Escalar montanhas e dormir em castelos

Em um só dia fizemos duas das coisas mais legais de toda a viagem: escalar montanhas e dormir em castelos! Depois de ter explorado a região de Stirling, seguimos na direção do Loch Lomond and Trossachs National Park. Tínhamos planejado tudo com antecedência, claro… (ou melhor, eu tinha planejado e deixei a surpresa para o Sandro para a última hora!).

Pico Ben A'an Trossachs National Park Escócia

Foram dois sonhos realizados. Tudo graças à incrível combinação natureza x monumentos medievais tão abundantes nesse lindo país.

 

Escalar montanhas: Ben A’an

Tínhamos comprado umas botas à prova d’água em Keswick, ainda na Inglaterra dois dias atrás e nos mandamos para o meio da floresta. Prova total de que eu estava mal intencionado em escalar montanhas ainda nesta viagem.

Vista da cidade a partir do Monumento a William Wallace

Na prática, encaramos pinheiros, cogumelos e barro, MUITO barro! Foi muita sorte a gente ter comprado aqueles calçados. Entretanto, tínhamos esquecido de comprar o essencial: ROUPAS à prova d’água, porque obviamente choveu o tempo todo! (Detalhe que a previsão do tempo para este dia era SOL!).

Pinheiros ao escalar montanhas na Escócia

Subimos de calça jeans mesmo, com guarda-chuvas (os únicos! Porque todo mundo aqui estava com jaquetas e calças impermeáveis) e muita disposição. O objetivo era o famoso Ben A’an, um pico muito escalado por aqui.

Olhando ao escalar montanhas na Escócia - pico Ben A'an

Para os escoceses essa trilha deve ser mamão-com-açúcar, baseando-se pelas crianças de colo, crianças pequenas e muuuuitos idosos que fizeram o mesmo caminho que nós. Logo no início deu vontade de desistir, pois a trilha era muito íngreme, mas a cachoeira que a gente ladeava nos inspirou (e olha que a gente nem enxergava o pico por causa da neblina!).

Fomos atolando o pé na lama, literalmente, com nossas botas. Rumamos bravamente até ver o ápice, um pico rochoso lá em cima. Daí o Sandro soltou: não é ali que a gente vai, é? Secretamente eu pensei comigo: CLARO! Mas respondi: “a gente vai indo só até onde achar uma vista legal, depois a gente volta.”

Avistamos o pico Ben A'an pela primeira vez

Só sei que quando nos demos conta, já estávamos lá no topo. Dava muito medo olhar para baixo (porque tínhamos que voltar tudo, né?), mas como vocês podem ver pelas fotos, valeu! É inexplicável a sensação de estar lá no alto, com a imensidão abaixo de nós, rodeados por montanhas, vendo lagos em todas as direções.

O pico Ben A'an

Esta região é cheia dessas montanhas e a paisagem é assim, toda recortada. É o início das HighLands (Terras Altas) e seus habitantes são famosos por sua resistência sobre toda a vastidão selvagem.

Ali do alto, por alguns minutos, nós conseguimos sentir também o que é ser um Highlander!!!

 

Dormir em Castelos: Loch Lomond Hostel

Atualização 02/04/2014: O Albergue Loch Lomond foi fechado. 🙁

Daí o próximo destino foi o Albergue da Juventude Loch Lomond. Isso mesmo! Pela primeira vez resolvemos parar em um albergue. Juntou preço ótimo com a realização do sonho de dormir em castelos! Precisa de mais motivos?

Loch Lomond HI Hostel

A decoração oferecia um salão com lareira acesa e café da manhã com vista para o lago. Desde quando vimos as fotos pela internet, a gente já tinha ficado fascinado, tanto que reservamos nosso quarto (tinha opção de suíte, EBA!) e, ansiosos, fomos para o check-in.

Lareira no Loch Lomond Hostel

Adivinhem se não tivemos problemas? ÓOObvio! Segundo a mulher da recepção (que dizia “LOVELY” a cada duas ou três palavras), um outro hóspede tinha feito a reserva exatamente ao mesmo tempo que nós (será?) e como era um cliente antigo, teve preferência (se é que entendi mesmo o ela disse – eta sotaque difícil esse da Escócia!).

Ela nos pediu milhões de desculpas e depois de “lovely” pra cá e “lovely” pra lá, acabou nos prometendo que ia deixar um banheiro externo só para nosso uso exclusivo.

Decoração do Hotel-castelo

Bem, o quarto era tipo um alojamento militar, com capacidade para 4 pessoas, mas felizmente o hotel estava vazio nesta noite.  Jantamos bem, faceiros pelas libras que economizamos.

Lowlands Escócia Loch Lomond HI Hostel

Outro defeito: a internet (paga) não funcionou. Mas o sonho de dormir em um castelo foi realizado! No fim das contas, acabamos descolando outro castelo como hospedagem, nos arredores de Stirling, mais ao final da viagem. Confira esta história num outro post aqui do blog.

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:7
Posts Relacionados:
03
Jan
2013
7 comentários
  1. Michel
    03/01/2013

    Cara, que irado! Relembrar viagens é viajar novamente! 🙂 paisagem fantástica! Ou melhor… Lovely :))) difícil imaginar tanta coisa legal que vocês passaram na viagem (essa e outras), mas você sabe que vou acompanhando esse trabalho tão legal sempre que posso! Abração

    • Valeu a visita e as palavras, brother! Estamos aí nesse projeto 2013 de reformular esse blog para melhor. Tomara que esteja dando certo.

  2. Marcia Tanikawa
    13/01/2013

    Oi Gleiber,
    Lindo, os dois lugares!!!
    Já cantamos “Who wants to live forever” em sua homenagem e esse castelo, albergue… Muito…. lovely!!!
    Já falei que quero muito conhecer isso!
    Um abraço!

  3. Camila
    14/07/2014

    Oiii, adorei o blog de vocês!
    Estou indo pra lá daqui a três semanas. Será que você poderia me passar uma noção de valores e como chegar nesses lugares?
    Obrigada e desculpa incomodar haha
    Camila

    • Oi Camila,
      Então. A gente alugou um carro e fez a trilha a pé, sem guia. O hotel / albergue / castelo foi fechado. Então não saberia te dar noção de valores não. Quanto à localização do pico Ben A’an, vá direto para o estacionamento indicado neste link e siga as placas morro acima: https://goo.gl/maps/hOyHi

  4. […] pela Escócia. E procurando saber mais sobre, encontrei alguns posts do blog Andarilhos do Mundo (paisagens à la Harry Potter e uma ilha dos céus) e conversando com o Gleiber, editor do blog, entendi que realmente a melhor […]