tromso Noruega museu de arte contemporânea

A quem interessar possa, bem perto do porto, fica a sede do Arctic Guide Service, uma das agências mais populares na venda de passeios para caçar a Aurora Boreal.

Tromso Noruega arctic guide service

 

Paisagens Urbanas de Tromso, na Noruega

Além de pontos turísticos, passear pela cidade foi uma boa experiência, seja em busca de um lugar para almoçar, seja em busca de uma roupa mais descolada no shopping da cidade.

Tromso Noruega centro de informações turísticasCentro de Informações Turísticas – você pode contratar todos os passeios aqui

Quem diria que um dos mais antigos cinematógrafos do mundo (aqueles projetores que deram origem ao cinema) fica justamente ali?

Tromso Noruega cinematógrafo

Outra coisa que nos chamou atenção foi a biblioteca pública, com wi-fi grátis! No fim, não conseguimos conectar, o que não foi nenhum problema graças ao 3G norueguês que eu tinha colocado no meu celular, hehehehe.

Tromso Noruega biblioteca pública

Mais um prédio que se destaca na paisagem urbana de Tromso, e que nos convida a entrar e admirar o fiorde lá do alto de sua parede envidraçada. Afinal, ler em norueguês é que a gente não ia, né?

Tromso Noruega biblioteca

A cidade tem alguns shoppings, inclusive um mega-gigantesco próximo do aeroporto, que não vistamos.

Tromso Noruega shoppingEsse é o shopping da cidade, não é o maior, mas dá para o gasto.

O shopping do centro (Nestranda) era bem decente e seus bistrôs têm bom custo-benefício para um almoço (considerando-se o custo de vida caríssimo da noruega, almoçar a NOK100 – R$33,00 é praticamente uma pechincha).

Tromso Noruega bistrô no shopping

A gente imagina como deve ser diferente a vida no verão, quando tudo fica verdinho e a temperatura sobe para calorentos 15 graus! As praças, agora cobertas de gelo, devem ser ainda mais belas.

Tromso Noruega 65

 

Atrações que Não Conhecemos

Pensa que acabou? Em 4 dias, apesar de termos batido bastante perna (e colocado o sono em dia), a gente não conseguiu conhecer tudo. Faltou, por exemplo, o museu da cidade de Tromso (mais longe, tinha que pegar ônibus) e também o Zoológico, que no inverno não deve ser lá tão legal…

Tromso Noruega estátuaUm monumento da cidade

Passamos bem na frente do museu MS Polstjerna, que fica ao lado do Polaria. Lá dentro, um barco restaurado e a história da caça das focas no Oceano Ártico. Infelizmente é fechado durante todo o inverno.

Tromso Noruega MS Polstjerna

Já no teleférico que leva até o topo da montanha e dá vista panorâmica de toda a cidade, a gente quase foi. Fica no lado de Tromsdale, subindo morro acima da Catedral do Ártico. Estava tão frio, mas tão frio que desistimos no meio do caminho. Afinal, quem ia ser louco de pagar para passar ainda mais frio lá em cima?

Tromso Noruega prédios administrativosUm prédio administrativo no centro de Tromso

E para quem tem dinheiro sobrando para gastar,  acham que acabou? Dá para fazer passeios de trenó com ruskies siberianos (e até com renas), visitar aldeias Sami (os nativos “parentes” dos esquimós), fazer pescarias em lagos congelados…

Tromso Noruega parada de ônibus

No verão, dá para fazer passeios de barco, trekking, escalada… Se eu ficar aqui citando tudo, não termino esse post hoje.

 

SERVIÇO

Visit Tromso
Site oficial do departamento turístico da região de Tromso
Informações sobre transporte, horários de abertura, preços e reservas.

 

E para pesquisar o seu hotel em Tromsø, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Banner Horizontal Andarilhos Boreais

Quer ler mais artigos nossos sobre essa viagem?  Visite nosso índice sobre a Noruega, ou acompanhe esta viagem com a tag Andarilhos Boreais.

