Em Busca da Aurora Boreal

Aurora Boreal: sem sombra de dúvida um dos fenômenos mais lindos da natureza. Sem medo de parecer exagerado, posso dizer que foi uma das experiências mais incríveis de nossas vidas. E se alguém ainda não sabe do que estou falando, dê só uma olhada na foto abaixo, que você vai ter uma noção. Tem preço assistir a um espetáculo desses?

Aurora Boreal em Tromso

Bem, preço tem. E não é lá muito barato. Se você quer saber como fizemos para estar ali na hora certa e no lugar certo para presenciar as Luzes do Norte (Northern Lights), é só clicar no botãozinho “Leia Mais”.

 

A nossa primeira Aurora Boreal

Nosso primeiro dia foi 10 de Março, já de cara quando chegamos em Tromsø. Passeio reservado desde o Brasil pelo site Visit Tromso, pelo chamado Northern Lights Bus. Saímos às 19h debaixo de neve forte. No dia anterior, seu grupo não tinha conseguido ver nada devido ao mal tempo e com o nosso grupo, ele decidiu rumar para a ilha de Kvaløya, a oeste, na direção do mar.

Aurora Boreal na noruega

Depois de muito tempo dirigindo (mais de 1:30h) sobre neve forte e tempo COMPLETAMENTE fechado, surgem as primeiras estrelas no céu. Os primeiro lampejos da Aurora foram pálidos e embaçados, sobre um tempo ainda bastante nublado, mas foram nitidamente visíveis, mesmo de dentro da van.

Tromso - capital da Aurora Boreal

E exatamente às 21h, eis que um céu totalmente estrelado se abre para nós. Sem lugar para parar o veículo, seguimos na direção das luzes, procurando escapar da montanha que estava no meio do caminho. O vento soprava forte: -5 graus com sensação de -15.

Aurora Boreal parecendo fogos de artifício

E então, finalmente, a gente conseguiu descer do micro-ônibus num lugar não tão bonito, mas perfeito para vê-la serpentear pelo céu e dançar em todas as direções. É realmente tudo aquilo que a gente esperava e muito mais!

Aurora Boreal Tromso Noruega

Eu, sem muita prática com a máquina fotográfica, me atrapalhei com o tripé, coloquei a lente errada, custei a conseguir fazer o foco manual… Enfim, deixei de ter um registro lá muito fiel daquela que foi a Aurora mais intensa que presenciamos.

Aurora Boreal aprendendo a fotografar

Preço: NOK 800,00 e aviso aos navegantes, lota rápido. ATUALIZAÇÃO: No outono de 2013, o preço já subiu para NOK 950,00 e em 2014 vai para NOK 1.050,00

Aurora Boreal Bus primeiro dia

 

A segunda Aurora Boreal

Dessa vez fizemos o tour da Artic Guide Service, o maior serviço de Tromsø, sem qualquer sombra de dúvida. Eles tem uma sede própria (imensa) e a cada dia conseguem encher 2 ônibus de 49 lugares, além de umas 2 vans menores de turistas. É bastante gente! E lá fomos nós dessa vez para o continente, na direção sul, atrás de onde disseram haver tempo bom.

Aurora Boreal frustrada

Chegamos depois de uma hora e meia num grande estacionamento, numa região bem erma, mais ou menos perto de um vilarejo chamado Nordhaug. Descemos do ônibus, armamos o tripé, treinamos bastante com a câmera e…

Nada de Aurora.

Aurora Boreal - céu estrelado

O frio de -18 graus (a gente estava pensando que não ia pegar tanto frio, mas acabamos pegando as temperaturas mais baixas do ano!) e a gente lá, por quase uma hora esperando para ver a danada!

Preço: NOK 950 (inclusive na temporada 2013-2014) e inclui uma bebida quente e uns cookies (além de umas roupas reflexivas para que eles não se perdessem da gente).

Não conseguimos ficar esperando todo o tempo naquele frio congelante e acabamos voltando para dentro do ônibus. No fim das contas, foi lá onde ficamos a maior parte do tempo. Esse tour é mais demorado, dando mais tempo para o pessoal tirar fotos. Eles também têm um serviço de venda de retratos da pessoa com a Aurora de fundo. O lado ruim desse passeio é o grande número de pessoas, impossível ter um atendimento mais personalizado.

