Sibiu, Romênia – onde os telhados têm olhos

Sibiu é um daqueles lugares que vão estar no seu roteiro quando você for dar as caras pela Transilvânia, na Romênia. E pode ir tranquilo, você não vai se arrepender de conhecer a herança histórica, a arquitetura medieval bem preservada e a vibe super alto astral dessa cidade.

Sibiu Romênia Piata Mica

A cidade é tão legal que nem precisava de ter esses olhos espionando a gente nos telhados para valer a visita.

Vamos conhecê-la?

 

Sibiu, Sighisoara e Brasov são as três cidades mais importantes para o turismo da Transilvânia, sem sombra de dúvidas. Elas guardam a arquitetura dos antigos colonizadores saxões dos séculos XII e XIII, como eu já expliquei nesse post sobre o minúsculo vilarejo de Viscri (e seus 57 habitantes).

O melhor da cidade está justamente ali, no seu coração histórico, nas suas ruas de paralelepípedos. Para chegar de carro, venha da cidade baixa, passe pela cancela para pegar seu tíquete e atravesse por baixo da Iron Bridge. Pronto, você estará estacionando na Piata Mica, bem onde tudo acontece.

Sibiu Romênia Astral da CidadeO velho e o novo, em harmonia…

Não entendeu como é fácil? Nem nós…

 

Nossa aventura em Sibiu

Nós chegamos em Sibiu por volta da meia-noite, vindos da cidade de Fagaras, onde estava rolando o imperdível Festival Medieval no Castelo na Igreja Fortificada da cidade. E, obviamente, chegamos completamente perdidos e desorientados. O GPS se mostrou inútil em localizar o endereço do hotel, bem na Piata Mica (que significa Praça Menor).

Sibiu Romênia lateral da Piata MicaNo topo, à esquerda, dá para ver a placa com o nome do nosso Hotel: Villa Astoria

Então estacionamos nosso carro numa rua qualquer (na verdade, num beco bem escuro) e tentamos achar o lugar a pé, vendo que o centro histórico estava bem ali diante da gente. Uma coisa que tenho de dizer aqui:

A Romênia TODA, ao contrário do que possa parecer, é INCRIVELMENTE SEGURA.

Não sentimos o menor medo de nos esgueirar pelos becos labirínticos dessa região em plena madrugada (perto de meia-noite a essa altura). Bem diferente do que andar pelos arredores da estação de trem de Oslo, em plena Noruega, depois das 9 da noite, onde ficamos morrendo de medo de sermos assaltados.

Mas voltando ao assunto… Seguindo as placas turísticas, nós achamos a Piata Mica, até bem facilmente… Mas quem disse que a gente enxergava a entrada do hotel propriamente dito? Mas para a nossa salvação, eis que a gente dá de cara com o centro de informações turísticas ABERTO! Pode?

O moço que nos atendeu mostrou direitinho onde nosso hotel ficava e, realmente, era só uma portinha do lado de um restaurante que estava cheio de mesas ao ar livre e lotado. Não era mesmo fácil de achar sem ajuda…

 

Hotel Villa Astoria

Check-in feito, o cara da recepção se ofereceu para ir com a gente buscar o carro e, pasmem, ele até dirigiu para nós! Além de se localizar fácil pelas ruelas e ter familiaridade com as cancelas que liberam a entrada para o centro histórico, ele ainda estacionou praticamente em frente ao hotel. Mais mordomia impossível!

Ou melhor, foi possível! Porque ainda por cima ganhamos um upgrade! O quarto que a gente tinha pedido não estava mais disponível, então voilá! Fomos premiados pela primeira vez com uma suíte mega blaster super massa. E, meu, aquilo era o quarto da realeza! Muito legal!

Sibiu Romênia quarto do hotel Villa Astoria

Um pouco empoeirado, mas legal.

Dia seguinte, café da manhã bem meia-boca e malas de volta para o carro. Mas antes de seguir adiante na viagem, foi a vez de conhecer Sibiu, né?