Oslo

Dicas de Oslo – Informações Práticas
Pontos Turísticos de Oslo 
Andarilhos ao Vivo – Oslo / Noruega

 

Aurora Boreal

Em Busca da Aurora Boreal
Aurora Boreal: tudo o que você precisa saber
Como fotografar a Aurora Boreal
Informações Práticas e Hospedagem em Tromso

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:53
Posts Relacionados:
18
Apr
2013
53 comentários
  1. Michel
    18/04/2013

    Irado irmão, post recordista de fotos e com fotos iradas! Mas não tem como não curtir os elefantes com cabeça de torneira velha! auhauhuahuhauhahu Lugarzinho irado, pena que não vou passar por lá, mas fica pras próximas viagens! Parabéns pelo trabalho irado de sempre irmão, grande abraço pra vocês!

    • Acredita que, quando eu descobri que era permitido fotografar o andar onde os elefantinhos estavam, bem na hora de sair do museu, eu subi correndo as escadarias só para tirar uma foto deles? Eu queria uns daqueles aqui em casa! kkkkkk Valeu demais, bro! A força que você passa para a gente é fenomenal para a gente seguir trabalhando. Abração!

  2. Boia Paulista
    19/04/2013

    Oi, Gleiber. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    • Que legal! Isso quer dizer que o excesso de fotos não foi over? kkkkk 🙂 Obrigado Natalie!

  3. Mari Campos
    27/04/2013

    Gleiber, estive em Tromso na época do Sol da Meia-Noite e adoraria poder voltar lá no período da Aurora Boreal. Foi das cidades mais gracinha que conheci durante a viagem pela Noruega há alguns anos. Adorei revisita-la aqui através das fotos 😉

    • Que legal, Mari! Você viu que a gente preferiu ir em Março para pegar dia / noite meio a meio? Deu para passear de dia e curtir as Auroras de noite. Definitivamente, foi o lugar mais simpático da nossa viagem. Bergen também foi legal, mas Tromsø é que ficou marcada… Muito obrigado pela visita e pelo comment! 🙂

  4. Alexandra
    28/05/2013

    Gostaria dos contatos do Guia para ver a aurora boreal, pois gostaria de ir esse ano. Poderia me passar uma media de custo com o Guia. Aguardo seu e-mail.
    Obrigada

  5. Barbara Laera
    18/07/2013

    Oi Gleiber, adorei os posts sobre Tromso, estou muito interessada em ir em Novembro para buscar a Aurora, queria saber quais os outros lugares que vocês visitaram, fizeram só Noruega ou outros lugares também?

    • Também fomos a Estocolmo e a alguns lugares na Dinamarca. Estou um pouco atrasado com os posts, mas eles vêm. Fique de olho!

  6. Natália
    03/08/2013

    Olá Gleiber.
    Estou indo para Tronso em novembro para tentar ver aurora.
    Gostaria de saber se você tem alguma sugestão de hospedagem. Não sei se, com todo aquele frio, seria aconselhável economizar um pouco em hotel.

    PS: Se puder enviar sua resposta também para meu e-mail, ficaria agradecida.

    Sds.

  7. Débora
    14/10/2013

    Oi Gleiber!
    Me empolguei (muito), e vou em dezembro entre Natal e Ano Novo! Não imagino o frio!:-)
    Você viu que tem um passeio de barco para ver a Aurora Boreal? Será que vale a pena? Ou melhor e mais barato fazer como vocês fizeram?
    Vou ficar 4 dias também! 🙂
    Desculpa colocar essa pergunta aqui, já li todos os posts sobre Aurora Boreal, agora espero o post sobre as roupas!
    Obrigada!

    • Sim. Sobre o passeio de barco, ele tem um lado ruim… Como o barco está em movimento, ele atrapalha um pouco fotografar o fenômeno (as fotos vão inevitavelmente sair borradas!).

      Outro problema: se o tempo estiver nublado, o barco não vai poder mudar o seu itinerário para procurar um lugar onde o céu esteja mais limpo.

      Então, em caso de tempo ruim, vai ser mais difícil ver a aurora. Pense assim, se você estiver afim de fazer um passeio de barco, ok. Pense na Aurora como um plus, caso você tenha a sorte de ela aparecer para ti. Senão há grande chance de se frustrar com o tour.

      E sim, o passeio de barco vai sair mais caro. Mas aqui entre nós, se o tempo estiver bom, deve ser muuuuuito lindo ver a aurora do mar, né? Com a costa só como paisagem!!!

  8. Débora
    15/10/2013

    Estou pensando de fazer como vocês, reservar dois passeios e deixar o 3o para fechar lá, mais perto vou ter mais certeza do tempo! Com certeza o passeio de barco com o bônus da Aurora Boreal será incrível!
    Obrigada!

