Aurora Boreal: tudo o que você precisa saber

A Aurora Boreal é muito bonita e realmente mágica. Por isso mesmo, muitos turistas sonham em vê-la. Mas na hora de planejar uma viagem até os confins do mundo, onde podemos avistá-la, surgem sempre várias dúvidas. Afinal, como é que se faz para chegar até ela?

Saindo na foto com a Aurora Boreal

Aí vem a parte boa! Como nós tivemos a oportunidade de ver a Aurora Boreal durante a nossa viagem para o norte da Noruega, reunimos o máximo de informações que pudemos para compartilhar com vocês e o resultado é esse artigo aqui.

 

Aurora Boreal: o que é?

Tem um monte de explicações físicas por trás da coisa, mas vou tentar explicar brevemente. Tudo começa com uma explosão na superfície do Sol, capaz de mandar um pouco de partículas pelo espaço. São os ventos solares. Se eles rumarem na direção da Terra, vão acabar sendo refletidos pelo nosso campo magnético. Só que tem uma parte dessa energia que acaba sendo canalizada para os polos do planeta e acabam invadindo a atmosfera.

Aurora Boreal em Tromso1

Ao entrar em contato com o ar, essa radiação sofre uma mudança de direção. Em vez de ir exatamente para o polo norte e para o polo sul magnético, ela se espalha por uma região meio ovalada que fica EM VOLTA dos polos (o cinturão de Aurora). O contato dos ventos solares com os gases da atmosfera libera as diversas cores que vemos na Aurora: verde pelo contato com o oxigênio, vermelho quando reage com o nitrogênio e azul por culpa do hidrogênio.

 

Onde ver a Aurora Boreal?

Se a Aurora acontece em torno dos polos, a única forma de vê-la é estando nesse cinturão que eu citei acima. Se você for para o norte, vai ver a Aurora Boreal, se for para o Sul, verá a Aurora Austral. Quando uma estiver se manifestando, a outra também estará, simultaneamente.

Cinturão da Aurora Boreal

Já parou para pensar que quase ninguém fala da Aurora Austral? Pois é, o problema aqui é que a região onde é possível vê-la fica justamente na Antártida, onde não há nenhuma cidade para se hospedar! Você terá que estar numa base militar ou em um navio de cruzeiro pela região. Resumindo, não é algo lá muito fácil, concordam?

Cinturão da Aurora Austral

Já a Aurora Boreal pode ser vista nas imediações de várias cidades habitadas, todas elas acima do Círculo Polar Ártico. Toda a Islândia, por exemplo, está na zona onde o fenômeno acontece, assim como uma grande extensão do Alaska, do Canadá e da Sibéria (na Rússia). Mas daí temos um outro problema, todos esses lugares são geralmente MUITO frios, distantes e sem lá muita infra-estrutura para nós, turistas.

 

Os melhores lugares para ver a Aurora Boreal

Tromso, na Noruega é considerada a capital mundial da Aurora Boreal, e não é à toa. Em primeiro lugar, ela está bem em cima do cinturão onde as Luzes do Norte aparecem. Mas o que faz este lugar tão especial são duas outras coisas: o clima e a infra-estrutura.

Tromso (ou Tromsø, como queiram), tem cerca de 70.000 habitantes e muitos hotéis. No centro, dá para perder a conta da quantidade de lojas e restaurantes. Para os baladeiros de plantão, tem pubs, nightclubs e bandas de rock. Mesmo tão longe, a cidade é um grande centro universitário da Noruega, respirando cultura e com diversos eventos. Ou seja, o lugar está preparado para receber você que está afim de conhecer a tal Aurora Boreal.

Centro de Tromso, Noruega

Outro fator muito importante: apesar de estar perto do polo norte, Tromsø tem um clima relativamente quente, se compararmos com as outras cidades onde também dá para se ver a Aurora Boreal. Fairbanks no Alaska, por exemplo, a meca dos caçadores de auroras na América do Norte, chega fácil aos -30, -40 graus Celsius no inverno. Tromsø raramente vai abaixo de -10. Culpa da sua posição litorânea, banhada pela corrente marítima quente do Golfo, que ameniza um pouco a friaca de toda a zona costeira da Noruega.

Igreja no centro de Tromso NoruegaParece frio, mas poderia ser muito pior. Nesse momento, faziam -5 graus “apenas”

Teoricamente, Reykjavik, na Islândia, também reúne as mesmas condições acima. Mas aí tem um outro pepino: ir para Islândia é, logisticamente falando, mais difícil (menos voos) e mais caro (o custo das coisas por lá é ainda pior do que na Noruega, segundo dizem).

 

Qual a Melhor Época para ver a Aurora Boreal?

Outro fator muito importante: não dá para vê-la durante o dia. E para vocês terem uma ideia, perto do polo norte, no auge do verão (em Tromsø, isso é de Maio a Julho), o Sol nem sequer se põe! É o famoso Sol da meia-noite, fenômeno que também deve ser muito legal de se ver. Quanto mais longas as noites, maior a probabilidade de ver as Luzes do Norte.

Aurora Boreal - céu estrelado

Por essa razão a “temporada” de caçada à Aurora Boreal acontece durante o inverno, quando as noites são mais longas que os dias, entre Outubro e o final de Março. Na época da “Noite Polar” então, melhor ainda! Entre o fim de Novembro e o fim de Janeiro o Sol não chega nem a nascer! O difícil é aguentar o frio. Por isso mesmo, escolhemos ir bem no final da temporada, quando ainda há escuridão suficiente para se ver as luzes, sem ser frio demais. Ou pelo menos foi isso que nós pensamos que aconteceria…

 

E como saber quando a Aurora Boreal vai aparecer? Quanto tempo ela dura?

Aí temos um problema. Como ela depende de explosões solares, que acontecem ao acaso, sem qualquer interferência humana, teoricamente não há como prever o exato momento em que as luzes vão começar a brilhar. Mas, segundo o nosso guia, há um certo horário em que a coisa fica mais propícia. Em Tromsø, Noruega, costuma ser entre 21h e 23h. Dizem que em Fairbanks, no Alaska, costuma ser ali pelas 17-18h.

Onde a Aurora Boreal está acontecendo

E depois de aparecer, ela pode durar 5-10 minutos no céu, ou até mesmo horas ininterruptas. Às vezes a atividade cessa completamente, para depois retornar, 30-60 minutos depois. Ou seja, sempre é imprevisível. Seu movimento no céus, as cores e sua intensidade também são difíceis de prever com exatidão, embora haja uma certa “previsão de aurora” fornecida pelo site da Nasa, conforme eles vão monitorando a atividade dos ventos solares.

Probabilidade de se enxergar a Aurora Boreal

Tem ainda uns app para smartphones que mostram a previsão extraída desses sites. Procure por “Aurora Fcst” e “3D Sun” para iOS e Android. Estes são os melhores.

 

E por que dizem “caçada” à Aurora Boreal?

Você chegou na cidade certa, na época do ano certa e anoiteceu. Pronto, agora é só sair na rua e ver a Aurora Boreal, certo? Errado! Completamente!

As luzes da Aurora não são muito fortes e a iluminação das cidades atrapalha enxergá-las. Sabe quando você vai para um lugar bem ermo e vê um céu bem estrelado, totalmente diferente do céu que se vê nas cidades? É disso que estamos falando: de minimizar a poluição visual causada por luzes artificiais. Então prepare-se para percorrer as estradinhas da região e sumir no meio do nada!

Aurora Boreal com céu nublado Tromso

E aí tem a parte mais importante e mais delicada. Se o céu estiver nublado, esquece! Não dá para ver aurora alguma! Então, na prática “caçar” a Aurora Boreal significa procurar uma região distante, escura e sem nuvens. E vocês não tem noção de como isso pode ser difícil de conseguir!

 

Tour com guia x Caçada por conta própria

Durante os quatro dias que passamos em Tromsø, deu para ter uma boa noção de como a coisa funciona. Como eu disse acima, no fundo, no fundo, o mais importante e delicado para se conseguir ver a Aurora é a previsão do tempo, do clima. Nós pegamos 4 dias de nevascas praticamente ininterruptas sobre a cidade. As estradas estavam todas cobertas de neve e nós, brasileiros sem experiência em dirigir sobre o gelo, preferimos nem arriscar a alugar um carro.

Rumo à Aurora BorealPor onde andamos em busca da Aurora Boreal

Mas mesmo se não houvesse neve, descobrir onde há um lugar de tempo aberto quando os sites de previsão do tempo e os mapas mostram céu carregado com nuvens pesadas sobre toda a região é trabalho para profissionais.

Aurora Hunters: nossos guiasOs nossos guias no terceiro dia de tour

Agora, se o tempo está bom… É só dirigir 15-20km em qualquer direção para se afastar das luzes da cidade e procurar um lugar onde seja permitido estacionar. Se você encontrar um lugarzinho com uma paisagem bonita para compor uma boa foto… Ainda melhor!

Aurora Boreal em Tromso

E se vocês tiverem alguma outra dúvida, fiquem à vontade e usem a caixa de comentários abaixo. O que eu não souber responder, tento descobrir!!! E que vocês tenham a mesma sorte que a gente quando forem atrás da Aurora de vocês.

Querem ver como foi a nossa experiência? Clique neste link, onde contamos como foi a nossa busca à Aurora Boreal em Tromsø.

 

Está procurando um hotel na Noruega? Vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando após clicar no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Banner Horizontal Andarilhos Boreais

Mais imagens dessa viagem à Escandinávia? Clique nos links abaixo e divirta-se:

Em Busca da Aurora Boreal
Aurora Boreal: tudo o que você precisa saber

 

Oslo

Dicas de Oslo – Informações Práticas
Pontos Turísticos de Oslo

 

Tromso

Guia de Atrações Turísticas
Informações Práticas

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:317
Posts Relacionados:
15
Mar
2013
317 comentários
  1. O negócio não é facil mesmo.. Aqui na Nova Zelândia é possível ver a Aurora Australis durante o inverno quando as explosões solares são fortes.. Nada que compare a aurora boreal que voces viram pois como o mapa mostra já estamos fora do tal cinturão.. Pelo que andei pesquisando aqui os melhores lugares para ver a Aurora Australis são em Stewart Island, Os Catlinks em Otago e dizem que do observatório da universidade de canterbury no alpes do Southen Alps tambem… Agora tem que explicar num post quais os setings da maquina para fotografar a aurora

    Abraço e curtam a viagem

  2. Luciane
    15/03/2013

    Gleiber, adorei as explicações, aprendi muito! Li para todos aqui em casa e o Pedro disse:
    _ Parece que estou na escola!!!
    Ele vai ter muito assunto com o professor de geografia!!
    Bj e aproveitem a viagem.
    Luciane

  3. Ei Gleiber,
    Ótima explicações. Aprendi muita coisa com seu post!
    Eu tive a chance de ver a aurora boreal no Alasca em Agosto/2012, na região do Denali de forma super inesperada! Foi muito sorte. Meu maior arrependimento é não ter enfrentado o frio e o perigo de encontrar algum bicho no meio da mata e ter saído pra fotografar!
    Abraços,
    Lillian.

  4. Rachel
    16/03/2013

    Excelente o post! Estamos nos organizando para ir a caca tb! =D Bjs

  5. Boia Paulista
    21/03/2013

    Oi, Gleiber. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    • Obrigado Natalie!!! Que legal o reconhecimento de vocês! 🙂 Sejam sempre bem-vindos por aqui…

  6. suzi weigand
    25/04/2013

    Vcs cacadores da Aurora Boreal,li q a melhor epoca p ver na Noruega em Tromso, seria final d novembro e final d Janeiro? Poxa, estou indo de ferias, mais ou menos 10 dias p Tromo, em dezembro, a partir do dia 10-12-13, sera q tenho alguma Chance? Alguem conseguiu ver nessa epoca?
    A principio iriamos fazer um cruzeiro com a Hurtigruten, mas depois de verificar o itinerario,o tempo fora do Barco eh muito pouco e gosto da neve e frio e qro brincar c meu filho fora, andar d treno c os Husky.
    Alguem pode me ajudar…meu sonho eh conhecer a Aurora, poderiam me indicar Hotel em Tromso, enfim…Li tbem q na Laponia eh bem possivel, alguem ja foi? verdade q eh mais caro q na Noruega?
    Por favor aguardo comentarios, sugestoes..
    Abracos,
    Suzi Weigand
    email susiedes_roxa@hotmail.com

    • Suas chances entre 10-13 de Dezembro são ótimas. Só se prepare para o frio! Essa é época da noite polar! Então o Sol não nasce, tá? Não vai estranhar… FAz parte! A região de Tromso tem vários hotéis, com fartura de opções em todas as faixas de preço. Melhor dizendo, na faixa de preço entre o caro, o muito caro, o hiper caro e o mega-super-master-blaster caro! kkkkkk E tem passeios com Huskies também! A Lapônia também tem boas condições de ver a Aurora, mas Tromso será uns 10 graus mais quente pela proximidade com o mar, onde chega uma corrente marítima quente – a corrente do Golfo. É justamente pelo clima que Tromso é considerada a capital da Aurora Boreal. Ficamos no hotel Viking (escrevemos um post sobre dicas práticas de Tromso – passa lá: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/04/tromso-noruega-informacoes-praticas/ ). Deixa eu reforçar uma dica: se estiver tempo bom, é tão fácil de ver a Aurora que dá para alugar um carro, dirigir até um local mais afastado da cidade e ficar esperando as luzes, sempre entre as 21-23h. Mas se estiver nubladinho, não arrisque, contrate uma excursão com guias locais. Eles ACHAM um local de céu aberto para você ver o espetáculo. Que sempre tão chance de não acontecer, mas de 4 dias que estivemos lá, só não deu aurora em 1!

  7. Alessandra
    26/04/2013

    Olá, tudo jóia!
    Eu vou fazer um cruzeiro em junho pelas capitais bálticas. Tenho seis dias livres antes disso. Pensei em ir para Islândia ou Noruega (fazer o bendito do passeio de trem entre Oslo e Bergen e se possível ir à Tromso). Eu queria saber se existe possibilidade de ver a aurora boreal nessa época (15 de junho) e aonde? Abraços, obrigadíssima.

    • Sinto informar Alessandra. É praticamente IMPOSSÍVEL ver a Aurora Boreal nessa época. Na verdade, se você for a Tromso nesta época vai pegar justamente um outro fenômeno super interessante: o Sol da meia-noite. Sim! Acima do círculo polar ártico, o Sol não chega a se por em nenhum momento do dia. E é justamente por causa da luz solar que não dá para enxergar a Aurora. É como tentar ver as estrelas do céu durante o dia. Não dá! Em casos muito excepcionais, no caso de haver uma tempestade solar muito intensa, pode ser possível ver alguma coisa, mas dizem que passam-se anos e anos sem que isso ocorra, viu? Quem sabe você não dá sorte. Ah! E a Islândia é cortada pelo círculo polar ártico, então o Sol chega a se por uns minutinhos antes de nascer de novo. Mas é praticamente o mesmo Sol da meia-noite de Tromso.

