Retrospectiva 2012 em 12 Posts

 

 

Como eu adoro uma #BlogagemColetiva, não poderia ficar de fora dessa, até porque acho um barato fazer retrospectivas. Em 2012, nada mais óbvio do que relembrar justamente os 12 posts mais queridos do ano. Desafio aceito! Bora?

retrospectiva 2012

Só que eu estava com preguiça não quis ter a responsabilidade de eu mesmo fazer a escolha e resolvi o problema do jeito mais fácil. Escolhi o post mais acessado em cada um dos 12 meses do ano. Fácil e justo, não acham?

Com vocês, o que bombou nos Andarilhos do Mundo em 2012!

 

Janeiro – Os Mais do Mês

Já vou começar roubando, eheheheh. Este nem foi o post mais acessado do mês (o mais acessado foi aquele em que eu confesso o meu ódio pelo Carnaval). Mas é que este foi o primeiro post de uma série que foi um enorme sucesso ao longo de todo o ano: a série “Os Mais do Mês”.

Andarilhos Medal

Para quem não conhece, funcionava assim (isso mesmo! funcionava… foram 10 edições, com a última tendo sido publicada em novembro): em cada mês eu fazia uma pesquisa dentro do meu catálogo de mais de 200 blogs de turismo e selecionava o melhor artigo publicado.

Trofeu Andarilhos do Mundo - Os Mais do Mês

Isso dava sempre mais de 100 links com o melhor que tinha sido produzido na blogosfera de viagens, sempre catalogados por continente. Ficaram para a história, pois a compilação mensal era sempre a recordista em acessos aqui no Andarilhos do Mundo.

Medalha de Ouro para os Mais do Mês

Apesar do trabalho que dava, foi uma das coisas mais legais que já fiz, pois serviu para interagir com centenas de outros blogueiros, criando-se até mesmo laços de amizade por causa disso.

mais do mes oscarA evolução das logos da série “Os Mais do Mês”

Era muito reconfortante ler as palavras de agradecimento todos o meses, ver todos esperando pelo dia da publicação e alguns até tentando adivinhar qual post eu selecionaria… É, gente, foi bom enquanto durou. Vou sentir saudades.

 

Fevereiro – Santuário do Peixe-Boi em Tatuamunha

Em fevereiro, nós fomos para Alagoas e através deste post, divulgamos esse incrível projeto de preservação. Além de ser ecologicamente correto e sustentável, gera renda para as famílias locais e é também um passeio muito divertido.

Santuário do Peixe-Boi

Foi um dos poucos textos aqui do blog assinados pelo Sandro, o outro Andarilho do Mundo. Foi legal sentir que estávamos contribuindo de algum modo com uma comunidade necessitada. E, para nos deixar ainda mais felizes, houve uma boa repercussão em audiência.

 

Março – Cataratas do Iguaçu

Março foi o mês do BlogTur Foz do Iguaçu, quando fomos convidados a passar 6 dias explorando tudo o que há na região das cataratas em conjunto com 13 outros blogueiros. Sem dúvida, uma das coisas mais legais que aconteceram na história do Andarilhos do Mundo.

Cataratas do Iguaçu

Esse post em especial foi muito divertido de escrever, pois (acho que) consegui expressar a alegria de ter participado de uma ação de tão grande porte. Para minha surpresa, o post despretencioso que escrevi sobre o Templo Budista de Foz teve quase o mesmo número de visualizações, mesmo sem grande divulgação.

 

Abril – A Night do #BlogTurFoz

E a viagem a Foz do Iguaçu rendeu muito assunto, sempre com boa audência, graças à beleza da região, eu acho. Só que, por incrível que pareça, a nossa experiências deram muito mais Ibope do que os artigos sobre as atrações em si.

Night do #BlogTurFoz

Um bom exemplo foi esse post que bombou em Abril. Nele eu conto as nossas estrepolias pela night da cidade: barzinho e balada. Flagras de um dos dias mais engraçados daquela viagem inesquecível.

 

Maio – O Mundo encantado da SAX no Paraguai

Foi aqui que caiu a minha ficha. Bem que me diziam que o povo gosta mesmo é de posts que falam de compras. Então não estranhem o fato de nos próximos meses termos sempre o mesmo assunto como recordista de audiência. A culpa não é minha!

SAX Paraguai

Mas neste caso, achei muito merecido que a loja S.A.X, que vende artigos de grife, tenha se destacado. Foi uma surpresa para mim saber que há um mundo encantado como esse, com artigos de primeira linha, num lugar tão mal afamado quanto Ciudad del Este. Adoro quando preconceitos caem por terra.

 

Junho – Andarilhos do Mundo de casa nova!

Foi em junho que inauguramos nosso layout atual, um upgrade e tanto em relação ao template basiquinho que usávamos nos tempos do Blogger. A mudança da casa do .com para o .com.br não transcorreu sem algumas emoções, obviamente.