  9. Vanessa
    28/10/2013

    Olá, Gleiber!
    Adorei as informações e fotos que passaram.
    Como muita gente, tenho o sonho de ver a aurora boreal de perto. No fim do ano irei viajar para a Alemanha e estou pensando em adiantar meus planos, que seriam ver a aurora em jan/15.
    Vi que fez três passeios, por três empresas diferentes.
    Entrei em um dos sites que passou (Aurora Hunters) e eles falam num total de 4 noites. Como faço para comprar apenas um dia com eles?
    Pretendo ficar apenas 3 noites entre 02 e 05/jan, por causa de outras coisas já agendadas.
    Vi que no site “visittromso” tem o ônibus que você falou. Pelo o que eu vi, consigo agendar apenas os dias que eu quero, certo?
    Estou preocupada com o hotel, que tem poucas vagas.
    Se puder me responder, agradeço. Gostaria muito de aproveitar essa oportunidade e não ter que esperar até 2015.

    Obrigada =)

    • Pois é, acabei de olhar lá no site do Aurora Hunters e ao que parece, eu coloquei o link errado (ou o site mudou, vai saber). Esses passeios que eles oferecem agora (de 4 dias) devem ser lindos, mas acho que a maioria dos brasileiros que estão à caça da Aurora vão preferir passeios em Tromsø mesmo.
      Vou até retirar o link, pois não foi esse o passeio que fizemos.

      Já no site visittromso estão os três “Aurora Chasing” a venda bem direitinho.

      Todos podem ser agendados para apenas um dia. E vá por mim, se tiver um mais barato que os outros e usar uma van pequena, pode reservá-lo para todos os dias! O primeiro tour que fizemos foi o nosso preferido e só não repetimos nas outras vezes por que estava esgotado (e era justamente o mais barato!). Eles não se chamavam Aurora Hunters como havia colocado, mas Northern Lights Bus. Localizei-os no site e vou transcrever as informações, porque não consigo fazer o link para aquela página exata (Está dentro de Aurora Chase):

      The Northern Lights Bus

      A Northern Lights hunt with experienced Northern Lights guides, Ivar and Roger, who find the best possible place for the Northern Lights.
      Join us for the Northern Lights! We are two experienced drivers/guides, Ivar Haugen and Roger Larsen who during the last 4 seasons have done a total of 593 trips and have seen The Lights on 459 of those trips (77,4 %). Depending on the weather we decide every night where to go and where we have the best chance of seeing the Lights. If the sky is clear, we know about a lot of good places to wait and watch! *NOK 1050 from Dec 1 to Mar 31.

      Meeting time and place: 6:50 pm (18:50) at Rica Ishavshotel *Scandic Hotel
      Departure: 7 pm (19:00) from Rica Ishavshotel * 6:45 (18:45) from Scandic Hotel
      Included: Warm clothes, hot drink, guide, cake, tripod, transportation
      Duration: 4.5- 5.5 hours
      Level of difficulty: Easy
      Number of participants: 2-16

      Quanto às vagas de hotel, reserve LOGO!
      Abração.

  10. Vanessa
    04/11/2013

    Muito obrigada, GLeiber!
    Já reservei o hotel. Acabei pegando o último quarto disponível que tinha (sorte!). Só vou uns dias antes.
    Entrei em contato com o pessoal desse passeio The Northern Lights Bus, pois o meu voo vai chegar bem perto do horário e eles disseram que consigo chegar a tempo.
    Vou fazer esse primeiro e se der, quero tentar algum no lago, perto de algum fiorde, senão faço outro de ônibus mesmo.
    Muito legais as suas dicas, o bom é que o hotel é o mesmo que você foi, portanto vou aproveitar o seu roteiro…rs
    Um abraço =)

  11. Valeria
    13/06/2014

    Oi Gleiber,
    Adorei o post. Estou indo no verão (agora em agosto) e não tinha achado nada legal sobre a cidade escrito por brasileiros.
    Vou curtir a cidade de outro ponto de vista de vocês, mas adorei as dicas.
    Depois vou viajar mais uns 20 dias pela Noruega.
    Beijos, happy travels!!!

    • Oi Valeria,
      Tem um leitor aqui do blog que esteve lá depois de ler nossas dicas e odiou, viu? kkkkk Sabe como são essas coisas, gostar ou não de uma cidade parecem refletir mais o seu estado de espírito à época do que a realidade do lugar propriamente dito. Ele, por exemplo, pegou vários dias seguidos de tempo fechado e muita neve. E a aurora que apareceu foi fraca e muito rápida (com céu nublado atrapalhando). Já a gente, que ama neve, frio e essas coisas, gostamos de tudo. Abração.