  8. maria emilia
    02/05/2013

    Estou pensando em ir para tromso no final de setembro ou começo de outubro.Não gosto muito do frio e prefiro uma época mais “quente”.Será que 4 noites é suficiente para caçar a aurora boreal? É fácil conseguir uma excursão lá mesmo sem reservar na internet?

    • Ficamos 4 noites. Um dia nem tentamos ver (porque também, é muito caro ir todos os dias!), dos outros 3 dias, vimos a Aurora em 2. E o clima estava TERRÍVEL. Reservamos o primeiro passeio pela internet com antecedência. O 2o a gente reservou lá mesmo (pela internet) com um dia de véspera. O 3o a gente reservou no centro de informações turísticas mesmo. Ou seja, é bem mais fácil do que parece.

  9. Mariana Leal
    05/05/2013

    olá, gostei muito de toda estas noticias, estou planejando uma visita no final de setembro ou inicio de novembro! qual seria a melhor data!? e gostaria de saber de valores, quanto custa contratar profissionais la!? e qual site vcs contrataram os serviços com antecedência ???

    • Oi Mariana, no final de setembro você vai pegar dias mais longos e provavelmente temperaturas mais agradáveis. As chances de ver a Aurora são um pouco maiores nos equinócios (fim de setembro e fim de março). Tente também pegar dias de lua nova, quanto menos luzes no céu, maiores as chances também. Sobre os profissionais, contratamos 3 serviços diferentes e dizemos nomes e preços no nosso outro post sobre a Aurora: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/em-busca-da-aurora-boreal/ O melhor site para pesquisar agências e preços é o http://www.visitromso.no/en/ mas dá para comprar o seu tour na véspera no próprio centro de informações turísticas da cidade.

  10. Karine
    15/05/2013

    Olá, adorei tudo o que li sobre a Noruega nos seus posts, na verdade vocês me salvaram… Aproveitei e li sobre a ilha de Páscoa, uma viagem que fiz ano passado, e concordei com tudo que vcs falaram… Tb pensei em entrar na fazenda com os Moais de cimento (rs). Estou com uma viagem programada para a segunda quinzena de outubro pela Noruega, vou ficar 9 dias no total. Pensei em distribuir 4 dias em Tromso, 2 em Bergen e 2 em Oslo, nesta ordem. Depois que li aqui sobre a viagem de Bergen a Oslo pelo Norway in a Nutshell, resolvi fazê-la tb… Bom, gostaria de alguma opinião, com relação à distribuição do tempo nas cidades, sobre a chance de ver a Aurora nessa época (minha data é fixa, pois vou a um casamento em Portugal antes) e sobre dinheiro, confesso estar um pouco assustada… eu sei que é tudo muito caro, mas caro quanto?? para esses aprox. 10 dias eu gastaria algo em torno de quanto sem o aéreo?? sem misérias, mas sem esnobar, curtir o lugar, enfim… Andei pesquisando muita coisa, mas confesso estar um pouco perdida e quase apavorada com os valores. Sempre fecho viagens por conta própria, sem agencias. Esta é tranquila tb? Ou vcs usaram alguma agencia?
    Desculpe o texto gigante, mas me empolguei…
    Muito obrigada pela atenção.
    Parabéns mais uma vez, vocês fazem um belo trabalho!!!
    se preferir responder por e-mail: karineradd@yahoo.com.br

    • Oi Karine, fizemos tudo por conta própria. Achei a divisão de dias perfeita. Você vai ver a Aurora Boreal sim, pode ter certeza! Agora quanto ao preço das coisas, vamos lá. Os hotéis do nível em que costumamos ficar que ficam sempre na base de 100-150 dólares a diária, na Noruega custam 250 dólares! Um lanche rápido (sanduíche + refrigerante) nunca sai menos de 80 reais para duas pessoas. NUNCA! Burger King, por exemplo (a solução mais barata que achamos) sai 30-35 reais por pessoa com certeza. Almoçar ou jantar num restaurante o prato mais simples da casa: 150 reais o casal (sem vinho!). Passe de dia inteiro de ônibus 25 reais por pessoa. Ingresso de museu? No mínimo 30-40 reais. As passagens aéreas entre as cidades tem um preço incrivelmente razoável… Viu o preço do Norway in a Nutshell? Mais de 1000 reais por um passeio de um dia (para 2 pessoas)! Bem, acho que era isso. Você vai amar tudo assim mesmo, eu garanto! Cada centavo é bem gasto, ehhehehe. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade.

  11. Karine
    17/05/2013

    Muito obrigada pelas informaçoes! Confesso que me deixaram mais assustada ainda com os preços, mas agente economiza agora para gastar la!!!
    Depois mando noticias

  12. Fantástico! Deve ser um momento mágico. Vou economizar bastante nos próximos meses para ir até lá assistir a esse espetáculo da natureza. 🙂

  13. ELIZEU JUSTO
    20/06/2013

    Muito obrigado pelas dicas de fotografia,em outubro irei ao norte do Canadá
    para tentar ver e fotografar a aurora boreal, só por curiosidade, vcs teriam alguma dica de como gravar em vídeo (filmar) o fenômeno?
    em tempo. parabéns pelo blog e que vcs façam muitas viagens para nos mostrar
    Elizeu

    • Impossível, companheiro. Cada fotografia da aurora demora até um minuto para ser capturada, então não há como fazer um vídeo… 🙁 O que a galera faz é time-lapse, já ouviu falar? Editam uma sequência de fotos uma atrás da outra e daí dá a sensação de vídeo. Abração e boa sorte.

  14. ELIZEU JUSTO
    22/06/2013

    obrigado pelas dicas sobre fotografia.
    vcs tem alguma dica sobre filmagem?
    abrç
    Elizeu

    • Impossível, companheiro. Cada fotografia da aurora demora até um minuto para ser capturada, então não há como fazer um vídeo… O que a galera faz é time-lapse, já ouviu falar? Editam uma sequência de fotos uma atrás da outra e daí dá a sensação de vídeo. Abração e boa sorte.

  15. Luiz Alberto Boueri
    14/07/2013

    Gleiber, se puder me responder por email eu agradeco, se nao tudo bem responder por aqui… Uma pergunta bem simples, irei a Tromso ano que vem, Mais precisamente do dia 29 de Maio ao dia 15 de junho. Este período é bom para tentar ver aurora boreal? Se não qual o período mais próximo desse para eu tentar? Obrigado.

    • Período péssimo, Luiz! 🙁 A Aurora só rola no outono/inverno deles que vai do fim de setembro até o fim de março. No resto do ano, a noite é muito curta (e os dias, muito longos). A luz do Sol ofusca a Aurora e a torna imperceptível aos nossos olhos, assim como as estrelas que não são visíveis de dia. Abração.

  16. Marcus Vinicius
    15/07/2013

    Gleiber

    Somente passando para agradecer as informações que voce disponibiliza aqui e que saão de muita utilidade pros viajantes! Principalmente essa da aurora boreal, na Noruega, que é onde eu e minha noiva pretendemos passar nossa lua de mel na 2a quinzena de outubro/2014 justamente pra aproveitar esse fenômeno único! Pode parecer maluquice, mas ambos comentávamos que gostaríamos de ver a aurora quando ainda nos conhecíamos, antes de namorar.

    Seguramente não é uma viagem barata, mas para ver um céu tão impressionante como esse, vale a pena.

    Um abraço!

    • Nossa! Deve ser perfeito para uma lua de mel. Tem gente que gosta mais de praia, mas como vocês já devem ter percebido, nosso estilo por aqui aponta sempre para ares meio que exóticos! Vocês irão amar! Abração e felicidades pelo casório!

    • Kaiser Vidal
      16/12/2014

      Olá, meu caro.

      Você chegou a ir a Tromso agora em Outubro? Estou com planos para ir em Janeiro / 2015.

      Posso ter uma ideia de gastos por lá? Há alguma outra dica importante para a qual eu deva me atentar?

      Abraços e obrigado!

  17. Miriam Nogueira
    05/08/2013

    Gleiber,
    estou pensando em ir com uma turma para Tromso em outubro de 2013. Você acha que ir sem ser com uma excursão é complicado, por causa da língua norueguesa? Ou eles falam inglês, pelo menos nos lugares turísticos?
    Caso seja complicado, vcs indicam alguma excursão?
    obrigada e parabéns pelo ótimo site de vocês.
    Miriam

    • Na Noruega, quem fala inglês mal fala melhor do que um brasileiro que fala bem! Sério. TODO mundo fala inglês, dá para se virar sozinho tranquilamente. Só que para ver a Aurora é importante ir com um tour no caso do tempo estar ruim. No caso de pegarem o tempo bom, dá para pegar um carro de forma autônoma, se afastar da cidade (tem que achar um lugar o mais escuro possível) e ficar esperando. Tem noites que a Aurora não aparece, mas na maioria das vezes ela vem sim!

  18. Vanessa Kafuri
    11/08/2013

    Gleiber, irei ao Alaska em setembro, e passarei 8 noites em um cruzeiro, no percurso juneau-victoria. Ha possibilidade de ocorrer o fenomeno por la essa epoca..sera..

    • Sim. Principalmente se você for no final do mês. A temporada da Aurora começa ali pelo dia 21-22 de Setembro.

  19. Heloisa
    31/08/2013

    Vou para Tromso em busca da Aurora Boreal no inicio de outubro. Você sabe me dizer se nessa época o frio é muito intenso? Solicito também informações sobre a moeda em uso – posso levar Euros e fazer pagamentos com ele ou preciso trocar lá chegando? Obrigada

    • Nenhum lugar aceita Euros na Noruega! A moeda lá é a Coroa Norueguesa. Eventualmente algum hotel pode até aceitar, mas com certeza restaurantes e passeio não. Tromso nunca é muito frio! Acredite. A cidade é litorânea e apesar da neve, o máximo que vai chegar é -5 nos dias mais frios do ano (estivemos lá nos dias mais frios do inverno passado e foi tranquilo com underwear + fleece + corta-vento + meia dupla, chachecol + luva + bota impermeável). No passeio para buscar a Aurora que às vezes se vai para lugares mais no interior, à noite e de madrugada. Pegamos -18! Mas foram os dias mais frios do ano. Usamos as mesmas roupas acima e ficávamos dentro do ônibus aquecido 90% do tempo. Do lado de fora, enquanto fotografávamos, a emoção era tanta que nem sentíamos frio! Quando a coisa apertava, voltávamos para o ônibus. Então, em Outubro, que ainda é início de Outono, as roupas que eu disse com certeza serão suficientes mesmo para as caçadas!

  20. Federico Greco
    04/09/2013

    Você saberia me informar se em Longyearbyen na Noruega é possível visualizar a aurora boreal? Eu observei superficialmente o mapa ilustrativo da Nasa que você colocou no post e vi que a ilha não está exatamente do círculo, mas bem próximo dele. Será que ainda assim seria possível? Fico no aguardo.

    • Sim! Este é um lugar famoso por exibir lindas Auroras. Aquele mapa da Nasa sofre pequenas modificações conforme a época do ano e, principalmente, conforme a intensidade da Aurora (dá para entrar no site e ver onde está a atividade ao vivo, inclusive). A gente não conheceu as ilhas Svalbard, mas sabemos que como a cidade de Longyearbyen é bem pequena, geralmente dá para ver a aurora no céu mesmo estando na cidade. Tipo, é só avisar na recepção do hotel que você quer ser acordado, que eles te avisam quando a aurora começar! Daí é só sair na rua e clicar o espetáculo. Bem, ao menos foi assim que me contaram… Boa sorte e reserve a sua hospedagem o quanto antes. Lá costuma lotar com várias semanas de antecedência!

  21. Nicole
    05/09/2013

    Olá!
    Adorei o Post de vocês!!
    Me ajudou e me motivou muito a ir “Caçar” a Aurora Boreal, hahaha.
    Gostaria de saber se é muito difícil ver do Canadá, pois eu tenho uns amigos que moram lá, e seria mais fácil ir pra lá do que pra qualquer outro lugar que vocês citaram!

    Desde já, agradeço!!

    • Tem lugares no Canadá em que há Aurora sim, Nicole. Mas eles são ermos e distantes das cidades conhecidas, viu? Ver a Aurora nunca é fácil, hehehe. Mas, infelizmente, não sei exatamente quais seriam esses lugares (nunca nem cogitei ainda viajar para aqueles lados). Abração.

  22. […] a me deixar com mais vontade foi o Gleiber, do Andarilhos do Mundo, que não só fez lindas fotos da Aurora Boreal, como também deu todas as dicas pra tudo, até pra fotografar. Nem preciso dizer que já favoritei […]

  23. Joice
    09/09/2013

    Oi Gleiber, estou procurando informações de hospedagem, como funciona os tours para ver a aurora boreal em Tromso. Estou planejando para ir dia 20/12 e voltar talvez depois do ano novo. Você poderia me ajudar? Moro em Dublin,então vou pegar um avião até Oslo e depois até Tromso. Espeor um retorno seu.
    Abraço,
    Joice

  24. Joao Albergo
    15/09/2013

    Pessoal, excelente sua explicacao sobre onde visualizar a Aurora Boreal! A dica di app foi grande sacada! Vou pro Canada em Ft Murray (creio) para ter essa experiencia! Soube que la ha alguns esquemas para vê-la! Grande dica! Sigam em frente!

  25. Kyra
    22/09/2013

    Ola, gleiber!
    Eu vou pra noruega em maio do ano que vem! Como ja li ali em cima, nao tenho chance alguma de ver a aurora…uma pena… Entao fiacrei por Oslo mesmo!
    Vc sabe me dizer se no final de maio tem alguma pista de ski aberta em algum lugar la perto?
    Muitl obrigada!

    • Fiz uma pesquisa rápida e, pelo visto, a estação vai no máximo até Abril. Tem até alguns resorts de neve que produzem neve artificial para garantir a temporada e mesmo estes já estarão fechados em Maio.

  26. Victória
    25/09/2013

    Olá, gostei bastante da matéria e estou pensando em ir em dezembro, quanto vocês pagaram pelo guia?

  27. Clarice
    30/09/2013

    Olá Gleiber, suas dicas são as melhores da net! Obrigada.
    Será que é possível ver a aurora boreal no início de abril???

    • Teoricamente, no início de Abril a temporada já acabou, mas um ou outro passeio ainda deve sair. O problema é que os dias começam a ficar muito longos e a noite não fica fechada o suficiente para poder visualizá-la. Mas possível, é.

  28. Luís Alberto Moura
    01/10/2013

    Gleiber, cara, me ajuda!!
    Dia 19/10/13 to indo pra Russia e irei pra Escandinávia também, em novembro, quero muito ver a Aurora Boreal, mas olhei algumas rotas e achei muito dificil chegar nas cidades onde é possível ver, sem ser de avião. Você consegue me dizer um meio alternativo e um lugar que seja um pouco mais em conta? Pensei em Suécia e Finlândia, mas tive o mesmo problema quanto a locomoção!
    Obrigado cara, esse site é ótimo!

    • Luís, não querendo te decepcionar, mas já te decepcionando… Os lugares onde a Aurora aparecem são sempre próximos ao pólo norte, ou seja são mesmo regiões de difícil acesso. Nesta época, é possível que tudo já esteja coberto de neve e as estradas, intransitáveis. Por isso é que se vai de avião para lá. A minha dica é sempre ir para um local onde haja estrutura turística (como Tromsø) porque você vai precisar de guia se o tempo estiver nublado.