Andarilhos do Mundo

Mas foi por uma boa causa! Design mais elegante, páginas mais fáceis de achar e um salto na audiência. Bem que me diziam que seria o principal passo para podermos considerar o nosso blog como profissional. Tem ainda muitas coisas que podem melhorar… Mas deu um baita orgulho para o papai aqui ver o filho crescendo.

E eu não poderia deixar passar em branco o EIBTur, o encontro internacional de blogueiros, qua aconteceu em Junho. Inquestionável o que ele contribuiu para que estivéssemos ainda vivos na blogosfera até hoje!

 

Julho – Duty Free Shop de Puerto Iguazú

Mais um artigo sobre compras bombando! Viram como é verdade? Post simplesinho com a dica e milhares de acessos.

Duty Free Shop

Enquanto isso, disputam o segundo lugar artigos que exigiram muito mais inspiração, como a minha homenagem aos barrageiros do Brasil (e ao meu pai, por tabela) e a aventura na praia do Gunga com diarreia (inaugurando a veia humorística que se tornou a nossa tônica dali em diante).

 

Agosto – Paraguai para Medrosos – Guia de compras

E o nosso recordista de audiência de toda a história é justamente um post em que eu misturo um pouco de criatividade, com humor, dicas práticas e, adivinhem? Compras! Um passeio que eu não queria fazer, para um lugar do qual eu tinha fobia e que se tornou uma surpresa e tanto.

Aqui sim eu me sinto muito orgulhoso do trabalho realizado.

Mapa das Lojas by Paraguai Pink

Nesse mês fizemos também a nossa viagem para a Romênia, Croácia e Eslovênia, fechando o ciclo de posts sobre Foz do Iguaçu e sobre Alagoas.

 

Setembro – Como chegar à Tumba do Drácula em Snagov

Esse post é o meu preferido de todos! Principalmente porque conto sobre um dia muito divertido desta viagem, que conseguiu ficar ainda mais engraçado pela forma que usei para escrevê-lo. Só para não estragar o final (para quem ainda não leu), só vou adiantar que foi a história mais hilária já contada neste blog.

Lótus no Lago

E para provar que o perrengue foi verídico, nesse post tem até vídeo. IMPERDÍVEL!!! E em Setembro deu tempo ainda de viajar de novo, dessa vez para o Peru e para a Ilha de Páscoa.

 

Outubro – Promoção Transilvânia no Dia das Bruxas

Foi a primeira promoção do nosso blog. Sorteamos um kit de souvenir trazidos por nós durante a viagem à Romênia para aqueles que respondessem a uma pesquisa e também entre os assinantes da nossa newsletter.

dia das bruxas

Ficamos muito surpresos com a participação em massa dos nossos leitores. Cheguei a achar emocionante a coisa de sortear os vencedores e divulgar resultados. Podem ir se preparando porque gostei tanto que vou querer repetir a brincadeira outras vezes.

 

Novembro – Caçando Moais na Ilha de Páscoa

Mais um daqueles posts que deu muito orgulho ao papai aqui. Não só por ter agradado a mim, mas também por ter agradado a outros blogs e aos leitores em geral.

Ahu Tongariki - Moais da Ilha de Páscoa

A viagem à Ilha de Páscoa foi um daqueles sonhos de infância que conseguimos, finalmente, realizar. E acho que essa alegria transparece quando falamos dela e das nossas aventuras por lá. Quase empatado, nosso post introdutório sobre a cidade de Cusco, no Peru, também foi bastante visitado.

 

Dezembro – Sighisoara, a Transilvânia Medieval

Ainda é difícil saber o post que vai dar mais audiência nesse mês, porque estamos ainda passando por ele. Tem até coisa ainda por ser publicada! Eu gostei demais do post enviado pelo nosso correspondente de Minas Gerais, o Rodrigo Molina. Talvez porque eu goste de tudo que se refere à Grécia, principalmente com aquelas fotos incríveis que ele tira!

Sighisoara - Transilvânia - Romênia

Mas o posto de artigo mais acessado, por enquanto, está indo para a cidade medieval de Sighisoara, na Romênia. É a cidade que mais gostei em toda a Transilvânia, mas é uma surpresa ter dado Ibope, porque é pouco conhecida. Assim mesmo, não custa darem uma passadinha pelo post do Molina sobre Atenas, tenho certeza de que vocês vão gostar.

 

E assim termina a nossa retrospectiva 2012. Foi um ano maravilhoso, em que notamos uma nítida evolução de qualidade por aqui. Esperamos que esses avanços continuem em 2013. E ao que parece, a coisa só tende a melhorar!

Fiquem com o vídeo de despedida que fizemos para a galera do BlogTurFoz, relembrando os bons momentos que vivemos juntos.


BlogTurFoz 2 – Vídeo Final dos Andarilhos do Mundo from Andarilhos do Mundo on Vimeo.

E com a mensagem de Feliz Natal dos Travel Brothers, o mais novo projetos em que os Andarilhos do Mundo estão metidos.

E Feliz 2013 a todos!