  12. Paula
    15/10/2014

    Oii Gleiber, tudo joia?
    estou planejando uma viajem pra Noruega em novembro, quantos dias vc recomenda para consegui ver bergen ate tromson??
    adorei algumas dicas de vcs!!
    so nao achei por qnto tempo vcs viajaram?
    Um abraço!

    • Oi Paula,
      A gente ficou 1 dia em Oslo, 4 dias em Tromso, 1 dia em Bergen e 1 dia em Oslo de novo. No final da viagem, depois de Copenhagen e Estocolmo, ficamos outro dia em Oslo (então foram 3 em Oslo). Eu só aumentaria o tempo de Bergen para 2 ou até 3 dias, porque é uma cidade fascinante. Abraços.

  13. KAMILA
    14/11/2014

    Olhei a pagina e fiquei curiosa em visitar Tromso e ameiii passar meu niver de 27 anos em Tromso..adorei fazer o cruzeiro e e tudo..foi apenas 4 dias,mas fico boas lembranças e todas as dicas aqui foram perfeitas…<3 espero retorna no invernooooooooooooooooooooo!!! fiquei uma semana na Suiça e 3 dias em Oslo e outros dias em ALTA E OUTRAS EM VADSO E FUI NORDKAPP e explorei ate onde davakkkkkkkkkkk depois puxeii para Dinamarca…<3…

    • Foi um roteiro bem legal. Essa região do mundo é muito legal no verão (dá para aproveitar mais), mas é só no inverno que aparece a Aurora, né? Um abraço e obrigado por participar no blog.

  14. Pedro Silveira
    17/11/2014

    Muito bom o seu post, Gleiber. Estou planejando passar 4 dias em tromso durante o mes de fevereiro para caçar a aurora boreal, claro. Gostaria de saber que roupas devo levar e se voce recomendaria um viagem Oslo-Tromso-Estocolmo-Copenhagen?

    Grato desde já, Pedro.

  15. Rafael Soneghet
    30/11/2014

    Boa tarde!
    Primeiramente, parabéns pelo FANTÁSTICO Blog!
    Estou prestes a embarcar em uma viagem semelhante. Rs.
    Passarei 4 dias em Tromso agora em Janeiro (7 a 11) e também me hospedarei no Viking Hotel.
    Gostaria de saber se vocês recomendam alguma empresa em especial para a caçada à Aurora. Estava pensando em ir uns 2 dias!
    Outro ponto importante, podem me ajudar com uma noção de quanto gastarei em média, por dia, com alimentação e transporte em Tromso, Oslo, Copenhagen, Bergen e Estocolmo? Farei esse Roteiro, mas ainda passarei por Helsinki e Rovaniemi, na Finlândia!
    Não pretendo ir em restaurantes chiques nem nada do tipo. Qualquer cachorro quente (como o da foto) está de bom tamanho! hahaha.
    Obrigado e parabéns mais uma vez!

  16. Viviane Figueiredo
    20/12/2014

    Ola Gleiber! Estou planejando Noruega em março. Achei mto divertido seu site e lindas as fotos. Sabe se Ainda tem bastante neve em março?Vcs foram em que mês? abç

  17. Amanda
    05/01/2015

    Olá Gleiber, tudo bem?
    Estou planejando ir para Tromso agora no final de janeiro/ começo de fevereiro, em busca da aurora boreal, realização de um sonho!
    Mas ainda tenho algumas dúvidas, já li bastante, mas ou não observei, ou realmente não encontrei a resposta.
    Enfim, o que é melhor fazer, trocar aqui no Brasil o dinheiro ou usar cartão lá?
    Chegando lá eles aceitam nossos cartões para pagamentos no débito?
    Se eu for trocar qual moeda? (NOK, EUR ou USD)

    Pesquisei alguns hoteis, mas adorei o post de vcs sobre o viking hotel, só estou em dúvida entre o viking hotel e o viking apartaments. De qlq forma usarei o link de vocês.