      Mas topando o desafio, aí vão alguns nomes de cidade onde você também pode ver o espetáculo.
      Finlândia: Luosto (a mais indicada), Nellim, Utsjoki, Ivalo, Kakslauttanen
      Russia: Murmansk (prepare-se para o frio mais congelante que você vai enfrentar na vida!)
      Suécia: Abisko (um lugar onde tempo bom é praticamente garantido!)

      Abração e boa sorte!

  29. Taiane
    03/10/2013

    Nossa, adorei! Eu moro na Suécia tem 6 meses e já estou ficando louca com tantos relatos de auroras por aqui. Fiquei sabendo que na Suécia o melhor lugar é Abisko, mas de onde eu moro é mais fácil ir pra Noruega! Obrigada pelas dicas! Caso alguém esteja a caminho da Escandinávia e queira partir pra “caça” me chama que eu vou!

    • Opa! Tomara que você consiga companhia para fazer essa viagem, Taiane. Vai ser épico!

    • Roberto
      07/10/2013

      Oi Taiane, tudo bem? Eu estou indo para a Noruega ver a aurora boreal em março de 2014, se animar, podemos combinar algo por lá. Abraços.

  30. Uchoa
    09/10/2013

    Ola! Vi aurora na islandia em Reikjavik 2012 (na praia Grotta … deserta e escura na periferia da cidade) estava c carro alugado fui 4 dias procurar e no ultimo dia vi! Maaaaassss vi fraca do centro da cidade e corri p este lugar escuro e pude ver… Forte (nivel 4) no horizonte e depois no overhead estava media mas podia ver a coluna q se formava se movendo bem lentamente … Detalhe que vi em cor branca, azul e verde claro! Nao foi este verde forte das fotos! Abraco!!!

    • Sim. Na verdade essa cor verde fluorescente é porque a câmera fica capturando a imagem por vários segundos. A olho nu, a cor está mais para branco do que para verde mesmo.

  31. Leandro K
    14/10/2013

    Boa noite Gleiber, também tenho o interesse em ir para a peninsula escandinavia para ver a aurora boreal! no caso, quando voce ficou em Tromso, em qual hotel/albergue voce se hospedou? E quanto pagou?

    pretendo ir nos meados de novembro (desse ano), ou na primeira semana de março (de 2014)!

    obrigado, abraço!

  32. Michela
    17/10/2013

    Gleiber, em outubro, será que encontro a Aurora Boreal em Tromso? E é fácil conseguir um guia experiente por lá para nos levar à caça, porque pretendo ir por conta, sem pacote fechado?

    Podes me responder também por email?

    • Sim Michela, Em outubro já há Aurora Boreal sim. E é muito fácil conseguir guia. Basta ir no centro de informações turística da cidade e contratar seus passeios. Os mais baratos, infelizmente, esgotam rápido. Então dá para reservar um, ao menos, com antecedência, pela internet pelo site http://www.visittromso.no/en/

  33. Alessandra Batista
    17/10/2013

    Perfeito Gleiber ! É um dos meus sonhos. Sua dica foi maravilhosa. Pretendo segui-los para me programar e também ver a Aurora Boreal.

  34. lINDO!!!!! Texto muito bem escrito. O pessoal fez uma bela viagem. Realmente a Dica sobre Tromso é perfeita. Gostaria de saber se posso ir sozinha e me juntar á um grupo de lá, queria saber se é perigoso, pois o Clayton Conservani colocou esta viagem em “esporte extremo”, ou qualquer coisa assim. Por favor, se possível, enviem nomes de hotéis, Guias , como chegamos até lá? Qual aerolinea? Quantas horas de voo? Grata
    Aguardo resposta, se possivel
    Ana C.

  35. amanda bacelar
    22/10/2013

    Estou louca pra ir…Mas tenho minhas duvidas! Vc foram por conta propria? Uma viagem cara?? Nao pretendem voltar la novamente nao??bjo

    • Sim. A gente foi por conta própria sim. E é caro. Bem caro. A escandinávia toda tem moedas muito valorizadas.
      Tem tantos lugares no mundo para conhecer que acho que demoro a voltar lá… 🙁

  36. Lourdes Jales
    09/11/2013

    Gleiber ! Fomos no início de Setembro deste ano para Tromso e saimos para caçar Aurora,mas,como a noite estava muito nublada,não conseguimos vê-la!Na outra noite,levamos azar e choveu muito! Então…fracasso TOTAL! Valeu o passeio ,pois saimos da cidade e ,no caminho,havia um restaurante super-legal aonde comemos carne de Rena. Gostaria de saber se no início de Abril de 2014 teremos uma boa chance de ver o fenômeno em Fairbanks,pois já compramos as passagens e estamos com o site de um caçador de auroras da região.Em Outubro de 2010 fomos ao Alaska e também não conseguimos vê-la!Se vocês tiverem dicas ,por favor,nos dê uma “luz”,pois como te falei:É A TERCEIRA VEZ QUE VIAJAMOS PARA VER AURORA BOREAL(duas tentativas,FRACASSADAS!)Obrigada desde,já

    • Mas vocês contataram um guia, uma excursão, algum passeio especializado para ver a Aurora Boreal? Em todas as nossas 3 tentativas de ver a Aurora em Tromsø, estava completamente nublado e com nevasca (tempestade de neve!). Nessas condições, só dá para ver a Aurora com guias especializados que sabem encontrar áreas onde o clima está aberto. O motorista dirigia por horas até achar uma “clareira” de tempo bom onde era possível ver o fenômeno. Em Abril, infelizmente, até é possível encontrar a Aurora, mas as chances são bem pequenas. A “temporada” vai até Março. Daí em diante, as noites começam a ficar muito curtas, por isso é mais difícil ver o fenômeno.

  37. PRISCILA CAMPOS
    15/11/2013

    Olá Gleiber, estou fazendo um trabalho e preciso saber como estão as incidências das auroras nos últimos 10 anos mas não estou achando nada sobre o assunto, você poderia me dar me falar algo sobre ou algum site que possa me responder a isso? Desde já agradeço a atenção compreensão e parabéns por todas as informações aqui do site são ótimas e suas experiências são fantásticas.

  38. PRISCILA CAMPOS
    15/11/2013

    SÓ LEMBRANDO PRECISO SABER SE ESTÃO AUMENTANDO OU DIMINUINDO AS AURORAS BOREAL E AUSTRAL TUDO BEM?

    • Oi Priscila. As Auroras Boreais só são visíveis entre Setembro e Março no hemisfério norte. E as Auroras Austrais só são visíveis entre Março e Setembro (no hemisfério sul).

  39. VALBER ANDRADE DOS SANTOS
    17/11/2013

    OLA. GOSTARIA DE SABER SE O FENÔMENO DAS AURORAS TEM SIDO MAIS FREQUENTE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS?

    • VALBER ANDRADE DOS SANTOS
      17/11/2013

      ESTOU FALANDO DAS AURORAS BOREAIS E AUSTRAIS DO POLO NORTE

      • Aurora Boreal é no polo norte e Aurora Austral é no polo sul, Valber. Mas parece que há ciclos de aumento de atividade a cada 10 anos. Depois essa atividade cai de novo. Já li que o pico dessa atividade era 2012, em outros lugares que seria 2013 e ultimamente a propaganda é que será em 2014. Não sei o quanto essas informações são verdadeiras.

  40. PRISCILA CAMPOS
    18/11/2013

    OLÁ GLEIBER SUA INFORMAÇÃO E INDICAÇÃO DE SITE IRÃO ME AJUDAR E MUITO.
    MUITO OBRIGADA VALEU, PARABÉNS PELA INICIATIVA DE INFORMAR A TODOS ISSO É UM ESPETÁCULO QUE POUCOS TEM O PRIVILÉGIO DE IR PODER CONTEMPLAR EU PELO MENOS VEJO POR AQUI COM SUAS IMAGENS MARAVILHOSAS ESPERO UM DIA PODER TER ESSA OPORTUNIDADE. POR ENQUANTO ME CONTENTO ASSIM E AGRADEÇO DESDE JÁ A OPORTUNIDADE, ATENÇÃO E COMPREENSÃO.
    MAIS UMA VEZ OBRIGADA
    BOAS VIAGENS E APROVEITE SEMPRE.

  41. Olá Gleiber, estou fazendo um trabalho para faculdade sobre as auroras boreais e austrais. Preciso de alguma informação sobre a diferença entre as duas,já li que a austral se dá no pólo sul e a boreal no pólo norte, gostaria de saber se esta é a única diferença entre elas. Muito obrigada!

    • Exato, Marlene. Outra diferença bem simples (e óbvia). Como só dá para ver a Aurora de noite, só dá para ver as Auroras no inverno de cada hemisfério. Então a temporada de Aurora Boreal acontece entre Setembro e Março. A temporada de Aurora Austral acontece entre Março e Setembro.

  42. PRISCILA CAMPOS
    27/11/2013

    OLÁ GLEIBER, SUAS INFORMAÇÕES FORAM ÓTIMAS E POR SINAL ME RENDEU NOTA MÁXIMA NO TRABALHO QUE REALIZEI. ENTÃO ESTOU AQUI PARA TE AGRADECER MAIS UMA VEZ E DAR PARABÉNS PELO SITE DE VOCÊS, QUE ALÉM DE NOS DEIXAR INFORMADOS NOS AJUDA E MUITO NOS TRABALHOS ACADÊMICOS.MUITO OBRIGADA VALEU DEMAIS.

    • Pô, Priscila. Que legal! Eu sabia que eu dava uma mão para os viajantes, mas em trabalhos acadêmicos foi a primeira vez! 😀

  43. Flavia Rodrigues de Lima
    04/12/2013

    Olá, primeiramente parabéns pelo blog e pelo trabalho que tens em responder cada um com suas dúvidas. Tenho muita vontade de ver a Aurora Boreal mas só agora comecei a me informar e já queria me programar pra ver em março/2014. Entretanto li em dois lugares que o pico para a Aurora foi em 2013 e agora só daqui a 10 anos. Apesar disso já vi agências de viagem vendendo pacotes para 2014. O que você sabe a respeito? Em 2014 existem chances para se ver a Aurora Boreal em março? E qual o local onde isso é mais provável, Tromso ou Islândia?
    Obrigada.

    • Oi Flávia. Então… As chances de ver a Aurora é a mesma em Tromso e na Islândia. Meio que, se ela estiver acontecendo, será visível nos dois lugares ao mesmo tempo. O que varia é o clima (que é muito parecido nos dois lugares, a propósito). E sobre o ápice da atividade ter sido em 2013, já vi eles mudarem essas datas várias vezes (o ápice, inclusive, já foi 2012!). No fundo, no fundo, as explosões solares são imprevisíveis. Então dá para ir em Março de 2014 sim. Se você reservar vários dias para dar chance à Lady do Norte, tenho certeza de que você não vai voltar de mãos abanando! Abraços

      • Flavia Rodrigues de Lima
        04/12/2013

        Muito obrigada, Gleiber… Bora planejar então, apesar de já estar bem em cima da hora! 🙂

  44. Ana
    12/12/2013

    Gleiber,planejo ir na segunda semana de janeiro. Você acha uma boa data? Para conseguir um guia consigo lá mesmo ou é bom buscar um contato antes de ir? Obrigada.

    • Ana. A época é perfeita. Você consegue guia lá sim. Vá direto no centro de informações turísticas de Tromsø e já contrate o seu passeio lá mesmo. Esse ano o preço de todos ficou praticamente tabelado (há muito pouca diferença entre eles).

  45. Amanda Noventa
    21/12/2013

    Olá Glelber! Muito legal o post com as dicas. Pretendo ir no fim de fevereiro pra Tromso. Poderia me dar um dica da forma mais fácil de chegar lá saindo do Brasil? Estou na dúvida se devo pegar um avião pra Oslo e de lá outro para Tromso ou se existe uma maneira mais fácil e barata…
    Obrigada!

    • Oi Amanda. Não há outro jeito melhor não. Voo Brasil – Oslo e depois outro voo Oslo – Tromsø. Foi assim que a gente fez! Abraços e feliz natal.

  46. Isabella de Paiva
    22/12/2013

    Ei, tudo bem? Então, estou planejando um mini intercambio pra Russia entre o final de janeiro e final de fevereiro (sim, há louco pra tudo ahaha) Queria saber ser vale a pena ir até a Noruega ou se tem algum lugar na Russia que valha a pena, mas to falando mesmo pela infraestrutura, porque tenho certo medo de ir pro meio do nada, na Russia, né! ahahahah
    Obrigada.

  47. sandro
    23/12/2013

    e aí velho ?!! beleza ? parabens pelos blog, pelos posts, pelas viagens.. uma duvida ..nao sei se já foi dito aqui , quanto vc pagou de passagens aéreas pra tronso ? quantas escalas ? qual companias ? ida e volta ? e qual é exatamente o MELHOR periodo pra ver a aurora ? o período mais 100 % garantido ? grato

    • Oi Sandro,
      Então… Os preços das passagens variam muito, então você tem que entrar no dia em que você vai para fazer uma simulação, tem na Norwegian e na SAS. Os voos saem de Oslo (o melhor esquema) e são diretos Oslo – Tromso, com vários horários diários. Não há um período melhor, desde que seja no inverno de lá (setembro a março), quanto mais longa a noite, maiores as chances da Aurora, mas mais frio e mais complicada a experiência de viagem, por isso eu evitei ir em Dezembro. Tivemos bons espetáculos em Março, mas a verdade é que a Aurora mesmo é imprevisível. Não tem essa de 100% garantido. Abração.

  48. Ana
    27/12/2013

    Oi Gleiber Rodrigues, muito bigada pela sua partilha desta experiência que eu quero viver. Gostava de ir em novembro 2014, para Tromso, daqui de Lisboa é mais barato ir diretamente pra lá em vez de ir a Oslo, mas gostava de saber da sua experiência e conhecimento, será melhor na primeira quinzena ou na segunda ou no meio? No Hotel Viking onde você ficou tem guia para me levar a ver a aurora boreal? Muito bigada Jokinhas 🙂

    • Oi Ana,
      Então.. Novembro é uma boa época. Não importa muito a semana, na verdade. As chances de aurora são praticamente as mesmas. Agora tem uma coisa muuuuito importante. Veja a lua! Dê preferência a Lua Nova! A Lua Cheia brilha durante toda a noite e a sua luz atrapalha visualizar a Aurora. Então evite a Lua Cheia!
      No Hotel não tem guia não. Mas é só ir até o Centro de Informações Turísticas e contratar um passeio. Eles geralmente saem da frente do hotel Rica Ishavshotel, atrás do Radisson. Bem fácil. O centro de Tromsø é bem compacto, é tudo perto.
      Abraços.