 

A terceira Aurora Boreal

Depois de ficarmos dormindo o dia 12 de Março, resolvemos arriscar mais uma excursão no dia 13. Esse a gente não conseguiu reservar pela internet, fomos direto no centro de informações turísticas da cidade e compramos nossos “ingressos” lá mesmo.

Aurora Boreal no fiorde

Os Northern Lights Hunter transportam os turistas em uma van com no máximo 15 passageiros, nada de grupos gigantescos. E percebemos que isso torna o passeio muito mais interessante.

Preço: NOK 890. ATUALIZAÇÃO: O preço deles subiu para NOK 950 para a temporada 2013-2014.

Aurora Boreal no vale

Principalmente quando a van é invadida por um grupo de 4 cariocas super animados que chegam “causando”, cantando músicas e tirando onda com o guia da excursão.

Aurora Boreal em nível máximo Tromso

Nesse dia, a Aurora pode não ter sido a mais forte, mas com certeza foi a mais divertida, graças às histórias hilárias desses 4 brasileiros. Para encurtar conversa, eles tinham ido parar ali em Tromsø depois de ter arrumado briga na Áustria, de um encontro inusitado com um anão em Munique e de uma diarreia inesperada no meio da neve. Gente… Era de rolar de tanto rir.

Aurora Boreal com céu nublado Tromso

Já mais treinado com a câmera, consegui as melhores imagens, mesmo o céu não estando completamente limpo como gostaríamos. Tivemos a oportunidade de fotografá-la em dois pontos diferentes, ambos perto do vilarejo de Nordkjosbotn. Em um deles, o cenário contribuiu em muito, bem à beira de um fiorde.

Saindo na foto com a Aurora Boreal

Definitivamente, esta foi uma experiência para não esquecer jamais.

Aurora Boreal em Tromso1

E se você quer saber como fazer para também ver a Aurora, leia o nosso post guia! Lá contamos tudo sobre a Aurora Boreal: como vê-la, onde, quando e como ela acontece para você programar também a sua caçada às Luzes do Norte.

 

Para encontrar o seu hotel na Noruega, vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Banner Horizontal Andarilhos Boreais

Mais imagens dessa viagem à Escandinávia? Clique nos links abaixo e divirta-se:

Em Busca da Aurora Boreal
Aurora Boreal: tudo o que você precisa saber

 

Oslo

Dicas de Oslo – Informações Práticas
Pontos Turísticos de Oslo

 

Tromso

Guia de Atrações Turísticas
Informações Práticas

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:98
Posts Relacionados:
14
Mar
2013
98 comentários
  1. Caraca, ficaram mto boas as fotos. 😀
    Vocês estão de parabéns.
    To curioso já pra ver os proximos posts.
    Abraçao

  2. Muito bom!!!
    Lindas fotos. Fico so imaginando com seria ao vivo…
    Que venham os outros posts!
    Abraço!

  3. Flora
    14/03/2013

    Ver a aurora boreal é um dos tops da minha lista de desejos de viagem. Já estou favoritando este e aguardando os próximos. Linda experiência…

  4. Fotos fantásticas!!!! Queremos saber mais :0))) Abcs de Berlim Claudia

    • Oi Claudia! Obrigado! O próximo post é justamente com as informações sobre como se faz para vê-la!

  5. Bruna
    14/03/2013

    Uaaaauuuuuuuuuuuu!!! Que bom que deu tudo certo, pq imagine sair do Brasil e ir até lá e nada… Eu digo isso por experiencia propria, fui até a Laponia (ainda bem q na época eu tava morando em Edimburgo), fiquei 4 dias e nada de aurora boreal. Mas o meu dia tbm vai chegar!! Sortudos! =))

  6. Fernanda
    15/03/2013

    Olá Gleiber
    Incríveis as imagens hein!!
    Nós penamos pra conseguir fotografar a Aurora Boreal e tbm fiquei como vc, com o sentimento que não registrei fielmente o show que vimos.