    Ah! para mim não ficou mto claro como farei para ir em busca da aurora boreal, pq imaginava alugar um carro, mas lendo seu post, percebi que, realmente, não temos a pratica de dirigir na neve rs. O ideal seria contratar o serviço lá mesmo? Como funciona? Nós pagamos o dia ou tem algum tipo de pacote? em custo beneficio, qual empresa vc me indica?

    Haja duvidas né?! rs, apesar de estar perto, decidi o destino
    Agradeço desde já!

    • Oi Amanda,
      Então… Um pouco das suas dúvidas eu respondi na sua outra pergunta. Aí vão as outras:
      Os nossos cartões não são aceitos em restaurantes, hotéis ou lojas para pagamento no DÉBITO. Já no CRÉDITO vai sem problemas. O débito serve para fazer saques em caixas eletrônicos em moeda local (mas acho o crédito mais vantajoso, as taxas ficam mais em conta, normalmente).
      Lembrem-se, esses dois hotéis (o Viking Hotel e o Viking Apartments) são simples, mas dignos. Como lá tudo é muito caro, esse é um dos MENOS caros que dá para ficar com algum conforto. Sobre a forma de perseguir a Aurora de van, explico tudo naquele mesmo post: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/em-busca-da-aurora-boreal/

  18. Olá Gleiber!
    Legal saber que eh médico formado em Uberaba, sou sua colega, da cidade vizinha (Uberlandia), e agora em fevereiro, estamos indo para uma excursão pela Noruega atrás das auroras…Queria poder trocar mais informaçães com voce!
    me passe seu email
    abraços
    Mariza

  19. ANGELA
    25/03/2015

    ADOREI O BLOG DE VCS. AS DICAS E AS POSTAGENS. COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO COM VCS?
    NAO FALO INGLES E ESSE ANO SIGO PARA NORUEGA, E UM DOS MEUS SONHOS É CONHECER A AURORA BOREAL. VOU ME PERDER?…RS

  20. jackson scaevola
    17/04/2015

    Sou professor e pesquisador e adorei seu blog, simples, direto e com descrição incrível dos passeios turísticos, hotéis, etc..inclusive eu já comentei sobre você num comentário que fiz na revista de turismo e dei a dica de procurar se informar com você em seu blog.
    Quero ir me aventurar em passar uns 5 dias na época da noite eterna rir em Tromso e gostaria que me disse se os preços aumentam nesta época do ano ou é mais fácil fazer esta viajem.
    Outra dúvida é que me aconselhe a qual roteiro aéreo e melhor para se sair de São Paulo para Tromso, claro, sempre pensando no mais barato. Você acha melhor ir põe Stockholm ou por Londres?
    forte abraço e obrigado pelo pronto atendimento.

    • Oi Jackson,
      Na época da noite eterna, na verdade, é mais fácil. O preços ficam um pouco mais baratos porque o frio aperta muito e é meio chato não ver o Sol nascer, hehehe. As pessoas preferem Outubro / Novembro e fim de Fev/Março. Essas sim, as verdadeiras altas temporadas na cidade.
      Para os aéreos, sugiro que peguem o site Skyscanner ou o Hipmunk para ver as opções. Dependendo da promoção que aparecer, o melhor aéreo pode variar. E se puder, dê uma paradinha em Oslo antes e depois de ir a Tromsø. A gente fez Porto Alegre – Guarulhos – Frankfurt – Oslo. E depois fizemos Oslo – Tromsø. Conseguimos esse voo POA – FRA numa promo. E pagamos bem barato usando a Norwegian entre Oslo – Tromsø.
      Muito obrigado pelo carinho e por nos divulgar!
      Abraços.

  21. jackson scaevola
    18/04/2015

    GLeiber,
    Gostaria de lhe perguntar algo que me pareceu relevante. Percebi que a hora de check in é sempre a partir das 15 horas, portanto qual o melhor horário de partida para se chegar a partir deste horário e caso se chegue antes o que fazer ou onde podemos passar o tempo até que se possa fazer o check in no ho tel. Desculpe se a pergunta é boba.
    Levanto está dúvida porque não vi no seu diálogo com outros viajantes este particular.
    Obrigado

    Jack

    • Oi Jackson,
      Fique tranquilo. Pode perguntar o que quiser! 🙂
      Então. Uma dica é ir direito para o hotel. Se o seu quarto não estiver pronto ainda, deixe as malas na recepção e saia para passear pela cidade. Bem no centro já há alguns museus. Mas você pode simplesmente caminhar, ver a praça, chegar até o porto, a beira do fiorde… Descobrir alguns restaurantes, ir até a biblioteca roubar o wi-fi… Se não tiver contratado o seu passeio para a Aurora ainda, vá ao centro de informações turísticas e contrate o seu. Dá para fazer bastante coisa!
      Abraços.