  49. Luis Rafael Romanuk Gomez
    03/01/2014

    Boa Noite.
    parabens pelo blog e pelo post, e parabens pela viagem.
    Mais Gostaria de saber como faço para ir do brasil para tronso.
    e gostaria de ver o valor mais ou menos que foi o custo dessa viagem total.
    obrigado

  50. Roberto
    09/01/2014

    Galera,

    Parto para a aventura boreal em 01/03/14, com chegada em Oslo no dia 02. Caso alguém queira entrar em contato para fazer alguma coisa junto (estou indo sozinho), é só entrar mandar mensagem. Meu roteiro será:

    02/03 a 06/03 Oslo;
    06/03 a 08/03 Honningsvag (Cabo Norte);
    08/03 a 14/03 Tromso (Aurora Boreal);
    14/03 a 17/03 Svalbard (Urso polar??? rsrs);
    17/03 a 22/03 Estocolmo.

    E-mail para contato: betopfc@yahoo.com.br
    Facebook: http://www.facebook.com/roberto.campos.773

    Abraços.

    • Tomara que você consiga uma parceria, Roberto. Esse roteiro está animal!

      • Roberto
        09/01/2014

        Isso aí! Valeu Gleiber pela força.

  51. Silvia Martins
    09/01/2014

    Olá Gleiber, adorei as informações, obrigada.
    Mas estou com a viagem marcada para a Noruega no mes de julho, será que conseguirei ver a Aurora Boreal algum dia, ou é melhor nem arriscar?

    Abs

    • Silvia, infelizmente será impossível. Os dias são muito longos nesta época. Mesmo que o fenômeno esteja acontecendo, não será possível visualizá-lo. 🙁

  52. João Batista
    16/01/2014

    Olá, outro dia vi uma matéria no jornal comentando que a aurora boreal aconteceria principalmente, ou com mais intensidade, quando o sol completa o ciclo de rotação sobre si mesmo, ou seja, os polos se encontram novamente em sua posição original, o que aconteceria em intervalos de dez anos. Nessas ocasiões as explosões na superfície do sol seriam maiores e o fenômeno seria bem mais visível na terra. Sabe dizer se isso procede?
    abraço,

    • João, já ouvi essa história sim. Teoricamente estamos passando por essa época. Só que o estranho é que eu ouço essa mesma história dizendo que o pico da atividade é “naquele ano” há uns 3 anos. Então, embora a informação pareça ser verdadeira, saber o ano certo desse pico de atividade, parece algo mais difícil. Vai entender… 😉

  53. Luiz Paulo de Andrade Marcondes
    16/01/2014

    Boa noite!!
    Estou estudando em Copenhague na Dinamarca e planejo ir ate Tromso para ver a Aurora Boreal. Pretendo ir no final de fevereiro!
    Gostaria de saber se eh valido pegar um passeio para ver e se sim, qual dos passeios vc aconselha?
    Nao tenho camera profissional, apenas do iphone, eh suficiente para tirar boas fotos?
    Obrigado desde ja!

    • Oi Luiz Paulo,
      Nós fomos em três passeios organizados por 3 empresas diferentes e gostamos de todos. Na verdade, pode confiar em qualquer dos passeios cadastrados no site Visit Tromsø (que são os mesmos do centro de informações turísticas que fica no centro da cidade). A minha preferência PESSOAL é pelos micro-ônibus por causa do atendimento mais personalizado. Como é menos gente, eles tem condições de dar mais atenção. Fora isso, dê preferência para os que forem mais longos (aumentam as chances e também vão te dar mais tempo para fotografá-la quando ela aparece). Mas se você pegar o mais barato, pode saber que vai ter praticamente a mesma experiência do mais caro.
      Sobre câmera de iPhone, esquece. Não vai sair NADA!!! Tem que ser câmera que tenha modo manual inclusive no foco. Tem umas pequenas que fazem isso, mas tem que manjar muito para saber configurar. Além de ser obrigatório um tripé. Ou seja, esquece!
      Abração.

  54. Amanda
    20/01/2014

    Oiii Gleiber!! Tudo bem? Putz muito bom seu site… tirou muitas duvidas minhas. Entao..to pela europa ate agosto e quero ir ver a aurora boreal. De inicio fiquei em duvida entre islandia e tromso… mas por causa dos preços e suas dicas.. me decidi por tromso. Agora to em duvida quanto a data… vi uns sites que organizam viagem pra islandia e eles estao indo pra tentar pegar a aurora no dia 20 de março. Portanto…eu deduzi que é o mesmo dia pra tromso..ja que o fenomeno é um so ^^” (ps.:nao consegui usar os apps ) . Entao to planejando em ir dia 18 e voltar dia 21 ou 22 de marco.oq vc acha.. essa data é boa? A outra coisa que queria perguntar … vc acha que é tranquilo eu ir sozinha? Se eu nao achar companhia.. vou embarcar nessa sozinha. E eu estava com receio na hr de caçar a aurora. Mas você falando sobre os guias.. me deixou mais tranquila. Bom… se alguem quiser embarcar nessa comigo.. entrem em contato.. inclusive vc gleiber.. vamos denovo haha valeu.. aguardo resposta . Abraçao

    • A data é ótima, Amanda. Foi mais ou menos a mesma época que fomos. Dizem que perto dos Equinócios as chances aumentam um pouco e não é para ser lá muito frio. Faça sempre passeios guiados. A Islândia é ainda mais bonita do que Tromsø (se bem que fomos na Islândia no verão e em Tromsø no inverno e isso interfere muito no nosso “julgamento” – aqui tem aspas!). Pode ir sozinha tranquilamente que lá é primeiro mundo.

      Há um leitor do Blog que está programado para uma jornada pela escandinávia agora em Março, é o Roberto. Ele deixou dados para contato:
      E-mail para contato: betopfc@yahoo.com.br
      Facebook: http://www.facebook.com/roberto.campos.773

      Fale com ele, quem sabe não rola de vocês irem juntos. Abraços.

  55. Eleide
    29/01/2014

    Oi Glauber, td bem?
    Nossa, excelentes as suas dicas.
    Estarei em Oslo lá pelo dia 28/03/2014. Depois de ler suas dicas, fiquei c vontade de ir até Tromso para ver a aurora boreal. Vc acha que nessa época ainda dá pra ver a aurora? E vc acha q se eu ficar lá 2 noites, éh suficiente pra conseguir ver? Ou acha q tenho q ficar mais tempo? Valeu. Obrigada!

    • Oi Eleide,
      Assim. É possível. A gente ficou lá 4 noites. Na primeira noite já vimos! E era mais ou menos a mesma época. Na segunda noite, não rolou. E na noite anterior à nossa chegada, também não. Então pode ser que você dê sorte, mas pode ser também que dê azar. Se você não se importa em deixar a sua viagem meio corrida e vai com sã consciência de que pode voltar de mãos abanando, vá. (eu iria!!!) Abraços.

  56. Carolina
    30/01/2014

    Olá pessoal do andarilhos pelo mundo! Meu sonho desde pequena é ver a aurora boreal! Só de ler este post quase explodi de emocao! rsrsr verdade!
    Bem, irei em outubro desse ano, faremos uma aventura por Copenhagen, Oslo e Tromso, de carro, saindo de Bielefeld, Alemanha. O detalhe é que levaremos juntos nossos 3 pitucos (Gi (8anos), Me (6 anos) e Lucca (1 ano e meio) eles já sao criancas mochileiras desde pequenos. O que acha desse roteiro (tromso e a “busca” pela aurora) com criancas? Arriscado, perigoso? Já ouvi falar que dá para ver a aurora de barco, em lagos espalhados pelo norte da noruega, verdade? Será que outubro conseguiremos ver algo, (dias 6,7,8 ou 9)? Fiquei sabendo que esse ano estará mais fácil de ver, verdade?
    Bem, obrigada por compartilharem tudo conosco!!! (sorry, meu teclado nao tem til, cedilha, etc…)

    • Oi Carolina! Tem certeza que quer ir de carro? Pode ter neve na estrada, o clima pode atrapalhar muito. Eu fui dar uma olhadinha no Google Maps e a previsão é que de Oslo a Tromsø leva 22h de carro! Deve ser uma baita aventura, mas sei lá. Meus pais andaram pela Transamazônica quando a minha irmã tinha apenas 1 anos e 3 meses! Então possível é!
      Sobre o passeio de barco, também é possível. Mas eu acho mais flexível estar de carro. Porque se o tempo estiver nublado, você pode fazer 7 dias de cruzeiro que não vai ver nada. De carro, dá para procurar um lugar com menos nuvens para tentar ver o fenômeno. Sempre deixe o máximo de dias que puder em Tromsø (mais de 7 dias, JAMAIS! É exagero).
      Abração e tomara que dê tudo certo.

  57. Rodrigo
    04/02/2014

    Olá pessoal,
    Irei para Chamonix-MontBlanc esquiar com uns amigos entre os dias 22/02 e 01/03. Depois disso, ficarei até o dia 08/03 sozinho pela europa, os amigos voltam para o Brasil. Estou pensando em ir para Reykjavik, na Islândia, conhecer as belezas naturais inacreditáveis desse país e, se der sorte, ver as luzes do norte.
    Se alguém estiver planejando estar por lá esses dias (01 a 08/03), entre em contato.
    Email: rodcadastro@gmail.com
    Abs.

  58. Bárbara Teixeira
    05/02/2014

    Olá!

    Foi por acaso que achei o site, eu estava pesquisando “Aurora Boreal” e achei vocês.

    Amei sua postagem , parabéns amei todas as fotos e já estou escrita no site.

    Beijos.

    Ps: Estava pesquisando para um livro que estou a escrever e tudo que você escreveu me ajudou muito <3

    • Que legal, Bárbara! Obrigado mesmo pela participação e pelos elogios. A gente fica bem feliz! 🙂

  59. Juliana Lima
    06/02/2014

    Oi Gleiber, eu estou me programando para ir vê-la agora final de fevereiro e inicio de março (28/02 a 03/02). As chances de conseguir ver, são boas? E o clima nesse período? De Oslo para lá, por qual site é mais em conta a passagem? Obrigaaada

    • Sim, Juliana. A época é a certa. Você olhou se é lua nova? (se for, melhor ainda. Do quarto minguante também é bom!). Quanto ao clima, é frio pra caramba! Mas em Tromsø, espero no máximo -5. Não faz mais frio que isso. As companhias aéreas entre Oslo e Tromsø são a SAS, a Norwegian e a Widerøe. Nós fomos de SAS e voltamos de Norwegian.

  60. Luiz
    15/02/2014

    Uma grande ocular ou fisheye seria interessante ?

  61. Sidney Machado
    19/02/2014

    Salve Gleiber. Estou para realizar um sonho meu e de minha esposa de ver esse fenômeno maravilhoso. Li o seu post, achei fantástico, com boas informações e dicas. Não li todos os comentários, porque estou em serviço, mas tenho uma pergunta: Na Noruega se encontram guias que falam Inglês, ou terei que estudar a lingua nativa? Outra dúvida: Li em algum lugar que o ciclo de auroras se repete em intervalos de onze anos? É verdade? Se for, você sabe, por acaso se este ciclo está no começo ou no fim? Agradeço pelas informações. Abraços fraternos.

    • Oi Sidney
      Fique tranquilo, todos os tours guiados são em inglês. Todo norueguês sabe falar umas 3-4 línguas e o inglês está sempre entre elas. Sobre essa coisas dos ciclos, eu não sei se é bem verdade, porque todo ano dizem que estamos no pico da atividade (eu ouço essa conversa há uns 4 anos). Aparentemente, ano que vem a atividade deve começar a cair. Abraços.

  62. Raphaella
    02/03/2014

    Olá! Estou pensando em ir para Tromsø agora em março, qual o melhor jeito de chegar lá? Estou partindo da França, devo descer em Oslo e de lá pegar um trem/ônibus ou existe voos diretos para Tromsø? Uma vez em Tromsø não terei carro, existem visitas guiadas especialmente para ver a aurora boreal longe das luzes da cidade? Saberia me dizer em torno de quantos euros e me indicar algumas? Muito obrigada!

  63. Sarita
    07/03/2014

    Gleiber, obrigada pelo post maravilhoso!!!!!!! O sonho da minha vida é conhecer a aurora boreal, e tuas dicas foram perfeitas <3
    Estava vendo também para o Canadá, que certamente é mais barato, e contatei uma agência de lá, na cidade de Whitehorse, Yukon, lugar mais famoso pelas auroras boreais também, mas queria saber sobre Tromso.
    Mil vezes obrigada 🙂

  64. […] uma variação na sua direção. Ao invés de irem para o polo norte e para o polo sul magnético, elas se dispersam pelo Cinturão das Auroras, região que abrange os […]

  65. Jorge Paulino
    08/03/2014

    Só quero agradecer pelas lindas fotos e por todas preciosas informações que voçês divulgaram gratuitamente.Graças ao trabalho de voçês, pessoas como eu que moro em Manaus/Am,pode ver imagens impressionantes.Que Deus abençoe voçês e continue dando-lhes condições de realizar essas maravilhosas viagens.Ah e não esqueçam de dividir o resultado com agente.Abraço fiquem na paz!

    • Obrigado, Jorge! Que legal que vocês têm desfrutado dos nossos textos e imagens. Essa é a nossa missão! Abração.

  66. Glauber Mendonça Moreira
    11/03/2014

    Gleiber,

    Em qual lugar você acreditar ser mais viável a visualização da aurora boreal entre 25/dez e 5/jan? Pergunto pois quero programar uma viagem em gostaria de estar nesse período em um lugar viável. O que acha? Abração e parabéns pelo site.

    • Olá Glauber,
      Então, um dos lugares mais famosos é Tromso, na Noruega, mas toda a região da Lapônia (extremo norte da Suécia e Finlândia) também tem hotéis e estrutura suficiente. No Alaska, Fairbanks é outro lugar famoso, mas também há outros no Canadá. A época é perfeita. Abraços.

  67. Fabiano
    28/03/2014

    Gleiber, estou indo para Noruega no dia 22/04 e fico até 27/04. Nesta época vale a pena ir até Tromso para ver a aurora boreal? Ou as probabilidades são baixas?
    Qual é a melhor maneira e tb a mais barata de ir de Oslo?
    Obrigado pela ajuda, Abraços

    • Ih Fabiano… Eu, se você, não arriscava. não é impossível, mas beeeem pouco provável. Tudo na Noruega é muito caro, vou avisando (inacreditavelmente caro). Mas o jeito mais fácil de chegar a Tromso é de avião mesmo: Oslo – Tromso direto de Norwegian ou SAS.

  68. Marcia Garcia
    01/04/2014

    DANIEL JAPOR, o pioneiro, aquele que domina o assunto há anos, faz parte do grupo que vocês estão formando? Em caso positivo, parabéns – segurança garantida!

    • Oi Marcia! A gente visitou Tromso, na Noruega, em Março de 2013, atrás da Aurora Boreal. Simplesmente contamos nossa experiência aqui. Claro que li (e usei) muitas dicas no site do Daniel Japor, mas viajamos de forma independente. E não estamos formando nenhum grupo não. Abraços.

  69. Lais
    03/04/2014

    Oi Gleiber, tudo bem?
    Eu estou muito afim de ir em buscar da Aurora Boreal, mas não queria alugar carro ! Você por acaso se lembra o contato dos guias que te deram suporte lá em Tromso ?

