Hotéis em Cusco: Tierra Viva Saphi

Durante o planejamento da viagem, procurei hotéis em Cusco com o desdém de quem só tinha olhos para Machu Picchu. Tanto que só reservei a primeira noite, logo na chegada, só por causa do traslado grátis que o Hotel Tierra Viva Saphi disponibilizava.

fachada tierra viva saphiFoto divulgação extraída do site oficial – http://tierravivahoteles.com/hotels/cusco-saphi-hotel/

As outras duas noites na cidade seriam só no final do passeio, uma semana à frente. Portanto, haveria tempo de sobra para achar coisa melhor (caso a gente não gostasse). Mas foi subir no quarto, conectar o wi-fi grátis e tomar um chazinho de coca na recepção e pronto! Antes mesmo de bater perna por Cusco a gente já deu um jeito de garantir o nosso quartinho quando voltássemos à cidade.

 

Traslado – um diferencial dentre os hotéis em Cusco

Como eu já fui adiantando, o hotel disponibiliza gratuitamente um motorista (táxi) para te buscar e levar ao Aeroporto de Cusco. Só de não ter que começar a jornada negociando com taxistas chatos (que vão te cobrar mais caro do que vale a corrida, inevitavelmente), já é um bom diferencial.

Claro que os bons costumes sugerem deixar uma pequena gorjeta para o cara. A gente simplesmente esqueceu de fazer isso na chegada, principalmente porque veio junto um agente de turismo já tentando vender pacotes de passeios para nós.

Apesar de eu não gostar desse tipo de situação, o senhor era extremamente educado e cordial e nos atendeu muito bem. Tanto que procurei por ele para contratar o Tour do Vale Sagrado, que fizemos uma semana depois. Os preços eram os mesmos que vimos pelas ruas da cidade. E foi o próprio Sr. Fernando quem nos vendeu o nosso Boleto Turístico. Nem precisamos ir até a prefeitura enfrentar fila.

 

Acomodações do Hotel Tierra Viva Saphi

O nosso quarto era subindo as escadas, no segundo andar. Para quem é recém-chegado na altitude de 3.400m, isso é um tanto quanto desgastante (a gente chega lá em cima sem fôlego). Mas há também quartos na parte térrea.

Hotel Tierra Viva Saphi Cusco Escadas

Os quartos duplos têm cama king size. A decoração era muito simpática e o pé direito imenso faziam termos a sensação de que estávamos em uma verdadeira construção colonial do século XIX. O que, de fato, era verdade!

Hotel Terra Viva Saphi Cusco Quarto Duplo

Os banheiros eram bem bonitinhos, tinha kit de amenities e secador de cabelos (para quem se importa com isso).

Hotel Tierra Viva Saphi Cusco Amenities

Esqueci de tirar fotos da bancada de trabalho, da TV de LCD e das várias tomadas disponíveis no quarto (isso sim uma coisa que acho muito importante, principalmente para quem tem 3-4 eletrônicos para carregar!).

 

Café da Manhã

Dizem que os cafés da manhã dos hotéis em Cusco são sempre maravilhosos. A gente ficou com uma impressão, na verdade, de que se come muito bem no Peru! E no Hotel Tierra Viva Saphi não poderia ser diferente.

Hotel Tierra Viva Saphi Cusco Cafe da Manha

Adoramos os quitutes, os pãezinhos, o chazinho de coca e, principalmente as frutas frescas e os pratos quentes. Estes ficavam numa espécie de forninho que ajudava a aquecer o ambiente naqueles dias frios.

Hotel Tierra Viva Saphi Cusco Cafe da Manha Buffet

Tem também uma lareira bem perto da salinha do café da manhã, que é pequena, mas suficiente para o número de hóspedes.

 

Áreas Comuns e Serviço

O hotel é simples mas muito charmoso, não possui frigobar, mas possui calefação e ventiladores. No primeiro piso, disponibilizam terminais de computador com internet para a navegação dos hóspedes, com impressora (gratuitmente!).

O problema do frigobar se resolve com uma geladeira pertinho da recepção, sempre muito bem abastecida com água, refrigerantes e cervejinha gelada! Ali embaixo, há ainda umas mesinhas ao ar livre, ótimas para um bate-papo descontraído ao fim de tarde.

Hotel Tierra Viva Saphi Cusco Área Comum

Eles também dão apoio para quem por ventura se sinta mal por causa do mal de altitude, disponibilizando até torpedos de oxigênio. A recepção é muito solícita e nos ajudou com dicas de restaurantes e nos arranjou táxis de confiança para seguirmos nossa viagem adiante.

Hotel Tierra Viva Saphi Cusco Cha de CocaChazinho de coca na recepção à vontade

Localização e Preços

Fica na Calle Saphi, a 3 quadras da Plaza de Armas, numa rua PLANA! Isso é muito importante quando se pesquisa por hotéis em Cusco! Há hospedagens que ficam em ladeiras muito íngremes. Chegar lá em cima, com o Soroche pegando (o mal de altitude) não será tarefa fácil.

hotel tierra viva saphi e hoteis em cusco

Há outros hotéis ainda mais próximos da Plaza, mas que cobrarão provavelmente tarifas mais caras. Falando nisso, achamos o preço justo pelo que oferece: pagamos US$130,00, preço de balcão.

Exatamente o mesmo preço que tínhamos encontrado pelo Booking.com quando fizemos a primeira reserva. Com antecedência e em períodos de baixa ocupação, dá para encontrar até por US$ 90,00!

 

Serviço

Gostou do Hotel? Aqui você pode ver a disponibilidade e fazer sua reserva e deixar uma comissão para a gente!