    No ano passado quando fomos a Arctic não era tão grande assim. Eles nem tinham escritório fixo, era só uma mesa no lobby de um hotel e tbm não saiam tantos veículos assim; incrível como cresceram tanto em 1 ano!!

    Parabéns pela trip!!!
    Aguardando os próximos posts!!

    • Eu até fiquei feliz com o resultado das fotos do terceiro dia, mas fiquei muito frustrado com as imagens do primeiro dia, que justamente foi onde a Aurora brotou mais forte. De qualquer forma, fotografar é o de menos! 🙂

  7. Compartilho dos comentários do Maurício, as fotos ficaram ótimas! Tenho medo de um dia viajar pra ver a Aurora Boreal e não conseguir registrar bem as fotos, mas as suas ficaram excelentes!
    Fato que está na nossa listinha! Vamos esperar os próximos posts!
    Abraços!

    • Bem, Gustavo. Uma lição eu já vou te dar, leve a lente que combine a maior abertura possível com a menor distância focal (grande angular), o resto é fácil.

  8. Mariana
    15/03/2013

    Ai que legal.
    Eu tenho vontade de ver também, mas confesso que esse frio me assusta bastante. Hehehe
    As fotos ficaram super boas. Adorei.

    Beijos

    • É frio. É fato. Mas podia ser pior… Os outros lugares do mundo onde dá para ver a Aurora são ainda mais frios!

  9. Ei Gleiber,

    Lindo, lindo, lindo!
    Momento mais emocionante da vida!
    Parabéns!
    Pena que vocês não conseguiram boas fotos do primeiro dia. Mas é assim mesmo. A tensão de querer fazer a melhor foto acaba deixando a gente tenso e atrapalhando o resultado final! De qualquer forma, vale o registro! 🙂

    Abraços,
    Lillian.

    • Essa tensão com a fotografia era uma coisa que me preocupava muito e no fim acabou acontecendo. Mas é assim, depois de mais relaxado, acho que peguei o jeito da coisa!

  10. Incrível Gleiber

    Estou babando nas imagens , no frio e tudo desta aventura.
    O mais importante você conseguiu ver a Aurora Boreal e está passando este gostinho para nós.

    Abração e cuidado para não congelar.

    @GusBelli

  11. Rafael Carvalho
    15/03/2013

    Gleiber, isso é a coisa mais linda do mundo!!! Meu Deus! Incrível!

  12. TOP, TOP, TOP DEMAIS!!!

    Legal que você pegou o jeito com a câmera…incríveis as fotos.

    Seus posts estão cada vez melhores…parabéns!!!

    Abração

    • Valeu, guri! Ainda estou me acertando com ela, mas definitivamente para fotografar a Aurora eu já estou craque! Abração

  13. Luciano
    15/03/2013

    Caramba, que espetáculo! E essa quantidade de estrela no céu hein?
    Abraços

  14. Fabio
    16/03/2013

    Imagino a dificuldade para registrar a aurora mesmo. Eu vivo apanhando com fotos noturnas. Mas as fotos ficaram ótimas, parabéns! Aguardando o novo post.

  15. Rodrigo Aguiar
    16/03/2013

    Caramba!!! Mto bacana essa aventura ae heim!!! Deve ser marvailhosso msmo!!! Sucesso nas aventuras!!

  16. Marcia Tanikawa
    16/03/2013

    Olá Gleiber!
    Lindo post e as fotos ficaram ótimas, sim!!!
    Deve realmente ter sido uma experiência incrível!
    Grande abraço!

  17. Que fotos incríveis!! Ao vivo deve ser muito mais bonito do que nas fotos, né A aurora boreal está na nossa wish list também!

  18. Celina
    21/03/2013

    Gleiber, dessa vez voces arrasaram! Definitivamente surreal! fotos de cair o queixo! Ja estou pensando seriamente em partir para essa aventura ano que vem. Inspirador!!!!

  19. Show Gleiber… nós vimos aurora na época que morávamos em Ottawa (Canadá) e foi muito lindo! Realmente as fotos não faz jus a beleza de ver aquela curtina natural dançando aos nossos olhos, né? Sonho em ver de novo…
    Adorei o post e essa sua viagem está demais, hein?
    Abs

    • Valeu Mirella! Realmente, eu mal vi a Aurora e não me cansei, já estou morrendo de vontade de vê-la de novo, em alguma lugar. Simplesmente uma coisa dos deuses!