  70. Ariane
    06/04/2014

    Olá Gleiber? Estou pensando em ir para o Canadá tentar ver a aurora boreal: Whitehorse, Yukon;
    Posso considerar as dicas do final de setembro(21-22), nos equinócios, na lua nova também para o Canadá? Quero garantir uma maior probabilidade de ver este fenômeno.

    • Sim, Ariane. As regras para o pólo norte são as mesmas, seja para a Noruega ou para o Canadá! Boa sorte!

  71. Lívia
    12/04/2014

    Oi Gleiber, vi a aurora boreal na Finlandia, em Rovaniemi. Queria confirmar contigo: na verdade, nós vemos luzes, certo? As cores mesmo são muito de leve… As cores que vemos em fotos, só aparecem nas fotos! E se a máquina for muito boa para estar em alta exposição e em cima de um tripé. Essas cores todas… os olhos humanos nao conseguem ver como realmente são. Foi assim com você também? Ou você viu um verde forte, um vermelho forte, cores fortes no ceu?

    • Oi Lívia! É isso mesmo!!! Eu não enfatizo muito essas coisas aí que você disse para as pessoas não acharem que é um fenômeno sem graça só porque ele não tem a cor verde brilhante/forte que está nas fotos. Até porque na foto não há o movimento das luzes dançando no céu que a gente vê na Aurora de verdade. Outra coisa, a gente chegou a vê-la bem verde no primeiro dia, porque estava muito forte! No segundo dia é que era mais uma luz branco-esverdeada mesmo…
      Agora o vermelho, dizem, não é visível ao olho humano, essa cor, só nas câmeras.
      Abração.

  72. samuel
    15/04/2014

    Amigos estou programando uma viagem ao estado de Minessota(EUA), fiz algumas pesquisa e lá também acontece o fenomeno, voces já ouviram algo a respeito?desde de já agradeço e foi muito legal seu artigo.

    • Oi Samuel
      pode ser visto o fenômeno sim. Mas só quando a Aurora estiver em nível muito alto (calculo que 8-9, por aí). Se já acontece da gente não conseguir ver nem uma aurorazinha nível 1-2 ao longo de uma semana inteira perto do pólo norte (em Tromsø), imagina contar com a sorte de ver uma Aurora tão incomum quanto essa. Pode ser que dê para ver aurora em Minnesota uma ou duas vezes por inverno, entendeu? Mas não é impossível. Abração. Veja esse site, mostra bem que a Aurora precisa atingir a linha verde para ser vista em Minnesota: http://www.softservenews.com/Aurora.htm

  73. augusta
    15/04/2014

    Oi Gleiber! Adorei sua matéria!! Meu sonho é ver esse fenômeno da aurora boreal e por isso estou programando para passar 1 mês na Islândia esse ano, no período de 07/09 a 8/10, vc acha que é um bom período? Vi que a lua nova será dia 24/09, então vc acha que o melhor período será no fim de setembro?

    • É uma excelente época. Com certeza você vai conseguir ver nesta época, porque em ALGUM dia desses o céu estará limpo, sem nuvens. Se vai pegar a Lua Nova então, melhor ainda. Boa sorte.

  74. Guilherme Souza
    15/04/2014

    Parabens pelo site! Vou à escandinávia em setembro, e estou utilizando bastante, pegando várias dicas. Um dos destinos será Tromso, tentar ver a Aurora! Abcs

  75. Laís Machado
    25/04/2014

    Parabéns pelo texto!! Em 2006/2007, morei por um ano em uma “cidade” a 100 km de Tromso. Como Tromso é a cidade grande da região, eu ia com bastante frequência. Achei muito legal a maneira como você descreveu a cidade, de forma verdadeira e bem humorada. 🙂 Caí no blog por acaso, pois estou voltando agora para Noruega, dessa vez de férias com minha família, e adorei os posts! Parabéns!

    • Legal, Laís.
      Eu gostei tanto de Tromsø (e teve gente que já fiquei sabendo que não curtiu muito), que estava já achando exagerado meu relato. Ainda bem que tem gente que concorda. 🙂

  76. Dario
    28/04/2014

    Grande Gleiber, parabéns pelo blog!
    Lendo seu site, fiquei com muita vontade de poder sentir essa sensação.
    Estou morando na França e seguindo suas dicas, vi que no dia 23 Outubro, 2014 começa a lua cheia em Trompso. É justamente a época em que eu estarei de férias… seria uma boa época pra me aventurar por lá? Grande abraço e muito obrigado

    • A Lua Cheia não é a melhor época, mas dá para ver a Aurora. Se der para ir na lua minguante, uma semana depois, melhor (no dia exato do quarto minguante, a Lua nasce perto da meia-noite, depois do fim do tour, então não atrapalha).
      Abração.

  77. Adorei o seu link sobre o tema.
    Gostaria muito de conversar e tirar umas duvidas com você a respeito da viagem, de pacotes o que é incluso e tal.
    Sou fotógrafa e quero muito ter essa experiência.
    Pode me enviar um e-mail se possível ou mesmo enviar o seu e eu retorno?
    Obrigada, beijos.

  78. Patrick
    11/05/2014

    Primeiramente muito obrigado pelas excelentes dicas!!! Estou pensando em ir a Tromso no meu aniversário… dia 19/10. Seria uma boa data para vislumbrar a aurora boreal? Obrigado!!!

    • Com certeza! Veja só se não é Lua Cheia (atrapalha um pouco, mas não impede). Fora isso, é contar com um pouco de sorte. A data, entretanto, é propícia sim!

  79. Fernanda
    15/05/2014

    Oie! Otima materia, parabens.Estarei em ferias pela Europa no final de novembro ate inicio de dezembro. Qual seria o melhor periodo para ir a Noruega ver o fenômeno? Vc recomenda algum transporte específico como contratar alguem do hotel para me levar? Muito obrigada

    • Oi Fernanda.
      Olhe quando é Lua Nova durante esse período que você tem disponível. A época do ano é perfeita e quanto menos luminosidade no céu, melhor. Depois de chegar em Tromso, contrate uma excursão que te leva para longe das luzes da cidade e procura lugares sem nuvens para poder tentar ver a aurora. O centro de informações turísticas da cidade vende esses passeios.

  80. luiz
    23/05/2014

    como que elas sao fromada? e pq so nos pólos?

    • O artigo explica isso de forma beeem simples logo lá no início. Mas se precisa mais informações deve procurar livros de física.

  81. Flávia Peixoto
    23/05/2014

    Já te falei que amo esse post né? Ja li e reli umas 3 vezes! Estou divulgando ás segundas posts que eu curto do blog de outros blogueiros e na próxima segundo vai ser esse. Beijo grande

    • Oi Flavinha!!!!!
      Que saudades! Sabia que tem um monte de acessos que vem para o nosso blog vindo do seu? Agora que aprendi a ver melhor o Analytics descobri isso. Pelo jeito, logo vem mais visitas por aí. Obrigado. Beijão.

  82. Cris Takeda
    30/05/2014

    Oi, Gleiber! Tudo bem?

    Estou indo para a Europa na próxima semana e devo ficar até o final de setembro. Sonho em ver a aurora boreal já há muito tempo, mas sempre achava caro demais ou difícil demais. Lendo seu post, vi que estarei livre exatamente no momento mais propício para avistar o fenômeno!… Por que colocar as coisas tão longe, não é mesmo?!… Quanto ao visto para Noruega ou Islândia, por exemplo, você acha que há chance de consegui-lo na Europa? Nós, brasileiros, podemos transitar livremente somente pelos países da União Europeia, não é?

    Beijo grande, Cris.

  83. Antonio Carlos de freitas
    08/06/2014

    Puxa, trabalhei a vidaninteira… Fiz 60 anos agora em 06.06, gostaria imensamente de fazer uma viagem desta, mas eu e minha mulher nao falamos uma palavra em inglês. Como fazer? Qual empresa a contratar com guia brasileiro?

  84. Aline
    11/06/2014

    Gleiber, boa noite!
    Li apenas o artigo e achei muito bom!
    Não li os questionamentos que lhe foram expostos…. gostaria de saber qual foi o roteiro que vocês fizeram e qual o melhor periodo para (que você indica) conseguir ver a aurora boreal.

    • Oi Aline,
      o melhor período é entre Setembro e Março.
      Nós chegamos na Noruega por Oslo (compramos Porto Alegre – Oslo ida e volta pela Lufthansa, conexões em Guarulhos e Frankfurt).
      E no dia seguinte da chegada pegamos um voo para Tromsø. Ficamos lá 4 dias, tentamos ver a aurora em 3 noites e fomos bem sucedidos em 2. Depois a gente seguiu para Bergen e depois de volta a Oslo.

  85. Cristiano
    16/06/2014

    Gleiber, muito bom seu site e muito obrigado pela quantidade de informações e dicas!

    Você sabe se é possível alugar (ou conseguir emprestado) tripé para a câmera lá em Tromso? Como vamos viajar em modo low cost (mesmo sendo pela Norwegian) não vamos despachar bagagem para economizar 🙂

    E sei que tripé não pode ir de bagagem de mão…

    Abraço.

    • Oi Cristiano. A gente levou o nosso tripé, então não procurei me informar a respeito… :/
      Mas eu ACHO que deve ter algum lugar que faça isso. O centro de informações turísticas da cidade é um bom lugar para perguntar esse tipo de coisa.

  86. Aline
    17/06/2014

    Gleiber, boa noite!
    Muito obrigada pelo retorno, estamos planejando “caçar” nossa aurora e seu artigo foi muito esclarecedor.

  87. Fernanda
    18/06/2014

    Olá, Gleiber. Estou planejando a realização de um sonho que é ver a Aurora Boreal e, por isso, já li seus posts umas 500 mil vezes, rsrsrs. Obrigada por trazer tanta informação legal pra quem está planejando ir pra Noruega!
    Meu plano é passar o Natal lá. Você sabe como é essa época em Tromso? Tem algum evento na cidade, algo diferente para fazer? Também pretendo ir até Rovaniemi na Finlândia. Você chegou a fazer esse roteiro? Conhece algum blog que possa me ajudar?

    Em algum comentário vi que você falou que não conseguimos ver as luzes verdes a olho nu. Como é isso? A gente não consegue ver a COR verde ou apenas vê com menor intensidade do que nas fotos?

    Mais uma vez obrigada e parabéns!

    • A gente vê a cor verde sim! A gente não vê NUNCA é o vermelho e o azul que às vezes aparecem nas fotos. Mas o brilho desse verde é menos intenso do que nas fotos. Em alguns momentos mais fracos, parece mais branco do que verde (tipo um verde pálido). Sobre o Natal, a gente não chegou a ver nada a respeito. Esse roteiro pela Finlândia, nem ouvi falar. :/ Que blogueiro mais desinformado, né?

  88. Walter Gentil
    21/06/2014

    Oi Gleiber
    Gostei muito do seu blog. Vou estar na Finlândia em Setembro e pensei ir de Rovaniemi na Laponia até Tromso de carro. Existe alguma possibilidade de ver uma Aurora Boreal em meados de Setembro? Obrigado . Abs

  89. Társis Lainara
    22/06/2014

    Olá,
    Primeiro gostaria de parabenizar seu artigo, o melhor que ja li sobre o assunto.
    Meu sonho é ver a aurora boreal, é uma meta pra minha vida. Meu marido e eu estamos pensando em ir (provavelmente) em 2017, falta muito né, mas pretendemos fazer outra viagem ano que vem, então depois precisamos juntar mais uma poupancinha ( na verdade nunca fiz uma viagem internacional, por isso não tenho ideia de quanto precisamos economizar, mas queremos juntar um bom dinheiro). Enfim, o que eu queria saber mesmo é se nós formos nos dias mais propícios para a aurora boreal (final de novembro ou final de janeiro?), é certeza que pelo menos um dia nós poderemos ve-la? Ou é um risco?

    • Oi Társis,
      Nunca há garantia que ela vá aparecer. Você pode reunir todas as condições propícias e nada! Mas geralmente, ficando uma semana na cidade, é difícil (senão impossível!) sair de mãos abanando, desde que seja no período entre final de setembro ao final de março (qualquer data nesse meio serve). Cuide sempre se não é Lua Cheia, porque atrapalha bastante. As luas melhores são nova ou minguante. Abração.

  90. silvana
    25/06/2014

    Entao,
    Gostei muito, gostaria de levar meus filhos para ver aurora boreal, qual pais, para viajar e ver com certeza,
    fazer uma vigem internacional e poder ver essa maravilha.

  91. Luane
    15/07/2014

    Obrigada pelas informações, estão ajudando bastante! Estou planejando ir para Oslo e Tromso com o meu marido por volta do dia 07 de novembro. Será que conseguiremos ver a Aurora Boreal? Quantos dias recomendas ficarmos lá para não correr o risco de voltar pra casa sem ver?

    • Para tentar “garantir”, Luane, fique 7 dias em Tromsø. Esta é uma época propícia, há boas chances.

  92. Victoria
    20/07/2014

    Obrigada pelas dicas! conseguiu passar quase tudo de mais importante, ou tudo. O que eu queria saber é se quatro dias foi o suficiente pra você. Penso em ir no início de novembro, por uns cinco dias. Devo aumentar minha viagem? Mais para o final de novembro é mais garantido? Grata, desde já!

    • Oi Victoria
      A gente ficou 4 noites e conseguiu ver a Aurora 2 vezes. Teve um amigo que foi por 5 dias e só viu uma. Afinal, é um evento imprevisível. Eu acho 5 dias ótimo. 7 dias seria só para garantir mesmo. Durante os meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro as chances são as mesmas. Não tem mês melhor ou pior. Só não dá para ir em maio, junho, julho ou agosto, que daí é impossível.

  93. […] Para mais informações acesse: Visit Norway e Andarilhos do Mundo. […]

  94. Yan Leonardo
    31/07/2014

    Muito bom, aprendi muito cara!
    Tá de parabéns!

  95. Juka Barros
    06/08/2014

    Cara muito legal suas dicas, é um sonho meu conhecer a Aurora Boreal.
    Valeu mesmo pelas dicas!!!

    Cara gostaria de saber quanto $$ vc gastou durante toda sua estadia?
    Contando com alimentação, pacotes turísticos, hospedagem e etc…

    Valeu

    • Oi Juka, a viagem de 15 dias custou mais ou menos 10mil reais por pessoa, incluindo a passagem aérea. A parte da Aurora Boreal foram só 4 dias, mas a gente passeou também por vários outros pontos da Noruega, Suécia e Escandinávia.

  96. Rômulo Garcia
    18/08/2014

    Fantásticas dicas.
    Estou indo dia 14 de dezembro desse ano em busca da Aurora Boreal. Devo chegar em Tromso dia 24 de dezembro e estou deixando uma semana para isso. Ou até mais. Só saio de lá quando eu ver rs. Em Tromso, vc recomenda alguma empresa que leva os turista para ver a Aurora? E algum hostel/Hotel?

  97. Camila
    24/08/2014

    Muitíssimo obrigada pelas dicas ! Já estive algumas vezes na Noruega, Islândia, Antártida e Alaska, e somente no norte do Canadá presenciei rápidos fenômenos da Aurora.
    Pretendo voltar a Tromso e a Reykjavik para a busca das Auroras, e estou programando para Março. É realmente a melhor época? Por mais que ja tenha ido algumas vezes nestes lugares, sempre foi no verão. Obrigadão pelas dicas !!!