 

Participam também dessa blogagem coletiva:

360 Meridianos
Andreza Dica e Indica Disney
Aprendiz de Viajante

As Peripécias de uma Flor
Aventuramango

Aventure-se
Bora pra Malta
Check-in
Compartilhe Viagens
Dani Polis
Destino Provence
Dicas e Roteiros de Viagem

Entre Viagens
Esse Mundo é Nosso
Mala de Rodinha e Necessàire

Na Viagem com Camila
Nerds Viajantes
Nós no Mundo
Preciso Viajar
Revista de Viagem
Rodando pelo Mundo
Se Pluga no Mundo

Sergionauta
Territórios
Turismo Backpacker

Turista Profissional
Viagem Pelo Mundo
Viajar nas Dicas

Viaje Sim
Viver Plenamente Paris

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:13
Posts Relacionados:
21
Dec
2012
13 comentários
  1. Gleiber, que pena que “Os Mais do Mês” acabou! Fiquei hiper feliz quando o entreviagens apareceu nele! 😉 Mas também imagino o trabalho que era fazê-lo!
    Adorei o post “Caçando Moais na Ilha de Páscoa”, ri muito e fiquei com a maior preguiça de caçá-los! 🙂 Mas um dia quero conhecê-los e fotografá-los muuuuito!
    Bjs!

    • Oi Ana Paula,
      Eu estou pensando em fazer alguma coisa para substituir o “Mais do Mês”, mas não vou prometer nada, hehehe.
      Sobre os Moais, minha intenção no post, no fundo era avisar as pessoas para não irem atrás de todos eles, mas apenas visitar os que realmente valem a pena. O problema é que em nenhum lugar explicam quais são os legais e quais são apenas um monte de pedras caídas… Agora com esse guia, o problema está resolvido!
      Beijos e obrigado pela participação!

  2. Manoela
    24/12/2012

    Gleiber, para mim tudo que li da Transilvânia tinha que estar nos top posts…de verdade, amei ler e estou super afim de incluir seu roteiro no meu próximo roteiro rsrsrs.
    Bjoss

    • A Romênia, de fato, foi um lugar que me surpreendeu muito positivamente. Criei uma certa paixão por aquele cantinho do mundo que é algo agora irremediável! Que bom que tenho conseguido transmitir esse sentimento. Beijos e obrigado pela visita!

  3. Anna
    24/12/2012

    Oi Gleiber! Oi Sandro!
    Estou passando só para desejar um Hiper Feliz Natal e um 2013 de muitos planos, sonhos e realizações.
    Aproveitando a oportunidade para agradecer ao Andarilhos, pois 2012 foi um ano difícil, apertado, tive pouco tempo para me dedicar ao blog e, principalmente, às redes sociais, mas o Andarilhos, sempre amigo, acabou mantendo o Miss Check-in conectado com a blogosfera com “Os Mais do Mês”.
    Valeu amigos! Vocês têm um lugar guardado no meu web-heart! 😉
    Abraço forte,
    Anna

    • Oi Anna! Um grande abraço também pra ti!!! Sempre foi uma honra compartilhar com a blogosfera a minha mineração de posts que valem ouro! E continuará sendo uma honra fazer web-amizades tão carinhosas como a sua! Longa vida ao Miss Check-in!!!

  4. Ei Gleiber,

    Também achei uma pena a série “Os Mais do Mês” acabar. Eu era uma das que ficava ansiosa para ver a lista e tentar adivinhar qual seria selecionado! 🙂 Imagino a trabalheira que dava. Tenho que aproveitar e agradecer pelos acessos que gerou para o meu blog! Valeu demais!
    A mudança de layout do blog foi super bacana. Acompanhei tudo e achei que ficou ótimo! Parabéns!
    Quanta viagem bacana para um ano só! Gostei demais do post da Tumba do Drácula e adorei a série da Ilha de Páscoa, um lugar que ainda está nos meus sonhos!
    Desejo que 2013 seja um ano de mais sucesso, realizações e viagens!

    Abraços,
    Lillian.

    • Brigadão, Lilian!!!
      Adoro quando você dá uma passadinha por aqui, ehehehe
      Estou preparando uma surpresa sobre essa questão dos Mais do Mês para 2013! Tomara que dê certo.
      Eu sou um que acompanho sempre a sua série “Revelando a Foto”! Não perco por nada! Obrigado pelas palavras e pela visita. Abração e feliz 2013!!!

  5. […] Andarilhos no mundo […]

  6. […] Viaje Sim Andreza Dica & Indica Destino Provence Nerds Viajantes Viajar nas Dicas Revista de Viagem Na Viagem com Camila Se Pluga no Mundo Dani Polis Bora pra Malta Turista Profissional Aventure-se Entreviagens Nós no Mundo Viver Plenamente Paris Preciso Viajar As Peripécias de uma Flor Turismo Backpacker Viagem pelo Mundo Andarilhos do Mundo […]

  7. […] de Viajante Mala de Rodinha Andarilhos do Mundo AventuraMango Turismo Backpacker Esse Mundo É Nosso 360 Meridianos Viaje Sim Andreza […]

  8. […] Andarilhos do Mundo – por Gleiber Rodrigues […]