  20. […] @andarilho_mundo | em busca da aurora boreal | LINK 80. @lupiferrari | islândia – aurora boreal – northern lights | […]

  21. Lucia Linhares
    27/06/2013

    Achei suas fotos sensacionais, maravilhosas mesmo, me encantei, vcs são privilegiados em contemplar tanta beleza, continuem descobrindo o mundo e mostrando pra nós, parabéns! bjão.

    • Oi Lucia, muito obrigado! A gente fica muito feliz em compartilhar nossas andanças justamente por causa de comentários legais como o seu. Volte sempre!

  22. Marcella Barroso
    17/07/2013

    Ver essas luzes me rouba totalmente o fôlego.Um grande sonho da minha vida é fazer essa viajem em busca da Aurora Boreal, não sei como, quando ou onde vai ser.só sei que tenho uma sensação muito forte que algum maravilho me espera.

  23. Maria Eduarda
    09/09/2013

    Oi, Gleiber!
    Curtimos muito a viagem e as fotos!
    Pretendemos fazer o mesmo em novembro, pegaremos um pacote para nos pouparmos de alguns inconvenientes, contudo, partindo de Portugal em um grupo pequeno continuamos com alguns problemas… e dúvidas!
    A roupa que usamos lá (há necessidade de 1ª,2ª e 3ª pele e essas coisas? – que não entendo muito) precisamos comprar ou tem como alugar, ao menos a mais superficial? E por volta de quanto fica?
    E para conseguirmos guias, como fazemos? É simples e fácil de enconrar? E eles têm transporte? E o preço por uma noite?
    Muito obrigada!

    • Bem, Maria Eduarda. Se você leu bem esse nosso post, eu descrevi como é o passeio em 3 agências diferentes, todos eles com guias. Deixei os links para você fazer as reservas dos passeios pelo site da Visit Tromso: http://www.visittromso.no/en/Activities/Northernlights/ Contei acima que em dois dos tours, a gente reservou pela internet. Um deles, com antecedência. Outro, na véspera (um dia antes). No dia em que não conseguimos reservar antecipadamente, fomos no centro de informações turísticas e compramos o passeio para o mesmo dia, tranquilamente! Tem opções em microônibus (comento mais acima que foi o estilo que mais gostamos) e em ônibus daqueles grandes, de excursão mesmo, para quase 50 pessoas (e vai lotado!). Os preços variam conforme a agência. Os preços que pagamos em cada um dos tours também está explicado no artigo, acima.

      Sobre as roupas, eu tenho um artigo que escrevi sobre uma promoção da Quechua que rolou aqui no blog em Julho deste ano (já encerrado). Lá eu dou uma explicada rápida. Sugestão: compre a corta vento. Lá até deve ter para alugar, mas como tudo é muito caro e você vai passar lá vários dias, o preço do aluguel não vai compensar.

      Abraços
      Gleiber

  24. Paula Roberti
    09/09/2013

    Nossa que Legal! Eu e meu noivo morremos de vontade de presenciar uma aurora boreal.Vocês fizeram pacote com alguma agência?

    • Oi Paula,
      A maioria das nossas viagens é independente. Uma ou outra vez a gente comprou pacote. Para ver a Aurora, a única coisa que não fizemos por conta própria foi a “caça” à Aurora. Aí tivemos que contratar uma excursão que nos levasse até os pontos onde o céu estivesse livre de nuvens. E eles foram tão bons que em todas as três tentativas, eles conseguiram. Mas contratamos esses tours diretamente do site http://www.visittromso.no/en/Activities/Northernlights/ e, em um dos três dias, contratamos no centro de informações turísticas de Tromso, na véspera.

  25. Raquel e Leo
    15/10/2013

    Nosso sonho de consumo! Adoramos ler seu relato! está de parabéns!

  26. Diana Schrok
    15/11/2013

    Arrasou nas fotos parabéns pelo trabalho!