    • Oi Camila, entre setembro e março dá para avistar o fenômeno. Mas a minha preferência por Março é que, teoricamente, os dias não são mais tão frios e as noites, mais curtas. Em dezembro, Tromsø fica uns 15 dias sem amanhecer, sem sol, em uma noite ininterrupta! Já em março temos 12 horas para o dia e 12h para a noite, mais “fisiológico” para nós, brasileiros. Abraços.

  98. Vanessa
    27/08/2014

    Olá, Gleiber! Amei tudo que li sobre o que vc postou e as dúvidas que tirou do pessoal sobre a Aurora Boreal! Eu pretendo ir em Fevereiro de 2015! Será que vou conseguir ver está Maravilha? Outra coisa, vc falou q gastou em torno de 10 mil reais, indo tbem para outros lugares! Fiquei empolgada! Pq queria ir a Irlanda e depois a Noruega!!! Será que gastaria muito mais q isso? Costumo viajar por conta, mas confesso q estou um pouco confusa com está viagem, pq ninguém q conheço já fez! Quantos dias vc acha q posso ficar na Irlanda e na Noruega para aproveitar melhor? Desculpa o longo texto, mas e q estou empolgada e tbem pq vou sozinha!!!! Parabéns e grande abraço

    • Oi Vanessa,
      A gente já foi para a Irlanda também e te digo que 10 dias é mais do que suficiente. E para a Noruega, se você tiver mais 10 dias seria perfeito. As passagens aéreas entre esses dois países vão sair meio caras. A gente fez a Islândia quando fomos à Irlanda e o que mais pesou no orçamento foram os deslocamentos. Abraços.

  99. Vanessa
    02/09/2014

    Obrigada, Gleiber!!! Te mandei e-mail, mais detalhado das dúvidas! Mas a boa notícia e que arrumei uma parceira perfeita para a viagem! Minha mãe! Por isso, vou só a Noruega! Ela tem 76 anos e não quero expor ela no tempo frio por muito tempo! Rsrs! Tadinha! Ela adora viajar, mas no frio e diferente! Ela e hipertensa controlada! Mas, tenho q cuidar dela! Então, iremos para a Noruega por 15 dias, para não cansar! Vc indicaria uma forma da minha mãe aproveitar Tdo? Ela e mais aventureira q eu! Tbem não gosta de pacotes de viagem! Muito obrigada por responder! Grande abco

    • Oi Vanessa. Com 15 dias, você vai poder fazer tudo com bastante calma. Se agasalhe bem e contrate os passeios nos centros de informação turística das cidades em que você vai. Lembro que você disse que queria conhecer a Irlanda também. É um país legal, mas a Noruega é ainda mais fantástica. E vocês também vão economizar nos deslocamentos, podendo usar mais o tempo para curtir a viagem em si. Abração.

  100. Vanessa
    03/09/2014

    Olá, Gleiber! Muito obrigada pelas dicas! Agora, fico feliz de ter decidido ir a Noruega e aproveitar o máximo minhas férias com minha mãe! Continue com teu blog q e sensacional! Na volta te conto! Abraços e Sucesso Sempre! E faça ótimas viagens e, por favor, não deixe de publicar no blog! Parabéns!

  101. Vanessa
    03/09/2014

    Oi, Gleiber! Ultima pergunta e não te importuno mais! Prometo!!! Decidido 6 noites no hotel Viking( já reservado) e vamos na 2 quinzena fevereiro 2015! Os últimos 6 dias são em Tromso!!! Vamos, primeiro, para Oslo! Com tuas dicas, e claro! A ultima pergunta e:- da para ir aos Fiordes na segunda quinzena de Fevereiro??? Obrigada pela paciência e grande abraço!!!

  102. Hugo
    10/09/2014

    Obrigado mesmo,

    Informação de primeira. Era tudo que precisávamos saber para caçar auroras.
    Sensacional tuas informações vamos estudar as outras inforamações sobre como fotografar e sobre a hotelaria e restaurantes de Tromso.

    Um abraço,

    Hugo e Cintia

    PS estaremos viajando em Fevereiro – Março próximo!

    • Oi Hugo,
      Tomara que vocês vejam lindas auroras.
      Mandem as fotos para a gente depois!
      Abraços.

  103. Marcos dos Santos
    14/09/2014

    Olá Gleiber! Belê?
    É a primeira vez que te escrevo, então é um prazer conhecê-lo. Muito legal sua aventura pra ver a aurora boreal e forma como você descreveu tudo. Parabéns. Me fala uma coisa: Você ouviu algum comentário que a aurora boreal faz barulho? Sentiu algum cheiro de coisa queimada ou algo parecido? É que estou fazendo uma pesquisa e essas hipóteses apareceram Já agradeço pela ajuda. Se for viajar novamente para lugares legais, conta tudo pra gente, falou? Um abraço, camarada.

    • Oi Marcos,
      A Aurora é perfeitamente silenciosa e não há cheiro algum. É um fenômeno eletromagnético (assim como a luz é um fenômeno eletromagnético) que acontece na atmosfera, quilômetros de distância acima das nossas cabeças. Abração.

      • Marcos dos Santos
        04/10/2014

        Valeu pela resposta,amigo. Confirmou o que coloquei no meu relatório.Felicidades cara.

  104. Viviane
    15/09/2014

    Olá Gleiber,

    Tenho dúvidas e acho que você pode me ajudar. Pretendo ir para Tromso em Novembro, por volta do dia 17. O voo para Oslo é mais barato, mas sabe me dizer como vou para Tromso de Oslo, avião, carro, barco, enfim, a forma mais econômica? Pretendo ficar uns 5 dias lá e você sabe me informar quanto custa um guia para nos levar à Aurora ou podemos ir sozinhos? É muito frio? Compensa comprar roupas aqui ou lá? Tem um hotel mais legal em Tromso? Obrigada!!

    • Oi Viviane, vou dividir as respostas em tópicos:
      1- De Oslo para Tromsø, não tem jeito, o melhor é avião. O trem não chega nem perto da cidade, tendo que completar parte da jornada de ônibus com várias conexões pelo caminho. De carro alugado seria uma possibilidade, mas as estradas são de montanha, com muitas curvas e prepare-se para dirigir por 36-48h. Eu não cheguei a pesquisar de barco, talvez seja mais barato, mas certamente vai demorar ainda mais!
      2- Sobre os guias e sobre como funciona as caçadas à Aurora Boreal, a gente escreveu um post contando como foi cada uma das nossas caçadas, incluindo os preços (3 empresas de turismo diferentes): http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/em-busca-da-aurora-boreal/
      3- Dá para ir sozinho sim! Mas você tem que se afastar bem da cidade e procurar um lugar onde o céu não tenha nuvens. Se o dia não estiver nublado, você não precisa contratar nenhuma empresa (só alugar um carro!)
      4- É muito frio sim. Mas é melhor deixar para comprar suas roupas lá mesmo. O preço vai ser igual ou mais barato do que aqui, mas definitivamente, você terá muuuuuuito mais opções.
      5- Há vários outros hotéis em Tromsø, todos que forem melhores do que o Hotel Viking, serão também mais caros, proporcionalmente. Faça sua pesquisa em: http://www.booking.com/city/no/tromso.pt-br.html?aid=364605

      Abraços

  105. Carina
    16/09/2014

    Olá. Estou indo para Tromso no próx mês de janeiro, e gostaria de saber… Onde comer no domingo? Pelo que vi, tudo lá fecha. Obrigada desde já!!

    • Oi Carina,
      Pois é… Acho que eu não estive na cidade no domingo. Mas será que tudo, tudo fecha mesmo? Em qualquer lugar do mundo, restaurantes abrem no domingo… Na dúvida, tente os restaurantes dos hotéis.

  106. Isabela
    18/09/2014

    Oii Gleiber, adorei suas dicas. Estou morando na Europa e meu SONHO sempre foi ver a aurora boreal! Estava programando um viagem para outubro, e sem saber pra onde ir, li que é possível ver a aurora nesse período. Existe maior ou menor probabilidade de vê-la entre os meses (de outubro a março, claro) ou o que importa mesmo seria a lua, o tempo, neblina, etc..?????
    Eu poderia ir em outubro ou então deixar pra fazer no inicio do ano, então queria saber se há alguma diferença com relação aos meses?
    Obrigada por compartilhar suas experiências, ajuda muito na hora de programar viagens!

    • Oi Isabela,
      Ela pode aparecer a qualquer momento entre Outubro e Março, meio que costuma ter aurora dia sim, dia não, eu posso arriscar. Mas se você pegar um “dia sim”, mas for lua cheia, você pode não conseguir enxergá-la. Se tiver nublado, pode ter aurora nível 10 que você não ver nada! Por isso é que o mais importante é reunir as condições ideais. Acho que não faz diferença ir em Outubro OU Dezembro OU Março, desde que seja dentro da época propícia. O problema do verão é que os dias longos impedem de ver a aurora, mesmo que ela esteja acontecendo, entendeu? Abração.

  107. gabriela
    10/10/2014

    oiee!!
    mto bom o blog, parabéns!

    vcs nao mencionaram churchill, no canada. Estou vendo uma viagem para lá, em fevereiro, mas está bem caro..!

    ouviu falar se é melhor ou alguma coisa assim?

    obrigada! bjao

    • Oi Gabriela,
      A gente não comentou porque nunca ouvimos falar… Mas duvido ser mais caro do que a Noruega… E se estiver no cinturão da Aurora, as chances de vê-la vão ser as mesmas, mas o frio em geral deve ser mais intenso no Canadá porque lá não tem a corrente do Golfo…
      Abraços e boa sorte.

  108. marilene andrade silva
    10/10/2014

    http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/como-ver-a-aurora-boreal/

    Gleiber Rodrigues

    Gleiber,estou pretendendo ir a Noruega,para conhecer o Lugar,e tbm a Aurora Boreal

    Já estive no Alaska,lindo lugar mas não dei sorte com a Aurora fui no mes de Outubro

    sai várias vezes para vê-la,mas não dei sorte,vi só uma vez e muito pequena.quase não

    consegui tirar a foto de tanto frio não vi cor nenhuma,só depois vi na máquina

    porque ?só consegui por como fundo de tela no meu notebook,a cor só verde,

    mas a olho nú,no local só uma nuvem???????Bem vamos as dúvidas,quero ir para

    um Hostel,tenho até o cartão deles,eu e meu marido,será que indo por conta própria

    chegando lá encontro grupos para irem juntos?só gosto de viajar por conta própria

    Por favor se puder me dicas, e custos na Noruega,acho que estou pedindo demais,mas

    se puder adorari.Bem somos terceira idade,mas sinto-me na primeira,qdo fomos

    para o Alaska fora não ver direito a Aurora,correu tudo bem,já morei nos E.U.A

    falo um pouco de Ingles,e me viro bem.Isto não é mais um email,é um livro

    espero retorno,Quer encarar?espero retorno

    Marilene

    • Oi Marilene,
      Que azar que você deu lá no Alaska… 🙁 Mas a Aurora tem várias níveis de potência, de 1-10. Quando você não chega a ver a sua cor verde ao olho nu, é porque está apenas nível 1. Daí parece uma nuvem mesmo, só que é uma nuvem que se move e ondula. A câmera, para registrar o fenômeno, tem que ficar com o lente aberta por vários segundos, por isso ela sempre vai registrar uma cor mais forte do que a do olho humano.
      Chegando em Tromsø há váaaaarios grupos que saem para ver a Aurora, são os Aurora Hunters. Procure o Centro de informações turísticas de Tromsø, que lá mesmo eles vendem esses passeios. Nós testamos 3 empresas diferentes e contamos como foi nesse post:
      http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/em-busca-da-aurora-boreal/
      Lá todo mundo fala inglês. Boa sorte e boa viagem.

  109. Julia
    11/10/2014

    Gostei muito desse post, bem explicativo! Pretendo ir para Tromso ou Islândia agora em outubro, você acha que é uma boa época?
    Obrigada!

  110. Fran
    15/10/2014

    Olá, seria possível, na Noruega , além de ver aurora boreal, é possível visitar os fiordes no final do inverno, quando não é tão frio?
    Obrigada

    • Oi Fran, veja a resposta que dei para a Solange aqui embaixo. Talvez a melhor época seja antes do inverno começar, no início de Outubro (as folhas amarelas de outono devem deixar tudo tão lindo…).
      Abraços.

  111. Solange
    15/10/2014

    Qual e a melhor época para observar a aurora boreal e visitar os fiordes da Noruega? Gostaria de aproveitar a viagem para conhecer os dois.

    • Oi Solange,
      Pois é… Essa é uma missão impossível, ehehehe
      A melhor época para conhecer os fiordes é no verão (quando o verde fica exuberante e as cascatas descongelam). Mas no verão não tem Aurora. Então faça como a gente, e vá perto dos equinócios: ou no final de setembro, início de outubro (início de outono) ou em Março (início de primavera). Nós conseguimos ir em Março. Veja como foi nosso passeio pelos fiordes: http://andarilhosdomundo.com.br/2014/08/norway-in-a-nutshell/
      Abraços

  112. Tania
    04/11/2014

    Olá Gleiber, adorei suas dicas, mas devo confessar que fiquei um tanto preocupada porque já estou fechando um “pacote” para Lapônia. O caso é que você indicou Tromso e minha viagem começa por Kirkenes, então…. tenho duas perguntas : Pela sua experiência, Tromso é mais indicado do que Kirkenes para alguém que quer MUITO ver a Aurora Boreal, ou tenho as mesmas chances (contando com as condições climáticas e ajuda Divina)? Também tenho duas datas de saída do Brasil que são 07 de Fevereiro ou 07 de Março, qual você indicaria? Obrigada pela paciência que você tem demonstrado conosco, seus leitores. É muito bom ter dicas de quem já viveu a experiência! Valeu!

    • Oi Tania,
      A boa notícia é que Kirkenes fica dentro da zona onde a Aurora se manifesta! Então quando tiver aurora em Tromsø, também terá em Kirkenes. (e vice-versa). A má notícia é que lá será incrivelmente mais frio do que em Tromsø. Mas tirando o frio, as suas chances são as mesmas e a época é super propícia. Abraços.

  113. Juliana
    12/11/2014

    Olá, Gleiber!

    Estou querendo ir à Bergen por 3 noites em Dezembro. Você acha que seria possível ver a aurora boreal?

    Obrigada, Juliana!

    • Oi Juliana,
      Bergen não está no círculo da Aurora. Você só vai ver se tiver muuuuuita sorte e justamente nessa época acontecer uma explosão solar que gere uma aurora nível 7-8. Daí você vai ter que ir na periferia da cidade para enxergá-la mesmo assim. Resumindo, 99% de chance de dar errado, mas não 100%, eheheheh
      Abraços.

  114. Wagner Nunes
    16/11/2014

    Fala Glauber,

    Ótimos posts sobre a aurora boreal! Obrigado por compartilhar tanta informação!

    Em que época vc foi exatamente? Sabe dizer se meio de Janeiro é muito mais frio e se neva muito mais?

    Abraço!

