Hotel em Sighisoara – Pension am Schneiderturm

Quando estávamos escolhendo um hotel em Sighisoara, na Romênia, nossos planos eram ficar num lugar o mais típico possível. E sendo a cidade um dos vilarejos medievais mais bem preservados do mundo, nada melhor do que uma estalagem que se mantém de pé desde 1797, a Pension am Schneiderturm.

Pension am Schneiderturm fachada

E aviso já aos turistas de perfil econômico: longe de ser um hotel de luxo, esse cabe em qualquer orçamento.

 

Localização

Dessa vez preferimos ficar dentro da cidade, no centro histórico de Sighisoara. E como o charme das ruelas centenárias de paralelepípedos estava bem ali à nossa janela, a poucos metros da Torre do Relógio, o clima soturno e sombrio de viagem pela Transilvânia estaria garantido.

E, para ser ainda mais legal, a Pension am Schneiderturm fica bem na entrada principal de veículos, COLADA literalmente na Tailor’s Tower, o arco por onde se passa depois de atravessar a cancela e pegar o seu ticket de estacionamento.

Pension am Schneiderturm tailors tower sighisoara

 

Um hotel em Sighisoara que tem história para contar

Tailor’s Tower, do inglês, significa Torre do Alfaiate. Isso remonta à época em que Sighisoara era um burgo desenvolvido em torno de um castelo, há muitos séculos atrás e vários profissionais se estabeleceram para oferecer seus serviços aos cidadãos locais. Em volta da cidade (confira nosso post!) há várias torres como essa, cada um construída a guardada por uma das diversas guildas burguesas da época.

Tem torre para todos os gostos: dos Tecelões, dos Sapateiros, dos Açougueiros… e assim por diante. Este hotel em Sighisoara tem a peculiaridade de usar o prédio original onde ficava a guilda dos alfaiates, completamente inserido na antiga muralha da cidade e com porões ainda mais antigos que 1797, a data da sua inauguração como hospedaria.

Pension am Schneiderturm detalhe

 

Acomodações

O hotel é simples e tem apenas 6 quartos, sendo 4 duplos, um single e um apartamento. Todos eles tem banheiro privativo integrado, mas não espere grandes luxos. Nossa habitação era bem pequena, o suficiente mesmo para a cama, um mesa que mal dava a largura do notebook, quase sem espaço para colocar as malas (que para serem mexidas, tinham que ficar em cima da cama).

Pension am Schneiderturm quarto sighisoara romeniaDetalhe da decoração do quarto

O que não significa que não era bom. O colchão era confortável e o banheiro, adequadamente limpo. Ou seja, sem firulas, mas excelente para quem iria vir para “casa” só para dormir. As janelas se abriam direto para a rua, o que me deixou com medo de que o quarto fosse barulhento à noite. Mas no fim das contas, dormimos como anjinhos…

Pension am Schneiderturm janela SighisoaraJanela com vista para uma pereira

 

Atendimento

Os proprietários são de uma família descendente de gregos. Muito engraçado ver diversos quadros e fotografias da Grécia na recepção. O sotaque do inglês do moço que nos atendeu era visivelmente diferente do sotaque romeno. Detalhe que o nome deste hotel em Sighisoara lembrar muito um sobrenome alemão, sinal da herança germânica por trás da fundação da cidade. Ou seja, é uma mistureba de nacionalidades que dá gosto!

Pension am Schneiderturm recepção sighisoara romeniaRecepção

Mas o atendimento… Ele foi sempre muito solícito, mas pareceu falar um inglês meio decorado sobre a questão das chaves (a gente fica com a chave do portão e do quarto), do horário do café e das outras coisas. Fora isso, nos deu de presente um mapa da cidade e tentou nos avisar de que jantar nos restaurantes menos turísticos fora das muralhas teriam um melhor custo-benefício. Não adiantou nada, porque no fim a gente queria mesmo era jantar na casa onde o Vlad Tepes, o Drácula tinha nascido, né?