Sibiu Romênia Café da manhã meia-boca

 

Hotel Villa Astoria
Localização: Avram Iancu nr.1-3  Piata Mica
Email: office@villaastoria.com
Tel: +40 369 446 917

123x38_en_logo
Reserve este hotel pelo Booking.com (sim! eu ganho uma comissãozinha, hehehe)

 

Conhecendo Sibiu

Sibiu respira cultura. É nítido, é visível, e você nem precisa chegar à noite para ver a galera jantando ao som de músicas ao vivo e nem presenciar algum dos vários festivais que rolam por lá no verão (o principal deles, sem dúvida, é o Festival Internacional de Teatro, de 7-16 de Junho na edição de 2013 com participação até de brasileiros – vejam aqui).

Para onde se olha há um prédio tombado e um patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO.

Sibiu Romênia Prédios Antigos

Podemos começar falando da muralha medieval da cidade, onde cada torre foi erguida por uma das guildas burguesas (dos Sapateiros, dos Tecelões, e assim por diante), nos idos dos séculos 15-16. E os artesãos ainda estão lá até hoje, e vestidos a caráter!

Sibiu Romênia - guilda dos marceneiros

O calçadão da Nicolau Balcescu também vale a visita, com suas dezenas de lojinhas. Paralela, está a Rua Metropoliei, onde a catedral ortodoxa da cidade se destaca (dizem que é uma miniatura da Hagia Sofia de Istambul).

Sibiu Romênia - catedral ortodoxa

Mas o melhor mesmo são as três praças interligadas: Huet, Mica e Mare (Piata Mare significa Praça Grande). Você conhece as três num instantinho, sempre sendo assombrado pelos olhos que nos viagem dos telhados das casas.

Sibiu Romênia Piata MarePiata Mare – Praça Grande

Sibiu Romênia Piata MicaPiata Mica – praça pequena

Em direção à parte baixa da cidade, a ponte de ferro (Iron Bridge) vai com certeza chamar a sua atenção. É por ali que os veículos entram para o estacionamento da Piata Mica, o caminho que usamos para ir embora da cidade. Também é conhecida como a Ponte dos Mentirosos, pois era onde os mercadores faziam negócios (e onde casais apaixonados faziam suas juras de amor eterno…).

Sibiu Romênia - Iron Bridge

Mas o principal monumento mesmo é a Torre do Concílio, bem no meio da Piata Mare. É uma espécie de marco zero, em torno do qual tudo acontece. É ao lado dela que montam cinema ao ar livre, palcos de teatro e diversos outros eventos culturais durante, praticamente, o verão inteiro.

Sibiu Romênia Council Tower

Ahn… E tem a torre imponente da Catedral Católica, claro. Como não podia faltar numa cidade de herança saxônica. Detalhe: deixa a Ortodoxa no chinelo, hehehe.

Sibiu Romênia - Catedral Católica

O que é esse telhado? Paxonei!

Sibiu Romênia - telhado da igreja

A catedral está na Piata Huet, de onde sai também uma escadaria charmosa que vai para a cidade baixa (com cafeterias e barzinhos simpáticos dando porta para os degraus).

Sibiu Romênia Piata Huet

 

Andarilhos em Vídeo por Sibiu

Gravamos um vídeo em que eu narro um pouco da experiência de conhecer esta linda cidade. Começo filmando a Piata Huet e termino na Piata Mica. Achei este um dos vídeos mais legais que já fizemos até hoje (sem edição, praticamente).


Sibiu, Romênia – onde os telhados tem olhos from Andarilhos do Mundo on Vimeo.

E para quem ficou curioso, a escadaria:

Sibiu Romênia escadarias para a cidade baixa

E mais olhos nos telhados…

Sibiu Romênia olhos nos telhados

 

E aí, pessoal? Gostaram da cidade? Incluiriam como destino de férias? Comentem aí embaixo! E sigam acompanhando nossos posts sobre a Romênia clicando no banner. Ainda tem bastante coisa para contar sobre esse país fascinante!

andarilhos do mundo na transilvânia

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:14
Posts Relacionados:
27
Mar
2013
14 comentários
  1. Allyson
    28/03/2013

    Gleiber e Sandro,

    realmente a Romênia parece ser um roteiro imperdível!

    Tenho planos de viajar para lá ano que vem, na primavera (maio).

    Pretendemos fazer Sibiu, Brasov, Sighsoara, Bran, Rasnov e também conhecer um pouco das regiões montanhosas ao redor do Castelo de Peles.