  27. Débora
    17/11/2013

    Oi, Gleiber!
    Já reservei dois dias para caçar a Aurora Boreal. Dois dos quais você falou, você acha que posso deixar para reservar por lá o 3o que provavelmente será na Arctic Guide? Você só não gostou dessa empresa, pq eles levam muitas pessoas ou tem mais alguma coisa?
    Agradeço!
    Débora

    • Oi Débora. Então… Pode ficar tranquila que dá para reservar depois de estar lá sim. E sobre a Arctic Guide, justamente, eu gostei mais da experiência das vans menores do que dos ônibus cheios de gente. Não é que eu não tenha gostado do serviço, é que eu gostei MAIS dos outros, entendeu? Abração e boa sorte. Tomara que ela apareça linda e forte!

  28. Bem, eu estou com uma duvida cruel referente a fotografia.
    Tenho uma lente Canon 28-70 2.8L bem velhinha e descobri que o modo infinito nao esta funcionando. Mas, eu tenho uma lente Sigma fisheye 15mm.
    Vc acha que seria melhor usar a fisheye ou tentar focar com a 28-70 mesmo?

    • A fisheye, com certeza! O foco no infinito já é um porre quando funciona, imagina quando não funciona! Mas o modo infinito que não está funcionando é no modo foco manual? Ou você está falando que ela não foca no infinito usando auto-foco? Porque já vou avisando: não funciona usar auto-foco de jeito nenhum mesmo! Sempre tem que ser no modo manual para focagem. Abraços.

  29. Méri
    09/02/2014

    Ah não! Por favor, que lindas fotos, que sonho! Muito emocionante! Parabéns por compartilhar! Já favoritei todo o blog! Demais!

  30. Ricardo Michel
    28/02/2014

    Prezado Gleiber, chegamos hoje -28/02/2014- em Tromso e ainda não decidimos por qual empresa fazer a caçada. Por mim iria na van “dos cariocas” mas minha esposa está mais afim do tour com busão (mais demorado). Vi a previsão pelo google que amanhã vai ter sol e noite clara (hoje e domingo encoberto)então acho que vai acontecer! Não tenho equipamento fotográfico adequado mas vou tentar “gravar” na memória (se acontecer) pois em Rovaniemi (Finlândia) estivemos por 4 dias em fevereiro/2013 sem sucesso.
    Um abraço a todos. Ricardo Michel e Barbara Bach/Novo Hamburgo-RS

    • Ontem a Aurora deu show!!! Vc não ficou sabendo? Ela pode ser vista até no norte da Inglaterra. Tomara que vocês consigam ir hoje ainda!!! Qualquer um vai ser bom (e quanto mais demorado melhor). Vocês deveriam ir mesmo que estiver nublado (eles sempre acham um lugar com tempo aberto). Abração, Ricardo! Conte mais notícias.

  31. Francisco
    21/04/2014

    Fiquei super curioso pra ver essa maravilha da natureza…..
    Acho que vc consegue transmitir muita emoção nos relatos e por isso me contagia.

  32. regina
    22/04/2014

    Vcs me ajudaram muito com todos esses documentos.
    Preciso saber como fazer minha viagem guiada, por onde devo chegar do Brasil de avião e partir de volta para o Brasil. Pretendo ficar lá 7 noites no final do mês de Setembro, vcs acham que conseguirei ver a Aurora?
    Consigo contratar tudo aqui pelo Brasil em alguma agencia?
    Abs.

    • Sim, Regina. Tem uma agência muito boa que pode arranjar tudo direitinho para você. Entre em http://auroraborealnoartico.blogspot.com.br/
      Há todos os detalhes.
      Para fazer por conta própria, pode pegar voo Brasil – Oslo (quase todas as companhias – Lufthansa, Air France, British, Iberia, TAP, etc vendem essa opção) e depois outro bilhete (de preferência para outro dia) Oslo – Tromso.
      Boa sorte.