 

Áreas Comuns

O hotel é tão pequeno, que tem, além do prédio principal, apenas um pátio pequeno onde há umas mesas de piquenique. Ótimo para quem comprou coisas no supermercado para economizar no restaurante, mas péssima ideia caso esteja chovendo. A recepção é bem estreitinha, largura exata para passarem as malas.

Pension am Schneiderturm área externa Sighisoara Romênia

 

Café da Manhã

O café da manhã da Pension am Schneiderturm é uma das coisas mais legais deste hotel em Sighisoara e, ao mesmo tempo, uma das coisas mais frustrantes. Explico: o local onde ele é servido é justamente o porão da casa, com suas paredes de pedra de, sei lá, mais de 500 anos! O que é legal DEMAIS!

Pension am Schneiderturm mesa do café

Só que os diversos ingredientes (todos naturais e orgânicos, diga-se de passagem) eram só para encher os olhos, não serviam para encher o bucho. A gente vê dezenas de geleias, molhos, temperos, mas pão que é bom só tinha um tipo e ruim! O café também era contadinho (detesto esse negócio comum na Europa do cara trazer um bule minúsculo de café e ir servindo pessoalmente a todos, porque sempre termina antes de chegar a minha vez e leva uma meia-hora para eles voltarem com mais!).

Pension am Schneiderturm café da manhã sighisoara romenia

Tinha outras coisas como tomates, pepinos e outros legumes que, cá entre nós, não combinam com desjejum, né? Cadê um bolinho? Cadê umas frutas? Ah! Tinha iogurte, mas era ruim… O bom é que tinha queijo e frios… de vários tipos. Acho que foi isso que comi: queijo, pão ruim, geleias de frutas desconhecidas e café minguado.

Mas considerando que os cafés da manhã na Romênia foram quase todos disso para pior, ao menos o salão onde ele foi servido salvou a casa.

 

Preço

O melhor do hotel é que ele é considerado duas estrelas e tem um excelente preço. Apesar das coisas na Romênia em geral serem muito baratas, ficar bem no centro histórico das principais cidades turísticas podem encarecer um pouco a viagem e aqui, você terá um boa relação custo-benefício.

Se você é mais exigente com conforto, entretanto, vai preferir ficar num lugar mais espaçoso. Mas o hotel não teria ganhado tantos prêmios no Trip Advisor se não tivesse seus méritos, né?

 

Serviço

Pension am Schneiderturm
Localização: Strada Zidul Cetatii nº4
E-mail: schneiderturm@gmail.com
Tel +40.265.77.18.53

123x38_en_logo
Reserve este hotel pelo Booking.com (sim! eu ganho uma comissãozinha, hehehe)

andarilhos do mundo na transilvânia

Quer ver outros posts nossos sobre a Transilvânia? Clique no banner acima ou nos links abaixo:

Bucareste

O que é que Bucareste tem? – Atrações da cidade
10 Mentiras que contam sobre Bucareste – e umas aventuras
Dicas de Bucareste – Informações práticas 

 

Snagov

Como chegar à Tumba do Drácula em Snagov 

 

Montanhas Bucegi (Busteni e Sinaia)

Castelo Peles – o mais belo do mundo 
Montanhas Bucegi e o verão congelante da Romênia

 

Brasov e Arredores

Brasov – a nova cara da Romênia
Fortaleza de Rasnov
Castelo de Bran – o Castelo do Drácula
Hotel Contele Vladimir 

 

Sighisoara e arredores

Sighisoara – A Transilvânia Medieval
Restaurantes em Sighisoara: Casa Vlad Dracul
Hotel em Sighisoara – Pension am Schneiderturm

Viscri – a Transilvânia do Príncipe Charles

Biertan – a igreja fortificada mais bonita da Romênia

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:0
Posts Relacionados:
23
Jan
2013
Nenhum comentário