    Muito bacana o Blog de vocês! Com toda certeza nos orientará muito na escolha dos passeios!

    E vamos trocando figurinhas! rss… Abraços!

    Allyson

    • Que legal Alysson,
      Realmente o país surpreende pela hospitalidade, pela beleza e pela história. Excelente roteiro o que você sugeriu. E qualquer coisa que precisar, não hesite em entrar em contato. Abração.

  2. Gabriela
    17/10/2013

    Olá meninos, eu conheci a Romênia e vendo as fotos de vocês em Sibiu vejo os lugares onde visitamos, fomos ao um festival de dança, nossa lá é incrível, das cidades que visitamos lá foi a que mais gostei, na escadaria na penúltima foto tenho uma bem legal…

    • Que legal que haja mais brasileiros que também já descobriram esse lindo país! As cidades são incríveis, né?

  3. Zenilde
    24/11/2013

    Olá! Muito legal encontrar esse blog com informações sobre uma fascinante parte da Europa que foge aos roteiros turísticos tão comuns! Pretendo fazer o leste europeu, mas os lugares que listei são desse tipo, beeeem comuns. Agora, vou refazê-lo e incluir alguns lugares aqui citados. Queria que você comentasse sobre a questão da segurança nesses lugares. Obg.

    • Andar por Sibiu é como andar em uma cidade de médio porte europeia qualquer. Super seguro. A gente chegou depois da meia-noite ali, inclusive, caminhamos por becos escuros e não nos sentimos ameaçados em nenhum momento. Vá tranquila!

  4. wander
    16/09/2014

    Ola!!
    cuanto tiempo quedaram en Sibiu???
    Gracia

    • Oi Wander,
      Chegamos às 23:30h de um dia e saímos no outro dia 12h. Ou seja, só dormimos lá. Aconselho passar ao menos 2 dias para conhecer a cidade melhor! Abraços.

  5. Cibele
    17/03/2015

    Gleiber e Sandro, tudo bem?
    Eu e meu noivo vamos para o leste europeu em maio e, contas feitas, acabou sobrando pouquissimo tempo para a Romenia. Iremos direto de Budapeste, pelo trem noturno, chegando em Brasov dia 22 de maio de manhã, sexta feira. Saimos de Bucareste dia 25 as 7 da manhã, voltando para SP. Vocês têm alguma sugestão para conhecer o que der da Transilvânia em tão pouco tempo? Seria melhor alugar carro em Brasov e fazer bate-volta? Ou contratar passeios? Me ajudem por favor! E parabéns pelo site, mto legal!

    • Oi Cibele,
      A gente alugou carro (achamos que fica tudo mais prático). Contrata com a autonom.ro, os preços são compatíveis com o Brasil. Dá para visitar Sighisoara em um dia e Bran / Rasnov / a própria Brasov em outro dia. O terceiro dia deixem para Bucareste mesmo. Vai faltar muita coisa, mas já vai dar para o básico. Em Bucareste, depois de devolverem o carro, vão para o hotel de táxi mesmo. É barato.
      Abraços.

  6. Rachel
    25/03/2015

    Olá, muito divertido o blog de vcs

  7. Tiago Moraes
    04/08/2015

    oi!! Estou para ir viajar para a Romênia e gostaria de algumas dicas referente a dinheiro, o que vc sugere??O pais aceita fácil cartão de crédito como em cidades pequenas como sibiu??
    Obrigado e parabéns pela matéria!

    • Oi Tiago,
      Sibiu nem é pequena, vai…
      Mas o cartão de crédito é amplamente aceito, exceto talvez em Maramures. Eles se confundem um pouco com os cartões múltiplos de crédito e débito. Ficam confusos quando aparece (às vezes em português dependendo da maquininha) para escolher entre uma das opções. E geralmente a função débito não funciona e dá erro. Depois de perceber isso, começamos a ajudar o vendedor na hora de pagar escolhendo a opção crédito. Daí foi só alegria.
      Sugiro também levar euros, lá você troca pelos Lei romenos.

      Abraços.

  8. Erlon
    06/03/2016

    Que fantástico. É a cidade natal de meu avô, pretendo em um futuro não muito distante conhecê-la….
    Belo relato!