    • Oi Wagner,
      Fomos ali pelo dia 15-17 de Março de 2013. Na verdade, a época mais fria costuma ser Janeiro. Mas em 2013, nós tivemos a sorte de pegarmos os dias mais frios daquele ano justamente quando estávamos por lá… Ou seja, previsão do tempo com meses de antecedência é sempre falha. Abraços e boa sorte.

  115. Isadora
    18/11/2014

    Oii!
    Gostaria de saber qual o hotel mais próximo em Tromso para visualizar a Aurora?
    🙂

    • Em Tromsø, que é uma cidade, não dá para avistar a Aurora de nenhum hotel. Você deve pegar uma excursão em van ou até mesmo um carro alugado e ir até um lugar ermo, onde as luzes da cidade ou das casas não atrapalhem ver o fenômeno.
      Abraços

  116. Luana
    21/11/2014

    Caraca, vocês manjam mesmo dessa viagem hein?! Parabéns!!

  117. Fabio Reis
    22/11/2014

    Olá Gleiber!

    Estamos planejando ir para Tromso entre 24-27 de janeiro. Apesar de serem apenas 3 dias, as chances de ver a aurora são grandes?

    Obrigado.

    • Oi Fabio,
      A gente ficou 4 dias em Tromsø, saímos para caçar a aurora 3 noites. Teve aurora em 2. Dizem que é mais ou menos dia sim, dia não. Em média… Abraços.

  118. Wagner Nunes
    27/11/2014

    Fala Gleiber (desculpa ter errado teu nome no comment anterior, tava digitando no celular hehe)! Cara, obrigado mais uma vez pelas dicas e também pelo post sobre como fotografar a aurora, tuas dias são sem dúvida muito úteis!

    Fechei minha trip pra Tromso também por 4 dias no início de março e agora vou começar a ver por aí as opções das excursões pro meio da escuridão pra fazer as fotos.

    Aliás, mais uma pergunta: das 3 excursões que vocês pegaram, foram todas com a mesma empresa ou empresas diferentes? E qual vocês gostaram mais e por que? Acho que algo importante é que, como a idéia é ir pra um lugar meio afastado da cidade, tem que ter um lugar quentinho pra esperar a aurora aparecer 🙂

    Mais uma vez obrigado pelas dicas e um abraço!

  119. Edson Mazieiro
    27/11/2014

    Olá, gostei das dicas. Muito legal. Estou pretendendo ir para Rovaniemi na Finlandia em 22 de janeiro. Creio que seja uma época bem propícia para “conseguir” ver a aurora boreal. Não é?

  120. samira
    04/12/2014

    gleiber eu pretendo viajar em 2017 a 2018 para algumas cidades remotas do Canadá como Yukon,whitehorse,quebec para ver uma aurora boreal, pois é um sonho que alimento a cada dia da minha vida.tenho chances de ver uma aurora nesses anos ou não?
    preciso muito saber!!!!

    obrigada pela atenção…

    • Tem Aurora todos os anos e em todos os invernos nas regiões mais ao norte. Acho que em Quebec não dá para ver não… Mas em Yukon sim. A dica é sempre passar pelo menos uma semana no lugar para aumentar as suas chances. Difícil sair de mãos abanando. Abraços.

  121. Arthur
    04/12/2014

    Gleiber, irei para Fairbanks no dia 10 de Janeiro, tenho boas chances?

    • Oi Arthur,
      Com certeza! É a época ideal. Torça para não estar muito nublado. Abraços.

  122. Gilson
    05/12/2014

    Gleiber, muito legal a sua postagem, parabéns! Acredito que eu vá à Islândia em Julho/Agosto. Sei que não é época da aurora, mas sabe se há alguma chance ou alguma cidade por lá que seja possível ver a aurora boreal mesmo nessa época do ano? Não poderei ir no final do ano, entretanto este é um dos fenômenos que mais me impressionam. Obrigado desde já e parabéns novamente. Gilson.

    • Oi Gilson,
      Aurora, infelizmente, só no inverno de lá (que é o nosso verão): de Outubro a Março… Impossível vê-la em Julho-Agosto. Você vai entender quando perceber quanto tempo dura o dia lá nessa época, o Sol se põe ali pelas 23h e nasce às 3h da manhã!

  123. Katia Maia
    10/12/2014

    Gleiber, muito bom seu site.
    Eu fiz 3 tentativas até realmente conseguir ver a tão sonhada aurora boreal.
    É algo indescritível. Não tem foto que consiga descrever o que é ver ao vivo.
    Também coloquei no meu blog minhas tentativas de ver a aurora. – http://abuscadaauroraboreal.blogspot.com.br/
    Boas viagens pra você!

    • Oi Katia, que legal! O seu link aí fica para a galera ver mais relatos. Sempre é bom!
      Abraços

  124. Gente! Meu sonho é ver a Aurora Boreal.. Se eu for no começo de março ainda consigo vê-la?

    • Oi Isabela,
      A gente foi no final de Março e conseguimos ver duas vezes em 4 dias! Tomara que você também consiga. Parece que a atividade solar está bombando para esse ano, viu?
      Abraços.

  125. Edite Alves perrotta
    28/12/2014

    Boa noite! Vejo suas fotos e fico cada vez mais desejosa de conhecer a Noruega.
    Quero me organizar para fazer uma bela viagem a procura da Aurora Boreal para 2016, gostaria de saber orçamento e roteiro. Aguardo informações.
    Grata Edite

    • Oi Edite,
      A gente não organiza viagens. Somos um blog de turismo que serve para relatar a viagem que nós fizemos para servir de inspiração a vocês, leitores. Como a gente dá os detalhes do nosso planejamento e roteiro nos posts, vocês também podem usar as nossas informações para planejar vocês mesmos a viagem de vocês. Boa sorte.

  126. Amanda
    08/01/2015

    Olá,
    Parabéns pelo blog, já tinha vontade de ‘conhecer’ a aurora boreal, comecei a fazer pesquisas e encontrei qse tudo aqui, mas o melhor de tudo é que vendo a forma que vcs facilitaram as coisas, me animou e viajarei mês que vem, ficarei em Tromso 6 dias.
    Estou com algumas dúvidas ainda, será que podem me orientar?
    Bom, gostaria de saber com relação ao dinheiro, é melhor trocar por EUR, USD ou NOK? Trocar aqui no Brasil antes de ir ou tentar sacar lá, ou até mesmo usar o cartão de crédito, vi em algumas publicações dizendo que dá para sacar a moeda, apesar de nunca ter tentado fazer isso em outro país.
    Vendo seus posts, percebi que seria loucura alugar um carro, e tbm não é de suma importancia…Porém adoraria que me recomendasse alguma empresa que nos leva ao encontro da tão apreciada aurora boreal.
    Mto obrogada pelas dicas e por me ajudar a realizar esse sonho!
    😉

    • Oi Amanda,
      Sobre o dinheiro, lá você vai precisar de NOK. Minha dica é comprar Euros no Brasil e depois trocar lá. Eu sempre prefiro sacar do cartão de crédito direto em dinheiro local (daí se faz câmbio somente uma vez). É só chegar no caixa eletrônico, colocar seu cartão de crédito e fazer o saque usando a função crédito. O menu aparece normalmente em inglês automaticamente. Sobre as empresas que fazem os passeios, a gente indicou 3 no seguinte post: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/em-busca-da-aurora-boreal/

      • Amanda
        14/01/2015

        Vou levar em euro então, para não ir sem nada e lá faço os saques.
        Irei dia 10/02, estou torcendo para ver a aurora boreal ao menos um dia…
        Mto obrigada!

  127. Aglaupe
    14/01/2015

    Olá, adorei seu post. Estou fazendo um tour pela Europa, um dos meus destinos finais é a Escócia e por último Amsterdam, mas eu gostaria mto de ir pra Noruega ver a Aurora Boreal, se eu for, irei agora no final de janeiro, ali pelo dia 27, pretendo ficar de 2 a 3 dias inteiros, tu acha que é o “suficiente”? Claro eu sei q talvez eu não tenha sorte de ver o fenômeno, mas a tentiada é livre né hahaha. Mas enfim, gostaria de saber as condições financeiras +/- pra ficar lá, e claro saber se a aventura é válida.
    Obrigada

    • Oi Aglaupe,
      Honestamente…
      A tentiada é livre, realmente. Pode até dar certo. Mas será que vale o investimento? Porque você vai gastar bastante para chegar até lá, se deslocando do seu roteiro principal, tirando 3 dias para talvez voltar de mãos abanando. Eu deixaria para tentar numa outra viagem que fosse mais dedicada à Noruega… Mas você é quem sabe.
      Abraços e boa sorte.

  128. Ligia Varela
    14/01/2015

    Olá Gleiber, muito bacana sua iniciativa. De todos os blogs que visitei, o seu é um dos mais interessantes e explicativos. Veja se consegue me ajudar, estou planejando para “ir à caça” daqui dois anos, Março de 2017, porém li algumas matérias dizendo que a partir de 2015 as atividades solares estarão baixas, com uma previsão de 11 anos para frente, ou seja, até 2026, qual a sua opinião? Esta informação confere?

    • Oi Ligia,
      Ouço muito essa história de “pico de atividade”. Faz uns 4 anos que estamos nesse tal de pico e todo mundo diz que esse ano (2015 é que vai ser o melhor)… Ou seja, parece meio lorota isso aí. Abraços.

      • Ligia Varela
        25/01/2015

        Obrigada, fiquei mais otimista!

  129. Maria Elena Manara
    07/02/2015

    Oi Gleiber!
    Vou “caçar” a aurora boreal em abril/2015, serão 15 dias entre Finlândia (Lapônia) e Noruega (Kirkenes Tromso e Ilhas Lofoten)e estava pesquisando sobre como fotografar a aurora, tipo de equipamento, etc… e encontrei seu blog. Parabéns, muito bom, já li tudo o que você escreveu a respeito. Estou muito entusiasmada, contando os minutos para esta viagem que me parece mais um sonho. E desejando muito, claro, que nesta época tenhamos a chance de assistir a este espetáculo, pois pelo eu tenho pesquisado, há chance dela aparecer até final de abril. Minha preocupação agora está sendo o frio lá, pelo que entendi voces foram em março/2013 e o frio realmente estava pegando, muita neve. Como voces estiveram lá, tens idéia do histórico de temperatura para esta época? Voces ficaram até o final de março? Já estou pensando nas roupas para levar. Abraços e obrigada por compartilhar sua experiência.

    • Oi Maria Elena,
      Prepara-se para muito frio mesmo. Essa época não é, historicamente a mais fria do ano, mas no ano que estivemos por lá, foi a época mais fria sim! Em Tromsø e nas Ilhas Lofoten não vai nunca ser frio demais, entretanto. Mas na Lapônia e em Kirkenes, o bicho pega! Viram o nosso post sobre como se preparar? Só que pensem em usar TUDO o que eu falo no post, tá? http://andarilhosdomundo.com.br/2013/10/que-roupas-vestir-para-encarar-o-frio-extremo/
      Boa sorte, vai se A VIAGEM da sua vida, pode acreditar!

  130. Fabrício
    08/02/2015

    Olá,
    excelente post, gostei demai, muito explicativo… Estou pensando em ir para Noruega em Abril, alguma chance de ver a aurora boreal??? Grato!

    • Abril, Fabrício?
      Hum… Só se for bem no início do mês.
      Não é impossível. Se você tiver a oportunidade de ficar pelo menos 4 dias, acho que rola…
      Abraços.

  131. Daiane
    08/02/2015

    Oi Gleiber! Gostaria de ver na mesma viagem a aurora boreal e os fiordes noruegueses… Mas li que alguns passeios para os fiordes não saem durante o inverno… Você sabe se isso é verdade? Em que época poderia ir para ver as duas coisas? Agradeço desde já!!

  132. Flor de María Padilla Castro
    12/02/2015

    Boa tarde, obrigada pelas informações, adorei!!!!. Eu estou por viajar a Tromse nesta semana e queria fazer dois perguntas acerca de como tomar as fotos:

    1) Que tenho q fazer para que a câmara e os lentes no fiquei envasadas por o frio

    2) Para tirar a foto incluyendo pescas se precisa do flash???, o e solo en ponga exposicao???

    Obrigada pela ajuda

    Flor

    • Oi Flor,
      Tentando responder:
      1) A câmera embaça quando você sai do ambiente frio e entra num ambiente quente. Sempre use a tampa da lente e coloque a câmera dentro de uma mochila ainda do lado de fora. Entre no ambiente aquecido e daí espere a câmera pegar a temperatura do ambiente primeiro antes de usá-la.
      2) Só usando o tempo de exposição, as pessoas não ficam muito bem. Melhor usar o flash. No nosso caso, usamos uma luz extra (flash do aparelho de telefone celular)
      Abraços.

  133. Maria Elena Manara
    14/02/2015

    Gleiber, obrigada pelo teu retorno. Eu li sim o teu post sobre o que vestir. Já estou providenciando. Hoje mesmo já sai a cata destas roupinhas. Tenho cerrteza sim que será uma das minha melhores viagens. Na volta conto para voces. Grande abraço.

  134. ricardo
    09/03/2015

    Oi Gleiber, tudo legal? eu e minha família tamos pensando em fazer um cruzeiro para a noruega no verão. a dúvida é fazer Hamburgo-cabo do norte, ou Hamburgo-longyearbyen. a diferença de valor ainda são 500 euros por pessoa. você acha que vale a pena? uma vez que não conseguiremos ver a aurora, vale mesmo a pena pagar tanto mais para subir mais um pouco no mapa? Obrigado e um abraço.

    • Oi Ricardo,
      Longyearbyen é um santuário da natureza do Ártico. É um belíssimo lugar, que a gente não teve a oportunidade de conhecer justamente pelo mesmo motivo: grana. Ficaria bem caro se hospedar lá e viajar até lá e só por isso não fomos. Dizem que é muito fácil ver ursos polares livres e que as excursões te levam para vê-los bem de perto. Mas por 500 euros a mais por pessoa… Eu também ponderaria. De repente deixe para lá, principalmente se a família for grande, hehehe

  135. Juan
    25/03/2015

    Caro Glauber, primeiramente parabéns pelo seu post. Estou indo a Estocolmo em novembro desse ano. Eu sigo a página visitstockholm pelo facebook e esse ano já vi dois posts deles de auroras boreais que ocorreram na cidade de Estocolmo, uma em janeiro e uma agora em março. Gostaria de saber quão comum é a ocorrerencia de auroras por lá e se eu tenho alguma chance de vê-las em novembro e dezembro (período que estarei por la) ou se eu preciso ir mais ao norte. Abraço

    • Oi Juan,
      As Auroras só podem ser vistas em Estocolmo quando acontece uma tempestade solar muito forte. Normalmente, você precisa ir bem ao norte do país para conseguir vê-las. Na Lapônia (extremo norte), elas ocorrem praticamente todos os dias (a cada 5 dias, ela aparece umas 3 vezes). A época certa de ver é essa mesmo. De Setembro a Março, quando as noites duram 12 horas ou mais, é quando se torna possível vê-las. Mas outro problema é que você precisa estar longe das luzes da cidade. Então em Estocolmo, mesmo que a Aurora esteja no céu, pode ser que você não veja, por causa da luz ambiente. O ideal é se afastar da cidade e ir para o campo.