      • jackson scaevola
        27/04/2015

        Obrigado GLeiber, boa a dica de deixar as malas no próprio hotel. Eu lhe perguntei porque quando estive em Viena, eu liguei um ap por sete dias, contudo eu não poderia entrar no prédio antes do horário previsto. Valeu!!!! Mas te aviso que te falei mais perguntas rir
        Abraços, Jack

        • Oi Jackson,
          Para deixar as malas tem que ser hotel. Nos Bed & Breakfasts e Apartamentos isso não funciona. Porque você precisa ter uma recepção aberta 24h para guardar a sua mala, entendeu?
          Abraços.

  22. Afonso
    25/06/2015

    Gleiber, boa tarde !
    No fim do ano e começo de janeiro estrei em Londres para visitar minha filha. Estou pensando realizar um sonho de criança, ver a aurora boreal. Pelo que li no seu Blog o mais indicado é Tromso. Então eu sairia de Londres dia 03 Janeiro chegaria em Tromso dia 04 e voltaria para Londres dia 08. Perguntas.
    Você acha que é muito tempo para ficar lá ?
    Qual a possibilidade de eu ver a aurora boreal nesta data ?
    Além da caça a aurora boreal qual outra atividade eu poderia fazer lá ?
    Lá fica escuro o tempo todo mesmo ?
    Desde agradeço pela as informações.

    • Oi Afonso,
      – 4 dias não é pouco, é o mínimo.
      – Essa época é bem favorável. As chances são boas
      – Esse post acima aí é justamente sobre as outras atividades para se fazer na cidade, além de caçar a aurora.
      – Bem provavelmente estará escuro todo o tempo sim. Mal você vai ver o sol…
      Abraços.

  23. MARIA LUIZA PEREIRA ERVILHA
    17/08/2015

    Parabéns pelo seu texto! Muito bem escrito: tem clareza, traz muita informação, é divertido… Meu marido e eu somos setentões (ele 74 e eu 73), adoramos viajar para todos os lugares, faltam-nos poucos daqueles que desejamos conhecer. E a aurora boreal está entre nossos sonhos de viagem.Dê-nos sua opinião:os meses de outubro /novembro são favoráveis para irmos a Tromso? Fiquei encantada com as fotos, acho que passaríamos sem monotonia uma semana lá. Mas ficaríamos frustrados se não contempçássemos o espetáculo maior…

    • Oi Maria Luiza,
      Na verdade a Aurora é um fenômeno natural, então é imprevisível. Mas dentro da imprecisão, há algumas boas notícias. Se pasar uma semana, as chances de você não ver são beeeeem pequenas nessa época de outubro e novembro. Não é garantido, mas as chances são as melhores. Vou torcer para vocês realizarem esse sonho!
      Abraços e obrigado por participarem.

  24. Jorge Iorio
    27/09/2015

    Gostaria que me desse a dica sobre quais os melhores meses para se ver a aurora boreal em Tromson. Alguns dizem que em setembro já dá para ver mas, parece que vc não concorda com isso pelo que diz na resposta ao post anterior. Abraços.

    • Oi Jorge,
      Estatisticamente, parece que a Aurora acontece mais perto dos equinócios. Mas não há uma explicação física e, teoricamente, basta que você esteja na região do mundo certa, com um céu limpo e noite bem escura (longe das luzes da cidade, não pode ter luz do sol). O resto é contar com a sorte. Porque depende das explosões solares, que são aleatórias.
      Abração.

  25. Eduardo Fernandes de Souza
    07/06/2016

    Este lugar é muito lindo, tem de tudo o que um turista espera de melhor,
    Tromso é uma cidade incrível, ela encanta qualquer turista que vai lá, é óbvio que fica muito distante de outras cidades do mundo, inclusive, cidades brasileiras, e esses caras gostam de muito de aventura pra ir tão longe.

  26. Patricia
    21/02/2017

    Olá,
    Eu e meu marido estamos montando (tentando) um roteiro para conhecer boa parte da Noruega, o que você acha em relação ao clima no mês de agosto? Pensamos em passar por Bergen, Flam, Oslo ou ir em direção a Tromso.
    Obrigada!