Site oficial: Hotel Tierra Viva Saphi
Calle Saphi 766
Cusco, Peru
Fone: (51) 84-601317

 

Quer pesquisar um outro hotel para ficar em Cusco? Vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando lá após ter clicado no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Banner Horizontal Peru

Quer ler mais sobre o Peru? Clique no banner acima ou selecione um dos posts abaixo:

Peru

Andarilhos do Mundo no Peru
Série Andarilhos no Peru #AoVivo

 

Machu Picchu

Como Chegar a Machu Picchu
Aguas Calientes – o portal para Machu Picchu
E finalmente… Visitando Machu Picchu
Subindo Huayna Picchu

 

Cusco

City Tour em Cusco parte 1 – Catedral e Qorikancha
City Tour em Cusco parte 2 – Sacsayhuaman e arredores
Entenda o Boleto Turístico de Cusco

Batendo pernas em Cusco – devagarinho… 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:16
Posts Relacionados:
13
Dec
2012
16 comentários
  1. Oi Gleiber

    Minha aventura Cusqueña no século passado, tem história boa de hotel/hospedagem.
    Chegamos em Cusco sem reserva, como todos os mochileiros, num dos onibus um rapaz de Lima, nos indicou falar com a Tia XXX(não lembro nome) e pegar um quarto na sua casa, estávamos em 6, chegamos no local indicado e ela nos deu um quarto na casa, com oito camas e um buraco no meio do quarto para jogueira, pois à noite era muito frio. Outro detalhe sem água quente e nem água depois das 17h, foi uma beleza. Dormimos duas noite nesta casa, antes de andar os 4 dias da trilha.
    Na volta da trilha Inka fomos atrás de outro local, com água para banho e etc.
    Bons tempos 🙂

    @GusBEllli

    • Para os aventureiros de verdade, qualquer perrengue vira diversão, não é mesmo? Mas também fiquei feliz de saber que Cusco também tem opções de hospedagem confortável. Ou seja: é o típico destino que agrada gregos e troianos! Obrigado pela visita.

  2. Jennefer
    14/12/2012

    Nossa, o hotel deveria te contratar, fiquei com vontade de ir lá só pra ficar no hotel rsrsrs.

  3. Melissa
    19/12/2012

    Muito legal Gleiber. otimo post sobre hotel. O meu tambem teve traslado e eu tb esqueci de dar gorjeta! Mas eu fiquei amiga dele!!! Gente finissima e tb é guia hj em dia. o Ivan! beijao

  4. Augusto
    19/09/2013

    Gleiber, as informações são muito claras, parabéns pela iniciativa. Mas preciso de um informe, há possibilidade de entrar em contato com algum xamã lá na região? A guia que tu contratou saberia indicar? Mais uma vez parabéns e se puder responder, obrigado. Forte abraço!

    • Pois é, Augusto! Tem sim! E a gente “tinha” o contato de um deles. Mas infelizmente tivemos uma notícia que ele teve um AVC e ficou muito tempo internado em Lima. Acho que ele não está mais “trabalhando” 🙁 A gente até estimulou eles para que abrissem um perfil no face (ele e o filho mais novo, que é mais ligado em tecnologia): https://www.facebook.com/andean.mitology Converse lá com eles (tem também o perfil pessoal Shaman Lucas Checa, e do filho: LuqUitas Checa) e boa sorte.

  5. Murilo Lima
    27/05/2014

    Olá Gleiber, muito boas as dicas.
    Estive em Cusco em 2009 e estou voltando esse ano para levar minha esposa para conhecer a região e principalme te Machu Picchu.
    Por favor, teria o contato do Sr. Fernando que você citano post? Todos os passeios você fez com ele?

    Obrigado. Abraço!

  6. Murilo Lima
    04/06/2014

    Oi Gleiber!!
    Achei o site de vocÊs por acaso outro dia. Depois do seu comentário sobre o Tierra Viva já fiz minha reserv para Outubro, já estive em Cusco em 2009 e fiquei em um hostel, fui com um amigo, mas dessa vez como vou com a minha noiva prefiro ficar em um lugar mais relax e confortável.
    Só uma dúvida, caminhar a noite da Plaza de las Armas até o Hotel é tranquilo? Faz tempo que fui pra lá, mas pelo que me recordo essa rua que o hotel está localizada é bem escura, ou estou enganado?

    Obrigado e parabéns pelas dicas do site.

    Abraço!

    • Oi Murilo
      A gente achou Cusco muito segura. Estava tendo uma reforma na rua (estava escavando a pista), mas mesmo assim era tudo muito iluminado e sossegado. Tem, claro, pouco movimento ali perto do hotel. Nós adoramos ficar lá e quando voltarmos a Cusco, queremos ficar lá de novo!
      Abração.

  7. Ana Lucia
    16/03/2015

    Gleiber,

    Tudo bem? Estou adorando ler seus relatos. Irei com minha irmã para o Peru em julho, nossas passagens são ida e volta via Cusco; temos 15 dias. Acha que devemos fazer Machu Picchu alguns dias depois que chegarmos, deixando a bagagem em Cusco e dormindo uma noite em Aguas Calientes para depois ir para Arequipa e Puno, por exemplo? Pelo que entendi não podemos levar malas no trem para Aguas Calientes, é isso mesmo? Obrigada, Ana

    • Oi Ana Lúcia
      As malas no trem para Aguas Calientes tem um limite de peso, aprox. 10kg. Então depende da sua bagagem, não pode mesmo.
      Abraços.

  8. ilza
    28/03/2015

    Que legal… fiz perguntas pra vcs mas nao sei em qual post(deeer). Afff culpa de vcs cada um mais interessante que o outro. rum. e agora gente? abçs e sorry.