      Por isso os caçadores de Aurora vão para o extremo norte, no inverno, se aventurar no meio do gelo. Só assim se reúnem todas as condições para o avistamento. Na cidade grande, só quando a Aurora atinge níveis muito elevados para poder ser visto. E isso, só umas 2 vezes no ano mesmo…

      Abraços.

  136. Hellena Carter
    11/04/2015

    Em Portland, Oregon, Usa pode Ter a Aurora Boreal??

    • Oi Hellena,
      Só se for num dia de Aurora muuuuuito forte. E mesmo assim só vai dar para ver se você estiver numa região bem escura e afastada da cidade. Resumindo: só com muita sorte.
      Abraços.

  137. Paula
    23/04/2015

    Excelente post! Um dos mais completos que achei até agora! Estava cheia de dúvidas em relação a caça, já que estou indo sozinha para a Noruega em Janeiro!
    Valeu!!

  138. Larissa
    03/05/2015

    Oi Gleiber!
    Ótimo post, me tirou muitas dúvidas.
    Só mais uma pergunta: quantos dias você indica para ficarmos na Noruega para termos certeza de que vamos conseguir ver? Tenho medo de investir numa viagem dessa, e voltar sem conseguir o que queremos. Sei que não é algo que podemos ter 100% de certeza, mas você consegue me dizer um tempo ideal de estadia? Obrigada! 🙂

    • Oi Larissa,
      Para garantir mesmo, sempre se recomenda uma semana.
      Mas a gente resolveu arriscar e ficamos 4 dias. Nesse período a aurora apareceu dia sim, dia não bem certinho.
      Abraços

  139. Jéssica
    09/05/2015

    Olá Gleiber, parabéns pelo post, está excelente!
    Vou para Oslo em Setembro, até dia 20. Estava pensando em estender a viagem para tentar ver a aurora em Tromso. Você acha que vale a pena ou não é tão comum nessa época? Pelo que vi a melhor temporada começa em Outubro e infelizmente poderei ficar no máximo 4 dias.
    Obrigada!

    • Oi Jéssica,
      Eu não arriscaria. Deixe para uma outra oportunidade em que você tenha esses 4 dias depois do dia 22-23 de Setembro. Ir até lá, gastar caro com hotel e excursão e não ver é muito frustrante.
      Abraços.

  140. Civi
    18/05/2015

    Muito legal o artigo. Legal e bem escrito, parabéns!

    Preciso vender mais alguns imóveis aqui em Guarujá/Brasil pra arrumar minhas coisas e dar um pulo em Tromso. Vi a cidade em um documentário no +Globosat e fiquei piradão! No documentário, eles mostraram o último dia do sol antes dos 3 meses de inverno.
    Mas eu quero mesmo ir nesta época (maio) pra ver o Sol da meia-noite e tentar dormir de noite com o Sol ‘lá fora’…
    Abraços a todos!
    Civi consultor

    • Que legal. Queria ver esse documentário. Mas é tudo mesmo muito caro. O Sol da Meia-Noite deve ser algo lindo demais.
      Abraços.

  141. Daniel
    06/06/2015

    Fala meu amigo, sou Daniel Japor, acho que já trocamos idéias mas não tenho certeza. Eu busco a aurora ha cerca de 10 anos e levo grupos de brasileiros de setembro a março. Muito legal seu post, é exatamente isso. Com céu aberto em Tromso e boa radiação, é mole. Se o tempo fechar tem que rodar bastante e achar o buraco nas nuvens.. Esse negocio vicia..kkkk

    Abs

    Daniel Japor

    • Oi Daniel,
      Que legal você deixar um comment por aqui! Já ouvi falar muuuuito de ti, tenho alguns amigos blogueiros que te conhecem e sempre indico o seu site para as pessoas que procuram alguma excursão em grupo guiada para avistar a Aurora! Um comentário de aprovação desses como o seu, vindo de um especialista é uma honra! Obrigado e abraços.

  142. Thais
    09/06/2015

    Ola vou para Tromso caçar a aurora boreal e meu sonho e do meu marido vamos na semana de 27 a 30 outubro… é uma boa época? vcs indicam algum guia turístico?…o clima e bom?…indicam algum hotel bom e acessível?…estamos muito ansiosos para ver… vc sabe que lua estará la?abraços e parabéns pelo site…

    • Oi Thais,
      É uma boa época sim. Eu conheço dois guias brasileiros que organizam excursão com brasileiros: Marco Brotto (http://auroraboreal.blog.br/) e o Daniel Japor (http://geotrip.com.br/site/). Mas lá em Tromsø, você também pode contratar excursões direto no centro de informações turísticas. A época que vocês vão é adequada. Para a saber a lua, veja o site: http://www.simepar.br/site/internas/conteudo/efemerides/lua.shtml

      • Marco Brotto
        20/08/2015

        Oi Glelber , tranquilo? Legal você ter lembrado naturalmente de mim no comentário e indicado. Estou indo dia 6 com um grupo para Noruega e de lá sigo ao Alasca dia 16. Ainda esse ano um grupo exclusivamente para a Finlândia e 2016 Groenlândia/Islândia além dos outros mais “normais”. Foi importante no seu post a informação sobre dirigir na neve. É coisa pra profissional mesmo, por isso meus grupos tenho motoristas locais para aumentar o nível de segurança e estar dentro das leis. Estamos focando nossas expedições em experiências além da imagem , indo ao encontro da exposição fotográfica que farei semana que vem na Photoimage 2015. Tenho focado o blog em realmente ajudar as pessoas a se tornar caçadores de aurora e realizar seus sonhos, você melhor do que ninguém sabe a realização de ajudar as pessoas com dicas imperdíveis como as que vocês compartilham. Então deixo ao dispor dos seus seguidores os meus canais abertos para perguntas mais pontuais, inclusive indicando caçadores locais em todos os países para que o sonho dessas pessoas sejam realizados, independente se estiverem em uma expedição comigo de coach ou não. Todos os dias faço minhas pesquisas de atividade e alerto no meu blog … portanto abusem 🙂 E vou abusar colocando http://www.auroraboreal.blog.br e @marcobrotto no INSTA. Boa sorte a todos e obrigado , nos falamos.

        • Oi Marco! Claro que pode deixar aí seus links! Acho muito legal seu trabalho e o meu, claro, é divulgar as coisas boas. Abração, parceiro!

  143. wagner saraiva
    23/06/2015

    Olá Gleiber,

    Ainda neste ano de 2015 estarei numa viagem ciclística a partir do norte da Alemanha, de modo que no dia 30 de setembro ou até 2 de outubro chegarei em Oslo. Estou com a ideia de seguir de avião até Tromso para caçar a aurora boreal, você acha que nessa data terei sucesso?
    Obrigado
    Wagner

    • Oi Wagner,
      Essa data é boa sim! É bem a época onde é possível avistar a aurora boreal. Eu tentaria! 🙂
      Abraços.

  144. Junior Frainer
    24/06/2015

    Irei para a Noruega em outubro. Farei uma viagem de barco de 4 dias entre Bodo e Kirkenes, com uma parada em Thomso. Será que a possibilidade de ver a Aurora será grande? Acredito que no meio do mar não tem claridade da cidade né? Abraço

    • Oi Junior,
      Essa época é favorável. Se você pegar tempo bom à noite, deve ver a aurora sim. Acho que não deve ser fácil fotografá-la, porque o barco se desloca e deve borrar a foto. Mas as chances de ver são boas.
      Abraços.

  145. Gyorgy
    28/06/2015

    Olá Andarilhos !
    Planejo ir para Kautokeino na Noruega em meados de nov´15 e gostaria de saber se é uma boa época para observar a Aurora Boreal naquela região.
    Obrigado e um abraço,

  146. Ilana
    01/07/2015

    Pretendo ir a tromso no final de setembro… Vcs acham possível ver a aurora boreal?

    • Final de setembro já é possível sim, Ilana.
      As excursões já estão funcionando a todo vapor.

  147. Mayra
    19/07/2015

    Alguma dica pra lua de mel em Tromso 01/02/2016?

    • Leia nossos posts sobre Tromso, Mayra:
      andarilhosdomundo.com.br/categoria/europa/noruega/tromso/
      Abração

  148. Nanci
    06/08/2015

    Olá. Vou “caçar” a Aurora Boreal em setembro, mas tenho muitas dúvidas sobre a grana. Quanto levar? Sei que só aceitam NOK na Noruega, será bom levar euros também? Vamos passar em Lofoten, Tromso e Kilpisjarvi (Finlândia).

    • Oi Nanci
      Então… Euros não são aceitos na Noruega. Mas você pode comprar euros no Brasil e trocar lá. Agora a quantidade a levar depende. Como na Noruega o custo de vida é muito alto, recomendo pelo menos 80 euros por dia, fora a hospedagem. Abraços.

  149. Gisleine
    09/09/2015

    Estou querendo ir para o Alaska em outubro Fairbanks, e gostaria de saber se consigo ver a aurora boreal e andar de treno nessa época. Como viajo sozinha vc sabe se consigo guias nessa época? So nao vou pra Tromso pq estive em abril desse ano em Oslo e Moscou e gostaria de conhecer o Alaska..obrigada Gi

    • Oi Gisleine,
      A gente ainda não conheceu o Alaska até hoje. Mas baseando-se na época do ano, há boas chances de ver aurora sim. Sobre trenó, neve, temperatura, eu já não saberia ajudar.
      Abraços

  150. Denise J
    23/09/2015

    Oi Gleiber
    Eu amei o teu post, os comentários e tudo, enfim.
    Eu vou ter 5 dias de folga no trabalho entre 17 e 22 de outubro e gostaria de te perguntar se vc acha que nesta época do ano existe a possibilidade de eu ver a Aurora Boreal?!
    Muito obrigada desde já.
    Forte abraço e quando eu crescer (kkkkk) quero ser andarilha como vcs

  151. Maria
    08/10/2015

    Oi!
    Estou planejando ir para a Noruega no final de Novembro, gostarai de saber um pouco mais sobre como voces se viraram lá, se tinha onibus e trens eficientes (pois nao planejo alugar um carro) e como foi essa excursao para ver a Aurora, quanto foi e se existem datas restrita.
    Desculpe por tantas perguntas mas é uma regiao sobre a qual nao há tantas informaoces de viagem como Paris ou Roma ahaha
    Desde já muito obrigada!!

  152. Felipe Dille
    09/10/2015

    Bom dia!!!
    Bom, estou com o plano de ir para Reykjavik por do dia 3 ao dia 13 de dezembro.
    Vocês acham que é um bom plano?
    E caso eu fique em um hotel/hostel, como devo procurar um guia/algo do gênero para me levar à um lugar esmo a fim de ver dama da noite?
    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!!!

    • Oi Felipe,
      É uma boa época, há boas chances. Mas você vai ter que afastar das luzes da cidade para poder ver a Aurora sim. Se o tempo estiver bom, pode fazer isso alugando um carro por uns dois dias, mas se estiver nublado, vai ter que contatar uma agência para te levar. Eles tem prática em encontrar lugares com céu aberto para ver a dama da noite. 😉
      Abraços.

  153. Liliana
    11/10/2015

    Ola Gleiber,
    Estou pensando viajar p Noruega em fevereiro de 2016, e gostaria de saber aproximadamente o valor total da viagem em dólares, ou por dia para ter uma referencia mais precisa. Também se compraram as passagens para Bergen e Tromso lá ou foi daqui do Brasil. Muito obrigada pelas dicas, e parabéns pelo trabalho.

    • Oi Liliana,
      Nossa viagem foi já faz um tempo e não tenho mais nem noção de valores, principalmente com a alta do dólar agora.
      A gente comprou as passagens aéreas e de trem todas daqui do Brasil mesmo, via internet.
      Abraços.

  154. lucioa elia
    02/11/2015

    ola Gleiber
    gostaria de saber a temperatura media de 26 de fevereiro ate 6 de março ,porque há um cruzeiro que faz a costa a Noruega saindo de Bergan ate o ponto mais alto da Noruega ,com o proposito de que todos os passageiros verão do navio a aurora boreal sera que é fato?
    gostaria da opinião de vcs
    aguardo resposta
    lucia

    • Oi Lucia,
      A temperatura média é em torno de -5 a +5 na costa.
      Há grandes chances de vocês verem a Aurora mesmo por causa da época do ano.
      Abraços.

  155. Barbara
    05/11/2015

    Ola Gleiber, adorei seu post, parabéns mesmo.
    LI em algum comentario seu aue você foi em março, pretendo ir em março do ano que vem também, mas na Suécia. Gostaria de saber em que época de março você foi e se você acha que na suécia em março verei a aurora.
    Muito obrigada e parabéns pelo blog.

    • Oi Bárbara,
      Muito obrigado por nos visitar
      Março é uma boa época sim. Sempre há boas chances
      Boa sorte.

  156. Juliane
    15/02/2016

    Excelente post, esse blog sempre me inspirando e trazendo boas informações para minhas viagens. Uma duvida que fiquei é em relação ao calçado que deverei utilizer. A gente anda em cima da neve (gelo) ou o pé e a perna atolam na neve? Enfim, water proof é mesmo necessário ou é melhor algo que esquente bastante e de que altura? Agradeço desde já, abraços

  157. Renata Lemos Dallalana
    11/04/2016

    Olá, tendo que escolher entre outubro, novembro ou dezembro para ir a Noruega tentar ver a aurora qual mesm seria melhor?

    • Oi Renata
      Tanto faz mesmo. Eu iria em outubro: menos risco de ser frio demais. Mas em dezembro você pode pegar tudo bem nevado o que pode ser muito legal se essa for a intenção.
      Abraços.

  158. Iloah Martins
    25/04/2016

    Olá Gleiber, estou pesquisando sobre a Aurora e as possibilidades de ir de férias no período de Outubro a Dezembro desse ano. Quase não tem nada na internet em relação a preços, como chegar, etc. Seu depoimento está ótimo! Você poderia me passar mais ou menos o quanto gastou incluido os voos, hospedagem, alimentação, guias, etc? Não tenho noção nenhuma para me basear.
    Desde já obrigada!

    • Iloah,
      Já faz alguns anos que a gente foi. Mesmo se eu tivesse anotado meus gastos para dar essa resposta, esses valores não estariam mais atualizados para a realidade de hoje. Você vai ter que fazer o orçamento por si mesmo. Preços de passagem, hotéis e tours estão nos seus sites respectivos. Abraços.

  159. cleber
    15/05/2016

    e possivel fazer uma viagem para noruega com a vantade maior que a quantidade de dinheiro..

  160. Tarcisio Medeiros
    17/05/2016

    Se em 2013 está muito caro, imagino agora T_T

  161. Alexandre
    18/05/2016

    Olá Gleiber! Parabéns pelo site e por compartilhar essa experiência conosco. Tenho vontade de assistir pessoalmente ao espetáculo da Aurora Boreal e pretendo realizar ainda este fim de ano, ou início de 2017.

  162. Bianca Lima
    18/05/2016

    Super curti o post! São grandes dicas para a caça da Aurora Boreal, é para favoritar e ter acesso à essas informações que além de importante, é mesmo inspirador. O blog todo é ótimo e super recomendo. Parabéns!