  33. Dario
    28/04/2014

    Gleiber, não consigo sair do site! Mais uma vez, parabéns!
    A principio vou sozinho em busca da Aurora, o que você pode me sugerir?
    Ah, pretendo comprar uma maquina boa, mas em conta, qual modelo você me indica pra poder conseguir fazer boas fotos?
    Muito obrigado por tudo, grande abraço

    • Oi Dario
      Sobre o que te sugerir, para começar, leia todos os posts que escrevemos sobre a Aurora, sobre Tromso e sobre a Noruega. Assim, você conseguirá ter uma ideia de como programar sua ida para lá: como chegar até Tromso, onde se hospedar, como contratar os tours (ou tentar caçar a Aurora de carro alugado etc).
      Sobre a câmera, basta que ela tenha modo manual, e faça foco manual. Normalmente isso significa uma DSRL (aquelas que trocam lentes e o pessoal chama de “profissional”). Mas a mais barata das DSRL, com a lente mais barata vai conseguir fazer fotos excelentes da aurora. Uma dica é ter uma lente com pelo menos 18mm de distância focal, para conseguir fazer fotos bem panorâmicas (comprar uma lente 70-300mm por exemplo, por causa do zoom, não vai servir para aurora, entendeu?).
      Essa aqui, ó: http://www.magazineluiza.com.br/camera-digital-canon-eos-rebel-t3-12.2mp-lente-ef-s-18-55mm-f-filma-em-hd/p/0403514/cf/cfmp/
      já serve muuuuito bem.

  34. Claudia
    27/05/2014

    Nossa, excelente o blog, nao consigo parar de ler. Pretendo fazer essa viagem em novembro de 2015 e já estou planejando. Seus comentários são muito atenciosos e detalhados! Parabéns.

  35. Olá
    Buscando informações sobre a aurora boreal me deparei com seu site e não consegui parar de ler!! 🙂
    Estou pensando em ir a Noruega em novembro, 2a quinzena. Você acha que é uma boa época para ver a aurora boreal
    Abraços
    Andrea.

  36. Claudia
    05/07/2014

    Olá, boa noite! Ainda serei uma caçadora de aurora boreal, e qual seria o valor aproximado em reais de uma viagem como esta? Obrigado.

    • Oi Claudia. Se contar a viagem desde o Brasil, com aéreo, só para caçar a Aurora, para uma semana, calculo uns 10.000 reais por pessoa… Caro, né? Mas é a realização de um sonho!!! Beijos.

  37. Vanessa
    06/09/2014

    Parabéns, Gleiber! Graças a você vou a Noruega ver a Aurora Boreal e os fiordes! E convenci minha mãe para ir junto!!! Vai ser o máximo!!! Continua com teu blog! Eu nunca teria pensado em ir pra lá!!! Vamos em fevereiro de 2015! Tem alguém que vai tbem? Grande abraço!

  38. Helen Marcusso
    19/09/2014

    Ola Gleiber. Eu fico duas noites em Tromso no final de Outubro. Voce recomenda que eu compre os tour para ver a Aurora boreal somente la para nao gastar dinheiro a toa caso nao acha chance de ver nestes dias? Ou ja compro logo aqui do Brasil e conto com a sorte?

    • Compre lá, Helen.
      Eu tinha medo de ficar de fora de um grupo e perder a chance de ir a uma excursão dessas. Mas essa possibilidade não existe! Sempre tem vaga em uma excursão ou outra! Abração.

  39. Juliana Barros
    16/10/2014

    Boa tarde Gleiber, vou para a Islândia em fevereiro e gostaria de saber qual a câmera que você usou para tirar fotos da Aurora.
    Obrigada !

    • Oi Juliana
      Eu usei uma T3i da Canon. Mas qualquer uma que tenha foco manual e modo manual já servem.
      Abraços.

      • Juliana Barros
        21/10/2014

        Obrigada Gleiber ! Estava em dúvida se comprava a T5i da Canon, mas agora com a sua dica vou comprar com certeza.
        Beijos

  40. Maria Elisandra Sousa de Araujo
    03/11/2014

    Oi, pessoal faz tempo q procurava informacoes sobre este espetaculo da natureza q e a aurora boreal, e so sonhar e um dia quem sabe irei contemplar essa maravilha, obrigada♡

  41. andre ros
    20/11/2014

    Oi Gleiber
    Parabens pela viagem e pelas fotos… Ver a aurora Borealis eh um sonho e estou pensando em ir para Kiruna ( ficar no Ice Hotel ) no mês de Janeiro…. Meu receio eh não conseguir ver o fenômeno, pois ficarei apenas 2 noites…
    Tenho que contar com a sorte, correto? ou a probabilidade eh alta ?
    Obrigado
    Andre

    • Oi André,
      Bem, tem que contar com a sorte. Infelizmente. Em 2 dias elas pode simplesmente não aparecer… :/ Mas a época e a localização estão corretas.
      Abraços.

  42. Odette
    27/12/2014

    Nossa que experiência fantástica a de vocês….sempre fui encantada por conhecer o “sol da meia noite” . Sempre me esquivei em viajar para o exterior com meu marido mas me divorciei agora, já dei entrada no meu passaporte e farei minha programação para conhecer meu destino dos sonhos.

    Obrigada pelo relato de vocês e já comecei a vivenciar essa experiência!

    Feliz e próspero 2015 com muitos destinos maravilhosos!!!!

    • Oi Odette,
      Um feliz ano novo para ti também e muitas viagens e novas experiências no horizonte.
      Abraços.

  43. Cristiane Dias
    06/01/2015

    Cheguei aqui no blog há 2 dias, através de uma pesquisa no Google sobre Mendoza, e não consegui mais sair. kkkkkk….
    Estou “devorando” o blog. Você o escreve de maneira objetiva e agradável. Além de uma leve pitada de humor de vez em quando. (ADORO!!) rs..
    Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar conosco as aventuras (e tb as desventuras) de vocês mundo afora.
    Ih, já ia esquecendo de comentar sobre o post. Ah, a Aurora Boreal…. Meu sonho! Coloquei-a mais para o final da lista de viagens, pois minha filha tem apenas 2 anos e acho que ainda não curtiria muito esse tipo de viagem. Mas um dia ainda hei de vê-la. 😉
    Abraços

    • Oi Cristiane,
      Curti muito seu blog também! 🙂
      Realmente, a Aurora não é uma viagem para crianças, eheheheh. Mas é um sonho que valeu a pena ser realizado. Abraços

  44. Olivia
    29/01/2015

    Qual a indicação de dias para ficar lá? Uma semana é suficiente?

  45. Olivia
    29/01/2015

    Qual a indicação de dias para ficar lá?

  46. Olivia
    29/01/2015

    Adorei o post!! Estou querendo ir mas q ual a indicação de dias para ficar lá? E na cidade que você comentou no seu post há mais coisas a se fazer ou é mais só a aurora boreal?

  47. Nelson Coser
    07/03/2015

    “Para uma grande viagem é preciso dar o primeiro passo”. Após visualizar todas as fotos, despertou em mim dar o primeiro passo.
    Assim aconteceu quando parti para fazer parte do Caminho de Santigo de Compostela (norte da Espanha)e uma viagem a Ushuaia (sul da Argentina).
    Creio que, muito em breve, partirei para ver a Aurora Boreal.Os instantâneos fotográficos ficaram ótimos. Parabéns.

  48. Gisleine Tricca
    18/07/2015

    Ola como estive esse ano em oslo kopemhage e moscou gostaria de inão repetir esses paises entao talves Alaska ,,finlandia groenladia , ,,mas gostaria de saber se existe a possibilidade de ver a aurora boreal, andar de treno na neve.e ver as geleiras..existe essa possibilidade de ver tudo isso num país só? E se existe qual seria e em qual época..e tb qual maquina fotografica eu consigo ter melhores chances de conseguir boas fotos. Obrigada Gi

    • Oi Gisleine,
      Dá para fazer tudo isso em Tromso, o local que visitamos na Noruega.
      Sobre a câmera, qualquer DSLR faz (essas câmeras que trocam de lente e que podem ser configuradas para foco manual).
      Abraços.

  49. Solange Argon
    26/07/2015

    Oi, Gleiber, tudo bem?!
    Estou sempre por aqui, curtindo e aprendendo as dicas dos andarilhos!
    Vou pra Islândia em setembro e no 27/9 sigo pra Noruega, 10 dias que incluirão Flam, Bergen e Tromso. Por tudo que li até agora, inclusive de que a época do equinócio aumenta um pouco as chances de ser ver a aurora, pensei em ficar de 27/9 a 1/10 em Tromso e de lá voltar pra Oslo pra seguir pra Bergen, fazendo os bonitos passeios de trem e ver os fiordes, voltando pro Brasil no dia 7/10. Mas tenho lido também que a partir de outubro é melhor pra ver a aurora… agora fiquei pancada! Será que é melhor inverter esse roteiro e fazer primeiro os fiordes (e desencanar do equinócio) e ir pra Tromso no começo de outubro? Mesmo sabendo que a aurora é a roleta russa mais linda do mundo, queria aumentar as chances levando em conta todas as variáveis! O que vc acha melhor? Muito obrigada e parabéns pelo trampo lindo que fazem de dividir tudo o que veem! 🙂

    • Ih Solange,
      Acho que te respondi meio em cima da hora. Mas no fim, acho que as chances são as mesmas! kkkkk
      Ou seja, o que quer que você tenha decidido, não dá para saber qual é a melhor opção. Só contar com a sorte. Que você vai ter, no que depender da minha torcida. Abração.

      • Solange Argon
        24/01/2017

        Eita, que nunca vi sua resposta, e foi precisando dar uma busca no meu nome no google que apareceu pra mim que vc respondeu! hahahaha! Internet, que loucura! rsrs!
        Só pra te contar que a viagem foi sublime, 4 noites de aurora na Islândia e uma noite mais que especial em Tromso, Noruega, quando até tango aquela danada dançou! Inesquecível!! Muito obrigada, querido, pelas dicas e torcida! E muitas andanças pra todos nós! Abração!! 🙂

  50. naiara
    13/10/2015

    Olá! Estou pensando em ir para a noruega em busca da aurora boreal! Vi que as companhias tb tem a opção de pagar um valor maior e podemos ir com eles até encontrar a aurora…Dentre as companhias que vc utilizou para o tour, qual vc recomendaria mais?

  51. Oi Gleiber!
    Este ano finalmente vou a Tromso. Já estou com passagens compradas para chegar lá dia 13 de dezembro.
    Gostaria de te perguntar algumas dúvidas:
    – Onde comprar/ alugar roupas de frio? O que devo levar? Vou parar 2 dias em Oslo antes de chegar a Tromso, então se você puder me indicar onde conseguir roupas quentes… 🙂
    – Voce acha que posso comprar os passeios para a aurora boreal em Tromso ou é melhor comprar daqui do Brasil? Se for para comprar aqui, qual o melhor passeio?
    Eu li o seu post e acessei os sites dos passeios, mas as opções são várias e fiquei na dúvida.
    Abração e desde já agradeço as suas dicas!! 🙂
    Andrea.

    • Oi Andrea,
      A gente comprou umas botas no shopping da estação de trem de Oslo (o Byporten Shopping), há vários outros lugares na cidade, claro.
      Dá para comprar os passeios lá tranquilamente. Logo no primeiro dia, vá direto ao centro de informações turísticas e reserve o do primeiro dia. Depois você pega o jeito e faz outros passeios. Todos são confiáveis e muito parecidos, tanto faz pegar qualquer um.
      Abraços.

  52. Super obrigada pelas dicas!!
    Estou muito animada 🙂
    Abraços,
    Andrea

  53. Edite Alves
    24/10/2015

    Li as aventuras de voces e estou com muita vontade de fazer a caça a aurora boreal em 2016. Gostaria de saber datas de saida e valores.

  54. Giovane
    28/11/2016

    Olha tem sim alguma coisa que acontece na. Aurora Boreal! Eu vi um filme ótimo chamado fenda no tempo! Que esse avião da american fire estava indo pra Boston New York quando chegou na metade do caminho de Boston! Entre los Angeles e Boston eles atravessaram a fenda no tempo! E as pessoas e os pilotos sumiram! Só sobrabaram 10 pessoas no avião e essa 10 foram pro futoro depois de 1995 e chegam depois de 3 anos em los Angeles! Em 1998 eles foram pro futuro quando atravessaram a aurora boreal! Sorte que eles tinha um piloto profissional que estava indo ver a sua mulher que morreu!